De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo seis reais e sete centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O Talibã assumiu nesta terça-feira o controle de mais uma capital de província no Afeganistão, a sétima em cinco dias, ampliando seu domínio territorial no país e forçando milhares de civis a fugir. O grupo jihadista tomou a cidade de Farah, no oeste, e começou a se aproximar de Mazar-i-Sharif, a maior cidade do norte do Afeganistão. O Talibã já controla 65 por cento do país. A ofensiva começou em maio, após os Estados Unidos e tropas aliadas anunciarem a saída do Afeganistão após 20 anos.
Ao menos 42 pessoas, entre elas 25 militares, morreram nos incêndios que devastam o norte da Argélia, principalmente em Cabília. As autoridades informaram nesta terça-feira que os incêndios "de origem criminosa" foram alimentados por um episódio de onda de calor. A região da Cabília, uma área arborizada e montanhosa densamente povoada, vem registrando uma onda de calor com temperaturas de até 46 graus. Todos os anos, o país é afetado por incêndios florestais. Em 2020, foram destruídos quase 44 mil hectares.
O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, anunciou na segunda-feira, a reabertura das fronteiras do país para estrangeiros completamente vacinados contra a Covid-19 para o dia primeiro de setembro. Os brasileiros não residentes, que estavam impossibilitados de viajar para o país vizinho, poderão embarcar para o Uruguai, inicialmente, apenas se tiverem propriedades na região. Em seguida, a partir de primeiro de novembro, todos os estrangeiros completamente vacinados com as duas doses do esquema vacinal ou a dose única poderão entrar no país.
O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional e inclui, no Código Penal, uma lista de "crimes contra a democracia". Os senadores fizeram mudanças pontuais na redação do texto, mas rejeitaram a maior parte das sugestões de alteração substancial. A proposta já foi aprovada pela Câmara e inclui no Código Penal, por exemplo: crimes contra as instituições democráticas; crimes contra o funcionamento das eleições e crimes contra a cidadania. Entre os crimes, estão golpe de Estado, interrupção do processo eleitoral, comunicação enganosa em massa e atentado ao direito de manifestação. O projeto segue para sanção do presidente BOLSONARO.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base de uma medida provisória que institui uma nova rodada do programa de redução de jornadas e salários ou suspensão dos contratos de trabalho durante a pandemia. O texto faz parte das iniciativas do governo para evitar demissões durante o período da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. Os deputados ainda terão de analisar os chamados "destaques", sugestões pontuais de alteração no texto. Não há data para essa nova votação. Em seguida, a proposta é enviada para a análise do Senado. O texto estabelece o pagamento do benefício emergencial a quem tiver a redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e a suspensão temporária do contrato de trabalho.
A Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira rejeitar e arquivar a proposta de emenda à Constituição que previa o voto impresso em eleições, plebiscitos e referendos. O resultado representa uma derrota para o presidente JAIR BOLSONARO, que vem falando em fraude no sistema de votação por meio da urna eletrônica. Para ser aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos. No entanto, o texto elaborado pela deputada BIA KICIS teve o apoio de 229 deputados. Outros 218 deputados votaram contra a PEC, e um parlamentar se absteve. Ao todo, 448 votos foram computados. Com a decisão da Câmara, o texto será arquivado, e o formato atual de votação e apuração fica mantido nas eleições de 2022.
O professor MAURÍCIO GARIBA JÚNIOR foi nomeado no Diário Oficial da União desta terça-feira para ser o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Ele venceu o segundo turno no ano passado, mas não tinha sido nomeado até então, segundo Ministério da Educação, por causa de uma investigação em processo administrativo. Após a nomeação nesta terça, a posse também depende do MEC e ainda não há data certa para que ele assuma o cargo. Enquanto a posse não ocorre, está no posto o reitor pro tempore ANDRÉ DALA POSSA. O mandato de GARIBA será de quatro anos, conforme publicado no Diário Oficial da União.
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirmaram nesta terça-feira mais 25 casos da variante delta do coronavírus no estado. Com isso, até o momento foram detectados 36 casos da variante em 20 municípios catarinenses. Desse total, quatro são casos autóctones, ou seja, de transmissão dentro do estado, sete casos importados com transmissão fora do estado e 25 estão sob investigação para saber qual é o local provável de infecção. As confirmações foram feitas na segunda-feira pelo Laboratório de Referência Nacional Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro e do Ceará. Chapecó é uma da cidades com um caso da variante Delta confirmado.
O Governo do Estado pagará na próxima segunda-feira, a segunda parcela de 300 do Santa Catarina Mais Renda para os contemplados do programa que receberam o primeiro pagamento em julho. Criado pelo governo catarinense, o Santa Catarina Mais Renda é um apoio financeiro para famílias em vulnerabilidade social que não receberam nenhum auxílio federal ou que perderam o emprego e fonte de renda em setores mais afetados pela pandemia de coronavírus. Os trabalhadores que perderam vínculo formal de emprego entre 19 de março de 2020 e primeiro de maio de 2021 em empresas dos setores contemplados pela iniciativa ainda podem se cadastrar até o dia 30 de setembro no site SC Mais Renda. O programa disponibiliza três parcelas de 300, totalizando 900 reais.
Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer de Campo Erê volta Brechó solidário. A comercialização de roupas, calçados, cama, mesa e banho era feita toda semana. No entanto, desde que iniciou a pandemia, as voluntárias pararam com a atividade, pois a maioria delas faziam parte do grupo de risco. Agora, com todas vacinadas, mas ainda obedecendo aos critérios de distanciamento, uso de máscara e álcool gel, elas voltaram a atender. Segundo a secretária do Núcleo, LUCIMARA LUDWIG, o Brechó é aberto toda semana, nas segundas e quintas-feiras a tarde, no Pavilhão do Bairro São Francisco, em Campo Erê.
Valores dos produtos comercializados no Brechó do Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer variam de um a dez reais. Segundo LUCIMARA, tem muita roupa de inverno, verão, roupa de cama e calçados, tanto adulto quanto infantil. Ela destaca que esse brechó vive de doações, e as pessoas interessadas podem deixar as roupas e calçados, enfim o que tiverem para doar no pavilhão nas segundas e quintas a tarde com as voluntárias no Núcleo. O Brechó da Solidariedade atende nos dois dias das 14 ás 17 horas. Essa é uma das ações que o Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer de Campo Erê, desenvolve em prol do hospital do câncer de Pato Branco, que é referência dos pacientes oncológicos de toda a região.
Valores arrecadados no Brechó da Solidariedade são destinados para ajudar pacientes com câncer do município. LUCIMARA LUDWIG - uma das integrantes do Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer de Campo Erê, explica que o dinheiro levantando com o Brechó da Solidariedade será investido no núcleo e também no Hospital do Câncer de Pato Branco, que é onde os pacientes do município são atendidos. Por isso, ela pede a colaboração da população, quem tiver alguma coisa para doar pode levar até as voluntárias nos dias do brechó.
Palma Sola trabalha no Plano Diretor. IZABEL VISSOTTO – Assessora De Gestão Em Administração E Planejamento da prefeitura, explica que serão pelo menos 10 meses de organização para deixar a cidade preparada para o desenvolvimento nos próximos 10 anos. Em julho foram licitados 2 itens: o Plano Diretor e a revisão da Planta de Valores Genéricos. O investimento do município vai alcançar 212 mil reais. A servidora ressalta que todas as ações serão bem amplas e estarão divididas em 8 fases. Ela assegura que o Plano Diretor estará focado dentro da realidade do município. A comunidade ficará por dentro de tudo para saber como será esse progresso.
Foi montada uma comissão de acompanhamento dos trabalhos do Plano Diretor de Palma Sola. De acordo com a assessora IZABEL VISSOTTO, da prefeitura, os pagamentos para a empresa que vai executar, vai ocorrer na medida em que as ações vão avançando. O Plano Diretor vai dar todas as orientações para a administração municipal saber agir como e onde investir mais para provocar o crescimento da cidade. A assessora faz uma importante observação: Palma Sola tem um grande avanço no plano de carreira do magistério e se a arrecadação da prefeitura continuar nesse ritmo, logo vai haver um colapso financeiro.
É preciso ter planejamento com justiça fiscal e o primeiro passo em Palma Sola foi executar o recadastramento imobiliário. De acordo com a servidora IZABEL VISSOTTO, isso não quer dizer que os contribuintes vão pagar mais impostos, mas tão somente o que for correto, levando em conta a metragem construída. A partir daí a prefeitura consegue mapear a cidade naquilo que é real.
Agricultores familiares deverão informar a comercialização da produção ao E-social. De acordo com ISOLETE LUDWIG – presidente do Sintraf – Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Campo Erê, a prestação de contas deve ser feita através da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais. Explica que em 2019 os pequenos produtores se inscreveram no CAEPF, o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física. Na época, o Sindicato já previa que haveria alteração nesse cadastro, e agora o segurado é obrigado a declarar todos os dados de compra e venda no sistema.
Declaração da atividade econômica dos agricultores pode ser feita a partir de 21 de outubro. A presidente do Sintraf de Campo Erê - ISOLETE LUDWIG, adianta que eles já podem ir organizando todas as notas tiradas esse ano, para facilitar a declaração quando chegar a hora. De acordo com ela, caso o agricultor não informe seus dados no sistema Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, ficará em dívida com a Receita Federal. A presidente do Sindicato orienta que os produtores fiquem atentos, pois é fundamental que as notas sejam lançadas. Conforme ISOLETE, o Sindicato ajuda os associados a fazer a declaração e a tirar dúvidas. Ela vai avisar através da Rádio Atalaia quando as notas poderão ser levadas até o Sintraf.
Falha em linha de transmissão deixa pelo menos 15mil Unidades consumidoras da região sem energia. Uma falha na linha de transmissão da Celesc deixou vários municípios da região sem energia elétrica durante alguns minutos na tarde de ontem. Segundo o gerente da Agência da Centrais Elétricas de Santa Catarina, SANDRO VALMORBIDA, o problema ocorreu em uma linha de transmissão de alta voltagem em Pinhalzinho que atende a subestação de São Lourenço do Oeste.
Pelo menos 15 mil unidades consumidoras da região foram afetadas. A Companhia precisou fazer remanejamento de carga para atender todos os municípios da região Oeste e Extremo Oeste. VALMORBIDA enfatiza que as equipes em pouco tempo reestabeleceram o abastecimento de energia elétrica, e que problemas como estes não são comuns e o consumidor que precisar de atendimento deve acionar o telefone 0800 048 0120.
Polícia Militar apreende 390 quilos de camarão ilegal em Campo Erê. A apreensão foi ontem, durante uma barreira policial no interior do município. Um veículo com a suspensão traseira rebaixada passou pelo local. Ao receber ordem de parada o motorista tentou fugir, mas acabou abandonando o veículo após cerca de cinco quilômetros e não foi mais localizado. Dentro do carro os policiais encontraram 13 caixas carregadas com camarão ilegal, um total de 390 quilos, caracterizando crime de contrabando. A carga e o veículo foram apreendidos e entregues na Receita Federal.
PRF apreende carro com 65 quilos de maconha. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a droga foi apreendida ontem, sendo transportada dentro de malas no bagageiro de um Voyage. O veículo foi abordado na PR-280, entre as cidades de Renascença e Vitorino, após cerca de cinco quilômetros de acompanhamento tático. Segundo a PRF, ao avistar a viatura, o condutor fugiu, fazendo ultrapassagens em locais perigosos, colocando em risco a vida de todos que trafegavam pela rodovia. Em certo momento o fugitivo perdeu o controle do veículo e bateu na mureta às margens da estrada.
O homem de 26 anos foi preso em flagrante. Ele disse aos policiais que pegou a droga na cidade de Medianeira e levaria até Araquari. A Polícia Rodoviária Federal encaminhou a ocorrência para a Delegacia da Polícia Civil em Pato Branco. Conforme a polícia, o crime de tráfico de drogas tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.
Idoso sofre ferimentos em saída de pista. Por volta das 18 horas e 40 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi chamado para atender a um acidente de trânsito. Foi uma saída de pista seguida de choque em barranco de um Corolla, placas Mercosul, na SC-160, em Saltinho. Ao chegar no local os bombeiros se depararam com um homem de 73 anos, consciente e orientado, preso dentro do carro, relatando dores no tórax. Após os bombeiros conseguirem tirar a vítima do veículo, ele foi levado ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê. O local ficou aos cuidados da Polícia Militar.
Jovem morre atropelado por ônibus na PR-280. Um rapaz que ainda não foi identificado oficialmente morreu ao ser atropelado por um ônibus na madrugada de hoje. O acidente aconteceu por volta das quatro horas e 20 minutos na rodovia entre Pato Branco e Vitorino. O óbito foi constatado por uma equipe do SAMU. Após a perícia no local, o corpo foi encaminhado ao IML de Pato Branco.