ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 11 08 2020

-BRASIL É O SÉTIMO PAÍS QUE MAIS GASTA COM SERVIDORES PÚBLICOS

-ALESC RECEBE MAIS UM PEDIDO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR E DA VICE

-MUNICÍPIO CONFIRMA PRIMEIRA MORTE RELACIONADA AO CORONAVÍRUS

-ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL LANÇA CAMPANHA SELO PARCEIRO ACISMO

-FETRAF VOLTA A COBRAR TRIBUTAÇÃO REDUZIDA PARA AGROINDUSTRIAS FAMILIARES

FAMÍLIA DO MUNICÍPIO PROCURA RAPAZ DESAPARECIDO DESDE DOMINGO

-ACIDENTES DEIXAM DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O presidente VLADIMIR PUTIN anunciou nesta terça-feira que a Rússia é o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus. A Rússia não publicou nenhum estudo ou dado científico sobre os testes que realizou. Não se conhecem os detalhes sobre as fases do processo, que geralmente devem ser cumpridos antes de uma nova vacina ser aprovada e lançada no mercado. Segundo o presidente PUTIN, no entanto, a vacina russa é "eficaz", passou em todos os testes necessários e permite obter uma "imunidade estável" contra o COVID-19.

Um terceiro ministro renunciou, nesta segunda-feira, no Líbano. A renúncia de MARIE-CLAUDE NAJM, que estava à frente da pasta da Justiça, ocorre em meio a protestos seis dias após a explosão no porto de Beirute que destruiu parte da cidade. Nesta segunda, manifestantes atiravam pedras contra forças de segurança que estavam na entrada do prédio do Parlamento. Os agentes de segurança respondiam com gás lacrimogêneo. O anúncio de renúncia da ministra MARIE-CLAUDE foi feito antes de o primeiro-ministro, HASSAN DIAB, também renunciar.

O ex-jogador RONALDINHO GAÚCHO poderá ser posto em liberdade no dia 24 de agosto, data marcada por um juiz paraguaio para comparecer e lhe aplicar a pena por uso de passaporte falso. O juiz do caso, GUSTAVO AMARILLA, também vai decidir nesse dia sobre a situação processual de seu irmão ROBERTO DE ASSIS MOREIRA. Os irmãos estão há quatro meses em prisão domiciliar em um hotel quatro estrelas na capital Assunção e nos 30 dias anteriores ficaram detidos na sede da Polícia de Operações Especiais, localizada a cerca de 15 quadras do centro de Assunção. Se o magistrado aceitar o pedido do Ministério Público paraguaio, os irmãos poderão voltar ao Brasil.

O ex-presidente MICHEL TEMER foi autorizado pela Justiça Federal a viajar ao Líbano em uma missão de ajuda do governo brasileiro ao país, cuja capital, Beirute, foi atingida por uma forte explosão na semana passada, que deixou mais de 150 mortos e três mil feridos. O convite foi feito pelo presidente JAIR BOLSONARO, que anunciou a missão de ajuda do governo brasileiro ao Líbano na manhã deste domingo. A justiça autorizou a viagem entre os dias 12 e 15 de agosto com o objetivo de integrar a missão. O ex-presidente MICHEL TEMER é réu em duas ações penais que tramitam na sétima Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Ambas se referem a fatos apurados na Operação Descontaminação. Por conta dessas ações, o ex-presidente está impedido de fazer viagens internacionais, a não ser que obtenha uma autorização judicial.

O Instituto Millenium divulgou nesta segunda-feira um estudo segundo o qual o Brasil gastou 13 vírgula sete por cento do Produto Interno Bruto em 2019, cerca de 930 bilhões de reais, com servidores públicos federais, estaduais a municipais. Conforme o estudo, o gasto do país com servidores é o dobro das despesas com educação e três vez e meio as despesas com saúde, o que representa três vírgula nove por cento do PIB. Com base em dados do Fundo Monetário Nacional, o instituto informou que o Brasil foi, em 2018, o sétimo país que mais gastou com pessoal, entre 64 pesquisados.

A primeira parte da proposta de reforma tributária do governo federal, enviada para análise do Congresso no mês passado, prevê o corte de 28 bilhões de reais em benefícios fiscais concedidos a vários setores da economia, apontam números da Receita Federal. Esse valor representa 33 vírgula oito por cento de um total de 83 bilhões e 700 milhões de reais de benefícios fiscais decorrentes de incentivos, por meio isenção ou redução de PIS e Cofins, a todos os setores beneficiados. Para compensar a parcela dos benefícios fiscais que serão mantidos de maneira a não perder arrecadação, o governo calculou que será necessário aplicar uma alíquota de 12 por cento no novo imposto que propõe criar, a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços.

A Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade Federal da Fronteira Sul, informaram que podem ter um corte de verba de 18 vírgula dois por cento na Proposta de Lei Orçamentária Anual para 2021. Segundo a UFSC, isso significa uma previsão de 25 milhões e 600 mil reais a menos para a instituição na comparação com o orçamento deste ano. Para a UFFS, o impacto será de 10 milhões. Na quarta-feira, os gestores das universidades receberam um ofício do Ministério da Educação que anunciava que o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento estaria aberto para as universidades prepararem o orçamento. As instituições deveriam seguir os limites dispostos que indicavam redução nos recursos para custeio, manutenção e obras.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira mais um pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS e a vice-governadora DANIELA REINEHR por crime de responsabilidade. A solicitação foi feita por um grupo de 16 pessoas, entre advogados, um desembargador aposentado, profissionais liberais e empresários. Este é o sétimo pedido de impeachment por crime de responsabilidade recebido pelo legislativo catarinense contra MOISÉS. As defesas do governador e da vice ainda não se manifestaram sobre o assunto. Nesta última representação, os autores dizem que foram cometidos crimes em três situações: na equiparação salarial dos procuradores do Estado com os procuradores da Assembleia, na tentativa da contratação do hospital de campanha de Itajaí, no Vale e na aquisição dos 200 respiradores artificiais com pagamento antecipado de 33 milhões.

Santa Catarina tem 106 mil 928 pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e mil 541 mortes provocadas pela infecção desde o início da pandemia. Houve um aumento de 993 novos casos confirmados desde domingo. E mais 96 óbitos, o que é a maior média diária desde o começo da pandemia. Conforme o governo do estado, essas vidas foram perdidas entre os meses de abril e agosto, e ainda não tinham sido reportadas. A taxa de letalidade da doença é de um vírgula 44 por cento. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira. Do total de infectados, 94 mil 560 estão recuperados e 10 mil 827 pessoas ainda estão em tratamento.

O município de Romelândia retomou nos últimos dias a campanha Sou Mais Romelândia. A informação é do secretário de Administração, MILTON AIMI. De acordo com ele, o objetivo é fazer com que a população busque a troca de notas fiscais. Segundo ele, a intenção é incentivar a arrecadação dos impostos para se transformar em benefícios na comunidade local. Conforme ele, a campanha está nesse ano na segunda edição e será praticamente nos mesmos moldes da ação realizada em 2019. MILTON AIMI lembrou que a ideia era ter realizado essa retomada mais cedo, porém, devido a pandemia da Covid-19 a Administração resolveu colocar em pratica apenas a partir desse mês de agosto.

A população já pode realizar a troca das notas fiscais do ano passado e também desse ano por cupons. A afirmação é do secretário de Administração de Romelândia, MILTON AIMI. Ele destacou que a prefeitura já está realizando esse procedimento. Ele ressaltou que a premiação será semelhante a do ano passado, sendo na primeira etapa 10 mil reais e na segunda mais 10 mil reais. AIMI salientou que as trocas podem ocorrer até o inicio de dezembro e o sorteio será realizado na data da inauguração das luzes natalinas. O secretário reforçou que o principal objetivo é estimular a compra no comércio local nesse momento de pandemia. Ele lembrou que 70 por cento da população aderiu a campanha no ano passado.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste divulgou nesta segunda-feira o balanço da primeira edição da campanha Liquida Inverno. A ação ocorreu entre os dias 15 e 31 de julho e foi destinada ao setor de vestuário e calçados. Conforme os números divulgados, ao todo, 39 empresas associadas a CDL participaram da ação. Os descontos ofertados chegaram a 50 por cento. Conforme dados da CDL, 70 por cento dos comerciantes disseram que obtiveram um retorno com a liquidação. Desse total, 42 vírgula nove por cento indicaram aumento entre 10 e 15 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

A campanha foi interessante para movimentar os estoques de inverno que as empresas de vestuário e calçados já tinham no período. O comentário é do presidente da CDL de São Miguel do Oeste, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que as promoções e o frio em alguns dias da campanha foram fundamentais para o sucesso da ação no município. SPENGLER ressaltou que a entidade vai estudar a possibilidade de uma nova edição em 2021 visto que no momento a situação é incerta por conta da pandemia da Covid-19 e os planejamentos ocorrem em curto e médio prazo nas ações desenvolvidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste lançou, nesta semana, o Selo Parceiro Acismo. A intenção é divulgar a qualidade do serviço ou produto da empresa associada que aderir ao projeto e também conceder descontos ao consumidor. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, outro foco da ação é incentivar o consumo local e valorizar os associados. O edital, que estará aberto até dia 25 de agosto, está à disposição na Acismo e pode ser solicitado via email ou retirado no local. As propostas de parcerias deverão ser entregues na sede da entidade ou no email [email protected]. A avaliação será feita pelo Conselho Diretor, que analisará a viabilidade de cada parceria.

A Fetraf Sul retomou, na última semana, a discussão com o governo do estado para a definição de um sistema tributário diferenciado para as pequenas agroindústrias familiares. A informação é do coordenador da federação no estado, JANDIR SELZLER. De acordo com ele, essa é uma pauta antiga da entidade e que ainda não obteve uma resposta adequada por parte do estado. SELZLER comentou que não é possível que os pequenos agricultores que montam uma agroindústria familiar tenham o mesmo tratamento tributário que é dispensado para as grandes indústrias do estado. Na última semana, os representantes da Fetraf participaram de uma audiência com o secretário da Fazenda, PAULO ELI, e apresentaram uma proposta que prevê tratamento especial para as agroindústrias familiares.

A Fetraf Sul defende uma tabela com valores diferenciados para o recolhimento de ICMS por parte das pequenas agroindústrias do estado. De acordo com o coordenador da entidade, JANDIR SELZLER, essa proposta já foi apresentada ao governo de Santa Catarina. Ele explicou que a tabela defendida pela Fetraf prevê índices entre zero e três virgula 95 por cento de ICMS para as pequenas indústrias do campo. SELZLER disse que, atualmente, a taxação é de 17 por cento. O coordenador da Fetraf comentou ainda que as grandes agroindústrias tem alguns benefícios que os pequenos não tem. A federação pediu agilidade do estado para implantar um modelo diferenciado para a agroindústria familiar.

O governo de Santa Catarina está analisando o impacto financeiro que a redução do ICMS para as agroindústrias familiares poderia provocar nas contas do estado. De acordo com o coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SELZLER, a preocupação do estado é com as consequências dessa renúncia de receita. Ele citou que foi criado um grupo de trabalho que também está em contato com a Receita Estadual. SELZLER disse que o estado já beneficiou outros setores com esse tipo de medida e pode fazer o mesmo pela agricultura familiar.

O município de São Miguel do Oeste confirmou que mais 20 pessoas, 13 mulheres e sete homens, testaram positivo para COVID-19 nesta segunda-feira. O número total de moradores que contraíram a doença já é de 363. Desse total, 292 são considerados recuperados pela secretaria de saúde. Ontem, mais 52 pessoas entraram para a lista, sendo 32 mulheres e 20 homens. Neste momento, a cidade tem 71 casos ativos da doença. São 70 em isolamento domiciliar e um paciente está em internamento hospitalar.

A secretaria de Saúde confirmou, nesta segunda-feira, o primeiro óbito de um morador da cidade com Covid-19. Trata-se de uma uma mulher, com idade entre 40 e 49 anos, que fazia tratamento contra um câncer, no estado do Paraná. Ela estava internada em Cascavel e faleceu no mês passado. A mulher teve pneumonia e acabou falecendo. Por uma questão de protocolo, houve coleta de material para exame Covid-19 e o resultado foi positivo. Na estatística oficial do município, essa foi a primeira morte relacionada à doença de um morador de São Miguel do Oeste.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, mais um óbito por Covid-19. A paciente é uma idosa de 72 anos de Quilombo. Este foi a décima primeira morte de paciente com Covid no Hospital Regional. A ocupação de hoje é de pessoas com a doença confirmada na UTI, o que dá uma taxa de ocupação de 38 por cento. Nos leitos de enfermaria são dois casos positivos e seis suspeitos com uma taxa de ocupação de 50 por cento.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste terá mais uma sessão ordinária na noite de hoje. A pauta do encontro tem dois projetos para votação em plenário. A matéria que será votada em primeiro turno é de autoria do vereador EVERALDO DI BERTI e institui o dia Municipal do evangelho e da reforma protestante a ser comemorado dia 31 de outubro. O projeto que vai para segunda votação é de autoria do vereador CARLOS GRASSI que denomina de rua LUIZ ANTÔNIO BRUSTOLIN a rua projetada A localizada no bairro São Sebastião loteamento são Gerônimo. A sessão virtual começa as sete horas da noite com transmissão ao vivo pela rádio Peperi.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste apresentou, na manhã desta terça-feira, durante Coletiva de Imprensa realizada no Gabinete do Prefeito, um pacote de obras e investimentos que foram ou serão realizados no decorrer de 2020. Ao todo, serão cerca de 13 milhões e 300 mil reais em investimentos. O setor que vai receber mais recursos é de mobilidade urbana. O Município irá investir três milhões e 300 mil reais com o asfaltamento de mais nove trechos de ruas da cidade na terceira etapa do programa São Miguel de Ponta a Ponta. O prefeito, WILSON TREVISAN, assinala que, apesar do momento de dificuldades financeiras que o estado e país estão enfrentando, a situação de São Miguel do Oeste permanece equilibrada, com todas as contas em dia e ainda uma reserva que está possibilitando investimentos com recursos próprios. Ele esteve a pouco no Peperi Entrevista e os detalhes da entrevista você confere no Globo em Foco de amanhã.

A Polícia Militar flagrou um casal que havia testado positivo para Covid-19 fora de casa nesta segunda-feira em Guaraciaba. A Guarnição estava em rondas na rua Wilibaldo Hass quando abordou o veículo do casal. O homem e a mulher relataram que sabiam que deveriam estar em isolamento, mas que decidiram ir a uma confraternização na casa de um familiar no Bairro Turra.Várias denúncias já haviam sido feitas de que os envolvidos não estavam cumprindo as determinações de isolamento. O casal não usava máscara e os policiais confeccionaram o termo circunstanciado pelo descumprimento do isolamento. Os dois vão responder judicialmente pelo fato.

A guarnição reforçada de fronteira da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira fez uma nova apreensão de vinhos da Argentina nesta segunda-feira. A operação ocorreu durante a madrugada em Dionísio Cerqueira. Os PMs realizavam patrulhamento na BR-163, nas proximidades da Aduana de Cargas, quando visualizaram um veículo suspeito estacionado próximo a uma casa abandonada. No carro havia três caixas de vinhos. Dentro da casa foram encontradas mais 42 caixas, todas sem os devidos despachos aduaneiros. Foram contabilizadas 246 garrafas com valor aproximado de mercado no Brasil em 50 mil. A mercadoria e o veículo foram apreendidos, mas o proprietário da mercadoria não foi localizado.

Um rapaz de 27 anos está desaparecido desde domingo à noite em São Miguel do Oeste. Os familiares de DIEYKSON DE LIMA, de 27 anos, está pedindo a ajuda da população para localizá-lo. Ele saiu de casa por volta das dez horas da noite de domingo e não manteve mais contato desde então. De acordo com a família, DIEYCKSON estava com uma camiseta azul, tênis preto e calça Jeans. Ele saiu com uma bicicleta de cor laranja. O boletim de ocorrências foi registrado na Polícia Civil que está investigando o desaparecimento. A família pede para que quem tiver informações sobre o paradeiro do rapaz deve entrar em contato com a Polícia Militar através do 190.

A Polícia Militar atendeu um acidente com vítima na manhã de ontem na avenida Willy Barth, centro da cidade. A colisão aconteceu por volta das nove e meia nas proximidades do Posto Santo Anjo e envolveu uma caminhonete Strada e um moto. Com o impacto, o condutor da moto teve ferimentos pelo corpo e precisou de atendimento. Os bombeiros foram acionados, prestaram os primeiros socorros no local e o levaram para atendimento médico no Hospital Regional.

Um homem ficou ferido em um acidente de transito no final da tarde de ontem na BR 163. A colisão aconteceu por volta das cinco horas no trevo de acesso a São José do Cedro e envolveu um carro e uma moto. O condutor da motocicleta, um homem de 42 anos, sofreu fratura no pulso, escoriações nos pés e se queixava de dores nas costas. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado ao hospital pela equipe do Corpo de Bombeiros. A condutora do carro não se feriu.

Mais um acidente foi registrado na tarde de ontem na BR 163 com uma pessoa ferida. O fato aconteceu por volta das duas horas da tarde nas proximidades da Cooperoeste Terra Viva, em São Miguel do Oeste. O condutor de um veículo de passeio colidiu na traseira de um caminhão. Com o impacto, ele teve escoriações pelo corpo e precisou de atendimento dos bombeiros. Depois de receber os primeiros socorros, a vítima foi levada ao Hospital Regional onde recebeu atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.