-MERCADO FINANCEIRO REDUZ ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PARA 2022
-VENDA DE VEÍCULOS NOVOS CAI EM SC, MAS SETOR TEM RECEITA MAIOR
-EDUCAÇÃO INVESTE 35 MIL REAIS EM AUXILIO ESTUDANTE
-PROJETO DO EXECUTIVO RESTRINGE CONTRATAÇÃO DE COMISSIONADOS
-SENADO JORGINHO MELLO VISITA ITAPIRANGA
-MULHER É ATROPELADA NA FAIXA DE PEDESTRE EM ITAPIRANGA
-HOMEM É ATINGIDO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO EM FESTA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com chuva à noite. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo cinco reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O partido que governa o Japão e seus aliados obtiveram nas eleições para o Senado deste domingo votos suficientes para formar uma ampla maioria, dois dias após o assassinato do ex-primeiro-ministro SHINZO ABE durante um evento de campanha. O Partido Liberal Democrata, que governa o país e ao qual ABE pertencia, e o partido Komeito, seu aliado, reforçaram seu domínio com mais de 75 das 125 cadeiras da Câmara Alta, de acordo com a imprensa japonesa. Os dois partidos fazem parte do que agora é uma supermaioria de dois terços disposta a alterar a Constituição pacifista do país e fortalecer seu papel militar a nível global, um objetivo de longa data de ABE.
O presidente do Sri Lanka anunciou nesta segunda-feira que vai renunciar ao cargo, após uma onda de protestos contra o colapso econômico do país. No sábado, milhares de pessoas invadiram o palácio presidencial, culminando uma onda de protestos que já dura semanas e tomou ruas e prédios públicos do país. Segundo membros do governo, o presidente renunciará na quarta-feira junto com todo o seu gabinete. A renúncia vem sendo pedida há semanas por manifestantes que tomaram as ruas do país, ocupando e queimando prédios públicos em protesto contra os altos preços de remédios e alimentos.
O Twitter confirmou que vai ingressar com uma ação judicial cobrando uma multa de um bilhão de dólares do empresário ELON MUSK. Na sexta-feira, o fundador da empresa de carros elétricos Tesla, enviou uma carta ao Twitter em que disse que estava desistindo de um acordo polêmico que fez em abril para comprar a plataforma por quatro bilhões de dólares. MUSK, que também preside a SpaceX aeroespacial, acusou a rede social de entregar “declarações falsas ou enganosas” sobre o número de contas falsas em sua plataforma.
O Congresso Nacional vota nesta segunda-feira os vetos do presidente JAIR BOLSONARO à revogação da Lei de Segurança Nacional, ao marco legal das ferrovias, ao marco legal para micro e minigeradores de energia e à lei que estabelece incentivos à indústria da reciclagem. A análise dos vetos ao marco legal das ferrovias teve início em abril, após ter sido sancionada em dezembro do ano passado. A lei prevê novos instrumentos para outorga de ferrovias em domínio privado. A principal inovação do texto aprovado no Congresso é a possibilidade de que empresas construam novos traçados de ferrovia assumindo o risco da operação, bastando autorização do governo, sem a necessidade de concessão.
O mercado financeiro reduziu de sete vírgula 96 por cento para sete vírgula 67 por cento a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo deste ano. O índice mede a inflação oficial do país. A nova projeção consta do boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram colhidos na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Foi a segunda redução seguida para a inflação deste ano desde quando o boletim voltou a ser divulgado, após o fim da greve dos servidores do Banco Central. A queda na estimativa coincide com a redução de impostos cobrados sobre itens essenciais, como combustíveis e energia elétrica, que têm peso importante na composição do IPCA, além de afetarem indiretamente o preço de diversos produtos.
O Brasil alcançou o maior número de inadimplentes desde o início da série histórica, feita pela Serasa, desde 2016. São atualmente 66 milhões e 600 mil pessoas que estão com os nomes negativados por dívidas. Os dados são da Serasa Experian referentes ao mês de maio deste ano e representam um aumento de seis vírgula três por cento nos nomes negativados. Já em relação a abril de 2022, mais de meio milhão de pessoas entraram no cadastro. Ainda de acordo com o levantamento, a maioria das dívidas é com o segmento de bancos e cartões, que representa 28 por cento do total. Depois aparecem as contas essenciais como água, luz e gás, com 22 por cento.
Ao menos 22 pessoas aguardam por um leito de UTI em Santa Catarina neste domingo. É o que apontam os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. A situação mais crítica está nas UTIs pediátricas, onde 10 crianças aguardam por uma vaga. Dos pequenos, nove possuem alguma doença respiratória. O décimo caso é devido à necessidade de um serviço especializado de UTI para outra patologia. Neste domingo, a taxa de ocupação das UTIs pediátricas estava em 96 por cento: dos 121 leitos ativos, 117 estavam ocupados. Além disso, ao menos 11 dos internados estavam com Covid-19.
No primeiro semestre deste ano, foram vendidos 76 mil 640 veículos em Santa Catarina, o que significa retração de menos sete vírgula nove por cento frente aos mesmos meses do ano passado, quando os emplacamentos somaram 83 mil 218. Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Mas como os preços de veículos novos e usados subiram, e as peças também, o setor automotivo como um todo teve alta de 35 por cento na receita nominal este ano até abril, segundo o IBGE. No primeiro semestre deste ano, os destaques positivos no Estado foram o segmento de motocicletas, que cresceu 22 por cento e o de ônibus, que avançou 66 por cento.
O número de casos suspeitos de estupro de vulnerável que chegaram ao conhecimento da Polícia Civil em Santa Catarina subiu 47 por cento nos últimos 10 anos. Em 2012, foram feitos mil e 800 boletins de ocorrência sobre o crime, enquanto, no ano passado, houve dois mil 647. Os registros foram aparecendo com maior frequência ao longo da década e atingiram um pico em 2018, com doismil 772 boletins. Só neste ano, foram mil 298 casos, com dados até o último dia 29. Os números foram consolidados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina. A Polícia Civil destacou que as denúncias aumentaram porque houve um fortalecimento da rede e da conscientização da população.
Educação conclui primeira etapa do Auxilio Estudante. O Secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, destaca a grande procura pelo auxílio prestado a estudantes de cursos fora do município. Munícipes que frequentam faculdade ou curso profissionalizante ganham ajuda financeira concedida pela prefeitura. A primeira parcela do Auxilio Estudante deste ano teve um total de 35 mil reais distribuído aos estudantes que atenderam as exigências do programa. Segundo semestre novo período de inscrição. De acordo com WEBER, é preciso preencher os requisitos de um programa com recursos públicos seguindo inclusive a contrapartida em serviços.
O Secretário da Educação também chama atenção para investimento feito em uniforme escolar. O município realizou a licitação namodalidade de Registro de Preço para solicitação de uniforme de acordo com a necessidade. O modelo adotado permite ajustar a quantidade de uniforme e o tamanho de acordo com o levantamento feito. CLAUNEI WRBER chama atenção que os agasalhos de inverno serão entregues para alunos desde o maternal três ao quinto ano, com o conjunto de calça e casaco. Na próxima etapa será entregue o uniforme de verão com bermuda e camiseta. O Secretário avalia que o uniforme é valorizado, pela organização que proporciona e também por ser bonito e permitir um ambiente de igualdade no convívio escolar. Segundo WEBER, também existe uma boa parceria com as famílias que inclusive compram uniforme, além do que é distribuído pelo município.
JORGINHO MELLO cumpre roteiro no Extremo Oeste de Santa Catarina. Nascido e criado no Oeste, o pré-candidato ao governo, senador JORGINHO MELLO, cumpriu roteiro pelo Extremo Oeste neste fim de semana. Ele concedeu entrevista à Rádio Itapiranga e reforçou o compromisso com as demandas da região. O Senador chamou atenção que pela primeira vez na história existe a chance de eleger um governador do Oeste. Na manhã de sábado ele esteve reunido com o Conselho das Entidades do Extremo Oeste, em São Miguel do Oeste e com cerca de mil apoiadores em evento do PL. JORGINHO disse que abraçar o projeto de ampliação do Hospital Regional de São Miguel e disse que é inadmissível que tenhamos 140 mil pessoas esperando uma cirurgia. A saúde precisa estar mais próxima das pessoas, fortalecendo os hospitais regionais e evitando deslocamentos.
O senador Jorginho Mello avalia que o Estado foi prejudicado pelo isolamento do atual governador. Mesmo assim, JORGINHO MELLO reforçou que não há obras paradas e que a Bancada Catarinense tem trabalhado para cobrar mais investimos. o Senador reconhece que as obras das rodovias federais 163 e 282 não andam na velocidade que deveria. O trecho de Guaraciaba a São José do Cedro tem boa parte pronta, com duas pistas. JORGINHO salienta que a 282 também não está parada, mas é tudo difícil.
Jorginho Mello promete tirar do papel a ponte sobre o Rio Uruguai. Senador JORGINHO MELLO, pré-candidato ao Governo Estadual apoia o Projeto Pró-ponte e destaca que destinou dois milhões de reais para elaboração do projeto. Reafirma o compromisso e conferir pessoalmente os encaminhamentos deste projeto ousado. O senador aproveitou para reforçar seu compromisso com a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, entre Barra do Guarita e Itapiranga. O edital de contração do projeto já foi publicado.. Segundo JORGINHO MELLO, como governador vai realizar esse sonho da região em parceria com o Governo Federal. Cita a importante dessa ponte para o deslocamento das famílias e o escoamento da produção. O Senador elogiou o empenho do Movimento Pró-Ponte.
Projetos do executivo de Itapiranga vão restringir a contratação de servidor público comissionado. Segundo o Vereador de Itapiranga, LUIS CARLOS STEFFENON, os ajustes seguem recomendação do Ministério Público para combater indicações políticas em cargos na prefeitura. A Lei existente proporcionam grande liberdade ao prefeito na contratação por decreto, criando e eliminando cargos conforme for necessário. A Promotoria de Justiça solicitou encaminhamento de Projeto de Lei para o Legislativo visando mudar a estrutura administrativa nos cargos comissionados. O vereador STEFFENON destaca que a proposta muda a situação em pelo menos 75 cargos comissionados no governo de Itapiranga, todos já existentes.
LUIS CARLOS STEFFENON lembra que são oito secretarias, cada uma com suas funções e atribuições estabelecidas de forma bem objetiva. A meta é definir por meio de Lei a atuação de cada profissional e isso terá sequência de uma administração para outra. STEFFENON salienta que o prefeito ainda terá autonomia para contratação de servidores de sua confiança, porém com restrições em vários setores. O vereador considera que é uma alteração muito importante e que o executivo terá 120 dias para colocar em prática, após aprovação pela Câmara de Vereadores. O Vereador LUIS CARLOS STEFFENON salienta que a Lei vai descrever cada atribuição para os cargos. Ele lembra que no momento quatro secretários são servidores efetivos da prefeitura de Itapiranga. O ajuste não vai ter qualquer alteração em termos de valores de salários. Com as novas regras, os próximos prefeitos não terão mais ampla liberdade para criação ou extinção de cargos.
LUIS CARLOS STEFFENON considera que a Reforma Administrativa já proporcionou avanços em termos de efetivação de servidor público. O vereador chama atenção que outra recomendação do Ministério Público é para o cargo de Controlador Interno também ser efetivo. Ele observa que é fundamental a continuidade do trabalho realizado em um função tão relevante. STEFFENON diz que teve sugestões acatadas e por isso aprova este projeto que vai proporcionar maior continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo poder público. Os projetos estão nas comissões da Câmara de Vereadores e não tem previsão para ser votado, pois exige ampla análise por parte dos vereadores.
Homem tem anúncio de venda clonado na internet e comprador perde 100 mil reais. A Polícia Militar registou por volta das 17 horas e 30 minutos da última sexta-feira, mais um caso de estelionato na região. Desta vez o caso aconteceu em Santa Helena e o comprador perdeu aproximadamente 100 mil reais. De acordo com a PM, em conversa com os envolvidos, o comprador relatou que viu uma publicação em uma página de compra e venda de máquinas, em nome de um homem pelo valor de 290 mil, e que esta máquina estaria em Santa Helena, com o proprietário. O comprador foi até o local para olhar a máquina, mas não comentou questão de valores com o proprietário, pois já tinha acertado valores com vendedor, que era o estelionatário.
Após ver o equipamento efetuou três depósitos, totalizando 100 mil como entrada no negócio. Por volta das 16 horas o comprador foi novamente até Santa Helena para levar a máquina supostamente adquirida. Ao conversar com o proprietário, ele informou que recebeu de um terceiro prints de que a transação estava sendo realizada, mas que até então nenhum valor havia caído na conta dele. Os homens começaram uma discussão e foi acionada a PM, e então informado que poderia se tratar de um golpe. O comprador não conseguiu mais contato com o falso vendedor. O estelionatário bloqueou os dois contatos após o golpe. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Motociclista realiza manobra proibida, derruba caroneira e foge em SMOeste. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam por volta das 22 horas e 30 minutos deste sábado, um acidente de trânsito na Rua Oiapoc, Bairro Agostini em São Miguel do Oeste. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal Peperi, o condutor de uma motocicleta Honda Titan, ao passar por uma lombada tentou empinar a motocicleta causando a queda da caroneira, em seguida o homem fugiu. Aos militares a mulher contou que estava voltando de uma festa e que os dois estariam sem capacete. A mulher foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional para avaliação médica. A PM lavrou o Boletim de Ocorrências e identificou o condutor, ele vai responder por manobra proibida e por não prestar socorro à vítima.
Duas pessoas ficam feridas em atropelamento no centro de Itapiranga. O atropelamento foi registrado por volta das 19 horas e 15 minutos deste domingo, na Rua do Comércio, centro de Itapiranga. Conforme informações da Polícia Militar, uma mulher de 29 anos, estava cruzando a rua sobre a faixa de pedestres, quando foi atropelada por uma motocicleta conduzida por um jovem de 21 anos. Outro condutor estava esperando a mulher terminar a travessia no local, quando o moto não parou, ultrapassou pela esquerda e causou o acidente. A jovem teve hemorragia na face e ferimento na perna direita, além de dor na região abdominal. Os bombeiros a conduziram ao Hospital de Itapiranga. A mulher teve que ser transferida para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste pela Unidade Avançada do Samu. O motociclista, de 21 anos, sofreu escoriações pelo corpo e foi atendido pelo Samu de Itapiranga e conduzido ao Hospital.
Homem é atingido por disparo de arma de fogo em festa. Foi por volta das 20 horas de ontem na Sociedade de Santa Fé Baixa, interior de Itapiranga. A Polícia Militar registrou a ocorrência como lesão corporal. A Guarnição da PM foi acionada por uma enfermeira do Hospital Sagrada Família, relatando que um homem 32 anos chegou no hospital com ferimento provocado por disparo de arma de fogo. Ele relatou que o ferimento ocorreu durante um tumulto e briga no final da festa comunitária da sociedade de Santa Fé Baixa. A vítima foi alvejada na perna, levada ao hospital por populares e não soube informar quem teria efetuado o disparo de arma de fogo.
Polícia ainda não tem informações detalhadas sobre briga em festa no interior de Itapiranga. Conforme o Delegado responsável pela Comarca de Itapiranga, SANDRO ZANCANARO, a partir de hoje a equipe de investigação vai ouvir testemunhas e procurar esclarecer os fatos. A vítima que foi atingida por disparo de arma de fogo na perna, também ainda não prestou depoimento. ZANCANARO informa que apenas um amigo da vítima prestou depoimento, porém não soube dizer quem seria o autor do disparo de arma de fogo.