ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 11/07/2022

-MERCADO FINANCEIRO REDUZ ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PARA 2022

-VENDA DE VEÍCULOS NOVOS CAI EM SC, MAS SETOR TEM RECEITA MAIOR.

-NÚMERO DE FATURAS DE ÁGUA ATRASADAS ESTÁ PREOCUPANDO O SEMAE

-CONSTRUÇÕES DE ATÉ 20 METROS QUADRADOS NÃO PRECISAM DE PROJETOS

-CIDASC ALERTA SOBRE VESPAS-DA-MADEIRA EM ÁREAS DE REFLORESTAMENTO

-CÂMARA DEVE APROVAR A DIMINUIÇÃO DA METRAGEM DE TERRENOS

-EDUCAÇÃO PROMOVE NOITE DA FAMÍLIA NESTA QUARTA-FEIRA

-CRECHE NOSSA SENHORA APARECIDA RECEBE MELHORIAS

-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE CONTRA CAMINHÃO NA 163.

-MOTOCICLISTA EMPINA MOTO, DERRUBA GARUPA E FOGE EM SEGUIDA.

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com previsão de chuva à noite. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo cinco reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O partido que governa o Japão e seus aliados obtiveram nas eleições para o Senado deste domingo votos suficientes para formar uma ampla maioria, dois dias após o assassinato do ex-primeiro-ministro SHINZO ABE durante um evento de campanha. O Partido Liberal Democrata, que governa o país e ao qual ABE pertencia, e o partido Komeito, seu aliado, reforçaram seu domínio com mais de 75 das 125 cadeiras da Câmara Alta, de acordo com a imprensa japonesa. Os dois partidos fazem parte do que agora é uma supermaioria de dois terços disposta a alterar a Constituição pacifista do país e fortalecer seu papel militar a nível global, um objetivo de longa data de ABE.

O presidente do Sri Lanka anunciou nesta segunda-feira que vai renunciar ao cargo, após uma onda de protestos contra o colapso econômico do país. No sábado, milhares de pessoas invadiram o palácio presidencial, culminando uma onda de protestos que já dura semanas e tomou ruas e prédios públicos do país. Segundo membros do governo, o presidente renunciará na quarta-feira junto com todo o seu gabinete. A renúncia vem sendo pedida há semanas por manifestantes que tomaram as ruas do país, ocupando e queimando prédios públicos em protesto contra os altos preços de remédios e alimentos.

O Twitter confirmou que vai ingressar com uma ação judicial cobrando uma multa de um bilhão de dólares do empresário ELON MUSK. Na sexta-feira, o fundador da empresa de carros elétricos Tesla, enviou uma carta ao Twitter em que disse que estava desistindo de um acordo polêmico que fez em abril para comprar a plataforma por quatro bilhões de dólares. MUSK, que também preside a SpaceX aeroespacial, acusou a rede social de entregar “declarações falsas ou enganosas” sobre o número de contas falsas em sua plataforma.

O Congresso Nacional vota nesta segunda-feira os vetos do presidente JAIR BOLSONARO à revogação da Lei de Segurança Nacional, ao marco legal das ferrovias, ao marco legal para micro e minigeradores de energia e à lei que estabelece incentivos à indústria da reciclagem. A análise dos vetos ao marco legal das ferrovias teve início em abril, após ter sido sancionada em dezembro do ano passado. A lei prevê novos instrumentos para outorga de ferrovias em domínio privado. A principal inovação do texto aprovado no Congresso é a possibilidade de que empresas construam novos traçados de ferrovia assumindo o risco da operação, bastando autorização do governo, sem a necessidade de concessão.

O mercado financeiro reduziu de sete vírgula 96 por cento para sete vírgula 67 por cento a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo deste ano. O índice mede a inflação oficial do país. A nova projeção consta do boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram colhidos na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Foi a segunda redução seguida para a inflação deste ano desde quando o boletim voltou a ser divulgado, após o fim da greve dos servidores do Banco Central. A queda na estimativa coincide com a redução de impostos cobrados sobre itens essenciais, como combustíveis e energia elétrica, que têm peso importante na composição do IPCA, além de afetarem indiretamente o preço de diversos produtos.

O Brasil alcançou o maior número de inadimplentes desde o início da série histórica, feita pela Serasa, desde 2016. São atualmente 66 milhões e 600 mil pessoas que estão com os nomes negativados por dívidas. Os dados são da Serasa Experian referentes ao mês de maio deste ano e representam um aumento de seis vírgula três por cento nos nomes negativados. Já em relação a abril de 2022, mais de meio milhão de pessoas entraram no cadastro. Ainda de acordo com o levantamento, a maioria das dívidas é com o segmento de bancos e cartões, que representa 28 por cento do total. Depois aparecem as contas essenciais como água, luz e gás, com 22 por cento.

Ao menos 22 pessoas aguardam por um leito de UTI em Santa Catarina neste domingo. É o que apontam os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. A situação mais crítica está nas UTIs pediátricas, onde 10 crianças aguardam por uma vaga. Dos pequenos, nove possuem alguma doença respiratória. O décimo caso é devido à necessidade de um serviço especializado de UTI para outra patologia. Neste domingo, a taxa de ocupação das UTIs pediátricas estava em 96 por cento: dos 121 leitos ativos, 117 estavam ocupados. Além disso, ao menos 11 dos internados estavam com Covid-19.

No primeiro semestre deste ano, foram vendidos 76 mil 640 veículos em Santa Catarina, o que significa retração de menos sete vírgula nove por cento frente aos mesmos meses do ano passado, quando os emplacamentos somaram 83 mil 218. Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Mas como os preços de veículos novos e usados subiram, e as peças também, o setor automotivo como um todo teve alta de 35 por cento na receita nominal este ano até abril, segundo o IBGE. No primeiro semestre deste ano, os destaques positivos no Estado foram o segmento de motocicletas, que cresceu 22 por cento e o de ônibus, que avançou 66 por cento.

O número de casos suspeitos de estupro de vulnerável que chegaram ao conhecimento da Polícia Civil em Santa Catarina subiu 47 por cento nos últimos 10 anos. Em 2012, foram feitos mil e 800 boletins de ocorrência sobre o crime, enquanto, no ano passado, houve dois mil 647. Os registros foram aparecendo com maior frequência ao longo da década e atingiram um pico em 2018, com dois mil 772 boletins. Só neste ano, foram mil 298 casos, com dados até o último dia 29. Os números foram consolidados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina. A Polícia Civil destacou que as denúncias aumentaram porque houve um fortalecimento da rede e da conscientização da população.

Os estudantes de Guaraciaba que recebem Bolsa de Estudo estão convocados para palestra sobre Boas Práticas no Serviço de Alimentação. A programação acontece no dia três de agosto às 19 horas. A convocação é para os alunos que tiveram suas inscrições deferidas no Programa de Bolsa de Estudo que homologou as inscrições da parcela um para prestação de serviço voluntário. Os estudantes estão sendo convocados para participar da Palestra. Um comprovante de quatro horas de trabalho voluntário prestado será dado ao aluno. Para as inscrições, os alunos devem preencher o requerimento em anexo e enviar para o endereço eletrônico: [email protected] até o próximo dia 22. A inscrição somente será deferida quando o aluno receber e-mail de confirmação. As informações e anexos estão no site da prefeitura de Guaraciaba na aba Serviços ao Cidadão.

Ocorrerá nesta quarta-feira a segunda “Noite da Família” com palestra show a partir das 19 horas no pavilhão da comunidade em Princesa. A realização é da administração, Cras, Epagri e colégios. O tema da palestra será “Se Estamos Unidos, Tudo Faz Sentido”. A palestra ficará a cargo de um psicólogo. De acordo com a secretária de Educação ANGÉLICA NÓS, o objetivo do evento será proporcionar aos participantes um momento de descontração, confraternização e reflexão em família. É uma oportunidade para se reconectar com as ideias de família, educação, valores humanos e felicidade. Bem como, reconhecer quais as minhas responsabilidades enquanto pais ou cuidadores, a fim de promover uma atitude positiva em relação à vida escolar dos filhos. Na oportunidade Cresol e Sicoob estarão realizando a campanha do quilo de alimentos não perecíveis que serão doados para o hospital e o Cras. As doações não serão obrigatórias. A palestra terá uma duração de uma hora e meia aberta para a participação da comunidade.

A creche Nossa Senhora Aparecida de São José do Cedro está passando por melhorias promovidas pela secretaria de Educação. De acordo com a diretora ANDREIA LAND, os investimentos eram solicitados por alguns pais. O cercado foi reforçado. Segundo ela, o portão de entrada passou a ser eletrônico. Para ter acesso, será necessário acionar o interfone para ter o portão aberto. A previsão é que na semana que vem os trabalhos sejam totalmente concluídos. A creche também está recebendo melhorias no piso aonde vão os brinquedos. Conforme a diretora, o local recebeu a construção de uma base em concreto para posterior colocação da grama sintética e também do playground. Ela salientou que esse modelo de parquinho foi mais bem pensado na segurança das crianças. A creche não possui recesso de julho como as redes municipais e estaduais. 105 crianças estão matriculadas. ANDREIA destacou que o educandário possui poucas vagas no berçário.

A diretora da Casa Familiar Rural de São José do Cedro estará retornando amanhã de sua viagem à França. A viagem fez parte de um encontro internacional com objetivo de buscar novas informações e aprimorar atividades desempenhadas no município. Conforme OLÍVIA LUNKES, nos primeiros dias de intercâmbio foi visitado as Casas Familiares daquele país. Para ela, durante as visitas foi possível notar a diferença de investimentos por parte do governo de cada país. Por lá, as casas rurais são extremamente reconhecidas pelo governo nacional. Também foi possível perceber que lá é ofertado estudos do ensino fundamental até a formação dentro da casa familiar. De acordo com ela, foram firmados convênios para intercâmbios entre o Brasil e demais países. OLÍVIA esteve participando da prestação de contas dos investimentos do governo francês. A diretora salientou que a ideia é se reunir para implantar alguns projetos apresentados na França. O país foca na produção sustentável, por isso o Brasil possui muito a melhorar. Já outros pontos o Brasil está à frente.

A Cidasc está orientando sobre o controle da vespa-da-madeira bastante notada em regiões de áreas de reflorestamento em Santa Catarina. Conforme o engenheiro Agrônomo DIEGO MEDEIROS, aqueles que possuem florestas de pinos devem estar atentos quanto às vespas em toda a região. Este é o período certo para fazer a aplicação do controle biológico devido ao tempo hábil para esterilizar as fêmeas. Caso seja encontrada plantas amareladas, com respingo de resinas, principalmente em terras que não foi feito o uso de técnicas silviculturais para a prevenção, o agricultor deve procurar a Cidasc. Estima-se que a praga esteja presente em cerca de um milhão de hectares de povoamentos de pinus, localizados no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Em Santa Catarina, estas plantações se concentram no Meio-Oeste e na região dos Planaltos. Apesar de não haver uma área concentrada, o Extremo-Oeste possui áreas plantadas em pontos pela região. Por isso, vale o alerta para moradores desta localidade.

A vespa-da-madeira coloca ovos nos troncos das plantas de pinus, se transforma em uma larva, faz galerias nas árvores e depois se torna em uma mariposa. O ataque acontece nos meses das estações primavera e verão, porém no outono e no inverno é o período de desenvolvimento delas dentro dos troncos. O engenheiro Agrônomo DIEGO MEDEIROS, disse que a vespa-da-madeira ainda permanece sob controle em todo o território catarinense. Ele comentou que é notável que os produtores independentes façam o controle anual das vespas, sendo que Estado possui uma grande área pertencentes a eles. Santa Catarina tem um grupo de produtores que fazem reflorestamento, o que facilita o acompanhamento por parte dos órgãos de controle. A preocupação da Cidasc está em volta destes independentes por não haver um acompanhamento mais preciso. Contudo, MEDEIROS salientou que a Cidasc está desenvolvendo um projeto para ampliar a área de monitoramento em Santa Catarina.

A Epagri de Guarujá do Sul com a secretaria de Agricultura deslocou um grupo de produtores rurais até o município de Descanso para visitar a propriedade. Lá foram vistas práticas de conservação de solo, como a rotação de cultura, o uso de cobertura do solo durante o inverno, o manejo da cobertura com rolo faca e terraceamento em curva de nível para segurar a água da chuva na lavoura. O extensionista LEONIR DILLY, relatou sobre a opção do produtor por fazer apenas uma safra anual e não uma segunda safra como é comum em na região. Em um ano de estiagem prolongada, a produção que foi apresentada chegou a colher 210 sacas de milho por hectare. Guarujá do Sul lançará uma licitação para compra de um rolo acamador e estará à disposição dos produtores para ser usado em suas propriedades. O município tem o técnico que presta serviços de demarcação de terraços em curva de nível e tem uma política de incentivo com 60 por cento de desconto se as máquinas do município para fazer esse serviço.

Na última semana, o prefeito de Anchieta e presidente da Ameosc, IVAN CANCI, esteve em Florianópolis em debate sobre pautas municipais e regionais. O presidente esteve acompanhado de demais funcionários da Ameosc. Para o Extremo-Oeste, o presidente relatou que teve sete audiências com diversos departamentos da economia estadual com objetivo de discutir a implantação do projeto “Plantado Água”. Na avaliação dele, há boas expectativas quanto a arrecadação de recursos para execução deste projeto nos municípios associados à entidade. Foi discutido a vinda do presidente da Santur para conhecer roteiros turísticos da região e participar de uma reunião no dia 21 deste mês com objetivo de apresentar as demandas do turismo regional. Este encontro ocorrerá em Guaraciaba. Quanto ao município, o prefeito relatou que esteve em busca de ‘kits’ de transposição para instalar em áreas pelo município. Isso deve acontecer neste ano. Anchieta fará nos dias três e quatro de dezembro o primeiro Festival Gastronômico dos Milhos Crioulos.

Os vereadores da Câmara de Guarujá do Sul estão cientes dos transtornos que ocorrem no trecho rural usado para desvio de trânsito enquanto as obras da BR-163 acontecem. A declaração foi da vereadora SÔNIA ROSENBACH, no programa da Câmara de Guarujá do último sábado. Ela comentou que na comunidade da Pessegueiro onde reside alguns problemas estão sendo causados devido ao grande fluxo pelas vias rurais. A Linha Caravaggio também está na rota de desvio da 163. Para a vereadora, os motoristas devem manter a paciência e cuidados quanto ao transitar pelo trecho, além de buscar vias alternativas para o tráfego. A vereadora ainda destacou que este é um problema temporário enquanto ocorrem as melhorias na rodovia federal. SÓNIA também lembrou que na última sessão foi aprovado um projeto que trata sobre o parcelamento do solo. Outro projeto prevê a votação em aberto para a escolha da Mesa Diretora da Câmara. A bancada de oposição votou contra, causando empate, tendo o voto minerva do presidente e aprovado.

A Câmara de Vereadores de Princesa deverá aprovar em segunda votação o projeto de lei que prevê diminuir dos atuais 30 para 20 metros a faixa não edificante ao longo da rodovia estadual de acesso a cidade. O mesmo projeto prevê que terrenos de esquina devem ser de 300 metros quadrados. A afirmação foi do presidente em exercício CLAUDINEI MORSCH, durante o Enfoque Legislativo do último sábado. Segundo o vereador, essa metragem tem por objetivo manter um espaço adequado para possíveis intervenções a qual o Estado catarinense tenha interesse em fazer na ligação entre Princesa e São José do Cedro. O texto deverá ser apreciado em segunda votação hoje à noite quando ocorre a sessão ordinária da Câmara. Sobre a padronização dos lotes de esquina, o presidente em exercício salientou que atualmente o parcelamento de solo prevê que este tipo de lote tenha ao mínimo 360 metros quadrados. Mas na visão deles, é necessário diminuir para 300 metros quadrados. Nos demais terrenos a metragem é de 250 metros quadrados.

O presidente em exercício, vereador CLAUDINEI MORSCH, ainda relatou durante o Enfoque Legislativo que Câmara de Princesa recebeu do executivo o projeto de lei que trata sobre alteração do valor referente ao incentivo da emissão de notas fiscais. Esta alteração eleva para até 25 mil reais revertidos em prêmios que serão sorteados no final de ano aos consumidores que apresentarem a nota fiscal de compra feita no comércio local. Para participar, basta apresentar a nota e retirar os cupons dos sorteios. O presidente em exercício também destacou que o Legislativo recebeu o projeto solicitando a autorização do repasse de 13 mil reais ao Procon instalado em São José do Cedro, a qual Princesa possui um convênio. A Câmara entrará em recesso de julho a partir do dia 15 retornando apenas na primeira segunda-feira de agosto. Neste período, os vereadores ficarão à disposição do executivo quanto a uma possível reunião extraordinária para aprovação de algum projeto.

No Enfoque Legislativo, programa da Câmara de Vereadores de São José do Cedro, a Rádio Cedro recebeu o vice-presidente da Casa, o vereador CLÁUDIO WARTHA, que relatou sobre as sessões do Legislativo cedrense. O vice-presidente esteve avaliando sua passagem pela presidência em maio quando o presidente ENIO CAROSSI havia se afastado da Casa. O vereador ainda comentou sobre as mudanças que os encontros recentes estão tendo, em vista as longas sessões no início da legislatura. Para ele, isso aconteceu por causa da grande renovação da Câmara devido a novidade de legislar para novos vereadores. WARTHA salientou sobre o pedido feito pelo presidente da Casa quanto a instalação da clínica neonatal no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A Justiça condenou o Estado catarinense que deverá, em sete meses, instalar e colocar em funcionamento sete leitos de UTI neonatal. A moção tinha sido apresentada pelo presidente e seguida por demais colegas e encaminhada ao governo de Santa Catarina.

O vice-presidente, CLÁUDIO WARTHA, relatou no programa da Câmara de Vereadores sobre o debate levantado na Casa quanto ao pagamento de benefícios a alguns servidores da secretaria de Saúde. O vereador disse que não foi procurado por nenhum servidor que tivesse recebido valores adicionais ou por funcionários que não tivesse recebido. Ele acredita que isso não aconteceu por morar na área rural de São José do Cedro. Mas o vereador relatou que os seus colegas de bancada foram procurados sobre o suposto favorecimento para alguns servidores. O que causou desconforto aos demais funcionários do setor. Contudo, apesar de estar acompanhando o caso, ele afirmou que isso deverá ser discutido pelos vereadores que foram procurados quando a este direcionamento. CLÁUDIO também comentou sobre o projeto que acaba com a votação secreta de mensagens vetadas pelo executivo. Para o vice-presidente, nenhuma votação deveria ser secreta para que a população saiba como seu representante votou.

A prefeitura de São José do Cedro, através do setor de Obras, continua orientando os moradores cedrenses quanto ao IPTU. Durante o Jogo Aberto de sábado, o fiscal de Obras CASSIANO SCHNEIDER, comentou que atualmente existem o imposto territorial e predial, sendo um conforme a área e outro conforme a construção em cima do lote. Por isso, há vários fatores que levam em consideração para efetuar a cobrança do imposto, a exemplo, de um quiosque que possui o IPTU separado para evitar que a taxa seja ainda maior. O fiscal de Obras comentou sobre a importância dos cidadãos procurarem um engenheiro e arquiteto para fazerem uma vistoria devido às diversas regras em vigor. Além de ter o projeto aprovado pela prefeitura e do alvará que autoriza de fato a obra. Todos os anos são realizados levantamentos para verificar como estão as estruturas em São José do Cedro. Com atualização do georreferenciamento, os fiscais podem verificar as situações através de imagens capturadas de cima. O intuito é otimizar os serviços do setor.

Em São José do Cedro, depois da aprovação de um projeto de lei, algumas obras de até 20 metros quadrados não precisam de projeto. O fiscal de Obras CASSIANO SCHNEIDER, explicou que essas edificações não devem contar com pontos de água, a exemplo, de uma ala para guardar lenhas ou ferramentas. A estrutura pode ser em madeira e em alvenaria que não necessita do projeto, contudo o proprietário precisa informar o setor. Já na questão de demolição de obras, o fiscal salientou que é preciso informar a prefeitura antes do fechamento do Imposto. SCHNEIDER também relatou quanto às denúncias feitas por vizinhos podem ser realizadas junto ao setor, sendo que a identidade será preservada. Ele ainda citou que em caso de invasão de lotes a prefeitura não possui muito que fazer, por isso é orientado procurar meios judiciários. Mas o fiscal destacou que sempre é bom conversar para chegar a uma solução.

O Semae possui consumidores que estão pendentes há um ano quanto ao pagamento das faturas de água. Em outros casos chegam a dez meses sem pagar uma fatura em São José do Cedro. O diretor JAIR POSTAY, comentou que isso elevou valores que a autarquia tem o direito de receber dos seus consumidores. O Semae efetua o corte de água se o morador tiver duas faturas atrasadas. Como houve a pandemia da Covid-19, a empresa não pôde aplicar o corte do abastecimento dos pendentes. Também teve a troca do sistema de gestão pública que abrangeu o Semae, além dos problemas registrados quanto às leituras para emissão da conta. Todos esses cenários impossibilitaram o corte. Por isso, desde o início deste mês o Semae vem alertando para a regularização por parte daqueles que estão pendentes. Caso não haja a regularização dos consumidores, a autarquia poderá efetuar o corte do fornecimento de água a partir de agosto. Para que seja reativado o abastecimento, o pendente precisará negociar as contas em aberto.

As notificações começaram agora neste mês junto com as faturas emitidas pelos servidores do Semae. Conforme o diretor JAIR POSTAY, a notificação serve para que o consumidor busque contato com a empresa para verificar se de fato as contas estão em aberto. Ele salientou que muitas faturas podem ser quitadas, mas devido ao novo sistema ainda não foi dado baixa. Caso não compareça, o corte será efetuado no mês que vem. O diretor comentou que a população precisa compreender a situação do Semae e procurar atender aos pedidos realizados pela empresa evitando transtornos futuros aos consumidores. POSTAY afirmou que o restabelecimento da água acontecerá instante após haver a regularização das pendências. Segundo ele, não é a quantidade de pessoas devedoras, mas sim os valores em abertos que deixam de ser aplicados na melhoria do abastecimento de água dos moradores.

Uma mulher ficou ferida ao se envolver em um acidente com máquina agrícola na Linha Três Passos, área rural de Paraíso na tarde de ontem por volta das 17 horas e 30 minutos. De acordo com os bombeiros de São Miguel do Oeste, a mulher estava sendo transferida no carro da família quando os socorristas a encontraram no meio do caminho. De imediato feito o atendimento prévio e encaminhada para o Hospital Regional para novos procedimentos. Segundo os bombeiros, a mulher apresentava oscilações nos sinais vitais, além de estar inconsciente. Familiares prestaram os primeiros socorros.

Os bombeiros e a Polícia Militar atenderam um acidente de trânsito na Rua Oiapoc, Bairro Agostini em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 22 horas e 30 minutos de sábado. De acordo com informações obtidas pela reportagem, o condutor de uma motocicleta Titan, ao passar por uma lombada tentou empinar a moto causando a queda da caroneira, em seguida o homem fugiu. Aos militares a mulher contou que estava voltando de uma festa e que os dois estariam sem capacete. A mulher foi atendida pelos socorristas e encaminhada ao Hospital Regional para avaliação médica. A PM efetuou o Boletim de Ocorrências e identificou o motociclista. Ele vai responder por manobra proibida e por não prestar socorro à vítima.

Uma mulher ficou ferida em uma colisão contra carreta na tarde de sábado nas proximidades do trevo do Distrito de Idamar, na BR-163, em Dionísio Cerqueira. De acordo com os bombeiros, a mulher conduzia um veículo Gol de Barracão, Paraná, quando colidiu o carro contra uma carreta emplacada em Santa Rosa, Rio Grande do Sul. A motorista do carro de passeio foi levada ao hospital da cidade. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para realizar os procedimentos cabíveis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.