-IPCA SOBE ZERO VÍRGULA 46 POR CENTO EM MAIO COM FORTE ALTA DOS ALIMENTOS
-MAPA DO CONSUMO NO ESTADO SOBE PARA 370 BILHÕES E 800 MILHÕES DE REAIS
-CASAN VISTORIA CASAS PARA IMPLANTAR PROJETO ESGOTAMENTO SOBRE RODAS
-UNOESC ABRE BALCÃO DA CIDADANIA PARA PRESTAR INFORMAÇÕES JURIDICAS À POPULAÇÃO
-SÃO MIGUEL TEM QUASE 4 MIL MEIs, QUASE METADE DO TOTAL DE EMPRESAS CONSTITUÍDAS
-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRÊS PESSOAS SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS NO MUNICÍPIO
-CICLISTA MORRE AO CAIR DE PONTE DE QUATRO METROS DE ALTURA NA REGIÃO
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo cinco reais e 74 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
Um barco que transportava migrantes afundou na costa do Iêmen, deixando pelo menos 49 mortos e 140 desaparecidos. A informação é da Organização Internacional para as Migrações da ONU. O barco transportava cerca de 260 pessoas, a maioria da Somália e da Etiópia que faziam uma viagem de cerca de 320 quilómetros e afundou no Golfo de Áden. Entre os mortos estavam 31 mulheres e seis crianças. O Iêmen é uma das principais rotas para migrantes africanos que tentam chegar aos países do Golfo Pérsico para trabalhar.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou, nesta segunda-feira, uma resolução de cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. O texto foi proposto pelos Estados Unidos, que pediu ao Hamas que a aceite. O placar da votação foi de 14 votos a favor, zero contra e uma abstenção, da Rússia. Em uma primeira fase, o plano prevê os seguintes termos: cessar-fogo com duração de seis semanas; recuo das forças Israel das áreas densamente povoadas da Faixa de Gaza; libertação de certos reféns sequestrados durante o ataque do grupo terrorista Hamas e de prisioneiros palestinos detidos por Israel.
O Departamento de Justiça do Peru disse nesta segunda-feira que estendeu por 14 meses a prisão preventiva do ex-presidente PEDRO CASTILLO, que é acusado de rebelião, abuso de autoridade e perturbação da paz. CASTILLO foi afastado do cargo e preso após tentativa de dissolver o Congresso no final de 2022, desencadeando meses de protestos mortais que atingiram o setor de mineração no país rico em cobre. Atualmente, CASTILLO era filiado do Peru Livre e, como sindicalista, foi um dos líderes em uma greve de professores durante o governo de PEDRO PABLO KUCZYNSKI.
A Comissão de Indústria da Câmara dos Deputados deverá começar a analisar nesta terça-feira o projeto que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativo. O texto, enviado originalmente pelo governo, recebeu contribuições da categoria, de plataformas e de diversas entidades sociais. Para virar lei, a proposta terá que ser analisada pela Câmara e pelo Senado. Relator da proposta no colegiado, o deputado AUGUSTO COUTINHO manteve diversos pontos do texto original do governo e criticados pela categoria, como a remuneração mínima por hora e a contribuição previdenciária dos motoristas e das plataformas. Ele, porém, incluiu medidas que possibilitam ao condutor direcionar corridas com base em um valor mínimo por quilômetro rodado.
O percentual de famílias endividadas no Brasil subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu 78 vírgula oito por cento em maio deste ano. Em abril, a taxa era de 78 vírgula cinco enquanto que, em maio de 2023, a proporção de endividados era de 78 vírgula três. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Com o resultado de maio, divulgado pela CNC, o percentual de famílias com dívidas no país atingiu o maior patamar desde novembro de 2022. A pesquisa considera endividados aqueles que possuem qualquer dívida, ainda que ela não esteja em atraso, como, por exemplo, compras no cartão de crédito ou financiamentos.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, considerado a inflação oficial do país, mostra que os preços subiram zero vírgula 46 por cento em maio, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. A alta nos preços foi puxada, sobretudo, por um avanço no grupo de Alimentação e bebidas, que subiu zero vírgula 62 por cento na comparação com abril. Dentro do grupo, destaque para os tubérculos, raízes e legumes, principalmente a batata, que disparou 20 virgula 61 por cento em um mês. Segundo o IBGE, as maiores cheias da história que foram registradas no Rio Grande do Sul no mês passado já começam a mostrar seus impactos na economia brasileira, contribuindo para o avanço da inflação.
A pesquisa IPC Maps, que mostra o mapa do consumo de Santa Catarina para 2024, estima um potencial de 270 bilhões e 800 milhões de reais de gasto das famílias, uma alta nominal de 14 vírgula seis por cento frente ao ano anterior. Com isso, o Estado saltou da sétima para a sexta posição nacional este ano. A cidade com maior potencial de consumo é Florianópolis, com 36 bilhões e 900 milhões de reais e crescimento nominal de 17 vírgula dois por cento na comparação com 2023. No ranking das cidades de Santa Catarina, a exemplo de 2023, Joinville ficou em segundo lugar, seguida por Blumenau, São José e Itajaí. Chapecó tem o sexto maior potencial de consumo do estado.
No Dia D da Campanha de vacinação contra a poliomielite, indicada para prevenir a paralisia infantil, 36 mil 841 doses foram aplicadas em Santa Catarina. O público-alvo da ação foram crianças menores de 5 anos, não imunizadas ou com caderneta incompleta. Segundo a Diretoria de Vigilância Sanitária, até o momento, a cobertura vacinal está em 25 virgula dois por cento. O número está longe da meta de vacinar 95 por cento do público-alvo. A campanha pela vacina começou no dia 27 de maio e segue até o dia 14 de junho. Desde o início da vacinação, Santa Catarina já imunizou 106 mil 654 crianças.
O Dnit abriu um processo administrativo, na superintendência de Santa Catarina, para apurar o cumprimento de um contrato assinado no começo de 2023, para obras de reparos emergenciais em encostas da BR-282, na Grande Florianópolis. A Controladoria-Geral da União observou um superfaturamento de mais de três milhões e 300 mil reais na obra. Os trabalhos foram contratados depois que intensas chuvas que caíram sobre a região, em 2022, resultaram em várias quedas de barreiras e encostas no trecho da BR-282 entre Florianópolis e Rancho Queimado. Em nota, o DNIT afirmou que vai “prestar os devidos esclarecimentos com agilidade, eficiência e transparência”.
O prefeito de Descanso decretou luto de três dias pelo falecimento do ex-vereador MÁRIO PISSAIA, ocorrido na manhã desta terça-feira. Em homenagem e respeito, a bandeira do município ficará hasteada a meio mastro nas repartições públicas e órgãos oficiais da municipalidade por três dias. PISSAIA estava internado no hospital de Xanxerê e foi vitima de um infarto. Ele foi vereador entre 2017 a 2020. O velório será realizado hoje na Linha Cachoeirinha e o sepultamento será amanhã.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informa as três operações de PARE e SIGA na BR-163 serão mantidas até o dia 30 deste mês. De acordo com o Dnit, as intervenções de trânsito são necessárias para avançar com as obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. Um dos pontos fica em Guaraciaba. O pare e siga está em vigor durante o dia na entrada da pedreira oeste. Em São José do Cedro, o ponto de bloqueio parcial durante o dia fica próximo à Unoesc com tempo de espera de aproximadamente 30 minutos. O terceiro Pare e Siga está em Dionísio Cerqueira, durante 24 horas, próximo ao trevo de acesso ao Paraná com tempo de espera de aproximadamente 30 minutos.
A Unoesc São Miguel do Oeste está lançando o projeto "Balcão da Cidadania". A iniciativa, desenvolvida pelo Curso de Direito, tem como objetivo prestar informações e assessoria jurídica gratuita para pessoas de baixa renda que estão em situação de vulnerabilidade social nos municípios da região. De acordo com o coordenador do curso, PETERSON SCHAEDLER, o projeto visa contribuir para a efetivação dos Direitos Fundamentais dos moradores. Nesse projeto, as pessoas terão acesso e vão receber informações que dizem respeito ao dia-a-dia da população, como por exemplo, regulamentação de divórcio, dissolução de união estável, partilha de bens, alimentos, guarda de menores, negócios jurídicos de bens móveis e imóveis, Direito do Consumidor Direito, do Trabalho e Direito Previdenciário.
Os serviços do Balcão da Cidadania serão realizados pelos estudantes bolsistas do Programa Universidade Gratuita e do Uniedu sob a supervisão de professores e da Coordenação do Curso de Direito. A informação é do coordenador do curso, PETERSON SCHAEDLER. Ele explicou que a iniciativa amplia a formação dos acadêmicos de Direito e beneficia diretamente a população que, muitas vezes, não tem acesso a esse tipo de informação. Os atendimentos jurídicos serão realizados no campus da Unoesc, na Rua Oiapoc, Bairro Agostini. O serviço será prestados às sextas-feiras, durante os períodos à tarde e à noite e aos sábados pela manhã. Os atendimentos deverão ser agendamentos pelo telefone 3631-1055.
A Administração de São Miguel do Oeste, lançou nesta segunda-feira, o Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Estagiários, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina. As inscrições estão abertas e podem ser realizada até o dia primeiro de julho no site www.cieesc.org.br, de forma gratuita. Estão abertas vagas de estágio para ensino médio e superior para os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social. O edital, na íntegra, pode ser acessado no site do Município www.saomiguel.sc.gov.br.
Mais de 20 produtores de leite participaram de uma capacitação na última sexta-feira em Bandeirante. O evento foi realizado pela Epagri, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, com o tema “Nutrição rentável das vacas leiteiras". O curso iniciou ainda durante a manhã, na Câmara de Vereadores, com a palestra do engenheiro agrônomo e extensionista Rural da Epagri, JONAS RAMON. Já a tarde foram realizadas atividades práticas em uma propriedade rural na Linha Novo Encantado. De acordo com o extensionista rural da Epagri de Bandeirante, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA, o evento foi bom em participação e conteúdo, pois as famílias saíram satisfeitas com o aprendizado sobre como fazer uma dieta alimentar, diminuir custos com a alimentação dos animais e assim produzir mais leite e obter mais renda.
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento vai realizar, nesta semana, vistorias nas residências do município de Descanso para avaliar o acesso ao sistema de fossas. As inspeções estão programadas para quinta e sexta-feira em imóveis da Avenida Ladislava Poletto e regiões próximas à Rua Santo Stanislau, Tomas Koproski e a saída para Linha Pratinha. O objetivo das vistorias é preparar o serviço de coleta de esgoto que será oferecido pela primeira vez aos moradores de Descanso. Este serviço garantirá a limpeza periódica das fossas sépticas e faz parte do projeto "Esgotamento Sobre Rodas" que esta sendo executado no município. O lodo será levado para uma estação de tratamento está sendo construída em Descanso.
O município de Descanso foi escolhido para receber o projeto piloto do programa "Esgotamento Sobre Rodas". A CASAN busca avançar na coleta e tratamento de esgoto, considerando a baixa densidade populacional da maioria dos municípios onde opera. Das 194 cidades atendidas pelo Sistema CASAN, 140 têm até 15 mil habitantes, tornando inviável a implantação de longas redes e grandes estações de tratamento de esgoto. A estratégia da CASAN envolve parcerias com prefeituras e empresas de caminhão limpa-fossa para a coleta de lodo e limpeza periódica das fossas sépticas. As vistorias em Descanso avaliarão a viabilidade da chegada dos caminhões limpa-fossa para a retirada do lodo, que será encaminhado para tratamento na unidade em construção no município.
São Miguel do Oeste tem quase quatro mil micro empreendedores individuais. Essa quantidade representa quase a metade das pouco mais de oito mil empresas constituídas na cidade. Os dados são da Junta Comercial. De acordo com o órgão, o total de empresas no município com Alvará Definitivo e Provisório é de oito mil 191. O número de MEIs chega a três mil e 800. O Microempreendedor Individual é aquele que trabalha por conta própria, tem registro de pequeno empresário e exerce umas das mais de 400 modalidades de serviços, comércio ou indústria. A figura do MEI surgiu em 2008 e entrou em vigor no ano seguinte. De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, o país conta com 15 milhões e 500 mil microempreendedores individuais.
O número de micro empreendedores individuais vem crescendo em São Miguel do Oeste e em todo o estado. A afirmação é da Gestora de atendimento do MEI e das Salas do Empreendedor do Sebrae de SC, ALINE PEREIRA. Ela disse que o aumento de MEIs se deve a uma série de fatores, entre eles, a facilidade de constituir a empresa. Em Santa Catarina, o número de micro empreendedores individuais é de aproximadamente 740 mil, 615 mil deles em atividade. Dados do IBGE apontam que o crescimento de MEIs no estado foi de aproximadamente 20 por cento entre 2022 e 2023. ALINE citou que os MEIs tem uma contribuição importante para a economia, além de representar uma forma de inclusão social.
A campanha “Coopera Rio Grande do Sul” arrecadou cinco toneladas de doações. A ação, organizada pelo Núcleo das Cooperativas da Acismo, foi realizada nos supermercados da cidade. A iniciativa arrecadou alimentos e materiais de higiene e limpeza. Os materiais foram selecionados ontem à tarde. A informação é de um dos coordenadores do "Coopera Rio Grande do Sul", DIOGO WIEKZOREK. A avaliação da equipe é de que a campanha superou a expectativa. Ele explicou que a Organização da Cooperativas do Rio Grande do Sul vai receber as doações, separar os itens e montar as cestas básicas que serão levadas para as famílias atingidas pelas cheias.
Um motociclista foi flagrado a 173 quilômetros por hora no final de semana na SC 163. O foi registrado durante uma operação de fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual entre os municípios de Iporã do Oeste e Itapiranga. No local, o limite de velocidade é de 80 quilômetros por hora. Durante os dois dias da operação, foram montadas barreiras e feitas abordagens dos motoristas com o objetivo de promover a segurança no trânsito. 61 motoristas foram autuados por excesso de velocidade. Além disso, dez condutores foram penalizados por realizar ultrapassagens em locais proibidos, muitas vezes também em alta velocidade. A operação aconteceu sábado e domingo.
Duas casas foram destruídas em um incêndio nesta segunda-feira em São Lourenço do Oeste. O fogo iniciou por volta das dez e 15 da noite na rua rua Saldanha da Gama e atingiu duas casas de madeira. Quando os bombeiros chegaram no local, as duas construções estavam completamente tomadas pelo fogo, em fase de desenvolvimento completo. As equipes controlaram as chamas e resfriaram outras duas edificações próximas para evitar que fossem atingidas pelo fogo. Uma das casas destruídas tinha 35 metros quadrados e a outra, 30 metros. Foram consumidos aproximadamente 14 mil litros de água durante o combate as chamas. Ninguém ficou ferido e o local foi isolado para investigação das causas do incêndio.
Um homem ficou ferido ao ser atingido por um deslizamento de terra nesta segunda-feira no interior do município de Riqueza. De acordo com o relato de familiares, um homem de 57 anos estava acompanhando o filho em um trabalho na propriedade quando um barranco caiu sobre o homem. Ele sofreu fortes dores, especialmente na pelve e nos braços. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado pelo Corpo de Bombeiros para a Associação hospitalar de Mondaí.
Um Corsa foi recuperado cerca de 12 horas depois de ser furtado em São Miguel do Oeste. O carro foi furtado por volta das oito e meia da noite de ontem na rua 22 de Abril, no Bairro São Luiz. O veículo estava estacionado na frente da residência do proprietário. O Corsa foi encontrado abandonado no começo da manhã de hoje na
Rua Florianópolis, na saída para Linha Emboaba. O proprietário foi até o local onde o carro foi encontrado e constatou que diversas ferramentas, que estavam no porta-malas, foram levadas. Ele percebeu a falta de uma lixadeira, máquina de corte, martelo entre outras. O veículo foi removido ao pátio da polícia para perícia.
Uma mulher foi atropelada após tentar atravessar a Rua São Cristóvão fora da faixa de pedestres no final da tarde de ontem. O acidente aconteceu por volta das seis e 10 no Bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste. Quando o SAMU chegou no local, encontrou a vítima caída, com suspeita de fratura em um dos braços e dores em uma das pernas. Ela foi imobilizada, com apoio da equipe do Corpo de Bombeiros, e encaminhada ao Hospital Regional. A condutora do veículo não se feriu e permaneceu no local durante o atendimento da vítima.
Três pessoas foram presas por Tráfico de Drogas, Associação para o Tráfico e porte ilegal de arma de fogo nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste Por volta das 11 emeia da noite, uma guarnição da PM se deparou com uma movimentação de veículos na frente nas proximidades de um local conhecido por ser um ponto de venda de drogas na rua Guanabara, no Bairro São Luiz. Os policiais abordaram um dos veículos e os ocupantes informaram que estavam indo para Romelândia. Mais tarde, esse mesmo carro foi abordado pela PM em Romelândia e os policiais encontraram uma porção de cocaína. Eles confirmaram que compraram a droga no bairro São Luiz. A guarnição de São Miguel foi até a casa indicada e encontrou um revolver calibre 38 com dez munições, além de aproximadamente 200 gramas de cocaína, 430 gramas de maconha, mais de mil reais em dinheiro e uma balança de precisão. Dois homens e uma mulher que estavam na residência foram presos e levados para a delegacia.
Um homem morreu ao cair de uma ponte no interior do município de Princesa. De acordo com a Polícia Militar, um morador da localidade avistou uma bicicleta e uma pessoa caída em um córrego. Ele avisou a PM que foi até local. A suspeita é de que o homem tenha caída da ponte que tem aproximadamente quatro metros de altura. Ao chegar no local, a guarnição da Polícia Militar constatou que o homem estava com a parte superior do corpo submersa na água, ao lado de uma bicicleta, já apresentando rigidez cadavérica. Diante dos fatos, a guarnição acionou o plantão da Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias. As circunstancias da morte serão apuradas pela Polícia Civil.