-RENDIMENTO MÉDIO MENSAL DO BRASILEIRO TEM O MENOR VALOR EM DEZ ANOS
-GOVERNO ANUNCIA ABERTURA DE 114 LEITOS HOSPITALARES EM 90 DIAS
-CRAS DE IPORÃ DO OESTE DISPONIBILIZA OFICINA DE DANÇAS
-BELMONTE AVANÇA NO CALÇAMENTO DE RUAS DA CIDADE
-DESCANSO VAI REALIZAR MAIS UMA RECOLHA DE LIXO NO INTERIOR
-TUNÁPOLIS MANTÉM PROGRAMAS DE AUXÍLIO AOS AGRICULTORES
-DONOS DE BOATE SÃO PRESOS POR VENDER BEBIDA ALCOÓLICA PARA MENOR
-HOMEM FICA FERIDO EM SAÍDA DE PISTA SEGUIDA DE QUEDA EM RIBANCEIRA
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 11 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Preocupada com sua segurança após a invasão russa da Ucrânia, a Finlândia reforçará sua fronteira com a Rússia com cercas. O anúncio foi feito pelo Ministério do Interior nesta sexta-feira. Diante do temor de que Moscou possa usar imigrantes para exercer pressão política, o governo finlandês prepara modificações legislativas para facilitar a construção de cercas mais fortes em sua fronteira de mil e 300 quilômetros com a Rússia. A Finlândia apresentou recentemente, sua candidatura para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte e a Rússia advertiu que a adesão seria "um erro grave com consequências de longo alcance".
A inflação nos Estados Unidos voltou a ganhar força em maio, de acordo com o índice de preços ao consumidor CPI, que atingiu oito vírgula seis por cento em 12 meses, o maior resultado desde dezembro de 1981, segundo os dados do Departamento do Trabalho divulgados nesta sexta-feira. Na comparação com o mês de abril, o aumento de preços foi de um por cento, enquanto entre março e abril, a alta foi de zero vírgula três por cento. O resultado superou as previsões dos analistas. Os setores com maior aumento de preços foram gasolina, habitação, passagens de avião e veículos.
A ex-presidente interina da Bolívia, JEANINE AÑEZ, foi condenada nesta sexta-feira, a 10 anos de prisão, acusada de ter realizado um golpe contra seu antecessor, o esquerdista EVO MORALES, em 2019. O Tribunal de Primeira Instância de La Paz anunciou sua decisão sobre a "sentença de condenação" de 10 anos, a ser cumprida em uma prisão feminina em La Paz. A decisão foi tomada três anos após o início do julgamento e 15 meses após a prisão preventiva da ex-presidente. A ex-presidente foi condenada por descumprimento de deveres e resoluções contrárias à Constituição e às leis.
Presidente da República em exercício, RODRIGO PACHECO confirmou nesta sexta-feira, a votação do projeto de lei que fixa um teto para a cobrança de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natural e transporte coletivo na próxima segunda-feira, apesar de admitir que a matéria não tem consenso na Casa. A matéria em questão é alvo de muitos questionamentos por parte dos estados, que apontam que o texto, como foi aprovado na Câmara, significaria uma perda de arrecadação na ordem de 100 bilhões. As unidades da federação demandavam um dispositivo de compensação imediata de perdas, valendo a partir deste ano. O pedido foi atendido parcialmente pelo relator da matéria, FERNANDO BEZERRA, que leu o parecer em plenário na última quinta-feira.
Por três votos a dois, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira no plenário virtual, restaurar a cassação do mandato do deputado federal, VALDEVAN NOVENTA, do PL do Sergipe. Ele tinha sido cassado em março por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral, por abuso de poder econômico e compra de votos na eleição de 2018. Mas teve o mandato restituído na semana passada, por decisão individual do ministro, KASSIO NUNES MARQUES, que suspendeu a sentença do TSE. O caso foi parar na Segunda Turma, formada por cinco ministros, porque MARQUES entendeu que a competência para rever a decisão individual seria da turma, conforme o regimento do STF.
O rendimento médio mensal dos brasileiros caiu em 2021 para o menor valor em dez anos: mil 353 reais, cerca de 100 reais abaixo do que era em 2020. A proporção de pessoas que têm algum renda também recuou para 59 vírgula oito por cento, outro recorde negativo da série histórica. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. A queda no rendimento ocorreu em todas as regiões do Brasil, mas foi mais acentuada no Nordeste, que também teve o menor valor: 843 reais mensais. Outra redução registrada, de seis vírgula um por cento, foi na renda média recebida por trabalhos, que ficou em dois mil 476.
61 pessoas já foram vítimas da dengue no estado e, além disso, outros 20 casos estão em investigação. De acordo com os dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta sexta-feira, 64 cidades atingiram o nível de epidemia e 130 municípios foram considerados infestados, número que representa 44 por cento do território catarinense. Segundo a Secretaria de Saúde, há 46 mil 589 focos do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina e 59 mil 323 casos da doença foram confirmados em todo o Estado. Os municípios com maior incidência da doença são Joinville, com oito mil 525 casos e Chapecó com cinco mil 797.
O governo de Santa Catarina afirma ter previsão de ativar 114 novos leitos hospitalares em resposta à crise de superlotação da rede de saúde no Estado. O estado afirma que isso deve ocorrer gradativamente em até 90 dias. Segundo a secretaria de saúde, do total, 82 leitos serão dedicados às crianças. O governo estadual diz que a ativação dos leitos será custeada por parte dos 40 milhões previstos em um recente pacote de ações. Ele está atrelado ao decreto de situação de emergência em vigor no Estado desde a última sexta, por conta do surto de doenças respiratórias e de dengue em Santa Catarina. Os novos leitos serão abertos em Florianópolis, São José, Rio do Sul, Itajaí, Brusque, Joinville, Curitibanos, Lages, Araranguá e Criciúma.
Em 2021, o Valor de Produção Agropecuária de Santa Catarina foi o maior da história: ficou em 55 bilhões e 800 milhões, superando em 36 vírgula quatro por cento o recorde alcançado em 2020, que foi de 40,9 bilhões. Outro recorde registrado no agronegócio catarinense foi nas exportações: seis bilhões e 900 milhões de dólares, superando em 21 por cento o número de 2020 e em quase 10 por cento os seis bilhões e 300 milhões de 2018, recorde até então. Esses e outros números fazem parte da edição da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, publicação anual da EpagriCepa publicada nesta semana.
O tempo instável provocado pela chegada do inverno está fazendo com que as doações de sangue tenham uma redução na comparação com outras épocas do ano. A informação é da diretora do Hemosc de Chapecó, SANDRA SURDI. De acordo com o site do Hemocentro, das oito tipagens sanguíneas existentes, ao menos três estão com estoque reduzido, sendo os tipos: A positivo, B negativo e O positivo. Já as demais estão com níveis adequados. Conforme a profissional, é fundamental que os doadores compareçam à unidade e façam a doação, visando que todos os níveis fiquem estáveis e que haja material suficiente para atender toda a grande região Oeste e Extremo Oeste catarinense.
Os interessados em doar sangue precisam estar com a saúde em perfeitas condições e não estarem resfriados. A declaração é da diretora do Hemosc de Chapecó, SANDRA SURDI. Segundo ela, os doadores também precisam ter peso mínimo de 50 quilos e possuírem entre 18 e 69 anos. No caso de menores de idade, a orientação é que eles estejam acompanhados de um responsável na hora da doação. Ela destaca que a idade limite para a primeira doação é 60 anos. Já para quem é doador há mais tempo, a idade máxima permitida é de 69 anos.
As pessoas que tenham interesse em doar sangue devem agendar o procedimento no site do Hemosc. A orientação é da diretora do Hemocentro de Chapecó, SANDRA SURDI. O endereço eletrônico é o www.hemosc.org.br. Outra opção é através dos números 3700-6410 e 3700-6401. Ela pontua que uma terceira possibilidade é buscar as secretarias de Saúde de cada município e se cadastrar, para que quando haja um índice expressivo de doadores, todos possam doar no mesmo dia, facilitando e proporcionando uma economia para os interessados. SANDRA SURDI cita que esse é um procedimento padrão e que ocorre em vários municípios da região que são atendidos pelo Hemosc de Chapecó.
Tunápolis já pagou 770 mil reais em incentivos à produção agrícola neste ano. Município mantém diversos programas de auxílio aos agricultores. A informação é da Secretária da Agricultura de Tunápolis, DIRCELEI ARENHARDT. De acordo com ele em apenas cinco meses o município já pagou 770 mil reais aos produtores rurais como forma de incentivo à produção agrícola. O maior volume de recursos é destinado ao Bônus Agrícola que valoriza a movimentação financeira no bloco de produtor rural. O município mantém ainda diversos programas de subsídios com entrega de nitrogênio, auxílios que prosseguem durante todo o ano como a certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose, apoio a construções de instalações para os animais DIRCELEI também destaca que alguns benefícios dependem da movimentação econômica de acordo com o bloco de produtor rural.
A Secretária da Agricultura de Tunápolis lembra que foram feitas alterações em leis de incentivo que permitem ampliar a contribuição do município aos agricultores. DIRCELEI lembra que a estiagem motivou ações diferenciadas no início do ano e com isso os agricultores tiveram maior apoio em diferentes programas. A Secretaria da Agricultura vai ampliar atividades com as escolas em projetos com os alunos no plantio de mudas de árvores nativas. De acordo com DIRCELEI ARENHARDT, Tunápolis segue com a parceria envolvendo escolas, Epagri e Sicoob para o plantio de árvores nativas nas propriedades envolvendo alunos do ensino médio. Estão sendo elaboradas atividades com alunos do ensino fundamental para iniciar nos próximos dias.
Santa Helena concentra trabalhos de máquinas na melhoria das estradas do interior. Nesta semana, também foi dada atenção especial para o cascalhamento nos arredores do ginásio de Quadro Santo Antônio, onde será realizada a festa da padroeira neste domingo. O secretário de obras do município, ODIRLEI KLEIN, avalia que os trabalhos foram necessários para minimizar problemas com o barro por causa da alta umidade no solo nas últimas semanas. Ele observa que existem muitos pedidos de serviços de máquinas feitos pelos agricultores, mas que a prioridade no momento são as estradas, pois as fortes chuvas recentes causaram muitos problemas que precisam ser resolvidos com cascalhamentos, abertura de sarjetas e melhorias em pontilhões.
Secretário pede a compreensão dos munícipes. ODIRLEI KLEIN afirma que todos serão atendidos com os serviços particulares de máquinas na medida do possível. De acordo com ele, na próxima semana com a previsão de tempo bom, as máquinas da secretaria de obras vão trabalhar entre a Linha Cantina e a cidade de Santa Helena, pois esse trecho não foi concluído com as chuvas dos últimos dias. Depois será dado sequência às obras na localidade de 20 colônias, com rompimento de lajes e alargamento das vias. Problemas frequentes com uma patrola e um rolo compactador acabam atrasando as obras. O objetivo da secretaria é desenvolver um trabalho completo nas estradas, para tornar a manutenção mais duradoura e resistente às fortes chuvas.
Descanso vai realizar mais uma recolha de lixo no interior. Ação será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com o secretário, ROBSON ZAPANNI, a recolha de materiais sólidos e recicláveis acontecerá no fim do mês, em parceria com a Epagri. O objetivo é de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos agricultores. A ação acontece desde 2017 no município e é realizada duas vezes por ano. A primeira campanha deste ano começará no dia 27 de junho com término em oito de julho, seguindo um roteiro determinado em todas as comunidades. Dentre os materiais recolhidos, ZAPANNI cita itens como lonas, ferros, arames, alumínios, plásticos e outros materiais que podem ser reciclados. O secretário orienta para que os materiais sejam depositados ensacados nas margens das estradas ou nos centros comunitários para facilitar o carregamento e evitar que se espalhem no ambiente.
CRAS de Iporã do Oeste disponibiliza oficina de danças. Atividade faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. De acordo com o orientador social, MICHEL ARTHUR COLLING, o objetivo é de prevenir situações de risco social, com foco em relações e construção de vínculos. Serão trabalhadas coreografias de músicas diversas com critérios especiais, observando as letras e a coreografia e respeitando as fases de desenvolvimento de cada faixa etária. O orientador pontua que as inscrições estão abertas, com vagas para crianças e adolescentes de sete à 17 anos e para mulheres com idades entre 18 e 59 anos. Os interessados devem se inscrever diretamente no CRAS e no caso das crianças e adolescentes, deverá ser feita por um responsável. É indispensável a apresentação dos documentos pessoas e do registro no Cadastro Único. Caso o interessado não possua o registro, poderá fazê-lo na Assistência Social, junto à Prefeitura de Iporã do Oeste.
A Associação de Amigos dos Animais e da Natureza de Iporã do Oeste realiza mais uma edição da tradicional galinhada. O objetivo é de arrecadar recursos para o custeio das atividades da ONG. De acordo com a coordenadora, JOANA REICHERT, neste ano a galinhada voltou a ser realizada de forma presencial, diante da situação menos preocupante da pandemia na região. O almoço com arroz colonial, frango caipira e acompanhamentos de pão caseiro e saladas está sendo servido nas dependências do CTG Herança Pampiana. JOANA enaltece que esse não é apenas mais um almoço, mas uma importante ação para custear as despesas para o amparo dos animais abandonados ou em situação de maus tratos no município.
JOANA REICHERT observa que uma das vantagens de Iporã do Oeste possuir a ONG ASANIO, é que dificilmente são vistos animais abandonados nas ruas e quando isso acontece, a ONG é acionada para intermediar a situação. A coordenadora destaca que o grupo de voluntários é pequeno, mas realiza um trabalho muito importante para as causas animais e para preservação da natureza. Atualmente o canil da ONG atende cerca de 12 animais que foram resgatados das mais diversas situações. JOANA pede que as pessoas cuidem de seus animais fornecendo condições dignas de vida para eles, pois a estrutura física e os recursos da ONG são insuficientes para atender toda a demanda.
Belmonte avança no calçamento de ruas da cidade. Desta vez, a rua contemplada com a pavimentação por pedras irregulares foi a Manuel Ribas. De acordo com o diretor do Departamento de Transportes e Obras do município, LENOIR KOSLOSKI, os trabalhos nesta rua começaram na quinta-feira com aberturas para colocação de tubulações e bocas de lobo para drenagem pluvial. Posteriormente será feita a terraplanagem para a colocação das pedras. O diretor observa que o ritmo das obras não tem fluído conforme o esperado, diante das condições desfavoráveis do clima nas últimas semanas com excesso de chuva. KOSLOSKI enfatiza que pelo menos 24 quadras serão contempladas com calçamento até o fim do ano, o que representará 87 por cento das vias urbanas de Belmonte.
Empresa vencedora da licitação e executora da obra realiza bom trabalho em Belmonte. Imperial Empreendimentos possui boa avaliação do diretor de transportes e obras. Ele destaca que a empresa tem realizado um bom trabalho e tenta cumprir os prazos de entrega das obras. LENOIR KOSLOSKI se mostra confiante para o avanço das obras de pavimentação e também de melhoria nas estradas do interior que foram muito danificadas pelas chuvas torrenciais das últimas semanas. A previsão de tempo bom nos próximos dias deve permitir a intensificação das ações, pois de acordo com o diretor, os serviços de máquinas não podem ser feitos com qualidade quando existe excesso de umidade no solo. Ele cita também a necessidade de recolocar tubulações levadas pelas enxurradas para dar condições seguras de trafegabilidade e escoamento da produção agrícola.
Duas operações de explosão de rochas estão marcadas para ocorrer neste domingo na BR-163, nos municípios de Guaraciaba e Guarujá do Sul. O primeiro trabalho será na Linha Daltro Filho, em Guaraciaba, nas proximidades do trevo de acesso a Anchieta. Este trabalho causará a interdição total da rodovia. O DNIT programou o serviço para às 12 horas. Já às 14 horas, quando ocorrerá a segunda detonação, o trânsito será interrompido próximo à Linha São Francisco, em Guarujá do Sul. Em ambos os casos, o tempo estimado de duração para o desmonte e limpeza completa da pista é de duas horas, podendo ser realizado em menor tempo. Em caso de chuva ou outras condições climáticas desfavoráveis, a operação pode ser adiada. Além das operações, a rodovia segue com o sistema ‘pare e siga’ e desvio pela via marginal, em São José do Cedro, devido à concretagem da pista principal.
A Polícia Civil, através de policiais lotados na Diretoria de Fronteira, encerrou mais uma etapa da Operação Hórus no município de Paraíso e de apoio operacional aos municípios que compõe a região da Delegacia Regional de São Miguel do Oeste. A Delegada responsável, JOELMA ALBERTON, destaca que na etapa de Paraíso, nos dez dias de operação, foram cumpridos cerca de sete ordens judiciais de busca e apreensão que resultaram em uma arma de fogo apreendida, 30 quilos de maconha subtraídos e uma prisão em flagrante delito. A delegada enaltece outras atividades de inteligência e de investigação criminal, que seguem subsidiando novos elementos de prova para ações futuras. A Operação Hórus está no âmbito do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas e é uma ação integrada das forças de segurança pública no combate ao crime organizado e repressão aos delitos transnacionais.
Uma adolescente de 16 anos foi flagrada em visível estado de embriaguez por volta das 03 horas deste sábado, na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, a guarnição em rondas avistou a menor, acompanhada de dois jovens maiores de idade. Ao realizar a abordagem, um dos jovens se posicionou como responsável pela menor. Ele contou aos policiais que a menor é sua irmã e que estava com ele em uma boate localizada as margens da BR-282 e que ela teria ingerido bebida alcoólica no local. Os policiais se deslocaram até a referida boate e conversaram com a chefe da segurança e o proprietário do local. Eles negaram que a menor teria ingerido bebida alcóolica dentro do estabelecimento. Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para registro do flagrante. O delegado plantonista prendeu os responsáveis pela boate, bem como o irmão da menor, arbitrando fiança aos envolvidos, para que respondam em liberdade. A menor foi encaminhada para atendimento médico. A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso vai investigar o caso.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam uma saída de pista seguida de queda em ribanceira por volta das 15h30 desta sexta-feira, na SC-492 entre São Miguel do Oeste e Bandeirante. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor da camionete S-10 de São Miguel do Oeste, perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu em uma ribanceira de aproximadamente quatro metros. Quando o socorro chegou, ele já estava fora do veículo. O homem apresentava escoriações e se queixava de dores nas costas. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional.