-ANVISA AUTORIZA USO DA PFIZER PARA ADOLESCENTES NO BRASIL
-TCE COBRA ESTADO SOBRE ESTOQUE DE MEDICAMENTOS DO KIT INTUBAÇÃO
-VEREADORES APROVAM CRIAÇÃO DA SEMANA DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
-SÃO MIGUEL DO OESTE RECEBE 510 DOSES DA VACINA DA PFIZER
-MÉDIA MÓVEL DE CASOS DE COVID AUMENTA 35 POR CENTO EM DUAS SEMANAS
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMENS SUSPEITOS DE ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO
-COLISÃO ENTRE CARRETAS DEIXA MOTORISTA FERIDO NA BR 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A reorganização de um mundo abalado pela pandemia de Covid-19 será a pauta determinante do encontro do G7 deste ano que começa nesta sexta e vai até domingo no Reino Unido. O evento também é cercado pela expectativa da primeira participação de JOE BIDEN como presidente dos Estados Unidos, em sua primeira viagem internacional no cargo. Além dos Estados Unidos e do Reino Unido, também compõem o Grupo dos Sete Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão. Este ano, foram convidados a participar da cúpula Austrália, Índia, África do Sul e Coreia e do Sul.
Os líderes do G7 vão se comprometer a distribuir ao menos um bilhão de doses de vacinas contra a Covid-19 pelo mundo, principalmente aos países mais pobres, para acabar com a pandemia do coronavírus até 2022. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo primeiro-ministro do Reino Unido, BORIS JOHNSON, que recebe a partir desta sexta os chefes de governo das outras nações integrantes do grupo. A ideia, segundo o governo britânico, é que os países integrantes do G7 compartilhem, financiem e estabeleçam um plano para ampliar a produção de vacinas contra o coronavírus. Além do Reino Unido, integram o bloco Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos.
O governo do Chile anunciou nesta quinta-feira que colocará a região metropolitana da capital Santiago e outras partes do país novamente em lockdown, devido à piora no número de novos casos diários de coronavírus.
A medida começa a valer no sábado e as restrições são severas: bares e restaurantes não poderão atender clientes e escolas não terão aulas presenciais. Dados da Universidade Johns Hopkins, instituição americana que monitora a pandemia pelo mundo, mostram que o Chile registra uma média móvel de cerca de sete mil novos casos por dia e 100 mortes por Covid-19 diariamente.
A Procuradoria-Geral da República defendeu, em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal que o tribunal rejeite a ação apresentada por governadores de estados para barrar a convocação à CPI da Covid. Em parecer à Corte, a PGR propôs também que o tribunal reconheça a possibilidade de convocar chefes de governos locais quando o tema do requerimento tiver relação com esclarecimentos sobre o recebimento de recursos federais.Segundo o procurador-geral AUGUSTO ARAS, os governos não atuam na esfera própria de autonomia quando são responsáveis por administrar recursos repassados pela União. Ele entende que a convocação dos governadores para prestar depoimento sobre a utilização de recursos federais, a CPI não causa nenhum desequilíbrio federativo.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que pediu ao ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, um "parecer" para desobrigar o uso de máscaras por quem estiver vacinado contra a Covid ou por quem já tiver contraído a doença. O ministro informou ter recebido do presidente o pedido de um estudo sobre as máscaras. BOLSONARO deu a declaração no Palácio do Planalto, ao discursar durante solenidade de lançamento de programas do Ministério do Turismo. Depois de participar do evento no Planalto, o presidente fez uma transmissão ao vivo em uma rede social e voltou a falar no assunto. Ele disse que não impôs 'nada' ao ministro da Saúde, mas que pediu o estudo sobre as pessoas poderem transitar sem máscara.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta sexta-feira, o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em adolescentes a partir dos 12 anos de idade no Brasil. Agora, a bula da vacina no país passará a indicar esta nova faixa etária; antes, ela só podia ser aplicada em adolescentes a partir dos 16 anos. A vacina é a única que pode ser aplicadas em menores de 18 anos no Brasil. Segundo a Anvisa, a ampliação da idade em adolescentes foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.
Com taxa de ocupação de 97 por cento em leitos de unidade de terapia intensiva adulto nos hospitais, Santa Catarina tem atualmente 57 pacientes com Covid-19 na fila de espera por leito de UTI especializado. Segundo dados do governo estadual divulgados na noite desta quinta-feira, a ocupação geral, se considerada leitos de UTI adultos, pediátricos e neonatal é de 95 vírgula dois por cento. Dos mil 508 leitos para adultos, mil 467 estão ocupados no estado, sendo 968 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus Também nesta quinta-feira o estado ultrapassou 15 mil e 800 mortes por Covid: foram contabilizados mais 45 óbitos nas últimas 24 horas.
A Secretaria de Estado da Saúde ampliou significativamente o número de municípios que poderão aplicar a vacina da Pfizer contra a Covid-19. A última remessa com 83 mil e 70 doses será utilizada em 244 cidades, o que representa mais de 80 por cento do Estado. A anterior havia sido distribuída para apenas 15 prefeituras. Para que possam receber as doses da Pfizer, os munícipios precisam ter estrutura e treinamento adequados. Como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aumentou o exigência de tempo de armazenamento dos imunizantes para 31 dias, com temperaturas entre dois e oito graus, o governo decidiu entregar as doses para todas as prefeituras que confirmaram a participação no treinamento de uso que está sendo realizado.
O Tribunal de Contas do Estado enviou um pedido ao secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, para que sejam apresentadas quais ações estão sendo tomadas para garantir a quantidade mínimo dos medicamentos do chamado Kit Intubação diante do avanço da Covid-19. O documento é assinado pelo presidente do Tribunal, o conselheiro ADIRCÉLIO FERREIRA MORAES JUNIOR. Ele ainda pede as "demais medidas que estão sendo tomadas em relação à suficiência e adequado aparelhamento dos leitos hospitalares e para prevenção do agravamento da pandemia. O ofício enviado pelo Tribunal de Contas do Estado dá cinco dias ao governo de CARLOS MOISÉS apresentar uma resposta para os questionamentos.
A Administração de Bandeirante abriu chamada pública para contratação temporária de profissionais da área de saúde. A vaga aberta é para o cargo de enfermeira da saúde da mulher. O contrato é de 20 horas semanais e a remuneração é de dois mil, 636 reais e 38 centavos. As candidatas devem possuir certificado de conclusão de curso de ensino superior e registro no órgão fiscalizador do exercício profissional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até dia 16 de junho. Mais informações no setor de pessoal pelo fone: 3626-0012 ou no site da Prefeitura de Bandeirante.
O Peperi Debates deste sábado vai abordar a situação das rodovias do extremo-oeste e a histórica dificuldade em resolver os problemas de infraestrutura. O programa vai analisar porque a região chegou nesse ponto e quais são as alternativas para a BR-163, BR-282 e SC-163. O debate deste sábado vai receber o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, o presidente do Conder e prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WECHENFELDER e o empresário e um dos coordenadores do movimento S.O.S. BR 163, VICTÓRIO BOLFE. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
A Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno, nesta quinta-feira, o Projeto de Lei que institui a Semana de Educação para o Trânsito. A proposta é do vereador VANIRTO CONRADT. A matéria foi aprovada por unanimidade em sessão por videoconferência e ainda passará por segunda votação antes de ser enviada ao prefeito para sanção. O projeto prevê que os temas desenvolvidos na Semana de Educação para o Trânsito se destinam aos alunos do ensino fundamental das escolas da rede pública municipal e que as escolas da rede privada e as da rede estadual poderão aderir à campanha. O texto estabelece que a Semana de Trânsito deverá conter programação envolvendo alunos, pais e comunidade, em ações que tenham como foco promover a reflexão sobre a realidade do trânsito no município. A campanha deve ser realizada no mês de setembro.
Os vereadores também aprovaram uma indicação para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O pedido é de autoria do vereador RAVIER CENTENARO. O documento também reivindica a realização Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Segundo RAVIER, esse conselho é "um espaço de participação democrática que realiza ações como o acompanhamento, monitoramento, avaliação e a fiscalização das políticas destinadas à pessoa com deficiência. Ele comentou ainda que o processo de participação social acarreta para a pessoa com deficiência a possibilidade de ser ouvida e de exercer não apenas o exercício do controle social nos espaços dos conselhos.
O vereador CARLOS AGOSTINI apresentou nesta quinta-feira uma indicação que sugere ao Executivo que faça alterações na forma de coleta de lixo, introduzindo um mecanismo mais moderno de coleta seletiva. De acordo com ele, o objetivo é otimizar o gerenciamento e aumentar a eficiência do serviço. AGOSTINI relatou que hoje a coleta é feita por garis, que recolhem manualmente o lixo. A forma de recolhimento sugerida pelo vereador é a adoção do modelo de contêineres para os moradores destinarem o lixo de forma seletiva. Ele ressaltou que nesse sistema, as embalagens são acopladas ao caminhão que recolhe o lixo, reduzindo o contato de pessoas com os resíduos descartados. Ele cito que o modelo vai tornar a cidade mais limpa e ambientalmente mais adaptada aos princípios da sustentabilidade ambiental.
A Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno, por unanimidade, o Projeto de Lei que altera o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária através da abertura de um crédito especial na importância de 50 mil. O objetivo é instituir dotação orçamentária para o desenvolvimento dos serviços de turismo em todos seus níveis. O projeto foi aprovado em sessão por videoconferência nesta quinta-feira. Conforme a justificativa do projeto, há necessidade de constar dotação orçamentária municipal pois este item é pré-requisito para a atualização do município no mapa turístico brasileiro, na atualização bienal que acontecerá em 2021. Trata-se de um ajuste no orçamento para reforçar as ações e estratégias que já estão sendo desenvolvidas pelo município.
O município de Paraíso poderá ter um novo decreto com algumas restrições caso o número de pessoas com Covid-19 aumente significativamente. A informação é da prefeita, MARLENE GIACOMINI. Em entrevista para a Peperi, ela relatou que o comitê de crise contra a Covid-19 se reuniu nesta semana para analisar a situação da doença no município. De acordo com ela, nas últimas semanas o número de infectados subiu consideravelmente, causando uma preocupação nas autoridades. Conforme MARLENE, caso novas ações sejam tomadas, o objetivo principal será tentar frear o aumento constante da Covid-19 no município.
Na reunião realizada nesta semana, o comitê de crise contra o coronavírus decidiu que vai realizar ao menos uma ação que será executada ao longo dos próximos dias no município de Paraíso. A afirmação é da prefeita, MARLENE GIACOMINI. Segundo ela, ficou acertado que a Polícia Militar em conjunto com a Vigilância Sanitária vai estar realizando um trabalho de orientação no comércio do município. O objetivo é conscientizar os comerciantes e a população em geral para que todos cumpram as medidas sanitárias exigidas pelos órgãos de Saúde.
Caso a população não colabore e os casos de Covid continuem aumentando em Paraíso, a Administração poderá emitir um decreto com medidas mais rígidas. O alerta é da prefeita, MARLENE GIACOMINI. Ela disse que não é essa a intenção do governo, porém, caso não haja colaboração, um decreto poderá ser elaborado na semana que vem. Ela lembrou que na próxima semana o comitê de crise contra Covid também vai se reunir para analisar os números e decidir sobre quais medidas poderão ser tomadas. MARLENE GIACOMINI reforçou o pedido para que toda a população continue se cuidando e seguindo as normas em prevenção ao coronavírus.
Os moradores de Paraíso que possuem sintomas gripais podem e devem procurar o Centro de Triagem instalado no Centro de Múltiplo-Uso. A orientação é da prefeita MARLENE GIACOMINI. Ela destacou que o local está funcionando há praticamente três meses com atendimento na parte da manhã. Ela ressaltou que a ação visa prestar um atendimento exclusivo para as pessoas que possam estar com o coronavírus. MARLENE GIACOMINI pontuou que dúvidas em relação ao atendimento no
centro de triagem podem ser sanadas através do telefone da secretaria de Saúde. O número é o 3627-0074. Repetindo, 3627-0074.
O Município de São Miguel do Oeste deve ampliar o apoio à Escola Cívico-Militar Jaldyr Bhering Faustino da Silva, do bairro São Gotardo. Além do transporte escolar já fornecido, a intenção é auxiliar, ainda, com um valor mensal, repassado à APP do educandário. Nesta semana, o prefeito WILSON TREVISAN recebeu a visita do coordenador estadual das escolas cívico-militares de Santa Catarina, Coronel NEDIR SCHORNE AMORIM, acompanhado de representantes da direção da escola, APP, militares e Gerência Regional de Educação. A intenção da prefeitura é repassar cerca de mil e 200 reais por mês para a Associação de Pais e Professores. Os valores serão usados, principalmente, na manutenção de um veículo utilizado no gerenciamento de conflitos e demais demandas da comunidade escolar.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste retomou hoje a vacinação contra covid da população em geral com 51 a 54 anos. A vacinação ocorrerá na Praça Walnir Bottaro Daniel de acordo com um cronograma para evitar a aglomeração de pessoas. Hoje pela manhã, entre oito e 11 horas, as equipes da secretaria vacinaram as pessoas com 54 anos. Até as três horas, o imunizante será aplicado em quem tem 53 anos. Amanhã, sábado, serão vacinados os moradores de 52 anos de idade entre sete e dez da manhã. Entre dez e uma da tarde a vacina estará liberada para quem tem 51 anos. As pessoas pertencentes a grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose, também podem comparecer ao local em qualquer destes horários.
Antes do critério de idade da população em geral, foram vacinados trabalhadores de outros grupos. Já receberam a vacina contra a Covid em São Miguel do Oeste os trabalhadores da limpeza urbana; caminhoneiros; profissionais da educação; gestantes e puérperas; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento; pessoas com comorbidades; trabalhadores da saúde; e idosos. Até agora, 11 mil 738 pessoas receberam ao menos uma dose do imunizante. Isso representa 28 vírgula sete por cento da população. Quatro mil 447 moradores já receberam as duas doses, o que equivale a dez vírgula nove por cento dos habitantes do município. Para receber a vacina, é necessário apresentar um Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação e o RG ou CPF.
São Miguel do Oeste recebeu, nesta quinta-feira, o primeiro lote de vacinas da Pfizer. O município conta com 510 doses do imunizante. Na regional de saúde de São Miguel, são duas mil 220 doses da vacina. O medicamento da Pfizer deve ser armazenado com temperaturas entre dois e oito graus e exige uma seringa especifica para a imunização. A secretária de Saúde, GENI GIRELLI confirmou ainda que o município recebeu mais 785 da astrazeneca e um quantidade da coronavac para a aplicação da segunda dose nos moradores. O município deve divulgar um novo calendário de vacinação nos próximos dias.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste tem fila de espera de pacientes com Covid por vagas em leitos de UTI. De acordo com o boletim divulgado na tarde de ontem, todos as 25 vagas na Unidade de Terapia Intensiva estavam ocupadas. No Pronto Socorro, seis pacientes aguardavam leitos de UTI. Eles são das cidades de São José do Cedro, Anchieta, Campo Erê e São Lourenço do Oeste. Na enfermaria, são oito pacientes internados e taxa de ocupação em 50 por cento. Dos 33 pacientes com Covid internados no Hospital, 10 são oriundos de São Miguel do Oeste. Segundo a direção do Hospital Regional, os pacientes que aguardam transferência para a UTI recebem a devida assistência médica com respiradores e medicamentos adequados para o quadro.
Vinte e seis pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Outras 35 entraram para a lista de recuperados. O número de casos ativos está em 259. Nos últimos 30 dias, foram notificados 777 casos da doença. O número cresceu 215 por cento na comparação aos 30 dias anteriores. A média móvel de casos dos últimos 14 dias apresentou um aumento de 35 por cento em relação as duas semanas anteriores. Na última quinzena, a média de casos novos foi de 30 diagnósticos por dia. Entre os dias primeiro e nove de junho, 81 por cento dos casos novos ocorreram na faixa etária entre 20 e 59 anos. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem pela secretaria municipal de saúde.
Um pessoa ficou ferida em um acidente de trânsito no final da tarde de ontem na SC 163. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de um Corsa de Itapiranga perdeu o controle da direção, saiu da pista e bateu contra uma árvore. O acidente aconteceu pouco antes da sete horas na linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. O motorista de 52 anos sofreu escoriações e relatava dores no ombro. Ele foi levado ao Hospital de Itapiranga.
Dois homens foram presos pela Polícia Militar na noite de ontem na rua Almirante Tamandaré, centro da cidade. Uma guarnição da PM foi até o local e flagrou uma aglomeração de pessoas. Segundo a Polícia Militar, no momento da abordagem, os homens vieram em direção a guarnição e os PMs usaram gás de pimenta para conter as pessoas. Com os suspeitos, foram encontradas porções de maconha e uma de cocaína. Os dois foram presos e levados para a delegacia de polícia. Segundo a Polícia Militar, eles podem responder criminalmente por associação para o tráfico de drogas, posse de simulacro, posse de drogas para uso pessoal, dano em patrimônio público, resistência e desobediência.
Um acidente entre duas carretas deixou uma pessoa ferida nesta quinta-feira na BR 163. A colisão aconteceu por volta das quatro e meia da tarde na linha Três Curvas em São Miguel do Oeste e envolveu uma carreta de São José do Cedro e outra da cidade gaúcha de Cruzeiro do Sul . O motorista do Rio Grande do Sul foi atendido pelo Corpo de Bombeiros com um ferimento grave na cabeça. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado para o Hospital Regional. Os três ocupantes da carreta de São José do Cedro saíram ilesos. Uma mulher que estava no veículo, no entanto, ficou em estado de choque e foi atendida pelos bombeiros.