-ANVISA AUTORIZA USO DA PFIZER PARA ADOLESCENTES NO BRASIL
-TCE COBRA ESTADO SOBRE ESTOQUE DE MEDICAMENTOS DO KIT INTUBAÇÃO
-PASSAGEM DE TORNADO EM DESCANSO E BELMONTE COMPLETA UM ANO
-COLETA DE LIXO ELETRÔNICO E VIDROS SEGUE ATÉ AS 17H DE HOJE EM IPORÃ DO OESTE
-EPAGRI DESTACA POTENCIAL DA CITRICULTURA NA REGIÃO
-PREFEITO COMENTA SOBRE FEIRA DO PRÓXIMO ANO E INVESTIMENTOS EM BELMONTE
-COLISÃO ENTRE DUAS CARRETAS DEIXA MOTORISTA GRAVEMENTE FERIDO
-HOMEM COM MANDADO EM ABERTO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL É PRESO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 10graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e 18centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A reorganização de um mundo abalado pela pandemia de Covid-19 será a pauta determinante do encontro do G7 deste ano que começa nesta sexta e vai até domingo no Reino Unido. O evento também é cercado pela expectativa da primeira participação de JOE BIDEN como presidente dos Estados Unidos, em sua primeira viagem internacional no cargo. Além dos Estados Unidos e do Reino Unido, também compõem o Grupo dos Sete Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão. Este ano, foram convidados a participar da cúpula Austrália, Índia, África do Sul e Coreia e do Sul.
Os líderes do G7 vão se comprometer a distribuir ao menos um bilhão de doses de vacinas contra a Covid-19 pelo mundo, principalmente aos países mais pobres, para acabar com a pandemia do coronavírus até 2022. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo primeiro-ministro do Reino Unido, BORIS JOHNSON, que recebe a partir desta sexta os chefes de governo das outras nações integrantes do grupo. A ideia, segundo o governo britânico, é que os países integrantes do G7 compartilhem, financiem e estabeleçam um plano para ampliar a produção de vacinas contra o coronavírus. Além do Reino Unido, integram o bloco Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos.
O governo do Chile anunciou nesta quinta-feira que colocará a região metropolitana da capital Santiago e outras partes do país novamente em lockdown, devido à piora no número de novos casos diários de coronavírus. A medida começa a valer no sábado e as restrições são severas: bares e restaurantes não poderão atender clientes e escolas não terão aulas presenciais. Dados da Universidade Johns Hopkins, instituição americana que monitora a pandemia pelo mundo, mostram que o Chile registra uma média móvel de cerca de sete mil novos casos por dia e 100 mortes por Covid-19 diariamente.
A Procuradoria-Geral da República defendeu, em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal que o tribunal rejeite a ação apresentada por governadores de estados para barrar a convocação à CPI da Covid. Em parecer à Corte, a PGR propôs também que o tribunal reconheça a possibilidade de convocar chefes de governos locais quando o tema do requerimento tiver relação com esclarecimentos sobre o recebimento de recursos federais. Segundo o procurador-geral AUGUSTO ARAS, os governos não atuam na esfera própria de autonomia quando são responsáveis por administrar recursos repassados pela União. Ele entende que a convocação dos governadores para prestar depoimento sobre a utilização de recursos federais, a CPI não causa nenhum desequilíbrio federativo.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que pediu ao ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, um "parecer" para desobrigar o uso de máscaras por quem estiver vacinado contra a Covid ou por quem já tiver contraído a doença. O ministro informou ter recebido do presidente o pedido de um estudo sobre as máscaras. BOLSONARO deu a declaração no Palácio do Planalto, ao discursar durante solenidade de lançamento de programas do Ministério do Turismo. Depois de participar do evento no Planalto, o presidente fez uma transmissão ao vivo em uma rede social e voltou a falar no assunto. Ele disse que não impôs 'nada' ao ministro da Saúde, mas que pediu o estudo sobre as pessoas poderem transitar sem máscara.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta sexta-feira, o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em adolescentes a partir dos 12 anos de idade no Brasil. Agora, a bula da vacina no país passará a indicar esta nova faixa etária; antes, ela só podia ser aplicada em adolescentes a partir dos 16 anos. A vacina é a única que pode ser aplicadas em menores de 18 anos no Brasil. Segundo a Anvisa, a ampliação da idade em adolescentes foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.
Com taxa de ocupação de 97 por cento em leitos de unidade de terapia intensiva adulto nos hospitais, Santa Catarina tem atualmente 57 pacientes com Covid-19 na fila de espera por leito de UTI especializado. Segundo dados do governo estadual divulgados na noite desta quinta-feira, a ocupação geral, se considerada leitos de UTI adultos, pediátricos e neonatal é de 95 vírgula dois por cento. Dos mil 508 leitos para adultos, mil 467 estão ocupados no estado, sendo 968 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus Também nesta quinta-feira o estado ultrapassou 15 mil e 800 mortes por Covid: foram contabilizados mais 45 óbitos nas últimas 24 horas.
A Secretaria de Estado da Saúde ampliou significativamente o número de municípios que poderão aplicar a vacina da Pfizer contra a Covid-19. A última remessa com 83 mil e 70 doses será utilizada em 244 cidades, o que representa mais de 80 por cento do Estado. A anterior havia sido distribuída para apenas 15 prefeituras. Para que possam receber as doses da Pfizer, os municípios precisam ter estrutura e treinamento adequados. Como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aumentou o exigência de tempo de armazenamento dos imunizantes para 31 dias, com temperaturas entre dois e oito graus, o governo decidiu entregar as doses para todas as prefeituras que confirmaram a participação no treinamento de uso que está sendo realizado.
O Tribunal de Contas do Estado enviou um pedido ao secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, para que sejam apresentadas quais ações estão sendo tomadas para garantir a quantidade mínimo dos medicamentos do chamado Kit Intubação diante do avanço da Covid-19. O documento é assinado pelo presidente do Tribunal, o conselheiro ADIRCÉLIO FERREIRA MORAES JUNIOR. Ele ainda pede as "demais medidas que estão sendo tomadas em relação à suficiência e adequado aparelhamento dos leitos hospitalares e para prevenção do agravamento da pandemia. O ofício enviado pelo Tribunal de Contas do Estado dá cinco dias ao governo de CARLOS MOISÉS apresentar uma resposta para os questionamentos.
-PASSAGEM DE TORNADO EM DESCANSO E BELMONTE COMPLETA UM ANO
-COLETA DE LIXO ELETRÔNICO E VIDROS SEGUE ATÉ AS 17H DE HOJE EM IPORÃ DO OESTE
-SÃO JOÃO DO OESTE REALIZA MELHORIAS NA REDE PÚBLICA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
-EPAGRI DESTACA POTENCIAL DA CITRICULTURA NA REGIÃO
-PREFEITO COMENTA SOBRE FEIRA DO PRÓXIMO ANO E INVESTIMENTOS EM BELMONTE
A passagem do tornado em Descanso completou um ano nesta quinta-feira, 10 de junho. O fenômeno atingiu também o município de Belmonte. Em segundos, mais de 400 imóveis foram atingidos e desalojaram aproximadamente mil pessoas. Dezenas de casas foram destelhadas, diversas árvores derrubadas, postes caídos, escola danificada, estruturas metálicas arrancadas, um ginásio, galpões e casas foram completamente destruídas. Após muito trabalho e perseverança, os sonhos dessas famílias foram reconstruídos, mas mesmo que os rastros de destruição não estejam mais presentes, a memória daquela tragédia ainda está muito viva para os descansenses, que temem a cada vento forte. O que também jamais será esquecida é a grande solidariedade da comunidade descansense e pessoas de toda a região.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso, PAULO LAUXEN, lembra que o tornado ocorreu no final do dia. Ainda hoje o município está fazendo uma série de ações relacionadas ao evento climático que destruiu parte da cidade e do interior. LAUXEN agradece a solidariedade da comunidade e pessoas de outros municípios que ajudaram na reconstrução. Houve ainda apoio do governo municipal, da Defesa Civil, Cooper A1, Cooperdes, sindicatos e CDL para recuperar os danos o mais rápido possível. Ainda no dia 11 de junho, posterior ao fato, as residências foram encobertas com lonas. Além de casas e galpões, a escola e o ginásio de esportes no bairro ANTÔNIO RECH foram atingidos. O ginásio ainda está em adaptações, com auxílio da Defesa Civil do estado.
PAULO LAUXEN reitera que também existem pendências em relação às residências de famílias que estavam em situação de risco. A Defesa Civil do estado deverá repassar em breve kits casas ao município. Além do órgão estadual, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso ressalta o engajamento da Defesa Civil do município e o poder judiciário para resolver os problemas das famílias atingidas. O município também tem dado atenção à questão psicológica das pessoas que foram afetadas pelo tornado.
O prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, faz avaliação positiva de viagem à capital do Estado, nesta semana. Ele retornou de Florianópolis após importantes audiências. ANTON esteve acompanhado pelo secretário de Administração, Planejamento e Finanças, VANDERLEI PASOLINI, e do secretário da Educação CLAUNEI WEBER. De acordo com o prefeito, a prioridade foi um encontro com o senador JORGINHO MELLO e o deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK para definir recursos para o abastecimento de água no município. ANTON aponta este projeto como prioridade máxima e conta com recursos dos governos estadual e federal. Por parte da prefeitura o prefeito diz que não faltam esforços, inclusive raspando as contas, leiloando máquinas e vendendo terrenos públicos para garantir dinheiro ao sistema de água pública.
Rastreamento da frota de veículos da prefeitura de São João do Oeste está se tornando realidade. A informação é do prefeito GENÉSIO ANTON. Ele aproveitou a viagem a Florianópolis para realizar uma visita técnica na empresa vencedora da licitação do sistema de monitoramento da frota de veículos. Objetivo principal é a redução de custos. ANTON destaca que na manhã de hoje a empresa já iniciou a instalação dos equipamentos que vai gerar uma grande economia em combustível e manutenção preventiva. O prefeito lembra que será possível fazer acompanhamento em tempo real da rota de todos os veículos e máquinas do município.
Mondaí decretou nesta semana novas medidas preventivas e restritivas para enfrentamento da Covid-19. Considerando o crescente número de casos de Coronavírus no município e na região, que pode novamente acarretar a falta de vagas de leitos em UTI e nos hospitais, o município decretou a suspensão das seguintes atividades, até as 24 horas de segunda-feira, 14. Frequentar bares, petiscarias, choperias, cervejarias e outros locais destinados a happy hours ou consumo predominantemente de bebidas alcoólicas em qualquer horário, sendo possível apenas Delivery e Telentrega até as 22 horas. A prática de atividades esportivas coletivas e recreativas, como futebol, carteados, dominó, bocha, bilhar e outras modalidades que possam aglomerar pessoas, em estabelecimentos sediados na cidade e no interior, inclusive aquelas de treinamentos realizadas por clubes e escolas.
Todas as atividades pertinentes a shows, espetáculos, festas e eventos que acarretem a aglomeração de pessoas. O funcionamento de campings, áreas de lazer de associações e entidades afins. Reuniões ou confraternizações em residências, sítios e áreas comuns de condomínios, em que se constate a presença de pessoas não pertencentes ao núcleo familiar residente ou proprietário do local. A realização de velórios por período superior a seis horas. A concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e afins. O funcionamento de casas noturnas também está proibido.
Iporã do Oeste prossegue ainda na tarde desta sexta-feira a coleta de lixo eletrônico e de vidros, destinado para empresa especializada, de Chapecó. A campanha iniciou na manhã de ontem e o material deverá ser levado ao ginásio poliesportivo, próximo ao CIEF, até as 17h de hoje. Se a pessoa necessitar, pode solicitar ajuda na prefeitura, que vai buscar na residência. Os materiais recolhidos são os seguintes. Eletroeletrônicos, eletrodomésticos, de informática, ferro, como fogão a gás, vidros, garrafas e lâmpadas. Os vidros devem ser condicionados em caixas ou sacos, com exceção do vidro automotivo ou com películas, que não será recolhido. Já as lâmpadas terão custo de um real, pois o material é repassado para outra empresa, que faz a reciclagem. Quem trouxer poderá levar uma muda de flor como lembrança da entrega do material.
O lixo vai para empresa especializada que faz a separação do que é plástico, vidro, ferro, alumínio, cobre ou placas. Após reciclagem, vira matéria prima novamente. Alguns materiais, como placa de computador, são exportados para empresa japonesa, que faz a reciclagem. A empresa que está fazendo esta coleta já participa da quarta campanha em Iporã do Oeste, e recolhe em média oito a dez toneladas em cada.
São João do Oeste realiza melhorias na rede pública de distribuição de água. A limpeza de reservatórios do sistema público municipal exige compreensão dos moradores. Transtornos são inevitáveis para fazer o serviço que é obrigatório para atender a legislação de qualidade. Segundo o diretor do departamento, faltou água durante parte da tarde de ontem, em várias ruas e bairros da cidade. Ele cita que a equipe fez a limpeza de reservatórios e também importantes reparos no sistema de distribuição de água para evitar interrupção em mais um momento específico para manutenção. O diretor demonstra certo alívio com o volume de chuva dos últimos dias, que minimiza a falta de água em várias situações.
CLEITON KROETZ destaca que produtores rurais já estão com disponibilidade de água interrompendo o transporte com caminhões. O Rio Fortaleza que abastece a cidade também está com volume suficiente para atender toda demanda. KROETZ faz ressalva apenas para a Estação de Tratamento na comunidade de Beato Roque. Devido ao grande consumo é necessário manter atenção para evitar que os reservatórios atinjam níveis muito baixos. O diretor projeta um volume bem maior de chuva para normalizar a situação, com no mínimo 200 milímetros.
O extensionista da Epagri de Mondaí, PAULO KUHN, destaca que a citricultura já foi uma atividade importante para o município, conhecido como a Capital da Fruta, principalmente nos tempos em que existia fábrica de sucos na região. KUHN observa que muitos produtores deixaram a citricultura e optaram por outras atividades, mas ainda há alguns que fazem o cultivo, com destino para indústrias do ramo. O extensionista do órgão estadual frisa que a variedade de citros disponível neste período do ano permite grande ciclo de produção. A escolha, preparo e correção do solo, com atenção ao nível de fertilidade, são os primeiros passos para o cultivo de citros. KUHN ressalta a importância de que as mudas também venham de viveiros certificados, cadastrados pela Embrapa, para garantir que elas estejam livres de doenças. Salienta que o controle de formigas e fungos também deve ser trabalhado, para produzir a quantidade de frutos estimada.
PAULO KUHN enfatiza que é possível produzir entre 15 e 30 toneladas de laranja por hectare na região. Ele avalia que a região oferece clima e solo favoráveis, principalmente em regiões próximas dos rios, onde não ocorrem geadas. O extensionista da Epagri de Mondaí pontua que os citros são resistentes à geada e suportam até quatro graus negativos sem ter danos. A diferença das regiões com temperaturas mais elevadas no inverno, segundo KUHN, é que este fator estimula o desenvolvimento inicial da planta e torna os citros mais doces, em função do calor e do sol.
O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, destaca o envolvimento de diferentes setores para a organização da feira que acontece no próximo ano. Como não é possível prever a situação do Coronavírus em 2022, segundo GIUMBELLI, o município faz um planejamento que também considera um cenário de normalidade. Ele compara com a edição anterior, realizada ano passado, ainda antes da pandemia, que também teve parte significativa do evento concretizada nas últimas semanas, e acabou em sucesso. A ideia é promover uma feira mais voltada ao público local, estendida também para agricultura. JAIR GIUMBELLI salienta que o setor é forte no município e o objetivo é mostrar este potencial. O presidente da Comissão Organizadora é o jovem KEVIN RORATTO PEREIRA, de 22 anos, representante do comércio local. GIUMBELLI comenta que ele está recebendo todo apoio e destaca a importância de criar novas lideranças.
Outra novidade em Belmonte é a inauguração oficial da sede do CRAS, projeto no qual o município trabalha há quase um ano. O secretário de Desenvolvimento Social, CLAUDINEI MARQUES, fará a entrega oficial do empreendimento efetuado com recursos do estado, na segunda-feira, 14, às duas da tarde. Havia expectativa de que o governador também viria, pois outros municípios da região também vão inaugurar suas sedes do CRAS. CARLOS MOISÉS, no entanto, acabou cancelando a vinda. A inauguração oficial será em local aberto, na rua, para evitar aglomeração. Na área de Educação, Belmonte está revendo a situação dos colégios, para identificar necessidades de reforma. Deputados estaduais também já prometeram enviar recursos para tanto.
O prefeito de Belmonte acrescenta que o município também está melhorando a biblioteca, junto com o estado, por pertencer à escola estadual. Reitera que o município programa novidade em breve, que seria uma biblioteca municipal, com espaço amplo e diferenciado para as crianças. GIUMBELLI defende que a biblioteca deve ser mais frequentada pela população em geral e as crianças. Observa que muitas pessoas não têm paciência para ler livros, mas ressalta que a leitura é essencial para o crescimento da pessoa. JAIR GIUMBELLI também lembrou o tornado que atingiu Belmonte e Descanso há um ano, no final da tarde do dia 10 de junho. Destaca a mobilização da comunidade e apoio do poder público para ajudar as famílias que tiveram maiores prejuízos, o que ficou como lição do acontecimento. O prefeito admite que existe uma limitação para o município ajudar a todos que tiveram danos em suas construções, mas hoje todas as casas foram recuperadas. Cita que um casal de aposentados teve a residência interditada na época, e agora faz um mês que as chaves foram entregues para eles, com as reformas concluídas.
JAIR GIUMBELLI destaca ainda a chuva ocorrida nos últimos dias, que favoreceu principalmente a agricultura. Antes havia problemas sérios com a estiagem, e Belmonte também teve que transportar água. Salienta que o município está concluindo trabalho de instalação de fontes, com recursos encaminhados pela Defesa Civil. A situação da água nas comunidades de Lajinha e Santo Isidoro, por exemplo, já começa a melhorar.
-BR-163 É A SÉTIMA RODOVIA FEDERAL MAIS VIOLENTA DO BRASIL
-COLISÃO ENTRE DUAS CARRETAS DEIXA MOTORISTA GRAVEMENTE FERIDO NA 163
-HOMEM COM MANDADO EM ABERTO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL É PRESO
BR-163 é a sétima rodovia federal mais violenta do Brasil. Santa Catarina tem cinco das dez rodovias federais mais violentas do Brasil. Os dados são do Painel CNT, Confederação Nacional do Transporte, de Consultas Dinâmicas dos acidentes rodoviários e são referentes a 2020. Estas estradas estão ou cortam o estado. A BR-101 está no topo do ranking, seguido da BR-116, que ocupa a segunda colocação e a BR-153 que está em quinto lugar. A BR-163, que passa pela região Extremo Oeste catarinense ocupa a sétima posição. Santa Catarina também aparece entre as regiões com maior incidência de mortes em acidentes nas BRs. Das dez rodovias que mais matam no país, três estão aqui.
Um incêndio destruiu veículo na SC 163, por volta das 13 horas desta quinta-feira, no trecho da rodovia em Linha Cordilheira, interior de Itapiranga. O fogo consumiu completamente um dos carros. Conforme relato aos bombeiros que atenderam a ocorrência, o motorista de uma Chevrolet Spin transitava pela rodovia, sentido Iporã do Oeste a Itapiranga, quando percebeu fogo no motor do carro. Ele estacionou próximo a outro veículo, que também acabou pegando fogo. As chamas danificaram a parte traseira da Fiat Ducato que estava estacionada na margem da rodovia. Já a Spin, de uma empresa de Ijuí-RS, foi completamente destruída pelo fogo. Ninguém ficou ferido na ocorrência.
Um motorista sofreu ferimentos em acidente na SC-163, trecho na Linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga, por volta das 18 horas e 50 minutos de ontem. Os bombeiros atenderam a vítima, que saiu da pista com um Corsa Sedan, de Itapiranga, e bateu numa árvore. O motorista de 52 anos, único ocupante do veículo, sofreu ferimentos leves. Ele apresentava escoriações provocadas por estilhaço de vidro no braço direito e relatava dor no ombro esquerdo devido à ação do cinto de segurança. O homem foi conduzido ao Hospital de Itapiranga. O local foi sinalizado e contou com apoio guarnição da PM que fez o controle do trânsito.
Um motorista ficou gravemente ferido em acidente na BR-163, por volta das 16h30 desta quinta-feira, no trecho da Linha Três Curvas, em SMO. Segundo apurado no local, foram duas carretas, uma de São José do Cedro e outra com placas de Cruzeiro do Sul/RS, que se envolveram. Um dos motoristas teve ferimentos considerados graves e o outro saiu ileso. De acordo com o motorista de uma das carretas, WILSON ROSSI, morador de São José do Cedro, ele seguia pela rodovia sentido a Cedro quando a outra carreta invadiu a pista dele e colidiu na lateral. Neste veículo havia três pessoas e apenas a sua esposa ficou em estado de choque, e precisou de atendimento. O motorista do RS foi atendido pelo Corpo de Bombeiros com ferimento grave na cabeça. Após isso ele foi levado até o Hospital Regional. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para controlar o trânsito.
Nesta semana foram efetuadas três prisões pela Polícia Militar de Itapiranga. Duas neste município e outra em São João do Oeste. Ontem a PM de Itapiranga prendeu homem condenado por estupro de vulnerável. A prisão ocorreu na Rua 30 de Dezembro, no Bairro Santa Tereza Alto. O mandado de prisão foi expedido pelo judiciário da Comarca local. Um homem de 53 anos foi condenado a 12 anos de prisão, pela prática dos crimes de estupro de vulnerável. A pena deverá ser cumprida em regime fechado. O homem estava em sua residência no momento da prisão, não reagiu e foi levado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. O crime foi cometido em 2017.