De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A reorganização de um mundo abalado pela pandemia de Covid-19 será a pauta determinante do encontro do G7 deste ano que começa nesta sexta e vai até domingo no Reino Unido. O evento também é cercado pela expectativa da primeira participação de JOE BIDEN como presidente dos Estados Unidos, em sua primeira viagem internacional no cargo. Além dos Estados Unidos e do Reino Unido, também compõem o Grupo dos Sete Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão. Este ano, foram convidados a participar da cúpula Austrália, Índia, África do Sul e Coreia e do Sul.
Os líderes do G7 vão se comprometer a distribuir ao menos um bilhão de doses de vacinas contra a Covid-19 pelo mundo, principalmente aos países mais pobres, para acabar com a pandemia do coronavírus até 2022. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo primeiro-ministro do Reino Unido, BORIS JOHNSON, que recebe a partir desta sexta os chefes de governo das outras nações integrantes do grupo. A ideia, segundo o governo britânico, é que os países integrantes do G7 compartilhem, financiem e estabeleçam um plano para ampliar a produção de vacinas contra o coronavírus. Além do Reino Unido, integram o bloco Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos.
O governo do Chile anunciou nesta quinta-feira que colocará a região metropolitana da capital Santiago e outras partes do país novamente em lockdown, devido à piora no número de novos casos diários de coronavírus. A medida começa a valer no sábado e as restrições são severas: bares e restaurantes não poderão atender clientes e escolas não terão aulas presenciais. Dados da Universidade Johns Hopkins, instituição americana que monitora a pandemia pelo mundo, mostram que o Chile registra uma média móvel de cerca de sete mil novos casos por dia e 100 mortes por Covid-19 diariamente.
A Procuradoria-Geral da República defendeu, em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal que o tribunal rejeite a ação apresentada por governadores de estados para barrar a convocação à CPI da Covid. Em parecer à Corte, a PGR propôs também que o tribunal reconheça a possibilidade de convocar chefes de governos locais quando o tema do requerimento tiver relação com esclarecimentos sobre o recebimento de recursos federais.Segundo o procurador-geral AUGUSTO ARAS, os governos não atuam na esfera própria de autonomia quando são responsáveis por administrar recursos repassados pela União. Ele entende que a convocação dos governadores para prestar depoimento sobre a utilização de recursos federais, a CPI não causa nenhum desequilíbrio federativo.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que pediu ao ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, um "parecer" para desobrigar o uso de máscaras por quem estiver vacinado contra a Covid ou por quem já tiver contraído a doença. O ministro informou ter recebido do presidente o pedido de um estudo sobre as máscaras. BOLSONARO deu a declaração no Palácio do Planalto, ao discursar durante solenidade de lançamento de programas do Ministério do Turismo. Depois de participar do evento no Planalto, o presidente fez uma transmissão ao vivo em uma rede social e voltou a falar no assunto. Ele disse que não impôs 'nada' ao ministro da Saúde, mas que pediu o estudo sobre as pessoas poderem transitar sem máscara.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta sexta-feira, o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em adolescentes a partir dos 12 anos de idade no Brasil. Agora, a bula da vacina no país passará a indicar esta nova faixa etária; antes, ela só podia ser aplicada em adolescentes a partir dos 16 anos. A vacina é a única que pode ser aplicadas em menores de 18 anos no Brasil. Segundo a Anvisa, a ampliação da idade em adolescentes foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.
Com taxa de ocupação de 97 por cento em leitos de unidade de terapia intensiva adulto nos hospitais, Santa Catarina tem atualmente 57 pacientes com Covid-19 na fila de espera por leito de UTI especializado. Segundo dados do governo estadual divulgados na noite desta quinta-feira, a ocupação geral, se considerada leitos de UTI adultos, pediátricos e neonatal é de 95 vírgula dois por cento. Dos mil 508 leitos para adultos, mil 467 estão ocupados no estado, sendo 968 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus Também nesta quinta-feira o estado ultrapassou 15 mil e 800 mortes por Covid: foram contabilizados mais 45 óbitos nas últimas 24 horas.
A Secretaria de Estado da Saúde ampliou significativamente o número de municípios que poderão aplicar a vacina da Pfizer contra a Covid-19. A última remessa com 83 mil e 70 doses será utilizada em 244 cidades, o que representa mais de 80 por cento do Estado. A anterior havia sido distribuída para apenas 15 prefeituras. Para que possam receber as doses da Pfizer, os munícipios precisam ter estrutura e treinamento adequados. Como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aumentou o exigência de tempo de armazenamento dos imunizantes para 31 dias, com temperaturas entre dois e oito graus, o governo decidiu entregar as doses para todas as prefeituras que confirmaram a participação no treinamento de uso que está sendo realizado.
O Tribunal de Contas do Estado enviou um pedido ao secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, para que sejam apresentadas quais ações estão sendo tomadas para garantir a quantidade mínimo dos medicamentos do chamado Kit Intubação diante do avanço da Covid-19. O documento é assinado pelo presidente do Tribunal, o conselheiro ADIRCÉLIO FERREIRA MORAES JUNIOR. Ele ainda pede as "demais medidas que estão sendo tomadas em relação à suficiência e adequado aparelhamento dos leitos hospitalares e para prevenção do agravamento da pandemia. O ofício enviado pelo Tribunal de Contas do Estado dá cinco dias ao governo de CARLOS MOISÉS apresentar uma resposta para os questionamentos.
Palma Sola realiza primeira Campanha Cobertor Solidário. De acordo com IVANOR DE MOURA – secretário de assistência social do município, a ação foi incentivada pela primeira dama do Estado, durante uma Live para mais de 80 representantes de cidades catarinenses. Naquele momento, Palma Sola já realizava uma campanha para arrecadar roupas e distribuir para famílias carentes. A decisão da prefeitura, foi apenas entender a ação que já acontecia, aderindo também a coleta e distribuição de cobertores.
Iniciativa de doação de cobertores acontece em vários locais de Santa Catarina. A iniciativa que começou com a entidade Abraço, que atua em todo o estado, já tem parceria com Bombeiros, Defesa Civil e Polícias Civil e Militar. Em Palma Sola, segundo o secretário IVANOR DE MOURA, mais seis entidades aderiram a ideia, firmando dez parcerias no total. Os cobertores podem ser deixados na Assistência Social e demais pontos de coleta, até final do mês. A meta é conseguir no mínimo um cobertor por família do município.
Saltinho foca na prevenção para combater coronavírus. A fiscal da vigilância sanitária do município - DAIANE MAGRI, explica que o trabalho se concentra em incentivar a população a cumprir as orientações e se prevenir conforme manda a lei. Ela faz visitas no comércio, reforçando as recomendações necessárias e fiscalizando se as normas estão sendo cumpridas. Estão programadas visitas também nas escolas e transporte escolar para a próxima semana, conferindo se as regras são realmente cumpridas. Ela comenta que no momento Saltinho não tem decreto municipal, devido ao baixo índice de novos casos
Pessoas com 55 e 56 anos podem procurar o setor de vacinas em Saltinho para se imunizar. Conforme DAIANE MAGRI – fiscal da vigilância sanitária, quem se encaixa em outro grupo que já teve a imunização iniciada, também pode ir se vacinar. Em Saltinho a procura é boa, e a população vai na data certa receber a segunda. A fiscal destaca que, segundo as estatísticas, Saltinho já imunizou quase metade da população. DAIANE reforça o pedido que as pessoas tomem cuidado, pois se prevenir é a melhor forma de combater o vírus.
A prefeitura de Palma Sola vem trabalhando no Plano Diretor há alguns meses. Juntamente com este trabalho, o setor de Meio Ambiente está desenvolvendo o projeto de arborização no perímetro urbano. Os detalhes são do diretor de Meio Ambiente, DOUGLAS RIBEIRO. Conforme ele, este trabalho técnico é necessário ser feito com objetivo de possuir alguns dados de quantas espécies de árvores existem no município. Como também os locais mais aptos para plantar uma determinada espécie.
Além de levar em consideração os equipamentos urbanos, a fiação da concessionária de energia elétrica e a rede de distribuição de água. RIBEIRO destacou que o município necessariamente precisa realizar a regularização destes manejos, ou seja, das espécies plantadas. O diretor disse ainda que também é preciso estar atento ao conforto climático, o paisagismo, além da altura e estética, como também não pode haver espécies exóticas. Todo este levantamento é para evitar um desgaste futuro.
Conforme o diretor do Meio Ambiente de Palma Sola, DOUGLAS RIBEIRO, a intenção da administração é dar validade ao plano de manejo neste segundo semestre. Ele comentou que nos primeiros levantamentos, já foi possível verificar algumas espécies propícias para o uso no município como a canela. Mas também haverá retirada de algumas árvores de altura acima do ideal no perímetro urbano do município.
O objetivo é evitar alguns transtornos na cidade, principalmente com a fiação da rede elétrica. RIBEIRO destacou que este levantamento também está levando em consideração a indicação técnica do Crea. DOUGLAS lembrou que houve a consulta à concessionária de energia elétrica para se informar sobre os padrões de instalação de postes na cidade.
Próximo grande investimento da Administração Municipal será no Contorno Leste. Quem revela é o prefeito RAFAEL CALEFFI, de São Lourenço do Oeste. A obra receberá 20 milhões de reais, nos seus 7 quilômetros de extensão, que ligam Santa Catarina ao Paraná. Outra informação importante do prefeito, é o recebimento de uma UTI móvel. São Lourenço é o primeiro município da região a receber esse suporte para a saúde. Conforme ele, a completa UTI não está somente a disposição da população de São Lourenço, mas da região. O deputado federal CELSO MALDANER foi parceiro nessa conquista.
Deputada quer incentivar o interior com Programa Jovem Agricultor. LUCIANE CARMINATTI explica que a ideia teve origem nas visitas que ela faz nas propriedades. Nota muita angústia dos pais, quando não conseguem segurar os filhos na propriedade. A Epagri tem um dado que diz que apenas 4 por cento das propriedades rurais de Santa Catarina são administradas por pessoas com até 30 anos de idade, O interior está envelhecendo e seguindo nesse ritmo, a atividade agrícola não terá continuidade. O Programa Jovem Agricultor está aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. Pela proposta, jovem de 16 anos, que for emancipado, terá direito a crédito facilitado.
Pelo Programa Jovem Agricultor a pessoa poderá comprar insumos e equipamentos para modernizar a propriedade. Conforme a deputada LUCIANE CARMINATTI, a próxima etapa, agora, será a sanção da lei pelo governador CARLOS MOISÉS. Passando essa fase, vem a regulamentação. A parlamentar quer uma reunião com MOISÉS para explicar com detalhes a importância da sua proposta. Ela vai sugerir o exemplo do BNDES, que tem o Pronaf Jovem. Ele oferece recursos da ordem de 16 mil e 500 reais para agricultores familiares de 16 a 29 anos de idade, para quem tem até 4 módulos. CARMINATTI quer a reunião o quanto antes.
ROTAM prende homens com cocaína e arma de fogo. A equipe do 3º BPM abordou dois homens que haviam desembarcado rapidamente de um veículo Megane de forma suspeita na noite de ontem, no bairro Bela Vista em Pato Branco. Em revista ao veículo, os policiais encontraram aproximadamente 100 gramas de cocaína. Numa chácara de um dos abordados, com apoio da equipe do Canil, foi localizado um revólver calibre 22 com 11 munições. Os envolvidos, droga, arma e munições foram encaminhados para 5ª SDP.
Saveiro é completamente destruída por fogo em Marmeleiro.
Uma caminhonete Saveiro ficou totalmente destruída pelo fogo na manhã de hoje, na Rua Romário Rodrigues de Lima, centro de Marmeleiro. O condutor estava transitando com o veículo, quando percebeu fumaça na parte do motor. Ele estacionou a Saveiro e o fogo começou. O Corpo de Bombeiros foi chamado e fez o combate as chamas. Ninguém ficou ferido.
Ministério Público denúncia 19 pessoas de facção criminosa que atuava dentro da penitenciária de Francisco Beltrão. O MP do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Salto do Lontra, ofereceu denúncia criminal contra 19 pessoas ligadas a uma facção criminosa que atua a partir da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. Os réus foram denunciados por associação para o tráfico de droga. A organização, que ostentava drogas para a venda nas redes sociais, vem sendo investigada há cinco meses, inclusive com interceptações telefônicas.
Conforme investigado, a organização do fornecimento dos entorpecentes para os traficantes foi feita por detentos, de dentro da penitenciaria, onde foram cumpridos diversos mandados de prisão. Ao longo dos cinco meses de ação contra os criminosos, foram presas cerca de 30 pessoas, seis armas de fogo apreendidas, dois veículos, 13 quilos de maconha, aproximadamente três quilos e meio de cocaína, 768 gramas de crack, 95 gramas de haxixe e pouco menos de dez mil reais.