ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 11-06-2020 Quinta-feira

-BOLSONARO ANUNCIA RECRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

-GRUPO VAI DEFINIR PROTOCOLOS PARA RETORNO DAS AULAS A PARTIR DE AGOSTO

-EPAGRI ORIENTA SOBRE CUIDADOS NO MANEJO DO SOLO DEVIDO AS CHUVAS TORRENCIAIS

-ESCOLAS REALIZAM AJUSTES PARA EVITAR AGLOMERAÇÃO NA ENTREGA DE MATERIAL

-SÃO JOÃO DO OESTE TEM SALDO POSITIVO NO RETORNO DO ICMS PARA 2021

-TEMPORAL CAUSA DIVERSOS PREJUÍZOS EM TODA REGIÃO

-DESCANSO E BELMONTE SÃO OS MAIS AFETADOS PELO FENOMENO CLASSIFICADO COMO TORNADO

-MOTORISTA FOGE APÓS COLISÃO ENTRE VEÍCULOS

-JOVEM MORRE AO CAIR DE PRÉDIO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 90 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


As aulas não serão retomadas nas Filipinas até que se encontre uma vacina contra o vírus causador da Covid-19. O anúncio foi feito pela secretária de educação LEONOR BRIONES. De acordo com ela, as milhões de crianças do país terão aulas online e/ou transmitidas pela televisão a partir de agosto. Esse formato vem sendo adotado no Brasil, por exemplo, mas de maneira emergencial. Países como França e Coreia do Sul já retomaram as aulas presenciais. BRIONES disse que muitas pessoas no país vivem em profunda pobreza, sem acesso à internet, o que será um desafio. Ela afirmou que professores e escolas vão ter que de se adaptar a essa decisão.


O Parlamento da Bolívia aprovou a convocação para eleições gerais para seis de setembro, uma decisão que deve ser ratificada pela presidente interina JEANINE ÁÑEZ. A lei de convocação eleitoral foi aprovada no Senado e na Câmara dos Deputados "com mais de dois terços dos votos", segundo a presidente da Câmara Alta, EVA COPA. Na semana passada, o Supremo Tribunal Eleitoral chegou a um acordo com os partidos políticos para realizar as eleições naquela data, apoiado por um estudo epidemiológico no meio da pandemia de coronavírus. O chefe do TSE, SALVADOR ROMERO disse que a aprovação da lei gera certeza sobre a data de uma eleição crucial para a consolidação da democracia na Bolívia.


O secretário de Estado americano, MIKE POMPEO, exigiu nesta quarta-feira que a Organização Pan-Americana da Saúde explique seu papel no envio de médicos cubanos ao Brasil e anunciou que, como contribuinte da instituição, Washington demandará uma prestação de contas. Em uma entrevista coletiva, POMPEO acusou a Opas, braço regional da Organização Mundial da Saúde, de "facilitar o trabalho forçado" de pessoal médico cubano, por intermédio do programa "Mais Médicos" do Brasil. Além disso, instou a Opas a "explicar quem na organização aprovou um acordo potencialmente ilegal" e "o que ele fez com os 75 milhões de dólares que levantou quando negociou este programa".


A operação da Polícia Federal deflagrada quarta-feira no Pará, que investiga supostas fraudes na compra de respiradores, essenciais para o tratamento de vítimas em estado grave da covid-19, dá sequência a uma série de ações similares vistas em vários pontos do país desde o início da pandemia. 15 Estados e o Distrito Federal apuram irregularidades no uso de verbas que deveriam ser destinadas ao combate à pandemia. No Pará, um dos alvos da Operação "Para Bellum" é o governador do Estado, HELDER BARBALHO. Ele assinou a compra dos equipamentos no valor de 50 milhões de reais ao Pará. Desse total, metade do pagamento foi feito de forma antecipada à empresa fornecedora. Além da operação no Pará, quarta-feira, os agentes da PF foram a mais três Estados do Norte do país no mesmo dia: Acre, Amazonas e Rondônia. Amapá e Roraima completam a lista de denúncias da região.


O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, afirmou nesta quinta-feira que a medida provisória que deu ao ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, o poder de escolher reitores temporários para universidades federais é inconstitucional. Na avaliação de MAIA, a medida, publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira trata do mesmo tema da MP 914, que perdeu a validade na semana passada. Pelo texto em vigor, os reitores escolhidos por WEINTRAUB ficarão nos cargos apenas durante a pandemia do novo coronavírus. A medida editada pelo presidente JAIR BOLSONARO também exclui a necessidade de consulta a professores e estudantes ou a formação de uma lista para escolha dos reitores. Nesta quarta-feira, a comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha o trabalho do Ministério da Educação pediu a devolução da MP que, segundo os deputados, "é uma segunda tentativa de inteferir na autonomia das universidades".


O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta quarta-feira a recriação do Ministério das Comunicações. Pouco depois do anúncio, o "Diário Oficial da União" publicou a nomeação do deputado FÁBIO FARIA do PSD como ministro. O secretário-executivo da pasta será FÁBIO WAJNGARTEN, atual secretário de Comunicação Social do governo. A pasta da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações existia até 2016 e foi desmembrada em duas: Ministério das Comunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, chefiado por MARCOS PONTES. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a recriação do ministério não representará aumento de despesa, uma vez que, segundo a pasta, o novo ministério utilizará "apenas cargos de estruturas já existentes".


Santa Catarina exportou em maio 51 mil e 700 toneladas de carne suína, o que representou faturamento de mais de 113 milhões de dólares. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, esses são os maiores valores já registrados em um único mês desde o início da série histórica em 1997. Os números são divulgados pela Epagri. De janeiro a maio, o estado exportou mais de 198 mil toneladas de carne suína, o equivalente a 52 e meio por cento da quantidade exportada pelo Brasil no período. O embarque catarinense gerou receitas de 451 milhões e 800 mil dólares. Os dados de maio significam aumento de 44 vírgula quatro por cento no faturamento com as exportações de carne suína em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento com as vendas internacionais foi ampliado em 40 vírgula nove por cento neste ano.


Representantes da Secretaria de Estado da Educação, das 21 associações de municípios da Federação Catarinense de Municípios e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação participaram de uma reunião on-line na tarde desta quarta-feira sobre a retomada das aulas presenciais em Santa Catarina. Todos reforçaram a importância do alinhamento estratégico para o retorno conjunto das redes de ensino municipal e estadual, previsto para o dia três de agosto. Um dos assuntos comentados na reunião foi a criação de um grupo de trabalho para discutir os protocolos que serão adotados para o retorno das aulas presenciais. O grupo analisará os protocolos adotados por países que retomaram as aulas e também as situações dos que retrocederam por conta do surgimento de novos casos de Covid-19. Os participantes serão responsáveis por construir em conjunto um documento, com o alinhamento de temas como a situação dos alunos do grupo de risco, dos professores que não podem retornar e do transporte escolar.


O procurador-geral de Justiça FERNANDO COMIN encaminhou à Procuradoria-Geral da República uma representação contra o governador de Santa Catarina para analisar a participação de CARLOS MOISÉS em uma festa com aglomeração realizada em um hotel de Gaspar, no Vale do Itajaí. MOISÉS foi flagrado sem máscara, em plena pandemia do novo coronavírus. A Polícia Civil abriu um inquérito e o Ministério Público, um procedimento para investigar o caso. A denúncia foi apresentada pelo deputado estadual JESSÉ LOPES. O pedido cita um possível desrespeito à portaria assinada pelo próprio governador, que proíbe eventos no estado. O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, irá avaliar se houve indício de infração e pode determinar a abertura de um inquérito para investigar o caso. Se a denúncia for aceita, o caso será encaminhado por ARAS ao Superior Tribunal de Justiça.


-EPAGRI ORIENTA SOBRE CUIDADOS NO MANEJO DO SOLO DEVIDO AS CHUVAS TORRENCIAIS

-ESCOLAS REALIZAM AJUSTES PARA EVITAR AGLOMERAÇÃO NA ENTREGA DE MATERIAL

-SÃO JOÃO DO OESTE TEM SALDO POSITIVO NO RETORNO DO ICMS PARA 2021

-TEMPORAL CAUSA DIVERSOS PREJUÍZOS EM TODA REGIÃO

-DESCANSO E BELMONTE SÃO OS MAIS AFETADOS PELO FENOMENO CLASSIFICADO COMO TORNADO


Novo sistema de iluminação é instalado no Ginásio Municipal de Belmonte. O sistema elétrico do ginásio municipal, localizado próximo ao centro municipal de Educação Infantil Pingo de Ouro, foi totalmente revitalizado. A secretaria de Educação investiu em torno de 18 mil para instalação de 14 refletores de LED de 150 watts e sete de 200 watts de potência, substituição da fiação, reparação e instalação de novas tomadas, disjuntores, pontos de luz, interruptores e quadro de luz. Segundo a secretária, DILVANE SCHIRMANN, as melhorias na parte elétrica do ginásio trazem inúmeros benefícios aos usuários, melhorando significativamente a luminosidade e oferecendo mais segurança aos alunos e profissionais no desenvolvimento das atividades. DILVANE explica que o sistema instalado é moderno e eficiente, resultando em maior durabilidade, economia de energia elétrica e menor custo de manutenção.


Campanha de incentivo ao comércio local disponibiliza linha de crédito especial para compras realizadas em Iporã do Oeste. Conforme a gerente da agência do Sicoob de Iporã do Oeste, ROSELENE WEIGEL, a campanha será executada no período de junho a agosto, com o objetivo de valorizar o comércio, principalmente das pequenas empresas e fomentar a economia local. A gerente explica que a campanha será realizada em parceria com a Associação Comercial e Industrial. Podem aderir pessoas e empresas físicas ou jurídicas associadas à ACIIO, que desejam realizar compras no comércio local. ROSELENE comenta que os interessados devem solicitar um orçamento para ser apresentado ao Sicoob, que irá disponibilizar de linhas de créditos com taxas especiais, com pagamento do financiamento em até dez anos. O incentivo vale tanto para munícipes que desejam comprar, como para empresas que precisam fazer algum investimento no seu estabelecimento.


Epagri orienta sobre cuidados no manejo do solo devido as chuvas torrenciais. Conforme o extensionista da Epagri de Mondaí, PAULO KUHN, a maior preocupação devido às chuvas torrenciais das últimas horas é com as lavouras onde o sistema não é o de plantio direto. Ele explica que nestas áreas é baixa a cobertura com palhadas e a chuva acaba lavando a camada superficial do solo, levando embora nutrientes, matéria orgânica e prejudicando a estrutura do solo. O extensionista ressalta que isso traz conseqüências na produção futura que for feita na área, seja de grãos ou de pastagem. PAULO KUHN orienta que o agricultor deve ficar atento a manchas que forem aparecer nas áreas e o baixo desenvolvimento da cultura. Ele comenta que o indicado é realizar uma análise do solo para identificar a correção necessária.


O extensionista da Epagri de Mondaí ressalta que na produção leiteira, o sistema de pastagens perene foi o menos prejudicado, porque a vegetação acabou segurando o solo e facilitando a infiltração da água. Nas pastagens anuais, a exemplo da aveia, o extensionista afirma que o cuidado deve ser para evitar o pisoteio das áreas, o que prejudica o rebrote e acaba causando a compactação do solo. PAULO KUHN lembra que o escritório da Epagri de Mondaí está com novos números de telefone, o 3462 4047 com a assistente administrativa Neide, o 3462 4048 com o extensionista Paulo e o 3462 4049 com o extensionista Adair. Neste período a maior demanda é pelos programas de troca-troca de calcário e de sementes de milho, com a emissão das autorizações para retirada dos insumos.


São João do Oeste tem saldo positivo no retorno do ICMS para 2021. O índice provisório do retorno de ICMS para o exercício de 2021 foi divulgado pelo governo do estado no dia três de junho. O valor é provisório porque cabe recurso aos municípios para rever índices, caso algum valor não esteja correto, para inclusão no movimento econômico. De acordo com o secretário de Agricultura e diretor do movimento econômico, ROBERTO RAMBO, São João do Oeste teve um crescimento no índice de retorno do ICMS de 3,17%. Ele afirma que em comparação a outros municípios, o índice é positivo para São João do Oeste. RAMBO explica que mesmo com o aumento no movimento econômico de 2019, muitos municípios tiveram queda no retorno do índice. Ele esclarece que isso acontece porque o crescimento do município foi inferior ao do estado. No caso de São João do Oeste, o crescimento foi maior ao do estado, e o saldo é positivo.


Os municípios têm um mês de prazo para os recursos, sendo que o índice definitivo do retorno do ICMS para o próximo ano será divulgado em dezembro. São João do Oeste também irá recorrer para rever alguns valores. ROBERTO RAMBO esclarece que isso se faz necessário quando alguma empresa não fez o lançamento correto da movimentação que teve para o município. Ele cita como exemplo uma laticínios que deixou de lançar mais um milhão e 200 mil em movimentação somente no município. O secretário de Agricultura de São João do Oeste integra a equipe de julgadores que irá avaliar no final de julho e início de agosto os recursos apresentados pelos municípios.


ROBERTO RAMBO antecipa que a situação da pandemia irá trazer conseqüências negativas para o movimento econômico deste ano, que será apurado em 2021. Com base em 2018, o movimento econômico de São João do Oeste cresceu 11,92% em 2019.


Colégio estadual amplia prazo de entrega e devolução do material impresso para evitar aglomerações e contaminação do vírus. Segundo o diretor do colégio Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste, PEDRO GAUER, quando da devolução dos materiais impressos pelos alunos e suas famílias, foi percebido que em alguns momentos ocorria aglomeração. Ele afirma que com base nisso, e na confirmação dos primeiros casos de coronavírus no município, a partir desta segunda-feira as atividades que estavam sendo repassadas toda semana passam a ser encaminhadas a cada duas semanas. O material entregue será maior para que abrange o período das duas semanas. Também serão disponibilizadas caixas para depósito e retirada do material, evitando contato direto com o papel.


No colégio estadual da cidade, mais de 120 alunos estão fazendo a retirada do material impresso. PEDRO GAUER chama atenção que este número vem aumentando, porque muitos alunos preferem realizar as atividades da forma impressa, ao invés dos canais digitais. Mais de 85% dos alunos realizam as atividades pelos canais digitais. O diretor considera que poderia haver maior adesão as atividades online, para que a entrega do material impresso ficasse apenas para casos realmente necessários. GAUER pede maior comprometimento dos alunos, pois em alguns casos está ocorrendo à devolução do material preenchido pela metade ou em branco, e quando da vinda até a escola se percebe que algumas medidas de prevenção não são adotadas, como o uso correto da máscara. O diretor lembra que as novas definições de entrega do material a cada duas semanas objetivam evitar a disseminação do vírus entre profissionais, famílias e alunos.


Na escola de Educação Básica São Lourenço a entrega do material impresso já vem ocorrendo há cada duas semanas desde o início do sistema de aulas a distancia. O diretor, WAGNER FERRARI, explica que a entrega é feita em salas separadas, e todo material já fica devidamente separado para agilizar o repasse as famílias. A próxima entrega está prevista para terça-feira a tarde. O diretor enfatiza que está sendo feito um roteiro de visitas as famílias e alunos em que o contato tem sido menor desde a suspensão das aulas presenciais, devido ao envio das atividades pelos canais digitais. FERRARI comenta que o objetivo é manter o contato, e esclarecer dúvidas sobre o retorno das atividades presenciais, previstas para agosto, e desmistificar boatos, como a fake news de que o ano letivo é considerado perdido. O diretor afirma que todos os alunos tem aderido ao novo sistema, e não há reclamações quanto a não realização das tarefas encaminhadas.


Temporal causa prejuízos no interior de Itapiranga. Na tarde de ontem o Corpo de Bombeiros de Itapiranga recebeu diversas solicitações em toda a região da fronteira. A guarnição foi acionada para realizar desobstrução de estradas na localidade de Conceição, interior de Itapiranga. Foram registrados quatro pontos de interdição. Aproximadamente 20 árvores caíram com a força dos ventos. Foi requisitada uma máquina da prefeitura para auxiliar no serviço. Ainda em linha Conceição foram registrados dois destelhamentos de edificações residenciais e três galpões de madeira. Os proprietários foram orientados a cobrir com lona os principais pertences e deixar para realizar os reparos a partir de hoje com melhores condições climáticas. O temporal que atingiu a comunidade de Conceição também causou estragos em comunidades de municípios vizinhos.


Forte chuva causa alagamentos no interior de Itapiranga. Os bombeiros receberam vários chamados na tarde de ontem. A enxurrada invadiu uma residência em linha Dourado, interior de Itapiranga. O Rio Dourado saiu do seu leito normal atingindo partes externas da residência. Foi prestado auxílio aos moradores na realocação de móveis e eletrodomésticos, uma vez que a previsão indicava mais chuva. As fortes chuvas que caíram causaram estragos principalmente no interior do município. Na comunidade de Cotovelo também teve alagamento com bueiros entupidos e estradas danificadas. Alguns riachos transbordaram e o cascalho de estradas foi levado pela força da água.


Frigoríficos da JBS interrompem produção por queda de energia. A interrupção no fornecimento de energia elétrica em Itapiranga causou transtornos e afetou o abate de suínos e aves. Devido ao rompimento das redes da Celesc, a cidade ficou sem energia elétrica por 14 horas. Conforme o gerente da unidade de abate de suínos da JBS, EVERTON ZERBIELLI, os funcionários foram dispensados nesta quinta-feira e a agroindústria parou por completo suas atividades. Ele salienta que não ocorreu prejuízos na unidade que deve retomar atividades em ritmo normal a partir de amanhã. Já o abate de aves, conforme o gerente, RENATO ZANDONAI, não teve funcionamento no último turno de ontem e no primeiro turno desta quinta feira devido à falta de energia elétrica. O abate já foi restabelecido e o trabalho segue normal em todos os setores.


Tunápolis registra danos no interior e segue com estrada interrompida. O prefeito RENATO PAULATA relata queda de árvores e prejuízos em um galpão na comunidade de Sete Tombos. Máquinas da prefeitura trabalham desde as primeiras horas da manha desta quinta-feira para liberar estrada na comunidade de São Pedro. No local conhecido como morro do facão, ocorreu um grande deslizamento de encosta, interrompendo o trânsito de acesso a cidade e a comunidade de São José. PAULATA acredita que até o final da tarde o trânsito seja liberado. O prefeito informa que nenhuma ponte está interrompida no momento e destaca danos em estradas e tubulação entupida que causam transtornos. RTENATO PAULATA também chama atenção para a falta de energia elétrica nas comunidades de Sete Tombos, Bonita, Raigão e Pitangueira, causando problemas principalmente em propriedades produtoras de leite.


São João do Oeste registra danos significativos na cidade e interior. O prefeito FERNANDO BISIGO percorreu o interior do município na manhã de hoje e constatou vários problemas causados pela chuva intensa. Ele destaca que os danos foram significativos e serão necessários vários dias de trabalho para restabelecer a normalidade. O prefeito aponta estragos na cidade e interior com enxurrada causando alagamentos. Ele aponta como prioridade desobstruir estradas e liberar o trânsito devido ao deslizamento de encostas. BISIGO informa que o trânsito está interrompido entre Vale Pio a linha Fátima no acesso pela ponte baixa que foi deslocada pela força da água. Também está interrompido o trânsito entre as comunidades de Medianeira a Macucozinho devido a dois deslizamentos de terra. Máquinas da prefeitura iniciam na tarde de hoje o serviço que será concluído somente amanhã. As comunidades mais atingidas foram Palmeiras, Medianeira, São João Alto, Cristo Rei, Ervalzinho e Beato Roque.


Corpo de Bombeiros inicia monitoramento do nível de água do Rio Uruguai em Itapiranga. Devido ao grande volume de chuva registrado nos últimos dias, rios que fazem parte da Bacia do Rio Uruguai registraram aumento rápido no volume de água. O efeito já aparece no Rio Uruguai, porém ainda sem transtornos para navegação. Conforme o comandante dos bombeiros de Itapiranga, ANDRÉ RAUBER, o monitoramento é constante, com medições de hora em hora. Na manhã de hoje o nível teve acréscimo com média de 10 centímetros por hora. Neste momento está em cinco metros e 60 centímetros. Nenhuma ponte e nem residência foi atingida. O alerta inicial é para proprietários de áreas de camping próximas a margem do rio.


Estradas, pontes e acessos são danificados em função das fortes chuvas em Iporã do Oeste. Conforme o secretário de transportes e Obras, MILTON WEBER, durante esta quarta-feira vários atendimentos de emergência foram realizados em pontos danificados no interior, mas muitos deles, em função das fortes chuvas na tarde e começo da noite, foram novamente atingidos. O secretário cita que a equipe trabalha no feriado e final de semana para recuperar as estradas. Os maiores problemas foram o entupimento de bueiros e sarjetas, além de pontes que ficaram submersas. Na linha Monte Maria, próximo a propriedade de GERALDO BRAND, e na outra travessia próxima ao centro da comunidade, as pontes foram destruídas pela grande vazão de água. Os dois trechos estão interditados. O secretário pede a colaboração dos agricultores na limpeza de sarjetas e bueiros.


Estragos também foram registrados nas estradas gerais, que serão a prioridade no momento, e acessos as propriedades também registram estragos. Durante a tarde de ontem, a guarnição do posto 12 da Polícia Militar Rodoviária auxiliou a prefeitura de Iporã do Oeste na limpeza da rodovia e abertura de valetas para escoamento de água. Por volta das 16 horas e 30 minutos a guarnição prestou apoio na limpeza e desobstrução da SC 386, na linha São Lourenço em Iporã do Oeste, onde um reservatório de água transbordou e cobriu a pista com lama e pedregulho. Bombeiros foram acionados para auxiliar na limpeza da pista. A guarnição TOR da PMR também auxiliou na limpeza e desobstrução da SC 496 em Belmonte, onde por volta das 18 horas o vento forte derrubou várias árvores obstruindo totalmente a via, deixando o trânsito bloqueado por um período.


Interior de Santa Helena é o mais afetado com as fortes chuvas. Conforme o prefeito, LUIZ GLUITZ, os estragos foram registrados principalmente no interior, em estradas e lavouras. O prefeito comenta que todos os pontos do município foram atingidos, e já nesta quarta-feira foram realizados trabalhos emergenciais em locais onde a água inundou estradas e a retirada de galhos para desobstruir as pontes e pontilhões. O prefeito lamenta que os estragos que já eram muitos, pioraram com as chuvas durante a noite.


Comunidade se mobiliza para limpeza de estragos causados pelo temporal em Belmonte. O mercado Dalapicola teve o telhado arrancado, e ficaram em pé somente as paredes. Durante a manhã várias pessoas auxiliaram na retirada das mercadorias. Quatro funcionários e dois clientes que estavam no local não se feriram. Ao lado do mercado, uma residência também teve danos elevados. Os proprietários, SALETE DE FÁTIMA GOMES e FLAVIO ANTÔNIO GOSSLER relataram que quando ouviram o barulho saíram da casa, e ninguém se feriu. Na cidade o rastro de destruição foi principalmente em uma faixa de 200 metros, próximo a praça e igreja matriz, na parte baixa. Em vários locais moradores se auxiliam na limpeza das casas, ruas e cortes de árvores que caíram com o forte vento.


Na linha São Jorge, próximo a cidade um galpão foi totalmente destruído pela chuva e fortes ventos. O agricultor MARCELO BEVILAQUA contou à reportagem da Rádio Oeste que tudo ocorreu em poucos segundos. Do galpão a família conseguiu salvar os animais e alguns materiais. Equipes da Celesc trabalham no restabelecimento da rede elétrica, e a Defesa Civil percorre o município para o levantamento dos estragos. A CASAN emitiu um comunicado de falta de água em Campinas e Itajubá em Descanso e no município de Belmonte, pois a Estação de Tratamento de Água de Descanso está sem energia elétrica. O prefeito GENÉSIO BRESSIANI informa que o levantamento completo sobre os estragos será divulgado à tarde. No interior, cerca de 26 famílias registraram os maiores prejuízos. O prefeito não descarta possibilidade de decretar situação de emergência devido aos prejuízos, o que será avaliado e anunciado na tarde de hoje.


O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste entregou mais de quatro mil metros quadrados de lonas para os atingidos pelo tornado nos municípios de Descanso e Belmonte. Conforme a corporação, em Descanso foram 77 atendimentos, sendo entregues três mil 892 metros quadrados, além de quatro cortes de árvores. Já em Belmonte, foram sete atendimentos realizados pelos profissionais, sendo entregues 110 metros quadrados de lonas e três árvores cortadas. Ao todo, o Corpo de Bombeiros deslocou sete viaturas para os atendimentos e empenhou 25 pessoas entre bombeiros militares e comunitários.


Descanso e Belmonte foram atingidos por um tornado F1. O agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO explica que o fenômeno pode ser classificado com um tornado de categoria F1 com ventos entre 120 a 180 km por hora. Coutinho diz que nessa categoria de tornado, existe uma tempestade severa e de curta duração, semelhante ao que foi registrado em Descanso e Belmonte. Na maior parte dos municípios da região houve apenas o excesso de chuvas, variando entre 66 e 220 milímetros em cerca de 30 horas. Coutinho não descarta que ao longo desta quinta-feira novos temporais ocorram na região, porém disse ainda que a partir da tarde de hoje o tempo deve ser bom, persistindo ao longo desta sexta-feira. Já no sábado uma frente fria avança sobre a região trazendo chuva e queda na temperatura. No domingo e segunda-feira o sol deve predominar, porém, com frio intenso.


Durante tornado, casa desaba sobre família em Descanso. Uma família ficou ferida durante o tornado que atingiu o bairro Antonio Rech em Descanso, na noite desta quarta-feira. Segundo apurado pela reportagem da Peperi, na hora do fenômeno, a família toda estava na casa, o casal com a mulher gestante e uma filha de cinco anos. Devido aos fortes ventos, o teto da residência desabou sobre eles e causou ferimentos pelo corpo. Todos foram para o hospital e o estado de saúde é estável. Familiares, amigos e testemunhas de Jeová estão auxiliando a família que perdeu praticamente tudo. Para quem quiser fazer doação, deve levar para a rua Pedro Oro, 149 no bairro Antonio Rech ou ainda ligar para 9-9901-7716.


Descanso irá decretar estado de calamidade pública em razão dos estragos causados pelo temporal. O decreto deve ser formalizado na tarde de hoje. O prefeito SADI BONAMIGO realizou reunião manhã de hoje com a Defesa Civil, e equipe de governo para fazer um levantamento dos estragos. Os maiores prejuízos foram registrados em residências e empresas que foram destelhadas, o tombamento de uma carreta, destruição na estrutura do ginásio no bairro Antonio Rech, nas escolas Getúlio Vargas e Paulo Henrique Pissaia, e nos galpões da garagem e do estádio municipal, além de vários estragos em estabelecimentos no interior e nas estradas. Um posto de combustível teve o telhado arrancado e a estrutura ficou retorcida. Os bairros mais afetados foram o Antonio Rech, Uczai e Jardim Itália, além do centro da cidade. A estimativa é que mais de cem casas foram danificadas.


-MOTORISTA FOGE APÓS COLISÃO ENTRE VEÍCULOS

-JOVEM MORRE AO CAIR DE PRÉDIO


Homem é preso em flagrante por furto no centro de Iporã do Oeste. O fato ocorreu por volta do meio dia desta quarta-feira, na cidade de Iporã do Oeste. A Polícia Militar foi acionada pela funcionária de um estabelecimento que notou o furto de um celular. A guarnição realizou buscas e localizou o suspeito. O celular foi apreendido e o homem preso. A prisão ocorreu após cerca de uma hora do furto e o autor confirmou o crime.


Motorista foge após colisão entre veículos no centro de SMOeste. A colisão envolvendo um Gol e um Hiunday I30 ocorreu por volta das 21 horas e 45 minutos desta quarta-feira, no cruzamento das ruas La Salle com a Guilherme Missem no Centro de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o condutor do I30 fazia sentido pela La Salle quando o Gol que transitava pela rua Guilherme Missem, cortou a preferencial colidindo na lateral. Com o impacto o I30 subiu na calçada e o condutor sofreu ferimentos. Já o condutor do Gol fugiu do local. O Corpo de Bombeiros atendeu o condutor do I30 e o encaminhou para atendimento médico. A Polícia Militar realizou o levantamento e a elaboração do Boletim de Ocorrência.


Jovem morre ao cair de prédio em Cunha Porã. Um jovem de 23 anos, morador de Maravilha, morreu na noite desta quarta-feira, por volta 20 horas, ao cair do sexto andar no fosso de um prédio em construção no Bairro Cidade Alta em Cunha Porã. A vítima é SABIO ABEL DEWITES. O jovem estava no local trabalhando com a colocação de gesso, juntamente com outros dois profissionais. Segundo informações, a intenção da equipe era pernoitar na obra para dar prosseguimento ao trabalho no dia seguinte. No momento do acidente os dois colegas de trabalho da vítima teriam saído para comprar um lanche, e ao retornar ao local não localizaram o colega, vindo posteriormente a achá-lo caído no fosso. Polícia Militar, Polícia Civil, IGP e IML foram acionados para os levantamentos do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.