ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sábado - 11 05 2024

-GOVERNO FEDERAL PREPARA PROGRAMA PARA AJUDAR VÍTIMAS DA ENCHENTE NO RS

-MAIS DE 820 MIL ELEITORES DE SC NÃO VÃO PODER VOTAR NAS ELEIÇÕES 2024

-DESCANSO CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE CHIKUNGUNYA NO MUNICÍPIO NESTE ANO

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE EFEITOS DA CARGA TRIBUTÁRIA SOBRE A SOCIEDADE

-CENTRAL DE DOAÇÕES NO PARQUE VAI ESTAR ABERTA NESTE FINAL DE SEMANA

-POLÍCIA CIVIL APREENDE ARMAS E MUNIÇÃO COM SUSPEITO DE ATIRAR CONTRA LOJA DA EX

-OPERAÇÃO NAS PRAÇAS DA CIDADE TERMINA COM 25 NOTIFICAÇÕES DE TRÂNSITO

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 15 centavos. O euro está valendo cinco reais e 55 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.

O grupo terrorista Hamas disse nesta sexta-feira que as negociações por um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza voltaram à estaca zero, após Israel rejeitar uma proposta dos mediadores internacionais. O Hamas afirmou em um comunicado que realizará consultas com outras facções palestinas para revisar sua estratégia em negociações para paralisar a guerra de sete meses, desencadeada pelo seu ataque contra Israel em 7 de outubro. A ONU havia alertado horas antes que o auxílio humanitário para Gaza poderia acabar sendo interrompido em alguns dias, após Israel tomar o controle nesta semana da passagem de Rafah entre Gaza e Egito, uma rota vital para os suprimentos do devastado enclave palestino.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou nesta sexta-feira uma resolução que abre caminho para que a Palestina se torne membro das Nações Unidas e concede "novos direitos e privilégios” aos palestinos. O texto pede que o Conselho de Segurança da ONU aprove que a Palestina se torne o membro das Nações Unidas. A resolução foi aprovada por 143 votos a favor, nove contra e 25 abstenções. O Brasil votou a favor da resolução. Argentina, Israel, Estados Unidos, República Tcheca, Hungria, Micronésia, Nauru, Palau, Papua-Nova Guiné deram votos contrários à medida. Caso o Conselho de Segurança concorde com o pedido, a Palestina entraria na ONU como um "Estado observador", sem direito a voto.

A polícia do Peru prendeu nesta sexta-feira o irmão e o advogado da presidente do Peru, DINA BOLUARTE, por sua suposta vinculação a uma rede de corrupção para nomear funcionários em troca de propinas, anunciou o Ministério Público. Uma equipe especial de promotores de combate à corrupção "prendeu NICANOR BOLUARTE ZEGARRA, MATEO CASTAÑEDA e outros investigados pelos crimes de organização criminosa e tráfico de influência". Além de NICANOR BOLUARTE, foram presos também o advogado da presidente e outras seis pessoas em diferentes operações relacionadas à investigação do MP peruano. Segundo o MP, a organização "teria criado UM programa criminoso imediatamente após Boluarte" assumir como presidente em 7 de dezembro.

O Congresso derrubou o veto do presidente LULA e manteve o Ministério da Agricultura e Pecuária como o único órgão responsável pela reanalise de liberação de agrotóxicos, na Lei dos Agrotóxicos de 2023, também conhecida como PL dos Agrotóxicos. O projeto que deu origem à lei foi aprovado pelo Senado no final de novembro do ano passado. Anteriormente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis também participavam da reanalise. A lei que acelera registro dos produtos químicos no Brasil estabelece que o registro de um produto poderá ser reavaliado se organizações internacionais responsáveis de saúde, alimentação e meio ambiente desaconselharem o seu uso. No momento, estão sendo avaliadas as condições legais da iniciativa e a melhor forma de fazer o benefício chegar à população.

Está sendo gestado pelos ministérios do governo LULA um programa para ajudar os atingidos pela inundação no Rio Grande do Sul a recomeçarem suas vidas. A iniciativa deverá consistir em um auxílio financeiro direto ou em uma linha de financiamento sem juros e tributos para a aquisição de móveis e eletrodomésticos. A ministra do Planejamento e Orçamento, SIMONE TEBET, disse que os técnicos do governo estão discutindo o formato do programa. A ajuda deve incluir famílias que não estão inscritas no Cadastro Único. Mais cedo, nesta sexta-feira, o ministro da Secretaria de Comunicação, PAULO PIMENTA, disse que o presidente anunciará uma "política específica voltada a pessoas físicas". De acordo com PIMENTA, LULA lançará a medida em um novo pacote de ajuda ao Rio Grande do Sul na próxima terça-feira.

O Rio Grande do Sul chegou ao número de 126 mortos em razão dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. No boletim da Defesa Civil, o estado ainda contabilizava 141 desaparecidos e 756 feridos. O Rio Grande do Sul ainda registra 441 mil e 300 pessoas fora de casa. Desse total, são 71 mil e 400 pessoas em abrigos e 339 mil e 900 pessoas desalojadas que estão na casa de parentes ou amigos. Do total de 497 municípios gaúchos, 441 relataram problemas decorrentes da chuva. A situação afeta um milhão 950 mil pessoas. Os temporais ainda provocam o bloqueio de 136 trechos de estradas. Nesta sexta-feira , em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, voluntárias abriram um local para acolher somente mulheres e crianças. Hoje, a prefeitura de Porto Alegre vai abrir outro para 50 mulheres e crianças de até 12 anos.

Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição que determina o repasse de ao menos meio por cento da receita do Estado para a Defesa Civil. Agora, a proposta será encaminhada para a análise das comissões permanentes, e só depois de aprovada nesta fase poderá ir a plenário. A aprovação foi em sessão ordinária do programa Alesc Itinerante, na tarde de quarta-feira, em Blumenau. A PEC é de autoria do deputado CAMILO MARTINS e assinada por outros 14 parlamentares. A proposta inclui no artigo 109 da Constituição do Estado de Santa Catarina a previsão da destinação de ao menos meio por cento das receitas orçamentárias para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, em 12 meses.

Santa Catarina está buscando mais de 600 milhões de reais para investimentos em prevenção e enfrentamento de desastres climáticos. A carta-consulta apresentada no início do mês passado, com pedido de autorização para o empréstimo junto ao Banco Mundial, entrou na pauta da Comissão de Financiamentos Externos, ligada ao Ministério do Planejamento e Orçamento, com análise na reunião de junho. O aval da comissão é necessário o aval do governo federal porque a União é avalista de empréstimos internacionais de Estados e municípios. Se aprovado o pedido, ainda há necessidade de análise em outros órgãos do governo federal, além do Senado, antes da assinatura do contrato. Na lista de obras, um dos principais investimentos será o melhoramento pluvial no rio Itajaí, no Médio Vale e Alto Vale, com o desassoreamento, construção de diques, tratamento de margens e derrocagem. A compra de radar meteorológico está nos planos.

Mais de 820 mil eleitores de Santa Catarina não regularizaram o título de eleitor até o prazo máximo que terminou na quarta-feira e não devem poder votar nas eleições deste ano. Os dados, ainda prévios, são do Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Conforme o levantamento prévio, cinco milhões 625 mil 466 eleitores de Santa Catarina estão aptos para votar no pleito deste ano, em 6 de outubro, para escolher prefeitos, vices e vereadores. Além disso, 746 mil 426 títulos estão cancelados, e 74 mil 173 estão suspensos. Nos dois casos, não é possível votar. Só de 4 a 8 de maio, o TRE atendeu 57 mil 515 requerimentos de título eleitoral, sendo 53 mil 553 presenciais e três mil 962 virtuais.

A Rádio Atalaia está operando em caráter experimental no canal de FM. Essa fase serve para a equipe de engenheiro e técnicos fazerem os ajustes finais para que o público ouvinte da emissora tenha a melhor qualidade possível de alcance e no som. O processo levou vários anos para que a empresa atingisse o objetivo de transmitir em estéreo. O canal é o 106v vírgula um e a população da região pode contribuir nos próximos dias informando como está chegando o sinal da Atalaia FM no carro, em casa e no local de trabalho. O diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA, comentou que tudo está sendo providenciado para que Campo Erê e região tenham o melhor sinal de Frequência Modulada daqui pra frente.

Será realizado no dia 23 deste mês a reunião de Planejamento estratégico do Comitê Rio das Antas. O evento acontece no Sindicato dos produtores Rurais de São Miguel do Oeste, com início uma e meia da tarde envolvendo usuários de água, poder público e representantes da sociedade civil. De acordo com o presidente do Comitê, ANDERSON RHODEN, o Planejamento Estratégico é um instrumento essencial para mapear as ações que serão desencadeadas pelo Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, possibilitando uma visão a longo prazo. O documento vai conter as prioridades, desafios e projetos que serão executados nos próximos anos em prol da bacia hidrográfica do extremo oeste. Ele reforçou que esse também será um momento para planejar e traçar uma linha de ação ao enfrentamento das dificuldades climáticas que afetam a região.

O Comitê Rio das Antas vem passando por um momento de fortalecimento e renovação das entidades. A informação é do presidente do Comitê, ANDERSO RODHEN. Ele destacou que o prazo final para que as entidades que já são membros, ou que estão pleiteando vagas realizassem o encaminhamento da documentação necessária terminou na sexta passada. No dia 15 de maio será realizado o chamamento e divulgação das entidades que farão parte do comitê. Pela parte da manhã será feita a seleção dos usuários de água, que representam 40 por cento da bacia hidrográfica. Na parte da tarde ocorre a escolha dos órgãos públicos que representam 20 por cento das entidades membros do comitê. Às três horas será feita a seleção dos membros da sociedade civil, que representa quarenta por cento da bacia hidrográfica. Ao todo, trinta entidades, compostas por um titular membro, compõem o Comitê Rio das Antas.

O Setor de Endemias do município de Belmonte, em parceria com as Secretarias de Saúde e Administração, vai realizar uma campanha específica para recolha de vidros. A ação começa na próxima segunda-feira e segue até 15 de junho. A intenção é dar destinação correta ao lixo e eliminar possíveis depósitos que possam alojar criadouros do mosquito Aedes Aegipty. Todos os vidros, exceto lâmpadas, devem ser entregues no Parque de Máquinas da prefeitura. O material deve ser embalado em sacas ou, caso esteja quebrado, em embalagens de papelão. Os vidros serão entregues na Acomar, em São Miguel do Oeste, entidade que faz o encaminhamento para reciclagem.

A Secretaria de Saúde de Descanso confirmou, nesta semana, o primeiro caso de chikungunya no município. O paciente, um homem de 28 anos, está internado no hospital da cidade. O setor de epidemiologia está investigando a origem do caso para determinar se foi adquirido no município ou se é um caso importado. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, DÉBORA WESCHENFELDER MAGRINI, o município está em alerta. Ela explicou que a Chikungunya tem como principal manifestação clínica fortes dores nas articulações, podendo ter como consequência a redução da produtividade e da qualidade de vida. A doença também é transmitida pelo aedes aegypit.

Além do caso de Chikungunya confirmado nesta semana, a secretaria de Saúde de Descanso registrou 71 casos de dengue desde o dia primeiro de janeiro. A informação é da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, DÉBORA WESCHENFELDER MAGRINI. Além disso, outros quatro moradores com os sintomas da doença aguardam o resultado dos exames de laboratório. Descanso tem 51 focos do mosquito da dengue espalhados pela cidade. DÉBORA enfatizou a importância da prevenção, especialmente nesse momento. Ela disse que eliminação dos criadouros de mosquitos é essencial.DÉBORA reforçou a orientação para verificar regularmente residências, locais de trabalho e vizinhança para evitar água parada em recipientes como vasos de plantas, pneus e garrafas plásticas.

A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançaram o edital de Chamamento Público de Projetos Sociais financiados pelo Fundo da Infância e Adolescência. A inscrição de projetos deverá ser feita até o dia 30 de maio, no protocolo eletrônico do Município, por meio do site www.saomiguel.sc.gov.br. De acordo com a presidente do CMDCA, CARLA PÖTKER, serão financiados projetos na modalidade de custeio que contemplem a promoção, proteção e defesa dos direitos, conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente. Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone 3631 2016 ou com membros da Comissão Especial de recebimento e avaliação documental dos projetos sociais inscritos.

O Peperi Debates deste sábado discutiu o peso da carga tributária sobre a sociedade e os caminhos para equacionar uma questão que vem sendo motivo de reclamação das pessoas e das empresas. O programa aproveitou o mês do Feirão do Imposto para discutir como os impostos impactam na vida das pessoas e na competitividade das empresas. O debate reuniu a advogada e coordenadora do Núcleo do Jovem Empreendedor, GABRIELA FAVERO, a coordenadora do nucleo de contadores da Acismo, PAMELA SCHONS, o presidente do Conselho das Entidades Empresariais, JUARES DOS SANTOS JUNIOR e o vice-presidente regional da Acats, RAVIER CENTENARO. O áudio e as fotos do debate estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

Desde que o homem passou a conviver em sociedade existe uma forma de recolhimento de impostos e taxas para remunerar o governo central. A afirmação é da advogada e coordenadora do Núcleo do Jovem Empreendedor, GABRIELA FAVERO. Ela disse que o Feirão do Imposto existe há mais de 20 anos exatamente para promover uma conscientização das pessoas a respeito de questões como o peso da carga tributária e a contrapartida dos serviços oferecida pelo poder público. GABRIELA comentou que a ideia não é extinguir o sistema, mas repensar o sistema tributária em vigor. Ela disse que é necessário pagar impostos, mas não dá forma como está acontecendo e com a gestão inadequada dos recursos públicos.

A carga tributária impacta fortemente no setor produtivo cada vez mais aperta as empresas, chegando na mesa dos brasileiros. O comentário é do presidente do Conselho das Entidades Empresariais, JUARES DOS SANTOS JUNIOR. Ele disse que com a entrada em vigor do IVA, o Brasil terá a maior taxa tributária do mundo. Na visão de JUARES, o principal problema está na irresponsabilidade na aplicação dos recursos públicos. Ele citou que em dezembro de 2023, a arrecadação do governo federal aumentou seis por cento, mas a despesa do poder público cresceu 73 por cento. O empresário frisou que não adianta pagar cada vez mais impostos na ponta se não há seriedade na gestão dos recursos pagos pela população. Ele também reclamou da falta de representação política para mudar esse quadro.

A carga tributária é muito pesada e fica ainda pior na medida em que o contribuinte não tem um retorno adequado dos serviços por parte dos governos. A avaliação é da coordenadora do nucleo de contadores da Acismo, PAMELA SCHONS. Ela disse, no Peperi Debates desta manhã, que o empresário trabalha até o dia 25 de maio somente para pagar impostos. Além da carga pesada, ela citou outros problemas que marcam esse tema: a burocratização do serviço público para resolver as demandas do cidadão e a demora do governo federal em repassar os recursos para os estados e município. PAMELA destacou ainda que a reforma tributária não vai desburocratizar o sistema tributária e as pessoas não vão pagar menos impostos.

O vice-presidente da Acats, RAVIER CENTENARO, também tem uma expectativa pouca otimista sobre os efeitos da reforma tributária. Ele disse que dificilmente haverá uma redução da carga tributária no país enquanto o sistema político dominar esse debate. O empresário comentou que a população de baixa renda é a que mais sofre com o peso dos tributos, especialmente aqueles que incidem sobre os alimentos. RAVIER comentou que alguns setores tem benefícios tributários, mas essa conta que deixa de ser paga por um setor acaba sendo paga por outro. Ele disse que o sistema tributário atual deixa o cidadão mais pobre e as empresas menos competitivas. Outra reclamação do empresário é que menos de nove por cento dos recursos enviado por Santa Catarina para o governo federal retornam para o estado.

O comércio de São Miguel do Oeste vai atender até as quatro horas da tarde deste sábado, véspera do Dia das Mães. Embora não tenha ocorrido uma pesquisa sobre a previsão da venda de presentes para a data, o comércio está otimista. De acordo com o presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JUNIOR, a projeção do setor é de um aumento de vendas na comparação com a mesma data do ano passado. Nesta semana, JUARES disse que outras entidades ainda fazem pesquisa, caso da Fecomércio, que aponta um incremento de oito por cento nos negócios para o dia das mães deste ano. Ele citou que na cidade, a previsão é de um número melhor do que esse.

A câmara de vereadores aprovou, nesta semana, uma indicação para que a Administração Municipal crie um espaço de atendimento para pessoas com sintomas de dengue, nos mesmos moldes dos realizados na pandemia da Covid-19. O pedido é do vereador MOACIR FIORINI. Ele justifica o pedido devido ao aumento significativo nos casos de dengue no município e a grande procura por atendimento médico. FIORIINI citou que a medida é necessária diante do decreto de situação de emergência em função do aumento dos casos de dengue. Ele disse que são muitos os relatos em que os moradores procuram a Unidade de Pronto Atendimento e ficam por mais de duas horas esperando por uma consulta, pois são atendidos conforme a demanda de pacientes que estão na unidade. A indicação é destinada ao prefeito e à secretária municipal de Saúde.

Outra indicação aprovada pela câmara de vereadores na quinta-feira é da vereadora CRIS ZANATTA que solicita à Administração Municipal que crie um programa que ofereça capacitação, mentoria e apoio financeiro para as mães que desejam empreender ou expandir os negócios. Ela disse que a medida tem o objetivo de reconhecer a importância de apoiar e estimular o empreendedorismo feminino, especialmente em um contexto no qual as mães enfrentam desafios na conciliação entre as responsabilidades familiares e profissionais. A vereadora explicou que o programa visaria oferecer uma gama de serviços essenciais, tais como workshops e treinamentos especializados em empreendedorismo, gestão empresarial, finanças e marketing, adaptados às demandas específicas das mães empreendedoras. Outro componente seria a prestação de mentoria individualizada, oferecendo orientação personalizada sobre estratégias empresariais, resolução de problemas e aprimoramento de habilidades de liderança.

A Central de Doações para o Rio Grande do Sul vai estar de portas abertas neste final de semana no Parque de exposições Rineu Gransotto. Hoje e amanhã, o horário de funcionamento é das oito horas da manhã até as dez da noite. Todas as doações arrecadadas em São Miguel do Oeste para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul serão concentradas no Parque da Faismo. No local, os materiais serão triados e distribuídos para o estado vizinho. A iniciativa visa unificar as diversas ações solidárias realizadas por entidades, instituições, clubes de serviço, empresas e demais voluntários, fortalecendo a campanha “São Miguel pelo Rio Grande do Sul”. A população pode continuar doando os itens mais necessários e urgentes nos pontos de coleta já conhecidos, em diversos locais da cidade, mas a orientação é levar diretamente à Central de Doações instalada no Parque da Faismo.

A Central de Recebimento está em pleno funcionamento no Parque de Exposições Rineu Gransotto, porém uma grande dificuldade enfrentada pelos voluntários é quanto ao acondicionamento das doações recebidas. Os donativos, principalmente de vestuário, chegam ao local, na maioria das vezes, misturados. Os voluntários acabam tendo uma grande demanda na separação de roupas masculinas e femininas e adulto e infantil. Esse tempo poderia ser usado em outras atividades relacionadas as doações. A orientação é que as pessoas já façam essa separação em casa para agilizar o trabalho de despacho. Outro problema enfrentado é quanto a qualidade das roupas encaminhadas, já que muitas peças chegam sujas e rasgadas para a triagem.

Nesta sexta-feira, o décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira realizou uma operação nas praças do centro de São Miguel do Oeste com o policiamento com motocicletas. Durante as abordagens, foram emitidas diversas notificações de trânsito, principalmente relacionadas a motocicletas. As infrações incluíam alterações no sistema de iluminação, características e escapamentos sem chancela do Inmetro, conforme resolução de 2021.Além disso, foram flagrados condutores dirigindo sem possuir CNH, entre outras infrações.Ao todo, mais de 25 notificações foram emitidas bem como realizada a retenção da documentação da motocicleta para regularização.

A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Lourenço do Oeste, deu cumprimento a dois mandados de buscas domiciliares no curso da Operação Santíssima Proteção, deflagrada em âmbito estadual. Na madrugada do dia 29 de abril, a loja da vítima, no Centro de São Lourenço do Oeste, foi alvejada por tiros. Naquela mesma noite, após diligências investigativas, a Polícia Civil representou pela decretação da prisão preventiva do ex-companheiro, suspeito do crime. O homem foi localizado e preso no mesmo dia. Além disso, foram apreendidas munições, cartuchos e projeteis de arma de fogo na casa do suspeito. O investigado foi indiciado pelos crimes de ameaça, dano, incêndio, descumprimento de medida protetiva, disparo de arma de fogo e posse irregular de munição.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.