-17 SETORES LANÇAM MANIFESTO PELA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
-EXPORTAÇÕES DE SC SOMAM TRÊS BILHÕES E 600 MILHÕES DE DÓLARES ATÉ ABRIL
-INICIA PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA DA FRONTEIRA
-ITAPIRANGA PREPARA GRANDE EVENTO PARA LANÇAMENTO DE FILME
-DELEGADO ALERTA PARA PROBLEMAS CAUSADOS EM CRIMES NA INTERNET
-MULHER FICA GRAVEMENTE FERIDA EM ACIDENTE DE TRÂNSITO
-OCUPANTES DE MOTO SOFREM FERIMENTOS EM COLISÃO CONTRA CARRO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de sete graus e a máxima para hoje deve ser de 20 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 97 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
Militantes palestinos dispararam centenas de foguetes da Faixa de Gaza contra Israel na quarta-feira, enquanto Israel avançava com uma série de ataques aéreos que mataram 24 palestinos, incluindo três militantes e pelo menos uma criança. Após os ataques, uma estação de TV estatal do Egito anunciou que o país, um mediador frequente entre os lados, havia negociado um cessar-fogo. A trégua, no entanto, pareceu distante da realidade, pois nenhum nem israelenses e nem palestinos pareceram recuar nas últimas horas da quarta-feira. Em um discurso no horário nobre da TV, o primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, afirmou que Israel desferiu um duro golpe nos militantes.
Mais de 700 mil pessoas fugiram de suas casas no Sudão para escapar dos combates entre facções militares rivais. Os dados são da Organização Internacional para as Migrações. Desse total, 150 mil pessoas já passaram por uma das sete fronteiras internacionais do Sudão, segundo dados da agência de refugiados da ONU. O porta-voz da organização, PAUL DILLON, disse em entrevista coletiva em Genebra que mais de 700 mil pessoas foram deslocadas no Sudão desde o início dos combates. Na semana passada, a agência da ONU afirmou que cerca de 340 mil pessoas estavam deslocadas internamente.
O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, disse nesta quarta-feira que apresentará uma reforma constitucional para que juízes e magistrados sejam eleitos pelo povo. LÓPEZ OBRADOR tem atacado o Judiciário nos últimos dias depois que uma reforma eleitoral, que reduziria os poderes da autoridade eleitoral do país, foi parcialmente derrubada pela Suprema Corte mexicana. O presidente não deu mais detalhes da proposta e nem fixou data para o envio do projeto ao congresso do país.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES determinou nesta quarta-feira que o aplicativo Telegram apague mensagens enviadas a usuários com críticas ao PL das Fake News. O texto foi divulgado pelo app nesta terça e dizia que o projeto vai "acabar com a liberdade de expressão" e "dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial". Caso a medida não seja cumprida em uma hora a partir de recebida a notificação por parte da empresa, o Telegram será suspenso no país pelo prazo de 72 horas, além de multa de 500 mil reais. O Telegram retirou a mensagem do ar e enviou uma nova aos seus usuários, informando que estava cumprindo uma determinação judicial.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que estabelece o repasse de recursos arrecadados com multas de trânsito para custeio de carteiras de habilitação de pessoas de baixa renda. O texto segue para o Senado. A proposta, de autoria do deputado JOSÉ GUIMARÃES do PT do Ceará, altera o Código de Trânsito Brasileiro. Atualmente, a legislação já prevê que a cobrança das multas de trânsito seja aplicada, exclusivamente, em: sinalização, engenharia de tráfego, engenharia de campo, policiamento, fiscalização, renovação de frota circulante e educação de trânsito. Segundo o projeto, o uso do dinheiro para formação de novos motoristas será aplicado apenas para condutores cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.
Representantes de 17 setores da economia lançam, nesta quinta-feira, um manifesto em favor da continuidade da desoneração da folha de pagamento. O documento defende a aprovação do projeto de lei do senador EFRAIM FILHO do União Brasil da Paraíba que prorroga até 2027 o benefício fiscal, iniciado em 2011. O grupo se chama Desonera Brasil. Os setores que assinam o documento empregam mais de oito milhões e 900 mil trabalhadores e incluem áreas como tecnologia da informação, construção civil, comunicação social, transporte público, têxteis, couro, calçados e call center. A desoneração consiste em um mecanismo que permite às empresas pagar alíquotas de um a quatro e meio por cento sobre a receita bruta em vez de 20 por cento sobre as folhas de pagamento. Quando a medida entrou em vigor, 56 setores eram contemplados.
O Estado da Santa Catarina confirmou três mortes por dengue na última semana, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Na semana anterior, não houve óbitos registrados. No total de 2023, foram confirmados 29 óbitos por dengue e 11 permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde. Conforme as informações divulgadas, foram notificados 100 mil casos de dengue neste ano. Do total, 29 mil e 82 mil foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde. 26 municípios estão em situação de epidemia de dengue.
Um dos setores econômicos que mais crescem em Santa Catarina, o de tecnologia da informação e comunicação, vai criar 34 mil vagas e, assim, superar 100 mil empregos diretos até o fim de 2025. É isso que mostra o Mapeamento de Vagas 2023 realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia, Acate. A expansão no total de vagas será de 44 por cento nos próximos três anos, frente ao quadro atual de 76 mil empregos diretos em todo o Estado. Neste ano de 2023, serão geradas 10 mil e 200 vagas. A projeção de vagas consolida a Grande Florianópolis como a região que mais vai crescer, com um total de 18 mil novos empregos. Depois, nesse ranking de criação de empregos virão o Vale do Itajaí com seis mil e 500 vagas e a região Oeste com quatro mil e 200.
O total exportado por Santa Catarina no período de janeiro a abril deste ano somou três bilhões e 600 milhões de dólares, um recorde para o período, com crescimento de dois por cento frente aos mesmos meses de 2022. O preço médio exportado teve alta de 15 por cento, a maior variação positiva dos principais estados brasileiros. Considerando apenas o mês de abril, as exportações foram de 973 milhões de dólares, sete vírgula sete por cento frente ao mesmo mês de 2022. Os produtos que mais contribuíram para a balança comercial de janeiro a abril foram carnes de aves, carne suína, geradores elétricos e partes de motores.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente prorrogou as inscrições para a eleição dos novos membros do Conselho Tutelar. O novo prazo se encerra no dia 19 de maio. Os interessados podem se inscrever, sem custo, pela internet no endereço eletrônico da Ameosc ou presencialmente, na secretaria municipal de Assistência Social. A eleição dos novos conselheiros tutelares, sendo cinco titulares e cinco suplentes, ocorrerá no dia primeiro de outubro de 2023. A remuneração mensal dos será de mil 548 reais para 20 horas semanais. O mandato dos membros do Conselho Tutelar é de quatro anos, iniciando no dia 10 de janeiro de 2024 até nove de janeiro de 2028.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vai interromper o trânsito na BR-163 nos dois sentidos em Guaraciaba, na tarde desta quinta-feira, para detonação de rochas. A operação está marcada para iniciar entre 15h e 16h, próximo ao Britador Oeste e o Canil Chaparral. A ação é necessária para o andamento das obras de adequação de capacidade da rodovia. O tempo estimado para detonação e limpeza da pista é de duas horas, podendo ocorrer em menor tempo. O trecho está sinalizado e uma equipe vai orientar os condutores.
Associados convocam Assembleia para destituir a diretoria do Hospital de Mondaí. Reunião convocada por 186 integrantes da entidade vai ocorrer no dia 30 de maio na sede do Grêmio Cultural Ipanema. Segundo o edital publicado, os motivos para a destituição da atual diretoria é a falta de renovação do convênio com o Município de Mondaí, o que travou o recebimento de recursos desde janeiro deste ano. Entre os motivos também está uma declaração nos autos do Procedimento Administrativo instaurado pela Promotoria de Justiça da Comarca, de que a falta de renovação do convênio com o Município “não afetaria a saúde financeira do hospital”. O terceiro motivo é o atraso no pagamento do salários dos funcionários e outras obrigações, a partir de janeiro deste ano. Caso a destituição seja aprovada, será feita a eleição de uma nova diretoria para concluir o mandato.
Segundo o presidente do Hospital, a entidade enfrentou muitas dificuldades no ano passado em meio ao aumento dos casos de dengue e Covid-19 e não recebeu ajudas financeiras da prefeitura para contornar as despesas. PAULINHO STECKER destacou ainda que ao renovar o contrato com o município para 2023, deparou-se com a necessidade de prestar plantão médico de sobreaviso, o que não é mais permitido. Além disso, o Município não atendeu um pedido da entidade para mudar algumas cláusulas e reajustar o valor do contrato. Com isso, os atendimentos básicos que eram prestados no horário em que o Posto de Saúde fica fechado foram suspensos e passaram a ser prestados apenas atendimentos de urgência, emergência e internações.
Diante da falta de renovação do contrato com o Hospital de Mondaí, os pacientes do município passaram a ser atendidos no Hospital de Iporã do Oeste. Em comunicado publicado ainda no mês de janeiro, a Prefeitura de Mondaí afirmou que “apesar dos esforços, não foi possível a renovação de contrato com a Associação Hospitalar, que deixou de prestar serviços ao município no dia cinco de janeiro, conforme ofício enviado pela própria Associação”. A publicação afirmou ainda que “tal situação forçou a Secretaria Municipal de Saúde a buscar alternativas, sendo que foi firmado um contrato em caráter de urgência com o Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste, uma vez que foi negado atendimentos a pacientes no Hospital do município”.
As dificuldades financeiras causadas pela falta de renovação do contrato com o Município atrasou o pagamento dos funcionários do Hospital de Mondaí. O representante do Sindicato dos Trabalhadores em saúde de Chapecó e região, FÁBIO RAMOS NUNES FERNANDES, disse em entrevista para a Rádio Oeste no final de janeiro, que a entidade interviu para resolver a questão. À época ele disse que a situação do Hospital era dramática, com falta de insumos e sem atendimento à população. Por sua vez, o presidente do Hospital disse que o atraso nos salários se devia também ao não recebimento de valores do convênio SUS e da Política Salarial Catarinense, que desfalcaram o caixa do Hospital em 150 mil reais. No dia 24 de janeiro, funcionários e familiares fizeram uma caminhada do Hospital até a Prefeitura como forma de protesto diante da situação.
A empresa inicia pavimentação do Asfalto da Fronteira. Colocação do material iniciou nesta semana. O Prefeito ALEXANDRE RIBAS menciona que a obra vai beneficiar vários municípios. Ele lembra que esta sempre foi uma pauta regional e agora uma realidade com trecho a ser pavimentado em Itapiranga com extensão de pouco mais de 12 quilômetros e com investimento de 24 milhões e 500 mil reais de reais. RIBAS também menciona a obra do Asfalto da Fronteira com trecho de 10 quilômetros em Tunápolis e investimento de 22 milhões de reais. Conforme o prefeito de Itapiranga o avanço dos serviços gera uma expectativa positiva.
Há mais de um ano ocorrem serviços na base para o Asfalto da Fronteira. O prefeito de Itapiranga ALEXANDRE RIBAS salienta que os recursos estão garantidos por parte do governo estadual. As parcelas são liberadas de acordo com o desenvolvimento das obras. O prefeito comenta que o contrato entre os municípios, empresas e governo federal está sendo honrado. ALEXANDRE RIBAS assegura que possui a garantia de sequência da pavimentação e reforça que não existe risco das obras serem paralisadas por falta de recursos. O prefeito cita que o Asfalto da Fronteira era aguardado por décadas e agora é uma realidade que vai impactar de maneira positiva em vários municípios.
Itapiranga prepara grande evento para lançamento de filme. Programação é organizada em parceria do município com a Uceff. O filme, Os Súditos do Eixo, terá lançamento nacional em Itapiranga, na quarta-feira, dia 17. A programação vai ocorrer a partir das 19 horas, na Sociedade Imigrantes, marcando abertura da Jornada das Licenciaturas da Uceff. Conforme o Escritor e Historiador, LEANDRO MAYER, a produção aborda sobre as repressões ocorridas em todo o território brasileiro sobre perseguições aos alemães, italianos e japoneses no período do Segunda Guerra Mundial. Ele menciona que os livros de história não trazem nada sobre estes acontecimentos e aparentemente nada aconteceu na região de antiga Porto Novo, atual territórios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste.
O Historiador menciona que basta um olhar dirigido a região para perceber os fatos que aconteceram e que marcaram de forma negativa a vida de muitas pessoas. LEANDRO MAYER destaca que pela primeira vez está sendo possível inserir estes acontecimentos regionais em que pessoas foram perseguidas e sofreram com as repressões. O interesse nacional surgiu a partir da publicação de um livro publicado por LEANDRO MAYER . O Escritor e Historiador salienta que os Súditos da Guerra, é um filme de uma hora e meia com um grande eixo mostrando os campos de concentração implantados no Brasil. A região de Itapiranga terá uma pequena parte nesta produção, porém válida por fazer parte de um contexto nacional e registrar fatos ocorridos nos municípios da microrregião.
A Secretária da Educação de Itapiranga, ELAINE MUELLER, destaca que o município vai proporcionar capacitações ao servidores da prefeitura durante a Jornada das Licenciaturas e também terá grande parceria com o lançamento do filme, Os Súditos do Eixo. De acordo com a secretária, além da exibição do filme na noite do lançamento, dia 17, o município vai proporcionar mais duas opções para o público assistir gratuitamente, no dia 18, na parte da manhã e à tarde. ELAINE MUELLER considera que a população de Itapiranga e região possui uma grande oportunidade para conferir uma produção nacional, relatando fatos que ocorreram com pessoas que viveram no município.
Crimes praticados pela internet exigem bastante trabalho da polícia civil. Conforme o delegado responsável pela delegacia de Itapiranga, SANDRO ZANCANARO, a internet não é uma terra sem lei. Quem usa de recursos da internet para denigrir outras pessoas não está protegido pelo anonimato de perfil falso e outros meios que visam dificultar a identificação da autoria. O delegado define estas pessoas como covardes que não possuem coragem para falar pessoalmente e procuram se esconderem manifestações feitas em celulares e computadores, porém correm o risco de penalizações. ZANCANARO reitera que tem consequência para quem comete crimes em redes sociais e páginas na internet. Ele afirma que é possível rastrear e conferir a autoria, mesmo que as mensagens tenham sido apagadas ou enviadas na opção de visualização única.
O delegado alerta as pessoas que não tem como fugir das consequências pois serão instalados procedimento que posteriormente são entregues para a justiça. Os autores podem responder criminalmente e pagar indenização para as vítimas. SANDRO ZANCANARO menciona situações que ocorrem com frequências de danos morais e outras formas de constrangimento, ocorrendo isso inclusive no ambiente escolar. Ele recomenda para que seja feito boletim de ocorrência e se possível procurar juntar argumentos que contribuem na investigação policial. Em qualquer ameaça pela internet, a vítima precisa procurar a delegacia, pois é a melhor forma de acabar com a situação e punir os responsáveis.
Crimes pela internet podem ter consequências graves para as vítimas. O delegado SANDRO ZANCANARO cita que os criminosos são terríveis com chantagem e não adianta depositar dinheiro pois eles não param até ter certeza que a vítima não possui mais nenhum recurso. O delegado alerta que a troca de mensagens em redes sociais pode causar sérios problemas, principalmente para homens que são vítimas de criminosos, muitas vezes já cumprindo pena em presídios. ZANCANARO lembra que eles acabam forçando as vítimas venderem o carro, a própria casa e até fazer financiamentos para supostamente evitarem serem expostos.
O Corpo de Bombeiro de Iporã do Oeste socorreu vítima de acidente de trânsito na SC 496, no interior de Santa Helena. Foi uma colisão frontal envolvendo carro e motocicleta. Um automóvel Mitsubishi emplacado em Tunápolis e uma motocicleta Honda com placa de São Miguel do Oeste. A moto era conduzida por uma mulher, de 26 anos, que apresentava suspeita de fratura no antebraço esquerdo e nas duas pernas. Os Bombeiros conduziram a vítima ao Hospital de Tunápolis. O condutor do automóvel saiu ileso. Também auxiliaram na ocorrência os profissionais da saúde de Santa Helena, Policia Militar de Santa Helena e a Policia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste.
Ciclista sofre fratura em queda na SC 163 em Itapiranga. Foi por volta das 17 horas e 50 minutos de ontem, na SC 163 Linha Chácara. Os bombeiros atenderam vítima de queda de bicicleta. Um homem de 47 anos colidiu a bicicleta em uma placa de sinalização e caiu. Ele relatou que estava com dor no ombro direito. A vítima foi avaliada no local e após foi encaminhado ao hospital Sagrada Família. Devido a fratura da clavícula o homem foi transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.
Ocupantes de moto sofrem ferimentos em colisão contra carro na SC 163. O acidente entre uma motocicleta Yamaha Fazer, placa Mercosul e um Gol, com placas de Itapiranga foi registrado por volta das 16 horas de ontem na SC 163, entrada da Linha Popi, interior de Itapiranga. Conforme apurado pela reportagem da Peperi no local, a colisão ocorreu no momento em que o carro fazia manobra sobre a pista para acessar uma entrada a esquerda. A motocicleta que fazia o mesmo sentido, Itapiranga a Iporã do Oeste, colidiu na lateral do Gol.
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado e atendeu a caroneira da motocicleta com ferimentos pelo corpo. Após os primeiros socorros ela foi encaminhada ao Hospital de Itapiranga. Já o condutor sofreu ferimentos e foi atendido pelo Samu de Itapiranga. No carro estava um casal, que não teve ferimentos. A Polícia Militar esteve presente na ocorrência auxiliando no controle do trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual. Os dois ocupantes da motocicleta foram transferidos para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A Caroneira da moto teve suspeita de fratura no quadril. Já o condutor foi transferido devido à suspeita de fratura na coluna.