ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 11 05 2021

-ANVISA RECOMENDA SUSPENSÃO DA VACINA DE OXFORD EM GRÁVIDAS

-SAÚDE PRORROGA PORTARIA QUE PROÍBE CIRURGIAS ELETIVAS POR MAIS TRES DIAS

-DEPUTADO DIZ QUE VETO A PROJETO QUE DESTINA RECURSOS DO ESTADO PARA BRs SERÁ DERRUBADO

-HOSPITAL REGIONAL VOLTA A REGISTRAR 100% DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE COVID

-MILITARES QUE VÃO ATUAR NA ESCOLA JALDIR COMEÇAM TREINAMENTO NA UNIDADE

-RAPAZ QUE MATOU CINCO PESSOAS EM CRECHE PRESTA DEPOIMENTO À POLÍCIA

-MULHER É MORTA À FACADAS NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Ao menos oito pessoas foram mortas e mais de 20 ficaram em uma escola em Kazan, na Rússia, nesta terça-feira. Um agressor de 19 anos foi preso, segundo autoridades russas, e outro foi morto pela polícia. O número de vítimas ainda é incerto. As agências de notícias Associated Press e Interfax dizem que são oito mortos, sete crianças e um professor. A Reuters fala em sete crianças mortas. Já a agência de notícias estatal russa RIA Novosti informou que 11 pessoas morreram. As vítimas foram mortas a tiros.

THOMAS BACH, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, adiou uma visita que faria neste mês ao Japão após o aumento de casos de Covid-19 no país. A viagem de BACH estava prevista para 17 e 18 de maio, de acordo com os organizadores. No entanto, eles decidiram "adiar a visita por diversas situações, sobretudo a prorrogação do estado de emergência vinculado ao vírus" pelo governo japonês. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra que 60 por cento dos japoneses querem o cancelamento dos jogos. Os Jogos Olímpicos estão programados para começar no dia 23 de julho.

A FDA, agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos, autorizou nesta segunda-feira o uso em caráter emergencial da vacina PfizerBioNTech contra a Covid-19 em jovens de 12 a 15 anos. O imunizante já estava em uso em maiores de 16 anos no país. Os Estados Unidos, inclusive, já está vacinando toda a população acima dessa idade desde abril. Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram em 31 de março que sua vacina contra a Covid-19 demonstrou eficácia de cem por cento nos adolescentes com idades entre 12 e 15 anos.

A Agência de Vigilância Sanitária recomendou na noite desta segunda-feira a suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da AstraZenecaFiocruz em grávidas. A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac e a Pfizer. O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país". A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.

A Secretaria-Geral da Presidência informou nesta segunda-feira que o governo criou uma secretaria específica no Ministério da Saúde para discutir medidas de combate à Covid-19. O ato foi publicado no fim da noite, no "Diário Oficial da União". A criação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, no entanto, acontece mais de um mês o anúncio, pelo ministro MARCELO QUEIROGA, de que a secretaria seria criada. Ele foi anunciado ministro em 15 de março e tomou posse pouco mais de uma semana depois, em 23 de março. Um dia depois da posse, o novo ministro anunciou a criação da secretaria que foi efetivada no dia de ontem.

O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA defendeu nessa segunda-feira, a aprovação de uma "reforma tributária possível", possivelmente fracionada entre Câmara e Senado e dividida em duas, sendo um texto para alterar incidência de impostos sobre renda e outra sobre consumo. De acordo com o parlamentar, o atual Congresso Nacional é reformador e quer destravar a pauta econômica ainda em 2021, considerando a dificuldade em dar andamento a projetos polêmicos em ano eleitoral. LIRA ainda voltou a defender a extinção da comissão mista da reforma tributária, medida anunciada na semana passada alegando esgotamento de prazos regimentais.

Em pelo menos quatro dos 29 grupos prioritários, 80 por cento das pessoas já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19 em Santa Catarina. Conforme o balanço mais recente, divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta segunda, um milhão 236 mil 406 pessoas receberam a primeira vacina, dos quais 655 mil 830 tomaram as duas doses necessárias para proteger contra as formas mais graves da covid-19. Em pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições, o índice é de 91 vírgula quatro por cento, idosos entre 70 e 74 anostem 88 e meio por cento. No grupo dos idosos entre 75 e 79 anos a cobertura é de 86 por cento e em pessoas com deficiência que vivem ou frequentam instituições o índice é de 80 por cento.

O Estado de Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira mais 39 mil 780 vacinas da Pfizer. As doses chegaram ao Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, por volta das sete e meia da noite. Hoje elas serão distribuídas para cinco municípios. Blumenau, Joinville e Tubarão se juntam a Florianópolis e São José, contemplados na primeira remessa. Todas as cidades passaram por treinamento e têm estrutura física com ultracongeladores, por isso em condições de receber as vacinas da Pfizer. Essas cinco cidades vão receber 31 mil 350 imunizantes. As outras oito mil 430 doses serão distribuídas para outros municípios que a Secretaria da Saúde ainda irá definir.

A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou por três dias, nesta segunda-feira, a portaria que proíbe a realização das cirurgias eletivas de média e alta complexidade que, de alguma forma, interfiram no tratamento dos pacientes com a Covid-19. O prazo servirá para a avaliação dos hospitais. Entre as maiores preocupações estão a disponibilidade de leitos de UTI e medicamentos. A ideia da SES é retomar as cirurgias ainda esta semana, o que deve acontecer de forma gradativa. Quem tiver com a situação mais controlada, volta com os procedimentos. As cirurgias eletivas que não precisam de medicamentos, como os do chamado “kit intubação”, estão permitidas.

Após quase uma década no comando do Pelotão da Polícia Militar Ambiental na região Extremo Oeste, o capitão e agora major, EVERTON RONCAGLIO, deixou o cargo na última semana. Em entrevista para a Peperi, ele destacou que foi promovido ao cargo de major da Polícia Militar de Santa Catarina e por isso deixou o órgão. Conforme ele, dessa forma, ele vai passar a trabalhar no Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, com sede em São Miguel do Oeste. Ele lembrou que entrou no comando da PMA como tenente, passando para capitão e agora, major.

EVERTON RONCAGLIO recebeu convite para continuar no comando da Polícia Militar Ambiental, porém, teria que assumir o posto em Chapecó. Ele explicou que em virtude disso, acabou optando por deixar o cargo, visto vários vínculos, inclusive familiares em São Miguel do Oeste. Ao todo, RONCAGLIO ficou no comando na PMA por praticamente oito anos. Ele avaliou o trabalho nesse período como sendo construtivo, baseado em medidas, ações e resultados a curto, médio e longo prazo. De acordo com ele, tudo só foi possível graças ao trabalho continuo realizado por toda a equipe e pela ajuda da sociedade.

O Pelotão de Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste já está sendo comandado pelo primeiro tenente ALCENIR MINUSCOLI. A informação é do major, EVERTON RONCAGLIO. Segundo ele, MINUSCOLI assumiu o posto na última semana e está no momento conhecendo todos os projetos em andamento e demais situações relativas ao novo cargo. RONCAGLIO aproveitou a oportunidade para citar os programas ambientais de sucesso, entre eles, a Educação Ambiental, Protetor Ambiental, Puma e demais ações. Ele comentou que MINUSCOLI vai assumir o Pelotão com uma estrutura adequada, desde viaturas, armamento e também estrutural e de equipe.

O décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros realizou, nesta segunda-feira, a cerimônia de apresentação dos novos militares que vão atuar nos municípios da região. São 26 novos bombeiros que passaram pela formação em Florianópolis. Durante o programa Peperi Rádio Repórter do dia 17 de abril, o comandante dos bombeiros na região, tenente-coronel ALCIONES DE FRAGAS, havia antecipado a chegada de novos bombeiros durante o programa Peperi Rádio Repórter. Ele explicou que a distribuição será feita de acordo com a necessidade dos quartéis. FRAGAS ressaltou a importância do reforço do efetivo para atender as demandas da população.

O Corpo de Bombeiros já definiu como será a distribuição dos novos militares que vão reforçar o trabalho da instituição no extremo-oeste. De acordo com o tenente JACKSON CROIDS, quatro bombeiros ficarão no quartel de São Miguel do Oeste, seis serão lotados em Dionísio Cerqueira e cinco em Cunha Porã. Dois bombeiros ficarão em Palma Sola, outros dois em Maravilha, quatro em Anchieta, um em Iporã do Oeste e outro em Mondaí. CROIDS disse que a chegada dos novos bombeiros vai contribuir para melhorar a prestação dos serviços aos moradores da região extremo-oeste.

Foram apresentados, na tarde desta segunda-feira, os primeiros oito militares que atuarão na escola cívico-militar Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva, no bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste. No total, serão 10 militares, e o trabalho deve ser iniciado na próxima segunda-feira. Antes disso, eles passarão por um treinamento, que ocorre nesta semana. A escola, que conta, atualmente, com cerca de 400 alunos matriculados, é um dos sete do estado de Santa Catarina a receber este modelo de ensino. A gestão da escola será compartilhada. A atual diretora, VALDERICE SIVIERO HERBERT, dividirá a direção com o tenente coronel MARCELO FIORIO. Ele explicou que todos os militares que atuarão na unidade já estavam na reserva, e colocaram-se à disposição para o trabalho de forma voluntária.

Cerca de 200 vereadores participaram na última semana do encontro estadual de vereadores. O evento foi realizado em Florianópolis e foi organizado para levar informações sobre o trabalho legislativo, principalmente para os vereadores de primeiro mandato. De acordo a entidade, os eventos da UVESC são técnicos e tem como objetivo instrumentalizar os integrantes do legislativo municipal a prestarem um serviço com cada vez mais qualidade para a sociedade catarinense. Quatro vereadores de São Miguel do Oeste participaram do encontro na semana passada na capital do estado: PAULO DRUMM, JOSE XAVIER e MARLI DA ROSA do PSD eMARIA TEREZA CAPRA do PT.

Durante a realização do Encontro Estadual de Vereadores da UVESC também foi realizada a eleição da entidadepara o Biênio 20212022. Duas chapas disputaram o comando da entidade dos vereadores em Santa Catarina. O novo presidente da entidade é o vereador de Concórdia, ANDERSON GUZZATTO. Três vereadores da região fazem parte da nova diretoria da Uvesc. SÉRGIO BOURSCHEID de Maravilha foi eleito presidente do Conselho Fiscal e ADINOR SALLES de Bandeirante é o novo vice-presidente do mesmo conselho. O veerador de São Miguel do Oeste, PAULO DRUMM foi eleito como novo secretário-geral da Uvesc.

Os vereadores vão realizar hoje à noite a primeira sessão ordinária do mês de maio. Em razão do encontro da Uvesc em Florianópolis, a câmara de São Miguel do Oeste não teve sessões na semana passada. A reunião de hoje está marcada para as sete horas da noite, ainda no formato remoto, por videoconferência. A mesa diretora da casa ainda avalia a possibilidade de retomar as sessões presenciais a partir do mês que vem. Como as comissões também não tiveram reuniões na semana passada, a maioria dos projetos de lei não tem parecer técnico emitido para análise e votação em plenário.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso chegou a cem por cento de ocupação dos leitos destinados aos pacientes de Covid nesta segunda-feira. A unidade tem 25 pacientes confirmados na UTI e mais oito na ala de enfermaria. Essa é a primeira vez, desde o dia sete de abril, que o Hospital volta a registrar lotação dos setores destinados aos pacientes de Covid. Em São Miguel do Oeste, o número de casos ativos chegou a 109. Ontem, 21 pessoas foram diagnosticadas com a doença e cinco entraram para a lista de recuperados.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste dará prosseguimento à vacinação contra covid-19, nesta quarta e quinta-feira, imunizando as pessoas com 52 a 57 anos de idade, que tenham comorbidades comprovadas. A imunização ocorrerá na Praça Walnir Bottaro Daniel. A programação é a seguinte: na quarta-feira, entre oito e meio-dia, a vacina estará disponível para quem tem entre 56 e 57 anos. Na parte da tarde, entre meio-dia e quatro, o imunizante será aplicado em pessoas com 54 e 55 anos. Na quinta-feira de manhã, entre uma e quatro da tarde é a vez de quem tem 52 e 53 anos. As pessoas pertencentes a grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose, também devem comparecer ao local. Entre estes grupos estão os idosos, pessoas com deficiência permanente, portadores de Síndrome de Down e pacientes transplantados dos 18 aos 59 anos.

O deputado estadual MARCOS VIEIRA criticou o veto da vice-governadora ao projeto de lei que autorizava a aplicação de 350 milhões do orçamento estadual em obras de rodovias federais. O projeto, de origem do governo catarinense, foi aprovado pelos deputados mas vetado por DANIELA REIHNER, governadora em exercício até a última sexta-feira. O parlamentar participou do Peperi Entrevista de hoje e disse que ficou surpreso com a posição da então governadora. Ele lembrou que o projeto destinava cem milhões de reais para reforçar o orçamento para recuperação da BR 163. VIEIRA comentou que os deputados fizeram um acordo com o governo para aprovar o projeto e a postura de DANIELA foi uma surpresa negativa.

O deputado MARCOS VIEIRA destacou que o veto ao projeto de lei que destina recursos do estado as obras de rodovias federais será derrubado pela assembleia legislativa. Ele disse que já houve uma conversa entre os deputados e o governador CARLOS MOISES para rejeitar o veto de DANIELA e promulgar a lei que garante esse reforço de recursos para as BRs que estão em obras pelo estado. VIEIRA acredita que o veto deve ser apreciado e derrubado pelo plenário da assembleia. O deputado comentou ainda que os cortes no orçamento federal que atingiram os recursos para infraestrutura em Santa Catarina não devem afetar a destinação dos valores estaduais para as obras.

O deputado MARCOS VIEIRA disse nesta segunda-feira no Peperi Entrevista que o veto de DANIELA REIHNER ao projeto de recursos estaduais em obras de rodovias federais é um desrespeito com a população do extremo-oeste. O parlamentar comentou que também por isso não é possível deixa-la na condição de governadora. Ele citou que a volta de CARLOS MOISÉS ao comando do estado vai devolver a tranquilidade e acabar com a insegurança política que estava atrapalhando Santa Catarina. VIEIRA afirmou que a decisão do tribunal especial de julgamento fez justiça já que não havia, na visão do deputado, motivo suficiente para destituir o governador. Ele disse que a expectativa é de que MOISÉS trabalhe para atender as demandas e que o Estado volte a crescer.

A Polícia Rodoviária Estadual atendeu um acidente inusitado na manhã de ontem na SC 163. O fato ocorreu por volta das 11 horas na Linha Cabeceira do Taquaruçu, em Iporã do Oeste. O rodado duplo de uma carreta Scania 113 se desprendeu e dois pneus rodaram por mais de 150 metros. Um dos pneus passou ao lado de uma criança de dois cinco anos e atingiu uma residência. Com o impacto, o telhado da casa foi danificado. Já o outro pneu foi parar numa lavoura de soja. Não houve feridos e o trânsito ficou parcialmente interrompido até a remoção da carreta.

O rapaz de 18 anos que invadiu uma creche em Saudades e matou cinco pessoas, entre elas três crianças com menos de dois anos, falou com a polícia pela primeira vez nesta segunda-feira. Conforme os delegados responsáveis pela investigação, o autor do ataque aceitou falar com os policiais e, por cerca de uma hora, deu a própria versão do acontecimento. Ele foi ouvido no leito que ocupa desde a semana passada no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. A Polícia Civil não divulgou mais informações sobre o conteúdo do depoimento para não atrapalhar as investigações. Uma coletiva de imprensa deve ser convocada para os próximos dias com o objetivo de esclarecer mais detalhes sobre o crime.

O autor do ataque que terminou com cinco mortes em uma creche de Saudades ainda deve ser ouvido pelos policiais mais uma vez, depois que receber alta. Ele apresentou melhora no quadro de saúde e, conforme o boletim do hospital desta segunda-feira, pode ter condições para deixar a unidade de saúde já nesta terça. Para tentar entender mais sobre as motivações do crime, a polícia encaminhou à perícia nesta segunda dois computadores que pertencem ao jovem. Um pendrive e um videogame que estavam no quarto dele também passaram por análise. Além dos eletrônicos, explosivos que estavam com o autor do ataque foram apreendidos e vão passar por perícia. Alguns rojões foram utilizados por ele durante o crime, para assustar as pessoas na creche.

Um mulher foi morta a facadas na madrugada de hoje na linha Nereu Ramos, interior de São Miguel do Oeste. As guarnições do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas por volta das quatro horas para atender uma ocorrência de esfaqueamento no interior. A vítima foi encontrada na cama da casa dela com ferimentos provocados por faca. Os dois filhos da mulher, ambos com menos de quatro anos, estavam dormindo em outros cômodos da casa. De acordo com a Polícia Militar, há um histórico de brigas entre ela e o companheiro e a mulher revogou, recentemente, uma medida protetiva de urgência que possuía contra o ex-companheiro. A Polícia Militar realiza buscas para localizar o suspeito de ter cometido o crime. A vítima tem 33 anos foi identificada como TELMA GERVÁSIO DIAS.

A mulher morta nesta madrugada na Linha Nereu Ramos foi assassinada um dia depois do aniversário dela. TELMA GERVÁSIO DIAS completou 33 anos na segunda-feira e ontem ocorreu uma confraternização na casa onde ocorreu o crime. De acordo com a Polícia Militar, recentemente, o ex-companheiro dela foi até a residência e os dois entraram em vias de fato. Na oportunidade, a mulher chegou a investir contra com o homem com uma faca. O ex-companheiro é o principal suspeito do crime. O corpo da mulher está no Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste. Ela deixou dois filhos menores de quatro anos. O suspeito ainda não foi preso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.