-ANVISA RECOMENDA SUSPENSÃO DA VACINA DE OXFORD EM GRÁVIDAS
-SAÚDE PRORROGA PORTARIA QUE PROÍBE CIRURGIAS ELETIVAS POR MAIS TRES DIAS
-SANTA HELENA REALIZA CAMPANHA DO AGASALHO
-BELMONTE RECEBE EMENDA DE 200 MIL PARA INFRAESTRUTURA URBANA
-INSCRIÇÕES PARA SUPLENTE DO CONSELHO TUTELAR DE IPORÃ DO OESTE ESTÃO ABERTAS
-DESCANSO AVANÇA NA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
-HOMEM É PRESO POR DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA E AMEAÇAR MULHER COM FACA
-MULHER É ASSASSINADA A FACADAS NO DIA DO ANIVERSÁRIO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é decéu encoberto com chuva no decorrer do dia.A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26centavos. O euro está valendo seis reais e 40centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Ao menos oito pessoas foram mortas e mais de 20 ficaram em uma escola em Kazan, na Rússia, nesta terça-feira. Um agressor de 19 anos foi preso, segundo autoridades russas, e outro foi morto pela polícia. O número de vítimas ainda é incerto. As agências de notícias Associated Press e Interfax dizem que são oito mortos, sete crianças e um professor. A Reuters fala em sete crianças mortas. Já a agência de notícias estatal russa RIA Novosti informou que 11 pessoas morreram. As vítimas foram mortas a tiros.
THOMAS BACH, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, adiou uma visita que faria neste mês ao Japão após o aumento de casos de Covid-19 no país. A viagem de BACH estava prevista para 17 e 18 de maio, de acordo com os organizadores. No entanto, eles decidiram "adiar a visita por diversas situações, sobretudo a prorrogação do estado de emergência vinculado ao vírus" pelo governo japonês. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra que 60 por cento dos japoneses querem o cancelamento dos jogos. Os Jogos Olímpicos estão programados para começar no dia 23 de julho.
A FDA, agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos, autorizou nesta segunda-feira o uso em caráter emergencial da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 em jovens de 12 a 15 anos. O imunizante já estava em uso em maiores de 16 anos no país. Os Estados Unidos, inclusive, já está vacinando toda a população acima dessa idade desde abril. Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram em 31 de março que sua vacina contra a Covid-19 demonstrou eficácia de cem por cento nos adolescentes com idades entre 12 e 15 anos.
A Agência de Vigilância Sanitária recomendou na noite desta segunda-feira a suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas. A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac e a Pfizer. O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país". A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.
A Secretaria-Geral da Presidência informou nesta segunda-feira que o governo criou uma secretaria específica no Ministério da Saúde para discutir medidas de combate à Covid-19. O ato foi publicado no fim da noite, no "Diário Oficial da União". A criação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, no entanto, acontece mais de um mês o anúncio, pelo ministro MARCELO QUEIROGA, de que a secretaria seria criada. Ele foi anunciado ministro em 15 de março e tomou posse pouco mais de uma semana depois, em 23 de março. Um dia depois da posse, o novo ministro anunciou a criação da secretaria que foi efetivada no dia de ontem.
O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA defendeu nessa segunda-feira, a aprovação de uma "reforma tributária possível", possivelmente fracionada entre Câmara e Senado e dividida em duas, sendo um texto para alterar incidência de impostos sobre renda e outra sobre consumo. De acordo com o parlamentar, o atual Congresso Nacional é reformador e quer destravar a pauta econômica ainda em 2021, considerando a dificuldade em dar andamento a projetos polêmicos em ano eleitoral. LIRA ainda voltou a defender a extinção da comissão mista da reforma tributária, medida anunciada na semana passada alegando esgotamento de prazos regimentais.
Em pelo menos quatro dos 29 grupos prioritários, 80 por cento das pessoas já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19 em Santa Catarina. Conforme o balanço mais recente, divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta segunda, um milhão 236 mil 406 pessoas receberam a primeira vacina, dos quais 655 mil 830 tomaram as duas doses necessárias para proteger contra as formas mais graves da covid-19. Em pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições, o índice é de 91 vírgula quatro por cento, idosos entre 70 e 74 anostem 88 e meio por cento. No grupo dos idosos entre 75 e 79 anos a cobertura é de 86 por cento e em pessoas com deficiência que vivem ou frequentam instituições o índice é de 80 por cento.
O Estado de Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira mais 39 mil 780 vacinas da Pfizer. As doses chegaram ao Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, por volta das sete e meia da noite. Hoje elas serão distribuídas para cinco municípios. Blumenau, Joinville e Tubarão se juntam a Florianópolis e São José, contemplados na primeira remessa.Todas as cidades passaram por treinamento e têm estrutura física com ultracongeladores, por isso em condições de receber as vacinas da Pfizer. Essas cinco cidades vão receber 31 mil 350 imunizantes. As outras oito mil 430 doses serão distribuídas para outros municípios que a Secretaria da Saúde ainda irá definir.
A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou por três dias, nesta segunda-feira, a portaria que proíbe a realização das cirurgias eletivas de média e alta complexidade que, de alguma forma, interfiram no tratamento dos pacientes com a Covid-19. O prazo servirá para a avaliação dos hospitais. Entre as maiores preocupações estão a disponibilidade de leitos de UTI e medicamentos. A ideia da SES é retomar as cirurgias ainda esta semana, o que deve acontecer de forma gradativa. Quem tiver com a situação mais controlada, volta com os procedimentos. As cirurgias eletivas que não precisam de medicamentos, como os do chamado “kit intubação”, estão permitidas.
-SJO BUSCA PARCERIAS PARA AMPLIAR ATRATIVOS CULTURAIS HISTÓRICOS
-SANTA HELENA REALIZA CAMPANHA DO AGASALHO
-BELMONTE RECEBE EMENDA DE 200 MIL PARA INFRAESTRUTURA URBANA
-INSCRIÇÕES PARA SUPLENTE DO CONSELHO TUTELAR DE IPORÃ DO OESTE ESTÃO ABERTAS
-DESCANSO AVANÇA NA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Iporã do Oeste celebra Termo de Fomento com Associação Grêmio União. Nesta segunda-feira o prefeito ADÉLIO MARX recebeu em seu gabinete o presidente da Associação Grêmio União, PEDRO VALDIR GAUER, para assinatura do Termo de Fomento com a finalidade do repasse de recursos para execução de atividades pela entidade em parceria com o município. A assinatura teve a presença do vice-prefeito VALMOR REIS e do secretário de Planejamento, WILSON MALLMANN. A Associação Grêmio União irá receber por meio do termo de fomento 27 mil e 900 reais. O repasse para a entidade será feito em quatro parcelas. A entidade beneficiada deve executar o plano de trabalho apresentado, atender as regras da Lei Federal 13 mil e 19/2014 e prestar contas dos recursos recebidos, conforme estabelece o Termo de Fomento.
Município busca parcerias para ampliar atrativos culturais históricos. O museu de São João do Oeste foi criado para resgatar e preservar o passado histórico-cultural dos imigrantes alemães que colonizaram a região. Seu acervo possui objetos que contam a história da colonização, seus costumes e tradições. Também é um espaço destinado a diversas mostras e exposições de interesse coletivo. Segundo a coordenadora do museu de São João do Oeste, SIMONE BRAUN é fundamental dar importância para as doações para ampliar o acervo. Destaca ainda que as visitas seguem somente por agendamento para atender as determinações da saúde. Na preparação para receber maior número de visitantes a partir da normalidade das atividades escolares e de turismo, o museu busca novas atrações ao público.
Novos projetos estão sendo analisados para ampliar as atrações e a disponibilidade de objetos históricos e culturais. SIMONE avalia que é preciso tornar o local mais atrativo ao público do município, além de cativar os visitantes. O museu de São João do Oeste trabalha com parcerias com outras entidades e também com pessoas que realizam doações. Muitas famílias possuem objetos desde a época da colonização e que desejam compartilhar com outras pessoas por meio de exposição. SIMONE BRAUN destaca também que a localização favorece o acesso do público, pois as instalações estão ao lado da igreja matriz, no centro da cidade, com atendimento em dois períodos durante o dia, de terça-feira a sexta-feira.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste, CANÍSIO REINEHR, explica sobre a perspectiva de que em breve o produtor rural deverá fazer o E-SOCIAL, que é uma declaração de produção para a Receita Federal. Junto com a Associação Três Fronteiras e outros movimentos sindicais, o presidente do SINTRAF salienta que a partir da instauração do E-SOCIAL, o agricultor terá que declarar a movimentação da propriedade. REINEHR orienta para os produtores guardarem todas as despesas que tem nas propriedades para comprovar. Segundo ele, o governo já conhece a renda do produtor, mas muitas vezes o agricultor deixa de guardar recibos, notas fiscais ou prestação de serviços na propriedade. O presidente do SINTRAF reitera que isso não significa que o produtor vai ter que pagar algum valor. Cita como o exemplo o imposto de renda, para o qual muitos apenas precisam fazer a declaração.
CANÍSIO REINEHR enfatiza que ainda será necessário aguardar para saber como vai ficar a questão do E-SOCIAL. Através da federação dos movimentos sindicais haverá uma capacitação dos funcionários, para que possam assessorar o produtor. Segundo REINEHR, no momento em que o E-SOCIAL for implantado, a declaração sobre a condição financeira da propriedade deverá ser encaminhada para a Receita Federal a cada mês. O presidente do SINTRAF de Iporã do Oeste explica que objetivo não é criar alarde, mas orientar o agricultor conforme novas decisões forem tomadas. CANÍSIO REINEHR enaltece que o sindicato está de portas abertas de segunda a sexta-feira para quem quiser tirar dúvidas. Novas informações sobre o E-SOCIAL serão apresentadas aqui na Rádio Oeste FM. Conforme o presidente, o meio rural mudou muito e as propriedades se aprimoraram pela movimentação gerada dentro delas. Ressalta a necessidade de acompanhar as medidas em nível nacional para que o produtor possa continuar na atividade e não ser penalizado futuramente.
Santa Helena iniciou na última segunda-feira, dia três, a campanha para doação de agasalhos, intitulada Doar Faz Bem ao Coração. Segundo a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), DEISE SILVA, o município recebe doação de roupas o ano inteiro, mas agora a campanha deve-se ao período de inverno, quando os agasalhos são mais procurados. A campanha se estende nos meses de maio, junho e julho. Na próxima segunda-feira, 17, inicia a distribuição. A solicitação é para que as pessoas tragam no CRAS ou Centro de Múltiplo Uso, em frente ao ginásio de esportes. Haverá seleção das peças e serão montados locais com roupas masculinas, femininas e infantis. Desta forma, estará tudo separado e organizado para as pessoas retirarem conforme a necessidade da família.
DEISE explica que devido à pandemia, também haverá equipe para receber ou entregar as doações, além de organizar a entrada do local, com limite de pessoas. A distribuição vai iniciar por volta das 9h da manhã. Conforme a coordenadora do CRAS, quem for retirar as doações precisa levar uma caixa ou sacola, pois no local não tem disponível. Por outro lado, não é necessário levar documentação. As pessoas podem assinar uma lista para o setor comprovar que as doações estão sendo realmente entregues aos munícipes. DEISE SILVA ressalta que a prioridade é para roupas de inverno, como manga longa, calças, cobertas, edredons, mantas e colchoados, além dos agasalhos. De acordo com a coordenadora do CRAS, a receptividade vem sendo boa e muitas doações estão sendo feitas.
Belmonte recebeu nesta segunda-feira emenda parlamentar de 200 mil reais para infraestrutura, da deputada estadual ANA CAROLINE CAMPAGNOLO. Segundo o prefeito JAIR GIUMBELLI, o recurso será aplicado na mobilidade urbana, calçamentos e outras obras na área de infraestrutura. O assessor da deputada esteve em Belmonte na manhã de ontem para a entrega da emenda e revelou que CAROLINE fez votos em quase todos os municípios de SC, por isso está distribuindo as emendas dela para várias cidades. GIUMBELLI comenta que Belmonte é um município novo, com 30 anos de emancipação, e falta muita infraestrutura, calçamentos e asfalto na cidade. Reforça que assumiu o compromisso de buscar mais recursos neste sentido, de modo a proporcionar novo aspecto visual para Belmonte.
Na avaliação do prefeito, o desafio é grande porque dois riachos passam pela cidade. A situação dificulta obras, pois é necessário obter liberação ambiental para canalização de rios e córregos. JAIR GIUMBELLI explica que uma obra de calçamento iniciada pela administração passada está parada por causa disso. Agora o município tenta a liberação para fazer as calçadas. Neste sentido, o prefeito questiona o que houve no passado, quando o projeto foi liberado e não fizeram o licenciamento ambiental. GIUMBELLI reitera que algumas dessas obras ficaram paradas e a administração corre risco de ter que devolver recursos. Detalha que o município está organizando a parte de engenharia, para conseguir liberar os calçamentos do ano passado e fazer as melhorias neste ano. Objetivo é terminar os antigos e fazer novos ainda em 2021, principalmente em ruas e calçamentos que necessitam de maior infraestrutura.
A maior preocupação do momento, de acordo com JAIR GIUMBELLI, é em relação à estiagem. Belmonte está transportando água com dois caminhões, mas com a previsão de chuva nesta semana, a expectativa é de que as nascentes de água no interior e as fontes se recuperem um pouco, para amenizar os problemas. O prefeito acrescenta que o município começa nessa semana os serviços de alargamento e cascalhamento das estradas na comunidade de Lajinha.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Iporã do Oeste abriu nesta segunda-feira as inscrições do processo simplificado para cargo suplente de conselheiro tutelar. Conforme a presidente do CMDCA, SIMONE KLUNK, quatro vagas estão à disposição, para 40 horas semanais. Os interessados devem fazer as inscrições até 24 de maio, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O término do mandato desses candidatos suplentes é nove de janeiro de 2024, assim como o dos titulares. SIMONE KLUNK reitera que os requisitos para o cargo são os seguintes. A pessoa precisa ter idade superior a 21 anos, possuir certificado de conclusão do Ensino Médio, residir no município por pelo menos um ano e ter reconhecida idoneidade moral.
Município avança na regularização fundiária. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso, PAULO LAUXEN, recentemente 50 moradores conseguiram a escrituração dos seus terrenos. O processo de regularização, conforme o secretário, vem desde 2017, quando mais de 600 lotes do município, às margens da SC-163, somente tinham o contrato, mas faltava escritura. A situação, segundo LAUXEN, gerou grande insegurança nas famílias com o anseio de fazer investimentos maiores. Nos últimos quatro anos, Descanso providenciou a regularização fundiária do bairro JAROSESKI, para alguns lotes na Linha Cruzinhas, e também do loteamento FRANCESCHINI, no Bairro Ouro Verde. Já nos últimos dias saiu a decisão oficial de regularização de 50 lotes do Bairro São Jorge, na saída para Linha Pratinhas.
PAULO LAUXEN destaca o acompanhamento do advogado IVAN WANDSCHER, popular KOKE, de Iporã do Oeste. Ele foi o responsável por encaminhar todo processo ao Poder Judiciário, para que agora seja possível fazer as escrituras para as famílias enfim terem mais segurança nos investimentos delas. LAUXEN enfatiza que na quinta-feira haverá reunião na qual o advogado vai explicar para todas as famílias sobre os procedimentos até a finalização do processo de regularização. Ao todo, serão mais de 100 lotes com a escritura regularizada em Descanso. PAULO LAUXEN enfatiza que outras regiões também deverão ser regularizadas em breve, como no centro de São Valentim, Campinas e Cruzinhas. Nestas três localidades existe um grande conjunto de lotes, nos quais as pessoas só têm o contrato, mas não a escritura.
LAUXEN irá a Florianópolis na próxima semana para tratar sobre a regularização destes locais, junto com a Secretaria de Infraestrutura do Estado e a Gerência da Faixa de Domínio. Segundo ele, mais de 180 famílias serão beneficiadas. A administração de Descanso não aponta uma data definitiva para concluir as regularizações. PAULO LAUXEN aponta que também depende das famílias terem os documentos. A expectativa é de regularizar entre 350 a 400 escrituras até o final do mandato.
-HOMEM É PRESO POR DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA E AMEAÇAR MULHER COM FACA
-MULHER É ASSASSINADA A FACADAS NO DIA DO ANIVERSÁRIO
Homem é autuado com CNH cassada e posse de drogas. A ocorrência foi registrada na noite desta segunda-feira, por volta das 19h10. A Polícia Militar atendeu registrou o fato na Rua Florianópolis, em São Miguel do Oeste. Durante patrulhamento ostensivo próximo à Vila Nova I, a guarnição avistou um veículo Vectra com três pessoas, que passou pela polícia e jogou fora um pacote. Foi realizada abordagem e localizado no banco do motorista e no banco traseiro, certa quantia de maconha. Em buscas no local onde teria sido arremessado algo do veículo, foi encontrado um torrão de 3,6 gramas, totalizando 4,6g de maconha. O condutor do veículo estava com a CNH cassada, motivo pelo qual foi confeccionada a autuação pertinente, recolhido o documento de trânsito, liberação do veículo para condutora habilitada e confeccionado o termo circunstanciado.
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar mulher com faca. O fato ocorreu às duas da tarde de ontem, em Bandeirante. A Polícia Militar atendeu a ocorrência por meio da denúncia de que um homem estava ameaçando uma mulher com faca. Chegando ao local, a Rede Catarina e a Guarnição de Bandeirante localizaram o homem na residência da ex-companheira. Segundo informações, mesmo após receber ordem judicial para sair da residência, o homem voltou e queria ficar no local, além de ameaçar a ex-companheira com uma faca. O homem foi preso e a faca apreendida.
Uma mulher foi morta a facadas na madrugada de hoje na linha Nereu Ramos, interior de São Miguel do Oeste. As guarnições do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas por volta das quatro horas para atender uma ocorrência de esfaqueamento no interior. A vítima foi encontrada na cama da casa dela com ferimentos provocados por faca. Os dois filhos da mulher, ambos com menos de quatro anos, estavam dormindo em outros cômodos da casa. De acordo com a Polícia Militar, há um histórico de brigas entre ela e o companheiro e a mulher revogou, recentemente, uma medida protetiva de urgência que possuía contra o ex-companheiro. A Polícia Militar realiza buscas para localizar o suspeito de ter cometido o crime. A vítima tem 33 anos foi identificada como TELMA GERVÁSIO DIAS.
A mulher morta nesta madrugada na Linha Nereu Ramos foi assassinada um dia depois do aniversário dela. TELMA GERVÁSIO DIAS completou 33 anos na segunda-feira e ontem ocorreu uma confraternização na casa onde ocorreu o crime. De acordo com a Polícia Militar, recentemente, o ex-companheiro dela foi até a residência e os dois entraram em vias de fato. Na oportunidade, a mulher chegou a investir contra com o homem com uma faca. O ex-companheiro é o principal suspeito do crime. O corpo da mulher está no Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste. Ela deixou dois filhos menores de quatro anos. O suspeito ainda não foi preso.