-ANVISA RECOMENDA SUSPENSÃO DA VACINA DE OXFORD EM GRÁVIDAS
-SAÚDE PRORROGA PORTARIA QUE PROÍBE CIRURGIAS ELETIVAS POR MAIS TRES DIAS
-IRMÃO DO FALECIDO PADRE LUIZ NEIS SE RECUPERADO DA COVID
-POLICIA AMBIENTAL TEM NOVO COMANDO
-MAB COMEMORA 40 ANOS COM NOVOS PROJETOS
-SÃO JOÃO DO OESTE LANÇA PROGRAMA REURB PARA LEGALIZAÇÃO DE LOTES
-HOMEM É AUTUADO COM CNH CASSADA E POSSE DE DROGAS
-MULHER É MORTA A FACADAS DE MADRUGADA NO INTERIOR
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de .... 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Ao menos oito pessoas foram mortas e mais de 20 ficaram em uma escola em Kazan, na Rússia, nesta terça-feira. Um agressor de 19 anos foi preso, segundo autoridades russas, e outro foi morto pela polícia. O número de vítimas ainda é incerto. As agências de notícias Associated Press e Interfax dizem que são oito mortos, sete crianças e um professor. A Reuters fala em sete crianças mortas. Já a agência de notícias estatal russa RIA Novosti informou que 11 pessoas morreram. As vítimas foram mortas a tiros.
THOMAS BACH, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, adiou uma visita que faria neste mês ao Japão após o aumento de casos de Covid-19 no país. A viagem de BACH estava prevista para 17 e 18 de maio, de acordo com os organizadores. No entanto, eles decidiram "adiar a visita por diversas situações, sobretudo a prorrogação do estado de emergência vinculado ao vírus" pelo governo japonês. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra que 60 por cento dos japoneses querem o cancelamento dos jogos. Os Jogos Olímpicos estão programados para começar no dia 23 de julho.
A FDA, agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos, autorizou nesta segunda-feira o uso em caráter emergencial da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 em jovens de 12 a 15 anos. O imunizante já estava em uso em maiores de 16 anos no país. Os Estados Unidos, inclusive, já está vacinando toda a população acima dessa idade desde abril. Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram em 31 de março que sua vacina contra a Covid-19 demonstrou eficácia de cem por cento nos adolescentes com idades entre 12 e 15 anos.
A Agência de Vigilância Sanitária recomendou na noite desta segunda-feira a suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas. A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac e a Pfizer. O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país". A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.
A Secretaria-Geral da Presidência informou nesta segunda-feira que o governo criou uma secretaria específica no Ministério da Saúde para discutir medidas de combate à Covid-19. O ato foi publicado no fim da noite, no "Diário Oficial da União". A criação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, no entanto, acontece mais de um mês o anúncio, pelo ministro MARCELO QUEIROGA, de que a secretaria seria criada. Ele foi anunciado ministro em 15 de março e tomou posse pouco mais de uma semana depois, em 23 de março. Um dia depois da posse, o novo ministro anunciou a criação da secretaria que foi efetivada no dia de ontem.
O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA defendeu nessa segunda-feira, a aprovação de uma "reforma tributária possível", possivelmente fracionada entre Câmara e Senado e dividida em duas, sendo um texto para alterar incidência de impostos sobre renda e outra sobre consumo. De acordo com o parlamentar, o atual Congresso Nacional é reformador e quer destravar a pauta econômica ainda em 2021, considerando a dificuldade em dar andamento a projetos polêmicos em ano eleitoral. LIRA ainda voltou a defender a extinção da comissão mista da reforma tributária, medida anunciada na semana passada alegando esgotamento de prazos regimentais.
Em pelo menos quatro dos 29 grupos prioritários, 80 por cento das pessoas já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19 em Santa Catarina. Conforme o balanço mais recente, divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta segunda, um milhão 236 mil 406 pessoas receberam a primeira vacina, dos quais 655 mil 830 tomaram as duas doses necessárias para proteger contra as formas mais graves da covid-19. Em pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições, o índice é de 91 vírgula quatro por cento, idosos entre 70 e 74 anostem 88 e meio por cento. No grupo dos idosos entre 75 e 79 anos a cobertura é de 86 por cento e em pessoas com deficiência que vivem ou frequentam instituições o índice é de 80 por cento.
O Estado de Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira mais 39 mil 780 vacinas da Pfizer. As doses chegaram ao Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, por volta das sete e meia da noite. Hoje elas serão distribuídas para cinco municípios. Blumenau, Joinville e Tubarão se juntam a Florianópolis e São José, contemplados na primeira remessa. Todas as cidades passaram por treinamento e têm estrutura física com ultracongeladores, por isso em condições de receber as vacinas da Pfizer. Essas cinco cidades vão receber 31 mil 350 imunizantes. As outras oito mil 430 doses serão distribuídas para outros municípios que a Secretaria da Saúde ainda irá definir.
A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou por três dias, nesta segunda-feira, a portaria que proíbe a realização das cirurgias eletivas de média e alta complexidade que, de alguma forma, interfiram no tratamento dos pacientes com a Covid-19. O prazo servirá para a avaliação dos hospitais. Entre as maiores preocupações estão a disponibilidade de leitos de UTI e medicamentos. A ideia da SES é retomar as cirurgias ainda esta semana, o que deve acontecer de forma gradativa. Quem tiver com a situação mais controlada, volta com os procedimentos. As cirurgias eletivas que não precisam de medicamentos, como os do chamado “kit intubação”, estão permitidas.
CELSO NEIS, cabeleireiro de Iporã do Oeste, sobreviveu à luta de dois meses e 21 dias contra o coronavírus, período em que ficou internado. O irmão dele, padre LUIZ NEIS, que era pároco em Itapiranga, faleceu por conta da Covid, mas ainda antes de ser internado, abençoou CELSO, que conseguiu se reabilitar e retornou ao trabalho na última semana. NEIS lembra que sentiu fraqueza e falta de ar no início, mas não perdeu o apetite, nem o gosto da comida. O primeiro teste, feito com cotonete, deu negativo para coronavírus, mas no seguinte, feito dias depois, com coleta de sangue, atestou positivo para o vírus. O cabeleireiro detalha que recebeu oxigênio no início do tratamento, nos dez dias em que ficou internado no hospital de Iporã do Oeste, e apresentou melhoras. Porém depois começou a enfraquecer gradativamente e teve que ser transferido para São Miguel do Oeste.
Já no Hospital Regional, fizeram tomografia e iniciaram o tratamento do paciente. CELSO NEIS recorda que a primeira notícia que mandaram para a esposa dele era que seria forte candidato para ser encaminhado à entubação, com sintomas de fibrose pulmonar, o que afeta o funcionamento deste órgão./
Além do tratamento contra o coronavírus, Celso Neis ainda precisou ficar internado por mais um tempo em função de uma bactéria que atingiu o pulmão. O padre LUIZ, quatro dias depois de dar a benção de saúde a CELSO, começou a ter sintomas de Covid, foi entubado e faleceu oito dias depois. CELSO recorda que o irmão lhe enviou áudio relatando que teria sido entubado, o que ficou sabendo mais tarde, por familiares. Ele expressa a consternação pelo falecimento do irmão, mas ressalta a necessidade de permanecer forte e levar a vida adiante.
Após quase uma década no comando do Pelotão da Polícia Militar Ambiental na região Extremo Oeste, o capitão e agora major, EVERTON RONCAGLIO, deixou o cargo na última semana. Em entrevista para a Peperi, ele destacou que foi promovido ao cargo de major da Polícia Militar de Santa Catarina e por isso deixou o órgão. Conforme ele, dessa forma, ele vai passar a trabalhar no Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, com sede em São Miguel do Oeste. Ele lembrou que entrou no comando da PMA como tenente, passando para capitão e agora, major.
EVERTON RONCAGLIO recebeu convite para continuar no comando da Polícia Militar Ambiental, porém, teria que assumir o posto em Chapecó. Ele explicou que em virtude disso, acabou optando por deixar o cargo, visto vários vínculos, inclusive familiares em São Miguel do Oeste. Ao todo, RONCAGLIO ficou no comando na PMA por praticamente oito anos. Ele avaliou o trabalho nesse período como sendo construtivo, baseado em medidas, ações e resultados a curto, médio e longo prazo. De acordo com ele, tudo só foi possível graças ao trabalho continuo realizado por toda a equipe e pela ajuda da sociedade.
O Pelotão de Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste já está sendo comandado pelo primeiro tenente ALCENIR MINUSCOLI. A informação é do major, EVERTON RONCAGLIO. Segundo ele, MINUSCOLI assumiu o posto na última semana e está no momento conhecendo todos os projetos em andamento e demais situações relativas ao novo cargo. RONCAGLIO aproveitou a oportunidade para citar os programas ambientais de sucesso, entre eles, a Educação Ambiental, Protetor Ambiental, Puma e demais ações. Ele comentou que MINUSCOLI vai assumir o Pelotão com uma estrutura adequada, desde viaturas, armamento e também estrutural e de equipe.
Município busca parcerias para ampliar atrativos culturais históricos. O museu de São João do Oeste foi criado para resgatar e preservar o passado histórico-cultural dos imigrantes alemães que colonizaram a região. Seu acervo possui objetos que contam a história da colonização, seus costumes e tradições. Também é um espaço destinado a diversas mostras e exposições de interesse coletivo. Segundo a coordenadora do museu de São João do Oeste, SIMONE BRAUN é fundamental dar importância para as doações para ampliar o acervo. Destaca ainda que as visitas seguem somente por agendamento para atender as determinações da saúde. Na preparação para receber maior número de visitantes a partir da normalidade das atividades escolares e de turismo, o museu busca novas atrações ao público.
Novos projetos estão sendo analisados para ampliar as atrações e a disponibilidade de objetos históricos e culturais. SIMONE avalia que é preciso tornar o local mais atrativo ao público do município além de cativar os visitantes. O museu de São João do Oeste trabalha com parcerias com outras entidades e também com pessoas que realizam doações. Muitas famílias possuem objetos deste a época da colonização e que desejam compartilhar com outras pessoas por meio de exposição. SIMONE BRAUN destaca também que a localização favorece o acesso do público, pois as instalações estão ao lado da igreja matriz, no centro da cidade, com atendimento em dois períodos durante o dia de terça-feira a sexta-feira.
Militares se apresentam para atuar em escola cívico-militar de SMOeste. Foram apresentados, na tarde desta segunda-feira, os primeiros oito militares que atuarão na escola cívico-militar, no bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste. No total, serão 10 militares, e o trabalho deve ser iniciado na próxima segunda-feira. Antes disso, eles passarão por um treinamento, que ocorre nesta semana. O educandário, que conta, atualmente, com cerca de 400 alunos matriculados, é um dos sete do estado de Santa Catarina a receber este modelo de ensino. A gestão da escola será compartilhada. A atual diretora, VALDERICE SIVIERO HERBERT, dividirá a direção com o tenente-coronel MARCELO FIORIO. Ele explica que todos os militares que atuarão na unidade já estavam na reserva, e colocaram-se à disposição para o trabalho de forma voluntária.
O objetivo da presença militar é promover o respeito e civismo entre os alunos. Para isso, devem ser estimuladas ações comunitárias e atividades de contraturno, entre outras questões. Os alunos também terão uma hora/aula semanal com os militares, orientando sobre características disciplinares que serão empregadas no dia-a-dia da comunidade escolar. O vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI, salientou a importância desta importante conquista para o município, que, segundo ele, deve servir de modelo regional. Lembrou ainda que a Secretaria de Educação é parceira desta iniciativa desde a sua fase inicial, e está viabilizando o transporte escolar para os alunos.
O Movimento dos Atingidos por Barragens prepara encontro para comemorar 40 anos de mobilização. O MAB já passou por períodos turbulentos de conflitos para defender os ribeirinhos e passa por ajustes constantes em suas lutas. Devido a pandemia as comemorações visam a participação de lideranças comunitárias e também ações online. São 40 anos em Santa Catarina e 30 anos no Brasil com momentos importantes nesta organização de luta nas comunidades e municípios. Itapiranga tem papel de destaque desde a década de 1980 com o referência em resistência contra a construção de barragem no Rio Uruguai. Integrante da coordenador nacional do MB, PEDRO MELCHIORS, destaca a importância dos vários setores de atuação comunitária, regional, no estado e no país.
O coordenador alerta que a barragem de Itapiranga segue no projeto do governo federal, porém outros investimentos significativos ganham força como o asfalto na SC 283, a Estrada beira Rio e construção da ponte sobre o rio Uruguai de Itapiranga a Barra do Guarita. PEDRO MELCHIONS chama atenção que as grandes indústrias fomentam a construção de barragens com capital internacional e muitas vezes empresas ligadas a mineração. O MAB defende energia alternativas como Itapiranga possui o projeto de biogás que está parado devido a desistência da empresa que deveria já ter colocado em operação a usina. Pequenas e grandes barragens seguem em pauta de grandes empresas e governos.
São João do Oeste concluiu projeto técnico para ingressar no REURB e aguarda aprovação da câmara. O objetivo é a regularização de dezenas de terrenos na cidade e comunidades do interior. O município não possui levantamento exato do número de lotes que estão em situação irregular. O vice-prefeito RUDI RASCH diz que a prefeitura precisa fazer sua parte para os proprietários terem a escritura de seus terrenos e condições legais para obterem financiamento e realizarem investimentos em infraestrutura. A prefeitura também terá benefícios com aumento da arrecadação do IPTU após a regularização fundiária urbana. O vice-prefeito avalia que muitas vezes são lotes repassados de pais para filhos, porém sem enquadramento legal no Plano Diretor. Com o REURB, por meio de lei federal, a meta é regularizar dezenas de lotes em perímetro urbano nas comunidades de Beato Roque e Cristo Rei, além de áreas em diferentes bairros da cidade.
Projeto de Lei será enviado hoje ao legislativo para ser analisado e votado. RUDI RASCH avalia que é necessário utilizar mecanismo do REURB por meio de um conselho municipal com profissionais de diferentes áreas visando a legalização fundiária. O vice-prefeito de São João do Oeste afirma que, em algumas situações os proprietários aguardam mais de 10 anos pela documentação. RASCH alerta que somente farão parte do programas as áreas consolidadas até 22 de dezembro de 2016, com devidas edificações. Não fazem parte terrenos sem construções. Será preciso a contratação de uma equipe técnica para todos os encaminhamentos legais, visando também a redução de valores para facilitar a regularização, pois o REURB levam em consideração aspectos socioeconômicos.
Prefeitura vai vender terrenos públicos para investimento em projetos de abastecimento de água. Meta é aumentar volume de recursos para solucionar um problema grave que se arrasta ao longo dos anos. O vice-prefeito de São João do Oeste considera que como prioridade alcançar uma solução definitiva. RUDI RASCH destaca que o município possui áreas que não estão sendo utilizadas e podem gerar outros empreendimentos por parte da iniciativa privada. Devido ao alto custo e necessidade de investimento constante, a administração projeta vender terrenos da prefeitura com aprovação de lei municipal. Os investimentos em abastecimento de água também vão passar por avaliação de um Conselho criado para realizar avaliação continua da situação no município.
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar mulher com faca. O fato ocorreu às duas da tarde de ontem, em Bandeirante. A Polícia Militar atendeu a ocorrência por meio da denúncia de que um homem estava ameaçando uma mulher com faca. Chegando ao local, a Rede Catarina e a Guarnição de Bandeirante localizaram o homem na residência da ex-companheira. Segundo informações, mesmo após receber ordem judicial para sair da residência, o homem voltou e queria ficar no local, além de ameaçar a ex-companheira com uma faca. O homem foi preso e a faca apreendida.
Homem é autuado com CNH cassada e posse de drogas. A ocorrência foi registrada na noite desta segunda-feira, por volta das 19h10. A Polícia Militar atendeu registrou o fato na Rua Florianópolis, em São Miguel do Oeste. Durante patrulhamento ostensivo próximo à Vila Nova I, a guarnição avistou um veículo Vectra com três pessoas, que passou pela polícia e jogou fora pacote. Foi realizada abordagem e localizado no banco do motorista e no banco traseiro, certa quantia de maconha. Em buscas no local onde teria sido arremessado algo do veículo, foi encontrado um torrão de 3,6 gramas, totalizando 4,6g de maconha. O condutor do veículo estava com a CNH cassada, motivo pelo qual foi confeccionada a autuação pertinente, recolhido o documento de trânsito, liberação do veículo para condutora habilitada e confeccionado o termo circunstanciado.
Um mulher foi morta a facadas na madrugada de hoje na linha Nereu Ramos, interior de São Miguel do Oeste. As guarnições do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas por volta das quatro horas para atender uma ocorrência de esfaqueamento no interior. A vítima foi encontrada na cama da casa dela com ferimentos provocados por faca. Os dois filhos da mulher, ambos com menos de quatro anos, estavam dormindo em outros cômodos da casa. De acordo com a Polícia Militar, há um histórico de brigas entre ela e o companheiro e a mulher revogou, recentemente, uma medida protetiva de urgência que possuía contra o ex-companheiro. A Polícia Militar realiza buscas para localizar o suspeito de ter cometido o crime. A vítima tem 33 anos foi identificada como TELMA GERVÁSIO DIAS.
A mulher morta nesta madrugada na Linha Nereu Ramos foi assassinada um dia depois do aniversário dela. TELMA GERVÁSIO DIAS completou 33 anos na segunda-feira e ontem ocorreu uma confraternização na casa onde ocorreu o crime. De acordo com a Polícia Militar, recentemente, o ex-companheiro dela foi até a residência e os dois entraram em vias de fato. Na oportunidade, a mulher chegou a investir contra com o homem com uma faca. O ex-companheiro é o principal suspeito do crime. O corpo da mulher está no Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste. Ela deixou dois filhos menores de quatro anos. O suspeito ainda não foi preso.