Ao menos oito pessoas foram mortas e mais de 20 ficaram em uma escola em Kazan, na Rússia, nesta terça-feira. Um agressor de 19 anos foi preso, segundo autoridades russas, e outro foi morto pela polícia. O número de vítimas ainda é incerto. As agências de notícias Associated Press e Interfax dizem que são oito mortos, sete crianças e um professor. A Reuters fala em sete crianças mortas. Já a agência de notícias estatal russa RIA Novosti informou que 11 pessoas morreram. As vítimas foram mortas a tiros.
THOMAS BACH, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, adiou uma visita que faria neste mês ao Japão após o aumento de casos de Covid-19 no país. A viagem de BACH estava prevista para 17 e 18 de maio, de acordo com os organizadores. No entanto, eles decidiram "adiar a visita por diversas situações, sobretudo a prorrogação do estado de emergência vinculado ao vírus" pelo governo japonês. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra que 60 por cento dos japoneses querem o cancelamento dos jogos. Os Jogos Olímpicos estão programados para começar no dia 23 de julho.
A FDA, agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos, autorizou nesta segunda-feira o uso em caráter emergencial da vacina PfizerBioNTech contra a Covid-19 em jovens de 12 a 15 anos. O imunizante já estava em uso em maiores de 16 anos no país. Os Estados Unidos, inclusive, já está vacinando toda a população acima dessa idade desde abril. Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram em 31 de março que sua vacina contra a Covid-19 demonstrou eficácia de cem por cento nos adolescentes com idades entre 12 e 15 anos.
A Agência de Vigilância Sanitária recomendou na noite desta segunda-feira a suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da AstraZenecaFiocruz em grávidas. A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac e a Pfizer. O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país". A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.
A Secretaria-Geral da Presidência informou nesta segunda-feira que o governo criou uma secretaria específica no Ministério da Saúde para discutir medidas de combate à Covid-19. O ato foi publicado no fim da noite, no "Diário Oficial da União". A criação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, no entanto, acontece mais de um mês o anúncio, pelo ministro MARCELO QUEIROGA, de que a secretaria seria criada. Ele foi anunciado ministro em 15 de março e tomou posse pouco mais de uma semana depois, em 23 de março. Um dia depois da posse, o novo ministro anunciou a criação da secretaria que foi efetivada no dia de ontem.
O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA defendeu nessa segunda-feira, a aprovação de uma "reforma tributária possível", possivelmente fracionada entre Câmara e Senado e dividida em duas, sendo um texto para alterar incidência de impostos sobre renda e outra sobre consumo. De acordo com o parlamentar, o atual Congresso Nacional é reformador e quer destravar a pauta econômica ainda em 2021, considerando a dificuldade em dar andamento a projetos polêmicos em ano eleitoral. LIRA ainda voltou a defender a extinção da comissão mista da reforma tributária, medida anunciada na semana passada alegando esgotamento de prazos regimentais.
Em pelo menos quatro dos 29 grupos prioritários, 80 por cento das pessoas já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19 em Santa Catarina. Conforme o balanço mais recente, divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta segunda, um milhão 236 mil 406 pessoas receberam a primeira vacina, dos quais 655 mil 830 tomaram as duas doses necessárias para proteger contra as formas mais graves da covid-19. Em pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições, o índice é de 91 vírgula quatro por cento, idosos entre 70 e 74 anostem 88 e meio por cento. No grupo dos idosos entre 75 e 79 anos a cobertura é de 86 por cento e em pessoas com deficiência que vivem ou frequentam instituições o índice é de 80 por cento.
O Estado de Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira mais 39 mil 780 vacinas da Pfizer. As doses chegaram ao Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, por volta das sete e meia da noite. Hoje elas serão distribuídas para cinco municípios. Blumenau, Joinville e Tubarão se juntam a Florianópolis e São José, contemplados na primeira remessa. Todas as cidades passaram por treinamento e têm estrutura física com ultracongeladores, por isso em condições de receber as vacinas da Pfizer. Essas cinco cidades vão receber 31 mil 350 imunizantes. As outras oito mil 430 doses serão distribuídas para outros municípios que a Secretaria da Saúde ainda irá definir.
A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou por três dias, nesta segunda-feira, a portaria que proíbe a realização das cirurgias eletivas de média e alta complexidade que, de alguma forma, interfiram no tratamento dos pacientes com a Covid-19. O prazo servirá para a avaliação dos hospitais. Entre as maiores preocupações estão a disponibilidade de leitos de UTI e medicamentos. A ideia da SES é retomar as cirurgias ainda esta semana, o que deve acontecer de forma gradativa. Quem tiver com a situação mais controlada, volta com os procedimentos. As cirurgias eletivas que não precisam de medicamentos, como os do chamado “kit intubação”, estão permitidas.
Programa de Educação Superior Para Projeto PROESD quer desenvolver a região. NÉLI KROMBAUER, de São Lourenço do Oeste, é coordenadora dos trabalhos realizados através da Uno Chapecó. Ela explica que se trata de um programa de bolsas universitárias do Estado. A universidade executa projetos como uma contrapartida para a sociedade. Para esse ano foram selecionados 3 municípios: Campo Erê tem 16 estudantes, São Bernardino 34 e Coronel Martins também 34. Os bolsistas de ensino superior se envolvem em ações coordenadas pelos professores vinculados a proposta que estiver em andamento, escolhida pelo município.
Não são só pessoas que moram nos municípios citados que podem participar do PROESD. Conforme NÉLY KROMBAUER, desde que as ações estejam direcionadas a Campo Erê, São Bernardino e Coronel Martins, não importa aonde o estudante reside. Os cursos são vários como Pedagogia, Psicologia, Direito e Arquitetura. O interessado se inscreve, ganha uma bolsa e em contrapartida vai desenvolver um projeto social, em diferentes etapas que vai desde a formação do estudante. As atividades serão todas online.
Projeto PROESD engloba estudantes, professores e universidade com educadores da rede municipal. A coordenadora comemora que a prefeita ROSANE MOREIRA e a Secretária de Educação de Campo Erê ROSÂNGELA MOCELINI estão de acordo com as ideias apresentadas. NÉLY KROMBAUER salienta que a Uno Chapecó quer valorizar a memória e a história dos municípios. No projeto de Campo Erê, os coordenadores são professores e funcionários vinculados ao CEON – Centro de Memória do Oeste, uma ramificação da Uno Chapecó. Os bolsistas não terão custo nenhum, desde que a soma não ultrapasse a 2 mil e 90 reais.
Apae de Campo Erê realiza Assembléia Geral Ordinária. A reunião vai acontecer no dia 27 agora de maio, para tratar as prestações de contas. Conforme a presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - SONAIRA DAL PIVA, no encontro vai explicar onde gastaram, o que precisa ser pago e todo o processo de andamento da Instituição. Estão convidados pais e responsáveis pelos alunos, além de sócios que estejam com as mensalidades em dia . Depois da Assembléia ordinária, que têm primeira chamada às seis horas e segunda às seis e meia, será feita uma extraordinária.
Apae convoca Assembléia extraordinária para mudar estatuto. A pedido da Federação Nacional, a que a instituição responde, logo após a reunião ordinária será modificada uma cláusula no estatuto. A presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Erê – SONAIRA DAL PIVA, explica que a mudança é necessária para permitir a vinda de recursos do PDDE, atualizando a Apae para receber. Ela destaca a importância dos responsáveis participarem do encontro que será no amplo espaço da Apae, respeitando as determinações no uso de máscara, e álcool em gel. A primeira chamada será às 19 horas e a segunda meia hora depois.
Proteção, preservação e armazenamento são pilares da Epagri no assunto estiagem. Como explica o extensionista rural em São Bernardino - JACSON DE MACEDO, o atendimento em relação à seca é principalmente com orientação. De acordo com ele, as três dinâmicas necessárias durante a estiagem são: proteção de nascentes, preservação de fontes de água e armazenamento para períodos secos. O extensionista esclarece que, embora oriente agora, essas medidas devem ser colocadas em prática no período chuvoso para evitar que falte água novamente, e não seja agora apenas uma ação curativa.
Estratégias para uma boa disponibilidade de água devem ser pensadas conforme cada propriedade. Por isso é necessário que os produtores rurais se planejem, prevenindo ou minimizando a falta de água durante períodos secos. JACSON DE MACEDO – extensionista rural da Epagri de São Bernardino destaca que o maior depósito de água é o solo. Por isso, a ideia é envolver a Secretaria de Agricultura e as Cooperativas de produção do município, para voltar a fazer um trabalho com terraço de base larga. A técnica foi escolhida por não impedir o trabalho com máquina e possibilitar a infiltração da água no solo. Mantendo a terra mais úmida por dentro, a estiagem causa menos danos na planta, que consegue absorver água do solo.
Secretaria da Cidade de Campo Erê planeja várias melhorias na infraestrutura do município. Encerrado o recapeamento na rua Maranhão, o responsável pelo setor e vice-prefeito - ROQUE MELLO, anuncia que agora vai em busca da pintura e sinalização, que já foi licitado e deve ser feito até o final da semana. Salienta que no total 11 quadras receberam a recapagem e quem passa pelo centro da cidade consegue perceber o quanto mudou. De acordo com o vice-prefeito, no total mais de 700 mil reais devem ser investidos para deixar tudo pronto.
Gastos com recapagem da Rua Maranhão foram 25 por cento menores devido ao bom planejamento. ROQUE MELLO - responsável pela Secretaria da Cidade e vice-prefeito de Campo Erê, explicou que logo após a conclusão da rua, produtos derivados do petróleo, necessários para asfalto, tiveram um aumento no valor cobrado. Dessa forma, comemora, pois graças ao planejamento, deixou de gastar um valor alto. O secretário comenta que existem pedidos para instalar vários redutores de velocidade na cidade, porém a burocracia para isso é grande. Também devido ao aumento no valor do asfalto, está optando por redutores conhecidos com “tartarugas”. Estudos técnicos serão feitos para ver a viabilidade desse trabalho.
Polícia Civil investiga incêndios em Quilombo. Os sinistros ocorreram na cidade e na área de abrangência da comarca - Formosa do Sul, Irati e Santiago do Sul, em casas, lavouras ou matas. O delegado, ALEXANDER MEURER, concedeu coletiva de imprensa para explicar alguns fatos que levam a crer que os incêndios são criminosos e, em boa parte, pessoas tentam tirar vantagem pelo seguro. Para o delegado, alguns fatos chamam a atenção na questão das residências, sendo sempre casas mistas de alvenaria e madeira e, a maior parte delas, com seguro.
Nos últimos cinco anos, a comarca de Quilombo teve 119 fatos envolvendo incêndios. Entre 7 de maio de 2020 e 7 de maio de 2021 foram trinta e duas ocorrências, uma quantidade considerada alta para a região. MEURER explica que a Polícia Civil instaurou nove inquéritos para apurar os fatos, sendo que um deles foi concluído na última semana e confirmou-se a teoria da polícia: incêndio criminoso para receber o seguro da casa. O delegado disse que não pode dar muitos detalhes dos casos. A investigação não aponta que todos estes casos sejam iguais, apenas que um deles ficou provado que foi para receber o seguro. No entanto, garante que a Polícia Civil irá até o fim das outras investigações afim de descobrir as causas.
Polícia Civil esteve em hospital para ouvir acusado de ataque em Saudades. No fim da tarde de ontem, policiais civis estiveram no Hospital Regional do Oeste em Chapecó, para tentar colher o depoimento do jovem de 18 anos acusado do ataque à creche em Saudades no dia 4 de maio. Ele está internado em um quarto clínico no hospital. Não há informações sobre como foi o depoimento do rapaz. Segundo o médico responsável, pelo jovem, o rapaz apresentou melhora clínica satisfatória, aceitou dieta por via oral nos últimos dois dias, não está mais dependendo de suporte com oxigênio.
Já foi retirado o dreno torácico e seriam retirados drenos do abdômen, cervical e perna esquerda. A equipe médica vai avaliar a remoção da cânula metálica de traqueostomia concomitante. Ainda de acordo com o boletim médico, o acusado está com boa evolução clínica e cirúrgica, com provável critérios de alta hospitalar a partir de hoje.
Uma mulher foi morta a facadas no dia do aniversário. Foi no início da manhã de hoje na Linha Nereu Ramos, interior de São Miguel do Oeste. A vítima foi morta com golpes de faca. A Polícia Militar, Polícia Civil e IGP estão no local. O autor dos fatos ainda não foi preso, porém, relatos apontam que após o crime, ele teria ligado para sua mãe, avisando que teria matado a mulher. Segundo a Polícia Militar, na residência haviam duas crianças que estavam dormindo na hora do crime. O companheiro da vítima é o suspeito do crime. A mulher estava de aniversário hoje.