-EX-CHEFE DA PF DEPÕE SOBRE SUPOSTA INTERFERÊNCIA DE BOLSONARO NA CORPORAÇÃO
-CHEFE DO MP CITA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA ENVOLVENDO AGENTES PÚBLICOS NA COMPRA DE RESPIRADORES
-COMPRA COLETIVA DO CONDER GARANTE SETE MIL TESTES DO CORONAVÍRUS PARA A REGIÃO
-MUNICÍPIO VAI RECEBER QUASE CINCO MILHÕES DE SOCORRO DO GOVERNO FEDERAL
-MULHER DE 52 ANOS É O DÉCIMO PRIMEIRO CASO DE COVID-19 EM SÃO MIGUEL DO OESTE
-ACIDENTE ENTRE MOTOS DEIXA UM MOTOCICLISTA FERIDO EM TREVO DA BR 163
-INCÊNDIO EM DEPÓSITO DE MATERIAIS DA ACOMAR PODE TER SIDO CRIMINOSO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Cientistas canadenses supõem que variedades medicinais da Cannabis sativa bloqueiem a penetração do coronavírus. Seus resultados partem de pesquisas sobre tratamento de câncer e artrite, e necessitam validação independente. Na busca por uma vacina ou medicamento contra o novo coronavírus, cientistas canadenses pesquisam variedades medicinais específicas da Cannabis que poderiam bloquear a penetração do Sars-cov-2. Na Alemanha, transcorrem os primeiros testes clínicos de uma vacina da covid-19, usando um produto criado para a imunologia do câncer. Até agora, nenhum medicamento teve a eficácia contra a nova doença comprovada.
A epidemia de coronavírus causou 80 mortes nas últimas 24 horas na França, o menor balanço diário desde o início de abril, informou neste sábado, a Direção-Geral da Saúde. O número total de falecimentos chegou a 26 mil 310. Do montante de óbitos registrados nas últimas 24 horas, 76 ocorreram em hospitais e apenas quatro em instalações médicas sociais e casas de repouso, uma queda muito grande em comparação com as estatísticas diárias das últimas semanas. Desde o início da epidemia da COVID-19 na França, 95 mil 829 pessoas foram internadas em hospitais do país, 56 mil das quais se recuperaram e já voltaram para casa.
O lockdown no Reino Unido foi mantido até dia primeiro de junho, mas já há um plano para sua flexibilização, disse o primeiro-ministro britânico BORIS JOHNSON em depoimento neste domingo. De acordo com ele, a partir de primeiro de junho, a primeira fase da reabertura irá permitir que lojas não essenciais abram e que as escolas voltem à atividade aos poucos. A segunda etapa, que está prevista para julho, será de volta de atividades industriais e mais serviços públicos, mas ainda mantendo regras rígidas de distanciamento social.
O Ministério da Saúde foi autorizado a contratar por tempo determinado quatro mil 117 profissionais para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. O prazo de validade dos contratos será de até seis meses e poderão ser prorrogados pelo prazo necessário à superação da situação da calamidade pública, desde que o prazo total não exceda dois anos. Os profissionais poderão ser contratados a partir deste mês para atuar nas atividades de assistência e apoio à assistência à saúde de todo o país, especialmente nos estados mais afetados pela pandemia do coronavírus. A portaria não informa como será realizado o processo seletivo para contratação desses profissionais.
Mais oito milhões de trabalhadores informais devem receber a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 reais nesta semana. A estimativa é do Ministério da Cidadania, após análise de mais 17 milhões de CPFs finalizada na última sexta-feira. O governo federal deve anunciar, também nesta semana, o calendário da segunda parcela do benefício. Até sexta-feira, a Caixa contabilizava o pagamento de 35 bilhões e 500 milhões de reais do auxílio emergencial a mais de 50 milhões de brasileiros. O montante total referente ao pagamento da primeira parcela deve chegar a 41 bilhões e 500 milhões, segundo o ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI.
O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, ALEXANDRE RAMAGEM, e o ex-superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro RICARDO SAADI depõem à PF em Brasília, nesta segunda-feira. Eles serão ouvidos no inquérito que apura suposta tentativa de interferência de JAIR BOLSONARO na corporação. O inquérito foi aberto pela Procuradoria-Geral da República, com autorização do STF, depois que o ex-ministro da Justiça SERGIO MORO pediu demissão do cargo, no fim de abril. Ele disse ter sido pressionado por BOLSONARO a fazer mudanças na cúpula da Polícia Federal. RAMAGEM e SAADI, ambos delegados da Polícia Federal, foram citados por MORO em um depoimento de oito horas prestado no último dia dois, em Curitiba. Ao todo, o ministro do Supremo Tribunal Federal, CELSO DE MELLO autorizou a tomada de 10 depoimentos no inquérito – todos, marcados para esta semana.
O secretário DOUGLAS BORBA apresentou na manhã deste domingo o pedido de exoneração do cargo de chefe da Casa Civil do Governo de Santa Catarina. A saída ocorre em meio à crise instalada no governo por conta das suspeitas envolvendo a compra de 200 respiradores, ainda não entregues, pelo governo do Estado com pagamento antecipado de 33 milhões. Em nota, a Casa Civil informou que o afastamento é necessário para que ele possa cuidar da defesa e seguir colaborando espontaneamente com as investigações em função de seu nome ter sido citado no processo de compra de respiradores pela Secretaria de Estado da Saúde. No sábado, a secretaria foi um dos alvos da Operação contra uma quadrilha acusada de fraudes na compra de respiradores para o governo de Santa Catarina. BORBA prestou depoimento à Polícia Civil em relação ao caso. A pasta afirmou, por meio de nota, que ele foi ouvido por cerca de duas horas e que a investigação está em segredo de Justiça.
AMANDIO JOÃO DA SILVA JUNIOR será o novo Secretário da Casa Civil. Ele irá substituir DOUGLAS BORBA, exonerado do cargo na manhã deste domingo, 10, após o desgaste com a compra dos respiradores e as investigações do Gaeco. AMANDIO já trabalhou no governo do Estado como secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico Sustentável e ficou um ano no cargo. Ele e o governador CARLOS MOISÉS conversaram por três horas neste domingo em Florianópolis na Casa d´Agronômica. No fim da noite deste domingo, o governo do Estado divulgou nota detalhando a nomeação do novo secretário.
O procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, FERNANDO COMIN, falou sobre as investigações que apuram suposta fraude na compra de 200 respiradores por 33 milhões pelo governo catarinense na manhã desta segunda-feira. Em entrevista para a NSC TV, ele deu detalhes sobre a participação de agentes públicos na compra e sobre o andamento do caso após a realização da Operação O2, deflagrada no sábado. Segundo COMIN, os agentes públicos envolvidos atuaram não apenas para agilizar o processo de compra dos equipamentos e realizar o pagamento antecipado, mas também para avalizar a operação e se assegurar de que os recursos seriam transferidos a uma empresa de fachada. O procurador-geral também voltou a dizer que há fortes indícios da existência de uma organização criminosa, envolvendo alguns agentes púbicos e um núcleo empresarial. Ele também citou o envolvimento de um vereador de uma cidade do Rio de Janeiro. De acordo com COMIN, o político é um dos envolvidos e está relacionado à empresa Veigamed, de quem o governo catarinense comprou os respiradores.
O Peperi Debates deste sábado refletiu sobre como será o mundo pós pandemia do coronavírus. O programa do final de semana pensou sobre os impactos desse momento no homem e na sociedade: que lições teremos aprendido? Como passaremos a lidar com a saúde? Como ficarão aspectos do cotidiano, como as relações de afeto, o mercado de consumo e a espiritualidade? O debate contou com a presença do economista RILDO LAZAROTTO, do psicanalista ROBERTO MAINARDI LOPES e do professor EDINALDO ENOQUE. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A pandemia do coronavírus terá repercussões significativas no campo sociológico. A afirmação é do professor de História, EDINALDO ENOQUE. Ele esteve no Peperi Debates de sábado e disse que podemos estar diante do início de um novo período histórico. Para EDINALDO, essa pandemia por representar o fim da idade contemporânea e começo de uma nova Idade Histórica. Ele disse que esse momento pode resultar no retorno do modo comunitário de vida social. EDINALDO explicou que a vida moderna impôs a vida em sociedade com relações impessoais, individualizadas e com um menor contato dos laços de familiaridade e preocupação com o outro. A pandemia, que forçosamente levou as pessoas as ficarem em casa, pode resultar na volta da vida em comunidade. Isso pode ser um sinal, segundo EDINALDO, de que pêndulo social esteja indicando a volta de valores que perderam espaço na idade contemporânea.
Passar pelo período da pandemia de coronavírus sem nenhuma ferida pessoal é praticamente impossível. O comentário é do psicanalista ROBERTO MAINARDI LOPES. Ele disse que esse momento vai afetar todos as pessoa, no plano individual, de alguma maneira. ROBERTO disse que essa fase deve servir para a reavaliação de algumas questões e valores. Segundo o psicanalistas, as crises fazem com que a sociedade cresça com as dificuldades. Na visão de ROBERTO, coisas vão deixar de existir e outras vão surgir com muito mais força. Ele disse ainda que o distanciamento social e o contato por mais tempo com a famílias tem diversos efeitos e serve, tanto para reforçar uniões como para evidenciar problemas que podem levar ao fim de relacionamento. ROBERTO comentou ainda que a dor é sempre individual e que no campo psíquico, a grande consequência da pandemia é o aumento da crise de incertezas na sociedade.
Os resultados econômicos da pandemia do coronavírus vai depender da profundidade, de como a economia será atingida e quanto haverá de perda do padrão material das pessoas. A análise é do economista RILDO LAZAROTTO. Ele disse que isso vai acontecer, mas não é possível apontar exatamente em que medida. RILDO disse que o impacto econômico também vai depender das respostas que duas forças são capazes de dar neste momento: os governos e os mercados. Para ele, é fundamental saber como o governo vai agir para tirar o pais do buraco e como o capital privado vai se colocar nesse momento. RILDO também destacou que o conceito de trabalho e espaço que o trabalho tem na vida das pessoas serão reavaliados a partir dessa pandemia. Talvez, as pessoas percebam que o trabalho é apenas uma parte da vida e não a razão da existência do homem.
A Secretaria de Agricultura começou na manhã de hoje a entrega das autorizações do programa Sementes para Pastagens de Inverno e Cobertura. O documento para retirada das sementes será entregue até quarta-feira em frente ao Centro Administrativo. De acordo com o secretário ANTÔNIO ORSO, serão atendidos agricultores que fizeram a inscrição antecipada. Ao todo, serão distribuídos mil 207 sacos de sementes de aveia preta, aveia branca, ervilhaca e avezém. Cada agricultor receberá no máximo quatro sacos de sementes. ORSO lembrou que este é mais um programa de incentivo econômico concedido aos agricultores que contribuem e incrementam o Movimento Econômico da Agricultura no município. A partir de quinta-feira, a autorização deve ser retirada na secretaria de Agricultura.
A Secretaria de Cultura implantou algumas alterações no atendimento do público como medida preventiva ao Coronavírus na Biblioteca Municipal José de Alencar. De acordo com a bibliotecária, LUCILENE FACCIO, o horário de funcionamento segue das oito da manhã as seis da tarde, sem intervalo ao meio dia. A permanência no local, a partir de agora, será de três pessoas por vez e é obrigatória a higienização das mãos com álcool gel e o uso de máscaras. O acesso é permitido apenas para empréstimos e devolução de livros. LUCILENE explica que estão suspensas as atividades de estudo e permanência, que os livros devolvidos pelos leitores permanecem em quarentena de 72 horas e os empréstimos de materiais estão sendo feitos com prazo de devolução de 30 dias.
A Secretaria de Saúde de Maravilha confirmou nesta manhã o primeiro caso de Covid-19 no município. O morador que contraiu a doença tem 47 anos de idade. Ele buscou atendimento na rede pública de saúde na última quarta-feira e ficou em isolamento domiciliar. O exame foi feito na sexta e o resultado foi divulgado hoje de manhã. Ele não tem histórico de viagem recente. Os familiares do morador com diagnóstico positivo para Covid-19 também farão o exame nesta semana para verificar se contraíram ou não o vírus.
O Conder recebeu na última sexta-feira a primeira remessa dos testes para Covid-19 adquiridos em compra coletiva realizada pelo consórcio. A entidade, ligada a Ameosc, comprou, no final de abril, sete mil testes rápidos para as prefeituras da região. Desse total, dois mil chegaram na sexta-feira. A secretária executiva do consórcio de desenvolvimento dos municípios da região, JUSSARA REGINATTO explicou que a compra se deu por meio de pregão eletrônico com a participação de empresas de todo o país. Ela disse que o resultado da compra excelente, pois cada teste foi adquirido pelo valor de 89 reais. JUSSARA destacou que além dos testes rápidos, o Consórcio tem sido fundamental na aquisição de materiais e medicamentos para a área da saúde.
Os primeiros dois mil testes de Covid-19 que já foram entregues pela empresa que venceu a licitação do Conder foram repassados ainda na sexta-feira para os municípios. São Miguel do Oeste, por exemplo, comprou dois mil testes e mil foram entregues na sexta-feira. De acordo com a secretária executiva da Ameosc, JUSSARA REGINATTO, os demais município devem receber os testes a partir desta semana. Ela explicou que a quantidade de testes para os município foi definida pela prefeitura de cada cidade a partir da indicação da secretaria de saúde.
Os 19 municípios da Ameosc vão receber cerca de 22 milhões de reais da ajuda do governo federal. O pacote foi aprovado pelo senado na semana passada e está à espera da sanção pelo presidente JAIR BOLSONARO. O total de repasses para as prefeituras de Santa Catarina prevê 882 milhões a serem pagos pelo governo federal em quatro parcelas mensais. Há possibilidade de a primeira delas ser liberada ainda em maio. O valor que cabe aos municípios da Ameosc equivale a dois e meio por cento da ajuda federal para as prefeituras catarinenses. A maior parte dos recursos será para amenizar a queda nas receitas dos municípios, enquanto que uma fatia é de uso em ações contra a pandemia de coronavírus. O valor foi calculado de acordo com a população de cada cidade.
São Miguel do Oeste vai receber quase cinco milhões de reais do pacote de socorro do governo federal para compensar as perdas com a pandemia do coronavírus. O valor exato que o município vai receber é de quatro milhões 982 mil 290 reais. A quantia é mais do que o dobro da segunda cidade com maior valor de ajuda na Ameosc: Itapiranga vai receber dois milhões 76 mil 508 reais. Em seguida, vem Dionísio Cerqueira com um milhão 907 mil 404 reais. O menor valor do pacote de socorro da União será destinado a Barra Bonita que vai receber 206 mil 395 reais.
Os municípios estão com uma expectativa muito grande com relação a sanção do projeto aprovado pelo Senado e a liberação dos recursos da ajuda financeira do governo federal. A afirmação é do prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTO. Ele ressaltou que a ajuda é importante, mas não resolve o problema das prefeituras. O prefeito explicou que não se trata de um dinheiro novo, mas de uma reposição de parte das perdas que os municípios já tiveram por conta da queda da receita. CASTRO destacou que é preciso deixar claro que o recurso é um auxílio “paliativo”.
O comitê de crise do coronavírus confirmou mais um caso de Covid-19 neste final de semana. Trata-se de uma mulher de 52 anos que apresentou sintomas respiratórios. Não houve a necessidade de internação hospitalar e ela permanece em isolamento domiciliar. A paciente está sendo monitorada por médicos. Os familiares também estão em quarentena. Ao todo, São Miguel do Oeste tem 11 confirmados de Covid-19 e todos estão com sintomas leves em isolamento domiciliar.
A confirmação dos primeiros casos de Covid-19 colocaram São Miguel do Oeste em um outro estágio na pandemia do coronavírus. Até o domingo, dia três de maio, a cidade tinha apenas casos suspeitos. Com a confirmação do primeiro morador com a doença, São Miguel do Oeste teve a confirmação da presença do vírus entre os moradores. Em apenas uma semana, foram registrados 11 casos. Segundo o médico do comitê de crise do coronavírus, ANTONIO DUARTE, essa situação já era esperada e significa que os cuidados devem ser redobrados a partir de agora. Na visão do profissional, todas as orientações e regras a respeito do distanciamento social, como uso de máscaras e álcool em gel, devem ser mantidas. Ele citou que a confirmação dos casos não quer dizer que os procedimentos adotados até agora falharam. ANTONIO reforçou que os registros de casos da doenças aconteceriam, mais cedo ou mais tarde.
A população não devem ficar preocupada com a identificação de quem pegou a doença, mas reforçou os cuidados e a proteção em todos os momentos e espaços. A afirmação é do médico do município, ANTONIO DUARTE. Ele disse que a transmissão da Covid-19 é comunitária e a divulgação de detalhes sobre os moradores que contraíram a doença não é relevante para a proteção da população. ANTONIO disse que as pessoas precisam se proteger sempre que saírem de casa.
A Polícia Rodoviária Estadual atendeu duas ocorrências de posse de drogas neste final de semana na SC 163. A primeira delas ocorreu as 11 e meia da manhã de sábado em Iporã do Oeste durante a abordagem de um veículo UP emplacado em Ponta Grossa no Paraná. Os policiais localizaram em uma mochila que estava no banco traseiro, uma quantidade de 57 gramas de maconha. Na noite de ontem, por volta das sete e meia, a guarnição da PRE abordou um Golf emplacado em Mondaí. Dentro do carro foi localizada uma porção de cocaína. Os dois motoristas assinaram um termo circunstanciado por posse de entorpecente.
Uma pessoa ficou ferida em um acidente na noite deste domingo na BR 163. A colisão aconteceu por volta das nove e meia da noite no trevo de acesso a São José do Cedro e envolveu uma motocicleta Suzuki 125, placa de São José do Cedro e uma Honda CG 150 Titan de Guarujá do Sul. O condutor da Suzuki, um homem de 41 anos, sofreu escoriações generalizadas e suspeita de fraturas nas pernas. Ele foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado à unidade hospitalar de Cedro para atendimento médico. O condutor da motocicleta Honda CG, de 22 anos, não se feriu e recusou atendimento dos bombeiros.
Um incêndio atingiu o depósito de materiais recicláveis da Acomar no bairro São Luiz. O fogo iniciou por volta do meio-dia e começou nos materiais a serem reciclados. Os bombeiros foram chamados e controlaram o incêndio que destruiu uma grande quantidade de materiais, como papelão, garrafas, latas e outros objetos que seriam encaminhados para reciclagem. Os objetos estavam no novo galpão da Associação, mas a estrutura do prédio não foi afetada. O trabalho de combate ao incêndio durou cerca de uma hora e foram gastos aproximadamente cerca de 14 mil litros de água no combate. Não houve feridos. As fotos e vídeos da ocorrência estão no portal da Peperi na internet.
O incêndio que atingiu o novo galpão da Acomar pode ser ter sido criminoso. A afirmação é da Presidente da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de São Miguel do Oeste, CARLA NOOL. De acordo com ela, o prejuízo financeiro para as famílias é considerável, já que os materiais queimados seriam vendidos para a reciclagem. CARLA citou que uma das câmeras de videomonitoramento estava redirecionada para o mato e não para o galpão. Ela acredita que alguém mexeu na câmera antes do incêndio. A Polícia Milita foi acionada e a Acomar registrou um boletim de ocorrência sobre o caso. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.