ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 11/05/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Cientistas canadenses supõem que variedades medicinais da Cannabis sativa bloqueiem a penetração do coronavírus. Seus resultados partem de pesquisas sobre tratamento de câncer e artrite, e necessitam validação independente. Na busca por uma vacina ou medicamento contra o novo coronavírus, cientistas canadenses pesquisam variedades medicinais específicas da Cannabis que poderiam bloquear a penetração do Sars-cov-2. Na Alemanha, transcorrem os primeiros testes clínicos de uma vacina da covid-19, usando um produto criado para a imunologia do câncer. Até agora, nenhum medicamento teve a eficácia contra a nova doença comprovada.

A epidemia de coronavírus causou 80 mortes nas últimas 24 horas na França, o menor balanço diário desde o início de abril, informou neste sábado, a Direção-Geral da Saúde. O número total de falecimentos chegou a 26 mil 310. Do montante de óbitos registrados nas últimas 24 horas, 76 ocorreram em hospitais e apenas quatro em instalações médicas sociais e casas de repouso, uma queda muito grande em comparação com as estatísticas diárias das últimas semanas. Desde o início da epidemia da COVID-19 na França, 95 mil 829 pessoas foram internadas em hospitais do país, 56 mil das quais se recuperaram e já voltaram para casa.

O lockdown no Reino Unido foi mantido até dia primeiro de junho, mas já há um plano para sua flexibilização, disse o primeiro-ministro britânico BORIS JOHNSON em depoimento neste domingo. De acordo com ele, a partir de primeiro de junho, a primeira fase da reabertura irá permitir que lojas não essenciais abram e que as escolas voltem à atividade aos poucos. A segunda etapa, que está prevista para julho, será de volta de atividades industriais e mais serviços públicos, mas ainda mantendo regras rígidas de distanciamento social.

O Ministério da Saúde foi autorizado a contratar por tempo determinado quatro mil 117 profissionais para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. O prazo de validade dos contratos será de até seis meses e poderão ser prorrogados pelo prazo necessário à superação da situação da calamidade pública, desde que o prazo total não exceda dois anos. Os profissionais poderão ser contratados a partir deste mês para atuar nas atividades de assistência e apoio à assistência à saúde de todo o país, especialmente nos estados mais afetados pela pandemia do coronavírus. A portaria não informa como será realizado o processo seletivo para contratação desses profissionais.

Mais oito milhões de trabalhadores informais devem receber a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 reais nesta semana. A estimativa é do Ministério da Cidadania, após análise de mais 17 milhões de CPFs finalizada na última sexta-feira. O governo federal deve anunciar, também nesta semana, o calendário da segunda parcela do benefício. Até sexta-feira, a Caixa contabilizava o pagamento de 35 bilhões e 500 milhões de reais do auxílio emergencial a mais de 50 milhões de brasileiros. O montante total referente ao pagamento da primeira parcela deve chegar a 41 bilhões e 500 milhões, segundo o ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI.

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, ALEXANDRE RAMAGEM, e o ex-superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro RICARDO SAADI depõem à PF em Brasília, nesta segunda-feira. Eles serão ouvidos no inquérito que apura suposta tentativa de interferência de JAIR BOLSONARO na corporação. O inquérito foi aberto pela Procuradoria-Geral da República, com autorização do STF, depois que o ex-ministro da Justiça SERGIO MORO pediu demissão do cargo, no fim de abril. Ele disse ter sido pressionado por BOLSONARO a fazer mudanças na cúpula da Polícia Federal. RAMAGEM e SAADI, ambos delegados da Polícia Federal, foram citados por MORO em um depoimento de oito horas prestado no último dia dois, em Curitiba. Ao todo, o ministro do Supremo Tribunal Federal, CELSO DE MELLO autorizou a tomada de 10 depoimentos no inquérito – todos, marcados para esta semana.

O secretário DOUGLAS BORBA apresentou na manhã deste domingo o pedido de exoneração do cargo de chefe da Casa Civil do Governo de Santa Catarina. A saída ocorre em meio à crise instalada no governo por conta das suspeitas envolvendo a compra de 200 respiradores, ainda não entregues, pelo governo do Estado com pagamento antecipado de 33 milhões. Em nota, a Casa Civil informou que o afastamento é necessário para que ele possa cuidar da defesa e seguir colaborando espontaneamente com as investigações em função de seu nome ter sido citado no processo de compra de respiradores pela Secretaria de Estado da Saúde.

No sábado, a secretaria foi um dos alvos da Operação contra uma quadrilha acusada de fraudes na compra de respiradores para o governo de Santa Catarina. BORBA prestou depoimento à Polícia Civil em relação ao caso. A pasta afirmou, por meio de nota, que ele foi ouvido por cerca de duas horas e que a investigação está em segredo de Justiça.

AMANDIO JOÃO DA SILVA JUNIOR será o novo Secretário da Casa Civil. Ele irá substituir DOUGLAS BORBA, exonerado do cargo na manhã deste domingo, 10, após o desgaste com a compra dos respiradores e as investigações do Gaeco. AMANDIO já trabalhou no governo do Estado como secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico Sustentável e ficou um ano no cargo. Ele e o governador CARLOS MOISÉS conversaram por três horas neste domingo em Florianópolis na Casa d´Agronômica. No fim da noite deste domingo, o governo do Estado divulgou nota detalhando a nomeação do novo secretário.

O procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, FERNANDO COMIN, falou sobre as investigações que apuram suposta fraude na compra de 200 respiradores por 33 milhões pelo governo catarinense na manhã desta segunda-feira. Em entrevista para a NSC TV, ele deu detalhes sobre a participação de agentes públicos na compra e sobre o andamento do caso após a realização da Operação O2, deflagrada no sábado. Segundo COMIN, os agentes públicos envolvidos atuaram não apenas para agilizar o processo de compra dos equipamentos e realizar o pagamento antecipado, mas também para avalizar a operação e se assegurar de que os recursos seriam transferidos a uma empresa de fachada.

O procurador-geral também voltou a dizer que há fortes indícios da existência de uma organização criminosa, envolvendo alguns agentes púbicos e um núcleo empresarial. Ele também citou o envolvimento de um vereador de uma cidade do Rio de Janeiro. De acordo com COMIN, o político é um dos envolvidos e está relacionado à empresa Veigamed, de quem o governo catarinense comprou os respiradores.

Dia D de vacinação contra a gripe supera expectativas. A enfermeira coordenadora de vigilância em saúde de Campo Erê, SAMARA RONCHI, informa que tudo correu como o planejado e uma boa parcela do público alvo foi atingido. Ela conta que o Ministério da Saúde havia cancelado a ação, porém o município decidiu manter, devido a campanha já estar bem organizada em Campo Erê.

Aproximadamente 375 pessoas foram imunizadas. Segundo SAMARA, crianças gestantes e pessoas entre 55 e 59 anos foram os grupos que mais compareceram. Comemora a grande parcela das pessoas do interior que foram se vacinar, principalmente nas linhas Caldato e 12 de Novembro. A coordenadora frisa que a campanha segue até seis de junho. As pessoas podem ir se imunizar na unidade do bairro São Francisco, aberta das sete da manhã até às sete da noite sem fechar ao meio dia.

Campo Erê cria Comitê para elaboração do Plano Diretor. A informação é de NELSON TRESOLDI – agente de desenvolvimento municipal. Ele salienta que o plano é um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Ele tem como objetivo fazer um planejamento municipal, definindo as áreas destinadas à habitação, comércio, serviços e indústrias. A criação do Plano Diretor aumenta a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade.

Campo Erê ainda não tem Plano Diretor. NELSON conta que o artigo 182 da constituição federal obriga municípios com mais de 20 habitantes ou que façam parte de regiões metropolitanas a fazerem um plano. Em 2010 foi instituída a região metropolitana do extremo oeste, a qual incluiu Campo Erê. Depois disso, através de um decreto foi criado o comitê gestor do plano diretor participativo no município, que abrange tanto o interior quanto a cidade.

Comitê Gestor do Plano Diretor terá participação de vários setores. Segundo TRESOLDI, ele vai ser composto por representantes do poder público executivo e legislativo; associações comunitárias e movimentos sociais; entidades sindicais; empresários relacionados à produção e financiamento do desenvolvimento urbano como engenheiros civis e arquitetos; além de representantes de escolas estaduais, municipais e ensino superior; associação comercial e representantes de igrejas. No total 18 pessoas vão compor o comitê.

Primeiro passo foi definir o núcleo do comitê. NELSON explica que a próxima etapa é entrar em contato com as entidades para definir quais as pessoas que vão fazer parte do grupo. Com o comitê criado, é feito um levantamento de legislações que tratam sobre organização urbana e rural no município e analisam o que precisa ser alterado ou incluído através de audiências públicas. Somente a partir daí se faz a implantação e gestão do plano. TRESOLDI acredita que isso tudo será concluído até o final do próximo ano.

Produção leiteira é a mais afetada pela estiagem. Segundo JOÃO ADROIR DA SILVA, secretário de agricultura em Campo Erê, com a falta de água, as pastagens não se desenvolvem bem. Esse baixo desenvolvimento obriga produtores a alimentarem o gado com a silagem que seria uma reserva para o inverno. Frisa que com isso o gasto para produzir aumentou, e o valor pago não acompanhou. JUCA recomenda o uso de pastagens perenes, essa geralmente é menos afetada pela falta de água.

Última chuva considerável ocorreu a mais de seis meses. Segundo JOÃO ADROIR, as comunidades mais afetadas no município são Olívio Albani e Taborda. Nessas, as máquinas revezam os dias para levar água potável os moradores. Salienta que trabalham na reabertura de bebedouros e outros depósitos de água. Orienta aos agricultores que cerquem esses reservatórios, impedindo a entrada do gado e prevenindo o trabalho de reabertura no próximo ano.

Agricultor familiar pode solicitar auxílio emergência do governo. VALDECIR CELLA – presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Anchieta orienta as famílias a não perderem tempo para acessar os aplicativos da Caixa Econômica Federal. Porém, ele faz um alerta: nem todas as famílias tem direito aos 600 reais por 3 meses do auxílio emergência. A renda da família não pode passar de 28 mil e 600 reais no ano. Quem tem dificuldade para acessar o aplicativo da Caixa pode ir ao sindicato que recebe ajuda.

O trânsito de veículos pesados no centro da cidade. Moradores reclamam do aumento do trafego de caminhões, especialmente na Rua Bandeirantes. Várias pessoas lembram que o contorno viário, na divisa com Marmeleiro, foi construído justamente para aliviar o centro de caminhões, entendendo que colocavam a vida de pessoas em perigo, especialmente estudantes. Outro problema eram os danos que os veículos causavam nas ruas de Campo Erê.

Conselho de Trânsito de Campo Erê não recebeu ainda nenhuma reclamação formal. De acordo com presidente MARCOS PICININI, é preciso uma manifestação assim para que a entidade tome as providências para tirar o trafego de caminhões pesados no centro da cidade, começando por uma reunião. PICININI concorda que não deve haver fluxo de veículos pesados no centro, e que o contorno viário foi construído para solucionar o problema. No entanto, ele faz uma observação que sempre é tolerável caminhões para carga e descarga no comércio.

Para tirar o fluxo de veículos pesados do centro seria preciso colocação de placas de sinalização antes das entradas da cidade. De acordo com MARCOS PICININI – presidente do Conselho de Trânsito, depois dessa providência é que a Polícia Militar poderia aplicar multas, se fossem necessárias, para coibir o descumprimento.

Parlamentar pede alíquota zero de ICMS para suinocultura. O deputado estadual ALTAIR SILVA, que também é presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura, comenta que a crise provocada pela pandemia de Covid-19, afetou todos os setores da economia mundial. O agronegócio não estacionou, nem parou, mas está sofrendo com aumento do dólar e dos insumos de produção. A agropecuária, especialmente a suinocultura, iniciou o ano com bons resultados, mas desde a metade do mês de março passou a sofrer com a situação. Observa que a diminuição no consumo, devido ao fechamento de restaurantes, lanchonetes, bares e similares, forçou uma queda nos preços.

Pedido para alíquota zero de ICMS para suinocultura é encaminhado ao Governo do Estado. O parlamentar quer que seja anulada a cobrança de ICMS sobre as vendas interestaduais da carne suína. A intenção assegura o deputado, é socorrer o setor nesse momento e amenizar a crise para os produtores independentes. A baixa do consumo, do preço pago pelo produto e o aumento dos custos, deixa o produtor novamente desamparado, com incertezas e acumulando prejuízo na produção.

Agricultura é o motor da economia catarinense, e quem trabalha e produz precisa ser ajudado nesse momento. O entendimento é do deputado estadual ALTAIR SILVA. De acordo com ele, zerar alíquota para ter competitividade no mercado é a alternativa. O mercado está sofrendo bruscamente, os valores pagos aos produtores independentes caíram 33 por cento nesse mês, enquanto que o custo da produção de suínos aumentou, cerca de 40 por cento no valor do farelo de soja, sendo comercializado a mil e 800 reais a tonelada, e 10 por cento no de milho, com valores de 56 reais a saca em algumas regiões.

Polícia cumpre mandado de prisão. Ontem por volta das 17 horas a equipe policial de Renascença realizava patrulhamento e visualizou um veículo transitando em atitude suspeita. Foi feita abordagem e nada de ilícito foi encontrado com o motorista. Porém, em consulta ao sistema foi encontrado um mandado de prisão em desfavor dele. Foi dado voz de prisão ao homem de 23 anos pela prática dos crimes de furto e roubo. O preso estava com tornozeleira eletrônica, pois possui diversas passagens policiais.

Homem é preso por desobediência, resistência e desacato. A PM de Renascença foi chamada para conter um homem de 38 anos no sábado em que estava num estabelecimento comercial, bastante alterado, ameaçando os funcionários dizendo ser ex presidiário. Ao chegarem no local o homem já tinha saído, mas seguindo orientações dos funcionários, ele foi encontrado seguindo em direção a rodoviária. Ao tentarem abordagem o homem desacatou e atacou os policiais, que utilizaram técnicas de imobilização para conter o suspeito. Ele foi encaminhado à sede da Polícia Militar de Marmeleiro.

Motociclista fica ferido em queda no centro. Por volta das 15 horas de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para atender a uma queda de moto na Rua Alagoas, no Centro. Ao chegar no local a guarnição se deparou com um homem de 23 anos, sentado na rua apresentando entorse e suspeita de fratura no tornozelo. Após procedimento foi conduzido ao Hospital Santo Antônio. Segundo os socorristas, a moto já havia sido retirada do local quando chegaram.

Bebê de 29 dias morre engasgado com leite materno. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Maravilha que atendeu a ocorrência, o fato foi registrado por volta das seis horas da manhã, na rua Ângelo Clóvis, no bairro Pioneiro. Ainda conforme o Samu, quando a equipe chegou até a residência, o bebê já estava sem os sinais vitais. A Polícia Militar e o Instituto Geral de Perícias foram acionados até o local para registrar a ocorrência.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.