De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 69 centavos. O euro está valendo cinco reais e 12 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A Ucrânia anunciou neste domingo que mais de mil e 200 corpos foram descobertos até agora na região de Kiev, onde há acusações de atrocidades cometidas pela ocupação russa, enquanto os bombardeios continuam no país. Em Dnipro, uma grande cidade industrial de um milhão de habitantes, uma chuva de mísseis destruiu o aeroporto local, já atingido em 15 de março. O número de vítimas ainda é desconhecido. Nesta segunda-feira, mais uma estação de trem foi atacada no leste da Ucrania. Cinco locomotivas e uma rede de contato foram danificados.
O segundo turno da eleição presidencial da França será disputado entre EMMANUEL MACRON e MARINE LE PEN. A disputa é a mesma que já ocorreu há cinco anos. Neste domingo, os dois despontaram na apuração como os mais votados entre 12 candidatos e, assim, voltarão a se enfrentar em 24 de abril. Na eleição de ontem, MACRON recebeu 28 por cento dos votos enquanto que LE PEN chegou a 24 por cento. Na eleição de 2017, o atual presidente derrotou a mesma adversária deste ano no segundo turno com uma vantagem de 32 pontos percentuais. A última vez que um presidente francês conseguiu a reeleição foi há 20 anos, com o conservador JACQUES CHIRAC.
O Chile abrirá em primeiro de maio todas as fronteiras terrestres do país. Elas permanecem fechadas como medida preventiva devido à pandemia de Covid-19. Um comunicado emitido pelo governo informou que na próxima terça-feira serão anunciadas as “medidas específicas do ponto de vista sanitário” que serão implementadas para uma travessia de fronteira adequada. Os acessos foram fechados em 17 de março de 2020, após registrarem os primeiros casos de Covid-19 no país. Com o controle da pandemia e o processo de vacinação, o Chile fez uma abertura gradual.
Em 2020 e 2021, anos da pandemia da Covid-19, deputados gastaram 34 por cento da cota parlamentar com publicidade. Só no ano passado, os congressistas consumiram 62 milhões de reais da verba pública com divulgação de atividade parlamentar, com gastos como anúncios em redes sociais e pagamento de empresas de marketing, o que representa 36 vírgula nove por cento da cota para 2021. Houve um aumento de quase 14 por cento com esse tipo de despesa em relação a 2020, quando deputados usaram 54 milhões. A cota parlamentar é um valor disponibilizado dentro do orçamento da Câmara para custear as atividades dos deputados. Os valores podem ser usados com passagens aéreas, hospedagem e combustível, além de propaganda.
O governo brasileiro concedeu 74 vistos e 27 autorizações de residência humanitária a ucranianos afetados pela guerra com a Rússia. O balanço foi divulgado pelo ministério da Justiça nesta segunda-feira e leva em conta o período entre 3 e 31 de março. Ainda de acordo com o boletim, quatro ucranianos foram reconhecidos como refugiados. O governo disse ainda analisar 37 processos de refúgio envolvendo nacionais de Ucrânia. A concessão de vistos humanitários para ucranianos em fuga da guerra motivada pela invasão do país pela Rússia foi autorizada por uma portaria do governo publicada em março. O texto prevê a permanência deles no Brasil por 180 dias. Depois desse período, os imigrantes ucranianos terão direito a residência temporária de dois anos e poderão reivindicar residência permanente.
Até a metade de julho, um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados vai debater a adoção de um regime semipresidencialista no Brasil. Nesse sistema de governo, o presidente da República compartilha o poder do país com um primeiro-ministro, que deve ser nomeado por ele e aprovado pelo Congresso Nacional. As discussões serão conduzidas por um grupo de trabalho formado por dez deputados. Os parlamentares que discutem o semipresidencialismo não pensam em sugerir a alteração no formato de gestão do país já para as eleições deste ano. A ideia é apresentar alguma proposta que passe a valer apenas a partir de 2030. Até lá, os parlamentares acreditam que terão tempo suficiente para discutir a proposta com calma.
Segundo dados da Receita Federal, em 2021, pessoas físicas e jurídicas poderiam ter doado em Santa Catarina, via fundos, 272 milhões de reais, mas destinaram apenas 12 milhões. No ano anterior, 2020, as doações poderiam ter chegado a 263 milhões, mas ficaram em somente nove milhões e 800 mil. As doações de pessoas físicas podem ser de até seis por cento do imposto de renda devido, dos quais três por cento para o Fundo da Infância e Adolescência e três por cento para fundos de idosos. As pessoas jurídicas podem doar até um por cento do imposto devido ao fundo das crianças e mais um por cento aos fundos de idosos. Essas doações não tem custo adicional para pessoas e empresas.
Iniciada no dia primeiro de abril, a colheita do pinhão em Santa Catarina deve ser 25 por cento maior em 2022 em comparação a 2021. Segundo levantamentos feitos por equipes da Epagri junto a agricultores, mais de seis mil toneladas da semente devem ser colhidas neste ano. Painel é o município catarinense com maior produção de pinhão com previsão de colheita entre mil e mil e 500 toneladas da semente, mais do que as 800 toneladas colhidas no ano passado. Segundo a Epagri, no início da safra, o preço pago ao produtor é de cerca de quatro reais e 50 centavos o quilo. Pelo fato de a demanda estar maior do que a colheita, pode ocorrer o aumento do preço nas próximas semanas, mas a tendência é de que o valor se estabilize entre o final de abril e a primeira quinzena de maio, quando a oferta será maior.
As buscas pelo avião com três brasileiros que sumiu do radar, na Argentina, entraram no sexto dia nesta segunda-feira. Segundo o subsecretário de Proteção Civil e Gestão de Riscos de Chubut, JOSE MAZZEI, as condições meteorológicas são complicadas na região. No entanto, cerca de 300 pessoas trabalham para tentar encontrar os três ocupantes com vida. O avião desapareceu na quarta-feira. Na aeronave de pequeno porte estavam o empresário de Florianópolis ANTÔNIO CARLOS CASTRO Ramos, proprietário e piloto do avião, o advogado MÁRIO PINHO, e o médico ginecologista GIAN CARLOS NERCOLINI.
Campanha de imunização contra influenza e sarampo já começou em Palma Sola. A informação é da enfermeira do setor epidemiológico - EDITE CIRINO. Ela explica que, como determinado pelo Ministério da Saúde, o objetivo é proteger o máximo de pessoas possível, inclusive estipulando um número mínimo que a saúde municipal precisa atingir. Conforme EDITE, a meta é que no mínimo mil e 100 pessoas sejam vacinadas contra a gripe, 124 profissionais da saúde recebam os dois imunizantes, além de 90 gestantes e 15 puérperas. Ela explica que o número de pessoas é definido pelo Ministério da Saúde, mas não deve ser difícil de cumprir. Em Palma Sola o interesse por se vacinar, principalmente contra a gripe, é bastante alto.
População confia nas vacinas contra influenza e sarampo. EDITE CIRINO – enfermeira do setor de epidemiologia de Palma Sola, salienta que esse já é o vigésimo quarto ano que a campanha da imunização contra a gripe acontece no município. Com o passar do tempo, segundo ela, a população foi percebendo a eficácia da aplicação em prevenir a doença, e a procura aumentou gradativamente. Segundo EDITE, essa ação de imunização acontece sempre no mês de abril, antes da chegada do período mais frio, e é necessário se vacinar todos os anos para continuar imune a influenza. A sala de vacinação de Palma Sola fica aberta das sete da manhã a sete da noite, na unidade de saúde do município.
Programa Saúde na Escola recebe atenção especial em Campo Erê. A secretária ROSALVA BOLIGON explica que ele é desenvolvido em parceria com Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e as Secretarias Municipais. Semana passada foi bastante movimentada no setor. Escolas receberam visitas do zé gotinha e dos palhaços, que foram repassar orientações sobre as vacinas para evitar Covid. Outro trabalho forte é o combate a influenza e sarampo. A vacinação para a gripe começou para os profissionais da saúde e idosos acima dos 60. A campanha para esses 2 grupos vai até o fim do mês. 2 de maio inicia imunização para outros grupos como gestantes, professores e pessoas com comorbidades.
Vacina contra o sarampo está sendo aplicada a todos os profissionais da saúde e também crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Conforme a secretária ROSALVA BOLIGON, essa campanha vai até 3 de junho em Campo Erê. Por outro lado, ela considera um excelente projeto o Terceira Idade na Medida Certa. A finalidade é buscar opções para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Esse programa foi criado porque é grande o interesse das pessoas mais velhas por orientações das nutricionistas. Num primeiro momento estão sendo atendidos os idosos dos bairros Melo e São Francisco. ROSALVA considera uma grande conquista a vinda de um ginecologista para atender Campo Erê.
Contratação de ginecologista era um grande compromisso da Administração Municipal. O médico CARLOS AUGUSTO vai atender na cidade de Campo Erê uma vez por semana. As unidades de saúde é que farão os encaminhamentos para serem atendidos no Centro de Especialidades. Conforme a secretária ROSALVA BOLIGON, as pacientes vão receber mais qualidade de saúde. Outro benefício é que as mulheres não vão precisar se deslocar a Pato Branco para receber esse tipo de atendimento. Por outro lado ela lembra que essa semana acontece a Conferência Municipal de Saúde.
Escolas municipais de Campo Erê terão buffet nas refeições. Para a nutricionista MARINA BERNARDI, é um grande avanço nos educandários, porque se cumpre uma vontade antiga da Secretaria de Educação do município. Um dos pontos fundamentais é a segurança na comida escolar com relação a temperatura. Os alimentos serão mantidos acima de uma temperatura de 60 graus, o que não permite a multiplicação de bactérias. MARINA entende que quando uma criança fica livre para se servir o que quer, vai se alimentar melhor. Antes as merendeiras tinham que preparar a comida muito em cima da hora de servir. Todas as escolas municipais de Campo Erê estão sendo equipadas com buffets.
Algumas refeições não terão necessidade de buffet. De acordo com a nutricionista quando a comida é com sal, aí sim. As creches de Campo Erê recebem duas refeições por período. Turmas do integral recebem de 4 a 5, e o fundamental tem uma refeição diária. O cardápio será variado, de acordo com a faixa etária do aluno. A nutricionista informa ainda que por lei as escolas cortaram alimentos com açúcar para quem tem até 3 anos de idade. A Rede Municipal de Ensino está adquirindo cada vez mais produtos da agricultura familiar. Mais de 80 por cento dos alimentos vão sair do interior de Campo Erê.
]Secretaria da Cidade, Infraestrutura e Desenvolvimento trabalha em várias frentes. Conforme o responsável da pasta ALDAIR SUTILI, algumas atividades já estavam em andamento e outras estão iniciando agora como asfalto, calçamento e iluminação pública. O recolhimento do lixo e aberturas de fossa não param. Ele quer mobilizar, sempre na sexta-feira, uma retro escavadeira no recolhimento de entulhos nos bairros e na cidade. Segundo ele, praticamente o Bairro Cohab inteiro está recebendo calçamento, obras que devem durar pelo menos 6 meses. SUTILI reconhece o empenho das outras secretarias que contribuem bastante com sua pasta. O secretário está a frente da pasta a apenas 2 meses.
PM prende acusados de tráfico de drogas. A Polícia Militar de Renascença prendeu dois homens na noite de sábado. Conforme a Polícia, por volta das 21 horas e 30 minutos a equipe estava fazendo patrulhamento de rotina, quando avistou uma motocicleta em alta velocidade e em atitude suspeita. O condutor não acatou a ordem de parada e os policiais então iniciaram o acompanhamento tático. Ainda segundo a polícia, o motorista realizou várias ultrapassagens pelo acostamento e pela contra mão de direção, chegando a forçar outros veículos a sair da pista, colocando assim sua própria integridade física e de terceiros em risco.
Em seguida os policiais abordaram o condutor empurrando a motocicleta na tentativa de esconder o veículo na garagem de uma casa. Ao identificar o condutor, os policiais constataram que ele possui duas passagens por roubo agravado na cidade de Curitiba. Na garagem da casa, os policiais localizaram uma embalagem contendo 500 gramas de maconha. O proprietário da casa e o condutor da moto foram detidos e entregues na décima nona Subdivisão de Polícia.
Incêndio em silo de armazenamento de grãos mobiliza bombeiros por seis horas. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu na manhã de sábado, a um incêndio em silo de uma agropecuária nas margens da SC-305, em Campo Erê. A guarnição foi acionada por volta das 7h30 da manhã e quando chegou no local o fogo estava concentrado nos dutos da parte superior com muita fumaça. Primeiro os socorristas fizeram o resfriamento do secador, depois a ventilação e a retirada dos cereais que estavam dentro dos dutos.
Para ter acesso aos dutos em chamas, os bombeiros utilizaram uma escada prolongável por se tratar de ambiente confinado e sem acesso remoto. Foram utilizados cerca de 15 mil litros de água. A guarnição de Campo Erê contou com apoio do Corpo de Bombeiros de Palma Sola e São Lourenço do Oeste. O combate e rescaldo durou cerca de seis horas. 16 bombeiros atuaram na ocorrência entre eles militares, agentes de defesa civil e bombeiros comunitários. As causas do incêndio ainda não foram apuradas.
Menino de 11 anos sofre ferimentos em colisão entre bicicleta e camionete. O acidente foi registrado na manhã de ontem, por volta das 10 horas e 40 minutos, na Rua Maringá, bairro Miniguaçu, em Francisco Beltrão, envolvendo uma bicicleta conduzida por um menino de 11 anos e uma Strada. A condutora da camionete informou que subia pela Rua Maringá, sentido a rotatória com a Rua do Seminário, quando o menino que descia sentido contrário saiu da frente de um caminhão estacionado, não dando tempo de evitar a colisão. O SAMU foi acionado e socorreu a criança, com ferimentos leves que foi encaminhada a UPA.
Colisão frontal deixa quatro feridos na SC-305. Um acidente ocorreu neste sábado, por volta das 18 horas e 40 minutos, na SC-305, no KM 37 da rodovia, na entrada da comunidade da Linha Bicudo, em Campo Erê. Se envolveram um Gol com placas de Quedas do Iguaçu e um Vectra emplacado em Pato Branco. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu quatro vítimas que estavam no Vectra. Três homens de maior estavam deitados sobre a via e relatavam dores torácicas. Após procedimentos foram conduzidos ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê. Ainda foi atendido um menor, que também estava no Vectra. Ele relatava dores na região torácica e tinha ferimento no supercílio direito. Também foi levado para avaliação médica.
No Gol, segundo relato de populares estava o motorista que foi levado por pessoas que chegaram antes da guarnição no local do acidente. A Polícia Militar esteve presente no local auxiliando no controle do trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual.