-GRUPO DE DEPUTADOS DISCUTE SEMIPRESIDENCIALISMO NO BRASIL
-COLHEITA DO PINHÃO DEVE SER 25% MAIOR DO QUE REGISTRADA EM 2021
-PROPOSTA VISA ELEVAR INVESTIMENTOS EM ESCOLAS COM GESTÃO COMPARTILHADA
-MUNICÍPIO SUPERA R$ 280 MILHÕES DE MOVIMENTO ECONÔMICO AGROPECUÁRIO
-82 PESSOAS FORAM CONTRATADAS ATRAVÉS DA CENTRAL DE OPORTUNIDADES
-HOSPITAL PROMOVE A TERCEIRA EDIÇÃO DA FEIJOADA NESTE FINAL DE MÊS
-AMEOSC DEBATE MIGRAÇÃO E RACISMO COM REPRESENTANTES DA ONU
-EXCESSO OU FALTA DE CHUVA NÃO IMPACTAM VIVEIRO MUNICIPAL
-MORRE NO HOSPITAL MOTOCICLISTA QUE SOFREU ACIDENTE NO INTERIOR
-CONDUTORA SOFRE FERIMENTOS EM CAPOTAMENTO DE CARRO
O tempo está instável. A previsão para as próximas horas é de chuva durante o dia e à noite, com temporal à tarde. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 69 centavos. O euro está valendo cinco reais e 12 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A Ucrânia anunciou neste domingo que mais de mil e 200 corpos foram descobertos até agora na região de Kiev, onde há acusações de atrocidades cometidas pela ocupação russa, enquanto os bombardeios continuam no país. Em Dnipro, uma grande cidade industrial de um milhão de habitantes, uma chuva de mísseis destruiu o aeroporto local, já atingido em 15 de março. O número de vítimas ainda é desconhecido. Nesta segunda-feira, mais uma estação de trem foi atacada no leste da Ucrania. Cinco locomotivas e uma rede de contato foram danificados.
O segundo turno da eleição presidencial da França será disputado entre EMMANUEL MACRON e MARINE LE PEN. A disputa é a mesma que já ocorreu há cinco anos. Neste domingo, os dois despontaram na apuração como os mais votados entre 12 candidatos e, assim, voltarão a se enfrentar em 24 de abril. Na eleição de ontem, MACRON recebeu 28 por cento dos votos enquanto que LE PEN chegou a 24 por cento. Na eleição de 2017, o atual presidente derrotou a mesma adversária deste ano no segundo turno com uma vantagem de 32 pontos percentuais. A última vez que um presidente francês conseguiu a reeleição foi há 20 anos, com o conservador JACQUES CHIRAC.
O Chile abrirá em primeiro de maio todas as fronteiras terrestres do país. Elas permanecem fechadas como medida preventiva devido à pandemia de Covid-19. Um comunicado emitido pelo governo informou que na próxima terça-feira serão anunciadas as “medidas específicas do ponto de vista sanitário” que serão implementadas para uma travessia de fronteira adequada. Os acessos foram fechados em 17 de março de 2020, após registrarem os primeiros casos de Covid-19 no país. Com o controle da pandemia e o processo de vacinação, o Chile fez uma abertura gradual.
Em 2020 e 2021, anos da pandemia da Covid-19, deputados gastaram 34 por cento da cota parlamentar com publicidade. Só no ano passado, os congressistas consumiram 62 milhões de reais da verba pública com divulgação de atividade parlamentar, com gastos como anúncios em redes sociais e pagamento de empresas de marketing, o que representa 36 vírgula nove por cento da cota para 2021. Houve um aumento de quase 14 por cento com esse tipo de despesa em relação a 2020, quando deputados usaram 54 milhões. A cota parlamentar é um valor disponibilizado dentro do orçamento da Câmara para custear as atividades dos deputados. Os valores podem ser usados com passagens aéreas, hospedagem e combustível, além de propaganda.
O governo brasileiro concedeu 74 vistos e 27 autorizações de residência humanitária a ucranianos afetados pela guerra com a Rússia. O balanço foi divulgado pelo ministério da Justiça nesta segunda-feira e leva em conta o período entre 3 e 31 de março. Ainda de acordo com o boletim, quatro ucranianos foram reconhecidos como refugiados. O governo disse ainda analisar 37 processos de refúgio envolvendo nacionais de Ucrânia. A concessão de vistos humanitários para ucranianos em fuga da guerra motivada pela invasão do país pela Rússia foi autorizada por uma portaria do governo publicada em março. O texto prevê a permanência deles no Brasil por 180 dias. Depois desse período, os imigrantes ucranianos terão direito a residência temporária de dois anos e poderão reivindicar residência permanente.
Até a metade de julho, um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados vai debater a adoção de um regime semipresidencialista no Brasil. Nesse sistema de governo, o presidente da República compartilha o poder do país com um primeiro-ministro, que deve ser nomeado por ele e aprovado pelo Congresso Nacional. As discussões serão conduzidas por um grupo de trabalho formado por dez deputados. Os parlamentares que discutem o semipresidencialismo não pensam em sugerir a alteração no formato de gestão do país já para as eleições deste ano. A ideia é apresentar alguma proposta que passe a valer apenas a partir de 2030. Até lá, os parlamentares acreditam que terão tempo suficiente para discutir a proposta com calma.
Segundo dados da Receita Federal, em 2021, pessoas físicas e jurídicas poderiam ter doado em Santa Catarina, via fundos, 272 milhões de reais, mas destinaram apenas 12 milhões. No ano anterior, 2020, as doações poderiam ter chegado a 263 milhões, mas ficaram em somente nove milhões e 800 mil. As doações de pessoas físicas podem ser de até seis por cento do imposto de renda devido, dos quais três por cento para o Fundo da Infância e Adolescência e três por cento para fundos de idosos. As pessoas jurídicas podem doar até um por cento do imposto devido ao fundo das crianças e mais um por cento aos fundos de idosos. Essas doações não tem custo adicional para pessoas e empresas.
Iniciada no dia primeiro de abril, a colheita do pinhão em Santa Catarina deve ser 25 por cento maior em 2022 em comparação a 2021. Segundo levantamentos feitos por equipes da Epagri junto a agricultores, mais de seis mil toneladas da semente devem ser colhidas neste ano. Painel é o município catarinense com maior produção de pinhão com previsão de colheita entre mil e mil e 500 toneladas da semente, mais do que as 800 toneladas colhidas no ano passado. Segundo a Epagri, no início da safra, o preço pago ao produtor é de cerca de quatro reais e 50 centavos o quilo. Pelo fato de a demanda estar maior do que a colheita, pode ocorrer o aumento do preço nas próximas semanas, mas a tendência é de que o valor se estabilize entre o final de abril e a primeira quinzena de maio, quando a oferta será maior.
As buscas pelo avião com três brasileiros que sumiu do radar, na Argentina, entraram no sexto dia nesta segunda-feira. Segundo o subsecretário de Proteção Civil e Gestão de Riscos de Chubut, JOSE MAZZEI, as condições meteorológicas são complicadas na região. No entanto, cerca de 300 pessoas trabalham para tentar encontrar os três ocupantes com vida. O avião desapareceu na quarta-feira. Na aeronave de pequeno porte estavam o empresário de Florianópolis ANTÔNIO CARLOS CASTRO Ramos, proprietário e piloto do avião, o advogado MÁRIO PINHO, e o médico ginecologista GIAN CARLOS NERCOLINI.
O Colegiado de Assistência Social da Ameosc realizou na semana que passou um encontro com a presença das técnicas da secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e de representante da ONU. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. Participaram do momento, secretários, gestores e demais trabalhadores da Política de Assistência Social. Para a Rádio Cedro, o secretário Executivo AIRTON FONTANA, entre as pautas discutidas, estiveram o atendimento aos imigrantes no Suas e o serviço de Proteção Social à adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. Como também ações de combate ao racismo no extremo-oeste. O secretário salientou que a participação da Onu se deve aos moradores de outros países na região como venezuelanos e haitianos que buscam em Santa Catarina uma vida melhor.
Projeto de experiências variadas na infância, da Creche ProInfância, adquire brinquedos e materiais pedagógicos no valor de 14 mil, com recursos das transações penais da Comarca de Anchieta. As experiências variadas na infância são fundamentais para a aprendizagem e o desenvolvimento de forma equilibrada e saudável. Atentos ao desenvolvimento integral das crianças, a escola elaborou projeto para buscar recursos das transações penais com o intuito de adquirir materiais pedagógicos. A APP da escola recebeu os recursos, adquiriu os materiais e brinquedos e agora colocou à disposição das crianças para, através da mediação pedagógica, auxiliar no desenvolvimento de brincadeiras, habilidades e proporcionar muitas experiências positivas.
O colégio Renascer de Princesa trabalha com o projeto denominado de Renascentes com as turmas da escola. Este projeto visa cultivar mudas nativas e disponibilizar as mesmas a população que tem intenção de fazer o replantio delas. O professor DIONE MERIGO, responsável pelo viveiro municipal, afirmou que as ações não foram afetadas pela falta de chuva regular dos últimos três anos e nem mesmo agora com o excesso dela. Ele relatou que, no período de seca, foi necessário adotar várias medidas de prevenção para evitar a falta de água nos reservatórios do viveiro. Atualmente a escola dispõe das cisternas para esta finalidade e para auxiliar na economia, a água usada para a irrigação das mudas é canalizada e automatizada. O viveiro é para acesso de toda a população de Princesa. Apesar de não haver valores nas mudas, o professor relatou que é solicitado uma contribuição de dois reais para garantir a manutenção do sistema automatizado. O colégio possui um grupo ambiental que atua diretamente no projeto.
No último sábado, o colégio Elza Mancelos de Moura realizou o primeiro evento com pais de alunos após dois anos com as atividades paralisadas. A diretora MARIVONE CARAMORI, comentou que o objetivo foi conversar com os pais ou responsáveis sobre o desempenho do aluno dentro da sala de aula. O educandário também fez a eleição do novo conselho deliberativo visando escolher os integrantes que vão definir as diretrizes da unidade escolar. Mas dentro de uma programação de atividades, também houve ações com os pais nos laboratórios visando mostrar a possibilidade de trabalhar junto com os estudantes e se aprofundar em pautas como ciências humanas, biologia, química e física, matemática e linguagens.
Aconteceu na última semana a vacinação contra Influenza e o reforço da vacina contra a Covid-19, em São José do Cedro. Aproximadamente 100 idosos com mais de 80 anos de idade receberam a quarta dose da vacina contra Covid e também a vacina da Influenza. A vacinação da Influenza e reforço do Covid-19 continua nesta semana. Os idosos com 60 anos ou mais deverão tomar a vacina nos dias 12, 13 e 14, das 14 às 15 horas, no antigo centro de idosos. Para os idosos de 80 anos ou mais moradores da Mariflor, a vacinação acontece nesta quarta-feira, no posto de saúde da comunidade, das oito às nove e 30. Ainda na quarta também acontece a vacinação para os idosos do Distrito de Padre Réus, no posto de saúde da localidade, entre às oito e nove horas e 30 minutos.
Em busca de recursos, a direção do Hospital Cedro vai realizar a terceira edição da tradicional feijoada. O evento está marcado para ocorrer no dia 30 de abril na gruta São Cristóvão. A administradora MÔNICA CANTON, informou que cada ficha custa 25 reais e será permitida apenas a retirada no local. As fichas podem ser adquiridas na própria unidade hospitalar. Ao todo são 500 ingressos para venda. Ela relatou que o atual momento do hospital é crítico devido ao aumento no preço dos medicamentos e a alta saída dos mesmos agora com o cenário epidêmico de dengue em São José do Cedro. A administradora ainda disse que os dois últimos anos foram difíceis para a entidade devido a indisponibilidade de realizar mutirões de cirurgias. Atualmente o hospital é abastecido financeiramente pelos municípios de Princesa e São José do Cedro, além do governo estadual que empenhado recursos para a unidade hospitalar. MÔNICA solicitou a contribuição da população na realização da feijoada.
A Central de Oportunidades de Guarujá do Sul intermediou 54 contratações durante o ano passado. Este programa intermediado pela administração, juntamente com as empresas do município, visa facilitar a contratação de mão de obra. Isso foi desenvolvido pela secretaria de Indústria e Comércio de Guarujá do Sul em 2021 e já vem dando resultados para o setor público que também se beneficia com mais carteiras assinadas. Em janeiro deste ano, foram três pessoas contratadas por meio disso. Já em fevereiro foram 18 e em março foram sete novas carteiras assinadas. Ao todo, em menos de um ano de programa, 82 pessoas foram empregadas. A secretaria de Indústria e Comércio fornece suporte aos interessados em encontrar um emprego, basta passar na secretaria que fica junto à prefeitura e fazer o seu cadastro. Os empresários do município também podem entrar em contato com a Central de Oportunidades para divulgarem suas vagas.
A Ameosc divulgou na semana passada o balanço do movimento econômico referente a 2021 dos municípios da Associação. O diretor de Departamento JACSON SONAGLIO, responsável pelo levantamento econômico, comentou que os 19 municípios juntos somam um crescimento de 29 vírgula 94 por cento. Entre os municípios da região de São José do Cedro, Princesa e Palma Sola se destacaram com bons índices de movimento econômico. No caso de Princesa, foi registrado 31 vírgula 50 por cento de crescimento e Palma Sola registrou o dobro, chegando a 66 vírgula 58 por cento. Já São José do Cedro cresceu 21 vírgula seis por cento no movimento econômico geral. No setor agropecuário, o município ultrapassou os 280 milhões de reais em movimento. O aumento representa 17 vírgula 53 por cento. Nos últimos cinco anos, a Ameosc subiu da décima sétima para décima terceira posição sendo uma das regiões com o maior movimento econômico do Estado. Isso significa que o extremo-oeste movimenta mais de cinco bilhões de reais.
O Conder publicou uma Nota Técnica que trata do prazo de validade das licenças ambientais. A demanda foi apresentada pelos suinocultores da região em reunião sobre a Licença por Adesão e Compromisso para suinocultura, no mês passado. Após análise jurídica e aprovação do presidente, o Consórcio publicou a nota que agrega ao prazo de validade, no momento da renovação da licença, o prazo remanescente da licença anterior. Segundo o diretor do Conder Ambiental JOSÉ MORA, considerando que o empreendedor é obrigado por lei enviar a renovação da licença 120 dias antes do seu vencimento, e considerando que o prazo médio de análise do Conder é muito inferior a isso, sendo assim o empreendedor sempre perdia dias ou até mesmo meses no momento da renovação. A Nota Técnica não irá atender apenas a suinocultura e, sim, todos os empreendimentos das atividades que solicitaram renovação da licença ambiental.
A empresa vencedora da licitação assinou o contrato e recebeu a ordem de serviço para iniciar reforma e ampliação da Casa do Agricultor, antiga sede dos bombeiros em São José do Cedro. A ideia é utilizar o espaço para concentrar em um único local os atendimentos, voltados ao setor da agricultura, sendo eles. Para o município, esta unificação terá uma economia de aproximadamente quatro mil reais mensais, no final da execução da obra, gastos com aluguéis dessas entidades. A obra também tem sido um pedido dos agricultores do município, que precisam se deslocar em diversos locais na cidade para realizar seus atendimentos voltados à agricultura. A empresa tem o prazo de quatro meses para a execução da obra, sendo orçado o valor total de aproximadamente 828 mil reais.
A secretaria de Obras de São José do Cedro está buscando solucionar os problemas causados pelo excesso de chuva nas comunidades rurais. O secretário JAIR POSTAY, comentou que na semana passada a equipe esteve desobstruindo bueiros para possibilitar o escoamento da água. Ele relatou que a precipitação foi boa, mas trouxe transtornos para o interior onde foram registrados vários problemas como desmoronamento no assentamento. O secretário salientou que uma parte da equipe esteve na Linha São Roque e Chaleira para solucionar os impasses. Também foram empenhados servidores para a região da Mariflor e Padre Réus. O ponto mais crítico, segundo ele, foi registrado no assentamento devido a desmoronamento. Alguns trabalhadores ficaram até às oito da noite para desobstruir uma estrada usada pelo transporte escolar. POSTAY afirmou que a secretaria vai retornar as comunidades para refazer os serviços de limpeza e patrolamento das estradas que já haviam recebido as melhorias. Na cidade, alguns bueiros foram obstruídos devido à intensa chuva que caiu nas últimas semanas.
A prefeitura de São José do Cedro fez a compra de um novo caminhão que deve ser entregue antes do prazo de 60 dias estipulado na licitação. O veículo vai para a secretaria de Obras do município e segundo o secretário JAIR POSTAY, este caminhão vai auxiliar nos serviços da equipe. No próximo dia 14, a prefeitura também vai licitar para aquisição de uma retroescavadeira. Ele lembrou que no último processo licitatório não houve a manifestação de nenhuma empresa devido ao valor proposto. POSTAY também comentou que na Rua Amanbui, no Bairro Jardim, foi instalada uma rede de tubulação devido a projeção de crescimento do local. Os demais serviços serão prestados nesta semana na Linha Jataí, caso o clima melhore.
Um projeto de origem executiva, que altera uma lei que prevê sobre investimentos nas escolas com gestão compartilhada entre o governo municipal e estadual, deu entrada na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. A vereadora TÂNIA DOS SANTOS, comentou que o texto partiu da secretaria de Educação com a ideia de reajustar os valores empenhados para estas unidades. Em São José do Cedro os colégios com gerenciamento compartilhado são o educandário São José, da cidade, a escola Padre Réus e a unidade de São Vendelino, ambas do interior. A vereadora lembrou que em 2013 foi elaborada uma lei que previa investimentos por parte da prefeitura, antes deste ano não tinha embasamento em regra. Os valores gastos pelo município começaram com cinco mil reais e em 2016 foi para 15 mil. Com o projeto em tramitação, caso aprovado, a prefeitura terá que investir 40 mil reais. Ela explicou que este montante se deve ao encarecimento de itens e materiais nos últimos anos.
A vereadora também comentou sobre o projeto que prevê beneficiar estudantes do curso técnico que buscam se profissionalizar fora do município. TÂNIA DOS SANTOS relatou que este é um anseio dos alunos, mas a proposta vindo da bancada de oposição será debatida em comissão. Ela disse que sugeriu ao vereador proponente do projeto em transformar o texto em uma indicação para que o executivo colocasse junto a lei existente. Sobre o orçamento para incluir este benefício, ela comentou que a administração aguardará o impacto financeiro que o reajuste salarial aos professores irá provocar. TÂNIA ainda destacou que, com recursos a disposição, a prefeitura concederá os valores aos estudantes do curso técnico.
A DIC de São Miguel do Oeste, prendeu, na noite da última sexta-feira, um homem suspeito da prática de homicídio ocorrido em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. O homicídio ocorreu no dia 12 de novembro de 2021, no Bairro Sarandi, em Porto Alegre O autor, atuando sozinho, desceu do veículo em que estava e efetuou diversos disparos na vítima, a qual se encontrava no interior de um veículo acionado por Uber. A investigação, realizada pela Delegacia de Polícia de Homicídios de Porto Alegre identificou o autor do homicídio e pediu a prisão preventiva deste. Após investigações apurou que o suspeito teria fugido para a cidade de São Miguel. Com base nas informações, a equipe da DIC de São Miguel, realizou diligências, identificando o local onde o suspeito poderia estar se escondendo. Durante o monitoramento, o suspeito foi surpreendido e abordado quando se aproximava da residência em que estava se ocultando, localizada no Bairro Progresso, sendo preso e posteriormente encaminhado para a UPA.
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Fronteira da Comarca de SMOeste, obteve conhecimento de um crime de furto, ocorrido na madrugada de última quarta-feira, e praticado em uma residência em construção, localizada na Linha Bela Vista das Flores, interior de São Miguel. Tão logo o crime foi noticiado e a Polícia Civil passou a empreender incessantes diligências visando esclarecer os fatos. Por intermédio das informações coletadas, apurou-se então que o suspeito de ser o autor da subtração tratava-se de pessoa que trabalhava no ramo da construção civil. A partir da suspeita dos fatos, a Polícia Civil representou, ainda última quinta, pela concessão de ordem de busca e apreensão em desfavor na residência do suspeito. A equipe de investigação de SMOeste foi até Paraíso, local em que o investigado reside, e logrou êxito em recuperar um aparelho de ar condicionado, uma serra manual e um martelo eletropneumático, avaliados pela polícia civil em quatro mil e 940 reais.
Uma mulher ficou ferida depois que o carro onde viajava saiu da pista e capotou na SC-492 em Barra Bonita. O acidente aconteceu por volta das nove horas deste domingo, no trecho conhecido como “serrinha” próximo a comunidade de São Judas Tadeu, interior do município. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Guaraciaba a jovem estava sozinha no Corsa. Ela teria perdido o controle da direção, saído da pista, subindo no barranco e capotando sob a via. A mulher sofreu ferimentos leves na região do rosto e se queixava de dores no corpo. Ela foi encaminhada ao Hospital São Lucas de Guaraciaba.
Morreu no hospital de São José do Cedro jovem, de 20 anos de idade, após acidente de queda de motocicleta no interior. O acidente ocorreu na Linha Santa Terezinha, interior de São José do Cedro, por volta das 14 horas e 30 minutos de ontem. Os bombeiros foram acionados para atendimento de uma vítima de queda de moto, modelo XR 250, placa de Princesa. No local foi encontrado LEOMAR GRIEBLER, inconsciente, com sinais vitais alterados. Os socorristas relataram que o jovem apresentava suspeita de fratura no crânio e traumatismo craniano, como escoriações pelo corpo. Ele tinha sido socorrido e levado ao hospital da cidade, porém, devido à gravidade dos ferimentos, LEOMAR, que era morador de Princesa, morreu. A causa do acidente não foi informada.