ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 11-04-2020 Sábado

-MINISTÉRIO DA SAÚDE APONTA NÍVEL DE ATENÇÃO PARA SC EM RELAÇÃO AO CORONAVÍRUS

-GOVERNO REGISTRA 290 MIL ACORDOS DE REDUÇÃO SALARIAL OU SUSPENSÃO DE TRABALHO

- SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ NOVA ETAPA PARA AULAS NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

-MUNICÍPIOS DA AMEOSC VÃO RECEBER 865 MIL PARA AUXILIAR NO COMBATE A PANDEMIA

-EMPRESA ADOTA MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO NA TRIAGEM DO LIXO

-COMANDANTE REFORÇA PEDIDO DE CONTRIBUIÇÃO DA COMUNIDADE PARA ATENDIMENTOS DOS BOMBEIROS

-OCORRÊNCIA DE ROUBO DE MOTOCICLETA TERMINA COM PERSEGUIÇÃO NO INTERIOR

-POLÍCIA MILITAR MANTÉM ALERTA PARA CAPTURAR FUGITIVO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


A Espanha registrou nas últimas 24 horas 510 mortes provocadas pelo novo coronavírus, o menor balanço em 19 dias.Esse foi o terceiro dia consecutivo de queda, segundo informou o Ministério da Saúde espanhol neste sábado. O país, que é o segundo com maior número de mortes na Europa, já tem mais de 161 mil e 800 infectados e 15 mil e 800 mortos por causa da Covid-19, a doença provocada pelo Sars-Cov-2. No Reino Unido, o primeiro ministro britânico BORIS JOHNSON, que chegou a ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva com Covid-19, continua se recuperando no hospital.


Com 500 mil 399, os Estados Unidos chegaram a mais de meio milhão de casos de coronavírus nesta sexta-feira e também estão prestes a se tornar o país com mais mortes causadas pela Covid-19 em todo o mundo. Segundo a universidade Johns Hopkins, já foram registrados 18 mil 693 óbitos no país, apenas 156 a menos do que a Itália. Nesta sexta, os Estados Unidos bateram um novo recorde e foram o primeiro país a registrar mais de duas mil mortes em um período de 24 horas: foram duas mil 108. Os maiores números nos Estados Unidos estão no estado de Nova York com 174 mil 481 casos e sete mil 884 mortes.


O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, decidiu por manter o período de quarentena no país até 26 de abril.Em coletiva de imprensa, o presidente informou que essa é a principal medida para desacelerar o sistema de contágio da Covid-19. O governo decretou "quarentena total" em 20 de março para combater a transmissão do novo coronavírus. Inicialmente, a restrição praticamente completa na circulação de pessoas tinha sido definida até 30 de março. A Argentina tem mil 975 casos confirmados e 85 mortes.


Parlamentares com trânsito no Palácio do Planalto e dirigentes partidários estimam adiar para o dia 15 de novembro a realização do primeiro turno das eleições municipais, caso a pandemia do coronavírus não arrefeça até junho, data final para decisão.Pela proposta em debate, o primeiro turno seria adiado em 42 dias. Já o segundo turno aconteceria em seis de dezembro ou, no máximo, no domingo seguinte. Nesse caso, as convenções partidárias, programadas para julho, ocorreriam em agosto. Presidentes de MDB, PSDB, DEM, PSD, Republicamos, PL, PP, Solidariedade e Avante, que participaram dos encontros, admitem o adiamento das eleições para novembro. O TSE ainda não se pronunciou sobre o assunto.


O número de acordos entre patrão e empregado para redução de jornada, com corte proporcional de salário, ou suspensão temporária do contrato na crise do novo coronavírus saltou para 290 mil até esta quinta-feira. No começo da semana, eram menos de 10 mil. Os dados são do Ministério da Economia, que faz o registro das tratativas para poder pagar o benefício de complementação de renda do trabalhador que tiver redução salarial na pandemia. Esse forte aumento ocorre apesar de o ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, ter decidido, na segunda-feira, que os acordos individuais direto entre empregador e funcionário precisam ser validados pelos sindicatos. A flexibilização das regras para acordos trabalhistas é, segundo o ministro PAULO GUEDES, uma medida para evitar demissões em massa durante a crise provocada pela Covid-19.


A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, superou a marca de mil mortes no Brasil nesta sexta-feira. Balanço do Ministério da Saúde aponta o total de mil e 56 mortes e 19 mil 638 casos confirmados. O país chegou a este número 44 dias após o primeiro caso registrado no país e 24 dias após o registro da primeira morte. Os estados com mais mortes são: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Amazonas, respectivamente. Os estados com menos mortes são: Acre, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Alagoas e Sergipe. Tocantins é o único estado que não registrou mortes.



A Justiça de Santa Catarina negou o pedido para que policiais civis trabalhem de maneira remota durante a pandemia de coronavírus. A ação solicitava que, enquanto os profissionais não recebessem álcool 70 por cento, luvas e máscaras, evitassem sair às ruas. Também foi pedido pelo sindicato que representa a categoria que os policiais pertencentes ao grupo de risco exercessem as funções em home office. A decisão é do juiz JEFFERSON ZANINI, da segunda Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis.No texto ele argumenta que "a segurança pública, por ser considerada atividade essencial, deve ter a sua continuidade assegurada mesmo nas situações de emergência ou de calamidade pública". O Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina, autor da ação, lamentou a decisão da Justiça.


O boletim do Ministério da Saúde desta sexta-feira coloca Santa Catarina como um estado em nível de atenção por causa da incidência de casos do novo coronavírus.Segundo os dados, Santa Catarina apresenta coeficiente de nove vírgula seis casos a cada 100 mil habitantes do Estado. O índice é superior à incidência nacional de casos no Brasil, que é de nove vírgula três casos confirmados para cada grupo de 100 mil moradores. Por registrar incidência maior que a nacional, Santa Catarina é classificada como local em nível de atenção. Na comparação entre todos os Estados, Santa Catarina tem proporcionalmente a oitava maior incidência do novo coronavírus no Brasil.


Ao completar cinco semanas da primeira confirmação de coronavírus em Santa Catarina, o número de pacientes contaminados pela doença em todo o estado passa de 700.No entanto, ao contrário do quadro apresentado ao longo da semana, o crescimento nos números foi menor dessa vez. Nesta sexta-feira, são 717 casos positivados para Covid-19, 24 a mais do que no dia anterior. O número de mortes continua em 18, segundo o governo do Estado. 80 pacientes positivados para coronavírus deram alta de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo e seguem hospitalizados em enfermaria. Continuam em leitos de UTI 118 pacientes, 78 com uso de ventilação mecânica, 19 sem uso de aparelhos e 21 casos seguem sem informação.


- SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ NOVA ETAPA PARA AULAS NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

-MUNICÍPIOS DA AMEOSC VÃO RECEBER 865 MIL PARA AUXILIAR NO COMBATE A PANDEMIA

-EMPRESA ADOTA MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO NA TRIAGEM DO LIXO

-COMANDANTE REFORÇA PEDIDO DE CONTRIBUIÇÃO DA COMUNIDADE PARA ATENDIMENTOS DOS BOMBEIROS


Tunápolis transporta por dia 150 mil litros de água para abastecimento da cidade. Conforme o prefeito, RENATO PAULATA, apesar da chuva na semana passada, que garantiu cerca de 50 milímetros ao município, o transporte de água para abastecimento da cidade continua sendo feito. Por dia cerca de 150 a 180 mil litros de água são transportados diariamente. O prefeito destaca que a água é oriunda de um reservatório de uma propriedade rural, que foi cedida pelo proprietário. PAULATA comenta que na última semana foram licitados os equipamentos para aumentar a capacidade de recalque do rio Peperi, como tubulação e bombas, no valor de 220 mil reais. Os equipamentos devem ser entregues na próxima semana, e logo em seguida instalados. Mesmo com os investimentos, o prefeito pede que a população continue economizando água, evitando desperdícios.


Região recebe cerca de 200 caixas de cloroquina e 12 kits de testes rápidos. A região de São Miguel do Oeste recebeu, nesta semana, uma carga de insumos para enfrentar a pandemia do coronavírus. O material foi transportado pela aeronave do Corpo de Bombeiros. O trabalho foi feito em parceria pela Defesa Civil Estadual e a Secretaria de Estado da Saúde, órgãos que estão à frente das ações adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. No total, foram transportados mais de 36 mil máscaras de proteção facial, mais de 36 mil luvas de procedimento, 315 recipientes de álcool gel, 200 caixas de medicamento Cloroquina e 12 kits rápidos para a detecção da Covid-19. O material foi distribuído aos municípios pela gerencia regional de saúde.


Ameosc apresenta Plano de Ação para os municípios frente ao Coronavírus. O presidente da Associação de Municípios do Extremo Oeste e também prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO, apresentou nesta semana aos demais prefeitos um Plano de Ação para os municípios frente a pandemia do Coronavírus. O Plano de Ação foi uma iniciativa do Comitê de Crises da Ameosc, após a constituição de um grupo de lideranças de diversas entidades da região, que durante duas semanas dialogaram ações para os municípios. O Comitê criado pela Ameosc é presidido pelo prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO WESCHENFELDER e conta com representantes de demais prefeituras da região. Além dos membros da Ameosc, fazem parte do grupo integrantes do Exército, Polícia Militar, Bombeiros, Promotoria de Justiça de SMOeste, Defesa Civil, médicos, supervisores regionais, secretários de saúde e demais profissionais da área. O principal objetivo é uniformizar as ações nos municípios.


Ameosc e Amerios possuem quase 240 leitos nos hospitais de porte pequeno. Nas duas associações são 239 leitos. O maior número de leitos está em Maravilha, com 31 leitos clínicos e quatro UTIs. Em seguida aparece Iporã do Oeste com 32 vagas e Itapiranga e Descanso com 31 vagas cada. Já Guaraciaba e Saudades possuem 30 vagas cada. Quanto ao número de respiradores, as regiões das duas associações possuem 13 respiradores a disposição, seis bombas e 21 monitores. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, que é considerado de porte maior, possui 37 leitos clínicos e 10 de UTI. Além desses, outros dois foram equipados, totalizando 12 leitos. Desse total, nove são destinados para os atendimentos em geral e três são exclusivos para os pacientes com Covid-19. A unidade possui ainda capacidade para a instalação de mais seis leitos de UTI, que ainda precisam ser equipados. Dos 37 leitos clínicos disponíveis, há possibilidade de reverter 10 em leitos de UTI, que também deverão ser totalmente equipados.


Educação de São João do Oeste terá nova etapa para aulas no período de isolamento social. A partir de segunda-feira inicia regime especial de atividades à distância. Conforme a secretária de Educação, SILVANE BAUMGARTEN, até quinta-feira os professores enviavam trabalhos por grupos de WhatsApp. A partir do dia 13 o ensino será por apostilas. A secretária salienta os alunos serão mantidos em casa como forma de prevenção ao coronavírus porém sem o uso de ferramentas tecnológicas como o WhatsApp e Facebook. SILVANE observa que o novo regime especial de atividades não presenciais objetiva dar continuidade ao aprendizado dos alunos durante a quarentena. A secretaria de Educação vai disponibilizar apostilas para todos os alunos da rede municipal com conteúdo e atividades pedagógicas para o estudo em casa com orientação das famílias.


Município vai atender todos os estudantes da educação infantil e ensino fundamental. As apostilas foram preparadas pelos professores e irão contemplar todas as disciplinas prevendo o estudo de duas semanas. Após este período as famílias devolvem a apostila para a escola e recebem novo material para mais duas semanas até o retorno das aulas presenciais. A secretária de Educação de São João do Oeste, SILVANE BAUMGARTEN explica que as direções das escolas irão entrar em contato para agendar a retirada do material nas escolas, que estarão disponível a partir de quarta-feira. A secretária destaca que os conteúdos foram separados por disciplinasno ensino fundamental e capacidades na educação infantil. SILVANE observa que os professores vão preparando conteúdos para apostilas até ser restabelecido a normalidade com aulas presenciais.


São João do Oeste possui 540 alunos do berçário ao quinto ano. São 35 professores envolvidos no preparo de material. A secretária de Educação explica que nas aulas online ocorreu à revisão de conteúdo. A partir da próxima semana serão disponibilizados novos conteúdos com materiais físicos com entrega de apostila. SILVANE BAUMGARTEN destaca que é uma situação nova e um grande desafio para professores, alunos e familiares. Na creche e educação infantil a abordagem ocorre por meio de vídeos, brincadeiras, contação de histórias e cantigas. A secretária considera fundamental a ajuda dos adultos, pais e demais familiares. A organização dos trabalhos é constante. SILVANE informa que no momento não terá avaliação, isso vai ocorrer somente no retorno às aulas presenciais. Ela comenta que é preciso incentivar o estudo e atingir a todos os alunos sem qualquer exclusão.


Em portaria divulgada nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde anunciou a liberação de 133 milhões para o setor público catarinense destinar à saúde para tratar o coronavírus. Desse montante, 44 milhões são para o governo do Estado e 89 milhões para os municípios. A maior distribuição de recursos foi para cidades que são polos regionais no atendimento à saúde, com grandes hospitais municipais. O recurso vem para as prefeituras e deve ser usado para o custeio das ações e serviços relacionados à atenção primária à saúde e à assistência ambulatorial e hospitalar decorrente do coronavírus - COVID 19. Os 19 municípios da região da Ameosc vão receber um total de 865 mil reais.


O município de SMOeste vai receber cerca de 307 mil reais do Ministério da Saúde para as ações de combate ao coronavírus. A quantia corresponde a 35 por cento do total liberado para a região da Ameosc. Depois, aparece o município de Dionísio Cerqueira que vai receber 147 mil e 800 reais. Mondaí terá um repasse de 62 mil 597 reais, enquanto que Itapiranga receberá 52 mil 835 reais. A cota do município de São José do Cedro será de 49 mil reais. Palma Sola, que vai receber 36 mil e 700 reais completa a lista das cinco cidades com maior valor repassado pelo Ministério da Saúde. Tunápolis terá direito a 22 mil 550; São João do Oeste vai receber 15 mil e 500 reais; Iporã do Oeste receberá 24 mil 528 reais; Belmonte cinco mil 149 reais; Santa Helena nove mil e 500 reais e Descanso receberá 26 mil 640 reais.


Comandante reforça pedido de contribuição da comunidade para atendimentos do Corpo de Bombeiros. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, OLDAIR SCHMITZ, a situação da pandemia gera mudanças no atendimento da guarnição, que reforçou as medidas de prevenção, inclusive com a aquisição de equipamentos. O sargento ressalta que o uso de equipamentos de proteção, que são macacões para reduzir o risco de contaminação, tem causado estranheza pela população. SCHMITZ enfatiza que não é porque os bombeiros estão fazendo uso desta proteção, que toda pessoa atendida possui sintomas ou está com o vírus. Ele reforça que é apenas uma medida de proteção adotada para todos os atendimentos. O sargento lembra que este vírus é mais agressivo do que outros, e mais fácil de ser disseminado.


A partir deste mês o quartel liberou novamente o trabalho dos bombeiros comunitários dos cinco municípios de abrangência. No período inicial da quarentena era permitido somente o trabalho dos voluntários de Iporã do Oeste, com o objetivo de reduzir a aglomeração de pessoas no quartel. O sargento OLDAIR SCHMITZ ressalta os bombeiros estão atendendo somente os casos emergenciais, e o paciente que tiver sintomas característicos de gripe ou coronavírus deve acionar diretamente a secretaria de Saúde e o hospital para buscar atendimento direto e mais ágil dos profissionais. O comandante lembra que também continua suspenso o atendimento ao público no quartel, sendo que dois bombeiros estão trabalhando de casa na geração de documentos e avaliação de projetos. Para estes atendimentos burocráticos o quartel disponibiliza o telefone WatsApp 34725105 no período de expediente, das 13 as 19 horas.


Empresa responsável pela triagem do lixo adota medidas de segurança para evitar contaminação por possíveis materiais infectados. Conforme o sócio proprietário da empresa Sucatas Iporã que faz a triagem do lixo recolhido em vários municípios da região, SANDRO LORENZON, neste período de quarentena, o material reciclável está ficando alguns dias armazenado em um galpão para reduzir o risco de contaminação e só depois passa pela triagem. Ele explica que como medica de precaução a empresa concedeu férias coletivas aos trabalhadores, com algumas demissões. Os funcionários estão fazendo uso de máscaras, luvas e álcool para higienização. LORENZON enfatiza que desde o início dos alertas para a pandemia está sendo repassada a orientação para que o lixo produzido por uma pessoa com sintomas de gripe fosse descartado junto com o lixo orgânico, que é destinado para o aterro. Dessa forma, se no dia da recolha do lixo orgânico houver junto lixo seco, o gari irá entender que é material de descarte para o aterro.


O sócio proprietário da empresa Sucatas Iporã ressalta que neste período parte do material reciclável será perdido, mas deixando o lixo de quarentena no galpão e descartando o que for contaminado haverá maior segurança de trabalho para toda equipe de funcionários. SANDRO LORENZON ressalta que em função do período que as famílias estão permanecendo em casa, cumprindo o isolamento social, aumentou a produção de lixo como embalagens de cerveja, refrigerante, e materiais domésticos que foram descartados pelas famílias durante a limpeza das casas. Ele chama atenção que embalagens que eram usadas para proteger mercadorias, como plástico e papelão, diminuíram cerca de 70% em função das lojas não estarem trabalhando. LORENZON ressalta que o cronograma de recolha se manteve o mesmo. Na empresa Dume Indústria de Plásticos Ecológicos, da qual também é sócio proprietário, o empresário enfatiza que o material já vem separado, mas a capacidade de produção do polietileno também reduziu.


-OCORRÊNCIA DE ROUBO DE MOTOCICLETA TERMINA COM PERSEGUIÇÃO NO INTERIOR

-POLÍCIA MILITAR MANTÉM ALERTA PARA CAPTURAR FUGITIVO


Ocorrência de roubo de motocicleta em Belmonte termina com perseguição no interior de Itapiranga. Ação de ontem mobilizou policiais Canil, Polícia Militar Rodoviária, Tático Ostensivo Rodoviário, o TOR, a equipe especializada da Policia Militar Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste, PPT, o Pelotão de Patrulhamento Tático e guarnição da PM de Itapiranga. Os policias buscavam um fugitivo da penitenciária de Criciúma, um homem de 35 anos. Conforme o comandante do Pelotão da PM de Itapiranga, tenente ALCENIR MINUSCULI, após informação de que foragido havia roubado a motocicleta na cidade de Belmonte a polícia iniciou rondas em toda região. A guarnição da PRM localizou o suspeito na SC 163, porém ele fugiu por uma estrada de chão no interior de Itapiranga. Na fuga perdeu o controle em uma curva e caiu. Ele fugiu a pé em região de mata e rio.


Motocicleta roubada em Belmonte foi recuperada no interior de Itapiranga. O veículo foi abandonado pelo ladrão após uma queda. Conforme o agente da Polícia Civil da delegacia de Itapiranga, ROGÉRIO SOEHN, a motocicleta é uma Honda NXR 150 Bros, ano 2007, cor vermelha, com placa de Belmonte. O policial informa que também recebeu o boletim de ocorrência de roubo. De acordo com SOEHN, a investigação sobre a ocorrência envolvendo a motocicleta será conduzida pela delegacia de Belmonte. Destaca ainda que a Polícia Civil trabalha para esclarecimento dos fatos com suspeita de envolvimento de um fugitivo do sistema penitenciário de Criciúma. Conforme ROGÉRIO SOEHN, o fugitivo possui familiares em Itapiranga e possui várias passagens policiais, principalmente por furto.


Polícia Militar mantém alerta para capturar fugitivo. A informação é do comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira tenente-coronel, JAILSON FRANZEN. De acordo com ele, as buscas foram suspensas próximo à meia noite de ontem após o cão farejador do Canil perder o rastro do fugitivo. Segundo o tenente-coronel, as buscas duraram até altas horas da noite.Foi seguido o rastro até determinado ponto, porém, da forma que o cão perdeu o rastro e mais alguns indicativos colhidos no local, o foragido deve ter recebido auxílio de alguém para seguir na fuga. Para a população, a orientação é de que se for visto alguém estranho, que entre em contato com a PM pelo telefone 190. FRANZEN ressalta que não há como saber se ele ainda se encontra na região ou se foi embora, mas toda a região está ciente e em alerta e caso ele se deparar com qualquer equipe policial será preso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.