ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 11 03 2025

-PADILHA ASSUME SAÚDE COM FOCO NA REDUÇAO DA FILA DE ESPERA POR ATENDIMENTOS NO SUS

-SC TEVE 33 MIL AFASTAMENTOS DO TRABALHO POR QUESTÕES DE SAÚDE MENTAL EM 2024

-PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇAO PARA A CULTURA DA PAZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS

-VEREADOR PEDE CONTRATAÇÃO DE SEGURANÇA PARA PROFISSIONAIS DA UPA 24 HORAS

-CAMPANHA DA FRATERNIDADE VAI DISCUTIR PROTEÇAO AMBIENTAL COM A COMUNIDADE

-POLÍCIA CIVIL PRENDE MULHER SUSPEITA DE FORNECER DROGAS PARA SÃO MIGUEL

-PM PRENDE HOMEM QUE FUGIU DEPOIS DE SE ENVOLVER EM ACIDENTE NO ANDREATTA

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 19 graus. A máxima pode chegar a 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 83 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. O peso está cotado em 0,0054 centavos.

A Ucrânia atacou Moscou na madrugada desta terça-feira no maior ataque de drones da guerra contra a capital russa nos mais de três anos de conflito. Segundo a agência de notícias Reuters, ao menos duas pessoas morreram e três ficaram feridas no bombardeio que provocou incêndios e chegou a suspender o transporte aéreo e ferroviário na região. O ministério da Defesa da Rússia informou que unidades de defesa aérea destruíram 337 drones ucranianos durante a noite, sendo 91 deles sobre a região de Moscou. O bombardeio aconteceu horas antes de um encontro entre o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, MARCO RUBIO, na Arábia Saudita para retomar as negociações em busca de um cessar-fogo no conflito.

O ex-presidente das Filipinas, RODRIGO DUTERTE, foi preso nesta terça-feira. Ele tinha um mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional, que o acusa de crimes contra a humanidade, segundo o governo filipino. DUTERTE foi detido no aeroporto internacional de Manila, capital do país, após chegar de Hong Kong, e está sob custódia, segundo um comunicado do gabinete do presidente FERDINAND MARCOS. O TPI investiga os assassinatos em massa ocorridos durante a repressão brutal do ex-presidente contra as drogas ilegais em seu mandato, entre 2016 e 2022.

Subiu para 16 o número de mortos de um temporal histórico que atingiu a cidade de Bahía Blanca, na província de Buenos Aires, na semana passada. A atualização das autoridades argentinas ocorreu nesta segunda-feira. A tempestade histórica também deixou 100 desaparecidos e prejuízos milionários. A chuva transformou ruas inteiras em rios, obrigando a suspensão das aulas e a interrupção do serviço de transporte público. Algumas das vias de acesso à cidade foram destruídas. O governo local classifica a ocorrência como "tragédia", com mais de mil habitantes desabrigados. Hospitais e outros serviços também foram afetados.

Os analistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação para este ano, que passou de cinco vírgula 65 para cinco virgula 68 por cento. Com isso, a expectativa para 2025 cada vez mais distante do teto da meta, que é de quatro e meio por cento. Para 2026, a expectativa ficou estável em quatro vírgula 40 por cento. Os economistas do mercado financeiro mantiveram estável a projeção para a taxa básica de juros em 15 por cento neste ano. No fim de janeiro, o Banco Central elevou os juros pela quarta vez seguida, para 13 virgula 25 por cento ao ano e também indicou que deve elevar novamente a taxa em março.

A Agência Nacional de Aviação Civil suspendeu os voos da companhia aérea Voepass a partir desta terça-feira por falta de segurança nas operações. A agência divulgou a suspensão no início da madrugada desta terça. Segundo a agência, a suspensão é em caráter cautelar e vai vigorar até que a companhia "comprove a correção de não conformidades relacionadas ao sistema de gestão previstas em regulamentos". De acordo com a agência, após o acidente aéreo de agosto do ano passado em Vinhedo, que matou 62 pessoas, houve a implantação de uma operação assistida de fiscalização nas instalações da companhia aérea.

O novo ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA, tomou posse nesta segunda-feira com um discurso focado na redução do tempo de espera para atendimento especializado no SUS, um dos principais gargalos do sistema público e um dos pontos centrais que levaram à queda da antecessora, NÍSIA TRINDADE. Durante a gestão de Nísia, a demora na realização de consultas com especialistas e exames médicos foi alvo de críticas de parlamentares, governadores e prefeitos, que cobravam uma atuação mais ágil do ministério para resolver a questão. Na cerimônia de posse, PADILHA reconheceu que o problema se arrasta há anos e que pretende revisar a tabela SUS, responsável pela remuneração dos serviços prestados pela rede privada e conveniada ao sistema público de saúde.

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa vai debater alternativas concretas e definir estratégias para solucionar o crescimento da população de rua em Santa Catarina. O debate ocorre nesta quarta-feira, às 10h30, no auditório Deputada Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde. A proposta partiu do deputado MATHEUS CADORIN do Novo. O parlamentar alerta para a urgência de mudanças na legislação para permitir ações mais eficazes no enfrentamento do problema. De acordo com o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais, Santa Catarina passou de cinco mil 678 pessoas em situação de rua em 2021 para nove mil 989 em 2023. As cidades com os maiores índices são Florianópolis, Joinville, Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú.

O governador JORGINHO MELLO recebeu nesta segunda-feira, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina, DAGNOR ROBERTO SCHNEIDER, para tratar de demandas do setor. A audiência contou ainda com a presença de cerca de outros 30 empresários do ramo de carga e logística. A Fetrancesc levou um levantamento sobre a malha viária de Santa Catarina, com algumas preocupações, principalmente em relação à BR-101. A entidade reconheceu os investimentos feitos pelo governo do estado na recuperação das SCs, mas ressaltou que é preciso agilizar as obras e ampliar as ações para otimizar a logística de transporte no estado.

Só no último ano, mais de 33 mil pessoas se afastaram do trabalho devido a problemas de saúde mental em Santa Catarina. Os dados são do Ministério da Previdência Social. Em todo o país, foram quase meio de milhão de casos, o maior número dos últimos dez anos, o que mostra que o Brasil vive uma crise de saúde mental. De acordo com os dados, 33 mil 461 pessoas se afastaram do trabalho devido a saúde mental no estado catarinense. Dessas, oito mil e 87 pessoas foram por ansiedade e outras oito mil 541 por conta de depressão. Santa Catarina é o quarto estado do país com mais afastamentos do trabalho devido a saúde mental, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A Administração de Romelandia vai promover nesta quarta-feira um evento alusivo ao dia Internacional da Mulher. A iniciativa é das secretarias de Saúde, educação e assistência social. O evento tem o objetivo estimular a autoestima das mulheres. O encontro está marcado para as sete horas da noite no salão de múltiplo uso. O encontro especial das mulheres é aberto para todas as moradoras do município de Romelândia e não haverá cobrança de ingresso.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina participou de um Workshop em Captação de Recursos: cenários para 2025. O evento ocorreu nesta segunda-feira no campus da Unoesc em São Miguel do Oeste e reuniu cerca de 100 pesquisadores de Xanxerê, Chapecó, Joaçaba, Videira e São Miguel do Oeste. O encontro abordou temas como o trabalho da fundação, a importância da pesquisa para o desenvolvimento catarinense, oportunidades de fomento via edital de chamada pública, perspectivas da captação de recursos para 2025 e prestação de contas. A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, VALESKA TRATSK, ressaltou a importância do evento para estimular a elaboração de projetos de pesquisa na região para este ano.

Somente em 2024, 54 municípios catarinenses tiveram projetos selecionados em editais da Fapesc. A informação é da diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, VALESKA TRATSK. De acordo com ela, esse dado mostra que o Governo do Estado está investindo no desenvolvimento da pesquisa, da tecnologia e da inovação em todas as regiões. Durante o evento, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, KURT SCHNEIDER, fez uma explanação sobre os dados históricos da pesquisa desenvolvida pela universidade. Conforme o pró-reitor, em 2024, entre as fontes de recursos captados para o desenvolvimento de pesquisas, a principal foi a Fapesc.

O Encontro de Carros Antigos do Velho Oeste Car Club será realizado neste sábado e domingo na Praça Walnir Bottaro Daniel, em São Miguel do Oeste. Com expectativa de grande público, a edição deste ano tem algumas novidades. Além dos carros antigos, o evento contará com exposições de motos e bicicletas antigas, espaço kids, festival de food trucks e atrações musicais. Um dos destaques será a presença de carros e caminhões de competição, novidade que promete surpreender os visitantes. Segundo o presidente do clube, WILLIAN LANZA, os primeiros 200 inscritos ganharão brindes exclusivos. O evento começa por volta do meio-dia de sábado.

Pelo menos cinco residências foram destelhadas e dois galpões foram danificados pelo temporal que atingiu o município de Bandeirante neste domingo. O município ainda está fazendo o levantamento dos prejuízos causados pela chuva e pelos fortes ventos que afetaram, principalmente, as comunidade de Linha Getúlio Vargas e Linha Aparecida. Segundo o prefeito ÉDER MARCON, os primeiros chamados ocorreram por volta do meio dia e trinta e as equipes da Defesa Civil foram acionadas para distribuir lonas aos moradores afetados. Ninguém ficou ferido. O levantamento deve ser concluído nesta semana e uma reunião será realizada para avaliar possíveis auxílios da prefeitura aos moradores.

Começou nesta segunda-feira a formação "Ciclos não conflitivos: prevenção" para profissionais da educação de sete municípios do Extremo Oeste. A ação faz parte do projeto Escola Restaurativa, uma ferramenta inspirada na Justiça Restaurativa. A formação reúne diretores escolares, professores e equipes pedagógicas de 18 escolas estaduais dos municípios de Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Descanso, Bandeirante, Barra Bonita, Paraíso e Belmonte. A ideia é que depois da capacitação eles atuem como facilitadores nas questões que envolvem o ambiente escolar e a paz nas escolas. A Coordenadora do Núcleo de Prevenção às Violências, MAYARA NORONHA, explicou que a capacitação busca prevenir diferentes formas de conflitos entre profissionais, professores, estudantes e familiares.

O projeto Escola Restaurativa chegou à região de São Miguel do Oeste pela iniciativa do Promotor MAYCON ROBERT HAMMES, com o apoio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público de Santa Catarina. De acordo com o promotor LEONARDO LORENZZON, essa capacitação tem uma relevância muito grande porque evita a propagação de violências nas escolas. A formação vai preparar os profissionais para intervir em questões como bullying, atitudes de exclusão, violências físicas, psicológicas, infrequência escolar e outros problemas no ambiente escolar. Ele disse que a resolução dos conflitos por meio desses círculos de paz, também faz com que os profissionais se sintam menos sobrecarregados na área da educação, e que os alunos tenham um melhor rendimento escolar.

A Secretaria de Urbanismo emitiu uma nota reforçando a importância de descartar corretamente o lixo e respeitar os dias e horários da coleta dos resíduos. De acordo com a pasta, pequenas atitudes fazem toda a diferença para manter a cidade limpa, organizada e sustentável. O município citou que a definição de um calendário com dias e horários para a coleta evita acúmulo de lixo nas ruas e terrenos, reduz o risco dos resíduos serem espalhados por animais ou chuva e contribui para a saúde pública e o meio ambiente. A pasta reforçou o pedido para que os moradores fiquem atentos ao cronograma da coleta.

O município também reforçou a importância da separação do lixo para o descarte e coleta pelas equipes da prefeitura. Em nota, a pasta citou que os materiais recicláveis devem ser destinados à coleta seletiva. Eles precisam ser embalados e colocados nas lixeiras de reciclável. Já o lixo orgânico são roupas, calçados, isopor, espuma, papel higiênico, fraldas, restos de alimentos. Esses materiais são encaminhados para decomposição em aterro. A Secretaria de Urbanismo destacou que a colaboração de todos é essencial para garantir uma cidade mais limpa e agradável para se viver.

O vereador SILVIANO MACHADO, o BUFO do MDB, apresentou uma indicação solicitando a contratação de segurança para a Unidade de Pronto Atendimento em saúde 24 horas. O pedido foi aprovado em plenário na semana passada e foi encaminhado à Administração Municipal. De acordo com o vereador, os profissionais da UPA estão frequentemente expostos a ameaças e agressões verbais, o que compromete o ambiente de trabalho. Ele disse que a situação é ainda mais preocupante porque a maioria dos funcionários são mulheres, que acabam enfrentando episódios de violência, principalmente durante a madrugada. O pedido também foi encaminhado a secretária de saúde.

A UPA 24 horas não tem equipe de segurança em nenhum momento do dia ou da noite. A afirmação é do vereador do MDB, SILVIANO MACHADO. De acordo com ele, essa situação deixa os profissionais completamente vulneráveis. O vereador comentou que cerca de 90 por cento da equipe é composta por mulheres e elas acabam tendo que lidar sozinhas com situações constrangedoras e até violentas. A indicação que o vereador apresentou na semana passada foi aprovada pelo plenário da câmara por unanimidade.

O perfil dos pacientes atendidos na UPA 24 horas pode representar um risco para a segurança dos profissionais da unidade. A observação é da secretária de saúde, CAMILA BERNARDI LORENCETT. De acordo com ela, o espaço costuma receber pacientes com histórico de consumo de drogas, álcool ou em surto psicótico e isso pode representar um risco de atos de violência contra a equipe que faz o atendimento. CAMILA comentou que seria importante contratar segurança para a UPA 24 horas. Ela disse que o município está verificando essa possibilidade e levantando orçamentos para uma eventual contratação de segurança para a unidade.

A campanha da fraternidade deste ano tem como tema Fraternidade e Ecologia Integral. Já o lema bíblico escolhido para a campanha e extraído do livro do Genesis é: “Deus viu que tudo era muito bom”. O objetivo geral da campanha, de acordo com a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, é promover, em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral. A campanha chama a atenção para a “urgência de uma necessária mudança de atitude” nas relações do homem com o meio ambiente. A crise atual, segundo a CNBB, recorda que esse momento simboliza um apelo a uma profunda conversão interior.

O padre EDIVANDRO LUIZ esteve no Peperi Entrevista e disse que o tema já apareceu em outras oito campanhas, a primeira delas em 1979. A temática voltou a pauta porque o momento é de crise socio-ambiental. Ele destacou que o calor excessivo dos últimos dias mostra que a discussão é necessária para uma mudança de conscientização, afinal, o altas temperaturas não são naturais. Para o padre EDIVANDRO, a crise ambiental é fruto do modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade. A campanha vem para discutir o problema é buscar alternativas para mudar a relação com a natureza.

A campanha da fraternidade prevê uma série de ações e debates na comunidade sobre a ecologia. De acordo com o padre EDIVANDRO LUIZ, serão promovidos grupos de estudo da temática e debates com líderes comunitários. O assunto também será abordado nas celebrações da igreja com o apontamento de ações práticas. Além disso, outro objetivo é levar a discussão sobre o meio ambiente com as futuras gerações nas escolas.

A Polícia Civil de Maravilha cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário e recuperou um óculos de sol avaliado em aproximadamente mil e 200 reais. O objeto foi furtado no começo do ano de uma ótica na cidade. Na ocasião, uma mulher, se passando por cliente, distraiu a vendedora e subtraiu o óculo sem ser percebida. Durante a investigação, a Polícia Civil conseguiu identificar a autora do crime e representou pela expedição de mandado de busca e apreensão. A investigada confessou o crime e o óculos foi restituído à vítima.

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira uma mulher de 24 anos suspeita de fornecer drogas para traficantes da região Oeste Catarinense. Ela foi presa em Chapecó, após uma investigação que envolveu unidades de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Civil, a suspeita foi identificada após a prisão de mulheres que transportavam cocaína em São Miguel do Oeste. A análise das provas apontou que a droga vinha da investigada, o que levou os policiais a intensificarem o monitoramento. As diligências revelaram que ela atuava como fornecedora para traficantes da região. De acordo com a Polícia Civil, a mulher já tinha passagens pelo crime de tráfico de drogas desde a adolescência. Diante das provas reunidas, a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva, e ela foi presa ao se apresentar na delegacia. Ela foi encaminhada ao sistema prisional.

Um homem foi preso ontem à tarde após se envolver em um acidente de trânsito e fugir do local, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar iniciou buscas e encontrou o suspeito escondido em um porão de empresa, em meio a entulhos. Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das cinco e 15 na Rua Plácido de Castro, no bairro Andreatta. A condutora de um dos veículos envolvidos contou que seguia pela via quando um carro em alta velocidade cortou a preferencial, causando a colisão. Testemunhas relataram que o motorista abandonou o veículo e correu para uma área de mata próxima. A PM iniciou as buscas com apoio do Canil Setorial. O cão farejador localizou o suspeito escondido em um porão. Ainda de acordo com a PM, o homem não possuía habilitação e, momentos antes do acidente, quase atropelou crianças que brincavam na rua. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.