ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 11/03/2025

GLOBO EM FOCO – 11/03/25

-PADILHA ASSUME SAÚDE COM FOCO NA REDUÇAO DA FILA DE ESPERA POR ATENDIMENTOS NO SUS

-SC TEVE 33 MIL AFASTAMENTOS DO TRABALHO POR QUESTÕES DE SAÚDE MENTAL EM 2024

-ÍNDICE DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER EM SJO ASSUSTA NOVA GESTÃO

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO CONTA COM MAIS DE 200 VAGAS DE ESTAGIÁRIOS

-ITAPIRANGA MANTÉM CRESCIMENTO NA BUSCA POR CALCÁRIO

-MOTORISTA FOGE APÓS ACIDENTE MAS É ENCONTRADO POR CÃO POLICIAL

-POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL SUSPENDE PARCERIA COM O GAECO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 19 graus. A máxima pode chegar a 29 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 83 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. O peso está cotado em 0,0054 centavos.


A Ucrânia atacou Moscou na madrugada desta terça-feira no maior ataque de drones da guerra contra a capital russa nos mais de três anos de conflito. Segundo a agência de notícias Reuters, ao menos duas pessoas morreram e três ficaram feridas no bombardeio que provocou incêndios e chegou a suspender o transporte aéreo e ferroviário na região. O ministério da Defesa da Rússia informou que unidades de defesa aérea destruíram 337 drones ucranianos durante a noite, sendo 91 deles sobre a região de Moscou. O bombardeio aconteceu horas antes de um encontro entre o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, MARCO RUBIO, na Arábia Saudita para retomar as negociações em busca de um cessar-fogo no conflito.


O ex-presidente das Filipinas, RODRIGO DUTERTE, foi preso nesta terça-feira. Ele tinha um mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional, que o acusa de crimes contra a humanidade, segundo o governo filipino. DUTERTE foi detido no aeroporto internacional de Manila, capital do país, após chegar de Hong Kong, e está sob custódia, segundo um comunicado do gabinete do presidente FERDINAND MARCOS. O TPI investiga os assassinatos em massa ocorridos durante a repressão brutal do ex-presidente contra as drogas ilegais em seu mandato, entre 2016 e 2022.


Subiu para 16 o número de mortos de um temporal histórico que atingiu a cidade de Bahía Blanca, na província de Buenos Aires, na semana passada. A atualização das autoridades argentinas ocorreu nesta segunda-feira. A tempestade histórica também deixou 100 desaparecidos e prejuízos milionários. A chuva transformou ruas inteiras em rios, obrigando a suspensão das aulas e a interrupção do serviço de transporte público. Algumas das vias de acesso à cidade foram destruídas. O governo local classifica a ocorrência como "tragédia", com mais de mil habitantes desabrigados. Hospitais e outros serviços também foram afetados.


Os analistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação para este ano, que passou de cinco vírgula 65 para cinco virgula 68 por cento. Com isso, a expectativa para 2025 cada vez mais distante do teto da meta, que é de quatro e meio por cento. Para 2026, a expectativa ficou estável em quatro vírgula 40 por cento. Os economistas do mercado financeiro mantiveram estável a projeção para a taxa básica de juros em 15 por cento neste ano. No fim de janeiro, o Banco Central C elevou os juros pela quarta vez seguida, para 13 virgula 25 por cento ao ano e também indicou que deve elevar novamente a taxa em março.


A Agência Nacional de Aviação Civil suspendeu os voos da companhia aérea Voepass a partir desta terça-feira por falta de segurança nas operações. A agência divulgou a suspensão no início da madrugada desta terça. Segundo a agência, a suspensão é em caráter cautelar e vai vigorar até que a companhia "comprove a correção de não conformidades relacionadas ao sistema de gestão previstas em regulamentos". De acordo com a agência, após o acidente aéreo de agosto do ano passado em Vinhedo, que matou 62 pessoas, houve a implantação de uma operação assistida de fiscalização nas instalações da companhia aérea.


O novo ministro da Saúde, ALEXANDRE PADILHA, tomou posse nesta segunda-feira com um discurso focado na redução do tempo de espera para atendimento especializado no SUS, um dos principais gargalos do sistema público e um dos pontos centrais que levaram à queda da antecessora, NÍSIA TRINDADE. Durante a gestão de Nísia, a demora na realização de consultas com especialistas e exames médicos foi alvo de críticas de parlamentares, governadores e prefeitos, que cobravam uma atuação mais ágil do ministério para resolver a questão. Na cerimônia de posse, PADILHA Padilha reconheceu que o problema se arrasta há anos e que pretende revisar a tabela SUS, responsável pela remuneração dos serviços prestados pela rede privada e conveniada ao sistema público de saúde.


Uma audiência pública na Assembleia Legislativa vai debater alternativas concretas e definir estratégias para solucionar o crescimento da população de rua em Santa Catarina. O debate ocorre nesta quarta-feira, às 10h30, no auditório Deputada Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde. A proposta partiu do deputado MATHEUS CADORIN do Novo. O parlamentar alerta para a urgência de mudanças na legislação para permitir ações mais eficazes no enfrentamento do problema. De acordo com o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais, Santa Catarina passou de cinco mil 678 pessoas em situação de rua em 2021 para nove mil 989 em 2023. As cidades com os maiores índices são Florianópolis, Joinville, Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú.

O governador JORGINHO MELLO recebeu nesta segunda-feira, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina, DAGNOR ROBERTO SCHNEIDER, para tratar de demandas do setor. A audiência contou ainda com a presença de cerca de outros 30 empresários do ramo de carga e logística. A Fetrancesc levou um levantamento sobre a malha viária de Santa Catarina, com algumas preocupações, principalmente em relação à BR-101. A entidade reconheceu os investimentos feitos pelo governo do estado na recuperação das SCs, mas ressaltou que é preciso agilizar as obras e ampliar as ações para otimizar a logística de transporte no estado.


Só no último ano, mais de 33 mil pessoas se afastaram do trabalho devido a problemas de saúde mental em Santa Catarina. Os dados são do Ministério da Previdência Social. Em todo o país, foram quase meio de milhão de casos, o maior número dos últimos dez anos, o que mostra que o Brasil vive uma crise de saúde mental. De acordo com os dados, 33 mil 461 pessoas se afastaram do trabalho devido a saúde mental no estado catarinense. Dessas, oito mil e 87 pessoas foram por ansiedade e outras oito mil 541 por conta de depressão. Santa Catarina é o quarto estado do país com mais afastamentos do trabalho devido a saúde mental, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. 64 por cento das pessoas afastadas é mulher com idade média de 41 anos e com quadros de ansiedade e depressão.

100 por cento dos grupos culturais de Itapiranga retomam atividades neste ano. Novidades são incrementadas para fomentar a representatividade cultural no município. São 11 corais em andamento, além do coro municipal masculino e feminino. 8 grupos de danças, divididos em 16 categorias, com alunos de três anos de idade até idosos. Conforme a Diretora de Cultura de Itapiranga, FERNANDA STHAL, o calendário de eventos deste ano já foi elaborado. Os primeiros eventos serão já no mês de abril, com encontro de coros da cidade. Ela comenta que são projetados diversos eventos durante este ano. FERNANDA destaca ainda que as atividades em andamento buscam novos integrantes, com objetivo de dar continuidade no trabalho realizado. A Diretora avalia que o foco é de renovar os grupos, incrementando e auxiliando em apresentações para a população.

Grupo de gestantes, Gestar com Amor, terá encontro nesta semana

A Secretaria Municipal da Saúde, convida todas as gestantes para encontro nesta quinta-feira, às 13 horas e 30 minutos, no auditório do Posto da Fronteira. O grupo tem como objetivo oferecer apoio, informações e acolhimento às futuras mamães, promovendo uma gestação mais tranquila. Nesta edição, o encontro contará com a participação de ELAINE WEBER SKRSYPCSAK, que abordará o tema “Desenvolvimento nos primeiros anos de vida”. Será um momento especial para trocar experiências, dúvidas e conhecimentos essenciais para os cuidados com o bebê.

A onda de calor que atingiu Santa Catarina nos últimos dias teve um impacto maior em estudantes e profissionais da educação. A volta às aulas escancarou a falta de estrutura das escolas, sem ar-condicionado, ventiladores e uma rede elétrica adequada. Presidente da Comissão de Educação e Cultura, a deputada LUCIANE CARMINATTI fez um requerimento de uma reunião de trabalho para buscar uma solução para os problemas. A deputada estadual enfatiza que é de extrema necessidade a climatização das escolas estaduais de Santa Catarina. Segundo a parlamentar, o aumento das temperaturas torna inviável o aprendizado em salas de aula com estruturas inadequadas. A deputada destaca que Santa Catarina já investiu cerca de 49 milhões de reais em equipamentos, no entanto, a maioria dos climatizadores não está sendo utilizada devido à falta de infraestrutura elétrica.

Isso ocorre porque, em algumas escolas, as redes elétricas não foram projetadas para suportar a carga extra exigida pelos climatizadores. Ou seja, ao tentar ligar os aparelhos de ar-condicionado, o sistema elétrico simplesmente não consegue suportar a demanda e acaba sobrecarregando, o que leva ao desligamento dos aparelhos ou até ao comprometimento da rede elétrica. Esse problema significa que, apesar da aquisição dos climatizadores, muitas escolas não conseguem usá-los de maneira eficaz. A deputada relata que cerca de 83% das unidades escolares não conseguem utilizar os aparelhos. LUCIANE CARMINATTI afirma que muitas escolas estão suspendendo aulas devido ao calor excessivo, e demonstra grande preocupação com a condições de alunos e professores.

A deputada menciona que foi realizada reunião com o secretário de Educação, que informou previsão de instalação de equipamentos em 400 escolas ainda neste ano. No entanto, LUCIANE CARMINATTI demonstra ceticismo quanto à viabilidade da meta, considerando a baixa execução em anos anteriores. Como alternativa, ela propôs, por meio de requerimento aprovado na Comissão de Educação, a formação de um grupo técnico de trabalho com participação da CELESC, universidades com cursos de engenharia elétrica e a própria Secretaria de Educação para buscar soluções práticas e ágeis. A deputada também chama atenção para a redução expressiva no orçamento da assistência social no Estado. Conforme LUCIANE CARMINATTI, apesar do aumento nas demandas por atendimentos envolvendo idosos, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, população de rua e imigrantes, o percentual de investimento estadual caiu drasticamente nos últimos anos.

A deputada defende a aprovação da PEC 283, que tramita no Congresso Nacional, propondo que a União, invista pelo menos 1% da receita em assistência social. Conforme CARMINATTI, se esse percentual for implementado em Santa Catarina, os recursos disponíveis para a área seriam quadruplicados em relação ao cenário atual. LUCIANE CARMINATTI também avaliou o trabalho da bancada do Oeste na Assembleia Legislativa. A parlamentar destaca que a bancada foi a primeira a ser instalada e tem atuação unificada, independente de partidos políticos. Segundo CARMINATTI, importantes conquistas foram viabilizadas, com destaque para melhorias nas rodovias federais e estaduais da região, além de investimentos em saúde. Ela cita avanços nos principais trechos da região principalmente BR-282, além de melhorias no Hospital Regional do Oeste, com a chegada de novos leitos de UTI e equipamentos como aparelho de ressonância magnética.

Índices de violência contra mulher em São João do Oeste assustam nova gestão. A nova Diretora de Assistência Social, SONIA THEISEN, destaca a complexidade dos casos. Conforme ela, os números são bem elevados no município e precisam receber atenção especial. Uma equipe técnica foi destinada para realizar o acompanhamento e prestar apoio as vítimas. SONIA comenta ainda que a atuação ocorre em parceria com a promotoria e os órgãos de segurança pública, para resolver as situações. A Diretoria cita também que a administração municipal busca as melhoras saídas para evitar novos casos. Segundo SONIA THEISEN, o projeto cidadão mirim, que ocorre desde dois mil e cinco, busca desenvolver jovens do município, para serem pessoas melhores no futuro, em diversos aspectos.

Conselho Tutelar ainda sofre com baixo número de profissionais. Edital para a contratação de novos conselheiros foi lançado, com objetivo de resolver o problema rapidamente. Conforme a Diretoria de Assistência Social de São João do Oeste, SONIA THEISEN, o acompanhamento ocorre em casos de alta e média complexidade. A atuação do CRAS e dos grupos da terceira idade, o número de profissionais consegue dar conta da demanda com tranquilidade. O Conselho Tutelar está desfalcado, mas a projeção é otimista para a resolução. Segundo SONIA THEISEN, no dia 24 de março será lançada a campanha do agasalho no município. A coleta será realizada no pavilhão católico, em parceria com a paróquia.

A Secretaria de Estado da Educação abriu período de estágios nas escolas. Os estudantes de nível superior podem participar do programa no período de 10 de março a 30 de novembro, com vagas para alunos de licenciaturas, como pedagogia, matemática e outras áreas. As inscrições devem ser encaminhadas vias escolas ou na Coordenadoria Regional de Educação. É uma etapa obrigatória aos acadêmicos e por isso a demanda é bastante grande. Segundo o Professor Técnico da Coordenadoria Regional da Educação SEBASTIÃO FROES, não tem custos aos acadêmicos, porém eles também não possuem vínculos de emprego. Ele observa que também existe o estágio remunerado, destinado para alunos do ensino médio e nível superior.

SEBASTIÃO FROES lembra que estas vagas são limitadas e fazem parte do Programa Novos Valores, semelhante ao jovem aprendiz. Neste caso são disponibilizadas 25 vagas nos cinco municípios de abrangência. Já o estágio de licenciatura não envolve pagamento e as vagas são ilimitadas nos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste . Conforme SEBASTIÃO FROES, no estádio de licenciatura não tem limite de vagas. Ele explica que os cinco municípios da Regional de Educação possuem vínculos com várias universidade e a demanda varia entre 200 a 300 estagiários por ano. As escolas possuem condições de atender os acadêmicos interessados.

Itapiranga segue em destaque no volume de calcário na região Extremo Oeste. O município recebeu cota inicial de quatro mil e 500 toneladas de calcário. Ainda existe a possibilidade do volume final ser maior, com solicitação de cotas extras. Conforme o Extensionista Rural da Epagri de Itapiranga, MARCELO ROHDEN, no ano passa o programa de calcário da Secretaria de Estado da Agricultura entregou quatro mil 860 toneladas para 180 produtores rurais de Itapiranga. O agrônomo elogia o interesse dos agricultores na correção do solo e relata benefícios que resultam em maior produtividade. ROHDEN lembra que o governo estadual disponibiliza o calcário, a Cooper A1 é responsável pelo transporte até o depósito em linha Laranjeira. Já o município subsidia a entrega nas propriedades.

Segundo o Extensionista Rural da Epagri, as condições oferecidas, viabilizam a correção do solo, pois o custo é baixo para os produtores rurais. De acordo com MARCELO ROHDEN, Itapiranga é o município com maior demanda por calcário na região da Ameosc. Ele aponta alguns fatores que influenciam esta procura. O uso frequente de lavouras de milho para silagem torna o solo mais vulnerável e com necessidade de correção. Outro fator é o aumento de produtores com esta preocupação em ter lavouras de alta produtividade. Segundo o Extensionista, pequenas propriedades também estão no roteiro de melhoramento da qualidade do solo a cada ciclo de safra.

O extensionista Rural da Espargi de Itapiranga destaca a importância do Programa Água para Todos. O governo estadual libera até 100 mil reais para sistema de abastecimento nas propriedades agrícolas. Conforme MARCELO ROHDEN, é possível investir na captação, tratamento e armazenamento de água. O investimento inclui a coleta de água das fontes e instalações de bombas em um sistema que gera um grande diferencial para as propriedades que buscam alto rendimento. MARCELO ROHDEN destaca que atualmente os plantéis são altamente exigentes, sendo necessário água de qualidade para aves, suínos e gado leiteiro.

Motorista foge após acidente em São Miguel do Oeste, mas é encontrado por cão policial. Na tarde desta segunda-feira, uma colisão entre um Fiat Idea e um Fiat Elba, em São Miguel do Oeste, mobilizou equipes de resgate e da polícia. O acidente aconteceu por volta das 17 horas. Após a colisão, o motorista do Fiat Idea, um jovem de 24 anos, fugiu a pé, mas foi rapidamente localizado pelo Canil Setorial da Polícia Militar, com o auxílio da cadela Luna. Ele foi encontrado escondido em uma área de mata. O jovem estava em saída temporária de sete dias pelo crime de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Além disso, não possuía carteira de habilitação. Ele foi preso em flagrante e levado para a Delegacia. A motorista do Fiat Elba teve ferimentos leves e foi levada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira, uma mulher de 24 anos suspeita de tráfico de drogas. Segundo as investigações, ela era responsável por fornecer entorpecentes para traficantes em cidades do oeste catarinense. A ação foi coordenada pela Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigações Criminais, em parceria com as unidades de São Miguel do Oeste e Chapecó. A polícia passou a monitorar a suspeita após a prisão de mulheres flagradas transportando cocaína em São Miguel do Oeste. Durante a apuração, os agentes identificaram que a droga tinha como origem a fornecedora presa nesta segunda-feira. A Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra a suspeita. Ela foi detida ao comparecer à delegacia em Chapecó e já possuía antecedentes criminais por tráfico desde a adolescência.

Polícia Rodoviária Federal suspende parceria com o GAECO. O Procurador-Geral de Justiça, FÁBIO TRAJANO, recebeu com preocupação o comunicado do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina, MANOEL BITTENCOURT, informando a suspensão da parceria que vigora desde julho de 2002 entre a PRF e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, o GAECO, força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina. A partir de segunda-feira, os policiais rodoviários federais que atuam no GAECO voltarão para as suas lotações de origem sem prejuízo dos trabalhos ainda não finalizados, conforme previsto no acordo de cooperação técnica renovado em agosto do ano passado. A suspensão da parceria ocorre por determinação do Ministério da Justiça.

A suspensão do convênio da Polícia Rodoviária Federal com o Ministério Público de Santa Catarina causa preocupação. Conforme o Procurador-Geral de Justiça FÁBIO TRAJANO o combate à criminalidade organizada em Santa Catarina será fragilizado, como aos assaltos a bancos, ao tráfico de entorpecentes e às facções criminosas. Também em relação ao combate aos crimes praticados contra a administração pública, como a Operação Mensageiro e tantas outras. Na reunião com o Superintendente da PRF em Santa Catarina, TRAJANO sinalizou, ainda, que já está tratando com o Conselho Nacional de Procuradores Gerais e com o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas para que o cancelamento da parceria seja revisto e as investigações e trabalhos em andamento não sejam prejudicados.

O Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional, VALDIR COVALCHINI, vai buscar apoio dos parlamentares do Estado para reverter a situação. De acordo com o Deputado Federal existe uma expectativa que o Ministro da Justiça reveja esse posicionamento e permita que em Santa Catarina continue com essa força-tarefa, que tem dado resultados tão positivos à sociedade. O Superintendente da PRF em Santa Catarina, inspetor MANOEL BITENCOURT, relatou a orientação da medida recebida da direção-geral da PRF sobre o fim do termo de cooperação com o GAECO e se mostrou esperançoso da retomada da parceria.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.