- RELATOR DIZ TER DOIS TERÇOS DE APOIO NA CCJ A FAVOR DA PEC DAS DROGAS
-PIB CATARINENSE CRESCE 3,7% EM 2023 PUXADO PELO SETOR DE SERVIÇOS
-DEBATE NA PEPERI DISCUTE DIFICULDADES NO CAMINHO DOS JOVENS EMPREENDEDORES
-COTA ÚNICA E PRIMEIRA PARCELA DO IPTU DE SÃO MIGUEL VENCEM NESTA SEGUNDA-FEIRA
-MUNICÍPIO EMITE NOTA SOBRE DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES NA NOVA FEIRA LIVRE
-MOTORISTA SOFRE FERIMENTOS EM TOMBAMENTO DE CAMINHÃO NA SC 305
-DEPOIS DE DESAVENÇA, HOMEM É ATINGIDO POR QUATRO DISPAROS DE ARMA DE FOGO
Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O Ramadã, um mês sagrado para os muçulmanos do mundo inteiro, começou neste domingo. Os praticantes vão fazer jejum entre o nascer e o pôr do sol, aumentar a quantidade de orações e se esforçar mais em praticar caridade, um dos preceitos da religião. Neste ano, o Ramadã acontece em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O conflito começou depois que os terroristas invadiram e mataram israelenses, em outubro. Meses depois, a guerra deixou grande parte de Gaza em ruínas e criou uma catástrofe humanitária, com muitos palestinos sem ter o que comer. Os muçulmanos deverão aumentar suas doações para os palestinos por causa da guerra.
A capital haitiana de Porto Príncipe continua em uma espiral de violência desencadeada por gangues armadas. Os Estados Unidos anunciaram neste domingo a retirada de parte dos funcionários de sua embaixada e o reforço da segurança. Os hospitais estão sob ataque, há escassez de alimentos e a deterioração da infraestruturas levou a cidade a uma situação humanitária cada vez mais precária. O sábado foi marcado por novos confrontos entre a polícia e gangues. Segundo a OIM, 362 mil pessoas, das quais mais da metade é menor de idade, tiveram que se deslocar de suas casas no Haiti, um número que aumentou 15 por cento desde o início do ano.
Entre os novos deputados eleitos pelo Chega, o partido de extrema direita de Portugal, está um brasileiro: MARCUS SANTOS, de 45 anos. Santos concorreu pela região do Porto. A vencedora das eleições no domingo foi a Aliança Democrática, uma coligação de partidos de centro-direita. O Chega ficou em terceiro, no entanto, foi o partido que mais cresceu. A bancada, que tinha 12 deputados na legislatura anterior, chegou a cerca de 48. Um deles é SANTOS, do Rio de Janeiro. Se o partido se aliar à Aliança Democrática, o partido de extrema direita pode formar parte de um governo de coalizão.
O Tribunal Superior Eleitoral informou que, neste ano de eleições municipais, lançará um centro de 'combate à desinformação, discursos de ódio, discriminatórios e antidemocráticos no âmbito eleitoral'. O Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, que funcionará em Brasília, na sede do tribunal, será inaugurado amanhã as quatro e meia da tarde. O ministro ALEXANDRE DE MORAES, presidente do TSE, comandará a nova estrutura. Segundo o tribunal, o centro promoverá a cooperação da Justiça Eleitoral com órgãos públicos e entidades privadas, inclusive redes sociais e serviços de mensagens privadas, para garantir o cumprimento das regras estabelecidas pelo TSE para a propaganda eleitoral. Em outubro, os brasileiros votarão para escolher prefeitos e vereadores.
Estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada aponta um crescimento de três vírgula um por cento na renda habitual média do trabalhador brasileiro em 2023 frente a 2022. A pesquisa, divulgada nessa sexta-feira, tem como base os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. As estimativas mostram que o rendimento habitual médio real em dezembro de 2023 foi zero vírgula sete por cento maior que o observado no mês anterior e três virgula nove por cento superior ao valor de dezembro de 2022. De acordo com o Ipea, no segundo trimestre de 2023, a renda média ficou acima da observada no mesmo trimestre de 2019 pela primeira vez desde a pandemia. Já no quarto trimestre de 2023, superou o mesmo trimestre de 2019 em dois vírgula um por cento.
O relator da chamada PEC das Drogas, senador EFRAIM FILHO afirmou que há "ampla e sólida maioria" para aprovar a proposta na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O texto, apresentado pelo presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, criminaliza a posse e o porte de drogas em qualquer quantidade – o que, se aprovado, vai em linha distinta da maioria formada em julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre o mesmo tema. A PEC insere no artigo quinto da Constituição Federal – que trata de direitos e deveres – que "a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar". A PEC deve ser votada pela CCJ nesta quarta-feira.
A economia de Santa Catarina em 2023 cresceu três vírgula sete por cento, uma alta que mais uma vez superou o crescimento do país, de dois vírgula nove. Com isso, o PIB catarinense atingiu 505 bilhões e 300 milhões de reais. O dado está no Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina, que será lançado nesta segunda-feira. De modo geral, os grandes motores foram o setor de serviços, que cresceu quatro vírgula sete por cento, com destaque para transportes, comércio, alojamento e alimentação e dos demais serviços prestados a famílias. A agropecuária também representou outra vertente de crescimento com alta de 12 vírgula sete, nesse caso influenciada principalmente pela agricultura que cresceu 20 por cento.
Em vigor desde março de 2023, a nova lei da laqueadura completou um ano na última semana. Considerada um avanço nos direitos das mulheres, a medida diminui a idade mínima necessária para o procedimento, além de derrubar a exigência da autorização do cônjuge. Isto fez com que Santa Catarina registrasse um aumento de 79 vírgula seis por cento no quantidade de cirurgias no ano passado ao comparar com 2022: ao todo, duas mil 777 mulheres recorreram ao procedimento no Estado. Em relação a vasectomia, o aumento foi de 48 por cento em comparação a 2022. A lei estabelece que pessoas sem filhos podem fazer a esterilização, desde que tenham a idade mínima, que é de 21 anos. Antes, a idade mínima era de 25. Para mulheres com pelo menos dois filhos, a cirurgia é garantida independente da idade.
O ex-servidor da Justiça Federal de Santa Catarina condenado a 15 anos de prisão por desviar mais de dois milhões e meio de reais de contas do órgão foi preso em Portugal. A informação foi confirmada pela Polícia Federal nesta sexta-feira após a comunicação de autoridades internacionais. O homem tem 50 anos, era considerado foragido e teve o nome incluído na Difusão Vermelha da Organização de Polícia Internacional em 2023. Ele permanecerá preso no país europeu até a extradição para o Brasil. A sentença do processo em primeira instância, que segue em segredo de Justiça, foi divulgada em janeiro deste ano. Os desvios aconteceram entre dezembro de 2017 e abril de 2019, segundo a Justiça catarinense.
O Peperi Debates deste sábado fez uma reflexão sobre o contexto que envolve o empreendedorismo jovem. O programa discutiu se as novas gerações, diante da difusão tecnológica e da facilidade em acessar novos conhecimentos, tem mais condições para empreender ou se esse ainda é processo marcado por obstáculos. Outro viés do debate foi a sucessão nas empresas familiares e as dificuldades que os jovens enfrentam para assumir o negócio da família. O Peperi Debates reuniu o presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI, a integrante do Núcleo do Jovem Empreendedor, LUIZA FRIGERI e o coordenador da CDL Jovem, ALAN BAUMANN.
Empreender sempre é um processo difícil e o principal problema está no governo que faz muitas exigências que travam o espírito empreendedor dos jovens. A afirmação é do presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI. Ele comentou que o momento hoje é diferente e que os jovens enfrentam dificuldades para começar o próprio negócio ou para assumir a empresa da família. GOBBI citou que o associativismo pode contribuir muito para auxiliar os jovens empreendedores. Ele destacou que a experiência e o conhecimento adquiridos nas entidades é de grande valia para os empreendedores. Sobre a sucessão nas empresas, GOBBI comentou que o processo evoluiu muito, mas ainda existe obstáculos tanto para os jovens quanto para os pais que estão repassando a gestão.
Os caminhos são difíceis, tanto para o jovem que quer abrir o próprio negócio ou para quem busca empreendedor na sucessão da empresa familiar. A observação é da integrante do Núcleo do Jovem Empreendedor, LUIZA FRIGERI. Ela citou ainda existe um conflito de gerações nas empresas familiares e também entre as empresas e os clientes que também são de gerações diferentes. Assim como GOBBI, LUIZA disse que as entidades, como o Núcleo dos Jovens Empreendedores, podem oferecer um importante suporte para quem pretender abrir o próprio negócio. Ela também destacou quenúcleo é os jovens podem desenvolver atitudes empreendedores dentro das empresas, sem necessariamente ter que buscar a abertura de uma nova empresa.
Os jovens de hoje são mais ousados do que a geração anterior, mas a falta de experiencia para entender o mercado e de como é o movimento das empresas pode criar algumas dificuldades. O comentário é do coordenador do CDL Jovem, ALAN BAUMANN. Ele destacou que, no caso da sucessão familiar, existem alguns obstáculos como as crenças e preocupações dos pais em transferir o poder de decisão para os sucessores. BAUMANN disse que os jovens são mais afoitos e tem pressa, o que pode atrapalhar o processo de maturação para o negócio dar certo. Outro obstáculo para os jovens, na visão do coordenador da CDL Jovem é a falta de capital para tirar as ideias dos jovens empreendedores do papel.
O Motocão 2024 terminou neste domingo na praça Walnir Botaro Daniel. O evento foi aberta na sexta-feira e reuniu um bom público, apesar da chuva do final de semana. Nos dois dias de shows, sexta e sábado, cerca de 15 banda passaram pelo palco de apresentações. Além disso, três shows de motos marcaram o evento entre sábado e domingo. O presidente do Motogrupo Cães do Asfalto, EVANDRO PIAIA, reforçou a grandiosidade do evento e disse que o Motocão é uma celebração da cultura motociclista e da amizade. As fotos do encontro deste final de semana estão no portal da Peperi na internet.
Termina nesta semana o período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da prefeitura de São Miguel do Oeste com vagas de estágio para estudantes de cursos superiores e Ensino Médio. As inscrições vão até quarta-feira, no setor de Atendimento e Protocolo da Prefeitura. As vagas abertas são para estudantes do Ensino Médio e dos seguintes cursos superiores: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Assistência Social, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia. O edital contendo todas as informações está disponível no site oficial do Município, saomiguel.sc.gov.br, no link Concursos e Seletivos.
O Imposto Predial e Territorial Urbano de São Miguel do Oeste vence nesta segunda-feira. Os boletos para o pagamento do imposto estão disponíveis no site da prefeitura, estão disponíveis no site do Município, saomiguel.sc.gov.br. As guias podem ser acessadas clicando no banner “IPTU” ou na aba “Serviços – IPTU” e inserindo os dados requisitados. Quem usa aplicativo bancário consegue realizar o pagamento totalmente digital e, quem precisar imprimir o boleto, mas não tiver acesso a impressora, pode solicitar o serviço gratuitamente na Prefeitura. Hoje, vence a primeira parcela, em caso de pagamento parcelado, ou a cota única para quem optar pela quitação total do débito.
Além do IPTU, os contribuintes também devem fazer o pagamento taxa de coleta de lixo. Os pagamentos em cota única podem ser efetuados até o final do expediente bancário ou nas lotéricas até as seis da tarde. Mais uma vez, não haverá desconto para quem optar por quitar o imposto no dia do vencimento. Também hoje termina o prazo para pagamento da primeira parcela. Neste ano, o contribuinte pode fazer o parcelamento em até 10 vezes. A secretária adjunta de Finanças, ELIZETE XAVIER DOS SANTOS, explicou que o IPTU 2024 foi corrigido pelo índice oficial de inflação acumulado em doze meses. O IPCA é o indicador definido pela legislação municipal para fazer a correção do imposto. Dessa forma, os valores para este ano foram majorados em quatro vírgula 68 por cento.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado recebeu a vereadora CRIS ZANATTA. Ela falou sobre o Fórum da Mulher Empreendedora de São Miguel do Oeste, evento que está confirmado para o dia 21 deste mês no Clube Comercial a partir das cinco horas da tarde. Depois da recepção e coffee break, a abertura oficial será as sete horas da noite. As sete e meia tem a primeira palestra sobre Mulher Empreendedora com ROSIMERE LAZAROTTO do Sebrae. As oito e meia da noite estão previstos dois cases com a médica CASSIA CAVAGLIER e da vereadora CRIS ZANATTA. As nove horas ocorre a palestra “Os códigos da prosperidade no universo feminino com NEIVA SANTI.
O evento que será promovido pela Alesc neste mês em São Miguel do Oeste é uma forma de reconhecer as potencialidades femininas do município. O comentário é da vereadora CRIS ZANATTA. Ela disse que além do Fórum da Mulher Empreendedora, o mês de março terá outro importante evento alusivo ao dia internacional da Mulher. Na segunda-feira da semana que vem, dia 18, a câmara vai promover a tradicional sessão solene do dia da mulher, a partir das sete horas da noite, com a renovação da Galeria Lilás. CRIS lembrou que a câmara tem, neste momento, a maior bancada feminina da história do Legislativo local com quatro cadeiras. Além dela, estão na câmara as vereadores MARLI DA ROSA, MARIA TEREZA CAPRA e ISLONA MEDEIROS.
A Secretaria de Agricultura realizou na manhã de sábado, a reabertura da Feira Livre Central. De acordo com o vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI, a revitalização do espaço vai levar mais pessoas ao local, incentivar a produção e incrementar as vendas dos feirantes. No local, foram investidos cerca de 725 mil reais, sendo quase 500 mil de recursos próprios do Município e o restante de uma emenda da deputada LUCIANE CARMINATTI. São mais de 530 metros quadrados de área totalmente remodelada e equipada e mais 30 metros quadrados de ampliação. São 22 espaços para comercialização de produtos. Além disso, está em fase de elaboração a proposta de licitação para exploração do ponto de venda de produtos da agricultura familiar da praça de alimentação da Feira Livre Central.
Uma produtora do município fez um boletim de ocorrência denunciando supostas irregularidades na Feira Livre municipal. De acordo com LIDIA SUSSEK, o espaço não tem alvará de funcionamento e nem o alvará dos bombeiros. Ela também disse que o pai dela foi um dos fundadores da Feira e agora não conseguiu um espaço para continuar comercializando os produtos. LIDIA disse que a família não foi notificada de que não poderia mais continuar vendendo na feira. Ela disse que isso “é uma sacanagem da prefeitura”. Ela também reclamou que o município fechou as portas laterais de acesso aos boxes, criando dificuldades para os feirantes. Outra queixa da produtora é que não deveria ocorrer a cedência de espaços para pessoas jurídicas na feira livre.
A Secretaria de Agricultura emitiu uma nota em resposta aos questionamentos apresentados pela produtora LIDIA SUSSEK. O documento cita que a Feira Livre de São Miguel do Oeste faz parte da história do município, mas queas leis evoluem e neste sentido, a prefeitura busca se adequar ao princípio da legalidade e igualdade de acesso aos espaços públicos. De acordo com o município, foi feito um decreto dentro dos princípios legais da administração pública e praticamente todos os agricultores que já eram feirantes e os novos candidatos que se credenciaram, e que apresentaram todos os documentos exigidos pelo edital foram habilitados para participar da feira. Além disso, o processo de credenciamento dos feirantes foi amplamente divulgado e secretaria por meio da comissão de feira esteve disponível para auxiliar todos os interessadosa regularizarem e ajustarem a documentação exigida.
O município também se manifestou a respeito da denúncia da produtora a respeito da falta de alvará de funcionamento e do Corpo de Bombeiros para as atividades na feira livre. Na nota, a Secretaria de Agricultura informou que o alvará de licença e localização é documento obrigatório de cada feirante. Já o alvará dos bombeiros, segundo a Secretaria, está de acordo o que rege a lei. A nota cita ainda que o ponto de venda que prevê também uma praça de alimentação que deverá comercializar produtos dos feirantes e demais agricultores familiares, além de lanches e sucos típicos, não será um restaurante. O município reforçou que está elaborando o edital de licitação e que está seguindo a lei vigente para funcionamento deste espaço.
Um homem sofreu ferimentos leves em um acidente de trânsito no começo da tarde deste sábado na SC 305, trecho entre Guaraciaba e Romelândia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de uma carreta saiu da pista e tombou por volta da uma hora da tarde na Linha Guatapará Baixo, interior de Guaraciaba. O Corpo de Bombeiros foi acionado por populares que passaram pelo local do acidente e ligaram para o telefone 193. Quando a equipe de resgate chegou no ponto do tombamento, o motorista, de 35 anos, estava na varanda de uma casa que fica nas proximidades. Foram os moradores que ajudaram o homem a sair da carreta. Ele sofreu escoriações e cortes na cabeça e nos braços. O motorista foi socorrido pelos bombeiros e levado para o Hospital São Lucas de Guaraciaba.
Um acidente na final da tarde deste sábado provocou ferimentos graves em uma idosa no interior de Cunha Porã. Por volta das cinco e 15, o condutor de um Up perdeu o controle da direção e capotou na estrada de Linha Cristo Rei em direção a Cunhataí. A caroneira do veículo, uma mulher de 76 sofreu um ferimento na região frontal do crânio, suspeita de fratura de nariz com sangramento ativo e escoriações. Ela foi socorrida e levada para o Hospital de Cunha Porão. O motorista e uma caroneira, ambos de 46 anos, tiveram ferimentos leves e recusaram o transporte ao hospital.
Uma carreta Scania foi parcialmente destruída em um incêndio no final da manhã deste sábado na BR 282. O incidente aconteceu por volta das 10 e meia em Iraceminha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma carreta que estava transportando óleo vegetal incendiou no trecho da BR 282 entre a ponte sobre o rio das Antas o acesso ao município de Iraceminha. O fogo estava concentrado na parte da cabine e se alastrando para a parte traseira. Os bombeiros foram chamados e foram montadas duas linhas de ataque. A equipe controlou as chamas e fez rescaldo com cerca de três mil litros de água. O veículo é um Scania ano 1999 emplacado no Paraguai. O motorista saiu ileso.
O condutor de um veículo Fiat Idea perdeu controle de direção e desceu uma ribanceira próximo ao Rio Uruguai, em Itapiranga, na noite deste domingo. O acidente de trânsito foi na SC 283, Estrada Beira Rio, acesso de Itapiranga a Mondaí, por volta das nove horas, nas proximidades do CTG Portão do Oeste. O homem de 40 anos, único ocupante do veículo, não teve lesões aparentes, porém, estava bastante agitado e foi conduzido ao Hospital pelo Corpo de Bombeiros. Conforme a Polícia Militar, ele perdeu o controle do veículo e desceu uma ribanceira de aproximadamente 15 metros. O homem foi submetido ao teste do bafômetro, que comprovou embriaguez ao volante. Após o atendimento médico, ele foi preso pela Polícia Militar e conduzido a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste.
Um homem foi baleado na noite desde domingo no município de Dionísio Cerqueira. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi atingida por quatro disparos de arma de fogo no centro da cidade. Segundo o relato de uma testemunha, a vítima estava conversando com uma pessoa em frente a uma loja. Nesse momento, um terceiro homem foi até um estacionamento e retornou com uma pistola. Ele entregou a arma para um quarto homem que se aproximou da vítima. Quando a vítima, que também se dirigia a ele, ambos aparentemente com a intenção de brigar, foram feitos os quatro disparos. O homem apresentava quatro perfurações: uma no braço esquerdo, uma no abdômen, uma no glúteo esquerdo e outra no tórax. Ele foi levado para o Hospital da cidade e depois transferido para o Hospital de Francisco Beltrão no Paraná.