-OPERAÇÃO LAVA JATO COMPLETA SEIS ANOS COM 293 PRISÕES PELO PAÍS
-FAZENDA CRIA GRUPO PARA DEBATER BENEFÍCIOS FISCAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
-CÂMARA PROMOVE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER
-SECRETÁRIA DIZ QUE MUNICÍPIO VAI RETORMA COLETA DE LIXO VEGETAL EM BREVE
-FEDERALIZAÇÃO DA SC 163 GERA OTIMISMO ENTRE PREFEITOS DO EXTREMO-OESTE
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA MAIS UMA TENTATIVA DE GOLPE NA REGIÃO
-COLISÃO FRONTAL DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA BR 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.
Depois da epidemia centralizada na China, o novo coronavírus Sars-CoV-2 conseguiu ultrapassar fronteiras e nesta terça-feira já havia chegado a 109 países. Metade deles apresentou o registro do primeiro caso apenas neste mês de março. O vírus surgiu em dezembro de 2019, com primeiro relatório da Organização Mundial da Saúde em 21 de janeiro. Dos 109 países com a doença, 53 reportaram seus casos entre dezembro e 29 de fevereiro. O restante, 56 casos, tiveram suas primeiras infecções nos últimos 10 dias. Nesta semana, o diretor-geral da OMS, TEDROS ADHANOM declarou que a "ameaça de pandemia" pelo Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, é real.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, disse nesta terça-feira que apoia um projeto que muda a Constituição do país para permitir que ele concorra a um novo mandato e permaneça no poder. O texto propõe acabar com limites para reeleições. PUTIN, em sua fala, disse ser contrário à ideia de não haver limite nenhum, mas afirmou que é favorável a revisar o número de vezes que um presidente pode se reeleger. Em 22 de abril estão previstas votações para uma série de emendas constitucionais. A lei atual só permite uma reeleição consecutiva. O mandato de seis anos dele acaba em 2024. O Tribunal Constitucional terá que decidir se ele poderá ou não concorrer a um novo mandato.
Forças de segurança lançaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar uma marcha liderada pelo presidente autoproclamado da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, nesta terça-feira. Os agentes que tentaram dispersar a multidão são da tropa de choque do governo de NICOLÁS MADURO. Havia milhares de participantes na manifestação. Os disparos foram feitos no momento em que GUAIDÓ tentava dialogar com os policiais para permitir que a marcha prosseguisse. A marcha foi convocada em várias cidades da Venezuela. A única instância de poder na mão da oposição é a Assembleia Nacional. GUAIDÓ é o presidente da Casa e, por isso, reivindica a presidência do próprio país, com o argumento de que a eleição de NICOLÁS MADURO não foi legítima.
A Operação Lava Jato completa seis anos no próximo dia 17 de março. Um balanço divulgado pela força-tarefa do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, na tarde desta terça-feira, apontou que 293 pessoas foram presas, sendo 130 de maneira preventiva e 163 em caráter temporário. Mais de quatro bilhões de reais foram devolvidos aos cofres públicos por meio 185 acordos de colaboração e 14 de leniência. Ao todo, conforme a força-tarefa, 14 bilhões devem ser devolvidos ao total. Durante a coletiva, o procurador DELTAN DALLAGNOL fez críticas ao Supremo Tribunal Federal que, segundo ele, dificultaria o trabalho das investigações. Ele também criticou a decisão que determinou que investigações de corrupção, quando parte da propina se destina à campanhas eleitorais, deve ser remetida à Justiça Eleitoral.
Diante da crise internacional e das consequências do coronavírus para os mercados, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, enviou na noite desta terça-feira um ofício aos presidentes da Câmara e do Senado pedindo a aprovação de 19 propostas prioritárias da pauta econômica. São 16 projetos de lei ou medidas provisórias e três propostas de emenda à Constituição. No pedido, GUEDES afirma que as propostas atendem à “necessidade de blindagem da economia brasileira” frente ao atual cenário econômico. Entre as propostas estão a autonomia do Banco Central, a privatização da Eletrobrás, a medida provisória do Programa Verde Amarelo e os novos marcos legais de gás, setor elétrico, saneamento básico, ferrovias e concessões.
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, afirmou nesta terça-feira que "muito provavelmente" haverá neste ano contingenciamento de recursos do Orçamento federal. Os motivos para o contingenciamento, segundo ele, são a desaceleração da economia e a queda do preço internacional do petróleo, que tendem a reduzir a arrecadação federal. WALDERY RODRIGUES afirmou que nesta quarta-feira será anunciada a nova estimativa da área econômica para o crescimento do PIB de 2020 – a estimativa atual prevê alta de dois vírgula quatro por cento. Pesquisa realizada na semana passada com o mercado financeiro pelo Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, porém, apontou para um crescimento menor, de um vírgula 99 por cento neste ano.
O Ministério Público Federal denunciou mais oito pessoas referentes a crimes investigados na Operação Alcatraz, que investiga fraudes em licitações e contratos com órgãos públicos de Santa Catarina. Um dos denunciados é o ex-secretário adjunto de Administração do estado, NELSON CASTELLO BRANCO NAPPI JÚNIOR, considerado pela Polícia Federal a figura central do esquema. Entre os crimes denunciados estão corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação e dispensa ilegal de licitação. A denúncia diz respeito a um contrato com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna, no Sul do estado.
A Campanha de Vacinação contra o sarampo, que começou no dia 10 de fevereiro, termina nesta sexta-feira. Pessoas com idade entre seis meses e 49 anos sem o esquema vacinal completo devem aproveitar os últimos dias de campanha para se imunizar contra a doença. Até o dia seis de março, 428 mil 332 pessoas procuraram os postos de saúde para tomar a vacina. Destas, 139 mil 811 precisaram tomar as doses. As demais já estavam com o esquema vacinal completo e não precisaram refazer. A gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, LIA QUARESMA COIMBRA, esclarece que, mesmo com o término da campanha na sexta, as doses da vacina contra o sarampo continuam disponíveis nos postos de saúde de todo o estado.
O secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina, PAULO ELI, recebeu nesta terça-feira entidades que representam pessoas com deficiência para discutir as medidas de Tratamento Tributário Diferenciado na aquisição de veículos. Na ocasião, foi criado um grupo de trabalho, que contará com a participação do presidente da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos, JOSÉ ROBERTO LEAL. O objetivo do governo é pensar ações para implantar medidas de isenção ou redução fiscal para pessoas com deficiência. Uma delas pode ser reduzir ainda mais o valor dos carros para essas pessoas.
Os acadêmicos do cursos da Unoesc arrecadaram cerca de 200 quilos de alimentos durante os trotes solidários deste início de semestre. O tradicional batismo dos estudantes que ingressam no ensino superior foi marcado por ações em prol da comunidade e dos animais. Calouros e veteranos dos cursos de Psicologia, Farmácia e Enfermagem arrecadaram 200 quilos de alimentos, que beneficiarão 20 famílias carentes de São Miguel do Oeste. Além disso, foram doados 60 quilos de materiais recicláveis para uma cooperativa, localizada no município. O curso de Pedagogia arrecadou alimentos e mais de 60 itens de higiene pessoal para a Casa de Apoio do Hospital Terezinha Gaio Basso. Calouros e veteranos de Ciência da Computação arrecadaram ração para 35 cães e gatos resgatados. Já os calouros de Odontologia arrecadaram brinquedos e livros para as crianças e adolescentes do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor.
A Peperi tem recebido dezenas de manifestações favoráveis ao projeto do parque florestal. De acordo com o diretor ADILSON BALDISSERA, autoridade e pessoas simples como a Rede Peperi estão se manifestando a favor do projeto que prevê o plantio de mais de mil e 500 mudas de árvores nativas no terreno onde estão instalados os transmissores e a torre da Peperi AM. Um morador das proximidades da linha Emboaba afirmou que a ação da Peperi deve ser valorizada por todos. Ele citou que nos seus 86 anos de vida é a primeira vez que escuta algo desse padrão. O morador valoriza todas as questões sociais e ambientais feitas até agora, mas como essa, ele nunca ouviu. O morador disse que espera estar presente no lançamento do parque florestal no dia 30 abril e na futura inauguração.
A implantação do Parque Florestal Peperi na Linha Emboaba vai acontecer no dia 30 de abril, data de desativação do sinal AM da rádio Peperi. De acordo com o diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA, as árvores serão plantadas nas próximas semanas e terão cerca de um metro de altura. São mais de 20 variedades nativas. BALDISSERA agradeceu pelo apoio que vem recebendo de diversas autoridades e moradores. Ele citou que a repercussão da ideia é muito grande e o projeto teve boa aceitação na comunidade. O diretor da Peperi aproveitou e reforçou o convite para que a população participe do ato de lançamento do Parque Florestal Peperi no final de abril.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste promoveu na noite desta terça-feira, 10, uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O espaço do legislativo ficou completamente lotado, inclusive foi necessário improvisar algumas cadeiras para que todas as pessoas pudessem se acomodar no local. Além da homenagem e entrega de lembrança, também foi feita a renovação da Galeria Lilás com fotos de mulheres que tiveram uma atuação destacada na cidade. As fotos da sessão solene do Dia da Mulher podem ser conferidas no portal da Peperi na internet.
O núcleo da mulher empresária vai realizar na noite de hoje mais um edição do “Mulheres que inspiram Mulheres”. Essa será a vigésima edição do encontro comemorativo ao dia internacional da mulher. Hoje, mais três mulheres que tem uma atuação de destaque na sociedade serão homenageadas pelo núcleo. O evento começa as sete horas da noite no salão Azul do Hotel Solaris. O ingresso para o jantar ainda pode ser adquirido com as integrantes do Núcleo da Mulher Empresaria da Acismo.
A assessoria de imprensa da prefeitura de São Miguel do Oeste divulgou na última semana que o governo suspendeu a recolha de galhos e entulhos vegetais nos bairros do município. Para explicar melhor essa decisão a secretária de Desenvolvimento Urbano, MARLI DA ROSA foi entrevistada nesta semana no RPN segunda edição. De acordo com ela, a medida é temporária e o município precisou agir visto os diversos problemas e transtornos ocorridos. Segundo ela, o local onde os galhos eram depositados não era cercado e isso fez com que vários moradores depositassem entulhos diversos, além de móveis e outros objetos.
O local onde o município realiza o descarte dos galhos é exclusivamente para esse fim e não para depósito de entulhos de construção. O comentário é da secretária de Desenvolvimento Urbano, MARLI DA ROSA. Conforme ela, em função desse descaso de parte da população, a prefeitura ficou impedida de continuar usando o local. Ela destacou que a administração já está procurando uma nova área para realizar o depósito desse material vegetal. MARLI disse que o novo espaço deverá ser cercado e só após esse procedimento a recolha de galhos será retomada nos bairros de São Miguel do Oeste.
Os moradores devem esperar que a situação seja resolvida para que as podas de árvores sejam retomadas. A afirmação é da secretária de Desenvolvimento Urbano de São Miguel do Oeste, MARLI DA ROSA. Ela salientou que espera bom senso e compreensão da população para que não haja acumulo de galhos e entulhos vegetais nas vias públicas. A profissional reforçou que a medida é provisória e a recolha deve ser retomada em breve. MARLI DA ROSA declarou ainda que a suspensão não é culpa da administração mas sim do descaso de algumas pessoas em relação ao descarte irregular de materiais em locais proibidos.
O programa Boa Tarde Peperi desta terça-feira abordou a expectativa da região em torno da conclusão do processo de federalização da SC 163. Um dos últimos passos para repassar ao governo federal o controle do trecho entre São Miguel do Oeste e Itapiranga, foi dado na semana passada. O Dnit entregou o Termo de Transferência da rodovia para o secretário de Infraestrutura, THIAGO AUGUSTO VIEIRA. O documento foi analisado pelo setor jurídico do estado e o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA deve assinar o documento nos próximos dias. Posteriormente, o acordo vai para a aprovação final do DNIT, em Brasília. Na enquete do programa de ontem, os moradores responderam se a mudança vai resultar na melhoria das condições gerais da rodovia ou se a SC 163 pode passar pelos mesmos problemas que atingem as demais BRs do extremo-oeste.
O morador do bairro Agostini, JUAREZ PEDAN, disse que as BRs da região estão em estado caótico e a possibilidade de que a SC 163 siga o mesmo caminho é preocupante. Ele citou que a união tem mais condições do que o estado, mas é preciso que o governo realmente invista no trecho. MILTON GOMES DE OLIVEIRA, morador de Iporã do Oeste afirmou que federalizar a SC 163 não é vantagem. Ele comentou que a rodovia está intransitável e o fato do governo federal assumir a rodovia não é garantia de que os problemas serão resolvidos. VALDIR TOMÉ pensa que entregar a SC 163 para o governo federal é uma boa ideia. SIDINEI RODHEN, residente do Morada do Sol, acredita que a federalização não vai melhorar a situação da estrada. Na opinião dele, a condição da SC 163 vai piorar ainda mais se estiver na mão do governo federal.
A federalização da SC 163 vai resultar na melhoria no estrada que liga São Miguel do Oeste à Itapiranga. A afirmação é do prefeito JORGE WELTER. Ele disse que a assinatura final do governador para a transferência do controle da estrada para o governo federal já aconteceu e o anuncio oficial deve ocorrer quinta-feira, durante a visita de CARLOS MOISÉS à região. WELTER disse, inclusive, que o Dnit confirmou que se preparando para assumir a rodovia e fazer os primeiros investimentos no trecho assim que o processo for finalizado.
O vice-prefeito de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER também acredita que a federalização da SC 163 vai ser positiva para a região. Ele disse ontem no Peperi Entrevista que a tendência é que a rodovia receba investimentos e melhore com o controle passando para o governo federal. Além disso, o vice-prefeito projeta a extensão da BR 163 até Itapiranga vai ampliar a possibilidade de executar outra reivindicação do extremo-oeste que é ponte sobre o rio Uruguai ligando Santa Catarina ao Rio Grande do Sul. SPIER comentou que os investimentos vão fortalecer esse grande corredor entre os três estados do sul.
O novo conselho diretor da Acismo será empossado oficialmente nesta quinta-feira. O grupo, liderado pelo empresário do setor de imóveis, DANIEL DE SOUZA, vai assumir o comando da associação empresarial foi eleito no final de fevereiro. A cerimônia de posse está marcada para as sete horas da noite no Clube Comercial. O evento vai contar com a presença do governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA. A vice-governadora, DANIELA REINER também confirmou participação na cerimônia. Além da posse da nova diretoria, a programação da noite prevê mais uma edição do Café com os Empresários.
A palestra da edição de amanhã do Café com os empresários, durante o evento de posse da nova diretoria da Acismo, será proferida pelo empresário e conselheiro da Federação das Indústrias de São Paulo, DOMINGOS RICCA. Ele tem uma empresa de consultoria e treinamentos e também é autor de livros sobre empresa familiar. O tema será “Governança Cooperativa nas empresas familiares: sucessão e profissionalização”. O evento de posse da nova diretoria da Acismo e Café com empresários está marcado para as sete horas no Clube Comercial, mas recepção dos convidados será a partir das seis horas.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, e representantes do Conselho das Entidades, realizaram uma reunião de trabalho na manhã desta quarta-feira para definir uma pauta conjunta a ser entregue ao governador do Estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, nesta quinta-feira. O documento será apresentado ao governador durante o evento de posse da nova diretoria da Acismo. De acordo com TREVISAN, a pauta engloba questões referentes à Infraestrutura, Saúde e Educação. Ele explicou que poder públicos e entidades empresariais entraram em consenso. O objetivo, segundo TREVISAN é unificar a pauta para que estas reivindicações tenham mais força e reflitam as reais necessidades de São Miguel do Oeste e região.
Na tarde desta terça-feira, policiais Civis e Militares de Descanso cumpriram um Mandado de Prisão expedido pelo Poder Judiciário local. O preso foi condenado em 2016 pelo crime de roubo e estava com medidas cautelares decretadas. De acordo com a Polícia Civil, o homem não estava respeitando essas limitações e o fato foi comunicado ao judiciário que expediu o mandado de prisão. O homem de 26 anos não ofereceu resistência e foi encaminhado ao Fórum da Comarca para os procedimentos pertinentes. Depois disso, ele foi levado para a prisão.
A Polícia Militar de Guaraciaba atendeu mais uma ocorrência de tentativa de estelionato nesta terça-feira. De acordo com a vítima, uma pessoa fez contato se passando por um funcionário de empresa de energia elétrica. O falso funcionário informou que houve um acordo para troca do medidor de energia e solicitou um depósito no valor de cinco mil320 reais. Se o valor não fosse pago, a energia elétrica da casa da vítima seria cortada. A conta repassada era em nome de uma mulher e não da empresa. A agência bancária era do estado de São Paulo. A vítima não fez o depósito e registrou um boletim de ocorrência.
Um acidente deixou um casal ferido na tarde de ontem na BR 163. O acidente aconteceu por volta da uma e meia da tarde no trevo de acesso a Guarujá do Sul e envolveu uma camionete Hilux, de São Miguel do Oeste e um Fusca emplacado em São José do Cedro. Um casal de idosos que estava no Fusca sofreu ferimentos. As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital de Guarujá do Sul. Em seguida, o casal foi transferido para o Hospital Regional de São Miguel.
Três pessoas ficaram feridas em um acidente nesta terça-feira na BR 163. A colisão aconteceu por volta das oito horas da noite em Guarujá do Sul e envolveu um Corolla com placas de Florianópolis e um Corsa de São José do Cedro. Os veículos colidiram frontalmente e um deles caiu em uma ribanceira e capotou. Os três ocupantes do Corsa saíram ilesos. O motorista do Corolla, um homem de 42 anos, também não teve ferimentos. Os outros três ocupantes do Corolla ficaram feridos, dois deles sem gravidade. Uma das vítimas, de 38 anos, sofreu fratura na perna e reclamava de dores na coluna cervical. O homem foi socorrido pelos bombeiros e levado para o Hospital de Guarujá do Sul.