ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 11 02 2022

-GOVERNO VAI ACIONAR A JUSTIÇA CONTRA ESTADOS POR PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

-CIDADES CATARINENSES JÁ PODEM APLICAR QUARTA DOSE DA VACINA CONTRA COVID

-DNIT EXECUTA OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO NAS VIAS MARGINAIS DA BR 163

-VEREADORES APROVAM QUATRO PROJETOS DE LEI NA SEGUNDA SESSÃO DO ANO

-JUSTIÇA INDEFERE PEDIDO LIMINAR EM AÇÃO DO SISME NO CASO DO PISO DOS PROFESSORES

-PM PRENDE SUSPEITO DE INVADIR CASA DE EX-COMPANHEIRA NO BAIRRO ESTRELA

-HOMEM SUSPEITO DE TENTATIVA DE ASSALTO NA REGIÃO É PRESO EM CHAPECÓ

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 38 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo cinco reais e 93 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

Uma comissão que investiga abusos sexuais cometidos na Igreja de Portugal disse nesta quinta-feira que 214 pessoas que podem ter sido vítimas entraram em contato para relatar suas histórias. A comissão começou a trabalhar há um mês. As denúncias são de pessoas que nasceram entre os anos de 1933 e 2006. Há notificações de todas as regiões do país e também de portugueses que já não moram mais lá. Em nota, a comissão afirma que as alegações revelam sofrimento e que em alguns casos há histórias não reveladas há décadas. A comissão portuguesa foi instaurada depois da divulgação dos resultados de uma comissão semelhante que foi instalada na França.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, afirmou que os cidadãos norte-americanos que estão na Ucrânia devem sair daquele país. Durante entrevista à emissora NBC nesta quinta-feira, ele disse que “as coisas podem enlouquecer rapidamente”. O Departamento de Estado dos EUA também emitiu um comunicado, alertando seus cidadãos que estejam na Ucrânia de que deveriam deixar o país neste momento. Nesta quinta, a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou o envio de caças F-15 à Base Aérea de ?ask, na Polônia, para "melhorar a defesa coletiva da Otan e apoiar a missão de policiamento aéreo".

A queda de um ônibus em um despenhadeiro numa estrada rural do norte do Peru deixou 20 mortos e 30 feridos na quarta-feira. O ônibus saiu da pista e caiu em um despenhadeiro de 100 metros, quando fazia o trajeto entre na região de La Libertad, segundo o governo regional. O mau estado de conservação da estrada, que obrigou o motorista a fazer uma manobra brusca, teria sido a causa da tragédia, segundo a emissora Canal N. Acidentes em rodovias peruanas acontecem com frequência, devido ao excesso de velocidade e ao mau estado das vias, além da falta de sinalização e fiscalização por parte das autoridades.

O governo federal anunciou nesta quinta-feira que estudantes que contrataram financiamento através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior poderão renegociar suas dívidas a partir de março. O Fies é um programa pelo qual o governo federal paga as mensalidades de estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior enquanto eles cursam a faculdade. Por se tratar de um financiamento, o estudante precisa quitar a dívida posteriormente. Segundo o MEC, a renegociação das dívidas deve começar em 7 de março e ir até o dia 31 de agosto de 2022. São dois milhões e 600 mil contratosativos formalizados até 2017, com saldo devedor de 87 bilhões de reais. Destes, mais de um milhão de estudantes estão inadimplentes.

O ministro ANDRÉ MENDONÇA, do Supremo Tribunal Federal, liberou nesta quinta-feira para julgamento uma ação do partido Novo contra o aumento do fundo eleitoral para financiar as campanhas nas eleições em 2022. Ao STF, o Novo argumenta que tem de ser mantido o valor de dois bilhões e cem milhões inicialmente proposto pelo governo ao Congresso. No último dia 24, o orçamento de 2022 foi sancionado com um valor de quatro bilhões e 900 milhões para o fundo eleitoral. Cabe ao presidente do Supremo, LUIZ FUX, marcar a data para análise do processo no plenário. No STF, há expectativa de que o caso seja apreciado ainda em fevereiro. O governo, o Congresso Nacional e a Procuradoria-Geral da República se manifestaram pela rejeição da ação.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou, nesta quinta-feira, que o governo federal vai entrar na Justiça contra os estados devido à cobrança do ICMS na venda dos combustíveis. Em live nas redes sociais, ele comentou que o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, deve apresentar as ações à Justiça. Segundo BOLSONARO, muitos governadores estão lucrando em cima do imposto devido ao valor elevado dos combustíveis. Ainda na live, ele apostou na aprovação de uma PEC apresentada pelo deputado CHRISTINO ÁUREO que busca reduzir o preço dos combustíveis. O texto quer permitir que União, estados e municípios possam promover, nos anos de 2022 e 2023, a redução total ou parcial de alíquotas de tributos de sua competência incidentes sobre combustíveis e gás.

A Justiça deferiu a medida liminar solicitada pela prefeitura de Florianópolis e declarou ilegal a greve deflagrada por servidores públicos do município. A decisão saiu nesta quinta-feira à noite. A paralisação afeta, principalmente, os setores da saúde, educação, assistência social e captação de lixo. A greve de servidores públicos de Florianópólis foi deflagrada na quarta-feira. Entre as queixas da categoria, segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis estão férias canceladas, falta de valorização salarial e de investimentos nas unidades de acolhimento e assistência social. A justiça fixou multa diária de cem mil reais por dia em caso de descumprimento da decisão.

Os municípios catarinenses já podem aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Essa liberação, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, seguerecomendação do Ministério da Saúde. A vacinação, contudo, é destinada neste momento apenas à população imunossuprimida. Conforme a Dive, os municípios não precisam avisar a Vigilância sobre o início dessa vacinação e podem pedir mais imunizantes caso necessitem. Em nota publicada na quarta-feira, a pasta federal esclareceu que a imunização com a quarta dose deve ser aplicada quatro meses após a terceira. No caso dos adolescentes, a vacinação deve ser feita com a Pfizer. A aplicação de uma quarta dose passou a ser recomendada pelo Ministério da Saúde em dezembro do ano passado.

A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deve bater recordes no Brasil em 2022, mas, em contrapartida, Santa Catarina deve apresentar a segunda maior queda na produção de grãos. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, produzido pelo IBGE e divulgado nesta quinta-feira. O motivo, principalmente, é a estiagem. Na primeira safra de feijão, por exemplo, Santa Catarina teve uma redução de 16 vírgula oito por cento no cultivo do grão. De acordo com o levantamento, o motivo é a falta de chuva durante o ciclo da cultura, já que o grão é muito sensível as condições climáticas. Outro grão também afetado pela estiagem é o milho. A produção foi estimada em dois milhões e 400 mil toneladas, uma queda de 18 por cento em relação a dezembro.

O Peperi Debates deste sábado vai refletir sobre a dificuldade que a região enfrenta para figurar como prioridade quando o assunto é infraestrutura. O programa de amanhã vai debater por que o extremo-oeste não consegue resolver os problema das rodovias e receber recursos suficientes para contar com estradas de qualidade. O debate vai reunir o vice-presidente da Alesc, MAURICIO ESKUDLARK, o prefeito de Anchieta e presidente da Ameosc, IVAN CANCI e o gerente de operações Sesi Senai OesteExtremo-Oeste, entidades ligadas a Fiesc, IVANOR FINATTO. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Retrato Falado deste sábado vai conversar com VALMIR KUNTZER, o KINKAS. Natural do Rio Grande do Sul, ele veio com a família para a região oeste do estado e na década de 70 chegou à São Miguel do Oeste. KINKAS está completando 50 anos no município e no programa de amanhã ela vai lembrar histórias pessoais e profissionais. O Retrato Falado deste sábado na Peperi FM 99 vírgula nove começa as 10 horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre os preparativos para a FAismo. Nesta semana, a comissão central organizadoras definiu a composição das sub-comissões da feira. Com isso, a organização do evento vai se intensificar a partir de agora. A Faismo está confirmada para o mês de novembro deste ano. O programa de amanhã vai receber o presidente da CCO, IRTON LAMB. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das notícias da semana e a entrevista sobre a Faismo está programada para as 11 e meia.

O município de Descanso tem dois processos seletivos com inscrições abertas. O primeiro destina-se ao preenchimento de vagas para contratação de Merendeira para atuação de 40 semanais. O prazo para inscrições vai até o dia 15, terça da semana que vem, junto ao Setor de Recursos Humanos da Prefeitura. Além disso, o município também abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado que destina-se ao preenchimento de vagas de 40 horas semanais, para contratação temporária, de Agente Comunitário de Saúde. A área de atuação são as linhas Famoso e Bela Vista Durigon. O prazo de inscrições também termina na próxima terça-feira.

36 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira. Outras 103 pessoas entraram para a lista de recuperados. Com isso, o total de casos ativos permanece em queda e agora é de 431 moradores, a maioria em isolamento domiciliar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação dos leitos também está em queda. A ocupação de hoje é de nove pacientes confirmados na UTI. Um leito do setor está livre. Na enfermaria são quatro confirmados e uma vaga no setor.

A Clínica de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste retomará os atendimentos da população na próxima segunda-feira. Segundo a coordenadora do curso, professora VIVIANE BOLFE AZZI, os interessados devem entrar em contato pelo telefone e WhatsApp: 3631-1639. Os atendimentos são realizados nas seguintes áreas: fisioterapia cardiorrespiratória e metabólica; neurofuncional; ortopédica e traumatológica e fisioterapia na atenção primária com atividades em grupo. Em 2021, foram realizados cerca de sete mil atendimentos. Ela explicou que o atendimento prestado pelo acadêmicos, sob supervisão dos professores, não tem nenhum custo para a população. Além de beneficiar a comunidade, a clínica-escola oferece para o acadêmico a vivência de um serviço de fisioterapia durante a graduação.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes está realizando obras de construção e pavimentação das vias marginas da BR 163. Em nota, a assessoria de comunicação do Dnit informou que, nesta semana, os trabalhos foram executados nos municípios de São José do Cedro e Guarujá do Sul. De acordo com o comunicado, a execução de vias marginais é um passo importante para garantir a trafegabilidade quando os trabalhos iniciarem na pista principal. O Dnit não informou quando as obras na pista da BR 163 serão retomadas.

Os agricultores de São Miguel do Oeste devem ficar atentos ao prazo final para a renovação do bloco de produtor rural. O alerta é do responsável pelo movimento econômico do município, PLAUDENIR MALMANN. De acordo com ele, a famílias que ainda não apresentar as notas de produtor devem entregar os documentos na prefeitura até o dia 15, terça-feira da semana. MALMANN comentou que muitos agricultores fazem a entrega das notas durante o ano, mas uma pequena parcela deixa para a reta final e faz o acerto de contas apenas uma vez por ano. A secretaria tem cerca de mil e 400 agricultores cadastrados, mas cerca de 900 vivem apenas da atividade agrícola. Ele também destacou que o setor tem até o final de março para lançar as notas a fim de definir o movimento econômico do município do ano base de 2021. A projeção é de que o movimento fique em torno de 170 milhões.

A câmara de vereadores realizou, ontem à noite, a segunda sessão ordinária do ano com a aprovação de uma série de indicações solicitando obras ou serviços públicos. As proposições tratam sobre sinalização, asfalto, redutores de velocidade, transporte e regularização de imóveis. Entre os pedidos, está o do vereador MOACIRFIORINI que

solicitou um estudo de viabilidade para a instalação de placas turísticas que contenham QR Code, para fins de identificação dos locais históricos e culturais do município. O vereador justifica o pedido explicando a importância da cultura e da história, afirmando que "é fundamental que a população tenha conhecimento sobre as raízes, tradições e motivações que levaram a sociedade ao estado atual". O pedido será enviado ao prefeito e aos secretários de Urbanismo e de Esporte e Cultura.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, nesta quinta-feira, os quatro primeiros projetos de lei do ano de 2022. Três deles autorizam a concessão de incentivos econômicos a empresas. Um dos projetos concede 200 horas máquina para a terraplanagem do local que vai receber a planta industrial de uma cervejaria. As outras empresas beneficiadas com incentivos aprovados ontem são do setor de confecções, de informática e de artefatos de cimento. Também foi aprovado ontem à noite o projeto que dispõe sobre a instituição da Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Dengue, Febre Chikungunya, Zika, Febre Amarela e Malária. A proposta é de autoria do vereador VANIRTO CONRADT.

O projeto que a cria semana de combate à dengue prevê a realização do evento anualmente na semana correspondente ao penúltimo sábado do mês de novembro, por ocasião do Dia Nacional de Combate à Dengue. O texto prevê que a Semana passará a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do município. Conforme o projeto, o objetivo é mobilizar iniciativas do poder público e a participação da população para a realização das ações destinadas ao combate ao vetor da doença. Ao justificar o projeto, o vereador VANIRTO CONRAD afirmou que a dengue, a febre chikungunya e o zika são alguns dos principais problemas de saúde pública no mundo, e que o mesmo mosquito é vetor dessas doenças. Ele citou ainda que a educação é uma ferramenta primordial no combate ao mosquito.

A Câmara de Vereadores também aprovou, nesta quinta-feira, uma moção de apelo solicitando a autoridades estaduais e federais que adotem medidas de auxílio aos agricultores que sofrem os efeitos da estiagem na região. A proposição é de autoria do vereador VANIRTO CONRAD. Entre as sugestões apontadas pelo vereador para serem adotadas pelas autoridades estaduais estão a revisão do Programa Juro Zero, em que ele sugere que sindicatos e cooperativas possam se credenciar; a anistia do Programa Troca-Troca com vencimento em 2022 nos municípios onde for reconhecido o estado de emergência e a flexibilização de leis ambientais por um ano para a construção de açudes e reservatórios de água. Já em nível federal, VANIRTO sugere a prorrogação das prestações vincendas nos anos de 2021 e 2022 para um ano após o final do contrato; a criação de um crédito de emergência no valor de 30 mil por grupo familiar e a flexibilização para a liberação do seguro agrícola.

Na sessão ordinária desta quinta-feira, os vereadores aprovaram um requerimento de informações sobre o reajuste no piso salarial dos professores. O vereador NINI SCHARNOSKI está pedindo quantos professores receberam o reajuste de 33 vírgula 24 por cento e quantos receberam apenas o complemento da folha salarial. NINI também quer saber qual foi o percentual efetivo de reajuste ou reposição recebido pelos professores além daquele autorizado pela Câmara em sessão extraordinária em janeiro. Ele citou que existe uma divergência entre a administração e o sindicato dos servidores sobre a forma de aplicação do novo piso do magistério e do reajuste anual dos salários. NINI explicou que convém buscar as informações com clareza e colocá-las para avaliação dos moradores. O requerimento é destinado ao prefeito e à secretária municipal de Educação.

A Justiça de São Miguel do Oeste indeferiu o pedido liminar apresentado pelo Sindicato dos Servidores Públicos municipais em ação que questiona a forma como a prefeitura aplicou o novo piso nacional do magistério e o reajuste anual dos servidores. Na ação civil pública, o sindicato sustenta que o município cometeu equívoco nos cálculos realizados pela prefeitura. Na visão da entidade, a prefeitura deveria ter implantado o novo piso e, com base nesse atualização, aplicar o reajuste anual. O sindicato alega que a prefeitura concedeu a reposição pelo ICPA e fez complementações para quem ficou com o salário abaixo do piso do magistério. Na ação, o SISME pediu que a justiça antecipasse a tutela e determinasse que a imediata promoção da implantação do piso para só depois aplicar o valor do reajuste geral anual de 11 por cento. A liminar foi negada.

Na decisão em que indefere o pedido de antecipação de tutela, a juíza CATHERINE RECOUVREUX cita as leis que impedem a concessão de liminares em ações movidas contra o poder público e que envolvam a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza. A magistrada considerou que o pedido liminar não merece acolhimento. Na decisão, ela determinou a citação do município para que apresente as contestações a respeito da argumentação do sindicato dos servidores. A partir de agora, a juíza vai analisar o mérito da ação para decidir se aceita ou não o pedido principal da ação movida pelo Sisme contra a prefeitura de São Miguel do Oeste.

O Tribunal Regional Federal da quarta região aceitou um agravo de instrumento movido pela Acismo em ação que pede o enquadramento como salário maternidade dos valores pagos em favor das trabalhadoras gestantes afastadas em razão da pandemia do coronavírus. No processo, a Acismo está pedindo que as gestantes tenham o salário pago pelo INSS e não mais pelas empresas durante o período de afastamento. Na primeira instancia, a Acismo teve o pedido indeferido, mas o recurso foi aceito pelo TRF que, liminarmente, permite que as gestantes impossibilitadas de exercer suas atividades de forma remota sejam enquadradas no salário maternidade a ser pago pelo INSS. A decisão também se aplica em gravidezes vindouras durante o período de emergência e enquanto perdurarem os efeitos da lei. Além disso, os pagamentos da base de cálculo das contribuições previdenciárias patronais destinadas à previdência social e aos terceiros devem ser excluídas.

Uma residência de madeira ficou completamente destruída em um incêndio na tarde de quinta-feira no município de Anchieta. Os bombeiros foram acionados as duas e meia para combater o fogo em um casa na Rua Olinda. A residência tinha 64 metros quadrados com paredes de pinus forradas por fora com folhas de PVC. Quando os bombeiros chegaram, o fogo já havia comprometia toda a residência. Foram utilizados oito mil litros de água em pouco mais de 30 minutos de combate direto ao incêndio. No momento do fogo não havia ninguém na casa e a ocorrência não teve vítimas. A causa do incêndio não foi informada.

Um homem suspeito de ter cometido uma tentativa de assalto na região extremo-oeste foi preso nesta quinta-feira em Chapecó. A ação que resultou na prisão do homem contou com a participação das policias Militar e Civil de Dionísio Cerqueira e São José do Cedro. A tentativa de assalto ocorreu no dia 27 de janeiro no interior do município de Dionisio Cerqueira e um dos envolvidos foi identificado. Ontem a noite, ele foi visto em Chapecó e acabou preso pela Polícia Militar. O homem é foragido da justiça e contava com dois mandados de prisão expedidos pelos crimes de roubo, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, uso de documento falso, Desobediência e corrupção de menores. Ele está preso em Chapecó.

A Polícia Militar registrou, na madrugada de hoje, uma ocorrência de violação de domicílio e perseguição na rua Antônio Gonçalves Dias, bairro Estrela. A guarnição foi acionada por volta das três horas para verificar uma denúncia de perturbação na frente de uma residência. No local, uma mulher relatou aos policiais que sua vizinha pediu ajuda pois o ex-companheiro dela havia invadido a casa. O homem foi preso pela Polícia Militar. A mulher já havia registrado um boletim de ocorrência porque o homem estava rondando a casa e lhe perseguindo. A vítima foi encaminhada para solicitar medida protetiva de urgência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.