ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 11 02 2021

-CÂMARA APROVA PROJETO QUE PREVÊ AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL

-COMÉRCIO CATARINENSE CRESCE CINCO VÍRGULA SEIS POR CENTO EM 2020

-VOLTA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL DIVIDE OPINIÃO DE DEPUTADOS DE SC

-ECOPONTO DA AMEOSC ENCAMINHA 18 TONELADAS DE PNEUS PARA RECICLAGEM

-EX-PREFEITO DA REGIÃO É INDICADO PARA ASSUMIR PRESIDENCIA DA CIDASC

-POLÍCIA CIVIL PRENDE RAPAZ SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

-ACIDENTE DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA AVENIDA WILLY BARTH

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O governo da Alemanha anunciou, nesta quarta-feira, que vai estender o lockdown imposto em todo o país até, pelo menos, o dia sete de março. A medida visa conter a propagação de novas variantes da Covid-19. Essa é a terceira vez seguida que o país muda a data final do confinamento imposto durante a nova onda da pandemia do coronavírus no continente europeu. Com a prorrogação do confinamento, permanecem fechados estabelecimentos como bares, restaurantes, hotéis, academias de ginástica, cinemas e teatros.

O grupo de parlamentares do Partido Democrata que atuam como promotores de acusação no julgamento de impeachment contra DONALD TRUMP exibiu nesta quarta-feira novas imagens e áudios da invasão ao Capitólio em seis de janeiro. O ex-presidente dos Estados Unidos é julgado pelos senadores por incentivar a violência. Ontem, no primeiro dia de sessão, os senadores aprovaram por 56 votos a favor e 44 contra a constitucionalidade do julgamento de um presidente que já deixou o mandato. Com o Senado dividido igualmente entre governistas e republicanos na oposição, o resultado significa que seis senadores do partido de TRUMP pretendem seguir em frente com o processo.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, falou pela primeira vez por telefone, nesta quarta-feira, com o presidente chinês, XI JINPING. Na chamada, BIDEN expressou "profundas preocupações" sobre o que chamou de práticas econômicas "injustas e coercitivas" de Pequim, sobre a repressão chinesa em Hong Kong e sobre "violações dos direitos humanos em Xinjiang", região onde vive a minoria muçulmana uigur. Os dois líderes também conversaram, de acordo com comunicado da Casa Branca, sobre a pandemia da Covid-19 e os "desafios comuns" colocados pelas questões de saúde e mudanças climáticas.

Três ministros acompanharam o relator DIAS TOFFOLI e votaram nesta quarta-feira, em sessão do plenário do Supremo Tribunal Federal, contra o reconhecimento do chamado "direito ao esquecimento" no Brasil. Um ministro votou a favor. A sessão terminou no final da tarde, e com isso o julgamento terá continuidade nesta quinta, com os votos de outros cinco ministros. O julgamento começou na quarta-feira da semana passada e decide se alguém pode reivindicar que meios de comunicação sejam impedidos de divulgar fatos e informações de um acontecimento que considere prejudicial ou doloroso. A decisão dos ministros terá repercussão geral, ou seja, servirá de orientação para casos semelhantes nas demais instâncias da Justiça.

O ex-ministro JOSÉ DIRCEU, o ex-diretor da Petrobras RENATO DUQUE e outras 13 pessoas foram denunciados nesta quarta-feira pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato. Eles são acusados de crimes como formação de cartel, corrupção, lavagem de dinheiro e fraude à licitação envolvendo 49 contratos de empresas com a estatal. No caso do ex-ministro, os crimes investigados são corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Já DUQUE foi denunciado pelas supostas práticas de cartel e corrupção passiva. Esta denúncia foi a primeira desde que parte dos procuradores da força-tarefa passaram a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, no início deste mês.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que prevê autonomia para o Banco Central. O texto segue para sanção presidencial. A votação ocorreu um dia após ter sido aprovada a urgência do projeto. Em um primeiro momento da sessão, os deputados aprovaram o texto-base por 339 votos a 114. Depois, analisaram os destaques, trechos que visavam modificar a redação principal. Todos foram rejeitados. O texto já foi aprovado pelo Senado e, entre outros pontos, define que o presidente do Banco Central terá mandato de quatro anos, não coincidente com o do presidente da República. Um dos objetivos com a mudança é blindar o órgão de pressões político-partidárias.

A confirmação de reservas para o Carnaval indica que a ocupação de leitos na hotelaria em Santa Catarina deve ficar em 60 por cento no feriadão. Um índice bem menor que a média dos últimos anos, que era de 95 por cento, e abaixo do limite de ocupação autorizado pelo Estado, de até 100 por cento. O levantamento é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina. De acordo com o presidente da entidade, RUI SCHURMANN, o setor calcula que a temporada deverá terminar com uma movimentação pelo menos 50 por cento menor do que no verão 2019-2020, que esteve longe de ser um recorde de faturamento. A procura indica que o pós-Carnaval será fraco para o turismo, com uma movimentação um pouco melhor no mês de março.

Das 298 mil doses da vacina recebidas até agora, pouco mais de 96 mil foram aplicadas em Santa Catarina, o que corresponde a 32 e meio por cento do estoque. Dos 295 municípios, apenas 18 deram início à aplicação da segunda dose. Além disso, não há previsão para a conclusão das fases Um e Dois da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. As informações foram repassadas pelo secretário de Saúde de Santa Catarina, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, aos deputados estaduais, nesta quarta-feira. Questionado pelos parlamentares sobre a velocidade da vacinação e de uma previsão para o término da primeira fase, o secretário disse que depende da chegada de novas doses. Ao todo, dois milhões e 800 mil pessoas estão listadas nos quatro grupos prioritários da vacinação no estado.

Santa Catarina fechou 2020 com um crescimento de cinco vírgula seis por cento nas vendas do comércio. O número é quase cinco vezes maior que a média nacional, de um vírgula dois por cento de acréscimo no acumulado do ano. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. Santa Catarina apresentou o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros. Segundo a pesquisa do IBGE, hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo com alta de 14 por cento e Móveis e Eletrodomésticos com incremento de nove por cento foram as atividades com maior expansão no ano de 2020 em Santa Catarina.

Dois municípios da região extremo-oeste receberam tratores do governo estadual para auxiliar os agricultores familiares. Nesta quarta-feira, o governo confirmou a entrega das máquinas para cinco prefeitura do estado, entre elas, Palma Sola e São José do Cedro. De acordo com o secretário estadual de Agricultura, ALTAIR SILVA, os tratores reforçam o maquinário das prefeituras e serão utilizados de forma coletiva pelos agricultores, impulsionando a produção local.Os tratores agrícolas foram comprados pela Secretaria da Agricultura e serão cedidos para os municípios. Os recursos vieram do convênio com o Ministério da Agricultura no valor de 431 mil reais com contrapartida de 137 mil do governo catarinense.

O cartório eleitoral de São Miguel do Oeste segue atendendo os eleitores de forma remota. A informação é da chefe da zona eleitoral, DEANA FANTON. Ela disse que o atendimento presencial ainda não foi retomado. Os eleitores que precisarem de certidões do órgão devem fazer o pedido pelo site do Tribunal Regional Eleitoral e que indique um telefone de whatsApp para contato. Os pedidos mais comuns neste começo do ano são para alistamento eleitoral e transferência de domicilio eleitoral. DEANA comentou que o volume de trabalho é menor do que no ano passado, mas o cartório recebe demandas dos eleitores diariamente.

Mais de 18 toneladas de pneus entregues no Ecoponto Regional desde o mês de novembro do ano passado estão sendo carregadas nesta quinta-feira para duas empresas de reciclagem. O material será levado para empresas de Água Doce, em Santa Catarina e Curitiba, no estado do Paraná. Ambas as têm licenciamento ambiental para a realização da recolha e destinação dos pneus. O Ecoponto é mantido pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e tem abrangência regional em função de um convênio em que a entidade arca com os custos do aluguel e do colaborador que trabalha no local. Ao todo, nos últimos três meses, mais de dois mil e 200 pneus foram levados ao local, situado na Rua Willy Barth, no Bairro Progresso. Esta quantidade é também a média mensal de pneus entregues no local.

Além dos pneus, o Ecoponto da Ameosc também recebe lixo eletrônico, televisores, geladeiras, micro-ondas e computadores velhos. O ponto de recolhimento desses materiais funciona há 20 anos com o objetivo de proporcionar a reutilização da matéria prima, auxiliando na preservação do meio ambiente. De acordo com o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, além de evitar o abandono dos pneus em locais inapropriados, o serviço também contribui para que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, não se prolifere. O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira em horário de expediente, facilitando o recebimento dos pneus inservíveis enviados pelos 19 municípios associados e população em geral.

Prioridades do governo, investimentos e a relação entre Executivo e Legislativo foram alguns dos assuntos abordados pelo vice-prefeito EDENILSON ZANARDI na leitura da mensagem do executivo aos vereadores. Na sessão de abertura do ano legislativo na útima terça-feira, ele afirmou que são dois poderes distintos e independentes que tomam todas as decisões que podem auxiliar, melhorar ou transformar São Miguel do Oeste. Ele defendeu um trabalho harmonioso, integrado e comunicativo. ZANARDI disse que o prefeito, o vice e os vereadores, eleitos pelo povo, podem fazer uma gestão séria, técnica e eficiente, que atenda a todos indistintamente.

A câmara de vereadores vai se reunir hoje à noite para a segunda sessão ordinária de fevereiro. O encontro está programado para as sete horas da noite e terá transmissão ao vivo pela rádio Peperi. Como os projetos encaminhados pelo executivo estão com as comissões é possível que ocorra a votação de alguns deles no plenário nesta semana. A presença da secretária de Educação, SISSE VELOSO, para explicar como se dará o retorno das aulas presenciais, ficou para a próxima terça-feira, dia 16. A sessão de hoje à noite será transmitida ao vivo pela rádio Peperi FM, 99 vírgula nove.

O Programa Boa Tarde Peperi apresentou uma enquete nesta semana com a opinião da população sobre a possível volta do auxílio emergencial. Nos últimos dias, o ministro PAULO GUEDES e o presidente JAIR BOLSONARO admitiram a possibilidade do governo retomar o pagamento do benefício para milhões de brasileiros. RODRIGO CRUZ, de 42 anos, morador do centro da cidade, disse que é importante retomar o auxílio porque muita gente não conseguiu voltar a trabalhar em razão da pandemia. Ele disse que a medida também vai ser girar a economia, especialmente o pequeno comércio local. FABIANO GAVA, de 52 anos, morador do centro, também concorda com a volta do auxílio, mas com um controle maior para evitar que pessoas que não tem necessidade recebam o valor.

A maioria dos moradores entrevistados na enquete do Boa Tarde Peperi sobre a volta do auxílio emergencial concorda com a manutenção do benefício, desde que o governo seja mais rigoroso no pagamento dos valores. MARCELO BOTH, 36 anos, morador do bairro Agostini disse que o dinheiro é importante para os trabalhadores e para a economia, mas é preciso criar mecanismos para evitar distorções e injustiças. REGINA CÉLIA, de 47 anos, moradora do centro, disse que o valor é importante para quem não tem outra renda. Ela também comentou que o dinheiro deve ser maior do que os 200 propostos pelo governo, mas é preciso haver um controle rígido para evitar que outras pessoas recebam essa ajuda sem ter necessidade.

A volta do auxílio emergencial é irreversível. A afirmação é do deputado federal do MDB, CELSO MALDANER. Ele disse que a realidade da região extremo-oeste é outra, mas o Brasil tem milhões de pessoas que ainda estão sem renda por conta da pandemia e precisam dessa ajudar para não passar fome. O parlamentar citou que infelizmente o auxílio emergencial ainda é uma necessidade. Ele explicou, no Boa Tarde Peperi de terça-feira, que pretende incluir os agricultores no auxílio emergencial e garantir esse benefício para quem vive no campo. MALDANER comentou além dos efeitos da pandemia, os produtores rurais também sofreram com a estiagem em 2020 e precisam de um auxílio para se manter na atividade.

O governo não dá nada de graça para as pessoas e todos os benefícios já foram cobrados da população. A afirmação é do deputado do Novo, GILSON MARQUES. Ele citou que a renovação do auxílio emergencial vai criar uma conta nova que será paga por todos. O parlamentar disse que a questão deve ser bem pensada. Na visão de MARQUES, esse tipo de ação é insustentável e não resolve o problema porque não se gera renda dando dinheiro as pessoas. Ele citou que em 2020 foram gastos 290 bilhões de reais com o auxílio emergencial para 68 milhões de brasileiros. Para MARQUES, essa conta vai ser paga por todos os brasileiros e vai faltar dinheiro para outros setores.

O auxílio emergencial é fundamental para milhões de brasileiros e deve ser estendida até o final do ano de 2021. A posição é do deputado federal do PT, PEDRO UCZAI. Ele citou que o desemprego atinge 14 milhões de brasileiros e outros 30 milhões estão na informalidade. O deputado comentou que o auxílio também vai movimentar a economia que está estagnada. UCZAI protocolou um projeto na câmara dos deputados nesta quarta-feira estabelecendo a volta do auxílio emergencial no valor de 600 reais até o final deste ano. Ele citou inclusive que o governo tem de onde tirar esse valor.

O Governo de Santa Catarina enviou nesta quarta-feira dois respiradores para o Hospital São José de Maravilha. A entrega foi realizada no final da manhã pela Secretaria de Estado da Saúde. O prefeito SANDRO DONATI, a diretora do Hospital, NEIVA SCHAEFER e a secretária municipal de Saúde, MIRIANE SARTORI, receberam os equipamentos. Os aparelhos devem ser instalados nesta quinta-feira para o atendimentos de pacientes graves de Covid-19. Na terça-feira, a vice-governadora DANIELA REINEHR recebeu um apelo da direção do Hospital Regional São José para a aquisição de dois respiradores. A medida visa manter pacientes Covid-19 em tratamento, sem a necessidade de transferência para outros hospitais.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste deve concluir hoje a vacinação de todos os idosos com idade acima dos 90 anos residentes no município. Ontem, mais de cem pessoas foram imunizadas, a maioria delas na praça Walnir Botaro Daniel. Além disso, uma equipe está percorrendo as residências dos idosos acamados ou que não têm condições de se deslocar, para fazer a aplicação do imunizante. Ao todo, o município tem 108 pessoas nessa faixa etária e todos vão receber a vacina. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI ainda não há informação sobre o envio de nova doses da vacina para atender outras faixas etárias dos idosos.

Trinta e três pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Outros 43 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, duas mil 786 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais duas mil 504 já se recuperaram e 263 estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação de leitos destinados para pacientes da Covid está em 94 por cento. Apenas um leito está disponível. Na enfermaria, são seis casos confirmados.

O ex-prefeito de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO, deve ser confirmado como novo presidente da Cidasc nesta sexta-feira. Ele foi indicado para o cargo pelo secretário de Agricultura, ALTAIR SILVA e pelo governador CARLOS MOISÉS. A indicação será avaliada amanhã pelo Conselho Administrativo da Cidasc em Florianópolis. PLINIO já foi prefeito de São José do Cedro, suplente de deputado estadual, presidente da Ameosc e secretário do Oeste. Ele foi convidado para presidir a Cidasc pelo novo secretário da Agricultura, ALTAIR SILVA e aguarda a aprovação pelo conselho de Administração da companhia para assumir o cargo.

A Polícia Militar emitiu uma nota alertando as pessoas para as tentativas de estelionato que estão sendo aplicadas na cidade. De acordo com a instituição, os golpistas estão usando diversas estratégias para tirar dinheiro das pessoas, como por exemplo, o envio de mensagens cobrando aluguel ou clonando o aplicativo para pedir depósitos, fingindo ter acontecido uma situação que não está sendo possível fazer um pagamento e pedindo para um amigo fazer. A Polícia Militar orienta que as pessoas não façam depósitos para contas bancárias desconhecidas. Também é importante ficar atento aos pedidos feitos com pressa porque geralmente essa urgência é típica de estelionatários.

A Justiça de Descanso condenou, nesta semana, um homem a 14 anos de prisão por crimes cometidos contra adolescentes. A decisão confirmou o indiciamento feito pela Polícia Civil e a pena deve ser cumprida em regime fechado. Na fase de investigação policial, o suspeito de 39 anos foi indiciado pela prática dos crimes de armazenar e transmitir fotografia e vídeo de cunho pornográfico envolvendo adolescente, induzir menores de 18 anos a prostituição e fornecer bebida alcoólica aos adolescentes. Os fatos ocorreram entre os anos de 2016 e 2017. Nesta semana, ele foi condenado em primeira instância a 14 anos de prisão. Ele pode recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça.

A Polícia Civil de Itapiranga prendeu um homem de 21 anos suspeito de tentativa de homicídio no município. O mandado de prisão foi cumprido ontem no Rio Grande do Sul. Na noite do último domingo, o suspeito teria efetuado disparos de arma de fogo que atingiram dois colegas de trabalho dele, um homem de 25 anos e um adolescente de 16. Eles estavam prestando serviços na Linha Sede Capela, interior de Itapiranga. As vítimas foram atingidas nos braços e atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Nesta quarta-feira, o suspeito foi preso, interrogado na delegacia de polícia de Itapiranga e encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Três pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito no final da tarde desta quarta-feira na Willy Barth. A colisão aconteceu por volta das cinco e meia nas proximidades do décimo quarto RCMEC e envolveu um Golf de São Miguel do Oeste e um Agile de Descanso. Com o impacto, o Golf parou no canteiro central da avenida. O motorista do Golf, um homem de 69 anos, sofreu um corte na cabeça e escoriações pelo corpo. A caroneira do carro, uma idosa de 63 anos, relatou dores no peito e no braços. A condutora do veículo de Descanso, uma mulher de 27 anos, sofreu ferimentos nas pernas. Os três foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados para atendimento médico no Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.