O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O governo da Alemanha anunciou, nesta quarta-feira, que vai estender o lockdown imposto em todo o país até, pelo menos, o dia sete de março. A medida visa conter a propagação de novas variantes da Covid-19. Essa é a terceira vez seguida que o país muda a data final do confinamento imposto durante a nova onda da pandemia do coronavírus no continente europeu. Com a prorrogação do confinamento, permanecem fechados estabelecimentos como bares, restaurantes, hotéis, academias de ginástica, cinemas e teatros.
O grupo de parlamentares do Partido Democrata que atuam como promotores de acusação no julgamento de impeachment contra DONALD TRUMP exibiu nesta quarta-feira novas imagens e áudios da invasão ao Capitólio em seis de janeiro. O ex-presidente dos Estados Unidos é julgado pelos senadores por incentivar a violência. Ontem, no primeiro dia de sessão, os senadores aprovaram por 56 votos a favor e 44 contra a constitucionalidade do julgamento de um presidente que já deixou o mandato. Com o Senado dividido igualmente entre governistas e republicanos na oposição, o resultado significa que seis senadores do partido de TRUMP pretendem seguir em frente com o processo.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, falou pela primeira vez por telefone, nesta quarta-feira, com o presidente chinês, XI JINPING. Na chamada, BIDEN expressou "profundas preocupações" sobre o que chamou de práticas econômicas "injustas e coercitivas" de Pequim, sobre a repressão chinesa em Hong Kong e sobre "violações dos direitos humanos em Xinjiang", região onde vive a minoria muçulmana uigur. Os dois líderes também conversaram, de acordo com comunicado da Casa Branca, sobre a pandemia da Covid-19 e os "desafios comuns" colocados pelas questões de saúde e mudanças climáticas.
Três ministros acompanharam o relator DIAS TOFFOLI e votaram nesta quarta-feira, em sessão do plenário do Supremo Tribunal Federal, contra o reconhecimento do chamado "direito ao esquecimento" no Brasil. Um ministro votou a favor. A sessão terminou no final da tarde, e com isso o julgamento terá continuidade nesta quinta, com os votos de outros cinco ministros. O julgamento começou na quarta-feira da semana passada e decide se alguém pode reivindicar que meios de comunicação sejam impedidos de divulgar fatos e informações de um acontecimento que considere prejudicial ou doloroso. A decisão dos ministros terá repercussão geral, ou seja, servirá de orientação para casos semelhantes nas demais instâncias da Justiça.
O ex-ministro JOSÉ DIRCEU, o ex-diretor da Petrobras RENATO DUQUE e outras 13 pessoas foram denunciados nesta quarta-feira pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato. Eles são acusados de crimes como formação de cartel, corrupção, lavagem de dinheiro e fraude à licitação envolvendo 49 contratos de empresas com a estatal. No caso do ex-ministro, os crimes investigados são corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Já DUQUE foi denunciado pelas supostas práticas de cartel e corrupção passiva. Esta denúncia foi a primeira desde que parte dos procuradores da força-tarefa passaram a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, no início deste mês.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que prevê autonomia para o Banco Central. O texto segue para sanção presidencial. A votação ocorreu um dia após ter sido aprovada a urgência do projeto. Em um primeiro momento da sessão, os deputados aprovaram o texto-base por 339 votos a 114. Depois, analisaram os destaques, trechos que visavam modificar a redação principal. Todos foram rejeitados. O texto já foi aprovado pelo Senado e, entre outros pontos, define que o presidente do Banco Central terá mandato de quatro anos, não coincidente com o do presidente da República. Um dos objetivos com a mudança é blindar o órgão de pressões político-partidárias.
A confirmação de reservas para o Carnaval indica que a ocupação de leitos na hotelaria em Santa Catarina deve ficar em 60 por cento no feriadão. Um índice bem menor que a média dos últimos anos, que era de 95 por cento, e abaixo do limite de ocupação autorizado pelo Estado, de até 100 por cento. O levantamento é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina. De acordo com o presidente da entidade, RUI SCHURMANN, o setor calcula que a temporada deverá terminar com uma movimentação pelo menos 50 por cento menor do que no verão 2019-2020, que esteve longe de ser um recorde de faturamento. A procura indica que o pós-Carnaval será fraco para o turismo, com uma movimentação um pouco melhor no mês de março.
Das 298 mil doses da vacina recebidas até agora, pouco mais de 96 mil foram aplicadas em Santa Catarina, o que corresponde a 32 e meio por cento do estoque. Dos 295 municípios, apenas 18 deram início à aplicação da segunda dose. Além disso, não há previsão para a conclusão das fases Um e Dois da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. As informações foram repassadas pelo secretário de Saúde de Santa Catarina, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, aos deputados estaduais, nesta quarta-feira. Questionado pelos parlamentares sobre a velocidade da vacinação e de uma previsão para o término da primeira fase, o secretário disse que depende da chegada de novas doses. Ao todo, dois milhões e 800 mil pessoas estão listadas nos quatro grupos prioritários da vacinação no estado.
Santa Catarina fechou 2020 com um crescimento de cinco vírgula seis por cento nas vendas do comércio. O número é quase cinco vezes maior que a média nacional, de um vírgula dois por cento de acréscimo no acumulado do ano. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. Santa Catarina apresentou o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros. Segundo a pesquisa do IBGE, hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo com alta de 14 por cento e Móveis e Eletrodomésticos com incremento de nove por cento foram as atividades com maior expansão no ano de 2020 em Santa Catarina.
Sinte Regional não quer aulas presenciais. SÔNIA DAL PIVA – Coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação para nossa região, admite que o assunto é bastante polêmico e exige responsabilidade quando de se trata de decidir. Ela entende que nem todos tem consciência da gravidade da pandemia e as exigências da vigilância sanitária. Diz que o Sinte defende educação pública com qualidade, mas reforça que o momento não é de aulas presenciais.
Prioridade deve ser a vida de professores, funcionários e dos alunos. O comentário é da coordenadora regional do Sinte, acrescentando que o retorno a sala de aula põe em risco a saúde de todos. Conforme ela, estudos apontam que ambiente escolar é muito perigoso para proliferação de vírus, enquanto não haver vacina para toda população. Lembra que na Europa foram suspensas as aulas presenciais e só retornam depois que todos estiverem imunizados.
SÔNIA DAL PIVA deixa claro: professores querem trabalhar, mas não vão gostar de correr risco, e nem oferecer perigo a saúde de ninguém. A coordenadora do Sindicato dos Profissionais em Educação não vê grandes dificuldades em seguir com ensino on line, até que cem por cento da população esteja vacinada contra Covid-19.
São Lourenço do Oeste retorna com aulas presenciais. De acordo com o secretário de educação, ALEX TARDETTI, o ensino nas escolas volta essa semana, na modalidade presencial e hibrida, metade na escola e o restante online. Por enquanto o retorno abrange somente as turmas do primeiro ao nono ano, devido as diretrizes do planejamento de contingencia para um retorno seguro. O plano prevê ainda o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento de um metro e meio entre os estudantes para evitar aglomerações.
Escolas tiveram que ser preparadas para a volta às aulas. De acordo com os protocolos de segurança, o secretário de educação explica que São Lourenço tem 13 educandários, que abrangem cerca de quatro mil e 500 alunos. Entre elas, ALEX TARDETTI informa que são três do interior, e por serem educandários grandes e com poucos alunos, devem ter um retorno de 100 por cento presencial. Na cidade a dificuldade é maior, pois muitas turmas têm mais de 30 estudantes, e terão que ser divididas devido ao distanciamento mínimo exigido.
São Lourenço está na classificação risco laranja. TARDETTI informa que isso permitiria o retorno das aulas 100 por cento, porém, não é possível devido ao espaço escolar disponível. Na educação infantil, em que as turmas têm no máximo 16 alunos, voltam ao presencial em março. Entretanto, o secretário destaca que os pais podem optar por não mandar seus filhos para a escola, conforme a sua realidade. Quanto aos professores, ALEX diz que o quadro já está completo, com todos os efetivos, ACT’s e estagiários chamados.
Idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados contra Covid. De acordo com a coordenadora de saúde e vacinadora de Campo Erê, CASSIANE DE LIMA, a imunização inicia hoje. Pede que, se possível, familiares levem esses idosos até a unidade de saúde, que os profissionais fazem a aplicação de dentro do carro para evitar risco de contaminação. Ela informa que o município tem 37 pessoas acima dos 90. Alguns estão acamados, por isso as vacinadoras vão até a casa imunizar. Conforme a coordenadora, esse é o terceiro lote de vacinas recebidas no município.
Vacinação não é obrigatória. De acordo com CASSIANE DE LIMA, a imunização pode ser negada assinando um termo, porém, ela recomenda que todos que puderem façam. Nesse momento as doses estão disponíveis somente para quem é mais susceptível ao vírus, e a vacina foi muito estudada por isso é segura. Cerca de 80 por cento dos profissionais da saúde de Campo Erê já foram imunizados, agora é a vez dos idosos acima dos 90 anos e a previsão é de que logo seja a vez dos acima de 85. CASSIANE pede que, mesmo quem recebe a dose, continue com os cuidados, pois o município teve um aumento expressivo no número de casos.
Idosa de 112 anos recebe primeira dose da vacina da Covid-19 em Campo Erê. LEVINA XAVIER DOS SANTOS, sempre morou no município. Na manhã de hoje, ela recebeu a visita da enfermeira e foi vacinada. Para ela, esse era um momento, bastante esperado e fica muito feliz por receber a vacina. LEVINA conta que há muitos anos atrás ouviu falar sobre doenças parecidas, mas nada se compara ao coronavírus. Ela agradece a Deus pela sua saúde e também as enfermeiras que estiveram com ela na manhã de hoje.
Palma Sola prorroga prazo para renovação do bloco de produtor rural. Conforme o secretário de agricultura, JULIANO ZANDONÁ, a data inicial para que as notas fossem renovadas encerrou em 31 de janeiro, mas o tempo para isso foi estendido, e o agricultor pode regularizar até segunda-feira, dia 15. O secretário percebe uma queda na renovação comparando aos anos anteriores, que ele atribui principalmente a estiagem, que prejudicou todo o setor agrícola. Acrescenta que a maioria dos produtores rurais de Palma Sola leva a sério o bloco, entendendo a importância do documento.
Produtor tem vários benefícios mantendo bloco atualizado. JULIANO ZANDONÁ informa que a prefeitura disponibiliza programas, que só podem ser acessados por quem mantem as notas em dia. Complementa que é através do bloco que o homem do campo consegue se aposentar, e o movimento econômico registrado define que linhas de crédito ele pode acessar. Além disso, o secretário de agricultura salienta que o dinheiro movimentado com registro no bloco tem um retorno para o município. Se não apresentar as notas, o agricultor perde por lei os benefícios da prefeitura, além de dificultar a aposentadoria.
Setor agrícola foca na produção de silagem. O responsável pela pasta em Palma Sola, JULIANO ZANDONÁ, comenta que a atividade foi bastante prejudicada essa safra. Além da seca que dificultou o plantio, o produtor lamenta o excesso de chuva, que traz mais prejuízos na colheita. Informa que a secretaria presta serviço aos produtores com máquinas terceirizadas e as patrulhas agrícolas para dar conta da demanda. O trabalho também é forte na regulamentação de projetos prometidos na campanha, que precisam ficar prontos para aprovação na câmara. ZANDONÁ manda ofícios a deputados em busca de emendas para investir nas patrulhas.
Atualização do bloco de produtor rural pode ser feita a qualquer momento em Marmeleiro. De acordo com o secretário de agricultura SIDICLEI RISSO, desde que em área com título no nome do agricultor ou com autorização de uso. Informa que esteve em reunião com o superintendente do Incra, quando conversaram sobre os assentamentos do município. Entre os assuntos tratados, falaram de incentivos a criação de lotes rurais produtivos, para que os agricultores plantem, vendam e façam o bloco de produtor. Esclarece que a regularização das notas dá acesso a programas de benefícios da prefeitura.
Secretário deseja atender aos produtores, mas também quer que tenham as obrigações em dia. Desde o início do mandato, SIDICLEI RISSO estabeleceu 11 núcleos rurais, que são grupos de agricultores no WhatsApp. Explica que cada núcleo compreende de três a quatro comunidades, e auxilia na comunicação entre o produtor e a secretaria. Por lá consegue ficar sabendo das demandas da agricultura, e também levar a informação diretamente ao produtor. Comenta que os núcleos abrangem cerca de 90 por cento da população rural de Marmeleiro, que ficam sabendo das mudanças ao mesmo tempo e conseguem tirar suas dúvidas sem precisar sair da propriedade.
Somente 50 por cento dos recursos para agricultura familiar são operacionalizados pelas cooperativas. A informação é de JANDIR SELZER – Coordenador da Fetraf. Um grande problema, comenta ele, é que o governo federal não quer mais arcar com a outra metade. A união quer que as cooperativas de crédito garantem sozinhas os recursos. Resultado de tudo isso é que para pouco mais da metade do plano safra já não há mais recurso. Lamenta também que o Ministério da Agricultura quer acabar com o Proagro, que é o seguro da lavoura.
Bombeiros recebem novos equipamentos para resgate veicular. Os quarteis do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, Xaxim e São Lourenço do Oeste receberam conjuntos de equipamentos de resgate veicular. O material é de última geração. Os bombeiros de Santa Catarina são os primeiros do Brasil a receber esse tio de ferramenta. Segundo o capitão ALAN CIELUSINSKY, de São Lourenço do Oeste, o grande diferencial das ferramentas é que funcionam a bateria e possuem força e rapidez de corte superiores aos equipamentos de gerações anteriores.
Cada equipamento pesa aproximadamente 20 quilos. Por não serem ligados a um motor a combustão, como os das gerações anteriores, são muito mais práticos e funcionais, tornando o trabalho de resgate mais dinâmico e versátil. Segundo o capitão, as novas ferramentas podem ser usadas também debaixo d' água. Conforme o comandante em São Lourenço, a entrega oficial dos equipamentos deverá ocorrer na próxima semana. Enquanto isso, os bombeiros estão em fase de testes e instruções.
Motorista fica ferido após caminhão sair da pista e tombar na PR-180. Foi em Renascença, na manhã de hoje. O caminhão Volvo emplacado em EsteioRS, estava carregado com transformadores, e seguia sentido a Campo Erê, quando numa curva, perdeu o controle e acabou tombando. O SAMU prestou atendimento ao motorista. Ele se queixava de dores nas costas e foi encaminhado para atendimento médico. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local para o registro do acidente e remoção do veículo.
Motorista atropela duas pessoas e acaba preso. Uma mulher de 35 anos e um homem de 42 anos foram atropelados na rua Mário Pagliosa, loteamento Meneguetti, em São Lourenço do Oeste. O motorista, de 42 anos, foi preso. Conforme a Polícia Militar, o homem conduzia um Fiat Uno e atropelou as pessoas que estavam transitando pelo acostamento da rua. A PM comprovou que ele estava alcoolizado. Com isso, o motorista recebeu voz de prisão pelo crime de dirigir sob efeito de álcool e foi levado à delegacia.
Homem é preso após ameaçar familiares e reagir a abordagem policial. Fo no final da tarde de ontem, na Avenida Júlio Assis Cavalheiro, bairro Industrial. A PM foi chamada, pois um homem estaria ameaçando familiares. Quando os policiais chegaram ele já havia saído com um veículo. Após buscas, o suspeito foi localizado e acatou a abordagem, porém quando os policiais desembarcaram ele arrancou bruscamente e iniciou uma fuga, sendo mobilizadas demais equipes. O condutor trafegava pela contra mão evitando a aproximação de viaturas, parando somente no bairro São Cristóvão.
Durante abordagem o condutor reagiu, agredindo um dos policiais com socos no rosto, no peito e cotovelada. Ele foi dominado, porém continuou reagindo com socos e ponta pés na equipe. Ainda conforme a polícia, ao ser colocado no camburão, desferiu chutes causando danos na viatura. Já na Subdivisão de Polícia ele reagiu novamente sendo necessário emprego de mais policiais para domina-lo. Ao ser colocado na cela ele deu cabeçadas nas grades, sendo necessário acionar o SAMU para atendimento, mas reagiu com violência ao atendimento médico, sendo necessário ser encaminhado para a UPA com acompanhamento de policiais e enfermeiros na ambulância. Depois de medicado ele foi encaminhado novamente para a delegacia.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.