-GOVERNO PREPARA PLANO EMERGENCIAL PARA REALIZAR EXAMES E CIRURGIAS
-ESTADO CATARINENSE TEM 19 PESSOAS DETIDAS POR PARTICIPAÇÃO DE ATOS EM BRASÍLIA
-MUNICÍPIO ORGANIZA COLETA DE SANGUE PARA O PRÓXIMO DIA 20 DESTE MÊS
-NOVO PRESIDENTE DO CIS AMEOSC QUER ENTENDER A REALIDADE DE CADA MUNICÍPIO
-CASA DE PASSAGEM INDÍGENA DE SMOESTE RECEBEU QUASE 50 FAMÍLIAS EM 2022
-HOMEM TEM VEÍCULO FURTADO DURANTE O FINAL DE ANO NO CENTRO DA CIDADE
-POLÍCIA VAI INVESTIGAR MORTE DE CACHORRO EM “HOTEL PARA CÃES” DE SMOESTE
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo cinco reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois centavos.
A Casa Branca informou nesta semana que documentos confidenciais da época em que o atual presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, foi vice-presidente foram encontrados em um escritório privado do democrata. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Os documentos foram encontrados por advogados de BIDEN em novembro passado ainda em um escritório localizado em Washington. Ainda no dia da descoberta, a Casa Branca notificou o Arquivo Nacional, que buscou os papéis na manhã seguinte.
O Haiti acordou nesta terça-feira sem sua última instituição democraticamente eleita, o Senado. O desenvolvimento solidifica o que alguns chamam de "ditadura de fato" no país, que é assolado pela violência de gangues. Os 10 senadores, no entanto, representavam apenas simbolicamente os 11 milhões de habitantes do país nos últimos anos, já que o Haiti não consegue realizar eleições legislativas desde outubro de 2019. Seus mandatos expiraram da noite para o dia, deixando o país sem um único legislador em sua Câmara ou Senado em meio a uma crise política crescente. A situação no país é registrada desde a morte do presidente JOVENEL MOISE em julho de 2021.
O Ministério Público do Peru anunciou nesta terça-feira que irá investigar a presidente DINA BOLUARTE pelos supostos crimes de "genocídio, homicídio qualificado e lesões graves" durante os protestos contra ela, que deixaram 40 mortos em um mês. A investigação é pelos supostos crimes de "genocídio, homicídio qualificado e lesões graves" durante as manifestações antigovernamentais em ao menos seis regiões do país. A investigação também inclui o ex-chefe de gabinete, PEDRO ÁNGULO, e o ex-ministro do Interior, CÉSAR CERVANTES. Ambos estavam no governo no período que houve 22 mortes devido à repressão das forças de ordem.
O Supremo Tribunal Federal começou a julgar nesta quarta-feira o afastamento do governador do Distrito Federal, IBANEIS ROCHA do MDB. A deliberação iniciou à meia-noite e termina às 11 horas e 59 minutos da noite de hoje no plenário virtual, plataforma em que os ministros registram o voto. O ministro ALEXANDRE DE MORAES ordenou na última segunda-feira ainda que IBANEIS fique fora do cargo durante 90 dias. Após o afastamento de IBANEIS ROCHA, o cargo foi assumido pela vice-governadora, CELINA LEÃO que reconheceu as falhas no comando da polícia durante os atos de vandalismo. Para ela, IBANEIS, recebeu várias informações equivocadas durante todo o momento da crise e não tem participação na depredação contra os prédios dos três poderes da República.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES disse nesta terça-feira que as instituições brasileiras não manterão "diálogo" com os vândalos que destruíram as sedes dos Três Poderes no último domingo. O magistrado também rebateu reclamações de detidos na Academia Nacional de Polícia, que falaram do tratamento dado aos presos e declarou que a prisão não é uma colônia de férias. ALEXANDRE DE MORAES disse ainda que não é possível conversar com essas pessoas de forma civilizada, pois, elas não são civilizadas, visto o que fizeram no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e, com muito mais ódio, no Supremo Tribunal Federal. Ele também afirmou que as instituições não irão fraquejar.
A ministra da Saúde, NÍSIA TRINDADE, se reuniu com o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA nesta terça-feira em Brasília para discutir as ações prioritárias da pasta nos primeiros 100 dias de governo. De acordo com ela, o governo está trabalhando na elaboração de um plano emergencial para a realização de diagnósticos, para cirurgias, como um dos pontos centrais de atuação. Segundo NÍSIA, a intenção do Ministério da Saúde é promover um trabalho interfederativo, promovendo conversas com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. NÍSIA TRINDADE também falou sobre a retomada do Farmácia Popular e a ampliação dos medicamentos ofertados para a população.
A secretaria de Saúde de Florianópolis informou nesta terça-feira que a epidemia de diarreia chegou a mil, 251 casos. O setor também afirmou que ainda não sabe o agente causador, porém, destacou que os números de casos são somados desde o dia primeiro de janeiro. Os sintomas incluem também dores abdominais e vômitos. Do total de mil, 251 casos, 914 deles foram identificados na Unidade de Pronto Atendimento que fica em Canasvieiras, no Norte da Ilha. Já na UPA Sul, foram 337 casos. A epidemia atinge moradores e turistas e as causas são investigadas, porém, uma das hipóteses em apuração é a relação aos locais impróprios para banho em algumas praias, especialmente no Norte da Ilha.
Municípios do Meio-Oeste de Santa Catarina foram atingidos por um temporal de granizo no início da tarde desta terça-feira. Água Doce, Treze Tílias, Salto Veloso, Arroio Trinta e Macieira tiveram registros do fenômeno, com imagens que viralizaram nas redes sociais da paisagem tomada pelas pedras de gelo. A região segue com alerta para novas ocorrências ao longo do dia. O temporal não chegou a avançar sobre as cidades, se concentrando em áreas rurais. Por conta disso, os estragos se deram nas plantações da região, em especial as de milho, soja e também de uva.
O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, determinou nesta terça-feira que a Secretaria de Articulação Nacional do Estado, em Brasília, acompanhe de perto a situação dos 19 catarinenses que se encontram detidos após os atos registrados domingo na Capital Federal. Segundo JORGINHO, o governo está acompanhando e monitorando a situação para tentar garantir o direito de cada um ao processo legal a que todos temos direito. JORGINHO afirmou que alguns dos detidos são catarinenses e por isso o Estado está se fazendo presente. O governador informou ainda que está em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina, com a Procuradoria-Geral do Estado e também com a ministra do Supremo Tribunal Federal, ROSA WEBER.
O Cine Peperi vai exibir a partir de hoje a última semana do filme “Avatar – O Caminho da Água”. Nesta quarta-feira serão duas sessões, sendo às cinco e meia da tarde e também às nove e meia da noite. Já a partir de amanhã, a exibição será sempre às nove e meia da noite. Todas as sessões são em 3D dubladas e a partir de hoje todos pagam metade do preço para assistir “Avatar – O Caminho da Água”. O filme fica em cartaz até a quarta-feira da semana que vem. Nesta quarta-feira a bilheteria estará aberta a partir das quatro e meia da noite. Todas as demais informações podem ser conferidas através do Portal Peperi na internet, no ícone cinema.
A interrupção do trânsito na BR-163, no Extremo-Oeste, que estava prevista para esta quarta-feira foi transferida para a próxima sexta-feira em Guaraciaba. A interdição do fluxo de veículos continua sendo a mesma e acontece entre os quilômetros 79 e 87, em Guaraciaba, paralisando os dois sentidos para o transporte da pavimentadora até o quilômetro 79. De acordo com o DNIT, a ação também vai iniciar a partir das três horas da tarde com duração de até duas horas. Em caso de mau tempo, a movimentação da máquina será adiada para outra data a ser informada.
As matrículas para o ano letivo de 2023 nas escolas da rede pública estadual serão reabertas na última semana do mês. A informação é do Diretor da escola São Miguel, MARCELO TEIXEIRA. Ele explicou que o segundo período de matrículas começa no dia 23 e vai até o dia 25. TEIXEIRA disse que as famílias devem fazer a inscrição no portal e solicitar a vaga. Depois disso, o responsável deve comparecer na escola com os documentos necessários e confirmar a matrícula. A escola São Miguel, um das maiores da região, tem vagas do primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. Ele comentou que as turmas já estão formadas, mas ainda é possível acomodar novos alunos para este ano.
O Hemosc deve realizar uma nova coleta de sangue com doadores de São Miguel do Oeste ainda neste mês. De acordo com o secretário de saúde, ALFREDO SPIER, a data foi definida pelo Hemocentro de Chapecó para o dia 20 de janeiro. SPIER explicou que a secretaria de saúde organiza a relação de doadores e fornece o transporte para as pessoas. No dia escolhido, os doadores são levado para o Hemosc de Chapecó. A projeção é de que pelo menos 15 pessoas façam a doação. SPIER disse que os interessados em doar sangue devem se inscrever na secretaria de saúde do município. As vagas são limitados e serão preenchidas por ordem de inscrição.
O Hemocentro de Chapecó deve retomar, neste ano, a captação de sangue em São Miguel do Oeste. A projeção é do secretário de saúde, ALFREDO SPIER. Ele disse que uma equipe do Hemosc deve se deslocar para o município ainda na primeira quinzena de fevereiro. Ele explicou que esse trabalho facilita a doação, já que os moradores não precisam fazer mais de cem quilômetros para ir até Chapecó. 80 pessoas devem fazer doação de sangue neste dia. SPIER citou que essa atividade é mais um importante passo para que o Hemosc instale uma estrutura permanente para fazer a captação de sangue. A coleta de fevereiro deve ocorrer em uma sala da Unoesc no bairro Agostini.
Um doador pode salvar até quatro vidas. A afirmação é do secretário de saúde, ALFREDO SPIER. De acordo com ele, a doação de sangue é um ato de solidariedade e digno de aplauso. O secretário reforçou o pedido para que os doadores se inscrevam para a doação em Chapecó neste mês e que preencham as 80 vagas para a coleta de fevereiro em São Miguel do Oeste. SPIER comentou que é muito importante que as pessoas se conscientizem e destinem um tempo para a doação de sangue. Ele ressaltou que a população do município tem um histórico de envolvimento com esse tema. São Miguel do Oeste é um das cidades que mais tem doadores na região com efetiva participação na doação de sangue para o Hemosc.
O novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina e também prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, participou na última semana do Peperi Entrevista. Na oportunidade, ele pontuou sobre o mandato que iniciou no começo deste ano à frente do Cis Ameosc. Ele lembrou que já possui experiência visto os diversos anos de atuação em hospitais públicos e privados, além de redes de saúde no geral. ALEXANDRE RIBAS citou ainda o trabalho realizado como médico na região, quando na oportunidade acabou conhecendo de perto a realidade dos municípios da região Extremo-Oeste catarinense.
Os municípios do Extremo-Oeste catarinense acabam assumindo diversas funções e responsabilidades que seriam do governo estadual na questão da saúde e isso precisa mudar. A declaração é do novo presidente do Cis Ameosc, ALEXANDRE RIBAS. De acordo com ele, é necessário um bom diálogo com o governador JORGINHO MELLO para que os gargalos e entraves na saúde regional sejam resolvidos. Segundo ele, é fundamental conhecer ainda mais a realidade de cada secretaria de Saúde e por isso anunciou que pretende visitar cada município associado para entender as reais necessidades e demandas de cada localidade.
O discurso do novo governador JORGINHO MELLO é fundamental e de extrema importância em relação à Saúde catarinense. A avaliação é do novo presidente do Cis Ameosc, ALEXANDRE RIBAS. Conforme ele, a pandemia prejudicou a questão de cirurgias eletivas, criando uma extensa fila e isso precisa ser corrigido. Ele também admitiu que o consórcio deve se envolver nas questões que envolvam o Hospital Regional na busca de recursos e melhorias, porém, frisou que além de questões físicas na unidade hospitalar, também é necessário recursos humanos, ou seja, profissionais capacitados e qualificados para executar o trabalho na região.
O trabalho do Cis Ameosc na questão de licitação deve continuar de forma intensa em parceria com o próprio Conder. A afirmação é do novo presidente do Consórcio, ALEXANDRE RIBAS. Ele comentou que esse trabalho garante mais qualidade e melhor preço através dos procedimentos realizados.
A casa de passagem indígena de São Miguel do Oeste recebeu 48 famílias durante o ano de 2022. A informação é da diretora do Departamento de Cidadania da secretaria de Assistência Social, LORENI COMEL. Ela explicou que até o final do primeiro semestre, o espaço contava com quatro casas para os índios que vem para o município. A partir de agosto, foram abertas mais duas casas e em dezembro, todas as seis unidades ficaram ocupadas. Ela explicou que as famílias podem ficar até 15 dias no local. De acordo com LORENI, a casa de passagem foi criada para oferecer um espaço adequado e digno para os indígenas que se deslocam para a venda de artesanato no município.
Os indígenas, de forma geral, seguem as regras para ocupação da casa de passagem de São Miguel do Oeste. De acordo com a diretora do Departamento de Cidadania da secretaria de Assistência Social, LORENI COMEL, as famílias podem entrar até as cinco horas da tarde de sexta-feira e devem deixar o local no mesmo horário. O tempo de permanência máximo é de duas semanas. LORENI explicou que casa trabalha com o sistema de agendamento e os indígenas não podem consumir bebidas alcoólicas no espaço. Ela comentou ainda que em algumas datas, com o Natal e o Dia das Mães, a procura das famílias pela casa de passagem aumenta. O município projeta uma demanda maior dos indígenas neste ano na comparação com o ano passado.
Os indígenas que desejam vir para São Miguel do Oeste e ficarem na casa de passagem devem procurar primeiro os escritórios na sua aldeia e fazerem o pedido de uso. O comentário é da diretora do Departamento de Cidadania da secretaria de Assistência Social, LORENI COMEL. Ela pontuou porém, que nem sempre isso ocorre visto conflitos internos existentes na própria comunidade indígena. Ela salientou que a maioria das aldeias, especialmente as localizadas no Rio Grande do Sul possuem esse escritório e por isso o procedimento deve ser feito na própria localidade.
Os moradores de São Miguel do Oeste que perceberem a instalação de indígenas em locais que não seja na casa de passagem deve contatar o Departamento de Cidadania. A orientação é da diretora do departamento, LORENI COMEL. Ela lembrou que o setor está localizado no Caic no bairro São Luiz. O número para contato é o 49 9 9160-0815, sendo também WhatsApp. Já em relação aos imigrantes em São Miguel do Oeste, ela salientou que todos precisam fazer o cadastro junto ao setor. LORENI explicou que o procedimento é fundamental para que o município tenha os dados corretos em relação aos imigrantes e também para que possa executar as políticas públicas corretas para essa população.
Os imigrantes que não possuem documentação devem procurar o Departamento de Cidadania de São Miguel do Oeste o quanto antes. O alerta é da diretora, LORENI COMEL. Ela ressaltou que o setor faz todos os encaminhamentos necessários e ainda auxilia para que as famílias sejam atendidas na sua totalidade no município.
A Polícia Civil cumpriu três mandados de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão por tráfico de drogas em Campo Erê e São Lourenço do Oeste. Um homem de 29 anos de idade e duas mulheres, de 21 e 50 anos, foram presos por suspeita de envolvimento com o tráfico. As prisões do homem e da mulher de 50 anos de idade, bem como o cumprimento do mandado de busca domiciliar, onde foram apreendidas uma porção de maconha e um simulacro de arma de fogo, foram efetuados no bairro Cohab. A mulher de 21 anos foi detida em uma boate localizada às margens da SC 480, no município de São Lourenço do Oeste. As investigações começaram em novembro de 2022 e duas pessoas foram presas no final de 2022. A Operação Policial desta terça-feira contou com a presença de 20 policiais civis.
Um internauta entrou em contato com o Portal Peperi nesta terça-feira para relatar sobre o furto do seu automóvel. O homem contou que deixou um Gol G5 com placas MGN-1053 de cor vermelha estacionado na Avenida Getúlio Vargas no último dia 21 de dezembro e ao retornar no dia cinco de janeiro não encontrou mais o automóvel no local deixado no mês passado. Ele disse ainda que deixou o Gol na parte da Avenida que não possui estacionamento rotativo, justamente para não ser guinchado. A vítima também entrou em contato com a Polícia Militar para saber se o veículo havia sido recolhido, porém, foi informado que o procedimento não havia sido realizado. Um Boletim de Ocorrência foi confeccionado e qualquer informação deve ser repassada para o 190 ou através do número, (49) 9 9178-2058.
A Polícia Civil de São Miguel do Oeste vai investigar a morte de um cachorro que estava em um estabelecimento destinado exclusivamente para animais. A informação é da delegada, JOELMA ALBERTON. Ela explicou que os tutores deixaram o animal em um hotel para cães e durante a estadia, ele acabou morrendo após ser atacado por outro cão. Segundo ela, o casal registrou um Boletim de Ocorrência e denunciou o crime de maus-tratos no estabelecimento. JOELMA explicou que essa denúncia específica precisa ser apurada, pois no caso em questão, esse crime não se enquadra, visto que para isso é necessário que haja de fato a intenção de machucar o animal, o que não ocorreu na morte do animal de estimação.
A delegada de Polícia Civil de São Miguel do Oeste, JOELMA ALBERTON acredita que houve negligência no cuidado com o animal morto em um hotel para cães localizado no município. Para ela, faltou cautela dos empresários em relação ao outro animal que proferiu os ataques, ocasionando a morte de um deles. De acordo com ela, houve a omissão por parte do local, na cautela da guarda do animal de estimação. JOELMA explicou que um Termo Circunstanciado foi instaurado e a conduta dos empresários será apurada. Ela citou ainda que após esse procedimento, o caso será encaminhado para o Ministério Público e audiências deverão ser realizadas para que todo o caso seja concluído.