-GOVERNO PREPARA PLANO EMERGENCIAL PARA REALIZAR EXAMES E CIRURGIAS
-ESTADO TEM 19 PESSOAS DETIDAS POR PARTICIPAÇÃO DE ATOS EM BRASÍLIA
-IPORÃ DO OESTE INICIA CASTRAÇÃO GRATUITA DE ANIMAIS DE RUA
-PRESIDENTE QUER AMPLIAR ASSOCIAÇÃO DO ARTESANATO DO MUNICÍPIO
-TECNOLOGIA E EFICIÊNCIA AUMENTARAM A PRODUÇÃO DE LEITE EM SJO
-CIRCUITO DE CICLOTURISMO DEVE CONTEMPLAR MUNICÍPIOS DA AMEOSC
-POLÍCIA ATENDE DUAS OCORRÊNCIAS DE FURTO DE VEÍCULOS NA REGIÃO
-IDOSO TENTA SUBORNAR POLICIAIS COM DINHEIRO E ACABA PRESO NA SC 163
O tempo é de sol entre nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quarta-feira cotado em cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo cinco reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois centavos.
A Casa Branca informou, nesta semana, que documentos confidenciais da época em que o atual presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, foi vice-presidente, foram encontrados em um escritório privado do democrata. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Os documentos foram encontrados por advogados de BIDEN em novembro passado, em um escritório localizado em Washington. Ainda no dia da descoberta, a Casa Branca notificou o Arquivo Nacional, que buscou os papéis na manhã seguinte.
O Haiti acordou, nesta terça-feira, sem sua última instituição democraticamente eleita, o Senado. O desenvolvimento solidifica o que alguns chamam de "ditadura de fato" no país, que é assolado pela violência de gangues. Os dez senadores, no entanto, representavam apenas simbolicamente os 11 milhões de habitantes do país nos últimos anos, já que o Haiti não consegue realizar eleições legislativas desde outubro de 2019. Seus mandatos expiraram da noite para o dia, deixando o país sem um único legislador em sua Câmara ou Senado em meio a uma crise política crescente. A situação no país é registrada desde a morte do presidente, JOVENEL MOISE, em julho de 2021.
O Ministério Público do Peru anunciou, nesta terça-feira, que irá investigar a presidente, DINA BOLUARTE, pelos supostos crimes de "genocídio, homicídio qualificado e lesões graves" durante os protestos contra ela, que deixaram 40 mortos em um mês. A investigação é pelos supostos crimes de "genocídio, homicídio qualificado e lesões graves" durante as manifestações antigovernamentais, em ao menos seis regiões do país. A investigação também inclui o ex-chefe de gabinete, PEDRO ÁNGULO, e o ex-ministro do Interior, CÉSAR CERVANTES. Ambos estavam no governo no período que houve 22 mortes devido à repressão das forças de ordem.
O Supremo Tribunal Federal começou a julgar, nesta quarta-feira, o afastamento do governador do Distrito Federal, IBANEIS ROCHA, do MDB. A deliberação iniciou à meia-noite e termina às 11 horas e 59 minutos da noite de hoje no plenário virtual, plataforma em que os ministros registram o voto. O ministro, ALEXANDRE DE MORAES, ordenou na última segunda-feira que IBANEIS fique fora do cargo durante 90 dias. Após o afastamento de IBANEIS ROCHA, o cargo foi assumido pela vice-governadora, CELINA LEÃO, que reconheceu as falhas no comando da polícia durante os atos de vandalismo. Para ela, IBANEIS recebeu várias informações equivocadas durante todo o momento da crise e não tem participação na depredação contra os prédios dos três poderes da República.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES, disse nesta terça-feira que as instituições brasileiras não manterão "diálogo" com os vândalos que destruíram as sedes dos Três Poderes no último domingo. O magistrado também rebateu reclamações de detidos na Academia Nacional de Polícia, que falaram do tratamento dado aos presos e declarou que a prisão não é uma colônia de férias. ALEXANDRE DE MORAES disse ainda que não é possível conversar com essas pessoas de forma civilizada, pois, elas não são civilizadas, visto o que fizeram no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e, com muito mais ódio, no Supremo Tribunal Federal. Ele também afirmou que as instituições não irão fraquejar.
A ministra da Saúde, NÍSIA TRINDADE, se reuniu com o presidente, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, nesta terça-feira, em Brasília, para discutir as ações prioritárias da pasta nos primeiros 100 dias de governo. De acordo com ela, o governo está trabalhando na elaboração de um plano emergencial para a realização de diagnósticos para cirurgias, como um dos pontos centrais de atuação. Segundo NÍSIA, a intenção do Ministério da Saúde é promover um trabalho interfederativo, promovendo conversas com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. NÍSIA TRINDADE também falou sobre a retomada do Farmácia Popular e a ampliação dos medicamentos ofertados para a população.
A secretaria de Saúde de Florianópolis informou, nesta terça-feira, que a epidemia de diarreia chegou a mil 251 casos. O setor também afirmou que ainda não sabe o agente causador, porém, destacou que os números de casos são somados desde o dia primeiro de janeiro. Os sintomas incluem também dores abdominais e vômitos. Do total de mil 251 casos, 914 deles foram identificados na Unidade de Pronto Atendimento que fica em Canasvieiras, no Norte da Ilha. Já na UPA Sul, foram 337 casos. A epidemia atinge moradores e turistas e as causas são investigadas, porém, uma das hipóteses em apuração é a relação aos locais impróprios para banho em algumas praias, especialmente no Norte da Ilha.
Municípios do Meio-Oeste de Santa Catarina foram atingidos por um temporal de granizo no início da tarde desta terça-feira. Água Doce, Treze Tílias, Salto Veloso, Arroio Trinta e Macieira tiveram registros do fenômeno, com imagens que viralizaram nas redes sociais, da paisagem tomada pelas pedras de gelo. A região segue com alerta para novas ocorrências ao longo do dia. O temporal não chegou a avançar sobre as cidades, se concentrando em áreas rurais. Por conta disso, os estragos se deram nas plantações da região, em especial as de milho, soja e também de uva.
O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, determinou nesta terça-feira que a Secretaria de Articulação Nacional do Estado, em Brasília, acompanhe de perto a situação dos 19 catarinenses que se encontram detidos após os atos registrados domingo na Capital Federal. Segundo JORGINHO, o governo está acompanhando e monitorando a situação para tentar garantir o direito de cada um ao processo legal a que todos tem direito. JORGINHO afirmou que alguns dos detidos são catarinenses e por isso o Estado está se fazendo presente. O governador informou ainda que está em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina, com a Procuradoria-Geral do Estado e também com a ministra do Supremo Tribunal Federal, ROSA WEBER.
Secretário destaca 2022 como um ano de muito serviço para o setor de Transportes e Obras de Tunápolis. Conforme o Secretário de Transportes e Obras do município, ADRIANO GASSEN, em 2022 as aquisições contemplaram maquinários para renovação das estradas. Lembra que foram adquiridos dois caminhões caçamba, rolo compactador e retroescavadeira. GASSEN informa que o objetivo é de renovar o parque de máquinas a cada ano, para o bom atendimento da população. Ele lembra que, entre outros serviços, houve envolvimento direto do setor com a Efacitus, evento que ocorreu em 2022 no município. O secretário destaca ainda as obras voltadas para a indústria e comércio, que também ficaram com saldo positivo.
O secretário de transportes e obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, destaca o clima como impactante para o setor. Ele informa que em 2021, a estiagem longa prejudicou os trabalhos nas estradas. Já em 2022, a chuva foi determinante para que os setor tivesse movimento diferenciado na recuperação das estradas, tendo que se reinventar. O secretário informa que a principal meta elencada pelo setor é a manutenção da malha viária, que se torna imprescindível para o escoamento da produção rural. Ele salienta que a equipe é comprometida com os trabalhos e focada nos objetivos, o que fornece uma perspectiva de que os trabalhos continuem sendo executados de forma eficaz no município. ADRIANO GASSEN afirma que as metas do setor foram atingidas em 2022. Ele projeta com bons olhos, os trabalhos em 2023.
Primeira colocação na produção de leite por densidade na região é reflexo do trabalho feito pelos produtores em cada propriedade de São João do Oeste. A afirmação é da diretora de movimento econômico do município, TATIELE REINEHR. Ela destaca que o resultado não vem de hoje, mas sim de longa data, o que pode ser comprovado pelo movimento econômico registrado nos últimos anos. Conforme a diretora, em 2020 foram mais de 60 milhões de litros produzidos em 390 propriedades. Em 2021, foram mais de 61 milhões de litros que saíram de 372 propriedades.
Tecnologia e eficiência aumentam a produtividade. Conforme diretora de movimento econômico de São João do Oeste, TATIELE REINEHR, o número de propriedades vem caindo, mas a produção aumentando devido, principalmente, à modernização no campo e a eficiência genética. Ela informa que o confinamento ou semi confinamento permitem um maior número de animais por área. TATIELE cita que o poder público tem influência neste aspecto com disponibilidade de cursos voltados a área rural, programas de incentivo e suporte aos agricultores. Ela menciona que o município está sempre atento às necessidades do produtor, que é quem faz acontecer.
O movimento de 2022 ainda não está fechado até o momento. TATIELE REINEHR ressalta a importância do prazo para prestação de contas da nota fiscal do produtor, fundamental para o movimento econômico do município. A diretora lembra que os produtores do município já estão aderindo à nota fiscal eletrônica. Com isso, quem já está operando na forma eletrônica, terá prestação de contas automática. Já para os que trabalham com a nota física, o procedimento de prestação de contas e validação das notas não utilizadas deverá ocorrer o quanto antes. Ela menciona que alguns produtores terão de fazer o procedimento depois do dia 15. TATIELE lembra que com a aproximação do prazo final, a tendência é que o sistema fique sobrecarregado, gerando lentidão e podendo até ficar indisponível.
Presidente quer ampliar a Associação do Artesanato de Iporã do Oeste. Entidade foi criada em 2016, através de um Projeto proposto pela então vereadora, ITAMARA BAGATINI, que também foi a primeira presidente. De acordo com ela, o objetivo da Associação é de integrar as pessoas que fazem artesanato como forma de agregar renda para suas famílias. Além de unir os artesãos, a entidade facilita a ocupação de espaços na comunidade local e regional para a venda dos produtos. ITAMARA vai presidir novamente a Associação do Artesanato Novo Amanhã pelos próximos dois anos, com o objetivo de ampliar o quadro social da entidade. Ela observa que muitas pessoas, principalmente mulheres, ainda trabalham de forma individual, no silêncio de suas casas. A intenção é trazê-las para a Associação, fazendo com que passem a atuar com o artesanato de forma oficial e normatizada.
A presidente da Associação do Artesanato Novo Amanhã ressalta que também serão ofertados cursos de capacitação para as associadas, visando aprimorar cada vez mais as técnicas de fabricação. ITAMARA BAGATINI pontua que a nova diretoria também vai incentivar a emissão da carteirinha de artesão, pois ela pode servir de base para que a pessoa consiga se aposentar, além de proporcionar a participação em feiras de artesanato em toda a região. ITAMARA observa que o artesanato é feito com amor, dedicação e com base na cultura, história e tradições de cada localidade, merecendo ser cada vez mais valorizado pela sociedade.
O projeto de castração de animais de rua iniciou ontem em Iporã do Oeste. De acordo com o Médico Veterinário da clínica responsável pelos procedimentos, ALEXANDRE BARROS, o objetivo é de evitar a reprodução descontrolada desses animais, principalmente dos gatos. O veterinário explica que essa era uma demanda antiga da ONG ASANIO que finalmente foi colocada em prática, através de um convênio assinado com a prefeitura. BARROS salienta que no primeiro momento está sendo dada prioridade para a captura e castração dos animais que se encontram nas ruas, para posterior entrega às pessoas interessadas em adotá-los. Desde ontem, a população já pode entrar em contato com a ONG ASANIO para relatar a existência de animais de rua nas proximidades de sua casa, para que seja programada a captura para castração.
As pessoas que adotaram animais de rua que ainda não foram castrados também serão beneficiadas com o procedimento gratuito. A afirmação é do Médico Veterinário, ALEXANDRE BARROS. De acordo com ele, essas pessoas também já podem procurar a ONG para fazer um cadastro de interesse e serem beneficiadas com a castração gratuita dos seus animais. Em relação aos animais de rua, caso não haja pessoas interessadas em adotá-los após a castração, será feita a soltura novamente nas ruas. O veterinário explica que apesar disso, a tendência é que não ocorra mais a reprodução descontrolada, visto que eles estarão castrados. Outro benefício do Projeto apontado por ALEXANDRE BARROS é um maior controle das zoonoses e a diminuição da perturbação causada pelas brigas, principalmente entre cães e gatos machos nas ruas da cidade.
Atendimento na Escola Padre Balduíno Rambo segue somente em regime de plantão. De acordo com o diretor da Escola Estadual de Tunápolis, RENATO PAULATA, o atendimento presencial será retomado no dia 20 de janeiro, quando as equipes administrativa e pedagógica retornarão ao trabalho para iniciar o planejamento do ano letivo de 2023. PAULATA lembra que caso alguém necessite de alguma informação ou documento, poderá solicitar via WhatsApp ou pelo e-mail da Escola durante o período de recesso.
RENATO PAULATA salienta que a primeira semana de fevereiro será dedicada exclusivamente ao planejamento das atividades de 2023. Essa atividade envolverá a diretoria, equipe pedagógica e todos os profissionais do educandário. O diretor considera que esse é um momento importante para a Escola, pois de forma conjunta, serão traçadas as melhores metas para a educação dos alunos e a formação continuada dos professores. As aulas no ano letivo de 2023 estão previstas para começar no dia oito de fevereiro.
Circuito permanente de cicloturismo deverá contemplar todos os municípios da Ameosc. A região Extremo Oeste catarinense deverá ter um circuito permanente de cicloturismo em breve. O convênio para a realização dos estudos de viabilidade foi assinado em outubro do ano passado pela Ameosc e a Natur Cicloturismo. De acordo com o presidente da Natur, VANDUIR MATIAS DETERS, o Projeto do circuito foi apresentado aos prefeitos durante uma assembleia da Ameosc em Tunápolis, ainda em setembro de 2022. DETERS salienta que após isso já foram feitas várias visitas em outras regiões turísticas do Brasil, com o intuito de buscar experiências e trazê-las para o Extremo Oeste catarinense.
A região Extremo Oeste catarinense possui muitas belezas e atrativos a serem explorados. O comentário é do presidente da Natur Cicloturismo, VANDUIR MATIAS DETERS. De acordo com ele, durante as viagens de estudo em outras regiões do país foi possível perceber que o Extremo Oeste catarinense não fica para trás em atrativos culturais e belezas naturais. No entanto, ainda falta infraestrutura adequada para receber bem os cicloturistas do ponto de vista de logística e hospedagem.
O Projeto do cicloturismo Caminhos da Fronteira é muito importante para a região. A afirmação é do presidente da Natur Cicloturismo, VANDUIR MATIAS DETERS. De acordo com ele, a rota vai incentivar a prática de um esporte saudável, atrair visitantes e aumentar o giro econômico dos municípios da região. Segundo DETERS, a ideia é que o Projeto contemple todos os municípios da Ameosc, dividindo o percurso em duas rotas. O ponto de partida será em São Miguel do Oeste com uma rota indo em direção à Itapiranga, ao sul, e outra indo rumo a Dionísio Cerqueira, ao norte do Extremo Oeste catarinense, passando por vários municípios.
A interrupção do trânsito na BR 163 que estava prevista para esta quarta-feira, foi transferida para sexta-feira, em Guaraciaba. A interdição do fluxo de veículos vai paralisar os dois sentidos para o transporte da máquina pavimentadora. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, a ação vai iniciar a partir das 15h, com duração de até duas horas. Em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, a movimentação da máquina será adiada para outra data.
Um internauta entrou em contato com o Portal Peperi, nesta terça-feira, para relatar sobre o furto do seu automóvel. O homem contou que deixou um Gol G5, de cor vermelha, estacionado na Avenida Getúlio Vargas no último dia 21 de dezembro. Ao retornar no dia cinco de janeiro, não encontrou mais o automóvel no local que havia deixado no mês passado. Ele disse ainda que deixou o Gol, com placas MGN-1053, na parte da Avenida que não possui estacionamento rotativo, justamente para não ser guinchado. A vítima também entrou em contato com a Polícia Militar para saber se o veículo havia sido recolhido, porém, foi informado de que o procedimento não havia sido realizado. Um Boletim de Ocorrência foi confeccionado e qualquer informação deve ser repassada para o 190 da Polícia Militar.
A Polícia Militar atendeu duas ocorrências de furto em São Miguel do Oeste nesta terça-feira. A primeira delas foi por volta das 07h30 da manhã, quando a guarnição foi acionada pela Central de Emergências e se deslocou de encontro ao solicitante. A vítima relatou que havia deixado seu veículo estacionado em frente à residência durante a noite e que pela manhã, notou que o veículo não estava mais no local. Foi registrado um Boletim de Ocorrências e efetuadas buscas. Durante a tarde, o veículo foi localizado na SC 160, em Bom Jesus do Oeste. A outra ocorrência foi por volta das 17h, desta vez relacionada ao furto de uma motocicleta. A vítima relatou que estacionou a moto em frente ao local de trabalho e ao sair, não avistou mais o veículo. A guarnição realizou rondas, porém, a moto não foi localizada.
A Policia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste prendeu um homem, de 69 anos, por corrupção ativa na SC 163, entre Descanso e Iporã do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 10h30 da manhã desta quarta-feira. De acordo com a Polícia, os militares realizavam abordagens de rotina, quando pararam uma Ford Ranger e ao consultar o sistema, foi visto que o condutor estava com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa. Ao ser informado de que seriam emitidos os autos de infração, ele tentou subornar os policiais oferecendo dinheiro para que eles comprassem cerveja. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia da comarca de São Miguel do Oeste. A camionete foi levada ao pátio conveniado.