-GOVERNO REDUZ PARA SETE DIAS PERÍODO DE ISOLAMENTO PARA PESSOAS COM COVID-19
-SANTA CATARINA TEM O MAIOR NÚMERO DE CASOS ATIVOS DA COVID-19 EM SEIS MESES
-CASAN VAI AUMENTAR VAZÃO DE ÁGUA EM MAIS DE UM MILHÃO DE LITROS POR DIA
-MUNICÍPIO CONTA COM CINCO PROJETOS APOIADOS PELA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA
-NÚMERO DE CASOS ATIVOS DA COVID-19 VOLTA A SUBIR E CHEGA A 128 INFECTADOS EM SMOESTE
-MENINA ATROPELADA POR TÁXI EM ITAPIRANGA GANHA ALTA DA UTI
-VÍTIMA DE GRAVE ACIDENTE NA BR-163 MORRE NO HOSPITAL REGIONAL
O tempo na região Extremo Oeste é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
O presidente da Nicarágua, DANIEL ORTEGA, assumiu nesta segunda-feira o quarto mandato consecutivo ao lado de sua esposa, ROSARIO MURILLO, como vice-presidente. A posse do ex-guerrilheiro sandinista terá como pano de fundo as sanções aplicadas pelos Estados Unidos e União Europeia a familiares, amigos próximos, funcionários e algumas entidades como a Polícia e o Ministério Público, por corrupção e violação de direitos humanos. Washington e Bruxelas consideram que as eleições de 7 de novembro, onde ORTEGA foi reeleito com os principais adversários presos ou no exílio, não foram "democráticas".
O governo da Itália introduziu novas restrições para as pessoas que não estão vacinadas contra a Covid-19. Desde ontem elas não podem entrar em restaurantes nem viajar de avião dentro do país. Na semana passada, o governo já havia tornado obrigatória a vacinação para as pessoas maiores de 50 anos. Máscaras do tipo PFF2 são obrigatórias em teatros, cinemas, estádios e no transporte público. As novas restrições para os não vacinados foram adotadas devido ao aumento dos contágios. Aqueles que se recuperaram recentemente de uma infecção pelo vírus estão isentas das medidas.
Uma nova cepa da Covid-19 que combina as variantes Ômicron e Delta foi encontrada no Chipre. Ao menos 25 pessoas estão infectadas no país, localizado na Europa.De acordo com o especialista, a descoberta da nova alteração recebeu a denominação devido à identificação de assinaturas genéticas semelhantes à Ômicron dentro dos genomas Delta. No entanto, a frequência relativa da infecção combinada é maior entre os pacientes hospitalizados devido à Covid-19 em comparação com os pacientes não hospitalizados.
Os ex-presidentes LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, DILMA ROUSSEFF e FERNANDO COLLOR DE MELLO lideraram em 2021 as despesas que o governo federal têm com os mandatários que deixaram os seus cargos. O gasto é previsto em lei, e os dados abertos estão disponíveis no Portal da Transparência. Até novembro do ano passado, LULA custou 976 mil reais aos cofres públicos, um pouco acima dos gastos com a equipe de servidores que acompanha DILMA, 963 mil e COLLOR com 962 mil reais gastos. No ano passado, os cofres públicos também custearam os gastos com funcionários de apoio a MICHEL TEMER, JOSÉ SARNEY e FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Juntos, os três gastaram mais de dois milhões de reais em 2021.
Os peritos da Polícia Civil de Minas Gerais identificaram, nesta segunda-feira a última das 10 pessoas que morreram no desmoronamento de um bloco de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio no último sábado. Assim como os outros nove mortos na tragédia, a décima vítima estava a bordo de uma das quatro lanchas diretamente atingidas pela queda do paredão de pedra. As 10 vítimas foram identificadas por reconhecimento das impressões digitais, sendo que três delas foram reconhecidas com o auxílio de peritos da Polícia Federal. Outras 24 pessoas que estavam a bordo de embarcações precisaram de socorro, e muitas delas foram levadas a unidades de saúde com fraturas e escoriações.
O Ministério da Saúde decidiu reduzir de 10 para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com Covid-19. Segundo a atualização do guia de vigilância epidemiológica para a Covid-19 da pasta, caso não haja mais sintomas no sétimo dia, a pessoa pode sair do isolamento. Existe ainda uma possibilidade de encurtar ainda mais o tempo de isolamento. Caso no quinto dia o paciente não tenha mais nenhum sintoma respiratório, não apresente febre e esteja há 24 horas sem usar medicamento antitérmico, ele pode fazer um teste rápido de Covid-19. Se o teste der negativo para o vírus, ele também está liberado. No entanto, se o teste der positivo, o paciente deve aguardar até o fim dos 10 dias de isolamento. Para quem chegou ao sétimo dia e ainda tiver com sintomas do vírus, a recomendação é manter o isolamento, no mínimo, até o décimo dia e sair apenas quando os sintomas acabarem.
Entidades empresariais de Santa Catarina se manifestam a favor da derrubada do veto do presidente JAIR BOSONARO ao Refis do Simples. A
Fecomércio enviou ofício a todos os parlamentares da bancada do Estado defendendo o apoio ao veto. Já a Facisc também defendeu a derrubada da decisão. O projeto de autoria do senador JORGINHO MELLO prevê prazo de 15 anos para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais quitarem dívidas, principalmente as que se acumularam na pandemia. Como este é um ano de eleições, o motivo do veto foi para BOLSONARO evitar problemas com a Justiça Eleitoral.
Entre as leis aprovadas antes da virada do ano pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina está a mudança de alíquota do ICMS do leite, que passará de 12 por cento para 17 por cento a partir de abril. A secretaria da Fazenda informou que a intenção é tornar a produção do Estado mais competitiva, porém, não informou ainda se haverá alta de preço ao consumidor final e de quanto vai ser. De acordo com a Acats, como a alíquota ao consumidor hoje é de 12 por cento , mas com descontos fica em sete por cento, o aumento para 17 por cento significa uma alta superior a 13 por cento ao consumidor.
O crescimento no número de casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina fez com que o Estado atingisse 20 mil 438 infectados pela doença nesta segunda-feira. De acordo com o Painel do Coronavírus, este é o maior número registrado em seis meses. A última vez que o Estado atingiu mais de 20 mil ativos foi em 29 de junho de 2021, quando eram 20 mil 129 casos. Ao comparar os dados dos últimos sete dias é possível perceber a explosão de casos que vem ocorrendo no estado. O aumento já é superior à 300 por cento.
Foi realizada neste final de semana em São Miguel do Oeste a primeira edição da festa campeira de Vaca Mecânica. O evento foi realizado no parque de exposições Rineu Gransotto pela escolinha de pequenos laçadores do Centro de Tradições Gaúchas, Porteira Aberta. Um grande público esteve presente prestigiando o evento, além de um bom número de participantes em todas as modalidades. De acordo com o coordenador e presidente da escolinha, CÉLIO NUNES, a programação foi um sucesso e alcançou o objetivo proposto que era de fomentar a participação de pequenos laçadores nas competições de vaca parada e tiro de laço. Conforme ele, ao todo, foram mais de 10 mil reais em prêmios neste final de semana. As fotos desse evento você confere no Portal Peperi na internet.
Tem sequência nesta terça-feira a vacinação contra Covid-19 no Posto de Saúde Central, em frente à praça Belarmino Annoni. Hoje estão sendo vacinados adultos e adolescentes com a primeira dose em atraso. A dose de reforço da Jansen também está sendo aplicada. A imunização iniciou às oito horas da manhã e segue até às quatro horas da tarde. Já amanhã, haverá a aplicação das segundas e terceiras doses da Pfizer para adultos vacinados até o dia 12 de agosto. Na quinta-feira, ocorre as segundas e terceiras doses da Pfizer para adultos vacinados até o dia 13 de agosto.
O calendário de vacinação contra a Covid-19 para esta semana, encerra na próxima sexta-feira com a aplicação de novos imunizantes da Pfizer. Na oportunidade, devem procurar a Unidade de Saúde Central em frente à Praça Belarmino Annoni os adolescentes vacinados até o dia 20 de novembro. Também serão aplicadas segundas doses para pessoas em atraso. Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Em caso de dúvidas sobre a vacinação ou qualquer outra situação referente à Covid-19, a população pode entrar em contato com a Central de Informações Covid-19, pelo telefone (49) 3631-2078.
A Casan de São Miguel do Oeste iniciou nesta segunda-feira um trabalho de instalação de equipamentos para aumentar a vazão de água no município. A informação é do chefe operacional da empresa, RODRIGO BORGUETTI. Conforme ele, a ação está sendo desenvolvida no Rio das Flores e deve seguir até está terça-feira. Segundo ele, trata-se de um booster potente que vai trazer mais água para o município, abastecendo dessa forma, um número maior de consumidores e evitando que a falta de água se torne constante novamente em São Miguel do Oeste.
A Casan de São Miguel do Oeste espera que com a instalação desse novo motor, a vazão de água aumente consideravelmente. A expectativa é do chefe operacional da empresa, RODRIGO BORGUETTI. De acordo com ele, a projeção inicial é que aumente pelo menos 15 litros por segundo, abastecendo o município da forma mais plena possível. Ele destacou que a população deve ficar atenta e economizar água nesse período, visto o procedimento ser de extrema importância para a estatal. BORGUETTI salientou que caso as expectativas sejam alcançadas, existe uma grande possibilidade de que o rodízio no abastecimento de água seja desativado e os consumidores sejam abastecimentos 24 horas por dia.
O município de São Miguel do Oeste consome diariamente nove milhões de litros de água. A afirmação é do chefe operacional da Casan, RODRIGO BORGUETTI. Ele explicou que com os 15 litros a mais por segundo, em 24 horas a empresa terá um acréscimo de um milhão e meio de litros de água ao dia. O profissional avalia as projeções como animadoras e satisfatórias para o município. Questionado sobre um possível desabastecimento durante a instalação desse novo motor, RODRIGO BORGUETTI disse acreditar que não devem ocorrer problemas maiores, porém, reforçou que a economia é fundamental.
A Casan de São Miguel do Oeste está trabalhando com a água existente no Rio Cambuim, além de quatro carretas que estão transportando água do Rio das Flores, juntamente com o poço profundo que está trabalhando 24 horas por dia. O comentário é do chefe operacional da empresa, RODRIGO BORGUETTI. Ele frisou que toda essa ação serve para abastecer todos os bairros existentes no município e diminuir consideravelmente os casos de falta de água. Ele pontuou porém, que casos isolados de desabastecimento não estão descartados. BORGUETTI lembrou que aqueles que precisarem de água podem entrar em contato com a Casan, através do telefone, 49 9 8402-9382, repetindo, 49 9 8402-9382.
Além de analisar as principais notícias da semana, a edição do último sábado do Peperi Rádio Repórter contou com a participação via telefone do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FÁBIO ZABOT. No último domingo, a Fapesc completou 25 anos de sua criação e para marcar esta data, desde o ano passado a fundação vem promovendo ações para comemorar seus aniversário. Conforme ele, o órgão tem um papel fundamental e presta um serviço de contribuição contínua para o estado catarinense.
A Fapesc é um órgão vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. A explicação é do presidente da fundação, FÁBIO ZABOT. De acordo com ele, o órgão é responsável pelo fomento e pela execução das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. Segundo ele, cabe a Fapesc promover o ecossistema catarinense, investindo recursos para o desenvolvimento de pesquisas e novas empresas, além da formação de pessoas, graduações diversas e proporcionar a integração dos agentes e das entidades acadêmicas e empresariais.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina também tem por missão promover o equilíbrio regional, o desenvolvimento econômico e a melhora no quadro social. A afirmação é do presidente, FÁBIO ZABOT. Questionado sobre a atenção dos governos catarinenses para com a Fapesc ao longo dos 25 anos de história, ele destacou que nos últimos três anos o órgão mudou seu viés e atualmente está mais equipado e preparado para servir o estado de Santa Catarina.
A Fapesc está presente em várias cidades polos de Santa Catarina, como São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba, Lages, Tubarão, Joinville e demais, abrangendo dessa forma, todo o estado. A declaração é do presidente, FÁBIO ZABOT. Ele salientou que o órgão adota o modelo de chamada pública, visando trabalhar com transparência e alcançando o maior número de pessoas. Podem ser contemplados, pesquisadores e empreendedores que queiram implantar sistemas inovadores. Ele pontuou que o recurso não precisa ser devolvido, desde que, os projetos aprovados sejam executados e os dados financeiros e técnicos sejam apresentados corretamente.
O município que mais recebe recursos financeiros da Fapesc é Florianópolis por possuir mais campus tecnológicos. O comentário é do presidente da fundação, FÁBIO ZABOT. Ele disse porém, que logo após, aparecem Joinville, Chapecó, Lajes, Criciúma. Blumenau, Itajaí, Caçador e demais. Em São Miguel do Oeste, ele lembrou que existe o programa Nascer que está sendo desenvolvido, além de outros quatro programas, totalizando cinco ações com envolvido da Fapesc no município. FÁBIO avaliou como sendo um número positivo e projetou que ao longo dos próximos anos, o índice deve aumentar ainda mais na região Extremo Oeste de Santa Catarina.
O aumento diário dos casos de Covid-19 em São Miguel do Oeste está preocupando a secretaria de Saúde do município. Na última semana, o setor emitiu uma nota de alerta sobre as altas frequentes de pessoas infectadas. Conforme o enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, a alta em todo o mundo está sendo constatada há alguns meses e no Brasil, especialmente desde dezembro e neste começo de ano. Segundo ele, a Covid-19, associada aos casos de influenza fizeram com que o número de pessoas com síndromes gripais disparasse em todo o mundo e em São Miguel do Oeste não está sendo diferente.
O aumento nos casos de infecção pelo vírus se dá pelo descuido da população nas festas de final de ano e neste período de férias. Para o enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, MARCOS BORTOLANZA, existe uma ligação direta entre o período e o aumento da taxa de pessoas com o vírus. Ele pontuou que as pessoas deixaram de lado o distanciamento social, o uso de máscaras e o isolamento em casos de sintomas gripais e a conta está chegando agora. De acordo com BORTOLANZA, a variante Ômicron já é responsável por mais da metade dos casos ativos da doença em todo o Brasil, sendo que em Santa Catarina já existe o status de transmissão comunitária.
A variante Ômicron tem alta taxa de transmissão, porém, sua letalidade a princípio é menor que a Delta. Dessa forma, até o momento, os infectados pelo vírus apresentaram quadros menos graves que na comparação com outras variantes. MARCOS BORTOLANZA disse no Peperi Entrevista de ontem que a vacinação em massa é fundamental para diminuir a quantidade de vírus circulando e consequentemente, as variantes. Ele pontuou que em São Miguel do Oeste, 98 vírgula 58 por cento da população já recebeu a primeira dose e 94 vírgula três por cento já receberam a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.
O município de São Miguel do Oeste pode voltar a adotar medidas restritivas caso a situação da Covid-19 fique fora de controle. No Peperi Entrevista de ontem, o enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, foi questionado sobre isso e disse que tudo vai depender da situação que o município se encontre nas próximas semanas em relação a Covid-19.
O número de casos ativos da Covid-19 em São Miguel do Oeste apresentou novamente uma alta expressiva. Apenas nas últimas 24 horas foram 48 pessoas diagnosticadas com o vírus, sendo 22 homens e 26 mulheres. Já o número de recuperados nesta segunda-feira foi de apenas oito moradores. Com esse dado, o município chega a 128 casos ativos da doença, o maior número dos últimos meses. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso também registrou uma internação na UTI Covid nas últimas 24 horas. Já na enfermaria da unidade hospitalar não foram registradas novas internações de pessoas com a doença.
A menina de oito anos que foi atropelada por um táxi na última quarta-feira, em Itapiranga, ganhou alta da UTI pediátrica de Chapecó neste final de semana. Ela foi encaminhada ao quarto normal de internação. A criança e seu irmão de 13 anos atravessavam a faixa de pedestres para comprar sorvete, quando os dois foram atingidos por um táxi na Rua do Comércio. O menino fraturou o braço e a menina sofreu traumatismo craniano. Ela foi encaminhada para o Hospital de Itapiranga, porém, devido à gravidade dos ferimentos foi transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste onde aguardava leito na UTI pediátrica. Diante da situação, a família optou por um Hospital particular de Chapecó. Conforme a mãe da criança, a menor passa bem e deve retornar para casa na próxima semana.
Morreu na madrugada de hoje no Hospital Regional de São Miguel do Oeste uma das três vítimas do grave acidente ocorrido no final de semana na BR-163, no trevo de acesso a Anchieta. LUIZ CARLOS DE BAIRROS estava internado na UTI da unidade hospitalar e não resistiu aos ferimentos. Ele e outras duas pessoas estavam em um veículo Ka, sendo que a esposa de LUIZ CARLOS, também acabou morrendo. O acidente envolveu uma Ka de São Paulo e uma camionete S10 do Rio Grande do Sul. A colisão frontal ocorreu quando a S10 perdeu o controle da direção e colidiu contra o veículo menor. Nas redes sociais, a família lamentou a morte de LUIZ CARLOS e da esposa.