-GOVERNO REDUZ PARA SETE DIAS PERÍODO DE ISOLAMENTO PARA PESSOAS COM COVID-19
-SANTA CATARINA TEM O MAIOR NÚMERO DE CASOS ATIVOS DA COVID-19 EM SEIS MESES
-SANTA HELENA SEGUE TRANSPORTE DE ÁGUA PARA CIDADE COM 12 HORAS DE TRABALHO DIÁRIO
-CRAS DE IPORÃ DO OESTE PRORROGA INSCRIÇÕES PARA OFICINAS ATÉ QUINTA-FEIRA
-SETOR DE OBRAS DE BELMONTE FOCA TRABALHOS PARA MELHORAR ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
-DESCANSO FARÁ AUDIÊNCIA SOBRE PROJETO DE REGULARIZAÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL
-MORRE NO HOSPITAL VÍTIMA DE ACIDENTE ENTRE CARRO E CAMIONETE NA BR-163
-CINCO PESSOAS, INCLUINDO UM BEBÊ, MORREM EM ACIDENTE NO RS
O tempo na região Extremo Oeste é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
O presidente da Nicarágua, DANIEL ORTEGA, assumiu nesta segunda-feira o quarto mandato consecutivo ao lado de sua esposa, ROSARIO MURILLO, como vice-presidente.A posse do ex-guerrilheiro sandinista terá como pano de fundo as sanções aplicadas pelos Estados Unidos e União Europeia a familiares, amigos próximos, funcionários e algumas entidades como a Polícia e o Ministério Público, por corrupção e violação de direitos humanos. Washington e Bruxelas consideram que as eleições de 7 de novembro, onde ORTEGA foi reeleito com os principais adversários presos ou no exílio, não foram "democráticas".
O governo da Itália introduziu novas restrições para as pessoas que não estão vacinadas contra a Covid-19.Desde ontem elas não podem entrar em restaurantes nem viajar de avião dentro do país. Na semana passada, o governo já havia tornado obrigatória a vacinação para as pessoas maiores de 50 anos. Máscaras do tipo PFF2 são obrigatórias em teatros, cinemas, estádios e no transporte público. As novas restrições para os não vacinados foram adotadas devido ao aumento dos contágios. Aqueles que se recuperaram recentemente de uma infecção pelo vírus estão isentas das medidas.
Uma nova cepa da Covid-19 que combina as variantes Ômicron e Delta foi encontrada no Chipre. Ao menos 25 pessoas estão infectadas no país, localizado na Europa. De acordo com o especialista, a descoberta da nova alteração recebeu a denominação devido à identificação de assinaturas genéticas semelhantes à Ômicron dentro dos genomas Delta. No entanto, a frequência relativa da infecção combinada é maior entre os pacientes hospitalizados devido à Covid-19 em comparação com os pacientes não hospitalizados.
Os ex-presidentes LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, DILMA ROUSSEFF e FERNANDO COLLOR DE MELLO lideraram em 2021 as despesas que o governo federal têm com os mandatários que deixaram os seus cargos. O gasto é previsto em lei, e os dados abertos estão disponíveis no Portal da Transparência. Até novembro do ano passado, LULA custou 976 mil reais aos cofres públicos, um pouco acima dos gastos com a equipe de servidores que acompanha DILMA, 963 mil e COLLOR com 962 mil reais gastos. No ano passado, os cofres públicos também custearam os gastos com funcionários de apoio a MICHEL TEMER, JOSÉ SARNEY e FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Juntos, os três gastaram mais de dois milhões de reais em 2021.
Os peritos da Polícia Civil de Minas Gerais identificaram, nesta segunda-feira a última das 10 pessoas que morreram no desmoronamento de um bloco de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio no último sábado. Assim como os outros nove mortos na tragédia, a décima vítima estava a bordo de uma das quatro lanchas diretamente atingidas pela queda do paredão de pedra. As 10 vítimas foram identificadas por reconhecimento das impressões digitais, sendo que três delas foram reconhecidas com o auxílio de peritos da Polícia Federal. Outras 24 pessoas que estavam a bordo de embarcações precisaram de socorro, e muitas delas foram levadas a unidades de saúde com fraturas e escoriações.
O Ministério da Saúde decidiu reduzir de 10 para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com Covid-19. Segundo a atualização do guia de vigilância epidemiológica para a Covid-19 da pasta, caso não haja mais sintomas no sétimo dia, a pessoa pode sair do isolamento. Existe ainda uma possibilidade de encurtar ainda mais o tempo de isolamento. Caso no quinto dia o paciente não tenha mais nenhum sintoma respiratório, não apresente febre e esteja há 24 horas sem usar medicamento antitérmico, ele pode fazer um teste rápido de Covid-19. Se o teste der negativo para o vírus, ele também está liberado. No entanto, se o teste der positivo, o paciente deve aguardar até o fim dos 10 dias de isolamento. Para quem chegou ao sétimo dia e ainda tiver com sintomas do vírus, a recomendação é manter o isolamento, no mínimo, até o décimo dia e sair apenas quando os sintomas acabarem.
Entidades empresariais de Santa Catarina se manifestam a favor da derrubada do veto do presidente JAIR BOSONARO ao Refis do Simples. A Fecomércio enviou ofício a todos os parlamentares da bancada do Estado defendendo o apoio ao veto. Já a Facisc também defendeu a derrubada da decisão. O projeto de autoria do senador JORGINHO MELLO prevê prazo de 15 anos para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais quitarem dívidas, principalmente as que se acumularam na pandemia. Como este é um ano de eleições, o motivo do veto foi para BOLSONARO evitar problemas com a Justiça Eleitoral.
Entre as leis aprovadas antes da virada do ano pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina está a mudança de alíquota do ICMS do leite, que passará de 12 por cento para 17 por cento a partir de abril. A secretaria da Fazenda informou que a intenção é tornar a produção do Estado mais competitiva, porém, não informou ainda se haverá alta de preço ao consumidor final e de quanto vai ser. De acordo com a Acats, como a alíquota ao consumidor hoje é de 12 por cento, mas com descontos fica em sete por cento, o aumento para 17 por cento significa uma alta superior a 13 por cento ao consumidor.
O crescimento no número de casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina fez com que o Estado atingisse 20 mil 438 infectados pela doença nesta segunda-feira. De acordo com o Painel do Coronavírus, este é o maior número registrado em seis meses. A última vez que o Estado atingiu mais de 20 mil ativos foi em 29 de junho de 2021, quando eram 20 mil 129 casos. Ao comparar os dados dos últimos sete dias é possível perceber a explosão de casos que vem ocorrendo no estado. O aumento já é superior à 300 por cento.
-SÃO JOÃO DO OESTE ATIVA SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO
-SANTA HELENA SEGUE TRANSPORTE DE ÁGUA PARA CIDADE COM 12 HORAS DE TRABALHO DIÁRIO
-CRAS DE IPORÃ DO OESTE PRORROGA INSCRIÇÕES PARA OFICINAS ATÉ QUINTA-FEIRA
-SETOR DE OBRAS DE BELMONTE FOCA TRABALHOS PARA MELHORAR ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
-DESCANSO FARÁ AUDIÊNCIA SOBRE PROJETO DE REGULARIZAÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL
O Município de Descanso já completa a primeira semana com a ativação da creche no período de férias. Conforme o secretário de Educação, MAICON ROSIN, esse sistema de creche foi implantado na última quarta-feira, com a preocupação de atender familiares das crianças que não conseguem ter férias em janeiro. O secretário defende que na função de órgão público, a administração municipal entendeu que poderia auxiliar essas famílias, para fazer um atendimento diferenciado àquelas que não conseguem liberação do trabalho nessa época do ano. ROSIN comenta que ainda no final do ano passado, em novembro, os pais e interessados das crianças foram na creche Professora Gracinha, da cidade, para fazer inscrições. Ao todo 39 crianças são atendidas em período integral, das 6h30 às 18h30. Elas estão divididas em duas turmas, organizadas por aproximação de idade, de modo que não fiquem, por exemplo, crianças de um e de quatro anos na mesma turma.
MAICON ROSIN salienta que a diretora da Creche Professora Gracinha fez a organização das turmas. Ele destaca que o atendimento transcorre muito bem e a administração tem ouvido apenas elogios dos pais pela atitude de abrir a creche em janeiro. O secretário de Educação de Descanso enfatiza que o atendimento na creche da cidade vai até primeiro de fevereiro. A partir de então será interrompido por quatro dias, para formação continuada a todos os profissionais da educação, visando o ano letivo 2022. Já no dia oito de fevereiro o atendimento normal será retomado novamente. ROSIN explica que o atendimento na creche no período de férias é parecido com o período normal. A diferença é que alunos de duas idades ficam na mesma sala.
O secretário de Educação de Descanso, MAICON ROSIN, salienta que agora são organizadas as formações para os profissionais. No dia dois de fevereiro todos os profissionais estarão de volta às atividades e na sequência será providenciada formação para todos. Quanto ao transporte escolar, o secretário lembra que já houve licitação e compras para o ano letivo de 2022. A expectativa da administração municipal é que seja um ano normal, diferente dos dois últimos, com praticamente apenas aulas remotas em 2020 e um grande período semipresencial no último ano. ROSIN destaca ainda as melhorias que são realizadas nas escolas. No educandário da Linha Cachoeirinha é substituído todo telhado e também são construídas duas salas. Já na Creche Professora Gracinha está sendo finalizada a pintura, para que os alunos e profissionais que frequentam o espaço possam se sentir bem acolhidos.
O Setor de Urbanismo de Iporã do Oeste comunica que em função dos trabalhos de colocação de pedras irregulares na Rua Sete de Setembro, no acesso às caixas de água da Casan em direção à Linha Taquarussu, esse trecho está interditado. Pede-se que os motoristas utilizem as ruas paralelas para a passagem. A rua foi patrolada na última semana pela Secretaria de Agricultura, Transportes e Obras, em conjunto com o Setor de Urbanismo, em preparação para o calçamento. A rua foi nivelada e nessa semana a empresa vencedora da licitação iniciou a colocação do meio-fio. Segundo o responsável pela Caibi Empreendimentos, VALDELÍRIO RODRIGUES, da empresa que executa os trabalhos de calçamento em Iporã do Oeste, as obras teriam iniciado na manhã de ontem, porém devido a uma máquina que quebrou, eles começaram hoje, portanto agora a rua está interditada. O trecho a receber o calçamento têm dois mil 987 metros quadrados e o período previsto para conclusão é de um mês.
São João do Oeste ativou a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Sexta secretaria já existia no município, mas não era ocupada. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, a abertura dessa Secretaria trará resultados positivos para o município. Para secretário da pasta o prefeito nomeou VANDERLEI PASOLINI, até então secretário de Administração, que passou a ser ocupada por ANDRÉ KLUNK. GENÉSIO ANTON oficializou a abertura da Secretaria nesta manhã e nomeou os cargos. ANTON lembra que em 2021, primeiro ano de mandato, a prioridade foi para a Saúde e Abastecimento de Água, que tiveram atenção especial em virtude das urgências que apresentavam. Neste ano, o foco principal será na Agricultura e Departamento de Indústria, Comércio e Turismo.
GENÉSIO ANTON destaca a necessidade de atender a uma solicitação dos munícipes. Enfatiza que a missão do secretário agora será a implantação efetiva da área industrial. Ainda nesta nova Secretaria passa a figurar o Departamento de Água e Urbanismo, que estarão interligados. O prefeito enfatiza que as novas implantações têm como objetivo retomar o crescimento do município no movimento econômico. Ele admite que houve queda nos índices de colocação de SJO na Ameosc e o objetivo é retomar a classificação. ANTON revelou ainda que o município contratou novos servidores e espera realizar concursos públicos para os meses de março e maio, para contratação de servidores em diferentes áreas. Ele cita que uma reforma administrativa será encaminhada ao Legislativo para extinguir alguns cargos obsoletos e abrir vagas para profissionais em outros cargos necessários.
Com a principal preocupação da administração municipal voltada à escassez de chuvas, Santa Helena trabalha 12 horas diárias no transporte de água. O vice-prefeito ROBERTO PALUDO salienta que um servidor trabalha das 6h até as 12h, e outro das 13h às 19h para conseguir abastecer a cidade. A coleta da água é realizada no Rio Macaco Branco. Segundo PALUDO, o projeto do transporte de água a partir desse rio vem da campanha eleitoral e depende apenas de algumas melhorias por parte da Celesc, como colocação de transformador no local da coleta e alteração na rede de luz. A parte que cabe à prefeitura, de encanamento do rio, conforme o vice-prefeito, está concluída. Ainda será providenciada uma cisterna para captar água e levar para a estação de tratamento.
O vice-prefeito de Santa Helena, ROBERTO PALUDO, também acompanha os trabalhos dos secretários de Agricultura e Transportes e Obras, que ontem estavam na comunidade de Bela Vista. Lá foram realizados trabalhos de aterro e acesso para aviário numa propriedade particular. PALUDO justifica o fato de dois secretários estarem no local, o de Obras e o de Agricultura, em virtude de muitos servidores com férias nessa época do ano. O vice-prefeito lembra que os dois secretários são concursados e sabem trabalhar com todo tipo de máquinas, o que favorece a administração municipal para ajudar os agricultores. ROBERTO PALUDO salienta ainda que existem muitas demandas nas propriedades e o município tem dado suporte ao agricultor. Ele reforça que agora, nessa época de estiagem, a prioridade é ajudar o setor da água, mas assim que a situação aliviar serão realizados também outros tipos de trabalhos.
O CRAS de Iporã do Oeste vai prorrogar inscrições para oficinas. A informação é da coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social, CRISTIANE HAHN. Segundo ela, o período de inscrições para as oficinas do serviço de fortalecimento de vínculos de Iporã do Oeste estava previsto para encerrar na última sexta-feira. Como sobraram algumas vagas, no entanto, o prazo foi estendido até essa quinta-feira, dia 13. CRISTIANE explica que no caso de crianças e adolescentes, deverão vir acompanhadas de algum adulto para preencher a ficha de inscrição, trazendo a documentação. A coordenadora do CRAS de Iporã do Oeste salienta que as oficinas que estão com inscrições abertas são as de jogos cooperativos para crianças e adolescentes dos sete aos 14 anos, karatê e artesanato para adolescentes de 15 a 17 anos. Haverá turmas nos dois turnos, portanto os alunos inscritos deverão comparecer sempre no contraturno escolar.
CRISTIANE HAHN salienta que na próxima semana haverá reunião com os pais das crianças e adolescentes que vão participar, assim como as mulheres inscritas na ioga, para repassar informações sobre o cronograma das atividades, que iniciam na primeira semana de fevereiro. O CRAS está aberto das 7h30 até as 11h30, e das 13h às 17h para interessados nas oficinas fazerem as inscrições. A coordenadora do CRAS de Iporã do Oeste destaca a importância dessas atividades, que estimulam a convivência de crianças e adolescentes também em outros grupos, além da escola.
Conforme o responsável do Departamento de Transportes e Obras de Belmonte, LEONIR KOSLOSKI, em virtude das férias de muitos servidores, o foco dos trabalhos em janeiro está no atendimento dos agricultores, para terem condições de providenciar o escoamento de sua produção. O responsável da pasta detalha que dois caminhões e um trator trabalham a cada dia por conta da estiagem. Além disso, também são realizados serviços de rompimento, inclusive houve contratação de rompedor com empresa terceirizada para melhorar beiradas das estradas e fazer alargamento onde tem rochas. Em janeiro a administração vai dar auxílio aos agricultores para limpeza e fechamento de silos de silagem com as máquinas.
LEONIR KOSLOSKI comenta que quando foi convidado a assumir o Departamento de Transportes e Obras, fez reivindicações ao prefeito e vice por trabalhos de alargamento, cascalhamento, compactação e colocação de bueiros nas estradas do interior. Em fevereiro esses trabalhos serão realizados nas estradas das comunidades de Peperi a Lajinha, e em seguida na Linha Mueller, prosseguindo nas demais localidades. O responsável do DTO de Belmonte frisa que ainda há trabalhos em quatro comunidades que iniciaram no último ano e serão finalizados agora, para deixar os produtores rurais bem atendidos. Ele agradece aos agricultores que procuram o setor de Obras para oferecer cascalho, fato que, segundo KOSLOSKI, é resultado do trabalho que está sendo desenvolvido no interior. LEONIR KOSLOSKI complementa que o parque de máquinas do município tem algumas que já são muito usadas e garante que até final de janeiro será investido valor significativo para fazer a manutenção. KOSLOSKI comenta ainda que o prefeito está em busca de verbas e convênios para adquirir novas máquinas, na capital do estado. Cita, entre elas, caminhões para reforçar o parque municipal de Belmonte.
Após ser rejeitado pela Câmara de Vereadores ainda no ano passado, o Conselho Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Descanso decidiu marcar audiência pública sobre o projeto de regularização do parque industrial. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, PAULO LAUXEN, essa audiência está prevista para início de fevereiro. Será convidada toda comunidade e empresários que tiverem interesse, além dos vereadores. Objetivo é elaborar um novo projeto que será enviado para o Legislativo apreciar e resolver essa questão, que segundo LAUXEN, se arrasta há muito anos. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, a regularização do parque industrial vai permitir que as empresas interessadas, especialmente de Descanso, ampliem negócios e ou se instalem no local para gerar emprego, renda, desenvolvimento e assim melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
PAULO LAUXEN lembra que o projeto foi enviado no ano passado e tramitou por sete meses no Legislativo, sem nenhuma emenda. Mesmo com explicações aos vereadores e deslocamento à Câmara com nove membros do conselho, ela acabou votando contra. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso salienta que no projeto encaminhado no último ano foi aberta possibilidade de venda, tanto dos terrenos quanto dos pórticos da área industrial. LAUXEN acredita que esse foi o principal motivo da rejeição dos vereadores, mas lembra que outros municípios, como Guaraciaba e SMO também já fizeram projetos semelhantes, esses aprovados pelos legislativos municipais. A estimativa do secretário é de que até a segunda quinzena de fevereiro o projeto vai para a Câmara, que então terá os prazos para apreciar, e espera que no máximo até março ou abril o projeto de regularização do parque industrial esteja resolvido.
-MORRE NO HOSPITAL VÍTIMA DE ACIDENTE ENTRE CARRO E CAMIONETE NA BR-163
-CINCO PESSOAS, INCLUINDO UM BEBÊ, MORREM EM ACIDENTE NO RS
O homem que sofreu traumatismo craniano após bater a cabeça em pedras enquanto mergulhava nas águas do Rio Uruguai ganhou alta nesta terça-feira. O fato ocorreu no último domingo nas águas do Rio Uruguai, proximidades do Porto do Albano, em Itapiranga. O homem estava internado desde ontem no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Nesta manhã, a Assessoria do Hospital informou a alta hospitalar do paciente. O homem é natural de Ampere – Paraná e se banhava no rio quando bateu a cabeça em pedras ao mergulhar. Ele sofreu diversos cortes na cabeça, intensa hemorragia e traumatismo craniano.
Morreu na madrugada desta terça-feira, no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, uma das três vítimas do acidente envolvendo dois veículos no último sábado na BR-163, no município de Guaraciaba, Linha Daltro Filho, nas proximidades do trevo de acesso a Anchieta. A vítima, LUIZ CARLOS DE BAIRROS, que estava internado na UTI da unidade, não resistiu aos ferimentos e morreu. Sua esposa que também estava no veículo não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. O fato ocorreu no último sábado e envolveu um Ford Ka, emplacado no estado de São Paulo e uma camionete S10 do Rio Grande do Sul. Conforme informações, ainda no sábado, a colisão aconteceu quando a camionete, que transitava no sentido São José do Cedro a São Miguel do Oeste, perdeu o controle e colidiu frontalmente com o Ford Ka, que trafegava no sentido contrário.
Cinco pessoas, entre elas um bebê, morreram em um acidente de trânsito na RS-477, no Município de Áurea, no norte do estado do RS. O fato ocorreu na manhã desta segunda-feira, por volta das oito horas. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, as vítimas eram ocupantes de um Fiat Strada que bateu de frente com uma Toyota Hilux na altura do km 25. As vítimas que faleceram no local do acidente foram identificadas com os seguintes nomes: O pequeno ARTUR GRAL, de apenas quatro meses, os pais dele, FRANCIELI CAMILA GIROLOMETTO, 19 anos, e LUCAS JOSÉ GRAL, 20 anos, e ainda os avós de ARTUR e pais de LUCAS, ALUÍSIO ANTÔNIO GRAL e BÁRBARA GRAL, ambos com 52 anos.
Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o veículo da família, emplacado em Centenário, seguia no sentido Erechim-Áurea e teria realizado uma ultrapassagem em local permitido. A PM afirma ainda que, pelos vestígios e dados preliminares, os ocupantes não usavam cinto de segurança, e o bebê não estava na cadeirinha. Já na Hilux, duas pessoas ficaram feridas: o condutor, DIRCEU ALBINO LEIMAMM, 34 anos, e a filha dele, de sete anos. Ambos foram encaminhados ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim, sendo que a menina estava em estado grave.