-MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA COMPRA DE TODA A PRODUÇÃO DE VACINAS DO BUTANTAN
-RECURSOS DO BRDE PARA O COMÉRCIO E SERVIÇOS CRESCE 120 POR CENTO EM SC
-DIRETORES DE ESCOLAS SÃO DEFINIDOS POR ELEIÇÃO
-SÃO JOÃO DO OESTE ESTUDA VIABILIDADE DOS PROGRAMAS AGRÍCOLAS
-PSICULTURA EM ITAPIRANGA PERMANECE COM BASE PARA O CONSUMO PRÓPRIO
-ITAPIRANGA DEFINE PROJETOS PARA HABITAÇÃO EM PARCERIA COM JBS
-LADRÕES FOGEM EM MOTO FURTADA APÓS ASSALTO
-POLÍCIA FLAGRA TRANSPORTE IRREGULAR DE ALIMENTOS NA SC 163
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 39 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 67 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O número de casos confirmados do novo coronavírus no mundo passou de 90 milhões, segundo mostra levantamento da Universidade Johns Hopkins nesta segunda-feira. O total de vítimas da Covid-19 chega a um milhão e 900 mil. De acordo com o cálculo da universidade, os Estados Unidos lideram com 22 milhões 406 mil casos, seguidos da Índia com 10 milhões 466 mil e do Brasil com oito milhões 105 mil. O número de óbitos no mundo chegou a um milhão 934 mil. Estados Unidos, Brasil, Índia, México e Reino Unido são os países com mais mortes.
A Comissão Nacional de Saúde da China confirmou nesta segunda-feira que vai receber nesta semana a missão da Organização Mundial da Saúde que investigará a origem da Covid-19. Em breve comunicado publicado em seu site, a agência indica apenas que os técnicos da OMS chegarão à China na próxima quinta-feira, e que irão "cooperar" com os cientistas locais nessas investigações. A Comissão não especifica os locais para onde os especialistas irão viajar.
A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, NANCY PELOSI, afirmou neste domingo que está pronta para iniciar o segundo processo de impeachment contra o presidente DONALD TRUMP. O texto que está sendo preparado pelos democratas culpa diretamente o presidente pela invasão do Capitólio na semana passada. O documento já foi assinado por pelo menos 180 congressistas. Segunda a acusação, TRUMP ameaçou a integridade do sistema democrático e interferiu na transição pacífica de poder.
Os analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para 2020 de quatro vírgula 38 por cento para quatro vírgula 37 por cento, informou nesta segunda-feira o Banco Central. A projeção faz parte do boletim de mercado conhecido como relatório "Focus". Os dados foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 bancos e financeiras. O IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país em 2020 será divulgado pelo IBGE nesta terça-feira. Mesmo com a queda, a expectativa do mercado para o IPCA segue acima da meta central de inflação, de quatro por cento para dois.
O Ministério da Saúde informou neste sábado que toda a produção de vacinas contra a Covid-19 produzidas pelo Instituto Butantan, de São Paulo, será comprada com exclusividade pelo governo federal. De acordo com o ministério, as doses serão incorporadas ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. Na quinta-feira, o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, anunciou que a pasta compraria 100 milhões de doses da vacina CoronaVac. O contrato prevê a entrega de 46 milhões de doses até abril e a opção de compra de mais 54 milhões de doses. Agora, o governo quer comprar toda a produção do Butantan.
A Anvisa informou neste sábado por meio de nota que está incompleta a documentação entregue pelo Butantan no pedido para uso emergencial da vacina contra Covid-19 desenvolvida em parceria com a chinesa Sinovac. No caso da Fiocruz, os documentos estão completos e agora a análise do pedido segue para a próxima fase. Em nota, a Anvisa diz que está em contato com o Butantan para discutir "prazos e cronogramas para apresentação dos dados faltantes". Neste sábado, as equipes técnicas da agência e do instituto já realizaram duas reuniões para tratar da questão.
Mais de um milhão de eleitores que não compareceram às urnas nas Eleições 2020 em Santa Catarina ainda não justificaram a ausência. A informação foi divulgada peloTER na última sexta-feira. O prazo para fazer a justificativa encerra na próxima quinta-feira. O número de faltantes corresponde a 22 e meio por cento do eleitorado. Até o momento, o TRE-SC informou ter recebido 116 mil e 66 justificativas. O eleitor que não votou e não justificou pode regularizar a situação eleitoral pagando multa correspondente a três reais e 51 centavos para cada turno.
Santa Catarina chegou a 520 mil 577 casos confirmados de Covid-19, com cinco mil 637 mortes. Os dados são do boletim do governo do estado divulgado na noite deste domingo. Com esses números, o estado segue como o terceiro do Brasil com mais infectados pela doença. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva da rede pública no estado está em 79 vírgula 72 por cento. No sábado, a taxa era de 79 vírgula dois por cento. Dos mil 514 leitos de UTI da rede pública em Santa Catarina, mil 207 estão ocupados, sendo 558 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.
O BRDE teve em 2020 aumento de 120 por cento no valor dos contratos com o setor de comércio e serviços em Santa Catarina, na comparação com o ano anterior. Ao todo, os recursos disponibilizados pelo banco chegaram a 255 milhões de reais. O crescimento ocorreu, principalmente, por conta do Recupera Sul, programa desenvolvido pelo banco para oferecer capital de giro e possibilitar que as empresas pudessem se manter durante a crise causada pela pandemia de Covid-19, além de permitir a contratação de mais mão de obra, abertura de novos empregos e geração de renda. Só o Recupera Sul disponibilizou para Santa Catarina 100 milhões de reais.
Setor de identificação e alistamento militar muda de local de atendimento. Serviço retorna para o prédio da prefeitura. Profissionais atuaram nos últimos anos na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo na rodoviária. Conforme o responsável pela Junta do Serviço Militar, PAULO BECKEMKAMP, o atendimento está ocorrendo no centro administrativo, na mesma sala que ocorria o serviço anteriormente. Ele explica que estão incluindo os serviços de atualização do Incra, alistamento militar e setor de identificação como a solicitação de carteira de identidade.
Itapiranga possui 63 jovens aptos para o exército. Eles já passaram pela inspeção e foram selecionados. Os jovens foram designados para prestar o serviço militar. O responsável pela Junta do Serviço Militar, PAULO BECKEMKAMP, explica que eles devem se apresentar no quartel do exército, em São Miguel do Oeste no dia 10 de fevereiro. Ele alerta que a mensagem mandada pelo exército não está com data correta para a apresentação. Reforça que os jovens selecionados em Iporã do Oeste e Itapiranga deverão se apresentar no dia 10 de fevereiro. BECKEMKAMP chama atenção que o deslocamento será definido nos próximos dias. Em anos anteriores o transporte era disponibilizado pelo exército com ônibus exclusivo, porém devido a pandemia o transporte pode ser alterado. A tendência é que o deslocamento seja individual e por conta dos jovens.
São João do Oeste possui grande volume de roupas para doações. Estoque no CRAS esgotou a capacidade do espaço. O município lançou campanha para as pessoas retirarem roupas e calçados. A Assistente Social do CRAS, CRISTIANE DOS REIS, salienta que no fim de ano as pessoas costuma realizar limpeza nos roupeiros o que resulta em maior volume de doações e acumulo de roupas no setor social. CRISTIANE informa que as entregas ocorrem de segunda a sexta-feira no CRAS. Salienta que no momento não está sendo aceito doações, por falta de espaço para guardas as roupas. Apesar do grande volume de retirada o estoque está aumentando. Novas doações devem ser aceitas somente a partir de maio dependendo também do volume de agasalhos.
Equipe do CRAS de São João do Oeste avalia condições para retomar trabalhos com grupos. Atendimentos foram afetados com a pandemia e exigência do isolamento social. A Assistente Social, CRISTIANE DOS REIS, afirma que os serviços de convivência em grupos são parte importante das atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência. Ela destaca o caderno de orientações que está sendo avaliado, pois estabelece as condicionalidades para trabalhos em grupo. CRISTIANE também chama atenção para os cuidados que são necessários neste período de aumento de casos do novo Coronavírus. No momento ocorre a organização interna e de planejamento dos programas que serão ativados respeitando as portarias da saúde.
Agricultura de São João do Oeste estuda viabilidade na manutenção ou ampliação dos programas municipais. O novo secretário da pasta, ROGÉRIO RECH, explica que na última semana, em função de haver apenas atendimento interno na prefeitura, os serviços atendidos foram apenas os emergenciais. Ele cita a renovação do bloco de produtor rural, o enterro de animais e o atendimento dos dois veterinários. O secretário destaca que a assistência veterinária deve ser solicitada pelos agricultores no setor da Agricultura, sendo que cada profissional atende durante 40 horas semanais. No plantão de final de semana os dois veterinários se revezam. RECH comenta que todos os programas da secretaria estão sendo revisados, e o que estiver de acordo e atender a demanda será mantido.
Entre os programas que terão continuidade, o secretário de Agricultura antecipa o incentivo para inseminação artificial, abastecimento de nitrogênio, a distribuição de mudas de hortaliças, o incentivo aos agricultores por metro quadrado construído e metro cúbico para instalação de cisternas ou composteiras. ROGÉRIO RECH enfatiza que alterações estão sendo estudadas nestes programas, com o reajuste dos valores para atender a demanda dos agricultores. O secretário cita também a manutenção do programa de proteção de fontes, em que já está prevista uma ampliação. Ele lembra que está prevista ainda a retomada do projeto de recuperação da mata ciliar do rio Fortaleza, principal fonte de captação de água do município. A administração também dá continuidade no empréstimo dos distribuidores de calcários e a broca para perfuração do solo, bem como, a parceria com o Conder Ambiental para liberação dos licenciamentos ambientais.
Diretores das escolas de Tunápolis são definidos por eleição dos profissionais e indicações da APP. De acordo com a secretária de Educação, NAÍSSA SCHAURICH, em função da pandemia e de não haver aulas presenciais, ainda na gestão anterior foram realizadas as manutenções das escolas estando às edificações com a estrutura em dia. Dessa forma, a secretária comenta que o foco são as licitações de materiais necessários para o ano letivo. Em relação as direções das escolas, NAÍSSA comenta que o Plano de Cargos e Salários prevê a eleição em que votam os professores e a Associação de Pais e Professores, APP. Ela comenta que esta eleição já ocorreu, e a APP indicou três nomes a administração, e entre esses, é definido o diretor. Conforme a secretária,a nomeação das direções irá ocorrer a partir do dia 20 de janeiro. Das quatro escolas municipais, duas não tem direito a terem diretor, conforme definido em lei municipal.
A secretária de Educação de Tunápolis destaca que na linha Pitangueira há uma escola de educação infantil, na linha São Pedro de educação infantil e anos iniciais, na cidade o Centro Educacional Helga Follmann que atende crianças do primeiro ao quinto ano e algumas turmas em período integral, o Centro de Educação Infantil que irá atender as turmas da pré-escola e a nova creche municipal, denominada de Renilda Spies, irá atender em torno de 95 crianças de zero a três anos. Ela comenta que as matrículas já foram realizadas e a estrutura está organizada. O quadro de vagas para a creche também está sendo organizado, e a secretaria aguarda o resultado do processo seletivo para designar os professores ACTs. NAÍSSA SCHAURICH ressalta que a indefinição sobre o início do ano letivo atrapalha a organização das atividades, e, portanto, é necessário aguardar a publicação de novos decretos sobre a retomada ou não das aulas presenciais.
Psicultura em Itapiranga segue tem por base o consumo próprio. A Secretaria Municipal da Agricultura vai intermediar mais uma opção de peixe para os produtores rurais. Os pedidos e entregas de alevinos são frequentes para atender a demanda que segue distribuída em pequena escala. Segundo o técnico em agropecuária e responsável pela psicultura na Secretaria da Agricultura de Itapiranga, DIEGO ZAMPIVA, está aberto período para pedidos de alevinos de traíra de origem no Mato Grosso. Uma variedade diferente que possui boa adaptação na nossa região e surge como mais uma opção de criação de peixe. O custo será de cinco reais por alevinos que medem de sete a 10 centímetros e resultam em pouca perda por já serem de tamanho maior que o normal. Os pedidos podem ser feitos até 15 de janeiro com WALTER ROYER ou VENDELINO KONRAD.
Produção de peixes ocorre na maior parte de forma amadora. Investimento necessário e dificuldade no mercado de trabalho impedem projetos para comercialização de pescado. O prazo para entrega dos alevinos trazidos do Maro Grosso ainda não foi definido. DIEGO ZAMPIVA lembra que a Associação dos Criadores de Peixes realiza em média três pedidos por ano com um total de 60 mil alevinos de diferentes espécies. A piscicultura de Itapiranga possui vários projetos porém com apenas um frigorifico particular e com a compra de pouco volume de peixes em virtude da produção própria. De acordo com DIEGO ZAMPINA, 80 por cento dos peixes produzidos no município serve para consumo próprio.
Prefeitura de Itapiranga negocia com agroindústrias projetos de habitação e outros investimentos para atender demanda de novos trabalhadores. Reunião teve presença do prefeito, secretários e gerentes das unidades da JBS aves e suínos de Itapiranga. Meta do poder público é entender os objetivos das agroindústrias para alinhar projetos de habitação, educação e saúde. O prefeito ALEXANDRE RIBAS destaca a importância da JBS pela geração de emprego e renda, além de todo o fator agregado do agronegócio que movimenta a cidade e interior. Com o crescimento da empresa e geração de empregos surgem gargalos que precisam ser solucionados na habitação, saneamento básico, educação, saúde e assistência social. Pessoas que estão migrando para Itapiranga acabam tendo os mesmos direitos da população local e precisam ser atendidas nos serviços públicos.
Habitação é a principal carência. Falta de moradia afeta disponibilidade de mão de obra. O prefeito avalia necessidade de implantação de novo loteamento habitacional de interesse social como já ocorreu por iniciativa do município no Morada Feliz em Santa Fé Alta e na parceria com a JBS no Bairro das Flores. ALEXANDRE RIBAS avalia que o aumento na produção da empresa atrai maior número de pessoas e necessidade de investimentos paralelos. O chefe do executivo afirma que a empresa tem interesse em uma parceria público privado para aumentar a disponibilidade de moradias na cidade. De acordo com RIBAS, é preciso estar em sintonia com a empresa para saber as metas de crescimento para o poder público fazer o planejamento a curto, médio e longo prazo.
Município vai estabelecer controle sobre a presença de estrangeiros. O prefeito revela a necessidade de um monitoramento sobre a constante chegada de imigrantes em Itapiranga. Só de venezuelanos já são mais de mil e 200 pessoas. ALEXANDRE RIBAS afirma que não existe um controle exato do número de pessoas que chegam de outros países e por isso alguns projetos e ações imediatas visam estabelecer um controle sobre a presença de imigrantes. Segundo o prefeito a responsabilidade será das secretarias de Assistência Social e da Saúde. RIBAS informa que novos encontros devem ser realizados para definir ações conjuntas para ter o controle da presença dos venezuelanos em Itapiranga.
Ex-rainha da Faismo sofre acidente na BR-282 em São Miguel do Oeste. FRANCIELE CAMPANA, rainha da Faismo de 2017 e Digital Ingfluencer, sofreu um acidente de trânsito na tarde deste sábado, na BR-282 em São Miguel do Oeste, por volta das 17 horas. Segundo apurado pela reportagem da Peperi, FRANCIELE voltava de Maravilha, onde estava trabalhando, quando no trecho da linha Santo Expedito, saiu da pista, caiu em um barranco e capotou o carro. A vítima teve apenas escoriações pelo corpo e precisou de atendimento dos bombeiros, que foram acionados, fizeram a retirada de FRANCIELE e conduziram ela até o Hospital Regional.
Colisão entre carro e moto mobiliza bombeiros e PM em SMO. A colisão ocorreu no cruzamento das ruas Marcílio Dias com a Dom Pedro II, bairro Estrela em São Miguel do Oeste, proximidades do Mercado Familiar. Segundo apurado no local, o Fiat Argo que era conduzido por uma jovem, invadiu a preferencial do motociclista, que de acordo com as pessoas que estavam no local, estava em alta velocidade. O jovem que estava com a Honda colidiu na lateral do carro e caiu sobre a pista. Apesar da gravidade do impacto, o rapaz teve apenas escoriações, foi atendido no local pelo Corpo de Bombeiros e liberado na sequência. Já a moça que conduzia o automóvel não se feriu, mas ficou em choque devido ao acidente.
Homem agride funcionários de restaurante em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada na noite deste sábado, por volta das 21 horas, em um restaurante no bairro São Luiz. Um rapaz estava andando de bicicleta, quando começou a agredir um grupo de jovens que passava pelo local. O proprietário do estabelecimento, foi separar a briga e acabou sendo agredido pelo rapaz com um soco na boca. A sua esposa, também, ao tentar apartar a briga, foi agredida com um soco no rosto, ocasionando em um corte. Além dos proprietários do restaurante, outras pessoas, que também tentaram fazer o jovem parar de brigar, ficaram feridas. Mesmo assim, o agressor foi imobilizado pelas pessoas que ali estavam, até a chegada da Polícia Militar. O jovem que agrediu as pessoas, é uma figura bastante conhecida da PM e responde a vários Boletins de Ocorrências. O Corpo de Bombeiros foi chamado e levou a mulher até a UPA 24 horas.
Motorista embriagado colide em carro estacionado em São Miguel do Oeste. A colisão traseira foi registrada na noite deste domingo, por volta das 21 horas no bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste. De acordo com informações colhidas no local, o motorista de um Fiat Siena colidiu na traseira de um I30 que estava estacionado. O condutor do Fiat estava embriagado e foi detido pela Polícia Militar, que conduziu ele até a delegacia para o flagrante do crime de embriaguez ao volante. Ninguém teve ferimentos.
Ladrões fogem em moto furtada após assalto a mercado no centro de Riqueza. Na sexta-feira, por volta das 16 horas, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de roubo em um mercado localizado na Rua José Bressan, no centro de Riqueza. Segundo relato do dono do mercado, dois homens, vestindo roupas compridas e escuras e usando capacetes, chegaram no local armados cada um com um revólver, a princípio calibre 38, e mandaram todos deitarem no chão. Os ladrões levaram uma quantia considerável de dinheiro, além de cheques. Após o assalto os homens fugiram em uma moto Honda CG Titan 125, de cor verde, em direção à Caibi. As guarnições da Polícia Militar de Riqueza e das cidades vizinhas fizeram rondas, porém os autores não foram localizados. Conforme levantamentos, a moto utilizada no roubo foi furtada em Caibi e depois utilizada para realizar o assalto em Riqueza.
PMR de Iporã do Oeste flagra transporte irregular de alimentos na SC 163. Apreensão ocorreu no sábado. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária, em patrulhamento pela SC 163, avistou quatro caminhões tanque com placas da Bolívia. Chamou atenção dos policiais que os veículos estavam com partes de sua identificação cobertos por fitas e plástico preto. Os veículos foram abordados no Posto Rodoviário de Iporã do Oeste. Durante a verificação dos documentos a polícia constatou que os veículos transportavam óleo de girassol refinado em tanques de transporte de combustíveis. Foi acionada a vigilância sanitária municipal e estadual e o cão da PM que realizou a busca de outros ilícitos. Quatro veículos foram retidos, 112 toneladas de produtos descartados e quatro pessoas foram encaminhadas à delegacia para esclarecimentos.