-PRESIDENTE ELEITO CONFIRMA NOMES DE CINCO MINISTROS DO NOVO GOVERNO
-20 MUNICÍPIOS DO ESTADO TÊM MÉDIO RISCO PARA TRANSMISSÃO DA DENGUE
-MUNICÍPIO DO EXTREMO-OESTE JÁ FAZ TRANSPORTE DE ÁGUA PARA ABASTECER MORADORES
-FCDL PROJETA AUMENTO DE SEIS E MEIO POR CENTO NAS VENDAS DE NATAL DESTE ANO
-NOVA SECRETÁRIA DE SAÚDE DIZ QUE AMPLIAÇÃO DO REGIONAL ESTÁ NA PAUTA DO NOVO GOVERNO
-POLÍCIA MILITAR APREENDE VEÍCULOS ABANDONADOS NA REGIÃO
-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO NO CENTRO DA CIDADE
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é sol e pancadas de chuva à tarde. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 37 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
O Kremlin disse nesta sexta-feira que o acordo de troca de prisioneiros para trocar o traficante de armas russo Viktor Bout pela estrela do basquete norte-americano Brittney Griner não deve ser visto como um passo para melhorar as relações bilaterais entre Moscou e Washington, informaram agências de notícias estatais russas. "As conversas foram exclusivamente sobre o tema da troca. Provavelmente é errado tirar quaisquer conclusões hipotéticas de que isso pode ser um passo para superar a crise nas relações bilaterais", disse o porta-voz do Kremlin, segundo a agência de notícias TASS.
As relações bilaterais continuam em um estado lastimável",
Os Estados Unidos expressaram, nesta sexta-feira, preocupação com uma “associação militar em grande escala” entre a Rússia e o Irã, descrevendo-a como “prejudicial” para a Ucrânia, os vizinhos do Irã e “a comunidade internacional“. O Irã é acusado pelas potências ocidentais de fornecer drones à Rússia para a guerra contra a Ucrânia, enquanto Moscou bombardeia a infraestrutura de energia do país em busca de uma vantagem no conflito. O enviado de Moscou na ONU, VASSILY NEBENZIA, rejeitou as afirmações. Durante uma reunião do Conselho de Segurança, ele afirmou que o “complexo militar e industrial na Rússia pode trabalhar perfeitamente bem e não precisa de ajuda de ninguém.”
O ex-presidente peruano PEDRO CASTILLO oficializou a solicitação de asilo ao governo do México, na última quinta-feira. A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores mexicano, MARCELO EBRARD, em mensagem no Twitter. Ele afirmou que o México iniciou conversas com as autoridades peruanas para realizar os procedimentos de asilo. CASTILLO anunciou na quarta-feira a dissolução do Congresso e o estabelecimento de um governo de exceção, o que foi amplamente interpretado como um golpe de Estado, motivo pelo qual foi destituído por incapacidade moral pelos congressistas. Na sequência, CASTILLO foi detido e transferido para uma prisão em Lima, onde um juiz da Suprema Corte ordenou que ficasse durante sete dias na última quinta-feira.
O Tribunal Superior Eleitoral marcou para a próxima quinta-feira o julgamento de ação que contesta o registro de candidatura do ex-juiz SERGIO MORO do União, eleito para o Senado pelo Paraná. Os ministros analisam recurso da federação formada por PT, PCdoB e PV contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná que decidiu manter o registro de MORO. A federação alega que MORO não se filiou ao União Brasil do Paraná no prazo legal de seis meses antes das eleições – ou seja, dois de abril de 2022. O ex-juiz estava filiado até março no Podemos do Paraná, e no final do mês foi para o União Brasil de São Paulo. Sua transferência de domicílio eleitoral, no entanto, foi negada por falta de vínculo com São Paulo. Só então, em junho, MORO formalizou seu vínculo com o União Brasil do Paraná.
O presidente eleito LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA anunciou os primeiros escolhidos para comandar os ministérios em seu terceiro mandato. A lista divulgada inclui nomes de cinco ministérios. O anúncio foi feito no Centro Cultural do Banco do Brasil, sede da equipe de transição, nesta sexta-feira. O ministro da Fazenda será FERNANDO HADDAD, a Casa Civil ficará com RUI COSTA, a pasta da Defesa com JOSÉ MÚCIO MONTEIRO, a Justiça e Segurança Pública com FLÁVIO DINO e MAURO VIEIRA será o ministro das Relações Exteriores. Confirmado nesta sexta-feira como futuro ministro da Defesa, JOSÉ MÚCIO MONTEIRO disse que é preciso "despolitizar" e "despartidarizar" as Forças Armadas.
O futuro ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD (PT), afirmou nesta sexta-feira que o estabelecimento de uma nova regra fiscal, em substituição ao teto de gastos, a retomada de acordos internacionais e a reforma tributária serão os primeiros passos da pasta que chefiará em 2023. Ele deu a declaração durante breve entrevista, concedida instantes após ter sido anunciado pelo presidente eleito como titular da Fazenda a partir de primeiro de janeiro. HADDAD disse, ainda, que começa a escolher na próxima semana os secretários do Ministério da Fazenda em sua gestão. Ele destacou que o importante é ter uma agenda para 2023 forte, recuperar os acordos internacionais, que estão parados, sobretudo União Europeia, a questão do arcabouço fiscal e da reforma tributária, como grandes movimentos do governo.
O pagamento do décimo terceiro salário deve dinamizar a economia em Santa Catarina no mês de dezembro. Conforme pesquisa da Fecomércio realizada em sete cidades do estado, a prioridade este ano será economizar para 30 por cento dos entrevistados e renegociar as dívidas para outros 28 por cento, resultado menor do que o ano anterior e em linha com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, que indica níveis menores de endividamento no estado em relação ao país. Em terceiro lugar está a compra de presentes de Natal. Cerca de 170 mil servidores do Estado devem receber a segunda parcela do décimo terceiro salário até a próxima sexta-feira. Nas empresas privadas, deve ser pago até 20 de dezembro.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina encaminhou, ofício ao Ministro de Infraestrutura, MARCELO SAMPAIO CUNHA FILHO, solicitando liberação emergencial de 100 milhões de reais para a desobstrução de rodovias federais catarinenses interditadas em função das chuvas ocorridas na semana passada. Segundo a entidade, o valor foi estimado pelo Dnit em Santa Catarina para a desobstrução das BRs 280 e 282. A entidade empresarial lembra que as rodovias interditadas são “corredores logísticos estratégicos para Santa Catarina e o Brasil, com pujante atividade econômica e destaque para a indústria, comércio, serviços, agropecuária e o turismo. O ministro ainda não respondeu se vai atender o pedido da Fiesc.
O novo Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti de 2022, divulgado nesta semana pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, revela que 20 municípios, o que equivale a 15 por cento, apresentam médio risco e 112, o correspondente a 84 por cento, apresentam baixo risco de transmissão de dengue, chikungunya e Zika. Nenhum município infestado pelo mosquito foi classificado com alto risco de transmissão.
Em 2022, 135 mil 369 depósitos de água parada foram inspecionados, a maior parte em pequenos recipientes móveis, como pratinhos de plantas e baldes. Ao todo, 132 municípios fizeram o levantamento.
A escassez de chuva já começa a trazer transtornos no extremo-oeste. Em Santa Helena, o município já está fazendo o transporte de água para o consumo dos moradores há cerca de uma semana. O vice-prefeito, JOÃO ROBERTO PALUDO afirmou que as chuvas irregulares são insuficientes para manter o nível do rio que abastece a cidade. Por isso, a administração está captando água com um caminhão pipa. São captados cerca de 80 mil litros por dia. PALUDO pediu que a população economize água e comunique os responsáveis em caso de vazamentos na rede para evitar desperdícios. Além disso, o município também trabalha na instalação de cisternas e abertura de açudes no interior.
O Peperi Debates deste sábado foi em tom de avaliação do ano de 2022 e de projeção para 2023 no setor agrícola. O programa analisou as dificuldades, avanços e previsões da agricultura a partir da posse dos novos governantes no país e em Santa Catarina. O debate deste sábado reuniu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER, o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ASTOR KIST e o presidente da Associação dos Feirantes de São Miguel do Oeste, MARCIO SANTIN. O áudio na íntegra do programa e as fotos do debate deste sábado estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A agricultura é uma indústria de céu aberto que perdeu praticamente três safras desde 2020 e as consequências foram sentidas neste ano. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER. Ele comentou que as dificuldades geradas pelas estiagens dos últimos três anos afetaram a renda das famílias do campo e o preço dos produtos não é suficiente para cobrir as perdas. O aumento do custo de produção é outro fator que marcou o ano de 2022. A boa notícia, segundo WATHIER é de uma boa safra de milho. Sobre os novos governos, o sindicalista espera mudanças no rumo das ações, mas sem grandes alterações. Ele citou que os governos, tanto federal e estadual, também olhar com mais atenção para a agricultura familiar, responsável por 70 por cento dos alimentos no país.
Quem segurou a economia nacional durante a pandemia do coronavírus foi a agricultura e, neste ano, não foi diferente. O comentário é do vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ASTOR KIST. Ele disse que a estiagem criou dificuldades no estado, mas na nível nacional, a produção nacional foi maior do que anos anteriores. KIST citou que aconteceram algumas coisas importantes neste ano, como por exemplo, a geração de renda e emprego no campo. Ele também comentou que o setor avançou no processo de profissionalização e tecnologia na agricultura e isso faz muita diferença na produtividade. KIST disse que os novos governos precisam olhar para o peso da agricultura para a economia e apoiar, cada vez, o setor. Ele ressaltou que a bancada ruralista vai continuar defendendo as políticas públicas para a agricultura.
O ano de 2022 foi muito difícil para as pequenas propriedades rurais. A observação é do presidente da Associação dos Feirantes de São Miguel do Oeste, MARCIO SANTIN. Ele citou que um dos grandes problemas foi a queda dos preços pagos aos produtores, especialmente do leite que é principal produto agrícola da região. Para SANTIN, os pequenos agricultores também tiveram dificuldade em acessar as políticas públicas, como por exemplo, o plano safra e o programa de aquisição de alimentos. Ele disse que a escolha de VALDIR COLATTO como novo secretário de Agricultura indica que o novo governo do estado no caminho certo. SANTIN citou que também é preciso investir em pesquisa e fortalecer a Epagri. Sobre o governo federal, ele defendeu a criação do Ministério do Desenvolvimento Agrário para executar políticas específicas para os pequenos produtores rurais.
A Secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste vai realizar, na semana que vem,mais uma Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no interior. De acordo com o secretário ANTONIO ORSO, essa será a última coleta de 2022 e será realizada em cinco dias, com o apoio das secretarias de Obras e de Saúde, além da Epagri e Associação de Coletores de materiais recicláveis. Ele reforçou que os agricultores devem organizar os materiais e depositá-los nos locais indicados no roteiro a fim de possibilitar o descarte correto aos itens que podem ser reciclados. A última etapa da campanha começa na segunda e vai até sexta-feira da semana que vem.
A coleta de resíduos sólidos no meio rural da próxima semana vai recolher plásticos, papéis, metais, vidros, ferramentas, equipamentos e sacos de adubo e ração. A informação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele destacou que não serão coletados lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, rejeitos como fraldas, papel higiênico e similares, lâmpadas, pneus, roupas e calçados. O roteiro começa na segunda-feira, dia 12, pelas seguintes comunidades: Jacutinga Guamerim, Waldemar, Alto Guamerim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias. Os pontos de coleta são os mesmos da etapa anterior.
Um apagão atingiu a região central e alguns bairros de São Miguel do Oeste durante o início da tarde desta sexta-feira. Segundo a Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A, a falta de energia ocorreu devido ao desligamento de dois alimentadores. O apagão aconteceu por volta do meio dia e 30 enquanto acontecia o primeiro tempo do jogo entre a Croácia e o Brasil, pela Copa do mundo. De acordo com o gerente regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA, o problema foi pontual em um transformador na região central da cidade o que fez com que os alimentadores fossem desligados. Apesar do transtorno as equipes normalizaram o fornecimento de energia elétrica em aproximadamente 20 minutos.
O semáforo instalado na esquina da rua Waldemar Rangrab com a Itaberaba, nas proximidades do Terminal Rodoviário, já está energizado, e entrou em fase de monitoramento na noite de ontem. A informação é do secretário de Desenvolvimento Urbano, JEFERSON DIAS. Ele explicou que os primeiros 30 dias servirão para avaliação de possíveis alterações nos tempos de cada fluxo e adaptação dos usuários. Também não serão expedidas notificações neste período, ou seja, os equipamentos vão funcionar somente de forma educativa. A operação será normal de segunda a sexta, das seis da manhã as 11 da noite. Entre 11 da noite e seis da manhã, o conjunto semafórico ficará somente no modo piscante, em sinal de alerta, em função da diminuição do tráfego.
O semáforo instalado na esquina da rua Waldemar Rangrab com a Itaberaba, nas proximidades do Terminal Rodoviário atende uma reivindicação de muitos moradores, embora o local não tenha registrados acidentes nos últimos meses. O secretário de Desenvolvimento Urbano, JEFERSON DIAS disse que a instalação do equipamento foi aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito e visa das mais segurança aos usuários. Ele disse que após 30 dias de testes e adaptação, os motoristas estarão sujeitos a fiscalização de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. O CTB estabelece que cruzar sinal vermelho consiste em infração gravíssima, com desconto de sete pontos na Carteira de Habilitação, além de multa.
As equipes da secretaria de Assistência Social estão recolhendo os presentes doados pela comunidade na campanha Natal Solidário. Cerca de 40 empresas e entidades receberam os sacos do Papai Noel com as cartinhas contendo os nomes das crianças inscritas no programa. Ao todo, 544 crianças participam da ação. Desse total, 127 inscrições são de famílias imigrantes. O evento de encerramento da campanha com a entrega dos presentes está marcado para o dia 17 de dezembro, às duas da tarde, no ginásio da Secretaria de Assistência Social e haverá a presença do Papai Noel, brinquedos infláveis e distribuição de pipoca, lanches e doces para as famílias inscritas.
A programação do “Natal Regional 2022 – No coração da gente” se estende até o dia oito de janeirocom diversas apresentações artísticas e culturais, música, gastronomia, artesanato e brinquedos para as crianças. Neste sábado, as atividades começam as sete horas da noite com o Coral Cantata da Igreja Batista. Em seguida, a programação prevê uma série de apresentações de danças do projeto de danças do IFSC, Estúdio Adriana Staudt, Ballet Carol Alana, Oficina de Ballet da secretaria de Cultura e centro artístico Adamas. Para domingo, está prevista a feira de artesanato Natalina e o Dia da Família e da Bíblia as sete horas da noite.
O comércio de Santa Catarina está otimista para as vendas de Natal. De acordo com o presidente da FCDL, IVAN TAUFFER, a projeção é de que o volume de negócios gerados pela data aumente em seis e meio por cento na comparação com o Natal do ano passado. Ele disse que a pesquisa feita pela entidade com comerciantes de todo o estado apontou que quase 70 por cento dos entrevistados afirmaram que as vendas devem ser maiores neste ano. TAUFFER ressaltou que esse é o principal período para o setor e os empresários, de forma geral, ampliaram os estoques para atender os consumidores. Ele citou ainda que todos os segmentos devem ser beneficiados pelo aumento do movimento reforçado pelo décimo terceiro salário.
A pesquisa da FCDL sobre as vendas de final de ano aponta que roupas e calçados devem ser as principais opções de presentes para o Natal. 32 por cento dos entrevistados informaram que presentear dessa forma. Segundo o presidente da federação, IVAN TAUFFER, a segunda opção mais citada de presentes é o brinquedo com 17 por cento. Em terceiro, vem os eletroeletrônicos com 14 por cento das indicações. Nas grandes cidades, a forma preferencial de pagamento será com cartão de crédito e nas pequenas cidades, a preferência segue o pagamento em dinheiro ou no crediário própria da loja. Outra opção que vem ganhando força nas compras e isso deve ocorrer também no Natal é o pix.
O volume de vendas no Natal é decisivo para que o comércio catarinense feche 2022 no azul. A afirmação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele citou que alguns setores já venderam mais neste ano do que em 2021, mas o setor, de forma geral, ainda não superou os números do ano passado. TAUFFER reforçou que o comércio depende do Natal para ter um ano positivo.
A redução da fila de espera por procedimentos eletivos é a prioridade número um da futura secretária de saúde de Santa Catarina. CAMEM ZANOTTO esteve no Peperi Entrevista desta quinta-feira e disse que os pacientes não suportam mais esperar. A deputada foi confirmada no cargo pelo governador eleito, JORGINHO MELLO. Ela citou que a fila, que já era grande, aumentou muito por conta da pandemia da coronavírus. CARMEM disse que algumas pessoas estão aguardando há anos pelo atendimento. Ela disse que os pacientes ortopédicos, por exemplo, estão na fila há seis anos. A deputado destacou que o desafio é aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
A ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso está na pauta da secretária de Saúde do governo eleito de JORGINHO MELLO. CARMEM ZANOTTO disse que acompanha as questões do Hospital do extremo-oeste desde a inauguração e sabe a importância que a unidade tem para a saúde pública da região. CARMEM ressaltou que precisa tomar posse para definir exatamente as ações para a ampliação, mas confirmou que essa é uma questão que o governo precisa resolver.
Dois veículos foram encontrados abandonados nesta sexta-feira em Itapiranga. O primeiro foi por volta da uma e meia da madrugada quando o Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para atender vítima de acidente na SC 163, em linha Cordilheira. No local, um veículo Gol, placas Mercosul estava sobre a pista.
O motorista não foi localizado. Durante a manhã, foi localizado um veículo Pampa, parcialmente submerso no Rio Uruguai. O motorista não estava no local, porém já foi identificado. A Polícia Civil vai investigar a procedência dos veículos.
Um motociclista sofreu ferimentos graves em um acidente no começo da manhã deste sábado no centro da cidade. A colisão aconteceu por volta das seis hora no cruzamento das ruas Waldemar Ramgrab e Guanabara e envolveu uma moto CG de Pinhalzinho e um Uno de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, seguida em direção ao centro e entrou na rua Guanabara, colidindo na moto. O motorista abandonou o carro e deixou o local sem prestar socorro a vítima. O rapaz que conduzia a moto teve ferimentos graves e foi levado ao Hospital Regional. O caso será investigado pela Polícia Civil.