-LULA ANUNCIA 5 NOMES PARA MINISTÉRIOS DO NOVO GOVERNO
-SC TÊM 20 CIDADES COM MÉDIO RISCO PARA TRANSMISSÃO DA DENGUE
-PROGRESSISTAS DEVE INDICAR NOME PARA PRESIDÊNCIA DA AMEOSC
-SETOR DE OBRAS MAPEIA TRECHOS PARA MELHORIAS NO ANO QUE VEM
-LEVANTAMENTO DO CENSO DO IBGE DEVE SE ESTENDER PARA 2023
-RECEITA FEDERAL DESTINA PRODUTOS PARA ATINGIDOS PELAS CHUVAS
-DEPARTAMENTO DE URBANISMO EXECUTA A LIMPEZA DE RUAS
-150 ESTUDANTES SERÃO FORMADOS PELO PROERD NA SEGUNDA-FEIRA
-MOTORISTA FOGE DEPOIS DE GRAVE ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO
-SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR
O tempo está nublado no extremo-oeste. A previsão é de condições parcialmente nubladas com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. A mínima desta manhã foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 35 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
O Kremlin disse nesta sexta-feira que o acordo de troca de prisioneiros para trocar o traficante de armas russo VIKTOR BOUT pela estrela do basquete norte-americano BRITTNEY GRINER não deve ser visto como um passo para melhorar as relações bilaterais entre Moscou e Washington, informaram agências de notícias estatais russas. "As conversas foram exclusivamente sobre o tema da troca. Provavelmente é errado tirar quaisquer conclusões hipotéticas de que isso pode ser um passo para superar a crise nas relações bilaterais", disse o porta-voz do Kremlin, segundo a agência de notícias TASS. As relações bilaterais continuam em um estado lastimável.
Os Estados Unidos expressaram, nesta sexta-feira, preocupação com uma “associação militar em grande escala” entre a Rússia e o Irã, descrevendo-a como “prejudicial” para a Ucrânia, os vizinhos do Irã e “a comunidade internacional“. O Irã é acusado pelas potências ocidentais de fornecer drones à Rússia para a guerra contra a Ucrânia, enquanto Moscou bombardeia a infraestrutura de energia do país em busca de uma vantagem no conflito. O enviado de Moscou na ONU, VASSILY NEBENZIA, rejeitou as afirmações. Durante uma reunião do Conselho de Segurança, ele afirmou que o “complexo militar e industrial na Rússia pode trabalhar perfeitamente bem e não precisa de ajuda de ninguém.”.
O ex-presidente peruano PEDRO CASTILLO oficializou a solicitação de asilo ao governo do México, na última quinta-feira. A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores mexicano, MARCELO EBRARD, em mensagem no Twitter. Ele afirmou que o México iniciou conversas com as autoridades peruanas para realizar os procedimentos de asilo. CASTILLO anunciou na quarta-feira a dissolução do Congresso e o estabelecimento de um governo de exceção, o que foi amplamente interpretado como um golpe de Estado, motivo pelo qual foi destituído por incapacidade moral pelos congressistas. Na sequência, CASTILLO foi detido e transferido para uma prisão em Lima, onde um juiz da Suprema Corte ordenou que ficasse durante sete dias na última quinta-feira.
O Tribunal Superior Eleitoral marcou para a próxima quinta-feira o julgamento de ação que contesta o registro de candidatura do ex-juiz SERGIO MORO do União, eleito para o Senado pelo Paraná. Os ministros analisam recurso da federação formada por PT, PCdoB e PV contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná que decidiu manter o registro de MORO. A federação alega que MORO não se filiou ao União Brasil do Paraná no prazo legal de seis meses antes das eleições – ou seja, dois de abril de 2022. O ex-juiz estava filiado até março no Podemos do Paraná, e no final do mês foi para o União Brasil de São Paulo. Sua transferência de domicílio eleitoral, no entanto, foi negada por falta de vínculo com São Paulo. Só então, em junho, MORO formalizou seu vínculo com o União Brasil do Paraná.
O presidente eleito LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA anunciou os primeiros escolhidos para comandar os ministérios em seu terceiro mandato. A lista divulgada inclui nomes de cinco ministérios. O anúncio foi feito no Centro Cultural do Banco do Brasil, sede da equipe de transição, nesta sexta-feira. O ministro da Fazenda será FERNANDO HADDAD, a Casa Civil ficará com RUI COSTA, a pasta da Defesa com JOSÉ MÚCIO MONTEIRO, a Justiça e Segurança Pública com FLÁVIO DINO e MAURO VIEIRA será o ministro das Relações Exteriores. Confirmado nesta sexta-feira como futuro ministro da Defesa, JOSÉ MÚCIO MONTEIRO disse que é preciso "despolitizar" e "despartidarizar" as Forças Armadas.
O futuro ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, do PT, afirmou nesta sexta-feira que o estabelecimento de uma nova regra fiscal, em substituição ao teto de gastos, a retomada de acordos internacionais e a reforma tributária serão os primeiros passos da pasta que chefiará em 2023. Ele deu a declaração durante breve entrevista, concedida instantes após ter sido anunciado pelo presidente eleito como titular da Fazenda a partir de primeiro de janeiro. HADDAD disse, ainda, que começa a escolher na próxima semana os secretários do Ministério da Fazenda em sua gestão. Ele destacou que o importante é ter uma agenda para 2023 forte, recuperar os acordos internacionais, que estão parados, sobretudo União Europeia, a questão do arcabouço fiscal e da reforma tributária, como grandes movimentos do governo.
O pagamento do décimo terceiro salário deve dinamizar a economia em Santa Catarina no mês de dezembro. Conforme pesquisa da Fecomércio realizada em sete cidades do estado, a prioridade este ano será economizar para 30 por cento dos entrevistados e renegociar as dívidas para outros 28 por cento, resultado menor do que o ano anterior e em linha com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, que indica níveis menores de endividamento no estado em relação ao país. Em terceiro lugar está a compra de presentes de Natal. Cerca de 170 mil servidores do Estado devem receber a segunda parcela do décimo terceiro salário até a próxima sexta-feira. Nas empresas privadas, deve ser pago até 20 de dezembro.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina encaminhou, ofício ao Ministro de Infraestrutura, MARCELO SAMPAIO CUNHA FILHO, solicitando liberação emergencial de 100 milhões de reais para a desobstrução de rodovias federais catarinenses interditadas em função das chuvas ocorridas na semana passada. Segundo a entidade, o valor foi estimado pelo Dnit em Santa Catarina para a desobstrução das BRs 280 e 282. A entidade empresarial lembra que as rodovias interditadas são “corredores logísticos estratégicos para Santa Catarina e o Brasil, com pujante atividade econômica e destaque para a indústria, comércio, serviços, agropecuária e o turismo. O ministro ainda não respondeu se vai atender o pedido da Fiesc.
O novo Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti de 2022, divulgado nesta semana pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, revela que 20 municípios, o que equivale a 15 por cento, apresentam médio risco e 112, o correspondente a 84 por cento, apresentam baixo risco de transmissão de dengue, chikungunya e Zika. Nenhum município infestado pelo mosquito foi classificado com alto risco de transmissão. Em 2022, 135 mil 369 depósitos de água parada foram inspecionados, a maior parte em pequenos recipientes móveis, como pratinhos de plantas e baldes. Ao todo, 132 municípios fizeram o levantamento.
A nova coordenadora do Lar Aprisco esteve, durante a sua primeira semana no cargo, acompanhando os serviços e conhecendo como funciona a entidade em São José do Cedro. Em conversa com a Rádio Cedro, GABRIELA TOIGO, comentou que já elabora um cronograma de atividades para ser desenvolvida ainda este ano, mas principalmente no próximo. Ela lembrou que já atuou como coordenadora do CRAS em outra administração e como isso deve contribuir com os trabalhos no novo cargo. Quanto ao Aprisco, a coordenadora já avaliou a equipe técnica positivamente e como foi bem recebida pelos 16 acolhidos.
10 turmas dos quintos anos das redes municipal e estadual de ensino vão participar da formatura do PROERD em São José do Cedro. Ao todo foram 10 lições até chegar à formatura dos estudantes. A informação vem da instrutora, GISELE TRENTIN, policial militar. A formatura acontece na segunda-feira a partir das 2 da tarde no clube Cedrense. A secretaria de Educação ficou a cargo da decoração do espaço para recepcionar os pais e os alunos. Ao menos 150 crianças da cidade e do interior serão formadas. Na avaliação dela os trabalhos foram bem executados pelos 3 instrutores e os resultados disso serão demonstrados na segunda. Já no começo do ano que vem serão programadas as aulas e turmas do ano todo, ao contrário de como aconteceu neste ano depois da retomada em setembro. Para ela, esse tempo foi bastante curto e os trabalhos com as crianças precisaram ser feitos de forma rápida visto o final de ano. Porém, em 2023 os trabalhos vão ser retomados ao normal, inclusive com a procura de mais recursos com intenção de premiar os alunos destaques.
O departamento de Urbanismo está fazendo a limpeza completa nas principais ruas e avenidas de Princesa neste final de ano. Conforme a diretora SALETE REICHERT, o departamento está realizando o plantio de flores de época, corte e plantio de grama. Assim como a pintura dos meio-fios e limpeza em geral das vias públicas de Princesa. Ela destacou sobre a importância da comunidade fazer a sua parte, mantendo os terrenos baldios e habitados sempre limpos. Além de deixar a cidade mais bonita, a limpeza destes espaços inibe a proliferação de insetos, em especial o mosquito da Dengue, e de animais peçonhentos. Em razão disso, também é solicitado que o lixo doméstico da área urbana, seja depositado de forma correta nas lixeiras. Em Princesa, à recolha acontece sempre nas segundas, quartas e sextas. Ao depositar o lixo nos cestos, tudo deverá estar organizado de maneira correta e devidamente embalado, evitando acúmulo de água.
A prestação de serviço ao setor empresarial disponibilizada gratuitamente pelas Salas do Empreendedor em vários municípios do extremo-oeste tem auxiliado para a melhoria do ambiente de negócios em municípios que aderiram ao programa Cidade Empreendedora. Os detalhes são do gerente Regional do Sebrae UDO TRENNEPOHL. Durante uma capacitação foram entregues 21 certificados aos municípios do grande Oeste catarinense que participaram do programa Selo Referência em Atendimento. A honraria considera vários critérios, a exemplo de qualidade do atendimento, divulgação de cursos e consultorias, orientações para empresas participarem das compras públicas e capacitação dos atendentes da Sala do Empreendedor. Do extremo-oeste, foram agraciadas as cidades de Anchieta, Guaraciaba, Guarujá do Sul e Palma Sola. O gerente destacou que essa prestação de serviço coopera significativamente para o desenvolvimento econômico dos municípios, além de promover a construção de um ambiente favorável aos negócios.
A Receita Federal de Dionísio Cerqueira destinou grande quantidade de mercadorias à Defesa Civil do Estado do Paraná para atendimento aos municípios que sofreram com as chuvas intensas no mês de outubro. A informação é do delegado MARK TOLLEMACHE. Por meio de decreto, o governo do Paraná decretou situação de emergência em 40 municípios. Segundo a Defesa Civil, os temporais causaram enxurradas, inundações, alagamentos e vendavais. Houve impactos no sistema hídrico e elétrico, com danos nos sistemas de geração, abastecimento, transmissão e distribuição de energia elétrica. A alfândega destinou à Defesa Civil mercadorias como farinha de trigo, milho, mel, vestuário em geral e óleo diesel para atendimento aos municípios afetados, principalmente àqueles mais prejudicados como Francisco Beltrão, Pato Branco e Ampére, que são próximos à jurisdição da alfândega. A destinação também permitiu a obtenção de cestas básicas, que foram distribuídas à população junto com os demais alimentos e vestuário.
As destinações ultrapassaram o valor de 384 mil reais em mercadorias para os municípios atingidos pelas fortes chuvas no Paraná. O delegado da Receita Federal em Dionísio MARK TOLLEMACHE, comentou que a alfândega do Paraná acabou viabilizando estas doações para a Defesa Civil visando atender, de forma rápida, as vítimas dos temporais. Segundo ele, este foi um meio de auxiliar a população através dos produtos e mercadorias apreendidas pela Receita Federal durante este ano. O delegado salientou que as ações de doação não pararam nem mesmo durante o período eleitoral que restringiu a divulgação. O balanço de doações do ano será feito pela receita nos próximos dias.
O setor rural de Santa Catarina acaba de ganhar uma ferramenta para acompanhar de perto o desempenho e as tendências do agronegócio e do desenvolvimento rural. Lançado ontem, o Observatório Agro Catarinense nasce como um ambiente inovador, onde produtores, iniciativa privada e poder público terão uma visão ampla da agropecuária e das transformações do espaço rural. A gestão e responsabilidade técnica do Observatório são da Epagri. O principal canal de acesso aos conteúdos é o site, no endereço eletrônico; observatorioagro.sc.gov.br, lançado pela secretaria de Estado da Agricultura e pela Epagri. Trata-se de um canal com painéis interativos, mapas, gráficos e conteúdos específicos sobre cada área, que irá transformar a maneira que o governo do Estado produz e entrega informações para o setor. O portal é resultado da primeira fase de implantação do Observatório. Novas funcionalidades serão implementadas em mais duas etapas. A perspectiva é que o Observatório esteja em total funcionamento até o final de 2024.
O Observatório Agro Catarinense tem como alicerce 4 elementos, o espaço físico estruturado, adoção de tecnologias de ponta, disponibilidade de recursos humanos multidisciplinares de alta qualificação e incorporação da cultura de tomada de decisões orientada por dados. A estrutura de big data voltada ao setor rural será mais um diferencial do Estado na geração de inovações e no aprimoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural. Este Observatório vem atender a uma grande demanda do setor produtivo, sendo um grande marco para o agronegócio catarinense. Os produtores rurais serão grandes consumidores das informações produzidas pelo sistema e terão ferramentas para tomar decisões mais acertadas. O Observatório ainda visa preencher uma lacuna importante na comunicação sobre os dados do agro catarinense.
Foram retomados pela Epagri os trabalhos no Horto Comunitário em Guarujá do Sul. A finalidade deste espaço é o plantio das mudas medicinais. A extensionista DIANDRA ANDREOLLA, comentou que esta ação foi retomada na terça depois de dois anos parados em virtude da pandemia. Por causa do longo tempo sem receber atividades, o local precisou receber algumas intervenções para adequar ao público. A retomada também contou a plantação das primeiras mudas visando o resgate do horto. Ao todo são 30 famílias envolvidas nesta ação, vista que o programa Farmácia Viva existe há mais de 5 anos. O horto está localizado nos fundos do centro de idosos. Este espaço já chegou a ter mais de 100 espécies de plantas, entre medicinais e comestíveis – aquelas que são usadas em alimentos. A expectativa, agora com a retomada, é trabalhar com uma quantidade similar e até mesmo maior. DIANDRA destacou que o horto será aberto ao público a partir do ano que vem.
O Censo Demográfico do IBGE foi novamente adiado e deve se estender até o início do ano que vem. O órgão ainda enfrenta dificuldade para contratação de recenseadores mesmo após quatro meses do início da visita às casas. O coordenador de Área CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR, comentou que a falta de trabalhadores em Santa Catarina atrapalhou a conclusão do censo no prazo de três meses. No extremo-oeste, a situação é menos preocupante, porém a coleta dos dados não foi finalizada em alguns municípios. Em São José do Cedro, por exemplo, os recenseadores estão enfrentando problemas com mais de 250 moradias que ainda não tiveram seus moradores recenseados. Por isso, será necessário retornar ao município para fazer esta coleta. Caso o cidadão preferir, pode estar indo até o posto de coleta localizado na Câmara de Vereadores para buscar o encaminhamento. O coordenador destacou que alguns recenseadores foram realocados para outras regiões do Estado catarinense para auxiliar no censo.
O prazo para o IBGE fornecer os dados ao TCU termina no dia 28 deste mês e os municípios com até 170 mil habitantes precisam concluir o levantamento para o governo definir o orçamento do próximo ano. O coordenador de Área CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR, reiterou que a prioridade atual do instituto é finalizar as visitas às moradias até a semana que vem e fazer o possível para concluir a coleta ainda este ano em cidades da região, principalmente nos municípios menores. Em razão disso, o coordenador destacou a importância dos moradores contribuírem com os recenseadores e responderam os questionamentos de forma correta para não implicar na destinação de recursos ao seu município em 2023. RADTKE salientou que o levantamento do instituto conta com dois questionários, um básico e outro mais complexo, podendo levar até 15 minutos de entrevista.
A equipe de Obras esteve trabalhando durante esta semana para atender às demandas dos agricultores em Princesa. O secretário de Obras CARLOS KLEIN, comentou que a ideia é resolver os problemas das estradas apontados pelos agricultores. A pouco mais de 20 dias para acabar o ano, as comunidades com maior problema na malha viária tem prioridade da administração. Entre eles, já foi contemplado o trecho da estrada na Linha São Francisco e cascalhamento na comunidade de Jatobá e Vista Alegre. A Linha Cruzeiro também está sendo beneficiada. Os trabalhos não param por aí e seguem pela via rural da Califórnia e Moquém, além de um trecho da União com a Jatobá. Para garantir os serviços em andamento, o secretário decidiu segurar grande parte dos trabalhadores e a ideia é concluir a maioria das estradas em virtude do período de maior trafegabilidade devido às visitas. Já o trecho da Vila Rica deve receber cascalhamento, se tudo ocorrer bem com os demais serviços, ainda este ano.
A secretaria de Obras já possui vários trechos mapeados para receberem as melhorias necessárias no ano que vem em Princesa. A afirmação vem do secretário CARLOS KLEIN. As estradas serão contempladas com cascalhamento com intuito de entregar serviços bem executados por parte das equipes. Ele admitiu que há trechos com bastante dificuldades, mas ao mesmo tempo busca resolver os problemas da malha viária. Mas o secretário destacou que os trabalhos são efetuados com qualidade no objetivo de evitar maiores manutenções no futuro. Por isso, garantiu que ao seu tempo todos os pontos serão contemplados. Para início de 2023, uma das primeiras obras a ser efetuada está o calçamento da Linha Sagrada Família. A obra, conforme o secretário, já está licitada. Durante este ano, CARLOS afirmou que os trabalhos contemplaram trechos que por muito tempo não recebiam atenção do setor. Na avaliação dele, se 95 por cento dos trechos estiverem patrolados, seria o suficiente.
Uma empresa responsável pela regularização fundiária em Princesa está solicitando a atualização da documentação pessoal dos mutuários. O responsável ALEXANDRE COPATTI, lembrou que esse processo começou em 2017 e agora foi assinado o despacho das matrículas para passar a propriedade ao dono. Ao todo 26 lotes que estão em processo de regularização. A previsão é que, dentro de 30 dias, os mutuários sejam contemplados com as matrículas. Os documentos possuem uma validade e o quanto antes efetuar a atualização mais cedo o dono do lote receberá a matrícula. Parte dos moradores já efetuou a atualização, mas uma parcela ainda está em falta. Ele afirmou que é necessário que os 26 documentos sejam anexados num mesmo arquivo e posteriormente encaminhados ao cartório. COPATTI também comentou sobre os trabalhos no setor de Habitação e que foi feita a última assinatura de contrato para instalação do morador derradeiro do Loteamento Primavera. Também será construído um campo sintético neste local.
Na sexta-feira da semana que vem o atual presidente da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina – AMEOSC, vai coordenar a sua última assembleia do ano. A informação é do presidente IVAN CANCI, prefeito de Anchieta. O momento vai servir para prestação de contas da atual gestão e a escolha da nova diretoria da entidade para o ano de 2023. No ano que vem, cabe ao partido Progressistas indicar um nome para assumir a presidência, assim como demais membros da diretoria. O atual presidente afirmou que essa foi a política pública adotada pela AMEOSC para eleição dos novos gestores do próximo exercício. A equipe deve ser composta por 4 partidos políticos em 2023, assim como foi este ano. CANCI afirmou que a escolha dos representantes não têm interesses de cunho político, mas voltado ao desenvolvimento dos 19 municípios da associação. Para ele, a AMEOSC serve de exemplo para demais entidades regionais de Santa Catarina. A BR-163 continua sendo o principal tema de discussões para garantir o andamento das obras.
A Polícia Militar de Barracão, Paraná, realizava rondas pela estrada geral de acesso à Bom Jesus do Sul, momento em que foi avistado um veículo Prisma de Velo Horizonte que, ao notar a presença policial, empreendeu fuga sentido Barracão não obedecendo às ordens de parada. Depois da perseguição policial, o motorista de 19 anos foi abordado próximo ao um acampamento. Durante revistas, foi verificado que o veículo estava visivelmente preparado para carga de ilícitos, sem os bancos, com a suspenção modificada e com os vidros totalmente escuros. O veículo ainda apresentava o lacre da placa rompido. Em razão disso, o veículo foi apreendido e o condutor, que não possui CNH, foi notificado conforme Código de Trânsito, mas liberado pela PM.
Um homem acusado de furto e receptação foi preso no final da manhã de quinta em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar realizava rondas pela Rua Florianópolis, no Bairro São Luiz, quando realizou a abordagem de um homem. Em consulta ao sistema foi constatado que havia um Mandado de Prisão Ativo contra ele. O homem foi detido e levado para a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas na quinta-feira em São Miguel. Por volta da 5 horas da tarde, uma guarnição da PM visualizou um homem com tornozeleira eletrônica transitando pela Willy Barth. Em um dos bolsos do calção do homem foram encontradas três porções de cocaína fracionadas, um pino e as outras porções em plástico totalizando 23 gramas. Ele disse que teria comprado a droga em uma residência que fica nas proximidades do local da abordagem e que venderia cada porção da droga por cem reais. As guarnições foram até a casa indicada pelo homem e com a autorização da moradora foi realizada averiguação com o cão de faro da PM. A droga foi apreendida e o homem preso por tráfico entorpecente.
Um condutor fugiu depois de causar um acidente esta manhã no cruzamento das Ruas Waldemar Ramgrab com a Guanabara, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o condutor do Uno com placas de São Miguel seguia sentido centro, quando ao acessar na Guanabara invadiu a preferencial do motociclista e causou o acidente. Após isso, o motorista do carro fugiu do local, sem ao menos prestar socorro à vítima. Populares que presenciaram o acidente contaram à reportagem que além do condutor, também havia um caroneiro, que também saiu correndo. O jovem que conduzia uma CG com placa de Pinhalzinho, teve ferimentos considerados graves e foi levado ao Hospital Regional. A PM fez todo o trabalho de controle do trânsito e levantamentos, sendo o carro removido e levado até a delegacia, onde a Polícia Civil vai investigar o caso.