-SENADO APROVA PROJETO QUE DESONERA FOLHA DE PAGAMENTO ATÉ 2023
-ALESC APROVA REAJUSTE PARA PROFESSORES E PLANO DE CARREIRA PARA POLICIAIS CIVIS
-MUNICÍPIO VACINA MAIS DE 650 ADOLESCENTES CONTRA COVID-19
-SJO CONVIDA PARA FESTIVIDADES DOS 30 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
-APICULTORES DE IPORÃ DO OESTE RELATAM DIFICULDADES DA ATIVIDADE NO ANO
-BELMONTE É CONTEMPLADO COM IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS E BUSCA OUTROS RECURSOS NA CAPITAL
-POLICIAIS SALVAM HOMEM DE COMETER SUICÍDIO
-FAMÍLIA PROCURA HOMEM DESAPARECIDO NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58centavos. O euro está valendo seis reais e 29centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Nova Zelândia quer aumentar gradativamente a idade mínima para a compra de tabaco em um novo plano para reduzir esse vício. Atualmente, o país proíbe a venda de cigarro a menores de 18 anos. Com a nova lei, a partir de 2027 a idade mínima para a compra de cigarro será aumentada em um ano a cada ano, o que impedirá que a geração que neste momento chega aos 18 anos nunca poderá comprar cigarro de maneira legal, segundo o governo. Outro objetivo é restringir os locais de venda de cigarro e permitir apenas produtos com baixo teor de nicotina no mercado para reduzir as probabilidades de vício das pessoas.
O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, anunciou um endurecimento das restrições para conter a propagação da variante ômicron do coronavírus, incluindo o retorno ao trabalho remoto a partir da segunda-feira. O premiê também adotará a exigência de passaportes sanitários em alguns lugares, além do uso de máscaras. JOHNSON também afirmou que ainda não se sabe a eficácia das vacinas contra ômicron. O primeiro-ministro descartou um lockdown e apontou ainda para a testagem como um outro importante meio de combater a pandemia.
A democracia enfrenta "desafios contínuos e alarmantes" em todo o mundo, afirmou nesta quinta-feira o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, durante a abertura da cúpula virtual sobre a democracia com participação de representantes de cerca de 100 países. Ele estimou que a tendência "aponta em grande parte na direção equivocada" e que a democracia precisa de "heróis". Para a Casa Branca, o encontro, que acontece virtualmente devido à pandemia, encarna a liderança dos Estados Unidos em uma luta existencial entre democracias e ditaduras ou autocracias.
Um levantamento da Controladoria-Geral da União aponta que o prejuízo em desvio de recursos para a Covid destinados a estados e municípios pode chegar a R$ 300 milhões de reais. Durante a pandemia, houve um aumento de operações de combate à corrupção pelo País. O ano de 2020 alcançou o maior número da série histórica, desde 2003, com 97 operações, das quais 47 relacionadas a verbas para o enfrentamento à Covid, aponta o estudo. Em 2021, ocorreram mais 57 operações, das quais 31 envolveram dinheiro da pandemia. O montante analisado pelas operações nas contratações e licitações com dinheiro da Covid é de quatro bilhões e cem milhões. Segundo a CGU, o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos destinados à Covid-19 nos estados e municípios e também na União foi realizado quase que simultaneamente à realização dos gastos.
A ministra ROSA WEBER, do Supremo Tribunal Federal, marcou para a próxima semana o julgamento da decisão sobre a retomada da execução das emendas de relator, que compõem o chamado orçamento secreto. Os ministros vão analisar o caso no plenário virtual da Corte, entre os dias 14 e 16. Em novembro, a magistrada suspendeu os pagamentos sob o argumento de ausência de publicidade nos repasses financeiros e de regras claras para definir quem seria beneficiado. No entanto, após o Congresso Nacional aprovar uma resolução com regras para dar mais transparência à aplicação dos recursos que são controlados pelo relator da Lei Orçamentária Anual, WEBER determinou a liberação. O parlamento tem 90 dias para detalhar quais deputados e senadores foram contemplados com as verbas ao longo do exercício financeiro de 2021.
O Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto que prorroga, até 2023, a desoneração da folha de pagamento das empresas dos 17 setores da economia que mais geram empregos no país. A votação foi a última etapa da tramitação do projeto no Congresso. O texto segue agora para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO. O projeto permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de um a quatro e meio por cento. O projeto abrange os setores de indústria têxtil, calçados, máquinas e equipamentos, proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário que empregam cerca de 10 milhões de trabalhadores.
Santa Catarina alcançou 70 por cento da população completamente vacinada contra Covid-19 nesta quinta-feira. O percentual supera a média nacional, que é de 65 por cento dos brasileiros completamente imunizados, e representa mais de cinco milhões de catarinenses que receberam duas doses ou a dose única. Quase 80 por cento da população do Estado tomou a primeira dose contra o coronavírus. No final de novembro, o Governo de Santa Catarina liberou o uso de máscaras em ambientes abertos. Diante da ameaça de uma nova variante, a ômicron, o Estado estabeleceu novas regras para eventos ao ar livre.
A produção da indústria catarinense teve queda de quatro vírgula sete por cento na passagem de setembro para outubro deste ano.Santa Catarina liderou a queda que foi de zero vírgula seis por cento da produção da indústria nacional. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira. Ao todo, cinco estados puxaram a queda nacional: além de Santa Catarina, Pará, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo tiveram desempenho negativo. Mesmo com a maior redução do mês, a indústria de Santa Catarina teve o maior crescimento no acumulado do ano, com alta de 13 vírgula oito por cento.
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira o reajuste para os professores do estado e os planos de carreiras dos policiais civis e agentes socioeducativos. As matérias foram aprovadas em primeira e segunda votação, além da redação final, e estão prontas para serem encaminhados a sanção do governador. O projeto do magistério prevê reposições entre 20 e 37 por cento. A proposta foi aprovada com 25 votos a favor e sete abstenções. Já o projeto do plano de carreira dos policiais civis foi aprovado por unanimidade. Segundo o diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civil de Santa Catarina, PAULO ABREU, 90 por cento do que a categoria pediu está no projeto.
-SECRETARIA DA SAÚDE VACINA MAIS DE 650 ADOLESCENTES CONTRA COVID-19
-SJO CONVIDA PARA FESTIVIDADES DOS 30 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
-APICULTORES DE IPORÃ DO OESTE RELATAM DIFICULDADES DA ATIVIDADE NO ANO
-DEFESA CIVIL TRABALHA NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA
-BELMONTE É CONTEMPLADO COM IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS E BUSCA OUTROS RECURSOS NA CAPITAL
A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste vacinou mais 65 adolescentes contra Covid-19 nessa semana. Conforme a responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT, trata-se de estudantes do Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF). Na próxima semana serão vacinados mais alguns adolescentes, estes da Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel. KARIN enaltece que Iporã do Oeste já vacinou 653 adolescentes contra o Coronavírus. São 99 a mais do que o estado havia contabilizado para a faixa etária de 12 a 17 anos. Quanto à segunda dose, a responsável da sala de vacinas salienta que 329 adolescentes já foram contemplados no município. KARIN BLATT estima que Iporã do Oeste não tenha mais adolescentes a serem vacinados, pelo menos com a primeira dose, exceto no caso daqueles que estão completando 12 anos agora. Para esses adolescentes, a aplicação será realizada assim que chegarem novas doses.
Aplicação da dose de reforço será na próxima sexta-feira. Conforme a responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste, KARIN BLATT, a terceira dose, chamada de reforço, será aplicada para pessoas que receberam a segunda no dia 17 de julho. A vacinação será na sala de vacinas do posto de saúde de Iporã do Oeste, na próxima sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h. No caso das pessoas que receberam o imunizante da Jansen até o dia 17 de julho, essas deverão aguardar até o momento em que chegarem novas doses. KARIN BLATT salienta que faz um mês que o governo anunciou a segunda aplicação para quem recebeu da Jansen, que a princípio seria dose única. Assim que houver informações sobre a chegada de novas doses, as pessoas serão chamadas para se dirigirem à sala de vacinas.
O prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, junto com o diretor de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, ELIAS SCHNEIDER, e a assessora de imprensa, SIMONE BRAUN, estiveram nos estúdios da Rádio Oeste na manhã de hoje. Objetivo foi fazer um convite para todos prestigiarem as atrações alusivas ao aniversário de 30 anos de emancipação político-administrativa de São João do Oeste, comemorado no domingo, 12 de dezembro. Haverá missa festiva às 8h, alusiva à reinauguração do Museu Municipal Padre GUIDO ROQUE LAWISH, e também aos 30 anos de emancipação do município. O padre esteve no município entre 1989 e 2022, faleceu no ano passado e devido à trajetória memorável na paróquia de SJO, recebeu essa homenagem com o nome dele no museu. LAWISH também liderou obras como a construção do Centro Pastoral, pavilhão comunitário e o Hospital Santa Casa Rural. Na sequência da celebração haverá o corte da fita inaugural do museu e à tarde atrações culturais no pavilhão comunitário, com música ao vivo até as 22h. A população também poderá levar chimarrão para a tradicional mateada na praça, porém devido à pandemia, não deverão compartilhar com outras pessoas.
Apicultores de Iporã do Oeste relatam as dificuldades da atividade no ano, que registrou produtividade abaixo do normal. Conforme os produtores VALMIR FAVRETTO e VALDEMAR ORTH, os principais fatores que interferiram na atividade foram o frio e a pouca chuva registrada durante o ano, que pode ser o mais seco da década. Os apicultores comentam que nesse ano foi registrada a metade da produção de 2020. Eles colheram o que foi produzido e salientam que agora apenas resta esperar a época do florescimento do eucalipto para a produtividade voltar a crescer. Segundo VALMIR e VALDEMAR, a Epagri informa que mesmo com a proximidade do verão, o frio no início da manhã afeta as abelhas, pois elas não saem cedo e as flores não se abrem para que as abelhas possam coletar o néctar.
Os apicultores de Iporã do Oeste explicam que a temperatura mínima para a abelha coletar o melhor néctar é de 20 graus. Mais tarde, pelas nove ou dez horas, a abelha sai tonta de frio, e quando o produtor observa as colmeias, verifica que está tudo duro. VALMIR FAVRETTO e VALDEMAR ORTH enfatizam que nesse ano não morreu nenhuma abelha, porém elas produziram praticamente nada, e se o apicultor não fizer o manejo com cautela, perde todo enxame. Além da queda da produtividade, os apicultores relatam que nesse ano as abelhas estiveram mais agressivas, o que demandou maiores cuidados dos produtores.
SJO trabalha na elaboração do plano de contingência. A informação é do secretário de Agricultura e coordenador da Defesa Civil, ROGÉRIO RECH. Segundo ele, uma das situações que motivaram o município a desenvolver o plano de contingência é a escassez de chuvas, que gerou demandas pontuais no abastecimento de água. As estações de tratamento de água, por exemplo, requerem que um grande volume seja tratado todos os dias. RECH comenta que nas últimas semanas o fluxo dos rios, que já são de pequeno porte, reduziu bastante. SJO dispõe de apenas quatro riachos e os reservatórios estão com capacidade limitada. O transporte de água está sendo feito tanto para a estação de tratamento como para as propriedades. A previsão para os próximos meses é de chuva escassa, além do calor, o que vai fazer aumentar a demanda por água.
O coordenador da Defesa Civil de SJO, ROGÉRIO RECH, verifica que muitas vezes as pessoas apenas se preocupam quando há risco de faltar água. Lembra que a estiagem também é agravada por conta da falta de planejamento, já que existem épocas com chuvas suficientes ou até em excesso. RECH destaca que o plano de contingência também busca prevenir de outras situações adversas, como granizo, vendavais ou tornados, visando permitir a rápida recuperação caso ocorra um desses eventos naturais. Ainda prevê o que deve ser feito para evitar danos maiores às pessoas, que podem levar a situações mais extremas, como óbitos.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de SJO, a demanda de consumo de água das propriedades também é uma questão a ser incluída no plano de contingência. Outra situação é a das lavouras, que a partir da escassez aliada ao calor das últimas semanas, conforme RECH, tendem a ter a produção de grãos comprometida. ROGÉRIO RECH enfatiza que o plano envolve planejamento com a comunidade e entidades, por isso vai culminar em audiência pública, na qual será amplamente debatido e todos poderão contribuir.
O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, junto com o vice CLEONIR PITTON, está nessa semana na capital do estado para receber equipamentos destinados pela Secretaria da Agricultura e também da deputada estadual MARLENE FENGLER. Além disso, o chefe do Executivo de Belmonte também esteve em evento tecnológico em Joinville, organizado pelo Conselho Fiscal do SIGA, que é um consórcio de inovação da FECAM. Nesse evento foram apresentadas novidades principalmente na parte da mobilidade urbana, além de várias ferramentas para melhorar as atividades dos municípios. Desde o recebimento de impostos, controle do Simples Nacional, a chamada “prefeitura sem papel”, com assinaturas digitais, e aplicativos no ramo da informática, como computação em nuvem.
Os implementos agrícolas recebidos por Belmonte são um distribuidor de adubo sólido, um distribuidor de adubo líquido e ainda um perfurador de solo, que é adaptado no trator para fazer buracos e colocar palanques de cerca. No caso do distribuidor de adubo líquido, segundo GIUMBELLI, a destinação é para o combate a estiagens, por meio do transporte de água. JAIR GIUMBELLI esteve ainda nos gabinetes dos deputados MARCOS VIEIRA e MAURO DE NADAL, além do secretário de Estado de Agricultura, ALTAIR SILVA, em busca de uma retroescavadeira. O prefeito reforça a importância para o município ser incluído nestes recursos, pois a necessidade da máquina é grande. GIUMBELLI cita que houve gasto elevado para abrir fontes de água aos produtores, enquanto as máquinas da prefeitura já estão desgastadas.
Segundo o prefeito de Belmonte, o recurso de 300 mil reais não seria suficiente para adquirir uma retroescavadeira, por isso o município ainda daria contrapartida de em torno de 40 mil para disponibilizar a máquina à população. JAIR GIUMBELLI retorna de Florianópolis ainda hoje. Ele complementa que muitos questionam as idas à capital do estado ou a Brasília, mas defende que esse deslocamento é necessário para os parlamentares compreenderem as demandas do município e destinar recursos.
-POLICIAIS SALVAM HOMEM DE COMETER SUICÍDIO
-FAMÍLIA PROCURA HOMEM DESAPARECIDO NA REGIÃO
A fronteira entre Brasil e Argentina, em Dionísio Cerqueira, será reaberta a partir deste sábado. Para entrar no Brasil, os turistas argentinos terão que apresentar obrigatoriamente o comprovante de vacinação contra COVID-19, ou exame negativo de antígeno, realizado em até 24 horas anteriores à entrada do País. Outra opção é apresentar exame laboratorial de RT-PCR, realizado com até 72 horas de antecedência. A portaria interministerial 661/2021 foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira.
Um motorista flagrou ontem na Willy Barth, em São Miguel do Oeste, dois homens dividindo o espaço com uma carga de melancia em uma caminhoneta. Conforme o Tenente- Coronel e Comandante do 11° BPM/FRON, JAILSON FRANZEN, além do transporte ser perigoso e trazer risco à vida das pessoas que ali estão, transportar passageiros em compartimento de carga do veículo, sem que o transporte seja previamente permitido pela autoridade competente, é infração gravíssima. A multa é de 293 reais com 47 centavos e o condutor recebe sete pontos na carteira de motorista. FRANZEN também reforçou que é uma imprudência muito grande, pois expõe as pessoas a perigo e caso haja um acidente, conforme o caso, além da responsabilidade civil do condutor do veículo, não se descarta a possibilidade de responder criminalmente.
Um homem foi preso por embriaguez ao volante por volta da meia noite e meia da madrugada de ontem, no centro de São Miguel do Oeste. Em rondas, a guarnição da PM avistou um veículo VW/GOL SPECIAL transitando pela Rua John Kennedy, esquina com a Waldemar Rangrab, com as luzes apagadas. Em abordagem ao veículo foi identificado que o condutor apresentava fala arrastada, odor etílico e olhos vermelhos. Foi feito o teste do bafômetro, que acusou positivo para embriaguez. O veículo foi apreendido e recolhido ao pátio conveniado pelo fato do proprietário não apresentar condutor habilitado. O mesmo carro já havia se envolvido em ocorrência anterior de som alto, que resultou em desacato aos policiais e foi liberado para um condutor com condições para dirigir o veículo. O homem foi preso e confeccionadas as notificações pertinentes ao caso.
Acidente envolveu três veículos na BR-163, em Guarujá do Sul. Foi por volta das 18h40 de ontem, nas proximidades do trevo da entrada da Linha Pessegueiro, em Guarujá do Sul. Se envolveram nesta tripla colisão um Bora, um Corsa e um Beatle. O condutor do Bora, de 45 anos, teve lesões, recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado ao Hospital de Guarujá do Sul. No Beatle tinha uma gestante, de 29 anos, que também recebeu os primeiros atendimentos no local, foi levada ao Hospital de Guarujá e na sequência, por se tratar de uma gestante, foi conduzida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O motorista do Corsa, de 61 anos, saiu ileso e não precisou de atendimento. A ocorrência foi atendida pelos Bombeiros de São José do Cedro. A Polícia Rodoviária Federal realizou os procedimentos cabíveis.
Um homem sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus em incêndio. Os bombeiros atenderam a ocorrência na parte externa de uma casa, entre a garagem e a residência, em SMO. O fogo teria iniciado com um suposto vazamento de gás. As chamas estavam concentradas no abrigo de gás, no qual os bombeiros fizeram o combate. No local ainda havia cadeiras plásticas, duas bicicletas e dois botijões p13 de glp. Após controlar a cena, foram removidos os botijões p13 do abrigo, os quais estavam ligados na rede, e levados para fora da residência. O local foi isolado até dissipar o gás remanescente. A vítima das queimaduras se deslocou até o hospital com meios próprios, pois a viatura dos bombeiros estava em ocorrência de acidente de trânsito em outro município.
Homem que assumiu autoria de homicídio não cometeu o crime. A informação é da delegada responsável pelo caso, JOELMA ALBERTON. De acordo com ela, o homicídio registrado na madrugada do último domingo, no Bairro Porto Novo em Itapiranga, possui novos desdobramentos. Na manhã de hoje a Polícia Civil realizou ação de busca e apreensão em locais próximos onde ocorreu o assassinato de CÉSAR AUGUSTO RIBEIRO ALPIRES, de 28 anos. Ele foi morto a facadas. Seu ex-companheiro, 27 anos, se apresentou como autor do crime e foi preso em flagrante. No dia seguinte ele foi colocado em liberdade. A delegada afirma que já existe indícios do verdadeiro autor do crime e mantém investigações para esclarecer o caso.
Polícia localizou a faca usada no assassinato em Itapiranga. De acordo com a delegada, JOELMA ALBERTON, a arma do crime foi localizada na manhã de hoje, em um matagal, próximo ao local do homicídio. A delegada considera que novos elementos podem esclarecer as circunstâncias do crime e o motivo para o ex-companheiro da vítima assumir a autoria sem ter cometido o crime. JOELMA ALBERTON informou que a investigação possui ramificação em Maravilha. A delegada espera concluir nova etapa do trabalho na próxima semana para esclarecer o homicídio de CÉSAR ALPIRES, que foi sepultado em São Paulo, onde residem familiares.
Policiais militares do 11º Batalhão da Fronteira salvaram um homem de cometer suicídio no início desta sexta-feira, em São Miguel do Oeste. As guarnições da PM se deslocaram para as margens da BR-282, onde um homem dizia que iria tirar a própria vida com uma garrafa quebrada. Após uma hora e meia de negociações, ele foi contido pelos militares e posteriormente atendido pelo Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste. Ele encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Família procura homem que desapareceu em São Miguel do Oeste. O desaparecimento do homem de 59 anos foi constatado na manhã de ontem. Conforme informações da família, OSVALDO CORREA DA LUZ saiu para caminhar pelo Bairro São Gotardo e não retornou para casa até o momento. Ao Portal Peperi, o filho de OSVALDO, LUCAS MACHADO DA LUZ, contou que seu pai sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há alguns anos e anda e fala com dificuldade. De acordo com LUCAS, a família é nova na cidade e não conhece muito bem o município. LUCAS salienta que OSVALDO vestia um calção cinza e camisa pólo. O Boletim de Ocorrências foi confeccionado. Quem tiver informações sobre onde ele possa estar, deve entrar em contato com a Polícia Civil, 191, Polícia Militar, 190, ou no contato da família.