De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Nova Zelândia quer aumentar gradativamente a idade mínima para a compra de tabaco em um novo plano para reduzir esse vício. Atualmente, o país proíbe a venda de cigarro a menores de 18 anos. Com a nova lei, a partir de 2027 a idade mínima para a compra de cigarro será aumentada em um ano a cada ano, o que impedirá que a geração que neste momento chega aos 18 anos nunca poderá comprar cigarro de maneira legal, segundo o governo. Outro objetivo é restringir os locais de venda de cigarro e permitir apenas produtos com baixo teor de nicotina no mercado para reduzir as probabilidades de vício das pessoas.
O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, anunciou um endurecimento das restrições para conter a propagação da variante ômicron do coronavírus, incluindo o retorno ao trabalho remoto a partir da segunda-feira. O premiê também adotará a exigência de passaportes sanitários em alguns lugares, além do uso de máscaras. JOHNSON também afirmou que ainda não se sabe a eficácia das vacinas contra ômicron. O primeiro-ministro descartou um lockdown e apontou ainda para a testagem como um outro importante meio de combater a pandemia.
A democracia enfrenta "desafios contínuos e alarmantes" em todo o mundo, afirmou nesta quinta-feira o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, durante a abertura da cúpula virtual sobre a democracia com participação de representantes de cerca de 100 países. Ele estimou que a tendência "aponta em grande parte na direção equivocada" e que a democracia precisa de "heróis". Para a Casa Branca, o encontro, que acontece virtualmente devido à pandemia, encarna a liderança dos Estados Unidos em uma luta existencial entre democracias e ditaduras ou autocracias.
Um levantamento da Controladoria-Geral da União aponta que o prejuízo em desvio de recursos para a Covid destinados a estados e municípios pode chegar a R$ 300 milhões de reais. Durante a pandemia, houve um aumento de operações de combate à corrupção pelo País. O ano de 2020 alcançou o maior número da série histórica, desde 2003, com 97 operações, das quais 47 relacionadas a verbas para o enfrentamento à Covid, aponta o estudo. Em 2021, ocorreram mais 57 operações, das quais 31 envolveram dinheiro da pandemia.
O montante analisado pelas operações nas contratações e licitações com dinheiro da Covid é de quatro bilhões e cem milhões. Segundo a CGU, o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos destinados à Covid-19 nos estados e municípios e também na União foi realizado quase que simultaneamente à realização dos gastos.
A ministra ROSA WEBER, do Supremo Tribunal Federal, marcou para a próxima semana o julgamento da decisão sobre a retomada da execução das emendas de relator, que compõem o chamado orçamento secreto. Os ministros vão analisar o caso no plenário virtual da Corte, entre os dias 14 e 16. Em novembro, a magistrada suspendeu os pagamentos sob o argumento de ausência de publicidade nos repasses financeiros e de regras claras para definir quem seria beneficiado. No entanto, após o Congresso Nacional aprovar uma resolução com regras para dar mais transparência à aplicação dos recursos que são controlados pelo relator da Lei Orçamentária Anual, WEBER determinou a liberação. O parlamento tem 90 dias para detalhar quais deputados e senadores foram contemplados com as verbas ao longo do exercício financeiro de 2021.
O Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto que prorroga, até 2023, a desoneração da folha de pagamento das empresas dos 17 setores da economia que mais geram empregos no país. A votação foi a última etapa da tramitação do projeto no Congresso. O texto segue agora para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO. O projeto permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de um a quatro e meio por cento. O projeto abrange os setores de indústria têxtil, calçados, máquinas e equipamentos, proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário que empregam cerca de 10 milhões de trabalhadores.
Santa Catarina alcançou 70 por cento da população completamente vacinada contra Covid-19 nesta quinta-feira. O percentual supera a média nacional, que é de 65 por cento dos brasileiros completamente imunizados, e representa mais de cinco milhões de catarinenses que receberam duas doses ou a dose única. Quase 80 por cento da população do Estado tomou a primeira dose contra o coronavírus. No final de novembro, o Governo de Santa Catarina liberou o uso de máscaras em ambientes abertos. Diante da ameaça de uma nova variante, a ômicron, o Estado estabeleceu novas regras para eventos ao ar livre.
A produção da indústria catarinense teve queda de quatro vírgula sete por cento na passagem de setembro para outubro deste ano. Santa Catarina liderou a queda que foi de zero vírgula seis por cento da produção da indústria nacional. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira. Ao todo, cinco estados puxaram a queda nacional: além de Santa Catarina, Pará, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo tiveram desempenho negativo. Mesmo com a maior redução do mês, a indústria de Santa Catarina teve o maior crescimento no acumulado do ano, com alta de 13 vírgula oito por cento.
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira o reajuste para os professores do estado e os planos de carreiras dos policiais civis e agentes socioeducativos. As matérias foram aprovadas em primeira e segunda votação, além da redação final, e estão prontas para serem encaminhados a sanção do governador. O projeto do magistério prevê reposições entre 20 e 37 por cento. A proposta foi aprovada com 25 votos a favor e sete abstenções. Já o projeto do plano de carreira dos policiais civis foi aprovado por unanimidade. Segundo o diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civil de Santa Catarina, PAULO ABREU, 90 por cento do que a categoria pediu está no projeto.
Último dia para se inscrever no concurso da casa iluminada em Campo Erê. NETINHO NORONHA- diretor de cultura do município, lembra que as inscrições podem ser feitas no Centro de Eventos ou pelo site da prefeitura. Os três primeiros colocados receberam prêmios. O primeiro 600 reais mais troféu, o segundo trezentos mais troféu e o terceiro 150 reais mais troféu. O concurso é dividido por categorias, cidade, interior e comércio. Quem ainda não se inscreveu, dá tempo. NETINHO, reforça que as inscrições podem ser feitas até o fim da tarde no Centro de Eventos ou pela internet.
Programação natalina de São Lourenço do Oeste segue até dia 26. De acordo com o presidente do Instituto Cultural - JADER IORIS, a casinha do Papai Noel foi inaugurada no início dessa semana e já está recebendo as pessoas que visitam o município. O bom velhinho também circula pelas ruas da cidade com o trenzinho, cantando músicas de Natal junto com a Banda Charanga, levando os visitantes para um passeio e distribuindo doces para as crianças. Conforme JADER, hoje a caravana estará no bairro Cruzeiro, amanhã segue para o bairro Perpétuo Socorro e da sexta até o domingo o grupo fica na estação de trem recebendo os visitantes.
Programação natalina é para todas as idades. Segundo JADER IORIS – presidente do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste, o único pedido é que todos usem máscara e respeitem o distanciamento necessário durante os eventos. Ele convida a todos para, neste final de semana, acompanharem um show com o palhaço Biriba. São quatro sessões, no sábado as 17 e 20 horas, e no domingo 15 e 19 horas. O show é para todas as idades, exceto a última sessão, que é indicada para maiores de 14 anos. De acordo com JADER, a procura por ingressos está muito boa, e os convites podem ser trocados por um pacote de bala para ser distribuído até o Natal.
Grande evento da programação natalina de Campo Erê envolveu crianças, jovens e adultos. Como conta a secretária de educação – ROSANGELA MOCELINI, as atrações começaram às oito da manhã de ontem, com os alunos das escolas municipais e estaduais expondo trabalhos feitos durante o ano. As crianças também puderam se divertir nos brinquedos infláveis, e a contação de histórias aconteceu ao ar livre. Segundo ROSANGELA, ontem foi também comemorado o Dia da Secretaria de Educação Cultura e Turismo, com uma programação extensa e muito especial. Uma estrutura completa de palco e iluminação foi montada para as 18 apresentações de música e dança feitas por artistas de Campo Erê.
Projeto conta a história de Campo Erê através de imagens. O resultado do trabalho desenvolvido pela Unochapecó em parceria com a prefeitura e o Governo do Estado, foi apresentado ontem para a população. De acordo com a secretária de educação de Campo Erê – ROSANGELA MOCELINI, o primeiro contato das pessoas do município com o projeto pronto foi no evento que aconteceu ontem, o dia todo, na praça do fórum. Os primeiros a ver as imagens foram as crianças, que estavam na praça fazendo uma amostra de trabalhos desenvolvidos nas escolas.
Exposição de imagens reconstrói a história de Campo Erê. A professora da Unochapecó - NELI KRONBAUER foi quem coordenou o projeto Proesde resgatando o passado através de imagens no município. As fotos e fatos históricos que foram levantados em cerca de um ano de pesquisa, foram apresentados ontem no evento que aconteceu na praça do fórum de Campo Erê. Segundo ela, tudo começou com formações para os professores da rede municipal, que foram orientados de como ir em busca das fotográficas e textos históricos com a população.
Estudo dos Muros Indígenas e Aguinhas de São João Maria também foram realizados através do Proesde. NELI KRONBAUER – professora da Unochapecó, explica que já no início das pesquisas percebeu que ao falar de história com a população, os muros e as aguinhas eram os locais mais citados. Com isso, resolveu separar esses dois pontos e iniciar o Proesde Dois no município. A segunda pesquisa, que incluiu na parceria o governo da Argentina, trouxe um trabalho arqueológico para Campo Erê. Nos Muros Indígenas foram feitas escavações para descobrir qual a finalidade da construção antiga, e em ambos os locais foram instaladas placas contando a história e importância para o município.
Otimismo toma conta na organização do itaipu rural show.
FERNANDO ROHR – Coordenador Geral da feira, observa que equipes de trabalho, expositores e produtores estão ansiosos para que chegue fevereiro para a realização da grande feira. Muitas tecnologias novas serão apresentadas nos 4 dias: 2, 3, 4, e 5 de fevereiro. Os espaços já foram todos vendidos e tem fila de espera para alguma desistência para também expor as mercadorias. Ano passado não teve o evento por causa da pandemia e muitas tecnologias se inovaram nos últimos 2 anos. Um ponto muito importante é o contato direto entre pesquisadores e produtores rurais.
Itaipu Rural Show vai ter um circuito nacional de gado GerseyHolandes. Haverá participação, inclusive, de criadores do Paraná e Rio Grande do Sul. O Coordenador Geral FENANDO ROHR comemora o fato de praticamente todo complexo passar por remodelação. A área de alimentação virou um centro de evento climatizado. Nos 22 hectares de parque, sempre há reposição de árvores. As equipes trabalham no parque o ano todo para que tudo esteja perfeito nos dias de feira. A direção da Cooperativa Regional Itaipu está na expectativa para um público recorde de 2 a 5 de fevereiro.
Advogado de Pinhalzinho é o único candidato do Oeste a função de desembargador. Ele é RICARDO HOPPE, e colocou seu nome a disposição para o Tribunal de Justiça pela sua experiência de 24 anos atuando no direito. A seleção iniciou a alguns dias. Primeiro foi verificado a documentação, comprovando pelo menos 10 anos de exercício. 12 nomes foram selecionados, e por fim receberão os votos de todos os advogados de Santa Catarina dia 17. Será uma votação virtual. HOPPE, se for eleito, quer mudar muita coisa que prejudica a classe no trabalho junto aos desembargadores. O Tribunal de Justiça do Estado tem 93 desembargadores divididos por especialidades, como direito público, por exemplo.
Levar o sentimento do advogado ao Tribunal de Justiça quando está defendendo uma questão. Essa vai ser a função principal de RICARDO HOPPE, se for eleito desembargador, agora dia 17. Ele explica sua preocupação, comentando que o advogado recebe toda ansiedade do seu cliente. Com relação a demora da justiça, garante que muita coisa mudou, especialmente com o processo virtual, que ajuda na diminuição da tramitação processual. Contudo, ainda está longe do que a sociedade quer. Um grande problema, diz ele, é que pequenas causas ganham grande espaço no judiciário. Por isso RICARDO HOPPE defende muito a conciliação.
Incêndio em depósito de maravalha mobiliza bombeiros. Por volta das 14 horas e 30 minutos de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para apagar a um incêndio em depósito de maravalha, na Rua Damo no Bairro Sander, em Campo Erê. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com princípio de incêndio em depósito de maravalha, um container suspenso, a cerca de 5m de altura. Foi efetuado combate e rescaldo do local em aproximadamente 40 minutos, utilizando cerca de 1000 litros de água. O local foi isolado e repassado as devidas informações ao proprietário. As causas do incêndio estão sendo apuradas através de perícia que já está sendo feita no local.
Motociclista fica ferido em colisão entre moto e carro. O acidente aconteceu no início da noite de ontem na Avenida Dambros e Piva, centro de Marmeleiro. A colisão envolveu um automóvel e uma motocicleta que era conduzida por um entregador. O condutor da moto sofreu ferimentos e foi socorrido por uma ambulância do SAMU. O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar atendimento a condutora do carro que não se feriu, mas estava em estado de choque. A Polícia Militar também esteve no local para os procedimentos.
Jovem morre esfaqueada em Francisco Beltrão. Uma mulher de 25 anos foi esfaqueada no final da tarde de ontem, no bairro Pinheirão em Francisco Beltrão. Segundo informações, o crime ocorreu por volta das 17h15, na Rua São Cristovão, quando a vítima, JENNIFER DE OLIVEIRA, foi esfaqueada no tórax na altura do coração, por uma outra mulher no momento em que a vítima desceu de um ônibus de uma empresa.
Socorristas do SAMU e do Corpo de Bombeiros tentaram fazer a reanimação no local e em seguida encaminharam a vítima ao Hospital Regional, mas ela já chegou sem vida. A Polícia Militar foi acionada para registrar o caso. Segundo a PM, uma testemunha relatou que avistou uma mulher correndo e que ela teria jogado uma faca embaixo de um caminhão. No local foi localizado um canivete com vestígios de sangue. Até o momento não há informações sobre o paradeiro da suspeita.