ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 10 12 2020

-GOVERNO CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE REINFECÇÃO POR CORONAVÍRUS NO PAÍS

-COMISSÃO SUSPENDE SESSÃO DE VOTAÇÃO DO SEGUNDO IMPEACHMENT DE MOISÉS

-PREFEITOS COBRAM LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA USINA DE ASFALTO EM BRASÍLIA

-DNIT DETERMINA RETIRADA DE LOMBADAS ELETRÔNICAS DA WILLY BARTH

-PAVIMENTAÇÃO DO ACESSO A LINHA FÁTIMA DEVE COMEÇAR EM FEVEREIRO

-HOMEM É PRESO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

-IDOSA DE 79 ANOS MORRE ATROPELADA NA VALDEMAR RANGRAB

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, anunciou nesta quarta-feira que seu país começará a administrar as vacinas contra a covid-19 em 27 de dezembro, após ter recebido um primeiro lote do imunizante produzido pela Pfizer. Na terça, foi recebido o primeiro lote de um milhão de vacinas. O vírus infectou 349 mil 916 israelenses, dos quais dois mil 934 morreram, segundo dados fornecidos pelo governo nesta quarta-feira.

O governo japonês anunciou nesta quinta-feira que comprará 10 mil e 500 ultracongeladores para o armazenamento das vacinas contra o novo coronavírus. A medida foi tomada enquanto o Japão já se prepara para dar início a uma campanha de vacinação em massa. O Japão tem acordos para comprar um total de 290 milhões de doses de vacinas da PfizerBioNtech, AstraZeneca e Moderna. O número é suficiente para imunizar 145 milhões de pessoas enquanto que a população total do país está em 126 milhões de pessoas.

O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, disse que o país começará sua campanha de vacinação contra a Covid-19 na semana que vem. Nesta primeira fase, o governo anunciou a aplicação de 125 mil doses da vacina em profissionais da saúde antes do fim do ano. O país deve receber, a partir da próxima semana, 250 mil doses da vacina da Pfizer e BioNtech, informou o presidente em um evento oficial. O imunizante é o mesmo que foi aprovado na semana passada pelo Reino Unido, e que começou a ser aplicado nesta terça-feira no país europeu.

O presidente JAIR BOLSONARO nomeou GILSON MACHADO o novo ministro do Turismo. A nomeação foi publicada na madrugada desta quinta-feira no "Diário Oficial da União". A mesma edição traz a demissão do cargo, a pedido, de MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO. A mudança ocorre após o agora ex-ministro, ÁLVARO ANTÔNIO, acusar o ministro da Secretaria do Governo, LUIZ EDUARDO RAMOS, de pedir ao presidente JAIR BOLSONARO para entregar o cargo do Turismo ao Centrão, bloco de poio ao governo na Câmara. O objetivo, segundo o ex-ministro, seria negociar apoio na eleição para a presidência da Câmara.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu por unanimidade nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros, a Selic, em dois por cento ao ano. Essa foi a última reunião do ano do Copom. A taxa Selic segue então no menor patamar da série histórica. Essa foi a terceira vez seguida que o comitê decide manter a taxa de juros em dois por cento ao ano. A definição da taxa de juros acontece em meio à alta dos preços. Nos últimos doze meses até novembro, a inflação foi de quatro virgula 31 por cento, acima do centro da meta de inflação para este ano, de quatro por cento.

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus do país. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também Paraíba. A identificação do caso foi feita pelos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que usaram o método da Fundação Oswaldo Cruz por sequenciamento genético, que confirmou que a mulher foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus. A primeira infecção dela aconteceu em junho. A profissional da saúde voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal no dia 11 de outubro. Outros cinco casos estão em investigação.

Em desempenho acima do esperado na pandemia, a economia de Santa Catarina registrou retomada de crescimento acima da média nacional nos últimos meses de 2020. O ritmo foi puxado principalmente pela indústria deve ser ampliado no próximo ano. Os dados constam no levantamento da Fiesc divulgado ontem. Dos 60 bilhões e meio de reais faturados pela economia de Santa Catarina em outubro, 44 por cento veio da indústria. O setor também lidera a retomada do emprego. No acumulado do ano, até outubro a indústria da transformação e a construção civil registraram saldo positivo de 33 mil e 600 vagas.

O Governo de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira, a nova matriz de risco potencial para Covid-19. Dentre as 16 regiões de saúde do Estado, 14 estão em nível gravíssimo. Em relação ao boletim da semana passada, a região Foz do Rio Itajaí foi reclassificada, passando de gravíssimo para grave. A região do Extremo Oeste permanece em nível grave, ou seja, na bandeira laranja. Santa Catarina chegou a 89 vírgula 48 por cento de ocupação de leitos de UTI na rede pública nesta quarta-feira, segundo o boletim do governo do estado. Ao todo, são mil 455 leitos disponíveis na rede pública em Santa Catarina e mil 302 estão ocupados, 652 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

A presidência do Tribunal Especial de Julgamento do segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS decidiu suspender a sessão de votação do relatório, que estava marcada para a próxima segunda-feira. A determinação foi tomada após pedido do deputado estadual VALDIR COBALCHINI. A votação decide se o chefe do executivo será ou não afastado temporariamente por conta da denúncia de problemas na compra com pagamento antecipado de respiradores por 33 milhões de reais. No documento enviado à presidência do tribunal, o deputado COBALCHINI, que integra o Tribunal Especial de Julgamento, afirmou ser importante para os julgadores o acesso ao relatório da Polícia Federal que investiga a participação de MOISÉS no esquema. Em outubro, a PF disse não ter encontrado elementos para incriminar o governador, mas a íntegra do texto não foi divulgada.

A Coordenadora Nacional do SINASE, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, visitou o espaço do CASEP, Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório de São Miguel do Oeste, nesta quarta-feira. GISELLE DA SILVA CYRILLO esteve também nas unidades de São José do Cedro e Chapecó. Ela explicou que a visita faz parte da diretriz de gestão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Outro objetivo é conhecer as necessidades da região. GISELLE comentou que ficou impressionada com trabalho realizado nos Caseps de São Miguel do Oeste e São José do Cedro, desde as questões estruturais como a ações desenvolvidas com os adolescentes infratores que estão nessas unidades.

As agências do INSS de todo o Brasil modificaram no começo deste mês os procedimentos para concessão de auxílio doença para os beneficiários. A informação é do gerente da agência de São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO. Conforme ele, durante a pandemia da Covid-19 entre março e novembro o INSS realizava os encaminhamentos através dos canais remotos, onde as pessoas anexavam o atestado médico e o benefício era concedido. De acordo com ele, desde o dia primeiro deste mês a situação mudou e a partir de agora esse procedimento de anexo não pode mais ser executado via internet.

A alteração nos encaminhamentos feitos pelo INSS partiu do Governo Federal e a partir de agora os auxílios doenças só serão concedidos para as pessoas que realizarem a consulta presencial com um perito. A afirmação é do gerente da agência local, FERNANDO GUSMÃO. Segundo ele, a situação se agrava ainda mais na região Extremo Oeste pois a agência de São Miguel do Oeste ainda não conta com um médico perito que possa fazer esse procedimento. Ele destacou que o único profissional da agência está afastado por ser do grupo de risco da Covid-19 e não tem previsão de retorno ao cargo.

A partir de agora todas as pessoas que solicitarem auxílio doença terão que se deslocar até Maravilha ou Chapecó para realizarem a perícia médica. A orientação é do gerente do INSS de São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO. Ele comentou que o município de Maravilha possui vagas apenas para o mês de janeiro, enquanto Chapecó possui atendimentos disponíveis ainda para dezembro. Ele disse que os demais procedimentos continuam sendo feitos através da internet e do número 135, ficando apenas a perícia para escolha em Maravilha ou Chapecó.

Todos os demais procedimentos relativos ao INSS seguem sendo realizados através do site e telefone. O lembrete é do gerente da agência de São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO. Ele ressaltou que o sistema apenas bloqueou o processo de anexo do atestado médico nos casos de auxílio doença. Ele esclareceu que os agendamentos ainda são necessários e os mesmos podem ser feitos através do site meu.inss.gov.br ou pelo telefone através do número 135. GUSMÃO reforçou que as alterações foram emitidas pelo Governo Federal e as mesmas não têm data para término e retorno nos formatos antigos com perícias em São Miguel do Oeste.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste vai lançar na próxima semana o Observatório Econômico da Acismo. Trata-se de um centro de conhecimento e difusão de informações socioeconômicas do município de São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente da entidade, DANIEL DE SOUZA, o principal objetivo do Observatório Econômico é organizar informações, fazer estudos e análises capazes de subsidiar as esferas pública e privada, bem como a sociedade em geral. Ele disse que a ferramenta vai promover a transferência do conhecimento com a produção de informações para a tomada de decisões. Na visão de DANIEL, isso pode contribuir para a atração de investimentos e redução das desigualdades locais.

O Observatório Econômico da Acismo tem foco em expandir e difundir informações socioeconômicas de interesse geral e disponibilizar indicadores que possam nortear as políticas públicas municipais e ações empresariais na cidade. O comentário é do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. Ele disse que o observatório vai contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável da cidade polo da região Extremo-oeste. O lançamento será em evento marcado para o dia 17 de dezembro, às cinco da tarde no Auditório do Centro Empresarial Andrômeda. Por uma questão de segurança sanitária, a participação das pessoas será limitada.

A Secretaria Municipal de Saúde de Descanso registrou um caso de Covid-19 em um bebê de apenas dois meses de vida. O caso está sendo acompanhado com atenção pelas equipes de saúde. Ao todo, Descanso registrou 142 casos desde o início da pandemia. Segundo o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde ontem, o município possui seis casos ativos, uma internação na UTI e 22 casos suspeitos. A secretaria de Saúde também confirmou que 62 pessoas com sintomas respiratórios estão em isolamento domiciliar. 134 moradores que contraíram a doença estão recuperados e dois óbitos já foram registrados na cidade.

Em São Miguel do Oeste, o número de pacientes recuperados nas últimas 24 horas foi maior do que o total de novos casos diagnosticados de Covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela vigilância epidemiológica, 28 pessoas testaram positivo para a doença e 49 foram consideradas livres da doença. No total, mil 286 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais mil e quatro já se recuperaram. 273 ainda estão com o vírus ativo.

Mais dois óbitos relacionados ao coronavírus foram confirmados nesta quarta-feira pelo Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Os casos são de uma idosa de 73 anos, moradora do município de Ouro e de uma idosa de 76 anos de São Miguel do Oeste. Esse foi a nona morte relacionada a Covid no município. Desde o início da pandemia, o Hospital registrou 57 óbitos pela doença. A taxa de ocupação nos leitos de UTI permanece em cem por cento. Já na enfermeira, são sete casos confirmados e dois suspeitos, com taxa de ocupação em 56 por cento.

As obras de pavimentação asfáltica do acesso a Linha Fátima devem começar no mês de fevereiro. A projeção é do prefeito WILSON TREVISAN. Na segunda-feira, ele assinou o convenio com o governo do estado para o repasse de dois milhões e 240 mil reais com contrapartida de 15 mil reais da prefeitura. Com a assinatura do convenio, o município deve lançar a licitação para a definição da empresa que vai executar a obra. Serão contemplados serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem e sinalização. O trecho que vai receber o asfalto será de dois vírgula três quilômetros. A previsão de conclusão é para o mês de novembro de 2021.

A primeira parcela do convenio para o asfaltamento do acesso a Linha Fátima deve ser repassada pelo estado ainda neste mês. O valor é de 145 mil 898 reais. O restante do valor será repassado pelo Estado seguindo um cronograma pré estabelecido.A segunda parcela será deposita em março no valor de 583 mil 595 reais. Em maio, julho e setembro serão mais três repasses de 500 reais cada um. O prefeito WILSON TREVISAN confirmou ontem que além do acesso a Linha Fátima, a prefeitura reforçou o pedido para a liberação de recursos para asfaltamento dos acessos às linhas Caxias e Sete de Setembro. Para essas duas comunidades, o asfalto está orçado em quatro milhões e 400 mil reais.

A obra de asfaltamento do acesso a Linha Fátima será acompanhada por uma comissão de moradores. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, cinco pessoas da comunidade serão nomeadas para acompanhar o trabalho e sugerir eventuais mudanças para melhorar o projeto. O prefeito comentou que o asfaltamento de comunidades rurais é uma das metas da administração definida ainda no começo do mandato. Ele disse que o asfalto traz uma série de vantagens para a comunidade.

Uma comitiva de prefeitos viajou a Brasília nesta semana para verificar a situação do projeto de implantação de uma usina de asfalto em São Miguel do Oeste. O grupo, formado por prefeitos de São Miguel do Oeste, Descanso, Guarujá do Sul e Mondaí participaram de uma audiência com o deputado federal DARCI DE MATOS e com o chefe de Relações Institucionais do Ministério do Desenvolvimento Regional, MARIANGELA FIALEK. De acordo com o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSONO TREVISAN, o objetivo da reunião foi agilizar a liberação dos recursos para aquisição dos equipamentos e implantação da usina. As lideranças da região solicitaram o empenho do Ministério para que a liberação dos recursos ocorra ainda este ano. A usina de asfalto vai atender os 19 municípios da Ameosc.

Os recursos para a usina de asfalto ainda não foram liberados em virtude do período eleitoral, mas a documentação está na fase final de aprovação. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. O governo federal vai repassar quatro milhões e meio de reais para a implantação da usina. O valor será liberado para a prefeitura de São Miguel do Oeste, mas o projeto será coordenado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios da Ameosc. A previsão é de que a usina proporcione uma economia entre 40 e 50 por cento do custo de fabricação do asfalto. No caso de São Miguel do Oeste, a aquisição do asfalto desta usina terá como prioridade a utilização em obras de asfaltamento no interior e reparos no perímetro urbano.

Por determinação do DNIT, o município de São Miguel do Oeste está retirando todas as lombadas eletrônicas e pardais instalados na Avenida Willy Bath. Em nota divulgada agora à pouco, o município informou que órgão federal comunicou que vai assumir a administração deste trecho e que pretende instalar outros sete destes dispositivos de segurança. Ainda não há um prazo para a medida. Até hoje, havia 23 destes mecanismos. O município tentava negociar a manutenção dos equipamentos, mas as possibilidades foram esgotadas e o Dnit determinou a desativação das lombadas eletrônicas.

Os três semáforos da avenida Willy Barth também serão removidos. O contrato com a empresa de locação termina neste dia 14 de dezembro e o município ainda está negociando a viabilidade de manutenção dos aparelhos durante mais um período, em caráter educativo. Ao mesmo tempo, a prefeitura confirmou hoje que fará a licitação para compra destes equipamentos e posterior instalação. Caso o Dnit não autorize a instalação dos semáforos para fins de fiscalização, os aparelhos serão instalados apenas com o objetivo de orientar e educar os motoristas. Na nota divulgada hoje, a Secretaria de Urbanismo e o Departamento Municipal de Trânsito pediram atenção redobrada de todos os usuários da Willy Barth, além da observância dos limites de velocidade.

A Polícia Civil de São Lourenço do Oeste e a DPCAMI cumpriram um mandado judicial de busca e apreensão no interior do município nesta quarta-feira. Durante a operação, os policiais prenderam um homem de 53 anos por posse ilegal de arma de fogo. Ele estava com uma espingarda calibre 12 e munições. Após o interrogatório na delegacia de polícia, o homem pagou fiança e foi posto em liberdade.

Um grave acidente acabou tirando a vida de uma aposentada na noite desta quarta-feira. A mulher, de 79 anos, foi atropelada por uma caminhonete por volta das oito e meia da noite na Rua Waldemar Rangrab, nas proximidades da Aurora Alimentos. Segundo relato do condutor do veículo, emplacado em Santa Helena, a idosa atravessou a via e ele não conseguiu desviar. A pedestre foi atropelada e morreu na hora. A vítima é EBRAIMA PETRONILA KUMMER MAHL, mãe do empresário e engenheiro CLEONOR MAHL. O corpo está sendo velado na capela mortuária do Cemitério Memorial Jardim dos Ipês, sendo reservado a família e amigos próximos. O celebração de corpo presente está marcada para às quatro horas da tarde com sepultamento no mesmo cemitério.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.