-GOVERNO CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE REINFECÇÃO POR CORONAVÍRUS NO PAÍS
-COMISSÃO SUSPENDE SESSÃO DE VOTAÇÃO DO SEGUNDO IMPEACHMENT DE MOISÉS
-DEPUTADO APONTA PRINCIPAIS DEMANDAS ATÉ O FINAL DO ANO
-BIBLIOTECA DE ITAPIRANGA CRIA CARTÃO DIGITAL PARA OS LEITORES
-PREFEITO ANUNCIA INAUGURAÇÃO DE OBRAS NA CIDADE E INTERIOR
-BOMBEIROS ATENDEM VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA SC 163
-IDOSA MORRE ATROPELADA EM SÃO MIGUEL DO OESTE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, anunciou nesta quarta-feira que seu país começará a administrar as vacinas contra a covid-19 em 27 de dezembro, após ter recebido um primeiro lote do imunizante produzido pela Pfizer. Na terça, foi recebido o primeiro lote de um milhão de vacinas. O vírus infectou 349 mil 916 israelenses, dos quais dois mil 934 morreram, segundo dados fornecidos pelo governo nesta quarta-feira.
O governo japonês anunciou nesta quinta-feira que comprará 10 mil e 500 ultracongeladores para o armazenamento das vacinas contra o novo coronavírus. A medida foi tomada enquanto o Japão já se prepara para dar início a uma campanha de vacinação em massa. O Japão tem acordos para comprar um total de 290 milhões de doses de vacinas da Pfizer/BioNtech, AstraZeneca e Moderna. O número é suficiente para imunizar 145 milhões de pessoas enquanto que a população total do país está em 126 milhões de pessoas.
O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, disse que o país começará sua campanha de vacinação contra a Covid-19 na semana que vem. Nesta primeira fase, o governo anunciou a aplicação de 125 mil doses da vacina em profissionais da saúde antes do fim do ano. O país deve receber, a partir da próxima semana, 250 mil doses da vacina da Pfizer e BioNtech, informou o presidente em um evento oficial. O imunizante é o mesmo que foi aprovado na semana passada pelo Reino Unido, e que começou a ser aplicado nesta terça-feira no país europeu.
O presidente JAIR BOLSONARO nomeou GILSON MACHADO o novo ministro do Turismo. A nomeação foi publicada na madrugada desta quinta-feira no "Diário Oficial da União". A mesma edição traz a demissão do cargo, a pedido, de MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO. A mudança ocorre após o agora ex-ministro, ÁLVARO ANTÔNIO, acusar o ministro da Secretaria do Governo, LUIZ EDUARDO RAMOS, de pedir ao presidente JAIR BOLSONARO para entregar o cargo do Turismo ao Centrão, bloco de poio ao governo na Câmara. O objetivo, segundo o ex-ministro, seria negociar apoio na eleição para a presidência da Câmara.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu por unanimidade nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros, a Selic, em dois por cento ao ano. Essa foi a última reunião do ano do Copom. A taxa Selic segue então no menor patamar da série histórica. Essa foi a terceira vez seguida que o comitê decide manter a taxa de juros em dois por cento ao ano. A definição da taxa de juros acontece em meio à alta dos preços. Nos últimos doze meses até novembro, a inflação foi de quatro virgula 31 por cento, acima do centro da meta de inflação para este ano, de quatro por cento.
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus do país. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também Paraíba. A identificação do caso foi feita pelos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que usaram o método da Fundação Oswaldo Cruz por sequenciamento genético, que confirmou que a mulher foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus. A primeira infecção dela aconteceu em junho. A profissional da saúde voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal no dia 11 de outubro. Outros cinco casos estão em investigação.
Em desempenho acima do esperado na pandemia, a economia de Santa Catarina registrou retomada de crescimento acima da média nacional nos últimos meses de 2020. O ritmo foi puxado principalmente pela indústria deve ser ampliado no próximo ano. Os dados constam no levantamento da Fiesc divulgado ontem. Dos 60 bilhões e meio de reais faturados pela economia de Santa Catarina em outubro, 44 por cento veio da indústria. O setor também lidera a retomada do emprego. No acumulado do ano, até outubro a indústria da transformação e a construção civil registraram saldo positivo de 33 mil e 600 vagas.
O Governo de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira, a nova matriz de risco potencial para Covid-19. Dentre as 16 regiões de saúde do Estado, 14 estão em nível gravíssimo. Em relação ao boletim da semana passada, a região Foz do Rio Itajaí foi reclassificada, passando de gravíssimo para grave. A região do Extremo Oeste permanece em nível grave, ou seja, na bandeira laranja. Santa Catarina chegou a 89 vírgula 48 por cento de ocupação de leitos de UTI na rede pública nesta quarta-feira, segundo o boletim do governo do estado. Ao todo, são mil 455 leitos disponíveis na rede pública em Santa Catarina e mil 302 estão ocupados, 652 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.
A presidência do Tribunal Especial de Julgamento do segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS decidiu suspender a sessão de votação do relatório, que estava marcada para a próxima segunda-feira. A determinação foi tomada após pedido do deputado estadual VALDIR COBALCHINI. A votação decide se o chefe do executivo será ou não afastado temporariamente por conta da denúncia de problemas na compra com pagamento antecipado de respiradores por 33 milhões de reais. No documento enviado à presidência do tribunal, o deputado COBALCHINI, que integra o Tribunal Especial de Julgamento, afirmou ser importante para os julgadores o acesso ao relatório da Polícia Federal que investiga a participação de MOISÉS no esquema. Em outubro, a PF disse não ter encontrado elementos para incriminar o governador, mas a íntegra do texto não foi divulgada.
UCEFF inicia atividades em São Miguel do Oeste. A maior instituição de ensino superior privada do Oeste Catarinense chegou na sua cidade. Conforme o reitor LEANDRO SORGATO, em São Miguel do Oeste, o Centro Universitário Uceff vai oferecer 13 cursos de nível superior na modalidade semipresencial, com um a três encontros presenciais por semana e demais atividades na plataforma digital. Também será disponibilizado quatro cursos na modalidade EAD, 100% online. A partir de hoje, a UCEFF.SMO está de portas abertas nos turnos: matutino, vespertino e noturno, no espaço do antigo Sesc, no Centro da cidade. LEANDRO SORGATO lembra que em função da pandemia, o ato inaugural deve ficar para o início das aulas, em final de fevereiro do ano que vem, junto com as primeiras turmas de alunos, autoridades e comunidade.
DNIT determina retirada de lombadas eletrônicas da Willy Barth. Por determinação do DNIT, o município de São Miguel do Oeste informou, nesta quinta-feira, que está retirando todas as lombadas eletrônicas e pardais instalados na Avenida Willy Bath. Em virtude da necessidade de promover a segurança nesta via, desde o mês de janeiro deste ano, a administração municipal tentava negociar a manutenção destes dispositivos, esgotando-se, agora, as possibilidades. O órgão federal justifica que assumirá a administração deste trecho, e que pretende instalar outros sete destes dispositivos de segurança. Entretanto, não estabeleceu um prazo para a medida. Até hoje, havia 23 destes mecanismos.
Os três semáforos, cujo contrato com a empresa de locação termina neste dia 14 de dezembro, também serão removidos. O Município negocia com a empresa a viabilidade de manutenção dos aparelhos durante mais um período, em caráter educativo. Paralelamente, fará a licitação para compra destes equipamentos e posterior instalação. Em caso negativo do DNIT para esta ação, os aparelhos serão instalados mesmo que para caráter educativo. O município, por meio da Secretaria de Urbanismo e do Departamento Municipal de Trânsito, solicita a atenção redobrada de todos os usuários da Willy Barth e a observância dos limites de velocidade.
APAE de São João do Oeste terá roteiro de visita aos alunos. Objetivo é concluir o ano com um pouco de contato com os familiares. Segundo a diretora da APAE-CAESP de São João do Oeste, VANESSA SCHWENGBER, foram nove meses de afastamento em virtude da pandemia. Um ano totalmente atípico para professores e alunos. O roteiro de visitas para entregar o presente de Natal será realizado na próxima semana, de terça-feira até quinta-feira. Os 54 alunos serão visitados. VANESSA explica que ocorreu a formação de seis grupos com professores e funcionários. Cada grupo um vai visitar nove famílias com apoio da prefeitura que disponibilizou veículo. Serão entregues doces e um kit de higiene. Segundo a diretora, foi realizado uma pesquisa com as famílias que possuem aluno no CAESP para saber do interesse e todas aceitaram a visita. Os profissionais vão adotar todas as medidas de prevenção com uso de jaleco, máscara, luvas e álcool gel e será uma visita bastante objetiva, sem muito contato físico.
O CAESP, Centro de Atendimento Educacional Especializado de São João do Oeste manteve atendimento durante o ano. A diretora salienta que os professores do CAESP estiveram afastados desde o dia 18 de março, porém o serviço de reabilitação teve continuidade de forma individual e mediante agendamento. VANESSA SCHWENBGER destaca a parceria das famílias para a readaptação e a nova realidade encontrando formas de realizar alguma atividade em período de pandemia. Ela salienta que em ano atípico teve muitas reinvenções nas atividades a distância. O empenho dos professores e profissionais contribuiu para seguir as orientações da Fundação Catarinense de Educação Especial. Conforme VANESSA, são aguardadas orientações para serem seguidas no próximo ano. O Plano de Contingência com medidas sanitárias está aprovado para a retomada das aulas em 2021.
Setor de Urbanismo de Tunápolis dá continuidade aos trabalhos rotineiros até o encerramento do ano. O secretário de Indústria e Comércio e responsável pelo setor de Urbanismo, VOLMIR LAWISCH, cita que os trabalhos na cidade são principalmente quanto ao embelezamento, plantio de flores em espaços públicos, reforma de calçadas, pintura de meio fio e de faixas de pedestre e atualização das placas de sinalização. Conforme o secretário, constantemente o setor de água precisa realizar manutenções quando ocorrem rompimentos de canos ou vazamentos de água, o que acaba gerando danos ao passeio público e os servidores municipais auxiliam no reparo. LAWISCH comenta que o setor de Urbanismo também é responsável pela recolha de galhos e de eletrodomésticos, com posterior destinação correta.
Prefeito de Santa Helena projeta ações com foco no fechamento de contas. O prefeito, LUIZ GLUITZ, destaca que todas as secretarias e setores estão verificando as suas pendências, e também o que há de empenhos a serem pagos, referente à entrega de materiais licitados pelas empresas. O prefeito orienta que os munícipes também quitem as suas pendências com a prefeitura e evitem a inscrição em dívida ativa. GLUITZ comenta que há expectativa para liberação do 1% de receita extra do FMP, o Fundo de Participação dos Municípios, o que para Santa Helena representa mais de 300 mil reais. Ainda de receitas, o município espera o valor que será devolvido pelo legislativo.
De obras em andamento e que devem ser concluídas na próxima gestão, o prefeito de Santa Helena cita a revitalização da estação de tratamento de água e o encanamento de água do rio Macaco até a ETA, obra esta que está paralisada devido à falta de material. A cobertura da rua da creche e das escolas municipal e estadual deverá ser concluída ainda este ano. O prefeito ressalta que também está em fase de conclusão à construção de banheiros e cozinha nas linhas Liberdade e Bela Vista. LUIZ GLUITZ diz que está pronto o projeto, mas provavelmente não será possível lançar a licitação este ano, para reforma do pavilhão onde serão instalados o setor da assistência social e CRAS. O prefeito lembra que o Plano Diretor do município prevê que o pavilhão não seja para a finalidade industrial.
Deputado aponta principais demandas da Alesc até o final do ano. Segundo o deputado estadual, FABIANO DA LUZ, as duas últimas semanas de sessões na Alesc são de trabalho intenso, para conclusão de projetos pendentes. Além disso, o governo espera pela aprovação dos deputados em relação a ações que ainda pretende executar neste ano, ou no início do próximo. O deputado comenta que a próxima semana já inicia com a votação do impeachment do governador. FABIANO DA LUZ enfatiza que cinco deputados e cinco desembargadores irão votar neste segundo impeachment contra CARLOS MOISES, e é difícil prever o que vai acontecer porque toda discussão foi acompanhada pela população, mas há documentos da polícia e da justiça alegando inocência do governador nas situações apontadas de suspeita de compras irregulares. O deputado diz que o objetivo é resolver logo essa situação para não causar prejuízos ao estado. /
FABIANO DA LUZ destaca que nesta reta final do ano também está na pauta dos deputados à cobrança do governo para agilizar a liberação de recursos anunciados para auxiliar os agricultores afetados pela seca. O deputado estadual comenta que são cobrados mais recursos, porque os 42 milhões de reais não são o suficiente, considerando a divisão entre os 100 municípios. O parlamentar diz que o governador retomou os trabalhos, após o seu afastamento para análise do pedido de impeachment, estando mais disposto ao diálogo e para ouvir as demandas específicas de cada região. Ele percebe a mudança por renovação ocorreu também nas eleições municipais para escolha dos vereadores, já no executivo, ainda permaneceram em sua maioria nomes já conhecidos. O recesso dos deputados inicia no final da próxima semana, e o retorno aos trabalhos está previsto em quatro de janeiro, com sessões a partir de fevereiro.
Prefeitura de Itapiranga investe em melhorias na biblioteca Rui Barbosa. Considerado uma referência regional pelo grande acervo que possui, a biblioteca pública está mais acessível. A informatização demandou grande trabalho para o cadastramento no sistema. O cadastro digital de leitores na biblioteca Municipal Rui Barbosa facilita o controle de livros disponíveis. Após a digitalização do acerto de livros, o cadastramento dos leitores também está ocorre para acesso online. Conforme a diretora da biblioteca, MARLI SCHMITZ SCHOFFEN, todos os leitores e estudantes que retiram livros precisam informar o número do CPF para a substituição da ficha manual pelo cadastro digital. Destaca que este sistema vai proporcionar várias vantagens para o controle do acerto e também para os leitores.
A diretora chama atenção que por meio de uma senha será possível conferir pela internet os livros que estão disponíveis. A carteirinha virtual vai conter o nome do leitor e dados pessoais, incluindo o CPF para habilitar o acesso ao site da biblioteca. Crianças que não possuem CPF podem utilizar o número do RG para registro. A diretora observa que a biblioteca aceita doações de livros, porém que possam ser destinado a leitura e não os livros didáticos e antigos que eram usados para pesquisas. Estes não são aceitos. MARLI SCHOFFEN reforça que 30 mil títulos literários já estão no sistema digital da biblioteca.
Prefeito anuncia inaugurações na cidade e interior. JORGE WELTER destaca que seu mandato será até 31 de dezembro e que vai manter a carga máxima de trabalho até o fim do ano. Ele chama atenção para várias obras que estão em andamento e com recursos garantidos para a conclusão em 2021. Duas inaugurações estão confirmadas para os próximos dias, além de pavimentações que serão feitas, porém sem ato inaugural. Segundo o prefeito, no dia 18 ocorre a inauguração do Centro de Convivência do Idoso, no prédio da Secretaria de Assistência Social. Já no dia 30 terá a inauguração da ponte sobre o rio Macaco Branco, na comunidade de Maria Goretti. O prefeito salienta que a ponte tem 24 metros de extensão. Ela foi elevada em cerca de um metro e toda a travessia é de concreto. /A prefeitura investiu 180 mil na obra, recursos de emenda parlamentar e contrapartida municipal. A emenda parlamentar foi do deputado estadual MAURO DE NADAL.
JORGE WELTER ressalta que nos próximos dias ocorre a pavimentação de quatro ruas. Cita o acerto com a empresa vencedora da licitação para concluir o asfalto na Estrada Beira Rio, do acesso a Uceff até o CTG Portão do Oeste, Rua Valentin Link, no Loteamento Sol Poente com extensão de 450 metros. Novo modelo de pavimentação reduz custos ao município. A prefeitura realizou o preparo da base e contratou apenas a colocação do asfalto. Na Rua Valentim Link, o investimento será de 370 mil reais com recursos próprios. O prefeito JORGE WELTER destaca ainda acabamentos que estão sendo feitos na pavimentação no Bairro São Cristóvão, acesso do CTG, Rua Primeiro de Janeiro, no Bairro Santa Teresa e a Rua do Cometa, na APAE. A intenção é concluir até o fim do ano.
Iluminação com lâmpadas de LED é implantada em Itapiranga. Em 2018 o município aderiu à chamada pública da Celesc e foi um dos sete no estado selecionado para o Programa de Eficiência Energética. Após todas as etapas burocráticas, Itapiranga recebe a implantação de projeto de iluminação pública com lâmpadas de LED na cidade e no perímetro urbano de Sede Capela. Conforme o prefeito JORGE WELTER, a empresa Quantum Engenharia foi a vencedora do processo licitatório que ficou no valor de um milhão 350 mil reais, sendo 130 mil de contrapartida da prefeitura de Itapiranga. O projeto prevê a instalação de mil e 100 pontos de iluminação de LED, substituindo as atuais de vapor de sódio. O prefeito destaca as vantagem de maior eficiência na iluminação e também na economia que vai gerar a partir do próximo ano.
Prefeito garante disponibilidade de recursos para obras terem sequência. JORGE WELTER vai deixar projetos de alto investimento em pavimentação asfáltica. Ele chama atenção para o projeto de revitalização da Avenida Uruguai, além dos centros comunitários de Conceição, Santo Antônio e Soledade. WELTER cita que os recursos estão garantidos oriundos de diferentes fontes. O prefeito de Itapiranga lamenta que alguns processos burocráticos atrasaram importantes obras. JORGE WELTER também menciona a liberação de recursos para a rua do lazer. Segundo ele a obra está garantida e será realizada com dinheiro do Ministério do Turismo.
Bombeiros atendem vítimas de acidente de trânsito na SC 163. Foi por volta das 17 horas e 15 minutos de ontem. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender vítima de acidente de trânsito, uma saída de pista na SC 163, linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. O motorista do automóvel Gol, de Itapiranga, um idoso de 77 anos, estava sentado e orientado no interior do veículo. Ele relatou estar bem, porém após avaliação e aferição dos sinais vitais, o homem foi conduzido ao Hospital Sagrada Família.
Idosa morre atropelada na Waldemar Rangrab. O acidente ocorreu por volta das 21 horas desta quarta-feira, na Rua Waldemar Rangrab, nas proximidades da Aurora Alimentos. Segundo populares, a mulher, identificada como EBRAIMA PETRONILA KUMMER MAHL, 79 anos, estava atravessando a rua quando foi atropelada. O condutor do veículo, uma D20 com placas de Santa Helena, foi ouvido pelo Portal Peperi e relatou que a vítima atravessou correndo pela via fora da faixa de pedestre. O homem contou que tentou frear, porém, acabou não conseguindo desviar da vítima, ocasionando a colisão frontal. A Polícia Militar e IGP foram acionados para atender a ocorrência. A idosa é mãe do empresário CLEONOR JOSE MAHL. O corpo está sendo velado na capela mortuária do Cemitério Memorial Jardim dos Ipês, sendo reservado a família e amigos próximos. O sepultamento será as 16 horas no Cemitério Memorial Jardim dos Ipês de SMOeste.