ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 10/12/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, anunciou nesta quarta-feira que seu país começará a administrar as vacinas contra a covid-19 em 27 de dezembro, após ter recebido um primeiro lote do imunizante produzido pela Pfizer. Na terça, foi recebido o primeiro lote de um milhão de vacinas. O vírus infectou 349 mil 916 israelenses, dos quais dois mil 934 morreram, segundo dados fornecidos pelo governo nesta quarta-feira.

O governo japonês anunciou nesta quinta-feira que comprará 10 mil e 500 ultracongeladores para o armazenamento das vacinas contra o novo coronavírus. A medida foi tomada enquanto o Japão já se prepara para dar início a uma campanha de vacinação em massa. O Japão tem acordos para comprar um total de 290 milhões de doses de vacinas da PfizerBioNtech, AstraZeneca e Moderna. O número é suficiente para imunizar 145 milhões de pessoas enquanto que a população total do país está em 126 milhões de pessoas.

O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, disse que o país começará sua campanha de vacinação contra a Covid-19 na semana que vem. Nesta primeira fase, o governo anunciou a aplicação de 125 mil doses da vacina em profissionais da saúde antes do fim do ano. O país deve receber, a partir da próxima semana, 250 mil doses da vacina da Pfizer e BioNtech, informou o presidente em um evento oficial. O imunizante é o mesmo que foi aprovado na semana passada pelo Reino Unido, e que começou a ser aplicado nesta terça-feira no país europeu.

O presidente JAIR BOLSONARO nomeou GILSON MACHADO o novo ministro do Turismo. A nomeação foi publicada na madrugada desta quinta-feira no "Diário Oficial da União". A mesma edição traz a demissão do cargo, a pedido, de MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO. A mudança ocorre após o agora ex-ministro, ÁLVARO ANTÔNIO, acusar o ministro da Secretaria do Governo, LUIZ EDUARDO RAMOS, de pedir ao presidente JAIR BOLSONARO para entregar o cargo do Turismo ao Centrão, bloco de poio ao governo na Câmara. O objetivo, segundo o ex-ministro, seria negociar apoio na eleição para a presidência da Câmara.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu por unanimidade nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros, a Selic, em dois por cento ao ano. Essa foi a última reunião do ano do Copom. A taxa Selic segue então no menor patamar da série histórica. Essa foi a terceira vez seguida que o comitê decide manter a taxa de juros em dois por cento ao ano. A definição da taxa de juros acontece em meio à alta dos preços. Nos últimos doze meses até novembro, a inflação foi de quatro virgula 31 por cento, acima do centro da meta de inflação para este ano, de quatro por cento.

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus do país. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também Paraíba. A identificação do caso foi feita pelos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que usaram o método da Fundação Oswaldo Cruz por sequenciamento genético, que confirmou que a mulher foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus. A primeira infecção dela aconteceu em junho. A profissional da saúde voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal no dia 11 de outubro. Outros cinco casos estão em investigação.

Em desempenho acima do esperado na pandemia, a economia de Santa Catarina registrou retomada de crescimento acima da média nacional nos últimos meses de 2020. O ritmo foi puxado principalmente pela indústria deve ser ampliado no próximo ano. Os dados constam no levantamento da Fiesc divulgado ontem. Dos 60 bilhões e meio de reais faturados pela economia de Santa Catarina em outubro, 44 por cento veio da indústria. O setor também lidera a retomada do emprego. No acumulado do ano, até outubro a indústria da transformação e a construção civil registraram saldo positivo de 33 mil e 600 vagas.

O Governo de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira, a nova matriz de risco potencial para Covid-19. Dentre as 16 regiões de saúde do Estado, 14 estão em nível gravíssimo. Em relação ao boletim da semana passada, a região Foz do Rio Itajaí foi reclassificada, passando de gravíssimo para grave. A região do Extremo Oeste permanece em nível grave, ou seja, na bandeira laranja. Santa Catarina chegou a 89 vírgula 48 por cento de ocupação de leitos de UTI na rede pública nesta quarta-feira, segundo o boletim do governo do estado. Ao todo, são mil 455 leitos disponíveis na rede pública em Santa Catarina e mil 302 estão ocupados, 652 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

A presidência do Tribunal Especial de Julgamento do segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS decidiu suspender a sessão de votação do relatório, que estava marcada para a próxima segunda-feira. A determinação foi tomada após pedido do deputado estadual VALDIR COBALCHINI. A votação decide se o chefe do executivo será ou não afastado temporariamente por conta da denúncia de problemas na compra com pagamento antecipado de respiradores por 33 milhões de reais. No documento enviado à presidência do tribunal, o deputado COBALCHINI, que integra o Tribunal Especial de Julgamento, afirmou ser importante para os julgadores o acesso ao relatório da Polícia Federal que investiga a participação de MOISÉS no esquema. Em outubro, a PF disse não ter encontrado elementos para incriminar o governador, mas a íntegra do texto não foi divulgada.

Após confirmação de caso de dengue Fumacê é aplicado em Campo Erê. MARIONE MASETTO – agente de endemia no município, ressalta que a vigilância em saúde Chapecó fez no final da tarde de ontem, a aplicação do inseticida de Ultra Baixo Volume, conhecido popularmente como Fumacê. O produto elimina o mosquito instantaneamente sem qualquer risco à saúde humana. Ontem aplicação foi feita na Rua Coronel Bertaso; na Terezinha Beltrame; Rua Dionísio Cerqueira; Luiz Guzela Ferlin e na Avenida Bandeirantes. MARIONE explica que isso precisa ser feito sempre que um caso positivo de dengue. O trabalho é feito apenas 300 metros de onde foi positivado o caso.

Combate ao mosquito Aedes Aegypti é essencial para evitar a doença na população. MARIONE destaca que esse caso de dengue é o primeiro contraído dentro do município.

A agente de endemia acrescenta que a paciente, que contraiu dengue dentro do município, é uma adolescente de 17 anos. Ela disse a saúde pública, que não saiu do município nos últimos meses, o que confirma caso autóctone, contraído dentro do próprio município. Ela está sendo monitorada pela equipe de saúde e passa bem.

População precisa reforçar os cuidados contra o mosquito da dengue. MARIONE MASETTO – agente de endemia em Campo Erê, pede que a população tome cuidado e fique atento aos cuidados de prevenção para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. Por isso pede que as pessoas eliminem água parada, no quintal ou até dentro de casa; tampem os tonéis e caixas d’água; preencham pratos de vasos de plantas com areia; façam uso de repelente e sejam conscientes com seu lixo e limpem as calhas.

Casa de Apoio Gama não fecha durante a pandemia do coronavírus. Quem informa é a presidente da associação em prevenção ao câncer de Pato Branco, que atende a toda a região, CLEUSA CHIOCHETTA. Ela comenta que no início da pandemia houve uma diminuição nos atendimentos, mas logo voltaram ao normal. Nesse momento, com o novo decreto municipal e a suspenção das cirurgias eletivas, observa uma diminuição no número de pacientes atendidos. Salienta que mesmo com a pandemia do coronavírus, até final de outubro, quando foram feitos os indicadores, já haviam atendidos mais pacientes que durante todo 2019.

Casa de Apoio Gama não fecha em dezembro. CLEUSA CHIOCHETTA explica que, devido aos atendimentos de quimioterapia e radioterapia, que não são paralisados, a associação continua funcionando para dar suporte aos pacientes. Conforme ela, a Casa fica fechada somente no dia de natal e primeiro de ano. A presidente salienta que esse é o segundo ano consecutivo que a associação fica aberta no final do ano. Ela agradece aos voluntários pois, graças a eles, atualmente a associação não tem dificuldades financeiras.

Pandemia afeta projetos da Casa de Apoio Gama. A presidente, CLEUSA CHIOCHETTA, conta que no inicio da paralização todos os projetos da associação foram suspensos. Entretanto, com a pandemia durando mais tempo que o esperado, foi decidido que eles seriam retomados e adaptados às regras de segurança da saúde. Salienta que pode observar um aumento na procura por atendimento fisioterápico e psicológico, devido às dificuldades dos pacientes durante a pandemia. Ela comenta que alguns projetos, como as visitas a hospitais, tiveram que seguir suspensos, enquanto outros sofreram modificações, mas continuam acontecendo.

Bebê nasce a caminho do hospital em parto feito pelo pai. Um casal de São Lourenço do Oeste saiu de casa, na terça-feira, rumo ao Hospital São Lucas, em Pato Branco, para fazer o parto da filha deles. Com 39 semanas de gestação e todo o período dentro da normalidade, o que a mãe não esperava é que a filha tinha pressa. RONIVON RAMPANELLI e PAMELA DE DEUS são pais de HEITOR e agora de BIANCA, que nasceu antes de chegar ao hospital. PAMELA começou a sentir fortes contrações e ter dilatação chegando em Vitorino, cerca de oito quilômetros de São Lourenço do Oeste.

O pai conta que ambos os celulares estavam sem sinal e ele não teve como avisar ninguém. E também não conseguiu ir muito longe. Ainda em Vitorino, próximo a Scania, Bianca nasceu. RONI fez o parto sozinho. Com BIANCA nos braços e ainda distante do hospital, veio outra preocupação. A menina não respirava e RONI chegou a parar no trevo da Guarani e pedir ajuda a um caminhoneiro. BIANCA abriu os olhos e mostrou estar bem só quando o casal estava chegando no centro de Pato Branco.

"Agora é uma história bonita, mas foi um baita susto. Ela demorou para apresentar sinal de vida, não chorou nenhuma vez", conta o pai, agora aliviado por ver a filha bem. Já no Hospital São Lucas, a equipe médica cortou o cordão umbilical e fez todos os exames em BIANCA e na mãe, que passam bem e estão no quarto. As duas ficam no hospital até o fim de semana.

Governador anuncia medidas para a agricultura em visita ao oeste. De acordo com ISOLETE LUDWIG – coordenadora do Sintraf de Campo Erê, a ajuda anunciada em relação à estiagem veio em boa hora, mas devem contemplar poucas pessoas. Ela diz que o Sindicato continua reivindicando mais medidas, pois, na visão da coordenadora, o maior prejuízo deve ser no próximo ano. Ela observa uma perda na produção de cerca de 60 por cento, que deve ser muito sentida na produção de leite e derivados por ter atingido principalmente o milho para silagem.

Governo do estado vai fazer doação de sementes para agricultores. A coordenadora do Sintraf em Campo Erê fala que essa medida veio em boa hora e deve atingir a grande maioria dos produtores. Conforme ISOLETE LUDWIG, o governo de Santa Catarina vai doar as sementes de milho para a safrinha. Para ter acesso ao benefício os agricultores devem procurar a Epagri a partir do dia 15, agora de dezembro. Salienta ainda que o sindicato auxilia a Epagri na distribuição da semente e mapeamento dos produtores.

Epagri encaminha recursos para agricultores atingidos pela seca. Conforme CLAUDIR GILIOLI, extensionista de Campo Erê, todos os escritórios da empresa já receberam as resoluções do Governo do Estado. Semana passada o governador CARLOS MOISÉS esteve em Pinhalzinho, onde anunciou as medidas. O programa já está valendo com encaminhamento dos projetos. A primeira condição para agricultor se beneficiar é ter ativa a Declaração de Aptidão ao Pronaf. Quem não está em dia deve se dirigir logo a um escritório para revalidar o documento.

Quem tem mais de 4 módulos fiscais, que são 72 hectares, está fora do programa de financiamento da estiagem. Conforme o extensionista CLAUDIR GILIOLI, o Programa Menos Juro, Agricultura e Pesca continua em vigor. Nesse caso o agricultor pode financiar até 50 mil reais, e tem apoio do juro de 2,5 por cento até 8 anos para pagar. O dinheiro liberado pelo governo deve ser utilizado unicamente para captação, armazenamento e distribuição de água para uso humano e animal. Se faz um financiamento no banco, no valor necessário, com apoio do governo.

Última dica para se conseguir água é perfuração de poço artesiano. GILIOLI explica que isso custa muito caro e não existe garantia de que vai se encontrar água boa e na quantidade necessária. O extensionista da Epagri garante que para acessar os recursos do governo, não haverá muita burocracia. Todos os escritórios da Epagri estão orientados para atender os agricultores.

Homem fica ferido em colisão entre carro e moto. Foi na tarde de ontem em Francisco Beltrão. Se envolveram no acidente um Renault Symbol e uma CG 150. O motociclista de 30 anos sofreu ferimentos leves e foi encaminhado a UPA pelo Corpo de Bombeiros. A Motorista do carro que está gestante foi avaliada no local e não precisou de atendimento médico. A Polícia Militar foi acionada e realizou os levantamentos.

Polícia civil prende homem por posse ilegal de arma de fogo. Ontem, a Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI-Fron) e do Núcleo de Operações com Cães de São Lourenço do Oeste, cumpriu um mandado de busca e apreensão numa residência no interior do município. Na ocasião prendeu em flagrante, um homem de 53 anos, por posse ilegal de arma de fogo, uma espingarda calibre 12 e munições. Após interrogado, o homem pagou fiança pela liberdade.

Profissional da saúde é denunciado pela prática de dois crimes de estupro de vulnerável. O Ministério Público do Paraná, por intermédio da segunda Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão, ofereceu denúncia contra um profissional da área da saúde. Ele teria cometido dois crimes de estupro de vulnerável contra a mesma vítima.

Segundo apurou o MPPR, o homem, que está preso desde seis de novembro, se utilizou da profissão para cometer os crimes. Durante atendimentos ele teria ministrado sedativos à vítima, que ficou sem condições de apresentar resistência, e se aproveitou da condição de vulnerabilidade para praticar os abusos. Durante as investigações foram colhidos elementos que apontam a existência de outras vítimas.

Já foram instaurados procedimentos investigatórios criminais para apurar infrações penais da mesma natureza praticadas pelo réu, que teria empregado o mesmo modo de agir: sedar as vítimas e praticar os abusos enquanto estavam desacordadas.

Homem é preso após ameaçar matar o próprio pai. A prisão aconteceu ontem, na comunidade de Linha São Domingos, interior de Marmeleiro. De acordo com a PM, o pai, de 63 anos, ligou para a polícia pedindo socorro e informou que seu filho, de 37 anos, que faz uso de bebida alcoólica com frequência, estaria alterado e ameaçando ele de morte com uma arma de fogo.

O pai inclusive relatou que seu filho tentou disparar contra ele, porém a arma falhou. No local os policiais localizaram o suspeito e encontraram uma espingarda calibre 36 e quatro munições intactas. O homem informou que não possui documentação da arma. Ele foi preso e entregue na 19ª Subdivisão de Polícia em Francisco Beltrão.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.