ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 10 11 2023

-BARROSO PROPÕE NOVA CORREÇÃO DO FGTS SEJA APLICADA A PARTIR 2025

-VENDAS NO VAREJO CRESCEM MAIS EM SC EM SETEMBRO DO QUE A MÉDIA DO PAÍS

-SECRETARIA DE CULTURA COMEÇA INSTALAÇÃO DA DECORAÇÃO DE NATAL NA CIDADE

-ACISMO DIVULGA LISTA DE FINALISTAS DO PRÊMIO DESTAQUE EMPRESARIAL 2023

-VEREADORES APROVAM PROIBIÇÃO DA LINGUAGEM NEUTRA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO-OPERAÇÃO DO GAECO CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO POR COMÉRCIO E POSSE ILEGAIS DE ARMAS

-POLÍCIA MILITAR APREENDE 20 QUILOS DE MACONHA E PRENDE DUAS PESSOAS POR TRÁFICO

O tempo é de sol. A previsão para as próximas é tempo é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 31 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

Um grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza foi autorizado a sair do território, nesta sexta-feira. Ao todo, 33 pessoas monitoradas pela Embaixada do Brasil na Palestina integram a relação. A Embaixada brasileira na Palestina estava monitorando a situação de 34 pessoas na Faixa de Gaza, sendo 24 brasileiros, sete palestinos em processo de imigração e três palestinos que ainda vão dar início ao processo. O grupo que foi autorizado a sair nesta sexta-feira faz parte de uma relação com quase 600 nomes de cidadãos de 15 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Índia, China, Polônia e outros.

A guerra de Israel contra o Hamas poderá atrasar em décadas a economia palestiniana em Gaza e na Cisjordânia, de acordo com uma nova análise do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Um relatório divulgado nesta quinta-feira pela organização é de um quadro bastante negativo das condições econômicas no enclave palestino, onde mais de 10 mil 700 pessoas foram mortas em resposta ao ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro a Israel, de acordo com o Ministério da Saúde palestino, controlado pelo Hamas. Desde o início do conflito, o número de palestinos que vivem na pobreza aumentou em 300 mil.

O Presidente de Portugal, MARCELO REBELO DE SOUSA, anunciou, nesta quinta-feira, que vai dissolver o Parlamento do país, a Assembleia da República. A decisão faz com que o Portugal tenha novas eleições legislativas, que acontecerão em 10 de março de 2024. O anúncio de REBELO DE SOUSA acontece após a aceitação do pedido de demissão primeiro-ministro ANTÓNIO COSTA na última terça-feira, após a operação Influencer, que levou à detenção de cinco pessoas, entre eles o chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro, VÍTOR ESCÁRIA, que abriu uma crise política no país. A exoneração do ex-primeiro-ministro vai ser formalizada em dezembro, depois da aprovação do Orçamento do Estado em 29 de novembro.

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, o registro do Partido Renovação Democrática, legenda criada pela fusão de PTB com o Patriota. Com a união das agremiações, o novo partido passa a ter direito a 22 milhões e 800 mil reais do Fundo Partidário, referente a valores de 2023. A união das duas siglas foi aprovada em convenção nacional feita em Brasília, em outubro de 2022, dias antes da data do segundo turno das eleições. O nome que havia sido adotado na ocasião era “Mais Brasil”, mas houve pedido de mudança para Partido Renovação Democrática. O número de urna será o 25.

A Agência Nacional de Telecomunicações multou nesta quinta-feira cinco empresas em um valor total 28 milhões de reais por realizar chamadas consideradas abusivas. As empresas foram multadas pelo disparo de chamadas massivas, em descumprimento da norma da Anatel que proíbe a realização de mais de 100 mil chamadas por dia, com duração inferior a três segundos, aquelas ligações que são interrompidas quando atendidas. Foram multadas a Claro em 15 milhões; o Bradesco, em 11 milhões; a R1 Tech, em 800 mil; a Izzi Soluções, em 700 mil; e a Talento Total Serviços, em 900 mil reais. A Anatel informou que o valor das multas variou conforme o porte econômico da empresa e o total de chamadas disparadas além dos limites diários permitidos.

Na retomada do julgamento da ação que discute a correção dos depósitos do FGTS, o relator do caso, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, propôs nesta quinta-feira uma nova forma para aplicação de decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. Nesta quinta, o magistrado apresentou análises sobre o cenário econômico e sobre as informações fornecidas pelo governo sobre o tema. O ministro propôs a distribuição da totalidade dos lucros do FGTS pelos correntistas para depósito que já existem. O que o governo faz atualmente por iniciativa própria passa a ser obrigatório. A partir de 2025 os novos depósitos serão remunerados pela taxa de correção da poupança. A análise do caso foi suspensa após um pedido de mais tempo para análise feito pelo ministro CRISTIANO ZANIN nesta quinta.

A sétima Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada nesta semana, em Florianópolis, elegeu os 43 delegados que vão representar Santa Catarina na Conferência Nacional que ocorre de 11 a 14 de dezembro. A conferência estadual foi uma oportunidade para aprimorar, com a participação social, as políticas públicas que melhorem as condições de segurança alimentar e nutricional em Santa Catarina, além de promover a consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. Os participantes trabalharam em grupos para discutir três eixos temáticos. As propostas eleitas na conferência também vão nortear o novo plano estadual de segurança alimentar e nutricional para os próximos quatro anos.

São Francisco do Sul é o porto que mais movimentou carga em Santa Catarina em 2023 com 12 milhões e 400 mil toneladas, ultrapassando os terminais portuários privados Portonave e Itapoá. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários no início de novembro e se referem aos nove primeiros meses deste ano. São Francisco também lidera no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: aumento de 26 por cento com relação ao mesmo período de 2022, quando movimentou nove milhões e 800 mil toneladas. O recorde do porto de São Francisco do Sul foi impulsionado pela supersafra de soja e milho, já que a exportação destes grãos para a China chegou a sete milhões e 500 mil toneladas em 2023 no local, o que representa 60 por cento do total.

As vendas no comércio varejista cresceram um vírgula oito por cento de agosto para setembro em Santa Catarina, acima do índice total do Brasil, que foi de zero vírgula seis por cento. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira na Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. Se comparado com setembro de 2022, o crescimento do setor no Estado foi de cinco vírgula cinco por cento. Já nos últimos 12 meses, o acumulado foi de dois vírgula nove por cento de aumento. No Brasil, apenas três das oito atividades analisadas no varejo tiveram variação positiva: Móveis e Eletrodomésticos; Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir porque ainda é preciso dar amplitude para as reflexões da Semana da Consciência Negra. Pesquisas recentes apontam que mais de 80 por cento dos entrevistas citam que o Brasil é um país racista, mas só 11 por cento admitem que cometem racismo. O Debate de amanhã vai olhar para esse tema na comunidade local. O programa vai reunir o professor de História e colaborador da Afrodesmo, LUIS FERNANDO RIBEIRO DA LUZ; o Professor de Filosofia, Sociologia e Projeto de Vida no Colégio Unoesc, FEIRUQUE DE JESUS DOS SANTOS e o professor, EDINALDO ENOQUE. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã deste sábado.

O representante comercial, VANIR DALMOLIN, procurou a reportagem da Peperi para reclamar dos buracos na BR-163 e também da qualidade do trabalho tapa-buracos que está sendo realizado no trecho entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. Ele disse que a empresa responsável pelo trabalho estão agindo de má fé e não estão respeitando o dinheiro público. DALMOLIN lembrou que percorre com muita frequência esse trecho e o que ele viu nesta quarta-feira é algo para ficar indignado. O usuário afirmou que os envolvidos no trabalho apenas “jogaram” o produto dentro dos buracos, sem resolver a situação. O principal problema, de acordo com ele, está nas proximidades do trevo da Terra Viva. DALMOLIN também reclamou da situação precária do asfalto no trecho da BR 282 entre São Miguel do Oeste e Chapecó.

O responsável pela empresa que faz a manutenção da BR 163, VALDECIR PRESTES se manifestou sobre a reclamação a respeito dos buracos e da operação tapa buracos no trecho entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. Ele disse que a empreiteira é contratada pelo DNIT para fazer os serviços de manutenção e o que está acontecendo neste momento é uma ação paliativa já que a chuva dos últimos dias prejudicou a equipe. Ele reforçou que o pavimento não está mais aguentando e que o tapa-buracos está sendo realizado por etapas. O profissional afirmou que a equipe, neste momento, está atuando no trevo de Guaraciaba e que ação logo chegará no trevo da Terra Viva. Ele disse que a empresa não está agindo de má fé, mas realizando um trabalho necessário para dar suporte e condições de trafegabilidade para os usuários da rodovia.

O governador JORGINHO MELLO cumpriu agenda na manhã de hoje em Campo Erê. Ele participou do ato de assinatura da Ordem de Serviço para restauração com aumento de capacidade do trecho da SC-305 entre São Lourenço do Oeste, entroncamento com a SC-157, a Campo Erê. A obra na rodovia faz parte do Programa Estrada Boa, do Governo do Estado, que vai investir mais de dois bilhões para restaurar, implantar e revitalizar mil 504 quilômetros de estradas estaduais. Após o ato, o governador inaugurou as obras da reforma da Escola Estadual Básica Emílio Garrastazu Médici.

A secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste já iniciou o trabalho de instalação da decoração natalina em diversos pontos do município. A informação é do secretário, MOACIR TOMMASEL. De acordo com ele, a ação teve início na última segunda-feira e deve seguir até o dia 22 deste mês. Conforme ele, os materiais começaram a ser colocados em 14 rótulas do centro, além da avenida Getúlio Vargas e na Rua Santos Dumont, nas proximidades da rodoviária qde São Miguel do Oeste. Segundo TOMMASEL, a praça central e o calçadão também vão receber os enfeites natalinos como de costume, além do trevo de acesso ao município. Ele lembrou que a inauguração do Natal deste ano está previsto para ocorrer no próximo dia 25 e a população poderá esperar muitas novidades, além do tradicional reaproveitamento da decoração do ano passado.

O setor da Cultura está investindo no Natal deste ano cerca de 200 mil reais, sem contar o material reaproveitado. O dado é do secretário MOACIR TOMMASEL. Ele explicou que nesta edição a área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel ficará mais livre e a decoração mais intensa deve ser no restante da praça central, sendo que essa será a única praça a receber decoração e iluminação. Questionado sobre a programação do Natal, o secretário citou que a abertura oficial será no dia 25 deste mês com a chegada do papai noel e entrega da chave da cidade pelo prefeito. Nesta data também haverá festival do pastel e pizza com organização do clubes de serviço de São Miguel do Oeste. TOMMASEL comentou que haverá uma programação intensa por praticamente um mês em todos os finais de semana, terminando no dia 23 de dezembro.

A programação de Natal terá, no dia 26 de novembro, uma série de apresentações de capoeira, aula de dança livre e coral Vozes da Primavera e Acosmo. As atividades começam as quatro da tarde e segue até a noite. O secretário de Cultura, MOACIR TOMMASEL explicou que a programação do dia 26 substitui a festa da cultura que estava programada para ocorrer no mês passado e que não foi realizada em razão das chuvas. TOMMASEL pontuou que no dia dois de dezembro a programação será toda organizada pelo décimo quarto RCMec e que no dia nove, a partir das seis horas da tarde, haverá oficina de balé e dia da família com apresentação de louvores com pastores. Já no dia 15, com a participação da CDL, serão três shows na praça com os Gigantes da Alegria, JANAINA JHOY e MICHELLI FORTES. No dia 16, será realizado o palco aberto a partir das seis e meia da tarde, além de oficinas de violão e show com velha infância. A programação de Natal vai até o dia 23.

A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançaram o edital de Chamamento de Projetos Sociais financiados pelo Fundo da Infância e Adolescência. A inscrição de projetos deverá ser feita até o dia 25 de novembro, no protocolo eletrônico do Município, por meio do site www.saomiguel.sc.gov.br. O edital na íntegra também pode ser acessado no link Edital FIA. De acordo com a secretária ANDREIA REBELATO, serão financiados projetos na modalidade de custeio que contemplem a promoção, proteção e defesa dos direitos, conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente. A presidente do CMDCA, LENI ZORZO, destacou que outras informações podem ser solicitadas pelo telefone 3631 2016 ou com os membros da Comissão Especial de recebimento e avaliação documental dos projetos sociais inscritos.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, esteve no Peperi Entrevista desta quinta-feira fez uma avaliação positiva do encontro realizado nesta semana com os deputados do Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília. Ele disse que a pauta principal da reunião foi a defesa de que sejam colocados no orçamento de 2024 os recursos para licitação da ponte sobre o rio Uruguai na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O superintendente regional do DNIT no estado de Santa Catarina, ALYSSON RODRIGO DE ANDRADE, também esteve presente, e reforçou a importância da obra com a necessidade de recursos para a execução do projeto. Os prefeitos de Barra do Guarita no Rio Grande do Sul, Bandeirante, Descanso e Anchieta também participaram do encontro.

Durante o encontro desta semana com o Fórum Parlamentar Catarinense, os prefeitos da região apresentaram outros pedidos aos deputados. De acordo com o vice-presidente da Ameosc, prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, foram solicitados recursos para a conclusão da BR 163 e a licitação para as obras no trecho da rodovia entre São Miguel e o posto da Polícia Rodoviária. Os prefeitos também cobraram as obras de revitalização da avenida Willy Barh e a finalização do processo de federalização da SC 163 até Itapiranga. Outro pedido é a garantia de recursos para a construção de uma usina de reciclagem de lixo na região. TREVISAN explicou que o Conder investiu 300 mil para a elaboração do projeto. A proposta é que a usina receba o lixo de 27 cidades impedindo que os resíduos sejam levados para os aterros. O prefeito disse que municípios querem que o governo federal repasse o valor para a construção da usina.

Apesar das muitas necessidades e dos pedidos reiterados da Ameosc e dos prefeitos, o governo federal não vai atender todos esses pleitos no mesmo momento. O comentário é do prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. Ele disse que o orçamento é curto, mas que os prefeitos vão continuar mobilizados para que a região, que contribui muito para o desenvolvimento do estado, seja atendida. O prefeito destacou que dos pedidos apresentados nesta semana, a única garantia é dos recursos para o inicio das obras na ponte sobre o Rio Uruguai.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou em primeiro turno, nesta quinta-feira, o Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição de uso de linguagem neutra na rede de ensino pública municipal e privada. O projeto foi aprovado por cinco votos favoráveis, dois contrários e cinco abstenções. O texto ainda passará por segunda apreciação antes de ser enviado ao prefeito para sanção ou veto. A autora é a vereadora ISLONA MEDEIROS. Ela explicou que o projeto garante aos estudantes do Município de São Miguel do Oeste "o direito ao aprendizado da Língua Portuguesa de acordo com as normas legais de ensino estabelecidas com base nas orientações nacionais de Educação e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. O texto nesta quinta pelos vereadores proíbe a utilização e o ensino da linguagem neutra ou não binária na Educação Básica, pública e privada, no âmbito do município.

O projeto que dispõe sobre a proibição de uso de linguagem neutra na rede de ensino pública municipal e privada em São Miguel do Oeste também prevê sanções administrativas as escolas que não respeitarem a lei. A informação é da vereadora ISLONA MEDEIROS. O texto cita que as sanções serão definidas por meio de decreto do prefeito. Votaram favoráveis ao projeto os vereadores GILMAR BALDISSERA, ISLONA MEDEIROS, MARLI DA ROSA, RAVIER CENTENARO e VILMAR BONORA. Foram contrários os vereadores CRIS ZANATTA e MARCIO SANTIN, e se abstiveram os vereadores CARLOS AGOSTINI, ELIAS ARAÚJO, MOACIR FIORINI, NINI SCHARNOSKI e VANIRTO CONRAD. O presidente PAULO DRUMM só votaria em caso de empate.

Em coletiva de imprensa realizado no início da tarde desta quinta-feira, a Acismo divulgou os finalistas do Destaque Empresarial 2023, evento que premia os empresários destaques no comércio, indústria e prestação de serviços. Cada uma dessas categorias está dividida em três subcategorias: pequeno, médio e grande porte. A segunda etapa da votação vai começar no dia 22 de novembro, quando os associados vão votar novamente para escolher o vencedor de cada categoria. No evento que será realizado no dia primeiro de dezembro, a Acismo vai revelar os nomes dos nove Destaques Empresariais 2023 e, entre eles, o nome que tiver maior votação receberá, ainda, o troféu Hélio Wasun como o destaque dos destaques.

Os finalistas da categoria comércio de pequeno porte são os empresários DIANE TESSARO da Papelaria Paper Bi, JUARES DOS SANTOS JUNIOR da Swell Moda Masculina e TIAGO SABEDOTT da Sabedott Materiais de Construção. Na categoria comércio de Médio Porte estão na final ANDRONEI MACARI da Macari, CARLINHOS GERHARDT da Gerbran e RAVIER CENTENARO do Super Centenaro. Já no comércio de grande estão na final os empresários ADELAR SCHNEIDER das Lojas Magrão, GLADECIR TREVISAN do Treviso Supermercado e JOELSO CECHINATO do Tio Roque Atacarejo.

Os finalistas da categoria Indústria de Pequeno Porte são ÂNGELA GRAZIELA SEBBEN da Rosa Catarina, CACIANO VIDOR da Móveis Nei e VILMAR LIMA DE SOUZA da Heats Brazil Cachaça de Alambique. Os empresários mais votados na indústria Médio Porte são JUAREZ PAULO DAL VITT da Dalcar Indústria, VANESSA SIGNOR MONTOVANELI da Laticínio Purolatte e VITOR VALAR da Valar Alimentos. Na Indústria de Grande Porte estão na final ACARI LUIZ MENESTRINA da Gran Mestri, ASTOR KIST da Conak e CLAUDIMAR BORTOLIN da Torfresma Industrial LTDA.

No segmento de prestação de Serviços Pequeno Porte os empresários finalistas são ADEMIR ORSO da Orso Contabilidade, CAMILA BEATRIZ BERTI da Kitanda Delivery de Alimentos Orgânicos e DANIEL FOPPA da Container Oleo LTDA. A prestação de Serviços Médio Porte tem na final os empresários ELENISE ROHDEN da Academia Alternativa, SOLANI BALBINOT do Despachante 001 e VICTORIO ANTÔNIO BOLFE do Figueiras Hotel & Eventos. Os finalistas da categoria prestação de Serviços de Grande Porte são MIGUEL ANGELO BOCALON da Sysmo Sistemas, ROMAR VIRGILIO PAGLIARI JUNIOR do Hospital São Miguel e VITOR CARLOS D’AGOSTINI da Unoesc São Miguel do Oeste.

Mais de 20 pessoas foram presas em flagrante em uma operação contra o comércio e posse ilegais de armas e munição nesta quinta-feira. A investigação cumpriu 90 mandados de busca e apreensão em 20 cidades de Santa Catarina e uma do Paraná. A operação "Alça de Mira IV" foi feita com 190 agentes da segurança pública, comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Santa Catarina com apoio do Paraná. No total, 25 pessoas foram presas em flagrante, sendo 24 no território catarinense e uma no estado paranaense. As cidades onde houve as prisões e os crimes dos suspeitos não foram divulgados. Os mandados foram expedidos pela Justiça de São Miguel do Oeste. 17 cidades da região foram alvo da operação: São Miguel do Oeste, Descanso, Iporã do Oeste, Mondai, Caibi, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena, Belmonte, Bandeirante, Guaraciaba, Paraiso, São José do Cedro, Palma Sola, Romelândia e Iraceminha.

A Polícia Militar apreende 21 quilos de maconha e prendeu duas pessoas por tráfico de drogas na tarde de hoje no bairro Santa Rita. A guarnição policial militar foi acionada para deslocar até a rua João Muhl para averiguar uma denúncia de um veículo que havia sido furtado há alguns dias e que estaria em um galpão abandonado. Chegando no local, os militares encontraram o veículo e dois homens em um galpão usado como oficina mecânica. Durante a abordagem, em busca pessoal foi localizado com um dos homens, duas pedras de crack. No carro, um Santana, foram encontrados 28 tijolos de maconha, totalizando 21 quilos e uma balança de precisão. O canil setorial foi acionado e com auxílio do emprego do cão de faro Colt, foi localizado um simulacro de pistola. Os dois homens foram presos e flagrante e levados para a delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.