ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-11-2023 Sexta-feira

-BARROSO PROPÕE NOVA CORREÇÃO DO FGTS SEJA APLICADA A PARTIR 2025

-VENDAS NO VAREJO CRESCEM MAIS EM SC EM SETEMBRO DO QUE A MÉDIA DO PAÍS

-NOVA COORDENADORA ASSUME O DEPARTAMENTO DE TURISMO DE IPORÃ DO OESTE

-PREFEITO ENALTECE IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE INCENTIVO À AGRICULTURA

-MUNICÍPIO SUSPENDE RECEBIMENTO DE AGASALHOS POR FALTA DE ESPAÇO FÍSICO

-CASA FAMILIAR RURAL ESPERANÇA REALIZA BANCAS DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

-OPERAÇÃO DO GAECO MIRA ARMAS E MUNIÇÕES IRREGULARES

-POLÍCIA MILITAR APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE MACONHA


O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas é tempo é de sol entre nuvens na região. A temperatura mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje pode chegar a 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 29 graus. Umidade relativa do ar 77 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.


Um grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza foi autorizado a sair do território, nesta sexta-feira. Ao todo, 33 pessoas monitoradas pela Embaixada do Brasil na Palestina integram a relação. A Embaixada brasileira na Palestina estava monitorando a situação de 34 pessoas na Faixa de Gaza, sendo 24 brasileiros, sete palestinos em processo de imigração e três palestinos que ainda vão dar início ao processo. O grupo que foi autorizado a sair nesta sexta-feira faz parte de uma relação com quase 600 nomes de cidadãos de 15 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Índia, China, Polônia e outros.

A guerra de Israel contra o Hamas poderá atrasar em décadas a economia palestiniana em Gaza e na Cisjordânia, de acordo com uma nova análise do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Um relatório divulgado nesta quinta-feira pela organização é de um quadro bastante negativo das condições econômicas no enclave palestino, onde mais de 10 mil 700 pessoas foram mortas em resposta ao ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro a Israel, de acordo com o Ministério da Saúde palestino, controlado pelo Hamas. Desde o início do conflito, o número de palestinos que vivem na pobreza aumentou em 300 mil.

O Presidente de Portugal, MARCELO REBELO DE SOUSA, anunciou, nesta quinta-feira, que vai dissolver o Parlamento do país, a Assembleia da República. A decisão faz com que o Portugal tenha novas eleições legislativas, que acontecerão em 10 de março de 2024. O anúncio de REBELO DE SOUSA acontece após a aceitação do pedido de demissão primeiro-ministro ANTÓNIO COSTA na última terça-feira, após a operação Influencer, que levou à detenção de cinco pessoas, entre eles o chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro, VÍTOR ESCÁRIA, que abriu uma crise política no país. A exoneração do ex-primeiro-ministro vai ser formalizada em dezembro, depois da aprovação do Orçamento do Estado em 29 de novembro.

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, o registro do Partido Renovação Democrática, legenda criada pela fusão de PTB com o Patriota. Com a união das agremiações, o novo partido passa a ter direito a 22 milhões e 800 mil reais do Fundo Partidário, referente a valores de 2023. A união das duas siglas foi aprovada em convenção nacional feita em Brasília, em outubro de 2022, dias antes da data do segundo turno das eleições. O nome que havia sido adotado na ocasião era “Mais Brasil”, mas houve pedido de mudança para Partido Renovação Democrática. O número de urna será o 25.

A Agência Nacional de Telecomunicações multou nesta quinta-feira cinco empresas em um valor total 28 milhões de reais por realizar chamadas consideradas abusivas. As empresas foram multadas pelo disparo de chamadas massivas, em descumprimento da norma da Anatel que proíbe a realização de mais de 100 mil chamadas por dia, com duração inferior a três segundos, aquelas ligações que são interrompidas quando atendidas. Foram multadas a Claro em 15 milhões; o Bradesco, em 11 milhões; a R1 Tech, em 800 mil; a Izzi Soluções, em 700 mil; e a Talento Total Serviços, em 900 mil reais. A Anatel informou que o valor das multas variou conforme o porte econômico da empresa e o total de chamadas disparadas além dos limites diários permitidos.

Na retomada do julgamento da ação que discute a correção dos depósitos do FGTS, o relator do caso, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, propôs nesta quinta-feira uma nova forma para aplicação de decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. Nesta quinta, o magistrado apresentou análises sobre o cenário econômico e sobre as informações fornecidas pelo governo sobre o tema. O ministro propôs a distribuição da totalidade dos lucros do FGTS pelos correntistas para depósito que já existem. O que o governo faz atualmente por iniciativa própria passa a ser obrigatório. A partir de 2025 os novos depósitos serão remunerados pela taxa de correção da poupança. A análise do caso foi suspensa após um pedido de mais tempo para análise feito pelo ministro CRISTIANO ZANIN nesta quinta.

A sétima Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada nesta semana, em Florianópolis, elegeu os 43 delegados que vão representar Santa Catarina na Conferência Nacional que ocorre de 11 a 14 de dezembro. A conferência estadual foi uma oportunidade para aprimorar, com a participação social, as políticas públicas que melhorem as condições de segurança alimentar e nutricional em Santa Catarina, além de promover a consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. Os participantes trabalharam em grupos para discutir três eixos temáticos. As propostas eleitas na conferência também vão nortear o novo plano estadual de segurança alimentar e nutricional para os próximos quatro anos.

São Francisco do Sul é o porto que mais movimentou carga em Santa Catarina em 2023 com 12 milhões e 400 mil toneladas, ultrapassando os terminais portuários privados Portonave e Itapoá. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários no início de novembro e se referem aos nove primeiros meses deste ano. São Francisco também lidera no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: aumento de 26 por cento com relação ao mesmo período de 2022, quando movimentou nove milhões e 800 mil toneladas. O recorde do porto de São Francisco do Sul foi impulsionado pela supersafra de soja e milho, já que a exportação destes grãos para a China chegou a sete milhões e 500 mil toneladas em 2023 no local, o que representa 60 por cento do total.

As vendas no comércio varejista cresceram um vírgula oito por cento de agosto para setembro em Santa Catarina, acima do índice total do Brasil, que foi de zero vírgula seis por cento. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira na Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. Se comparado com setembro de 2022, o crescimento do setor no Estado foi de cinco vírgula cinco por cento. Já nos últimos 12 meses, o acumulado foi de dois vírgula nove por cento de aumento. No Brasil, apenas três das oito atividades analisadas no varejo tiveram variação positiva: Móveis e Eletrodomésticos; Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria.

O Hemosc de Chapecó emitiu um comunicado confirmando que os estoques de sangue estão baixos e que é necessário que as pessoas façam mais doações para a unidade. O hemocentro de Chapecó atende os hospitais e outras unidades de saúde do oeste e extremo oeste, incluindo o Hospital Regional de São Miguel. Os dois tipos de sangue com estoque reduzido e em nível de alerta são as tipagens “O negativo” e “A” positivo. Segundo o Hemosc, também há necessidade de reforçar o estoque das outras tipagens sanguíneas. As pessoas podem fazer a doação diretamente em Chapecó ou manter contato com as secretárias municipais de saúde que organizam os grupos para doação no Hemosc. o grupo de Iporã do Oeste fará a próxima doação no dia 05 de dezembro. Os interessados podem se inscrever com a coordenadora, LAURA KICHOW, ou na Unidade de Saúde.

Usina de Asfalto do CONDER será inaugurada dia primeiro de dezembro, em São Miguel do Oeste. O presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional e prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON, anunciou nesta sexta-feira, que a tão aguardada inauguração da Usina de Asfalto da entidade acontecerá no dia primeiro de dezembro, às 19 horas, na Linha Tupanci, interior de São Miguel do Oeste. DORIGON informou que atualmente 15 profissionais já estão em atividade na Usina de Asfalto, onde estão sendo realizados treinamentos e testes com a massa asfáltica. Além disso, destacou os diversos programas do CONDER, incluindo Gestão Ambiental, Licitações Compartilhadas e o Mais Asfalto, que conta com mais de 50 servidores engajados.

O programa Mais Asfalto tem como objetivo melhorar a infraestrutura viária nos municípios participantes, proporcionando condições de tráfego e segurança aprimoradas para a população. Após a conclusão da instalação da usina de asfalto, o CONDER iniciará a pavimentação asfáltica nos municípios consorciados. Este passo é crucial para promover melhorias na infraestrutura viária local, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional e a qualidade de vida dos cidadãos. Os trabalhos de pavimentação representam um compromisso concreto do CONDER em atender às demandas da população por ruas e estradas em melhores condições.

O recebimento de agasalhos está temporariamente suspenso em Iporã do Oeste. A informação é da coordenadora de urbanismo do município, JANETE LAUSCHNER. De acordo com ela, a medida se deve à falta de espaço físico adequado para a realização da campanha do agasalho. Ela orientou para que a população não leve roupas, calçados ou outros itens para doação neste momento, visto que a sala do departamento de urbanismo, junto à prefeitura, não possui mais espaço disponível para o recebimento e triagem dos materiais. JANETE frisou que está sendo revisto o local de realização da campanha do agasalho, pois a partir de agora, o espaço também deverá atender às normas de acessibilidade. A coordenadora frisou que tão logo seja definido o novo espaço, a comunidade será informada sobre a retomada do recebimento dos donativos.

O Município de Iporã do Oeste, através da Secretaria de Agricultura, mantém diversos programas de incentivo aos agricultores há vários anos. De acordo com o prefeito, ADÉLIO MARX, são formas de incentivar o setor responsável pelo maior movimento econômico do município. Ele citou como exemplo, o programa de custeio dos exames para certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose, que recebeu investimento de aproximadamente 70 mil reais neste ano. Também é incentivado o melhoramento genético dos rebanhos, por meio de um programa em que o Município compra e entrega nitrogênio, luvas e bainhas, com cerca de 300 mil reais investidos em 2023. Já o programa horas máquinas destinado aos agricultores que precisam realizar alguma melhoria em suas propriedades, subsidia parte do valor dos serviços realizados, sendo que só neste ano, foram investidos 120 mil reais em serviços terceirizados de máquinas.

O Município de Iporã do Oeste também incentiva a construção de novos aviários, chiqueirões, salas de ordenha, cisternas e esterqueiras. O destaque é do prefeito, ADÉLIO MARX. Ele disse ontem em entrevista para a Rádio Oeste, que neste ano o valor dos subsídios para novas construções foi um pouco menor, porém, ultrapassou o valor de 30 mil reais em incentivos concedidos. O prefeito mencionou ainda um programa criado recentemente, onde o Município auxilia os agricultores no cascalhamento das áreas de espera dos animais, principalmente para ordenha. Por meio dele, o agricultor recebe até 800 reais para pagar o trabalho das máquinas. O grande destaque dos programas de incentivo, conforme o prefeito, é o cascalhamento dos acessos das propriedades, um serviço significativo que foi retomado pela atual gestão municipal, depois de ficar suspenso por vários anos.

Da mesma forma, ADÉLIO MARX, lembrou que o Bônus Agrícola retomado pela atual administração, também não havia sido pago durante quatro anos. O prefeito de Iporã do Oeste mencionou que por meio do programa Bônus Agrícola, os agricultores recebem até mil reais de incentivo, conforme a movimentação financeira do bloco de produtor. Somados os últimos três anos, foram distribuídos quase dois milhões de reais em bônus aos agricultores locais. MARX frisou que através dos programas, o Município ajuda a alavancar e fortalecer a agricultura, principalmente em um ano atípico como 2023, em que as chuvas em excesso prejudicaram diversas culturas, além das estradas e acessos, onde a municipalidade está atuando constantemente para amenizar os impactos e garantir o escoamento dos insumos e da produção agrícola.

Mais um sorteio da Campanha Nota Premiada foi realizado na manhã desta sexta-feira, na prefeitura de Iporã do Oeste. Mais cinco pessoas foram contempladas e irão receber a premiação em dinheiro, no valor de 200 reais cada. Os ganhadores de hoje foram: Liria Juver, Querino João Specht, Lorenço Becker, Danilo Kosmann e Sedenir Correa. Os sorteados já podem procurar a prefeitura para encaminhar o recebimento dos valores. A administração municipal parabenizou os ganhadores, bem como a todas as pessoas que continuam valorizando o comércio de Iporã do Oeste, através das compras locais. O próximo sorteio está marcado para o dia primeiro de dezembro. No mês de janeiro, serão realizados dois sorteios: um dos cupons do mês de dezembro com cinco prêmios de 200 reais e outro sorteio com todos os cupons acumulados no ano de 2023, com cinco prêmios de mil reais cada.

O departamento de turismo de Iporã do Oeste está sob nova coordenação. A empreendedora LUCIMARA JUVER assumiu o cargo neste mês e já está comandando as ações voltadas ao desenvolvimento do setor no município. Ela destacou que vários equipamentos turísticos estão em pleno funcionamento atualmente e que muitas pessoas estão interessadas em investir no turismo, atividade que vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade em Iporã do Oeste. LUCIMARA frisou que uma das atividades previstas para ocorrer ainda neste mês é o terceiro ENTUR – Encontro dos Empreendedores do Turismo no dia 27, que terá palestras, rodas de conversa e trocas de experiências.

LUCIMARA JUVER destacou que neste mês também será realizado o segundo voo turístico de balão de Iporã do Oeste, no dia 25 de novembro. O setor também está organizando ações voltadas à divulgação das atrações turísticas oferecidas no município com foco nas festas de fim de ano, período em que muitas pessoas de outras localidades visitam seus familiares em toda a região. Para 2024, LUCIMARA frisou que o departamento de turismo está trabalhando em um plano de ação para preparação das empresas interessadas em participar do primeiro Festival Gastronômico de Iporã do Oeste. A ideia é dar ênfase aos pratos típicos da culinária local e enaltecer para os visitantes o que o município possui de melhor na gastronomia. A coordenadora de turismo pontuou que o setor mantém ações constantes de fomento e apoio a quem deseja investir e crescer no setor.

Está acontecendo desde terça-feira na Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste, a apresentação dos relatórios de estágio dos 36 alunos formandos do curso de Técnico em Agricultura. De acordo com a professora, CARINE BABICK, eles realizaram o estágio curricular em toda a microrregião e até em outros estados como o Mato Grosso e o Rio Grande do Sul. Ela explicou que a vivência externa dos alunos ocorreu em fazendas, empresas e outras instituições técnicas relacionadas à agricultura. No término da atividade prática, os alunos elaboraram um relatório com orientação dos professores, detalhando todas as experiências que tiveram no estágio. Nesta semana eles estão apresentando os relatórios para a banca formada por professores, pessoas da comunidade e pessoas ligadas à área técnica, que avaliam a apresentação e contribuem com questionamentos, considerações e curiosidades sobre o relatório de cada aluno.

CARINE BABICK mencionou que as bancas de estágio marcam a reta final do ano letivo e representam um momento importante para a escola, pois a formação de mais uma turma de técnicos em agricultura demonstra a qualidade do ensino ofertado, com foco na sucessão familiar. A formatura da turma está marcada para o dia 16 de dezembro, no salão paroquial de Iporã do Oeste. Para o ano letivo de 2024, já estão confirmadas duas turmas do curso de técnico em agricultura e seguem sendo efetuadas matrículas para os interessados em estudar na escola. CARINE BABICK enalteceu que a Casa Familiar Rural Esperança possui uma excelente estrutura com salas de aula bem equipadas, refeitório, dormitórios e profissionais dedicados ao ensino teórico e outras atividades da pedagogia da alternância, na qual os alunos ficam uma semana na escola e outra em casa, onde aplicam os conhecimentos na prática.

O SAMU de Maravilha atendeu uma saída de pista seguida de colisão em barranco na madrugada desta sexta-feira, na BR-158, em Cunha Porã. Segundo informações, no veículo estava um mulher, de 33 anos, que apresentava ferimentos na face. Ela foi atendida pelas equipes competentes e posteriormente encaminhada ao Hospital de Cunha Porã. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Maravilha também esteve presente no local e prestou apoio ao SAMU de Maravilha. Danos de elevada monta foram registrados na parte frontal do veículo.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público de Santa Catarina deflagrou ontem, a Operação Alça de Mira em combate ao comércio ilegal de armas e munições em Santa Catarina e no Paraná. Foram efetuadas prisões em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste por irregularidade envolvendo armamento e munições. As prisões na Comarca envolveram, em São João do Oeste, um homem de 52 anos, por ter munição recarregada sem a nota fiscal respectiva. De Itapiranga, um homem de 29 anos, por ter um silenciador e em Tunápolis, um homem de 40 anos, também por uso de silenciador. O GAECO iniciou na manhã desta quinta-feira, com o apoio do GAECO do Ministério Público do Paraná, o cumprimento de 90 ordens de busca a apreensão, expedidas pelo juízo da Vara Criminal da Comarca de São Miguel do Oeste. As buscas ocorrem em 20 cidades de Santa Catarina e em uma no Paraná.

A investigação conduzida pela Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste apura a prática dos crimes de comercialização ilegal de armas e posse ilegal de armas e munições. Em sua quarta fase, 90 mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos por 190 integrantes das forças de segurança pública. Durante a operação deflagrada nesta quinta-feira, 22 pessoas foram presas em flagrante delito. Além dos GAECOs de Santa Catarina e do Paraná, prestam apoio à operação a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Militar, Civil, Penal e Científica de Santa Catarina.

A Polícia Militar realizou na tarde desta quinta-feira, uma grande apreensão de maconha. Foi no bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste, em um galpão utilizado como “mecânica”. Conforme o sargento, ARLEI MALLMANN, a polícia recebeu uma denúncia de que no local poderia estar ocorrendo o desmanche de um veículo furtado há poucos dias e desta forma, as guarnições foram até o endereço, abordaram dois homens e realizaram uma busca no local. Após alguns minutos, os policiais encontraram no porta-malas de um Santana, com placas de Riqueza, mais de 20 tabletes de maconha, totalizando cerca de 22 quilos de droga. Além disso, o Canil encontrou uma pedra de crack e um simulacro de arma de fogo, que também foi apreendido. Os homens foram detidos por tráfico de drogas e encaminhados, juntamente com a droga, para a delegacia. Essa foi a maior apreensão de drogas dos últimos anos, em São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.