ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 10 11 2020

-ANVISA SUSPENDE TEMPORARIAMENTE TESTE DA VACINA CORONAVAC

-JUSTIÇA SUSPENDE LIMINAR SOBRE VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS EM ESCOLAS PARTICULARES

-PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO PARCEIRO ANJO TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA

-BANCADA DO OESTE COBRA AÇÕES DO ESTADO PARA MUNICIPIOS ATINGIDOS PELA ESTIAGEM

-PORTARIA DEFINE REGRAS PARA PERMANENCIA DE VEÍCULOS PERTO DOS LOCAIS DE VOTAÇÃO

-HOMEM PERDE 21 MIL REAIS EM GOLPE DA VENDA DE VEÍCULO PELA INTERNET

-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA TENTATIVA DE HOMÍCIDIO EM COMUNIDADE RURAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo seis reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A equipe de campanha do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, entrou com uma ação judicial no tribunal federal da Pensilvânia em que pede que as autoridades eleitorais do estado sejam impedidas de confirmar a vitória de JOE BIDEN. A ação alega que o sistema de votação por correspondência do estado da Pensilvânia "faltou com todos os padrões de transparência e verificabilidade que foram dados aos eleitores presenciais". A equipe de campanha de TRUMP e os republicanos abriram diversos processos por supostas irregularidades eleitorais. Juízes já rejeitaram casos na Geórgia e em Michigan.

O Congresso do Peru aprovou nesta segunda-feira a destituição do presidente MARTÍN VIZCARRA por "incapacidade moral", ao final de seu segundo julgamento de impeachment em menos de dois meses. Ele foi denunciado por receber propinas quando era governador em 2014. A moção para remover o popular presidente peruano superou os 87 votos necessários no Congresso. O chefe do Congresso, MANUEL MERINO, assumirá nesta terça-feira a chefia do governo até o fim do mandato atual, que termina em 28 de julho de 2021.

O presidente do Peru, MARTÍN VIZCARRA, acatou nesta segunda-feira a decisão do Congresso que o destituiu do cargo por “incapacidade moral” em processo de impeachment e anunciou que deixaria imediatamente o Palácio Presidencial. Ele fez um discurso de despedida na frente da sede do governo, em Lima. VIZCARRA afirmou que aceita a decisão do Congresso. Ele disse que não vai tomar nenhuma ação judicial e que não quer, de forma alguma, que se possa entender que o “espírito de serviço ao povo foi apenas vontade de exercer poder”. VIZCARRA também negou o que chamou de alegações "infundadas" de que aceitou propinas de empresas que obtiveram contratos públicos quando ele era governador.

A partir desta terça-feira, eleitores não podem ser presos ou detidos a não ser que sejam flagrados cometendo algum crime. A regra prevista no código eleitoral vale de cinco dias antes das eleições até 48 horas após o pleito, no caso a próxima terça. A lei serve para garantir a liberdade de voto e coibir qualquer tipo de ação que pode afetar o direito das pessoas a participar da eleição. As prisões ficam proibidas em todo o país, mas existem algumas exceções para casos em que a pessoa pode ir para a cadeia. A primeira exceção é o caso de flagrantes. Já a segunda exceção envolve os casos em que há sentença condenando a pessoa à prisão por algum crime inafiançável, como tortura, tráfico de drogas, racismo, crimes hediondos, terrorismo, entre outros.

A pandemia do novo coronavírus prejudicou o emprego formal, com reflexos na contribuição da Previdência Social do país. O déficit dos primeiros oito meses deste ano já supera, em termos nominais, o total do ano passado. De janeiro a agosto, o resultado entre a arrecadação e o total de benefícios ficou negativo em 225 bilhões de reais, um aumento de 71 por cento em relação ao mesmo período de 2019, ano que fechou com um déficit total de 213 bilhões. Nos primeiros oitos meses do ano passado, antes da reforma previdenciária, que completa um ano nesta quinta-feira, o rombo das contas era de 131 bilhões de reais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu temporariamente os testes em humanos da vacina CoronaVac contra a Covid-19. De acordo com a agência, a interrupção foi determinada nesta segunda-feira por causa de um "evento adverso grave", mas não deu detalhes sobre a causa específica da suspensão. A Anvisa informou que foi notificada do "evento" em 29 de outubro. Mais de 10 dias depois, determinou que nenhum novo voluntário poderá ser vacinado até que a agência possa avaliar os dados e "julgar o riscobenefício da continuidade do estudo". A Coronavac é uma das quatro candidatas a vacina contra o novo coronavírus que estão sendo testadas no Brasil.

O Corpo de Bombeiros combateu ao menos 35 incêndios florestais durante o último fim de semana no Oeste de Santa Catarina. Onze cidades registraram ocorrências e alguns locais continuam com focos. Segundo o tenente MIGUEL MORAES GOMES, a primeira ocorrência foi na sexta-feira. Somente em Xanxerê e Campo Erê, os bombeiros atenderam seis ocorrências em cada uma das cidades. Um levantamento sobre as perdas para o bioma ainda não foi feito. A falta de chuva no Estado, além de ajudar a propagar as chamas dos incêndios, já fez com que 56 municípios decretassem situação de emergência. Há cidades com racionamento de água e abastecimento feito por caminhões-pipa.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina suspendeu a liminar obtida pelo Sindicato das Escolas Particulares que permitia o retorno das aulas presenciais independentemente do nível de classificação de risco sobre a pandemia no Estado. Na prática, a decisão impede a volta às aulas nas regiões com classificação gravíssima. Na sexta-feira, o governo autorizou o retorno ao ensino presencial nas escolas que estejam em regiões classificadas a partir do nível grave para o novo coronavírus em Santa Catarina. Para o magistrado que suspendeu a liminar que permitia o retorno das aulas, “cautela deve ser a palavra de ordem” neste momento.

O governo do estado atualizou a nota técnica que estabelece diretrizes para o tratamento de casos leves da Covid-19 em Santa Catarina. Agora, o médico pode receitar o remédio sem ter o resultado de um exame de tomografia nos pulmões. Antes, para prescrever medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina entre outros, para casos leves de coronavírus, a nota técnica do estado estabelecia que o paciente precisava fazer uma tomografia nos pulmões e o médico só poderia receitar o remédio após o resultado desse exame. A eficácia desses remédios ainda está sendo estudada e não há consenso sobre eles entre a comunidade científica. A própria nota técnica traz no texto que a única estratégia reconhecida até o momento para prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus.

A taxa de ocupação do leitos de UTI para pacientes de Covid-19 no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste caiu para 22 por cento. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem, a unidade estava com quatro pessoas internadas com a doença na UTI. No setor de enfermaria, são sete casos positivos e dois suspeitos, o que dá uma taxa de ocupação de 56 por cento. Em São Miguel do Oeste, quatro pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. No total, 829 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais 749 já se recuperaram e 75 estão com o vírus ativo.

O conselho superior do Instituto Federal de Santa Catarina se reuniu na última semana para definir os detalhes para o calendário acadêmico do próximo ano em todos os campis do estado. A informação é do diretor do campus de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS. De acordo com ele, esse foi o único ponto discutido na reunião. Segundo ele, a questão que em outros anos era simples, neste foi complexa visto à pandemia causada pelo novo coronavírus. Conforme DIEGO, a reunião serviu para traçar todo o plano de trabalho e também fixar datas limites para os semestres de 2020 e também de 2021.

O calendário acadêmico de 2020 foi extremamente prejudicado e por isso as aulas relativas à esse ano vão terminar apenas no ano que vem. A afirmação é do diretor do campus de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS. Ele destacou que devido ao atraso nas aulas, o ano letivo de 2020 deve terminar apenas no mês de abril de 2021. Já o primeiro semestre do próximo ano deve ser concluído até o dia 23 de setembro do mesmo ano e o ano letivo de 2021 deve ser finalizado até 30 de março de 2022. DIEGO destacou que o objetivo é com o passar dos anos ir diminuindo esse atraso causado pela pandemia da Covid-19.

O atraso no calendário escolar levará ao menos três anos para ser normalizado. O comentário é do diretor do IFSC de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS. Ele disse em entrevista para a Peperi que no momento o atraso é necessário para não forçar os alunos e a grade curricular de uma só vez. Ele comentou que os alunos interessados em iniciar os estudos no IFSC em 2021 devem ficar atentos ao período de inscrição. As inscrições vão iniciar na próxima semana, dia 19 de novembro e seguirão até o dia 15 de dezembro. Ele ressaltou que esse procedimento é exclusivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, ou seja, aquele que o aluno faz o ensino médio e também o técnico pelo período de três anos. DIEGO revelou que os estudantes terão três opções de curso no município, sendo o Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos e Técnico em Eletromecânica.

Neste ano o IFSC não vai realizar o exame de classificação como nos anos anteriores. A declaração é do diretor do campus de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS. Ele explicou que visto a pandemia da Covid-19, a instituição optou pelo sorteio público das vagas. Ele adiantou que o período de matrículas será entre 22 à 29 de janeiro de 2021. Já para os cursos técnicos, DIEGO frisou que os procedimentos serão abertos apenas no próximo ano. Ele orientou que os alunos interessados nos cursos ofertados pelo IFSC devem estar acessando o site do instituto. O endereço eletrônico é o www.ifsc.edu.br.

A entrega dos certificados aos jovens participantes do projeto "Parceiro Anjo" acontecerá nesta sexta-feira no auditório da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste. A solenidade de encerramento reunirá alunos, familiares e empresários as sete e meia da noite no auditório do centro empresarial Andromeda. O projeto é uma iniciativa do Sebrae e da ACISMO, com a condução do educador social e coordenador do projeto LUIS ALBERTO SCHOINGELE. O objetivo é despertar o empreendedorismo na juventude como estratégia para inclusão social, acesso ao mercado de trabalho e fortalecimento da cultura empreendedora local.

O “Parceiro Anjo” teve oito etapas, que totalizaram 40 horas de curso. O projeto atendeu jovens entre 15 e 19 anos desenvolveram competências comportamentais para fortalecer a capacidade de transformar o mundo em que vivem, ampliar as possibilidades de realizar seus sonhos e se preparar para enfrentar desafios. De acordo com o gerente regional do Sebrae, UDO TRENNEPOHL, essa parceria colaborou coma formação de jovens que serão mais proativos e atuantes em suas comunidades, além de lutarem por seus sonhos e construírem suas oportunidades profissionais. Ele explicou que o programa ofereceu educação empreendedora e oportunidades para todos os jovens mostrarem os caminhos que levam ao sucesso pessoal e profissional.

A intenção do projeto “Parceiro Anjo” é fortalecer a economia local, gerar renda para os jovens, buscar a inserção dos alunos no mercado de trabalho e fortalecer o empreendedorismo de base. A afirmação é do educador social e coordenador do projeto LUIS ALBERTO SCHOINGELE. Ele explicou que uma das ações do programa foi a aula prática de produção de cupcakes, com venda e exposição no Latitude Eventos. A proposta buscou despertar o espírito empreendedor na prática, com organização dos ingredientes necessários, planejamento do investimento, previsão de produção, definição do preço de venda e análise do lucro. Ele disse que os resultados foram positivos e que o objetivo é realizar uma segunda produção. Para SCHOINGELE, isso reflete em repercussões significativas na vida desses jovens.

14 jovens estão participando do projeto “Parceiro Anjo” e alguns já conseguiram colocações no mercado de trabalho. A informação é do educador social e coordenador do projeto LUIS ALBERTO SCHOINGELE. Ele disse que as empresas da cidade são parcerias do projeto e estão contratando jovens do curso para o primeiro emprego. SCHOINGELE comentou que quatro vagas abertas na cidade estão sendo preenchidas por alunos do curso. Ele destacou que o projeto também ajuda a quebrar um certo preconceito que existe sobre jovens que vivem na periferia da cidade. Para SCHOINGELE, o projeto tem resultados positivos na vida desses jovens.

Os prejuízos ocasionados pela estiagem e a preocupação com as previsões pluviométricas nada animadoras para os próximos meses, levaram a Ameosc a protocolar um ofício ao Governo do Estado na última semana. De acordo com o documento, os prejuízos na produção agropecuária são incalculáveis. As plantas estão secando devido ao stress hídrico e a produção de leite é uma das atividades mais atingidas com a falta de chuvas. O documento é um apelo dos 19 municípios da região por destinação de recursos financeiros e medidas que possam auxiliar tanto os municípios quanto as famílias de produtores a contornarem esse momento de dificuldade.

A região tem mais de 12 mil famílias que trabalham e vivem no campo e que precisam de ações para enfrentar os problemas gerados pela falta de chuva. A informação está no documento enviado ao governo do estado. O principal pedido é por “apoio as famílias que vem sofrendo com o aumento das perdas de produção agropecuária e na obtenção de água potável para os animais, especialmente na produção de suínos, aves e de gado de leite”. Entre os pedidos auxílio na destinação de recursos financeiros para a realização do transporte de água bruta e potável; auxílio para contratação de máquinas e equipamentos para abertura de bebedouros e demais reservatórios de água; aquisição de caixas para armazenamento de água; aquisição de kit de bombeamento de água dos reservatórios e perfuração de poços artesianos e instalação de redes de canalização de água.

Os deputados estaduais de Santa Catarina que formam a bancada do Oeste vão se reunir nesta semana com setores do governo estadual para cobrar medidas e ações visando minimizar os prejuízos causados pela estiagem em todo o estado catarinense e principalmente nas regiões Oeste e Extremo Oeste. A informação é do deputado e coordenador da bancada na Alesc, MAURÍCIO ESKUDLARK. De acordo com ele, os parlamentares estão extremamente preocupados com essa questão e por isso vão se reunir nesta terça-feira com o secretário de Agricultura e secretário da Defesa Civil de Santa Catarina.

O estado de Santa Catarina precisa trabalhar com ações permanentes e não pontuais em relação á estiagem. A afirmação é do deputado estadual e coordenador da bancada do Oeste, MAURÍCIO ESKUDLARK. Segundo ele, o governo precisa traçar planos preventivos de apoio á agricultura, suinocultura e produção de leite. Conforme ele, a estiagem é anual e por isso as ações precisam ser pensadas a curto, médio e longo prazo. ESKUDLARK destacou que o objetivo com a reunião que será realizada amanhã é saber qual será o apoio financeiro que o Estado pretende implantar aos setores agrícolas atingidos pela estiagem na região.

A bancada do Oeste espera uma atenção maior nesse sentido por parte da governadora interina DANIELA REINEHR. O comentário é do deputado e coordenador da bancada na Alesc, MAURÍCIO ESKUDLARK. Ele disse que DANIELA é da região e por saber das dificuldades deve tomar medidas imediatamente. Ele reforçou que Santa Catarina precisa se preparar para amenizar os impactos anuais causados pela falta de chuva.

A Justiça Eleitoral de São Miguel do Oeste emitiu uma portaria que dispõe sobre a permanência de pessoas e veículos nos locais de votação no próximo domingo. De acordo com o documento assinado pela juíza ALINE MENDES DE GODOY, será considerada propaganda eleitoral irregular a presença de veículos parados ou estacionados em distância inferior à 50 metros do acesso aos locais de votação e que possuam propaganda política e eleitoral. Essa proibição vale entre seis da manhã e seis da tarde. A portaria estabelece que não será considerada propaganda irregular a simples parada para rápido embarque e desembarque de eleitores com dificuldade de locomoção, desde que esta não seja a única finalidade do ato, o que poderia caracteriza transporte irregular de eleitor. Veículos que estivem estacionados nesses locais deverão ser retirados imediatamente.

A portaria da juíza ALINE MENDES GODOY também detalha as regras sobre a permanência de pessoas nos locais de votação. De acordo com o documento, fica proibida, no decorrer dos trabalhos de recepção de votos, a permanência de eleitores, assim como de qualquer outra pessoa que não estejam a serviço da Justiça Eleitoral, na entrada e nos pátios internos dos locais de votação. Ou seja, o eleitor deve chegar, exercer o direito de voto e deixar o local de votação. As pessoas que ficarem nesses espaços por mais tempo serão avisadas de que devem ir para casa. Estão isentos dessa restrição, podendo, para fins de fiscalização, permanecer na área interna dos locais de votação, os representantes partidários e os fiscais substitutos das mesas receptoras de votos.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de receptação de veículo furtado nesta segunda-feira em Belmonte. A Guarnição realizava policiamento na Rua Maurício Cardoso quando se aproximaram duas motocicletas que tiveram peças removidas para o uso para prática de esporte conhecido com trilha. Os veículos foram abordados e não possuíam placas de identificação e luzes de posição e indicadora de direção. Umadelas possuía restrição de Furto Roubo. O condutor foi detido e levado para a delegacia de polícia. O outro motociclista foi autuado por por não possuir CNH e estar sem os acessórios de segurança e obrigatórios.

Um homem perdeu 21 mil reais ao cair no golpe do venda de carro pela internet. A Polícia Militar foi chamada para atender as vítimas que estavam na rua Marquês do Herval, no centro de São Miguel do Oeste. Uma delas informou que colocou um veículo para a venda por 30 mil reais em um site muito conhecido. Ele disse que foi chamado por um homem que estava negociando a venda com uma terceira pessoa. O comprador disse que fez um depósito de 21 mil reais e que veio até São Miguel do Oeste para a transferência da documentação. Compradore vendedor foram enganados pela pessoa que se passou por intermediador do negócio. O golpista levou os 21 mil reais depositados pelo comprador. Segundo a PM, o anúncio de venda foi clonado com o valor menor que o original e o estelionatário fala com o vendedor e o comprador ao mesmo tempo. O alerta é para que as pessoas tenham cuidado com esse tipo de negócio.

A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira mais detalhes da tentativa de homicídio registrada no domingo em Riqueza. De acordo com o delegado JOEL SPECHT, o crime aconteceu por volta das sete horas da noite de domingo na linha Cambucica, interior do município. A vítima, um homem de 24 anos, está internada no hospital de Chapecó. O disparo teria ocorrido após vítima e autor terem discutido. Ainda não há informação sobre a motivação do crime. A ocorrência foi atendida inicialmente pela Polícia Militar, e na sequência a Polícia Civil esteve no local para buscar testemunhas e iniciar o trabalho de investigação. O suspeito do crime fugiu do local, mas até o momento não foi localizado. SPECHT disse que outros detalhes não serão informados para não atrapalhar a investigação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.