-CPI DAS PIRÂMIDES FINANCEIRAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS INDICIA 45 PESSOAS
-GOVERNO DO ESTADO DEVE LANÇAR PROGRAMA DA CNH SOCIAL EM NOVEMBRO
-CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO COMEÇA NESTE SÁBADO NO EXTREMO-OESTE
-BÔNUS AGRÍCOLA É LIBERADO COM 800 MIL REAIS PARA CERCA DE 700 AGRICULTORES
-CAMPANHA PENSO, LOGO DESTINO RECOLHE SETE MIL LÂMPADAS NO MUNICÍPIO
-POLÍCIA CIVIL CONCLUI INVESTIGAÇÃO SOBRE ASSASSINATO DE IDOSO
O tempo está é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus e a máxima pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O presidente da Palestina, MAHMOUD ABBAS, apelou à Organização das Nações Unidas para que medidas imediatas sejam tomadas contra a contínua “agressão” promovida por Israel contra os palestinos. As falas de ABBAS ocorreram durante um telefonema com o secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES. ABBAS apelou à ONU para “intervir imediatamente para parar a agressão israelense em curso contra o povo palestino, especialmente na Faixa de Gaza”. O presidente enfatizou a necessidade urgente de ajuda médica e humanitária em Gaza, chamando a atenção para a iminente crise humanitária. Ele instou a ONU a “manter as suas responsabilidades reconhecidas pela legitimidade internacional e garantir a proteção do povo palestino”.
Cerca de mil e 500 corpos de integrantes do Hamas foram encontrados dentro do território de Israel, segundo um porta-voz das forças militares israelenses. Desde sábado, quando o conflito começou na região, centenas de pessoas morreram e milhares ficaram feridas. Homens armados do Hamas invadiram Israel e lançaram um ataque contra diversas cidades. Naquele dia, os integrantes abriram fogo contra civis que estavam nas ruas. Israel, que revidou os ataques, reforçou suas tropas no sul do país e nos arredores da Faixa de Gaza. Nesta terça-feira, a Defesa israelense disse ter retomado o controle da fronteira.
O governo russo disse nesta segunda-feira que "terceiros países" podem se envolver na guerra de Israel contra o Hamas, que eclodiu no sábado. A afirmação foi feita pelo porta-voz do Kremlin, DMITRY PESKOV, segundo agências de notícias estatais russas. A Rússia, que mantém relações com os países árabes e com o Irã, o Hamas e também Israel, não se havia se posicionado no conflito, mas defende a criação do Estado Palestino e pede, desde sábado, o fim da violência. PESKOV não afirmou se a Rússia pretende apoiar um dos lados, mas disse que o governo russo está preocupado com a aproximação de navios de guerra dos Estados Unidos de Israel.
O ministro do Trabalho, LUIZ MARINHO, defendeu nesta segunda-feira o debate sobre a redução da jornada de trabalho no país, com a possibilidade de instituição da chamada "semana de quatro dias" úteis. MARINHO falou sobre o tema durante uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. A semana de quatro dias úteis vem sendo testada em algumas empresas do Brasil e do exterior. Defensores da ideia afirmam que, com mais tempo para descanso e lazer, os empregados podem produzir mais e desenvolver menos problemas de saúde. Para LUIZ MARINHO, esse é um tema que deve ser discutido pela sociedade civil e pelo Congresso Nacional, a quem cabe legislar sobre questões trabalhistas.
A Comissão Parlamentar de Inquérito das Pirâmides Financeiras aprovou nesta segunda-feira o parecer do deputado RICARDO SILVA com mais de 500 páginas, que sugere o indiciamento de 45 pessoas, entre elas, oito pessoas ligadas à 123 Milhas, empresa que em agosto suspendeu a emissão de bilhetes de viagens que já tinham sido pagos pelos clientes. Também foi pedido o indiciamento do ex-jogador RONALDINHO GAÚCHO. O relatório traz uma série de recomendações para órgãos na esfera administrativa, como o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários, a Secretaria Nacional do Consumidor, entre outros. Entre as sugestões, está uma que propõe à Receita Federal do Brasil atualizar o conceito de criptoativo e ampliar o dever de reportar operações pelos representantes locais das corretoras estrangeiras.
O Tribunal Superior Eleitoral vai analisar, a partir desta terça-feira, ações de investigação eleitoral contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO e o ex-candidato a vice, o general BRAGA NETTO. Os processos se referem à campanha eleitoral do ano passado e tratam de supostos abusos de poder político e de atitudes proibidas para agentes públicos em período eleitoral. São três ações contra o ex-presidente e seu então candidato a vice. Esse tipo de processo, se considerado procedente pela Corte Eleitoral, pode levar o político à inelegibilidade por oito anos. Em junho, o TSE já decidiu que BOLSONARO ficará fora da disputa eleitoral até 2030 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
O governo JORGINHO MELLO deve lançar o programa CNH Social em novembro. A ideia já foi apresentada aos operadores dos serviços de trânsito na última quarta-feira, mas ainda será mais discutida e lapidada. O objetivo é oferecer, pela metade do preço médio cobrado atualmente, o curso de formação de condutores e, consequentemente, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. O projeto prevê 47 milhões de reais para os próximos três anos e quer atingir 24 mil pessoas. A metade seria para as categorias C, D e E e, a outra parte, para A e B e mudança de categoria. A ideia, entretanto, foi duramente criticada por YOMARA RIBEIRO, presidente de uma das entidades de prestadores de serviço na área, a Associação de Trânsito do Estado de Santa Catarina. Ela alega que faltou diálogo com o setor e que o valor a ser pago pelo governo não irá bancar os custos dos Centros de Formação de Condutores.
A proposta orçamentária do governo de Santa Catarina para 2024 estima um repasse inicial de 126 milhões e 800 mil reais para ações ligadas à Defesa Civil. A fatia, que equivale à soma das quantias reservadas para a secretaria e para o fundo estadual do setor, representa menos de um por cento do bolo global do Estado, calculado em 48 bilhões para o próximo ano. A maior parte deste orçamento, de 55 milhões, está carimbada para ações de socorro, assistência humanitária e reestabelecimento e reconstrução em situações de desastres. Para as barragens, estruturas que ganharam os holofotes do Estado nos últimos dias, estão inicialmente destinados 12 milhões. O projeto foi encaminhado antes das enchentes e está em tramitação na Alesc.
O número de municípios de Santa Catarina que decretaram situação de emergência por causa das chuvas dos últimos dias chegou a 82 nesta segunda-feira. Até a noite de domingo, o Estado tinha 60 cidades nesta condição. No total, 135 municípios catarinenses já registraram ocorrências como chuvas fortes, alagamentos ou deslizamentos desde a quarta-feira da semana passada, primeiro dia de mau tempo na região. Os números foram divulgados no novo balanço da Defesa Civil de Santa Catarina, no início da noite desta segunda. O governo do Estado já distribuiu 39 mil e 900 itens de assistência humanitária aos municípios catarinenses afetadas pelas chuvas dos últimos dias.
O município de Descanso concluiu, na última semana, o curso técnico de Agente Comunitário de Saúde e de Endemias. De acordo com o prefeito SADI BONAMIGO, o evento, que reuniu autoridades locais e familiares dos formandos, marcou um importante passo na melhoria dos serviços de saúde prestados à população de Descanso. O curso, com duração de dez meses, teve a participação de 17 alunos de Descanso, que agora estão qualificados para desempenhar suas funções como Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias no âmbito do Sistema Único de Saúde. BONAMIGO disse que essa iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo aprimorar a formação técnica desses profissionais, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde, o fortalecimento do SUS e a qualidade dos serviços de Atenção Primária.
A prefeitura de Belmonte se manifestou a respeito da queda do ossuário no cemitério municipal. A estrutura desmoronou, na tarde desta segunda-feira, durante um serviço de manutenção do local. De acordo com a nota, a equipe da prefeitura trabalhava na ação de estruturação e resguardo do ossuário que é montado em placas moduladas e sobre um solo não estável. O desmoronamento do terreno, que ocasionou o colapso, ocorreu durante a escavação para a estruturação do ossuário. O município informou que todas as medidas foram adotadas para o recolha do material e correta realocação. Essa atividade foi realizada por uma equipe especializada de uma funerária. O município deve construir um novo ossuário no cemitério.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Clube de Mães Estrela de Ouro, do bairro Estrela, realizaram neste domingo, no salão da comunidade-sede, o Encontrão dos Clubes de Mães. Essa foi a trigésima primeira edição do evento. O encontro iniciou pela manhã,e estendeu-se até o final da tarde. No decorrer do dia, foi realizada a acolhida, abertura oficial, escolha da Mãe do Ano, almoço, bingo, sorteio de rifa e matiné. De acordo com a secretária, ANDREIA REBELATO, o evento contou com a participação de 30 clubes de mães do município, e um total de mais de 320 pessoas. DEONILDA BATTISTI, do bairro São Jorge, foi escolhida, por sorteio, a Mãe do Ano. Durante o Encontro, também foi definido que o Encontrão de Mães do ano que vem será realizado em parceria com o clube do bairro Agostini.
Os agricultores beneficiados com o programa de Bônus Agrícola podem realizar compras a partir de hoje com o cartão fornecido pelo município. O bônus pode ser trocado por produtos, mercadorias e serviços em mais de 60 estabelecimentos comerciais credenciados. Os valores creditados nos cartões variam de 50 a dois mil e 500 reais, de acordo com as notas emitidas pelos produtores no ano-base 2021. O bônus podem ser gastos até o dia 25 de novembro. Uma cerimônia realizada ontem a tarde na prefeitura marcou a recarga dos cartões e a entrega simbólica para os representantes da classe agrícola. O ato contou com a presença do prefeito WILSON TREVISAN e liderança das entidades rurais.
A administração municipal injetou cerca de 800 mil reais nos cartões do bônus agrícola para cerca de 700 agricultores. A informação é do secretário de Agricultura, NILO BEDIN. Ele disse que a iniciativa também é uma forma de incentivo à emissão de notas de produtor rural, e servirá, ainda, para impulsionar as vendas do comércio local e incrementar o movimento econômico. O prefeito WILSON TREVISAN afirmou que, no programa anterior, muitos agricultores acabavam sem receber o incentivo do poder público. Ele ressaltou que o Bônus Agrícola permite que os agricultores usem os recursos de acordo com a necessidade de cada família.
A gerência regional de Saúde com sede em São Miguel do Oeste já está preparada para iniciar mais uma campanha de vacinação nos municípios de abrangência. A afirmação é da enfermeira e responsável pela imunização, DILA POSSATI. De acordo com ela, já está tudo pronto para o início da Campanha de Multivacinação, previsto para o próximo sábado, seguindo até o dia 28 deste mês e totalizando 15 dias de ação. Conforme ela, além das diversas ações programadas, haverá ainda o dia D de vacinação em 21 de outubro, onde haverá atendimento especial durante todo o sábado em todo o país. Segundo DILA, cada município possui autonomia para fazer a sua programação e até estender os horários de atendimento caso ache necessário.
A estratégia da campanha de vacinação deste ano é diferente daquela que foi usada no ano passado. De acordo com a enfermeira e responsável pela imunização, DILA POSSATI, em 2022 estava em andamento a campanha de poliomielite e, neste ano, vai ocorrer apenas a de multivacinação com foco nos jovens abaixo de 15 anos. A profissional pontuou que nos próximos 15 dias serão verificadas as carteiras de vacinação visando certificar se o esquema vacinal está completo ou se está faltando algum medicamento. DILA POSSATI comentou que a campanha é seletiva e orientou que os pais e responsáveis devem levar seus filhos até as unidades de Saúde de cada município, munidos da carteira de vacinação. Ela disse que caso algum adolescente não possua a carteirinha de vacinação, o esquema de vacinação precisará ser iniciado.
O comprometimento dos pais é fundamental para garantir a aplicação de todas as vacinas e a proteção dos filhos contra uma série de doenças. A afirmação é da enfermeira e responsável pela imunização, DILA POSSATI. A profissional destacou que cada município tem uma meta definida e que a campanha de multivacinação é diferente da vacinação contra a poliomielite por exemplo, onde o número de crianças que precisam ser imunizadas é preciso. A enfermeira responsável pela imunização na regional de Saúde de São Miguel do Oeste informou que dessa forma, os números só serão conhecidos após o dia D e a conclusão da campanha. DILA frisou a importância da vacinação, haja visto que as vacinas são seguras e estão há décadas no mercado, não possuindo efeitos colaterais.
Os vereadores aprovaram, na primeira sessão do mês de outubro realizada ontem à noite, o projeto de lei que amplia o repasse de valores da prefeitura para a Polícia Militar. A proposta altera um artigo da lei que autoriza o município a firmar convênio com a PM. A nova redação prevê que o valor a ser repassado mensalmente será o equivalente a até três mil litros de gasolina tipo comum, o dobro do valor atual. Hoje, a prefeitura repassa mil e 500 litros de gasolina para a PM. De acordo com a justificativa do projeto, a alteração se deve pelo aumento do trabalho da Polícia Militar em razão da lei da proibição do consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos e da ampliação das rondas e direcionamento do efetivo conta dos ataques a escolas em Santa Catarina.
A limpeza das margens de rodovia e a construção de passarelas sobre a Avenida Willy Barth também foram tema de moções apresentadas por vereadores durante a sessão ordinária desta segunda-feira na Câmara Municipal de São Miguel do Oeste. Uma das moções é do vereador VANIRTO CONRAD. Ele solicitou ao Dnit que execute os trabalhos de roçadas e limpezas necessárias em ambos os lados das margens da BR-163, entre o acesso da antiga Fecularia São Miguel até o Frigorífico JBS, no Bairro Santa Rita. Já o vereador MARCIO SANTIN está pedindo ao Dnit que construa duas passarelas, uma em frente à Auto Elétrica Fabiani e outra em frente à Mecânica São Luiz, no acesso ao Salão da Comunidade do Bairro São Sebastião. As duas moções serão destinadas ao superintendente regional do Dnit, ALYSSON RODRIGO DE ANDRADE.
Os vereadores também aprovaram, na sessão de ontem, uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica. A mudança foi proposta por 10 vereadores. A proposta altera o artigo 18 que trata da idade para aposentadoria compulsória de servidores. A nova redação prevê que a aposentadoria se dará aos 75 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço. Outras alterações são nos artigos 123 a 125, tratando sobre o envio das leis orçamentárias. A nova redação estabelece que o chefe do Executivo Municipal deverá encaminhar o projeto de lei do Plano Plurianual, bem como, as suas revisões até 31 de agosto de cada ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser enviada até 15 de abril de cada ano. Já a proposta de orçamento deve ir para a câmara até o dia 31 de outubro.
A câmara de vereadores também aprovou, nesta segunda-feira, o projeto que abre espaço nas leis orçamentárias para que o município receba um repasse de seis milhões e 400 mil reais do governo federal. O recurso será usados para a implantação de um Centro Especializado em Reabilitação. Conforme o líder do governo, RAVIER CENTENARO, o valor será usado para a construção do prédio e compra dos equipamentos. O centro vai ser usados para a reabilitação de pessoas em tratamento de saúde. O projeto foi aprovado por unanimidade e seguirá para sanção do prefeito.
A secretaria de desenvolvimento sustentável divulgou, na manhã de hoje, os resultados da terceira etapa da campanha “Penso, Logo Destino”. Cerca de sete mil lâmpadas, 350 quilos de pilhas e baterias e quatro toneladas de eletrônicos e eletrodomésticos foram coletados entre quinta-feira e sábado da semana passada. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Instituto do Meio Ambiente e Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, Conder Gestão Ambiental. De acordo com a secretária, INDIANARA HERBERT, a campanha superou as expectativas. O material arrecadado foi encaminhado para empresas especializadas no reaproveitamento dos respectivos resíduos.
A campanha “Penso, Logo Destino” é uma das ações do programa “Cidade Limpa”. A informação é da secretária de Desenvolvimento Sustentável, INDIANARA HERBERT. Ela disse que o intuito é reduzir os impactos ambientais gerados pela produção de resíduos na cidade, destinando corretamente os materiais para reaproveitamento eou descarte adequado. INDIANARA lembrou que esta campanha foi uma atividade pontual, a fim de formar um mutirão de conscientização e engajamento da população, mas o município de São Miguel do Oeste desenvolve a ação de modo permanente. Ela disse que a cidade mantém 16 locais de entrega voluntária contínua onde os materiais podem ser descartados a qualquer dia. Os pontos de coleta ficam nas escolas municipais, Secretaria de Assistência Social, Balcão de Empregos na Praça Central e na Prefeitura.
O saldo de empregos formais nos primeiros oito meses do ano já era esperado pela administração. A avaliação é da secretária de desenvolvimento sustentável, INDIANARA HERBERT. Entre janeiro e agosto, a cidade teve 711 contratações a mais do que o total de desligamentos. De acordo com a secretária, esse número é resultado de um ambiente econômico favorável com investimentos da prefeitura para dar suporte para as empresas. INDIANARA lembrou que a cidade vem apresentando números positivos na geração de empregos com carteira assinada há muitos anos, com destaque que o setor industrial que é responsável por mais da metade dos postos de trabalho abertos neste ano.
São Miguel do Oeste deve fechar o ano de 2023 com geração recorde de empregos com carteira assinada. A projeção é da secretária de desenvolvimento sustentável, INDIANARA HERBERT. Ela citou que a tendencia é que os números aumentem até o final do ano já que, historicamente, os meses de outubro e novembro os de maior geração de emprego. INDIANARA destacou que a expectativa é de que isso se repita e a cidade fecha o ano com um saldo maior. Até agora, foram gerados 711 empregos formais e em todo o ano passado foram 730. Ela disse que o volume de novos postos de trabalho em 2023 vai superar a marca de 2020.
Um motociclista morreu em um acidente na manhã desta segunda-feira na SC 157. A colisão aconteceu por volta das sete e 45 nas proximidades do Acesso a Vila Maria, no Contorno Viário Armindo Echer em São Lourenço do Oeste e envolveu uma motocicleta Honda CG e um caminhão Scanea G450, ambos placa padrão Mercosul. O caminhão é utilizado para o transporte de combustível, porém estava vazio no momento da colisão. O condutor da moto, um rapaz de 21 anos, morreu na hora. Após a retirada do corpo e dos veículos do loca, os socorristas realizaram a lavagem da pista.
A Polícia Civil vai investigar as causas e circunstancias de duas mortes registradas na manhã desta segunda-feira em São Bernardino. Dois corpos foram encontrados com ferimento por arma branca na Rua José Scheid. A mulher foi identificada como MICHELE PEREIRA de 40 anos e o homem como JOCEMIR BANDEIRA de 41 anos. De acordo com a Polícia Militar, os dois tinham cortes e perfurações no pescoço, possivelmente provocados por instrumento cortante, que seria uma faca que estava nas mãos do homem. A Polícia trata o caso como feminicídio consumado e suicídio, mas as causas da morte ainda serão apurados. Eles eram casados e haviam se separado há pouco tempo.
A Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste e a Delegacia de Polícia do Município de Tunápolis concluiram as investigações sobre a morte de um idoso em Tunapolis. VALTER FORCELINI foi assinado com três tiros na cabeça no dia 16 de abril. Dois suspeitos foram presos preventivamente pela prática do crime. As investigações revelaram que os autores induziram a vítima a encontra-los no interior de Tunápolis, onde ocorreu a morte, sob o falso pretexto de vender-lhe armas de fogo de forma clandestina. Ao chegar ao local, com o dinheiro para a possível compra das armas, no valor de 15 mil, os autores tentaram dopar a vítima, mas ela não aceitou ingerir a bebida oferecida. Segundo a Polícia, os autores então assassinaram o homem. Os dois suspeitos presos desde o dia três de agosto foram indiciados por homicídio e o Inquérito Policial foi encaminhado ao Ministério Público e Poder Judiciário.