ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-10-2023 Terça-Feira

-CPI DAS PIRÂMIDES FINANCEIRAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS INDICIA 45 PESSOAS

-GOVERNO DO ESTADO DEVE LANÇAR PROGRAMA DA CNH SOCIAL EM NOVEMBRO

-CTG DE IPORÃ DO OESTE MANTÉM DUAS TURMAS DE INVERNADAS ARTÍSTICAS

-VEREADORES APRECIAM PROJETO QUE TRATA SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2024

-PREFEITO DE BELMONTE ANUNCIA RESTAURAÇÃO COMPLETA DA PRAÇA DA CIDADE

-INFRAESTRUTURA É A PRINCIPAL REIVINDICAÇÃO DO FÓRUM REGIONAL DE TURISMO

-TRAVESSIA DA BARCA NO RIO URUGUAI SEGUE INTERROMPIDA EM MONDAÍ

-DELEGADO ESCLARECE HOMICÍDIO DE IDOSO NO INTERIOR DE TUNÁPOLIS


O tempo apresenta-se com predomínio do sol. A previsão para as próximas é de sol na região. A temperatura mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje pode chegar a 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 25 graus. Umidade relativa do ar 68 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.


O presidente da Palestina, MAHMOUD ABBAS, apelou à Organização das Nações Unidas para que medidas imediatas sejam tomadas contra a contínua “agressão” promovida por Israel contra os palestinos. As falas de ABBAS ocorreram durante um telefonema com o secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES. ABBAS apelou à ONU para “intervir imediatamente para parar a agressão israelense em curso contra o povo palestino, especialmente na Faixa de Gaza”. O presidente enfatizou a necessidade urgente de ajuda médica e humanitária em Gaza, chamando a atenção para a iminente crise humanitária. Ele instou a ONU a “manter as suas responsabilidades reconhecidas pela legitimidade internacional e garantir a proteção do povo palestino”.

Cerca de mil e 500 corpos de integrantes do Hamas foram encontrados dentro do território de Israel, segundo um porta-voz das forças militares israelenses. Desde sábado, quando o conflito começou na região, centenas de pessoas morreram e milhares ficaram feridas. Homens armados do Hamas invadiram Israel e lançaram um ataque contra diversas cidades. Naquele dia, os integrantes abriram fogo contra civis que estavam nas ruas. Israel, que revidou os ataques, reforçou suas tropas no sul do país e nos arredores da Faixa de Gaza. Nesta terça-feira, a Defesa israelense disse ter retomado o controle da fronteira.

O governo russo disse nesta segunda-feira que "terceiros países" podem se envolver na guerra de Israel contra o Hamas, que eclodiu no sábado. A afirmação foi feita pelo porta-voz do Kremlin, DMITRY PESKOV, segundo agências de notícias estatais russas. A Rússia, que mantém relações com os países árabes e com o Irã, o Hamas e também Israel, não se havia se posicionado no conflito, mas defende a criação do Estado Palestino e pede, desde sábado, o fim da violência. PESKOV não afirmou se a Rússia pretende apoiar um dos lados, mas disse que o governo russo está preocupado com a aproximação de navios de guerra dos Estados Unidos de Israel.

O ministro do Trabalho, LUIZ MARINHO, defendeu nesta segunda-feira o debate sobre a redução da jornada de trabalho no país, com a possibilidade de instituição da chamada "semana de quatro dias" úteis. MARINHO falou sobre o tema durante uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. A semana de quatro dias úteis vem sendo testada em algumas empresas do Brasil e do exterior. Defensores da ideia afirmam que, com mais tempo para descanso e lazer, os empregados podem produzir mais e desenvolver menos problemas de saúde. Para LUIZ MARINHO, esse é um tema que deve ser discutido pela sociedade civil e pelo Congresso Nacional, a quem cabe legislar sobre questões trabalhistas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito das Pirâmides Financeiras aprovou nesta segunda-feira o parecer do deputado RICARDO SILVA com mais de 500 páginas, que sugere o indiciamento de 45 pessoas, entre elas, oito pessoas ligadas à 123 Milhas, empresa que em agosto suspendeu a emissão de bilhetes de viagens que já tinham sido pagos pelos clientes. Também foi pedido o indiciamento do ex-jogador RONALDINHO GAÚCHO. O relatório traz uma série de recomendações para órgãos na esfera administrativa, como o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários, a Secretaria Nacional do Consumidor, entre outros. Entre as sugestões, está uma que propõe à Receita Federal do Brasil atualizar o conceito de criptoativo e ampliar o dever de reportar operações pelos representantes locais das corretoras estrangeiras.

O Tribunal Superior Eleitoral vai analisar, a partir desta terça-feira, ações de investigação eleitoral contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO e o ex-candidato a vice, o general BRAGA NETTO. Os processos se referem à campanha eleitoral do ano passado e tratam de supostos abusos de poder político e de atitudes proibidas para agentes públicos em período eleitoral. São três ações contra o ex-presidente e seu então candidato a vice. Esse tipo de processo, se considerado procedente pela Corte Eleitoral, pode levar o político à inelegibilidade por oito anos. Em junho, o TSE já decidiu que BOLSONARO ficará fora da disputa eleitoral até 2030 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O governo JORGINHO MELLO deve lançar o programa CNH Social em novembro. A ideia já foi apresentada aos operadores dos serviços de trânsito na última quarta-feira, mas ainda será mais discutida e lapidada. O objetivo é oferecer, pela metade do preço médio cobrado atualmente, o curso de formação de condutores e, consequentemente, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. O projeto prevê 47 milhões de reais para os próximos três anos e quer atingir 24 mil pessoas. A metade seria para as categorias C, D e E e, a outra parte, para A e B e mudança de categoria. A ideia, entretanto, foi duramente criticada por YOMARA RIBEIRO, presidente de uma das entidades de prestadores de serviço na área, a Associação de Trânsito do Estado de Santa Catarina. Ela alega que faltou diálogo com o setor e que o valor a ser pago pelo governo não irá bancar os custos dos Centros de Formação de Condutores.

A proposta orçamentária do governo de Santa Catarina para 2024 estima um repasse inicial de 126 milhões e 800 mil reais para ações ligadas à Defesa Civil. A fatia, que equivale à soma das quantias reservadas para a secretaria e para o fundo estadual do setor, representa menos de um por cento do bolo global do Estado, calculado em 48 bilhões para o próximo ano. A maior parte deste orçamento, de 55 milhões, está carimbada para ações de socorro, assistência humanitária e reestabelecimento e reconstrução em situações de desastres. Para as barragens, estruturas que ganharam os holofotes do Estado nos últimos dias, estão inicialmente destinados 12 milhões. O projeto foi encaminhado antes das enchentes e está em tramitação na Alesc.

O número de municípios de Santa Catarina que decretaram situação de emergência por causa das chuvas dos últimos dias chegou a 82 nesta segunda-feira. Até a noite de domingo, o Estado tinha 60 cidades nesta condição. No total, 135 municípios catarinenses já registraram ocorrências como chuvas fortes, alagamentos ou deslizamentos desde a quarta-feira da semana passada, primeiro dia de mau tempo na região. Os números foram divulgados no novo balanço da Defesa Civil de Santa Catarina, no início da noite desta segunda. O governo do Estado já distribuiu 39 mil e 900 itens de assistência humanitária aos municípios catarinenses afetadas pelas chuvas dos últimos dias.

A Bancada do Oeste promoveu, na última semana, uma nova rodada de debates com o governo catarinense. Em pauta, três assuntos que fazem parte das prioridades do colegiado: a ampliação da rede de internet rural, a crise do leite e o apoio às cooperativas de energia. A reunião contou com a participação de gestores do Executivo, representantes de empresas públicas e entidades associativas. De acordo com o deputado, FABIANO DA LUZ, o encontro foi muito produtivo na medida em que os parlamentares da região conseguiram avanços e o compromisso do governo em atender essas demandas. Ele citou que a atuação da bancada do Oeste tem sido importante na defesa das necessidades da região.

A Celesc deve permitir o uso dos postes da rede elétrica sem custo para as operadoras de internet no meio rural. A informação é do deputado FABIANO DA LUZ. Ele explicou que a possibilidade foi discutida no encontro da última semana. A proposta é que as empresas provedoras de internet possam utilizar os postes da Celesc sem custo, o que possibilitaria agilizar o atendimento e reduzir o valor do serviço para os agricultores. Atualmente, as empresas pagam seis reais por poste utilizado para passar a fiação de internet. O deputado, FABIANO DA LUZ, disse que a Celesc afirmou aos deputados que é possível colocar essa ideia em prática.

Os deputados da bancada do Oeste também questionaram os secretários do governo a respeito das ações do estado para amenizar os efeitos da crise do leite, provocada principalmente pelo aumento das importações do produto da Argentina e do Uruguai. De acordo com o deputado FABIANO DA LUZ, o secretário da fazenda, CLEVERSON SIEWERT, disse que o governo está estudando duas ações para auxiliar os agricultores. Uma delas é uma proposta de incentivo à produção com redução dos impostos sobre o leite e dos equipamentos usados por agricultores. Outra medida em análise é um programa de juro zero para capitalizar o produtor rural. O parlamentar também citou que o governo está preparando ações para auxiliar os produtores de leite.

O terceiro tema abordado durante a reunião da bancada do Oeste na semana passada foi o apoio às cooperativas de energia. Segundo o deputado, FABIANO DA LUZ, uma das ideias é conceder às cooperativas, os mesmos benefícios que são ofertados para a Celesc. Entre eles estão o crédito presumido de até 20 por cento do ICMS anual para a construção e melhoria de redes trifásicas, incluídas obras voltadas a programas sociais relacionados à universalização de disponibilização de energia e até 50 por cento do imposto anual a recolher aplicados na construção de subestações e linhas de transmissão. FABIANO DA LUZ disse que é preciso estimular as fontes alternativas de energia.

Investimento em infraestrutura é destaque na pauta de reivindicações do segundo Fórum Regional de Turismo. O evento será realizado dia 20 de outubro, em Maravilha, com presença de empreendedores, lideranças do setor e políticos. A pauta tem reivindicação de diversos investimentos no Extremo Oeste de Santa Catarina, visando fortalecer o setor. A busca por melhores condições de infraestrutura está entre as prioridades. Conforme integrante da diretoria da Região Turística Vale das Águas, NILO WIRTH, de São João do Oeste, entre os pedidos estarão de sinalização turística, recuperação das rodovias, ponte sobre o rio Uruguai e serviço alfandegário em Paraíso. WIRTH mencionou que o Fórum vai contar com a presença de vários deputados estaduais e federais, além de representante do Ministério do Turismo.

O Fórum Regional de Turismo vai contar com uma pauta de reivindicações aos representantes dos governos estadual e federal. NILTO WIRTH considerou que a região turística possui grande potencial, porém, precisa de maior atenção dos governantes e neste sentido, ele defendeu que cada município faça sua parte nas cobranças por maior investimento. O Fórum Regional de Turismo será mais uma oportunidade para unir forças com representantes dispostos a contribuir, incluindo os deputados estaduais e federais. NILO WIRTH citou como exemplo positivo o Movimento Pró-ponte sobre o Rio Uruguai, entre Itapiranga e Barra do Guarita, que uniu várias entidades representativas e diferentes partidos políticos em busca de uma grande conquista.

O Setor de Urbanismo de Belmonte está alertando a população sobre as novas datas de recolha e trituração de galhos. De acordo com o responsável, HERMES ANDREOLA, esse trabalho vinha sendo realizado todos os dias da semana, mediante a necessidade da população. Agora, com a diminuição da queda de galhos e folhas das árvores, a recolha e a trituração estão sendo realizadas somente na última semana de cada mês, tanto na cidade, quanto na Linha Bela União. ANDREOLA destacou que os galhos triturados são usados como adubo no viveiro municipal de Belmonte, onde são produzidas diversas plantas. Ele chamou atenção da população para que evitem depositar entulhos junto com os galhos, pois isso dificulta a recolha. Galhos de roseiras, laranjeiras e outras plantas com espinhos devem ser separados dos demais galhos, pois podem causar ferimentos nos servidores durante a recolha.

A Epagri de Mondaí vai realizar um encontro na tarde de hoje para tratar sobre a produção orgânica de hortaliças. Será na propriedade de VALDORI STEINHAUS, na Linha Alto Mondaizinho. Conforme o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural, PAULO ROBERTO KUHN, o objetivo é proporcionar conhecimentos aos produtores de hortaliças para que eles consigam usar, de forma alternativa, produtos naturais para o controle de insetos e doenças nas plantas. O agrônomo observou que geralmente são utilizados inseticidas e fungicidas sintéticos, que não possuem registro para o controle de doenças e pragas nas hortaliças. Isso prejudica a segurança alimentar do consumidor e causa riscos ao produtor durante a pulverização. KUHN destacou que toda a cadeia produtiva será beneficiada, já que na metodologia orgânica são usados produtos naturais para o controle de doenças e pragas. O encontro desta tarde teve as inscrições encerradas na última semana.

Apenas um Projeto de Lei foi discutido e votado na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste na noite desta segunda-feira. Trata-se do Projeto de Lei número 302023, de autoria do Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do município, as prioridades e metas da administração, seus recursos financeiros e as bases para preparação do orçamento para o exercício financeiro de 2024. O referido Projeto foi discutido em Audiência Pública organizada pelo poder Executivo no dia 18 de setembro de 2023, protocolado no dia 02 de outubro e lido na sessão daquele dia. Depois, foi despachado para a Comissão de Finanças e Orçamentos para a primeira análise. Em seu parecer, a comissão atestou que o Projeto atende aos requisitos básicos estabelecidos na Constituição Federal, dispondo as metas e prioridades da Administração Pública, servindo de base para a elaboração da LOA – Lei Orçamentária Anual.

Quanto ao conteúdo, a Comissão de Finanças e Orçamentos atestou que a proposta se apresenta oportuna e sólida, em consonância com o Plano Plurianual e com as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal. Também estabelece os programas e metas prioritárias do governo municipal que avalizam o fortalecimento da base econômica e dos serviços sociais básicos como saúde, educação, manutenção das vias públicas, assistência social e outros investimentos necessários para a qualidade de vida da população. Com a aprovação unânime dos membros da Comissão após análise, o Projeto foi incluído na Ordem do Dia para primeira discussão e votação na noite de ontem. Agora o projeto deve passar por nova discussão e votação final. Os vereadores de Iporã do Oeste voltarão a se reunir na próxima segunda-feira, às 19h, no Plenário Vereador Pedro Arthur Ammon, na Rua Boa Vista. Todas as Sessões são abertas para a participação da comunidade.

O CTG Herança Pampiana de Iporã do Oeste mantém as atividades com duas turmas de invernadas artísticas, divididas nas categorias mirim e juvenil, totalizando 25 integrantes. De acordo com a nova coordenadora, CARLA DOS SANTOS, os ensaios da turma mirim ocorrem todas as terças-feiras às 19h e em seguida, às 20h, é feito o ensaio com a turma juvenil. Ela destacou que recentemente as turmas realizaram apresentações culturais nas escolas de Iporã do Oeste, alusivas ao Dia do Gaúcho e à Semana Farroupilha. De acordo com CARLA, os pais interessados em inscrever seus filhos nas invernadas artísticas do CTG podem procurar a coordenação para obterem maiores informações.

CARLA DOS SANTOS observou que a maior dificuldade é encontrar meninos peões para as invernadas artísticas, pois historicamente ocorre conflito da data dos ensaios das danças com os treinos da escolinha de futebol da Chape. A coordenadora mencionou que o patrão do CTG está em tratativas com a direção da escolinha para que sejam mudadas as datas em 2024 para evitar conflitos. CARLA destacou que neste ano, o encerramento dos ensaios das invernadas artísticas do CTG Herança Pampiana está marcado para ocorrer no dia 12 de dezembro, com o retorno das atividades agendado para a primeira semana de fevereiro de 2024.

O Município de Belmonte recebeu recursos para efetuar a restauração da praça da cidade, no valor de 500 mil reais. O dinheiro é oriundo de uma emenda parlamentar do deputado, MAURO DE NADAL, destinada ainda no ano passado. Conforme o prefeito, JAIR GIUMBELLI, o valor só foi liberado agora, pois ocorreram problemas no projeto que atrasaram o processo de licitação e consequentemente, impediram a liberação da verba. Com a demora, neste ano a modalidade passou de convênio para transferência especial voluntária e o dinheiro já está disponível para o início do processo de licitação, que deve ocorrer nesta terça-feira. O prefeito possui expectativa de que as obras iniciem já no mês de novembro para a transformação completa da praça.

JAIR GIUMBELLI mencionou que serão construídos banheiros na praça, atendendo a um pedido antigo da população, além de um novo espaço para leitura, rodas de chimarrão e aumento do espaço dos brinquedos para as crianças. Em relação a outras obras no Município, o prefeito de Belmonte destacou que o foco da atual administração é fazer calçamentos e asfaltamentos das ruas para melhorar a qualidade de vida da população. JAIR GIUMBELLI citou um estudo recente feito pelo setor de engenharia da Prefeitura, que apontou apenas sete quadras ainda não pavimentadas na cidade. A intenção é contemplar esses trechos com pedras irregulares até o ano que vem, com recursos já recebidos do Governo do Estado. Outro objetivo é revitalizar o asfalto na Rua Santos Dumont, em direção a saída para Santa Helena. Já no interior do município, deverão ser feitas melhorias com britamento de alguns trechos entre o final deste ano e o início de 2024.

A Navegação Porto Feliz, que faz a travessia entre os municípios de Mondaí e Vicente Dutra, ainda não retomou as atividades. Os trabalhos foram interrompidos no início da noite da última quarta-feira por causa da enchente do Rio Uruguai. Na manhã de hoje, o nível da água ainda estava cerca de sete metros acima do normal. Segundo um dos proprietários da barca, GUILHERME PISETTA, a passagem com a lancha também não está sendo feita, pois com a força da água, muita madeira continua descendo rio abaixo. Ele informou que a travessia somente será retomada quando a passagem puder ser feita com segurança. Geralmente isso é possível quando o nível da água baixa para seis metros.

Delegado esclarece detalhes de homicídio ocorrido no interior de Tunápolis. O delegado, ERIC ROSADA, coordenador da Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste, concluiu o inquérito sobre a morte de VALTER SELVINO FORCELINI, de 74 anos, ocorrida no dia 16 de abril, em Tunápolis. Um casal foi preso, suspeito pelo assassinato do idoso. Conforme o delegado, as investigações revelaram que os autores induziram a vítima a encontrá-los no interior de Tunápolis, onde ocorreu a morte, sob o falso pretexto de vender armas de fogo de forma clandestina. Ao chegar no local com o dinheiro para a possível compra das armas, no valor de 15 mil reais, os autores tentaram dopar a vítima, induzindo-a a ingerir um líquido que continha alta dosagem de medicamento sedativo, com a finalidade de dopá-la e levar o dinheiro.

O homem recusou ingerir a bebida e acabou sendo morto com três disparos de arma de fogo na região da nuca. O casal levou o dinheiro que a vítima havia sacado para comprar as armas. O delegado, ERIC ROSADA, lembra que os suspeitos estavam presos desde o dia três de agosto, ocasião em que foram cumpridas ordens de prisão temporária e de busca e apreensão em suas residências. Durante as buscas, foi apreendida uma cartela de medicação idêntica à utilizada para sedar a vítima, além de um revólver calibre 38. Os exames periciais realizados pela Polícia Científica confirmaram que os disparos que mataram VALTER FORCELINI partiram do revólver apreendido em poder dos suspeitos do crime, um homem e uma mulher, ambos com 43 anos de idade.

O Poder Judiciário da Comarca de Itapiranga decretou a prisão preventiva dos suspeitos, os quais responderão ao processo criminal presos. O delegado salientou que as investigações apontaram que um dos suspeitos era foragido do sistema penitenciário do Paraná, sendo procurado pela prática de crimes de roubo e tentativa de homicídio, entre outros, sendo cumpridos outros dois mandados de prisão pelo qual ele era procurado. O suspeito residia em Santa Helena há aproximadamente dois anos, usando identificação falsa. VALTER FORCELINI foi encontrado morto em meio a uma mata na região de fronteira do Brasil com a Argentina, na linha Raigão Alto, em Tunápolis. ERIC ROSADA informou que um dos presos está no presídio de São Miguel do Oeste e outro em Chapecó. Ambos foram indiciados por latrocínio, roubo seguido de morte. A pena prevista é de até 30 anos de prisão, além de multa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.