-MINISTRO LUIZ FUX PEDE ANULAÇÃO DE JULGAMENTO POR CERCEAMENTO DE DEFESA
-PM ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAR 484 AGENTES TEMPORÁRIOS
-GRUPO DE CAVALARIANOS PROMOVE ACAMPAMENTO FARRAPO NA SEMANA QUE VEM
-SECRETARIA DE SAÚDE CONTRATA MAIS TRÊS MÉDICOS PARA AGILIZAR ATENDIMENTOS
-CAPS ATENDE CERCA DE 260 PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS NO MUNICÍPIO
-CAMINHONEIRO DO MUNICÍPIO SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM MORTE NO RIO GRANDE DO SUL
-SUSPEITO DE ESTUPRO É PRESO PELA POLÍCIA E DIZ QUE RELAÇÃO FOI CONSENSUAL
A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de nove graus. A máxima pode chegar a 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0038 centavos.
A Polônia acionou caças próprios e de países da Otan após drones da Rússia invadirem o espaço aéreo do país, segundo as Forças Armadas polonesas. As aeronaves levantaram voo na madrugada de quarta-feira, pelo horário local, noite de terça-feira, no Brasil. Segundo a Polônia, "armas foram utilizadas" pelos militares poloneses para neutralizar os drones. O Exército recomendou que a população permaneça em casa. Outros detalhes da operação ainda não foram divulgados. Alguns aeroportos da Polônia precisaram ser fechados por causa dos drones, inclusive o de Varsóvia. O governo polonês afirmou que sistemas de defesa antiaérea foram ativados e colocados no "mais alto nível de prontidão".
O presidente francês, EMMANUEL MACRON, nomeou, nesta terça-feira, o ministro da Defesa SÉBASTIEN LECORNU como novo primeiro-ministro da França. LECORNU substitui FRANÇOIS BAYROU, que renunciou ao cargo nesta terça-feira, após nove meses de gestão. É a quinta vez que MACRON anuncia um novo premiê desde o início do seu segundo mandato, que começou em 2022. A instabilidade no governo se deve, principalmente, a uma grande crise econômica no país: nenhum outro país da União Europeia está tão endividado em termos absolutos quanto a França.
A esposa de um ex-primeiro-ministro do Nepal foi vítima da onda de violência que toma conta do país nesta terça-feira. De acordo com o jornal "The New York Times", manifestantes colocaram fogo na casa e a mulher teria sofrido queimaduras graves. Os protestos no Nepal começaram nesta segunda-feira com confrontos entre a polícia a manifestantes na capital, Catmandu. Pelo menos 19 morreram depois que autoridades abriram fogo contra uma multidão de jovens que faziam um protesto em frente ao Parlamento e mais de 100 ficaram feridos. As manifestações são contra um bloqueio das redes sociais, como Facebook e Instagram, imposto na semana passada e por acusações de corrupção contra o governo.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, inflação oficial do país, registrou queda de zero vírgula 11 por cento em agosto, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O país teve deflação em agosto, com resultado zero virgula 37 ponto percentual inferior à taxa de zero 26 registrada em julho. Ainda assim, a queda veio menor que a esperada pelo mercado, que previa deflação de zero 15 por cento. Com os dados de agosto, o IPCA acumula alta de cinco virgula 13 por cento nos últimos 12 meses. Em 2025, os preços já subiram três virgula 15 por cento. Em agosto, o grupo Habitação liderou a queda dos preços.
O julgamento do núcleo um da tentativa de golpe de estado foi retomado nesta terça-feira no STF com os votos dos ministros ALEXANDRE DE MORAES e FLAVIO DINO. Os dois votaram pela condenação de JAIR BOLSONARO e outros sete réus. MORAES classificou o ex-presidente como “líder de uma organização criminosa” e afirmou que não há dúvidas de que houve tentativa de golpe de Estado. De acordo como ministro relator, os réus praticaram todas as infrações penais imputadas pela Procuradoria-geral da República. FLAVIO DINO votou pela condenação, as afirmou que os níveis de culpabilidade são divergentes, com JAIR BOLSONARO e BRAGA NETTO exercendo um papel dominante. Em relação a ALEXANDRE RAMAGEM, AUGUSTO HELENO e PAULO SÉRGIO, afirmou que eles tiveram participação de menor importância.
O ministro LUIZ FUX abriu a sessão de julgamento da tentativa de golpe de estado apontado a incompetência do STF para julgar o caso. O ministro sustentou o argumento sob o entendimento de que os réus são pessoas sem prerrogativa de foro privilegiado. FUX acrescentou que, se mesmo assim o STF tiver que julgar a ação, a Primeira Turma, composta por cinco ministros, não seria a mais adequada para fazê-lo, mas, sim, o plenário do Supremo. Ele falou em “incompetência absoluta” do STF e defendeu a nulidade do processo contra BOLSONARO e aliados. FUX passou a analisar individualmente os crimes da denúncia e citou que a imputação do crime de organização criminosa exige mais do que a reunião de vários agentes para a prática de delitos. Ele entende que a existência de um plano delitivo não tipifica o crime de organização criminosa.
A Polícia Militar de Santa Catarina abriu, na terça-feira, o processo seletivo para a contratação de 484 agentes para atuar no Serviço Auxiliar Temporário da corporação. Entre as vagas disponibilizadas, 25 serão para Pessoas Com Deficiência e haverá cadastro de reserva para preenchimento de vagas que, eventualmente, deixem de ser ocupadas. As vagas serão distribuídas para as cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Herval d’Oeste, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Mafra, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. As inscrições vão até o dia 28 de setembro e devem ser feitas somente por meio eletrônico. Os principais critérios de seleção são a nota do Exame Nacional do Ensino Médio e a idade entre 18 e 23 anos.
A Comissão de Constituição e Justiça apresentou, na manhã desta terça-feira, parecer favorável ao Projeto de Lei, que autoriza o Poder Executivo a prestar contragarantia à garantia oferecida pela União em operação de crédito externo de um bilhão e 300 milhões de reais entre a Celesc e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. De autoria do governo do Estado, o projeto prevê o financiamento com valores a serem destinados ao Projeto de Modernização Energética para Resiliência Climática e Sustentabilidade em Santa Catarina, Programa Celesc BID Dois, com foco na ampliação e modernização da rede de distribuição de energia elétrica no estado. Antes de ser votado em plenário, o projeto ainda será analisado pela Comissão de Finanças e Tributação.
Em mais uma medida dento do programa ‘desTarifaço’ para ajudar setores exportadores de Santa Catarina a enfrentar a taxação de 50 por cento nas vendas aos Estados Unidos, a Fiesc propõe ao setor portuário de Santa Catarina reduzir tarifas na movimentação de cargas para exportação. A entidade enviou ofício solicitando apoio aos superintendentes do Porto de Itajaí e da Portonave, por onde são movimentadas mais cargas de madeiras e derivados, produtos mais exportados aos Estados Unidos. A entidade chama a atenção para o setor de madeira e derivados, o mais afetado, que soma montante relevante de faturamento das exportações do estado. Os Estados Unidos são o principal destino de madeiras e móveis.
O ex-vereador de Romelândia, FLANDES SCHILINDWEIN, morreu no começo da manhã desta quarta-feira. Ele estava em casa quando sofreu um infarto. FLANDES foi vereador em quatro mandatos nos períodos de 1993 a 1996, 1997 a 2000, 2009 a 2012 e 2013 a 2016. Ele estava com 71 anos. FLANDES SCHILINDWEIN será velado hoje a tarde e o sepultamento deve ocorrer amanhã de manhã. Os horários ainda não foram definidos pela família.
Santa Catarina começou a semana com 10 mil 713 vagas de emprego abertas em todo o estado, sendo 483 destinadas exclusivamente para pessoas com deficiência. O dado foi divulgado pelo Sistema Nacional de Emprego. Entre as regiões com mais oportunidades, o destaque vai para o Oeste catarinense, que concentra mil 541 vagas. Desse total 397 estão na agência local do Sine de São Miguel do Oeste. Dessas, duas são exclusivas para PcD. O Sine fica no subsolo da prefeitura com atendimento presencial em horário comercial.
O grupo de Cavalarianos Padre Aurélio, ligado ao CTG Porteira Aberta, definiu a programação da nona edição do Acampamento Farrapo. O evento vai acontecer entre os dias 19 e 21 de setembro, na sede campeira do grupo, localizada na Linha Gramadinho, interior de São Miguel do Oeste. De acordo com um dos organizadores e "xiru das falas", GELSON SILVA, a montagem dos alojamentos poderá ser feita a partir da sexta-feira, dia 19. As seis da tarde está prevista a recepção dos cavalarianos e dos piquetes de laçadores, marcando a abertura do evento. No sábado, 20, a programação começa, às nove da manhã, com o tradicional torneio de vaca mecânica. Já no final da tarde, às seis horas, será realizada a oração da Ave Maria, seguida das apresentações artísticas. Ainda haverá jantar dançante a partir das dois horas da noite.
A nona edição do Acampamento Farrapo deve receber entre 20 e 25 acampamentos. A previsão é de um dos organizadores e "xiru das falas", GELSON SILVA. Ele destacou que 90 por cento dos ingressos para o jantar já foram vendidos e a projeção é de que todos os ingressos sejam vendidos ainda nesta semana. SILVA reforçou que o foco do evento é qualidade e bem-estar dos participantes, e não a quantidade de pessoas envolvidas. O encerramento do Acampamento acontece no domingo, dia 21, com uma programação intensa. Estão previstas mais rodadas do tiro de laço com vaca mecânica, provas campeiras, tertúlia livre, além de jogos tradicionais como bocha rolada, truco, jogo da tava e ferradura.
O presidente da Asprev, Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social de São Miguel do Oeste, JAIME PRETTO, alertou sobre os impactos significativos causados pela suspensão dos descontos em folha de pagamento feita pelo INSS na entidade A medida, segundo ele, afetou diretamente o funcionamento das associações e a arrecadação das mensalidades dos associados. Durante assembleia geral realizada recentemente em Florianópolis pela federação estadual das associações, o assunto esteve entre os temas centrais discutidos, além da prestação de contas referente ao ano de 2024. PRETTO explicou que, desde maio deste ano, os repasses das mensalidades autorizadas pelos aposentados deixaram de ser feitos pelo INSS.
Todos os nossos associados da Asaprev tinham assinado a autorização de desconto, mas mesmo assim a suspensão foi geral. A informação é do presidente da entidade no extremo-oeste, JAIME PRETTO. De acordo com ele, desde então, a associação não recebeu mais nada e isso está gerando dificuldades financeiras graves para manter as atividades. Outro ponto de preocupação levantado pelo presidente foi a atuação irregular de um sindicato de São Paulo, que estaria realizando descontos indevidos nos benefícios dos aposentados, sem autorização prévia. Em entrevista para a rádio Peperi disse que isso é um verdadeiro absurdo que prejudica a credibilidade das associações sérias e coloca todos os aposentados em risco.
Para minimizar os impactos da suspensão dos repasses, a Asprev está orientando os associados que queiram continuar contribuindo com a entidade a procurar diretamente o tesoureiro da associação para realizar o pagamento da mensalidade. Ele disse que o momento é difícil e toda ajuda é bem-vinda. PRETTO explicou que na assembleia realizada pela entidade, ficou decidido que as associações continuarão funcionando e que será mantido o sistema de contribuições espontâneas para a federação estadual. Atualmente, a federação hoje 52 associações de aposentados e pensionistas em todo o estado de Santa Catarina.
O município de São Miguel do Oeste tem dado prioridade ao setor da saúde, destinando recursos muito acima do mínimo exigido por lei. A informação é da secretária de saúde, CAMILA LORENCETTI. De acordo com ela, foram aplicados cerca de seis milhões a mais do que os 15 por cento obrigatórios previstos na Constituição neste ano, demonstrando o compromisso da Administração Municipal com a qualidade de vida da população. Nos últimos dias, diante da demanda crescente e da necessidade de reduzir a fila de exames e consultas, a Prefeitura, por meio do Consórcio CIS-AMEOSC, contratou mais dois médicos cardiologistas. CAMILA disse que a medida vai acelerar o atendimento aos pacientes e dar maior agilidade na realização dos exames que estavam represados. Além disso, também foi contratado mais um médico ortopedista.
Os novos profissionais contratados pela secretaria de saúde representam um avanço importante. A afirmação é da secretária CAMILA LORENCETT. Ela disse que a pasta está trabalhando para reduzir as filas e dar respostas mais rápidas aos pacientes. Segundo CAMILA, com a chegada dos cardiologistas e do ortopedista é possível atender com mais agilidade e qualidade, assegurando o direito das pessoas a um tratamento digno e eficiente. Para o prefeito EDENILSON ZANARDI, os investimentos reforçam a prioridade que a Administração tem dado à área. Segundo o prefeito, a saúde é uma das maiores preocupações da administração. Ele disse que é preciso garantir que a população tenha acesso a um atendimento cada vez melhor e mais rápido no setor da saúde.
O Centro de Atenção Psicossocial de São Miguel do Oeste vai promover hoje à noite um evento especial aberto ao público com foco na valorização da vida e na prevenção ao suicídio. A iniciativa integra as ações do Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre saúde mental, e contará com a participação de profissionais da área, dinâmicas interativas e entrega de materiais informativos. O encontro começa as sete horas da noite e é aberto a toda a comunidade. O objetivo é proporcionar um espaço de diálogo, acolhimento e reflexão sobre a importância de cuidar da saúde mental para as pessoas.
O evento de hoje à noite no Caps vai reunir pacientes, familiares e pessoas da comunidade interessadas nos temas que envolvem a saúde mental. A explicação é da psicóloga do Caps, GISELE SCHNEIDERS. Ela esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que o evento terá manifestações sobre o Setembro Amarelo e orientação sobre a promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio. O objetivo é reforça a valorização da vida e a importância de falar sobre o suicídio de forma responsável para estimular as pessoas a buscar ajuda. O encontro de hoje vai contar com a presença da equipe multiprofissional do Caps, formada por psicólogos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, psiquiatra e assistente social.
O Centro de Atenção Psicossocial atende cerca de 260 pessoas com algum tipo de transtorno mental, como esquizofrenia, bipolaridade, ansiedade, depressão e ideação suicida. De acordo com a psicóloga do Caps, GISELE SCHNEIDERS, em média, o centro recebe entre 10 e 15 novos pacientes com transtornos mentais. GISELE comentou que apesar dos avanços e do trabalho de conscientização que o Caps faz, esse ainda é uma tema marcado por muitos mitos e tabus.
Um trabalhador ficou ferido após sofrer uma queda da carroceria de um caminhão em uma empresa localizada às margens da SC-163, nas proximidades do trevo de acesso a Descanso. O acidente ocorreu por volta das quatro e 15 desta terça-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou atendimento à vítima, que estava consciente e orientada, mas apresentava fortes dores nas costas. O homem foi encaminhado ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Ele estava carregando postes de concreto no caminhão no momento em que sofreu a queda.
Um jovem de 20 anos ficou ferido ao cair de um telhado de aproximadamente cinco metros de altura, na tarde desta terça-feira, na Linha Pitangueira, interior de Tunápolis. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima estava prestando serviços no local quando sofreu a queda. Ele sofreu cortes na mão esquerda, ferimento no cotovelo direito e nas costas, indicando possíveis traumas internos.
Segundo os bombeiros, o homem foi encaminhado ao Hospital de Tunápolis.
Um acidente de trânsito registrado na manhã desta quarta-feira, deixou uma pessoa gravemente ferida na SC-163, em Descanso, no distrito de Itajubá. A batida envolveu um Fiat Siena e uma caminhonete GM S10. O motorista do carro ficou preso às ferragens e foi desencarcerado pelos bombeiros e levado ao hospital. No momento do acidente havia muita neblina na rodovia, o que pode ter contribuído para o acidente.
Um motorista de São Miguel do Oeste se envolveu em um acidente com morte na tarde de ontem na RS-472, em Três Passos no Rio Grande do Sul. NICO SCHARNOSKI estava conduzindo um caminhão carregado com ração que tombou em uma curva na localidade de Linha Turvo. O caminhão tombou sobre uma Hyundai IX35 emplacada em Três Passos. O motorista do carro morreu no local do acidente. SCHARNOSKI ficou preso às ferragens e o Corpo de Bombeiros Militar realizou o desencarceramento. Ele foi encaminhado para um hospital da região.
Uma mulher de 37 anos foi presa na manhã desta terça-feira depois de furtar produtos de um mercado e ameaçar um vigilante com uma faca na Rua Waldemar Rangrab, no bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, a suspeita foi flagrada por um vigilante do local colocando produtos como carne, chocolate, shampoo e condicionador dentro da bolsa. Quando foi abordada pelo funcionário e pela gerente do estabelecimento, ela fugiu. De acordo com a Polícia Militar, a mulher entrou em uma área de mata próxima ao mercado. O vigilante tentou segui-la, mas foi surpreendido quando a suspeita sacou uma faca e o ameaçou de morte. A fuga terminou pouco depois, quando os policiais conseguiram localizá-la e realizar a prisão.
A Delegacia de Investigações Criminais de São Miguel do Oeste, realizou nesta terça-feira, a operação Código Secreto e cumpriu seis mandos de busca e apreensão nas cidades de São Miguel do Oeste e Itapiranga, além de uma prisão preventiva decretada pela Justiça. Outras duas pessoas foram presas em flagrante, totalizando três prisões ligadas ao tráfico de drogas. Os policiais apreenderam maconha, dinheiro em espécie e outros elementos que reforçam o esquema investigado. A operação teve apoio da Polícia Militar, DPCO e DPCAMI de São Miguel do Oeste, Delegacias de Descanso e Itapiranga, Núcleo de Operações com Cães e equipe da Operação Protetor. As investigações seguem para identificar a extensão da atuação do grupo e identificar outros envolvidos.
O homem suspeito de estuprar uma mulher na segunda-feira em São Miguel do Oeste foi preso nesta terça-feira. Diferente do que havia sido divulgado inicialmente, a Polícia Civil esclareceu que a vítima e o suspeito já se conheciam, não se tratando de uma abordagem aleatória em via pública ou por meio da internet. O homem foi ouvido na presença de um advogado e negou as agressões, alegando que a relação teria ocorrido de forma consensual. No entanto, diante das diligências realizadas logo após o crime, foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo crime de estupro, previsto no artigo 213 do Código Penal. A Polícia Civil informou que outras diligências ainda serão realizadas para esclarecer os fatos. O suspeito foi encaminhado ao Presídio Regional.