O partido islamita que governa Marrocos há uma década sofreu uma contundente derrota para os partidos liberais nas eleições legislativas de quarta-feira, de acordo com os resultados preliminares divulgados na manhã desta quinta-feira. O Partido da Justiça e do Desenvolvimento, de base moderada passou de 125 cadeiras para 12, do total de 395 deputados. Com isso, o PJD ficou longe de seus principais rivais, o Grupo Nacional Independente, o Partido Autenticidade e Modernidade, ambos liberais, e o Partido do Istiqlal, de centro-direita. O RNI ganhou 97 assentos, seguido pelo PAM com 82 e o Istiqlal com 78.
O governo de JOE BIDEN ordenará vacinas ou testes de covid semanais a todas as empresas com mais de 100 funcionários, em um novo esforço para derrotar a variante delta do coronavírus, que gera uma onda de contágios.Segundo a Casa Branca, as empresas devem "se assegurar de que sua força de trabalho esteja completamente vacinada ou exigir dos trabalhadores que não se vacinarem que obtenham um teste com resultado negativo pelo menos uma vez por semana". A medida afetará cerca de 80 milhões de pessoas e se soma à extensão da obrigatoriedade da vacinação para funcionários federais e todos os que trabalham em hospitais e recebem reembolsos federais de cuidados médicos.
O Ministério de Saúde Pública do Uruguai aprovou nesta quarta-feira a aplicação de uma dose de reforço da vacina Pfizer contra a covid-19 aos maiores de 60 anos que já receberam duas doses do imunizante da farmacêutica norte-americana e do laboratório britânico AstraZeneca. Amparado na recomendação da Comissão Nacional de Aconselhamento de Vacinas e de um grupo de especialistas, o governo do Uruguai aprovou "a administração da terceira dose, ou dose de reforço, para todas as pessoas com 60 anos ou mais que já completaram o ciclo inicial de vacinação com duas doses da Pfizer ou da AstraZeneca, a parir de seis meses transcorridos da última dose".
O ministro do Supremo Tribunal Federal, EDSON FACHIN votou nesta quinta-feira contra a aplicação da tese do “marco temporal” na demarcação de terras indígenas no país. O STF julga, desde o dia 26 de agosto, se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério que define que índios só podem reivindicar a demarcação das terras que já eram ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988, o chamado “marco temporal”. Relator do caso, FACHIN defendeu que a posse indígena não se iguala à posse civil e não deve ser investigada sob essa perspectiva, e sim, com base na Constituição que garante a eles o direito originário às terras. O julgamento foi suspenso e o STF volta a discutir o assunto na semana que vem com o voto do ministro NUNES MARQUES.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira por 378 votos a 80 o texto-base do projeto de lei que institui o novo Código Eleitoral. Com 898 artigos e quase 400 páginas, a proposta faz uma reformulação ampla em toda a legislação partidária e eleitoral, revogando leis vigentes, como o Código Eleitoral e a Lei da Inelegibilidade, e unificando as regras em um único código. Para a conclusão da votação, os deputados ainda precisam analisar os chamados destaques. Em seguida, o texto irá ao Senado. Entre as mudanças estabelecidas no relatório, estão a proibição de divulgação de pesquisas eleitorais na véspera e no dia do pleito; e a obrigação dos institutos de informar o percentual de acerto das pesquisas realizadas nas últimas cinco eleições.
O presidente JAIR BOLSONARO emitiu uma Declaração à Nação, nesta quinta-feira, em que afirma não ter tido a intenção de agredir outros Poderes da República e destacou que respeita a harmonia entre as instituições. Nos atos de Sete de Setembro, tanto em Brasília quanto em São Paulo, BOLSONARO fez críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal e ao sistema de urnas eletrônicas.
Segundo o texto publicado ontem, "as pessoas que exercem o poder não têm o direito de 'esticar a corda', a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia". Ele afirmou que as críticas mais fortes foram feitas no “calor do momento”. No texto, o presidente credita a crise institucional a "discordâncias" em relação a decisões de ALEXANDRE DE MORAES e afirma que essas questões "devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no artigo quinto da Constituição Federal".
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA sancionou a Lei que isenta o ICMS nas operações com medicamentos relacionados no kit intubação, para enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus. A estimativa, segundo dados da Fazenda, é que os hospitais que prestam serviços aos SUS tenham uma economia de até 30 milhões de reais com a medida. Em 2020, o Governo catarinense já havia isentado o ICMS de alguns fármacos e medicamentos destinados à prestação de serviços de saúde pela administração pública. No fim do primeiro semestre, o Conselho Nacional de Política Fazendária autorizou que Estados concedessem a isenção para uma lista de 20 medicamentos, o que foi feito por Santa Catarina.
A produção industrial de Santa Catarina registrou em julho recuo de um e meio por cento frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal, mas alcançou as maiores altas do Brasil no acumulado de 12 meses até julho, com 16 e 23 por cento no ano. Os dados são da pesquisa do IBGE sobre a Produção Industrial Mensal. Frente a julho do ano anterior, Santa Catarina cresceu sete vírgula oito por cento. As maiores altas frente ao mesmo mês de 2020 foram alcançadas pelos setores de veículos, carrocerias e reboques, com 54 por cento, seguido por metalurgia com 35 por cento e vestuário que teve alta de 26 por cento. Nesse mesmo levantamento, o Brasil registrou recuo de um vírgula três por cento na produção industrial.
As três bases de distribuição de combustíveis em Santa Catarina, que foram bloqueadas por caminhoneiros durante os protestos que iniciaram no dia 7 de setembro, foram liberadas na tarde desta quinta-feira. Os bloqueios, que começaram nesta quarta-feira, deixaram centenas de postos de combustíveis sem gasolina. Durante a tarde, caminhões-tanque deixaram as unidades de Guaramirim, Biguaçu e Itajaí para reabastecer estabelecimentos de toda a região. A previsão do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina é de que a situação seja normalizada no Estado até sábado. A primeira base a ser bloqueada - e a última a ser liberada - foi a de Guaramirim, no Norte de Santa Catarina.
Em agenda na Capital, Acislo apresenta pleitos e defende interesses do empresariado. Em Florianópolis, o presidente e o gerente executivo da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), DENI BOITO e GILBERTO WOHLFARTH JUNIOR, participaram de uma audiência, com a presidência e diretoria técnica da Celesc. Protocolaram ofício com pleitos da classe empresarial e da sociedade. Entre eles, destaque para a troca de cabos nu por protegidos nas redes de acesso as áreas industriais do município, troca de chavesreligadores e investimento numa linha de redundância. DENI BOITO, avalia a agenda como positiva.
Na capital os representantes da Acislo conseguiram justificar suas necessidades. DENI conta que voltaram para São Lourenço,
Saímos com a garantia de que uma equipe da Celesc virá a São Lourenço do Oeste para fazer uma avaliação”, disse o presidente. Contou também que a presidência e diretoria técnica autorizaram o levantamento para troca dos cabos nu por protegidos. Isso aumenta a qualidade e diminui as pequenas quedas de energia que ocorrem no município. Sobre a linha de redundância, que hoje é o principal pleito da associação, a informação é de que os investimentos que estão sendo feitos na subestação em Abelardo Luz viabilizará atendimentos emergenciais a São Lourenço do Oeste.
Várias visitas foram feitas na capital do estado. De forma estratégica, BOITO e WOHLFARTH JUNIOR também estiveram na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O objetivo foi buscar informações sobre o andamento do projeto da SC-305 – trecho entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê, e o investimento para a instalação de uma linha de gás natural para a região. DENI BOITO, que os dois projetos estão andando e são importantes, pois garantem competitividade ao empresariado da região.
A agenda na capital foi finalizada na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) com o superintendente e presidente da entidade. Além de estreitar o relacionamento, a ideia foi pedir o apoio e auxílio da entidade no acompanhamento dos pleitos. “Essa relação é importante, pois, havendo necessidade, a federação pode intermediar reuniões e agendas com os responsáveis de cada setor”, conclui DENI.
Governo municipal sanciona lei para Programa Municipal de Tratamento Médico-Veterinário Gratuito a cães e gatos. O projeto de lei que cria o Programa Municipal de Tratamento Médico-Veterinário Gratuito a cães e gatos de São Lourenço do Oeste foi sancionado pelo prefeito e já está em vigor. Os beneficiados são animais tutoreados por famílias carentes, resgatados da rua, errantes e retirados de maus-tratos. Com o programa, o governo municipal poderá repassar até 25 mil reais por ano para custear as despesas provenientes de tratamentos médicos-veterinários.
A fiscalização ficará por conta da Secretaria de Agricultura, que receberá o pedido do tutor carente, de ONGs ou associações protetoras, em horário de expediente, e fará o encaminhamento para a clínica veterinária contratada através de processo licitatório. A clínica poderá, por exemplo, realizar consultas e internamentos, tratamentos, sedações em procedimentos de limpeza, raspagem e curativos, cirurgias ortopédicas e outros.
Para o governo municipal de São Lourenço do Oeste, esse programa trata-se de mais um avanço no Plano de Atuação Municipal em Políticas Públicas voltadas à saúde pública e animal. Em 2018, o município instituiu o Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, o qual já atendeu centenas de animais.
O Auxílio Brasil no lugar do Bolsa Família. A medida foi anunciada pelo Governo Federal e conforme a gestora para Campo Erê CLAUDIA DA SILVA, os benefícios para crianças e adolescentes e gestantes serão alterados. As famílias que estão cadastradas não precisam se preocupar porque as mudanças serão automáticas. Ela acredita que ninguém vai sair perdendo, desde que esteja com seu cadastro atualizado, o que devia ser feito a cada 2 anos. A partir de novembro encerra o Bolsa Família para passar a vigorar o Auxílio Brasil. Por outro lado, até outubro ainda sai o auxílio emergencial. A grande curiosidade dos beneficiários é se irão permanecer os valores.
Qualquer mudança do beneficiário do Bolsa Família precisa ser notificada no CRAS. Conforme a gestora CLAUDIA DA SILVA, uma mudança de endereço já deve ser informada. Nascimento ou morte de um membro da família é outra informação que precisa ser repassada. Se isso não acontecer, no mês seguinte já não vem o benefício. Em Campo Erê são quinhentas e trinta e oito famílias cadastradas no Bolsa Família. Desde abril o governo não abriu novas concessões e muitas famílias estão atrás do benefício por causa da pandemia. O Programa repassou em agosto para Campo Erê 64 mil 494 reais e 64 centavos, uma média de 106 reais por família.
Mês de setembro é voltado a prevenção de suicídios. Através da campanha Setembro Amarelo, a saúde pública dá ênfase em trabalhos de conscientização, como conta a enfermeira coordenadora do Caps – Centro de Atenção Psicossocial microrregional, com sede em Campo Erê - VIVIANE PRESTES. Ela destaca a grande importância do tema, que está se tornando cada vez mais presente na sociedade. A enfermeira conta que por causa da pandemia, que dificulta ações presenciais, a equipe do Caps elaborou um folheto com informações sobre o foco do Setembro Amarelo.
Dialogo é a melhor ferramenta para combater o suicídio. Conforme a enfermeira coordenadora do CAPs - VIVIANE PRESTES, a maior recomendação, pedir ajuda, a algum tempo era considerada tabu. Ela explica que as pessoas pensavam que falar sobre o tema iria incentivar pessoas ao suicídio. Atualmente, conforme a profissional, conversar, informar e conscientizar são os métodos mais eficazes para impedir que alguém tire a própria vida. VIVIANE conta que já foi procurada por diretores de escolas, interessados em disponibilizar palestras que abordem o assunto com os alunos. Acrescenta que está sendo organizada uma reunião para decidir se isso é seguro com o recente aumento nos casos de coronavírus.
Começa o plantio de verão. Para PAULINHO DA COSTA – Secretário de Agricultura de Campo Erê, a preocupação é com a falta de regularidade da chuva. A semeadura do milho agora é para fazer silagem. Um trator da pasta vai auxiliar na atividade. Uma máquina para feno está sendo utilizada em benefício dos agricultores. As duas patrulhas agrícolas auxiliam a secretaria na produção de silagem. PAULINHO destaca que a prefeitura repassou 7 mil reais para cada patrulha, para ajudar nas despesas. As lideranças já estão estudando a criação de uma terceira patrulha agrícola mecanizada em Campo Erê.
Mulher perde dinheiro em golpe de WhatsApp. Conforme a Polícia Militar, a vítima contou que um homem se passando por seu filho mandou mensagem pelo aplicativo, pedindo ajuda para fazer um pagamento no valor de 875 reais. A mulher de 66 anos acreditou na mensagem e depositou o valor na lotérica de Formosa do Sul. Pouco tempo depois, a pessoa entrou em contato novamente e pediu mais 550 reais. Foi então que a mulher desconfiou e fez contato com seu filho por outro número, quando descobriu que havia caído num golpe.
Dois jovens ficam feridos em queda de moto. Por volta das 18 horas de ontem, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi chamado para socorrer os ocupantes de uma motocicleta na SC-305, na comunidade Bela Vista. No local, o condutor da motocicleta, de 24 anos, estava consciente e orientado, deitado ao lado da rodovia, apresentando ferimentos nos braços, pernas e costas. Os bombeiros imobilizaram o homem e fizeram curativos antes de encaminhar ao pronto socorro. O garupa da moto, de 22 anos, estava caminhando pelo local, consciente e orientado, com cortes nas mãos e pernas. Após a avaliação ele também foi encaminhado ao pronto socorro. Equipes da Policia Rodoviária Estadual e SAMU estiveram no local auxiliando no atendimento da ocorrência.
Fisioterapeuta acusado de estupro de vulnerável é condenado a nove anos de prisão. O homem de 42 anos foi condenado pela Vara Criminal da Comarca de Francisco Beltrão, acusado de ter estuprado uma paciente em sua clínica, após seda-la. Após a denúncia o fisioterapeuta foi preso no dia sete de novembro de 2020, e estava na Penitenciária de Francisco Beltrão, onde aguardava a decisão da Justiça.
Ele vai permanecer no local, agora cumprindo a pena de reclusão em regime fechado. Outras vítimas teriam procurado a polícia, inclusive uma menor de idade, para fazer denúncias contra o homem. Os crimes continuam sendo investigados e o acusado deve ser submetido a outros julgamentos. O condenado recorreu da sentença, porém o Ministério Público também recorreu por que achou a pena foi leve.