ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-08-2023 Quinta-feira

-CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA ATUALIZAÇÃO DA LEI DE COTAS EM UNIVERSIDADES

-JULGAMENTO DE AUTOR DA CHACINA EM CRECHE ENTRA NO SEGUNDO DIA

-AÇÕES ESPECIAIS MARCAM ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA DE SC

-BIBLIOTECA PÚBLICA DE IPORÃ DO OESTE AMPLIA ACERVO E CHEGA A 16 MIL LIVROS

-PRIMEIRA ETAPA DE ADESÃO AO PROGRAMA EMPRESA MAIS TRÊS TERMINA HOJE

-EMPRESAS DE IPORÃ DO OESTE VÃO OCUPAR 80% DOS 200 ESTANDES DA FAIC 2023

-POLÍCIA MILITAR RECUPERA DINHEIRO FURTADO DE IDOSO

-VÍTIMAS PERDEM MAIS DE 7 MIL REAIS EM GOLPES NA REGIÃO


O tempo é de sol entre nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens durante a tarde e chuva a partir da noite. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.


O número de brasileiros morando no exterior chegou em 2022 a quatro milhões 590 mil, de acordo com estimativas de um levantamento divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores. Desses, apenas um mora na Coreia do Norte. Desde 2009, não há tantos brasileiros morando fora do país, de acordo com o Itamaraty. Naquele ano eram três milhões 180 mil. Os países que possuem as maiores comunidades de brasileiros são os Estados Unidos com um milhão e 900 mil, Portugal com 360 mil e Paraguai com 254 mil.

Pelo menos 36 pessoas morreram devido aos incêndios florestais que acometem a ilha havaiana de Maui, nos Estados Unidos. Segundo as autoridades locais, os incêndios foram intensificados pelos ventos fortes de um furacão. Centenas de edifícios foram destruídos, alguns deles queimados até o chão. Milhares de pessoas foram forçadas a deixar as próprias casas, e um estado de emergência foi declarado. Uma grande operação de busca e resgate está em andamento, com algumas pessoas ainda desaparecidas. Cinco abrigos temporários foram criados na ilha de Maui. De acordo com as autoridades, esses locais já estão próximos da capacidade máxima.

O presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, decretou estado de exceção e garantiu que as eleições presidenciais estão mantidas para o dia 20 de agosto. LASSO fez um pronunciamento durante a madrugada desta quinta-feira. A declaração foi feita horas depois de um dos candidatos à presidência, FERNANDO VILLAVICENCIO, ser assassinado a tiros ao deixar um comício em Quito. Nove pessoas ficaram feridas no atentado, e seis foram presas. Um dos suspeitos foi morto em uma troca de tiros com a polícia. LASSO afirmou que, com o estado de exceção, as Forças Armadas foram mobilizadas para garantir as eleições e a segurança nacional.

O relator da reforma tributária no Senado Federal, EDUARDO BRAGA, informou nesta quarta-feira que pretende propor alterações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados em julho. O senador defendeu uma base ampla de tributação dos impostos sobre o consumo, ou seja, que se defina uma quantidade grande de produtos e serviços taxados, como forma de possibilitar uma redução das alíquotas no futuro. As declarações foram dadas após o Ministério da Fazenda ter apresentado, nesta terça-feira, um estudo sobre o custo das exceções abertas na reforma tributária – ou seja, dos bens e serviços que não serão sujeitos à alíquota cheia do novo modelo de impostos.

O Supremo Tribunal Federal aprovou, por unanimidade, a proposta de orçamento de 2024 para a Corte. O projeto, que será enviado ao Congresso, prevê um valor de 897 milhões 877 mil reais, o que representa um aumento de cinco vírgula quatro por cento em relação ao orçamento de 2023. A proposta foi aprovada em sessão administrativa virtual na terça-feira e inclui o aumento de remuneração dos ministros, que hoje é de 41 mil e 600 reais e passará a ser de 44 mil a partir de fevereiro de 2024. Em dezembro do ano passado, o Congresso aprovou um aumento escalonado de 18 por cento, parcelado ao longo de três anos. Em 2025, esse valor sobe para 46 mil e 300 reais.

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, nesta quarta-feira o projeto que atualiza a Lei de Cotas. A proposta precisa ser aprovada pelo Senado antes de ir para sanção presidencial. Sancionada em 2012, a lei garante que metade das vagas em institutos e universidades federais seja reservada para ex-alunos da rede pública de ensino. Também prevê outras duas subcotas: para estudantes de baixa renda; e para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O projeto de lei que revisa a Lei de Cotas também torna permanente a reserva de vagas nas universidades e instituições públicas federais para estudantes pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência.

As exportações catarinenses fecharam julho em um bilhão de dólares, valor 10 e meio por cento menor que o registrado no mesmo mês do ano anterior. As exportações nacionais também registraram queda, mas em menor magnitude, menos três vírgula um por cento. O resultado no estado está associado à diminuição no montante comercializado dos principais produtos da pauta exportadora. Dentre as dez mercadorias mais vendidas internacionalmente, sete registraram recuo na análise interanual. Os produtos com as maiores quedas continuam sendo do setor de madeira e móveis, devido à redução no fornecimento para os Estados Unido, seu principal parceiro comercial no período. Outro produto penalizado foram os motores elétricos, com vendas reduzidas tanto para os Estados Unidos, quanto para países da Europa.

Por unanimidade, os deputados aprovaram na tarde desta quarta-feira o projeto de lei que regulamenta as transferências especiais voluntárias aos municípios catarinenses. O PL segue para a sanção do governador do Estado. Encaminhada pelo Poder Executivo, a proposta visa principalmente possibilitar os repasses de recursos do orçamento do Estado prometidos por meio do antigo Plano 1000 – conhecidos como Pix - e permitir a conclusão de obras já iniciadas e que estão paradas, ou ressarcir os municípios daquelas que foram concluídas sem os recursos do Estado. O presidente da Alesc, MAURO DE NADAL destacou que o Parlamento, com base nas reivindicações dos prefeitos pela retomada dos repasses, abriu um canal de conversas com o Executivo, com a presença do TCE e do Judiciário, visando à construção de uma proposta que possibilitasse a retomada das transferências.

O julgamento do autor do ataque que matou cinco pessoas em uma creche de Saudades foi retomado às oito e meia da manhã desta quinta-feira. O segundo dia de julgamento tem a possibilidade de ser proferida a sentença. O Tribunal do Júri ocorre no Fórum de Pinhalzinho, município vizinho ao local da tragédia. O dia será marcado pelos debates entre acusação e defesa. Ambos também terão direito a réplica e tréplica. Caso o julgamento se estenda, está em aberto a possibilidade de ele contar com um terceiro dia, na sexta. Ontem, o primeiro dia contou com os depoimentos de três sobreviventes, três testemunhas de acusação e outras três de defesa. O réu também seria interrogado, mas preferiu permanecer em silêncio. A sessão durou pouco mais de 12 horas. O réu responde pelos cinco assassinatos e por 14 tentativas de homicídio.

O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí vai iniciar o encaminhamento das declarações do ITR – o Imposto Territorial Rural, referente ao exercício de 2023, na próxima segunda-feira. O prazo para a apresentação do documento termina no dia 30 de setembro. De acordo com o coordenador do Sintraf, FLÁVIO ZANG, ao todo deverão ser feitas aproximadamente 700 declarações. Ele ressalta que a obrigação de apresentar o documento vale para pessoa física ou jurídica que seja proprietária de qualquer título rural. ZANG pontua que os associados e não associados podem procurar o sindicato a partir do dia 14 para fazer o encaminhamento da declaração do ITR. O atendimento no Sindicato de Mondaí está sendo feito durante todo o dia e outro foco das ações são os encaminhamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida. FLÁVIO ZANG observa que 16 famílias devem ser beneficiadas ainda neste ano com novas moradias no município.

As famílias de Iporã do Oeste interessadas em receber kits gratuitos para recepção do sinal local de TV Digital podem se inscrever até o dia 25 de agosto no Setor do Cadastro Único ou no CRAS. Conforme a secretária de Assistência Social, ELISE WALKER, as famílias elegíveis são aquelas que efetuaram o Cadastro Único até julho de 2022. No ato da solicitação, o beneficiário fará a confirmação de alguns dados e indicará quem fará a retirada. Também é necessário informar o tipo de televisor, pois para sintonização digital em TVs fabricadas antes de 2010, será necessário instalar um conversor e antena digital. A entrega dos kits está programada para setembro, no prédio da Prefeitura. A implantação do sinal local de TV Digital iniciou no ano passado e na primeira etapa foi necessária a instalação de uma torre para que o sinal fosse disponibilizado. Agora, com a infraestrutura concluída, está sendo dado apoio às famílias para a sintonização dos canais.

Termina nesta quinta-feira, o prazo para as empresas interessadas em aderir ao Programa Empresa Mais 3 encaminharem os documentos solicitados para a Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste, na primeira etapa de recebimentos. O requerimento, plano de trabalho e documentos comprobatórios deverão ser preenchidos conforme modelos disponíveis no Portal do Município – na seção “Empresa Mais”. Posteriormente serão divulgadas novas datas para o recebimento de documentos das empresas interessadas. Os documentos serão analisados e deverão ser aprovados pela comissão de avaliação do Programa Empresa Mais 3, desenvolvido pelo Município em parceria com a ACIIO-CDL e o Conselho de Desenvolvimento de Iporã do Oeste.

O Programa Empresa Mais 3 visa prover recursos para investimentos ou capital de giro, adequações à acessibilidade, expansão da produção, acesso a novos mercados e ainda para geração de empregos e renda. O total estimado para a execução do Programa é de três milhões de reais, que serão injetados na economia local. O incentivo é destinado para indústrias, comércio e empresas de prestação de serviços do município de Iporã do Oeste, sendo que neste Programa não são contemplados os Micro Empreendedores Individuais. O limite de empréstimo é de 25 mil para indústrias ou comércios e de 20 mil reais para empresas prestadoras de serviços, as quais terão até 24 meses para liquidar os empréstimos.

A Comissão Central Organizadora e as subcomissões intensificaram os preparativos para a décima FAIC – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste, faltando menos de 30 dias para o início do evento. O destaque é da presidente da Associação Feira FAIC, VANESSA BRAND BACK BERTOL. Ela foi a entrevistada de ontem do RPN 1ª edição e destacou que muitas pessoas estão envolvidas nos preparativos da programação e outros detalhes necessários para a realização de um evento com a magnitude da FAIC. Conforme VANESSA, o parque de exposições junto ao complexo esportivo do município vem sendo preparado há meses para que tudo ocorra conforme o planejado e para entregar o melhor aos expositores e visitantes. Sobre a programação, ela pontuou que a feira FAIC terá atividades desde a manhã até a noite nos diferentes espaços.

A área de entretenimento da décima Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste terá foco nos artistas locais e também shows nacionais. Conforme a presidente da Associação Feira FAIC, VANESSA BERTOL, somente haverá cobrança de ingresso para os shows do sábado, 09 de setembro, com a dupla Cleiton e Camargo e DJ Chris no Beat. Todas as demais atrações e a entrada no parque de exposições serão gratuitas. A abertura oficial da FAIC será no feriado do dia 07 de setembro, às 17h. Durante todos os dias será evidenciado o potencial do município em vários segmentos, com 80% dos 200 estandes vendidos para empresas locais. VANESSA salienta que a economia local também será aquecida com os negócios a serem feitos na feira e com a grande visitação de pessoas de toda a região. Toda a programação pode ser conferida no site: faic2023.com.br. A Rádio Oeste terá estande e fará a cobertura completa do evento.

A Biblioteca Pública Municipal de Iporã do Oeste recebeu recentemente cerca de 400 novos livros e ampliou o acervo para em torno de 16 mil exemplares. Conforme o bibliotecário responsável, JORDAN PILZ, os novos livros foram doados pela Fundação dos Bancos Sociais de Porto Alegre e o Município de Iporã do Oeste, através da Secretaria de Educação, custeou apenas o frete dos materiais. A maioria dos exemplares recentes são direcionados ao público infanto-juvenil, entre outros para adultos. PILZ explica que após o processo de catalogação e organização dos livros nas estantes, agora praticamente todos os livros novos já estão disponíveis para serem emprestados.

JORDAN PILZ explica que qualquer pessoa pode utilizar o espaço da biblioteca gratuitamente para ler, manusear o material impresso, os computadores com acesso à internet ou até mesmo para fazer impressões. O bibliotecário lembra que também existe um espaço para as crianças brincarem ou desenharem e que o ambiente é climatizado para proporcionar condições adequadas para estudos e leitura. Na avaliação dele, o recebimento dos 400 novos livros foi importante para agregar na quantidade e qualidade do acervo, contribuir para o crescimento intelectual dos indivíduos, com o desenvolvimento da sociedade, entre outros benefícios proporcionados pela leitura. PILZ lembra que o empréstimo de livros é feito mediante apresentação de um comprovante de residência em Iporã do Oeste.

A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina vai completar 46 anos de fundação nesta sexta-feira, 11 de agosto. Conforme o comandante do Posto 12 de Iporã do Oeste, sargento EDSON LUIZ BARBOSA, estão sendo realizadas inúmeras atividades no âmbito rodoviário, dentre as quais ele cita os quartéis abertos, palestras em entidades públicas e privadas, visitas técnicas e um concurso interno de fotografias em locais de destaque ao longo dos quatro mil quilômetros patrulhados pela corporação em todo o Estado diariamente. BARBOSA frisa que excepcionalmente neste ano não será realizada a ação do quartel aberto em Iporã do Oeste, visto que o posto rodoviário se encontra com as obras de reforma e adequações em andamento.

A inauguração do Posto Rodoviário de Iporã do Oeste ocorreu em 1985 e o primeiro comandante foi o terceiro sargento, DORVAL NOGUEIRA DA SILVA. O destaque é do atual comandante, sargento EDSON LUIZ BARBOSA. Ele lembra ainda que na época da inauguração, o efetivo era composto por oito policiais e três viaturas para a realização de patrulhamentos em duas rodovias, sendo a SCT-386 de São Miguel do Oeste a Iporã do Oeste e a SCT-472, de Iporã do Oeste a Itapiranga, hoje denominada SC-163. Atualmente o posto 12 conta com 27 policiais militares e quatro viaturas para o patrulhamento de seis rodovias no Extremo-Oeste catarinense, totalizando 206 quilômetros de malha viária em 19 municípios. BARBOSA destaca que a rodovia com a maior incidência de acidentes fatais é a SC-163, entre São Miguel do Oeste e Itapiranga.

As principais infrações registradas nas rodovias sob jurisdição do Posto Rodoviário de Iporã do Oeste estão relacionadas ao excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos, não uso do cinto de segurança, utilização do celular ao dirigir e embriaguez ao volante. A observação é do comandante, sargento EDSON LUIZ BARBOSA. Ele frisa ainda que o trabalho da Polícia Militar Rodoviária também envolve ações de prevenção e combate às infrações transfronteiriças em conjunto com outros órgãos como a Receita Federal, Exército Brasileiro, Cidasc, Vigilância Sanitária, entre outros.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Santa Catarina deflagrou a Operação Maserati 3 na manhã desta quinta-feira, em combate a uma organização criminosa paulista que visa ampliar sua atuação em Santa Catarina. A operação resulta de um inquérito policial instaurado pelo GAECO de São Miguel do Oeste, decorrente de provas obtidas na segunda fase da operação deflagrada em fevereiro de 2023. Estão sendo cumpridos 88 mandados judiciais, sendo 46 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de prisão preventiva em três estados, a maioria em Santa Catarina. Pelo menos nove pessoas já foram presas em Campo Erê e Palma Sola. A investigação, iniciada em 2020, revelou conexões e um grande número de atividades criminosas, levando à apreensão de uma grande quantidade de entorpecentes e armas. Também foram identificadas as autorias de diversos homicídios, roubos e sequestros.

A Polícia Civil de Palma Sola prendeu nesta quarta-feira, o autor de um homicídio praticado no último sábado. MARCOS DE MATTOS, de 35 anos, morreu ao ser espancado por um jovem. Naquele dia, o autor, de 24 anos, agrediu a vítima em frente a um estabelecimento comercial no centro da cidade. Após terem sido separados, cada um seguiu um rumo diferente. Conforme a polícia, enquanto o autor seguia para casa, acompanhado de um primo, encontrou novamente a vítima e partiu para cima dela, desferindo pontapés e socos. O primo do autor separou os evolvidos, momento em que o autor fugiu do local. O primo do autor, considerando a gravidade das lesões na vítima, acionou o socorro e aguardou a chegada dos bombeiros. Diante disso, na última segunda-feira, a Polícia Civil instaurou o procedimento policial para apurar os fatos, identificando e inquirindo diversas testemunhas. Com isso, foi identificada a autoria do crime e representado pela prisão preventiva.

Na terça-feira, o autor se apresentou, juntamente com seu advogado, na Delegacia Civil de Palma Sola, onde foi interrogado sobre os fatos. Ele alegou que agrediu a vítima por ela ter desferido um tapa no seu rosto e por ter lhe ofendido. Nesta quarta, cientificado do mandado de prisão, o autor se apresentou com seu advogado na Delegacia de Polícia Civil de Palma Sola, onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva. A polícia salientou que o laudo pericial ainda não foi concluído, porém, a suspeita é de traumatismo craniano. O inquérito policial deve ser finalizado e encaminhado ao Poder Judiciário na próxima semana. O autor do homicídio foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro. A pena para o crime cometido é de reclusão de 12 a 30 anos.

A Polícia Militar recuperou parte do dinheiro furtado de um idoso em Maravilha, nesta quarta-feira. A guarnição foi acionada para atender a ocorrência por volta das 13h, quando um idoso, de 78 anos, relatou que havia sacado dez mil reais e logo após sair do banco, teria percebido o desaparecimento do dinheiro. Após iniciarem as buscas, os policiais tiveram acesso às imagens de uma câmera de monitoramento, onde foi possível ver que o idoso saiu da agência bancária e se sentou em um banco nas proximidades, momento em que um casal se aproximou. Enquanto a mulher entrou na agência, o homem se sentou ao lado do idoso. Pouco depois, o idoso se levantou e saiu caminhando, sem perceber que o dinheiro havia caído de sua carteira. O homem que havia sentado ao seu lado recolheu o dinheiro e se afastou do local.

Após três horas de buscas, a polícia localizou o suspeito e a mulher em um bar na cidade. Com o homem foram encontrados cinco mil reais em dinheiro e comprovantes de depósitos no valor de três mil e 200 reais. No carro do casal, os policiais encontraram diversos produtos comprados com o dinheiro do idoso incluindo térmicas, liquidificador, chaleira elétrica, itens alimentícios e produtos de farmácia. A atuação da Polícia Militar resultou na recuperação da maior parte do dinheiro perdido, reduzindo o prejuízo do idoso que apresenta dificuldades para caminhar e utiliza bengala de apoio. Os autores do furto foram conduzidos para a Delegacia para os procedimentos cabíveis.

Duas ocorrências de estelionato foram registradas nesta quarta-feira pela Polícia Militar na região. Uma delas aconteceu em Mondaí, onde a vítima perdeu mais de seis mil reais. A outra foi registrada no município de Guaraciaba, onde a pessoa perdeu mil 350 reais. Nos dois casos, as vítimas receberam mensagem pelo WhatsApp de uma pessoa se passando por um filho, dizendo que o telefone celular havia estragado, que havia trocado de número e que estava precisando de dinheiro. O valor solicitado pelos golpistas foi transferido pelas vítimas, que acreditaram nas informações apresentadas. A Polícia Militar registrou um Boletim de Ocorrência e orientou as vítimas sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar golpes no meio virtual.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.