ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 10 08 2021

-COMISSÃO ESPECIAL APROVA DISTRITÃO E COLIGAÇÃO PARA DEPUTADOS

-SC DESTINA MAIS DE TRES MIL DOSES DE VACINAS PARA MORADORES DE RUA

-PESQUISA MOSTRA TENDÊNCIA DE AUMENTO DA AUDIÊNCIA DO RÁDIO NO PÚBLICO JOVEM

-SETOR SOCIAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE CUIDADOR DE IDOSOS

-MUNICÍPIO APLICA MAIS DE MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID EM APENAS UM DIA

-AGRICULTOR SOFRE FERIMENTOS GRAVES AO CAIR DE MÁQUINA AGRÍCOLA

-PM RECUPERA VEÍCULO FURTADO ÀS MARGENS DA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 12 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O Taleban assumiu na segunda-feira o controle de mais duas capitais regionais no Afeganistão. O grupo extremista islâmico domina agora seis dos 34 centros de poder provinciais. Mesmo diante da ofensiva, os Estados Unidos mantiveram o cronograma de retirada de tropas, que devem encerrar no fim do mês uma guerra que já dura 20 anos. Com a retirada das tropas ocidentais, o Taleban iniciou uma agressiva campanha militar. No final de julho, o grupo extremista havia assumido o controle de aproximadamente metade dos 400 distritos do país.

Os bombeiros prosseguem, nesta terça-feira, com os trabalhos de combate aos incêndios que atingem o leste do país há uma semana. Os principais focos estão na ilha de Eubeia, a 200 quilômetros da capital Atenas. Embora a maioria dos incêndios tenha se estabilizado, ou diminuído de intensidade, a questão ainda é preocupante e apresenta um cenário apocalíptico. As chamas destruíram mais de 56 mil hectares na Grécia, nos últimos dez dias, de acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais.

A cúpula das Forças Armadas dos Estados Unidos quer que o presidente do país, JOE BIDEN, determine que os militares e civis que trabalham nas forças sejam obrigados a serem vacinados até o meio de setembro. O presidente disse em um comunicado que apoia "fortemente" essa decisão, dizendo que "essas vacinas salvam vidas". No mês passado, BIDEN pediu aos governos estaduais que paguem aos moradores para que eles tomem vacina contra a Covid-19. Ele também decretou novas regras para servidores federais, que precisarão ser vacinados ou então passar por testes regulares. Eles são obrigados a usar máscaras e devem observar algumas restrições a viagens.

A Marinha brasileira informou nesta segunda-feira que o desfile de veículos militares blindados em Brasília nesta terça-feira foi planejado antes da agenda de votação da PEC do voto impresso pela Câmara e "não possui relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República". Segundo a Força, um comboio de 150 veículos militares fará a entrega de convite a diversas autoridades da República, entre elas o presidente JAIR BOLSONARO, para participarem do dia de Demonstração Operativa, no próximo dia 16 de agosto. Dos veículos do comboio, 14 viaturas ficarão expostas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou que não apoia o desfile do tanques militares no dia da votação da PEC do voto impresso e que trata-se de uma “trágica coincidência”.

A Secretaria-Geral da Presidência informou que o governo enviou nesta segunda-feira ao Congresso Nacional a proposta de emenda à Constituição que permitirá ao governo parcelar o em até dez vezes o pagamento de precatórios a partir de 2022. Precatórios são dívidas da União com pessoas físicas, jurídicas, estados e municípios reconhecidas em decisões judiciais definitivas, ou seja, que não são mais passíveis de recursos e que devem ser pagas pelo governo. A estratégia do governo é, com a aprovação da PEC, abrir espaço no orçamento para bancar o programa social conhecido como novo Bolsa Família.

Até este ano, o governo vinha pagando integralmente os precatórios. A partir de 2022, a conta passará de 54 bilhões para cerca de 90 bilhões, o que, segundo o Poder Executivo, inviabiliza o lançamento do novo programa social.

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute mudanças nas regras eleitorais aprovou nesta segunda-feira uma proposta de emenda à Constituição que prevê a adoção do modelo "distritão" e a volta das coligações nas eleições para deputados e vereadores. Com a aprovação, o relatório segue para o plenário, ao qual caberá votar qual dos dois modelos deverá ser adotado. Em seguida, a proposta seguirá para o Senado. O sistema atualmente em vigor é o proporcional, pelo qual as cadeiras de deputados são distribuídas proporcionalmente à quantidade de votos recebidos pelos candidatos e pelos partidos, ou seja, os votos nas siglas também são considerados no cálculo. Pelo "distritão", são eleitos os candidatos mais votados individualmente, desconsiderando os votos nas siglas.

A pandemia obrigou muitos restaurantes já consagrados em Santa Catarina a fecharem as portas. Mesmo aqueles que conseguiram sobreviver à crise desde março de 2020, estão funcionando com dificuldades. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, sete em cada dez restaurantes estão endividados. O setor contava com aproximadamente 15 mil estabelecimentos em Santa Catarina antes da pandemia e 100 mil empregos gerados diretamente. No entanto, enquetes feitas pela Abrasel mostram que 30 por cento dos restaurantes foram fechados e no auge da pandemia, houveram 40 por cento de demissões no setor em Santa Catarina.

Está mantida a previsão do Calendário Estadual de Vacinação contra a Covid-19 de aplicar, ao menos a primeira dose da vacina em toda a população adulta, com 18 anos ou mais, até o dia 31 de agosto. Para isso devem ser entregues pelo Ministério da Saúde 900 mil doses ao longo deste mês, de acordo levantamento da Secretaria da Saúde. O superintendente de vigilância em saúde, EDUARDO MACÁRIO, explicou que apesar das irregularidades nas entregas de vacinas, por parte do Ministério da Saúde, a previsão é que o estado receba a partir de agora, por semana, aproximadamente 300 mil doses, quantitativo suficiente para vacinar toda a população adulta.Levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira, mostra que 147 mil e 31 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram.

Santa Catarina reservou doses que recebeu da vacina Janssen para aplicação exclusiva na população em situação de rua. Um lote com três mil e 300 imunizantes do fabricante chegou ao estado na sexta-feira. Essa vacina é aplicada em dose única. A medida é para aumentar o número de vacinados neste público e facilitar a imunização completa. No final de maio, doses da Astrazeneca foram encaminhadas aos muniípios para aplicação em pessoas em situação de rua. Foram cerca de cinco mil 300 mil doses distribuidas, mas apenas mil 360 pessoas do grupo foram vacinadas. Agora, os imunizantes da Janssen para moradores de rua só serão distribuídos após levantamento dos municípios sobre quantas pessoas do grupo ainda não foram vacinadas.

A pesquisa Share Of Ear" da Edison Research confirmou a tendência de crescimento de audiência do rádio no público jovem. O levantamento destacou que a programação do rádio também está inserida na redes sociais e ampliando ainda mais sua audiência, principalmente entre os jovens. De acordo com o diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA, o rádio se projeta cada vez mais e vem consolidando a sua importância em diferentes plataformas. Ele ressaltou que rádio ainda é o melhor meio de comunicação para os ouvintes e anunciantes.

A Comissão Central Organizadora da feira de Belmonte abriu o prazo de inscrições para a escolha das soberanas do município. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de agosto. A candidata deve acessar o site da prefeitura, baixar o regulamento, preencher a ficha de inscrição e entrega-la no Centro Administrativo. Entre outros requisitos, a candidata não pode estar grávida, ter, até a data do concurso, idade entre 15 anos e 22 anos e residir em Belmonte. O número máximo de candidatas para o desfile será de 14 e se o número de inscrições superar esse número, haverá uma pré-seleção a ser feita por uma comissão julgadora. O desfile de escolha ainda não tem data definida, mas será através de uma live.

A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste está recebendo inscrições para o curso de Cuidador de Idosos. A capacitação é oferecida pelo SENAC, de forma gratuita, preferencialmente para mulheres com renda de até dois salários mínimos. Caso haja vagas remanescentes, será avaliada a inclusão de novas alunas. As aulas irão acontecer entre os meses de agosto e novembro de 2021, de segunda a quinta-feira, das sete as dez da noite. Ao todo, são 160 horas de curso. Segundo a coordenadora do CRAS, MARCIANA MIOTTO, as interessadas podem se inscrever na Secretaria de Assistência Social, até o dia 20 de agosto de 2021, no CRAS I e II e no CREAS. Entre os requisitos, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste reforçou a orientação para que as pessoas se vacinem contra a gripe. No sábado, foram imunizadas 943 pessoas, mas o município ainda tem cerca de duas mil e 300 doses do imunizante. Por isso, a secretaria vai manter a campanha durante toda a semana. O medicamento que protege contra a gripeH1N1 está disponível no posto de saúde do centro e nas unidades dos bairros. Para receber a vacina, os pacientes devem ir até o posto que pertencem, observando o intervalo de pelo menos 14 dias da vacinação contra covid. Quem estiver com sintomas respiratórios, também deve aguardar para receber a vacina em outra oportunidade.

O município de Barra Bonita recebeu, nesta semana, novas doses de vacina contra a Covid-19. Com a chegada de um novo lote de imunizantes, a Secretaria de Saúde abriu a vacinação para jovens acima de 21 anos. De acordo com a secretária de Saúde, AURÉLIA DOS SANTOS, a equipe de imunização está bastante contente com a procura dos jovens para a imunização. O horário da imunização contra a Covid évacinação é das oito as 11 e 45 e da uma as cinco da tarde na Unidade de Básica de Saúde do município. A aplicação seguirá durante a semana, enquanto houver disponibilidade de doses. A secretária lembra que é necessário levar documento com foto e a caderneta de vacina para receber o imunizante contra a Covid.

São Miguel do Oeste registrou nesta segunda-feira o recorde de doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19 em um único dia. De acordo com a Enfermeira e Coordenadora da Sala de Vacinas, JAQUELINE TOMIELO, foram aplicadas mil 198 doses. Foram aplicadas 978 doses do imunizante da Pfizer e 220 para a segunda dose da CoronaVac. Desde o começo da imunização, já foram aplicadas 37 mil 497 vacinas contra a Covid-19. Nesta semana, estão sendo vacinadas pessoas com idade abaixo dos 30 anos conforme o cronograma estabelecido pela secretaria de saúde. Ontem, foram vacinadas pessoas com 31, 30 e 29 anos. Para receber vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e a Carteira de Vacinação.

A vacinação contra a Covid foi retomada na manhã de hoje com a aplicação da segunda dose da vacina OxfordAstraZenecaFiocruz, para quem recebeu a primeira dose nos dias 29 e 31 de maio e primeiro de junho e tiveram antecipada a aplicação da dose complementar, inicialmente marcada para o dia 19 de agosto. Já na quarta-feira,receberão a segunda dose da vacina OxfordAstraZenecaFiocruz, as pessoas que receberam a primeira dose no dia dois de junho e tiveram antecipada a aplicação da dose complementar, inicialmente marcada para o dia 24 de agosto. Na quinta-feira, receberão a primeira dose as pessoas de 28 e 27 anos de idade e na sexta-feira, as pessoas de 26 e 25 anos de idade. Também terá prosseguimento, de forma paralela, a vacinação dos trabalhadores de indústrias, com 30 por cento do quantitativo de primeiras doses recebidas.

O setor de oncologia do Hospital Regional já realizou 20 mil consultas, mais de seis mil sessões de quimioterapia e mil 937 cirurgias em três anos de funcionamento. O serviço foi implantado em agosto de 2018 e garante o atendimento que antes tinha que ser buscado em outros municípios e regiões. Nesse período já foram feitos mais de 88 mil exame. Só neste ano já foram realizadas 347 cirurgias oncológicas no Hospital Regional. De acordo com o diretor do Regional, RODRIGO LOPES, a implantação do serviço de Oncologia foi um grande desafio para o Instituto Santé. Ele explicou que houve um planejamento minucioso para conseguir atender a demanda. Na visão de LOPES, esse serviço está consolidado e com certeza é referência para o estado de Santa Catarina no quesito de Oncologia.

O serviço de oncologia no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso se caracteriza pelo atendimento humanizado e pelo envolvimento de uma equipe multidisciplinar. Para o médico Cirurgião Oncológico, VINICIUS NEGRI DALL’INHA, a cirurgia é muito desafiadora e o engajamento dos profissionais garante ao pacientes um tratamento oncológico de excelência e um apoio nesse momento difícil. O médico Oncologista, WILLIAM CASAGRANDE SANCHES, também reforça a importância de contar com uma equipe multidisciplinar. Ele citou que todos vem a cada dia tentando aprimorar e trazer um serviço de mais qualidade para a comunidade. A demanda na área de oncologia do Hospital Regional vem dos municípios que fazem o primeiro atendimento e encaminhamento dos pacientes.

A pandemia causada pelo Coronavírus ainda merece atenção por parte da população. A afirmação é do médico da Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, ANTONIO DUARTE. Ele participou do RPN Primeira Edição do último sábado e destacou que a Covid-19 ainda gera preocupação nos órgãos de Saúde e demais setores da sociedade. Conforme ele, apesar da diminuição de casos e atendimentos no município de pessoas infectadas com o vírus, ainda é de extrema importância que os cuidados básicos sejam mantidos. Segundo ANTONIO, a região ainda possuí muitos internados em decorrência do vírus, confirmando que a transmissão ainda está acontecendo.

São Miguel do Oeste ainda não registrou nenhum caso da variante Delta, porém, isso é algo que deve ocorrer ao longo dos meses. A projeção é do médico da Vigilância Epidemiológica, ANTONIO DUARTE. De acordo com ele, isso é algo natural e é ilusão pensar que a variante não vai chegar ao município e a região. Ele frisou que é fundamental que a população seja imunizada contra a Covid-19 com as duas doses. O profissional salientou que mesmo após a vacinação, as pessoas precisam manter os cuidados básicos, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento pessoal.

A vacinação contra a Covid-19 não impede que as pessoas venham contrair a doença, mas sim, de que apresentem sintomas graves levando a internação. O lembrete é do médico da Vigilância Epidemiológica, ANTONIO DUARTE. Ele destacou que a campanha de imunização fez com que a população relaxasse com os cuidados. Ele pontuou que isso não ocorre apenas em São Miguel do Oeste, mas sim, em todo o mundo. Ele citou um estudo da Fiocruz onde mostra que a pandemia só estará sob controle quando o número de exames positivos nas pessoas sintomáticas respiratórias for menor que cinco por cento dos exames coletados, porcentagem bem distante da registrada atualmente.

Em São Miguel do Oeste o índice de exames positivos para Covid-19 está acima de 17 por cento. O comentário é do médico da Vigilância Epidemiológica, ANTONIO DUARTE. Ele disse que esse percentual é relativo a semana passada e os dados confirmam que a pandemia não está controlada e por isso os cuidados devem ser mantidos.

O maior número de contaminados com o vírus da Covid-19 em São Miguel do Oeste atualmente é da faixa etária entre 20 e 40 anos. A informação é do médico da Vigilância Epidemiológica do município, ANTONIO DUARTE. Ele lembrou que no começo o maior índice era das pessoas acima de 70 anos, porém, com a vacinação esse número diminuiu consideravelmente. Ele acredita que com o avanço da imunização para as faixas etárias abaixo dos 30 anos no município, o número de casos graves também diminua com o passar das semanas.

Uma mulher invadiu a casa do ex-namorado e o ameaçou com facas na manhã desta segunda-feira em Guaraciaba. De acordo com a Polícia Militar, o homem relatou que teve um relacionamento amoroso com a mulher e que o caso foi encerrado acerca de 15 dias. Na manhã de ontem, a mulher foi até a casa dele e fez ameaças de morte contra o homem e a ex-esposa dele. A suspeita, que já tinha uma faca, se armou com outra faca que encontrou na cozinha da residência e permaneceu no local. Como a mulher não deixou o loca, ele procurou abrigo na casa vizinha e acionou a PM. A guarnição retirou a mulher da casa e fez um boletim de ocorrência por ameaça e invasão de domicilio.

Um homem de 62 anos ficou gravemente ferido ao cair de uma máquina agrícola nesta segunda-feira. O acidente de trabalho aconteceu por volta das três e meia da tarde na Linha Araçazinho. O Corpo de Bombeiros foi acionado e durante o deslocamento encontrou o veículo que estava conduzindo a vítima ao pronto socorro. O idoso sofreu traumatismo craniano, recebeu os primeiros socorros no local e encaminhado ao pronto socorro da Fundação Hospitalar de Cunha Porã. Em seguida, a vítima foi transferida ao Hospital Regional de Chapecó.

Um motociclista sofreu ferimentos leves ao colidir em uma máquina que realiza a pintura de sinalização do transito no centro da cidade. O acidente aconteceu na tarde de ontem na Avenida Getúlio Vargas. O motociclista seguia pela avenida quando colidiu na lateral do equipamento do DEMUTRAN, Departamento Municipal de trânsito. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu o condutor da moto. Ele sofreu escoriações leves e foi encaminhado para atendimento médico no Hospital Regional.

A Polícia Militar atendeu um ocorrência de furto de um telefone celular de uma garota de programa na noite de ontem. O crime aconteceu por volta das 11 horas da noite na BR 282. A vítima relatou aos policiais que estava parada ao lado da rodovia, quando um homem teria se aproximado a pé e questionado o valor do “programa”. Enquanto conversavam acerca dos valores, o homem passou a lhe acariciar o corpo, mas como não houve acordo sobre os serviços, o homem foi embora. Em seguida, a mulher percebeu que o seu celular, que estava na bolsa, havia sumido. Ela foi atrás do homem que começou a correr e fugiu do local. A guarnição da PM fez buscas, mas o suspeito não foi localizado.

A Polícia Militar recuperou um veículo furtado ontem a noite as margens da BR 282. Uma guarnição recebeu a denúncia de que dois homens estariam retirando peças de uma Saveiro que estava ao lado da rodovia. Os homens fugiram com uma moto antes da chegada da PM e não foram localizados. O proprietário da Saveiro compareceu ao local e relatou que o veículo foi furtado de sua chácara na semana passada. O caso agora será encaminhado para investigação da Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.