ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-08-2021 Terça-Feira

-COMISSÃO ESPECIAL APROVA DISTRITÃO E COLIGAÇÃO PARA DEPUTADOS

-SC DESTINA MAIS DE TRÊS MIL DOSES DE VACINAS PARA MORADORES DE RUA

-AULAS DA REDE MUNICIPAL RETORNAM AO 100 POR CENTO PRESENCIAL

-CTG HERANÇA PAMPIANA FARÁ MAIS UM PASTELAÇO NESTA TERÇA-FEIRA

-EPAGRI PROMOVE DIA DE CAMPO SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO NA TARDE DE HOJE

-PREFEITO LAMENTA BUROCRACIA DO PODER PÚBLICO, MAS DESTACA TRABALHO DA EQUIPE

-MULHER EMBRIAGADA INVADE CASA DE EX E O AMEAÇA COM FACAS

-IDOSO FICA GRAVEMENTE FERIDO AO CAIR DE MÁQUINA AGRÍCOLA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 11graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 12 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O Taleban assumiu na segunda-feira o controle de mais duas capitais regionais no Afeganistão. O grupo extremista islâmico domina agora seis dos 34 centros de poder provinciais. Mesmo diante da ofensiva, os Estados Unidos mantiveram o cronograma de retirada de tropas, que devem encerrar no fim do mês uma guerra que já dura 20 anos. Com a retirada das tropas ocidentais, o Taleban iniciou uma agressiva campanha militar. No final de julho, o grupo extremista havia assumido o controle de aproximadamente metade dos 400 distritos do país.


Os bombeiros prosseguem, nesta terça-feira, com os trabalhos de combate aos incêndios que atingem o leste do país há uma semana. Os principais focos estão na ilha de Eubeia, a 200 quilômetros da capital Atenas. Embora a maioria dos incêndios tenha se estabilizado, ou diminuído de intensidade, a questão ainda é preocupante e apresenta um cenário apocalíptico. As chamas destruíram mais de 56 mil hectares na Grécia, nos últimos dez dias, de acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais.


A cúpula das Forças Armadas dos Estados Unidos quer que o presidente do país, JOE BIDEN, determine que os militares e civis que trabalham nas forças sejam obrigados a serem vacinados até o meio de setembro. O presidente disse em um comunicado que apoia "fortemente" essa decisão, dizendo que "essas vacinas salvam vidas". No mês passado, BIDEN pediu aos governos estaduais que paguem aos moradores para que eles tomem vacina contra a Covid-19. Ele também decretou novas regras para servidores federais, que precisarão ser vacinados ou então passar por testes regulares. Eles são obrigados a usar máscaras e devem observar algumas restrições a viagens.



A Marinha brasileira informou nesta segunda-feira que o desfile de veículos militares blindados em Brasília nesta terça-feira foi planejado antes da agenda de votação da PEC do voto impresso pela Câmara e "não possui relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República". Segundo a Força, um comboio de 150 veículos militares fará a entrega de convite a diversas autoridades da República, entre elas o presidente JAIR BOLSONARO, para participarem do dia de Demonstração Operativa, no próximo dia 16 de agosto. Dos veículos do comboio, 14 viaturas ficarão expostas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou que não apoia o desfile do tanques militares no dia da votação da PEC do voto impresso e que trata-se de uma “trágica coincidência”.


A Secretaria-Geral da Presidência informou que o governo enviou nesta segunda-feira ao Congresso Nacional a proposta de emenda à Constituição que permitirá ao governo parcelar o em até dez vezes o pagamento de precatórios a partir de 2022. Precatórios são dívidas da União com pessoas físicas, jurídicas, estados e municípios reconhecidas em decisões judiciais definitivas, ou seja, que não são mais passíveis de recursos e que devem ser pagas pelo governo. A estratégia do governo é, com a aprovação da PEC, abrir espaço no orçamento para bancar o programa social conhecido como novo Bolsa Família. Até este ano, o governo vinha pagando integralmente os precatórios. A partir de 2022, a conta passará de 54 bilhões para cerca de 90 bilhões, o que, segundo o Poder Executivo, inviabiliza o lançamento do novo programa social.


A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute mudanças nas regras eleitorais aprovou nesta segunda-feira uma proposta de emenda à Constituição que prevê a adoção do modelo "distritão" e a volta das coligações nas eleições para deputados e vereadores. Com a aprovação, o relatório segue para o plenário, ao qual caberá votar qual dos dois modelos deverá ser adotado. Em seguida, a proposta seguirá para o Senado. O sistema atualmente em vigor é o proporcional, pelo qual as cadeiras de deputados são distribuídas proporcionalmente à quantidade de votos recebidos pelos candidatos e pelos partidos, ou seja, os votos nas siglas também são considerados no cálculo. Pelo "distritão", são eleitos os candidatos mais votados individualmente, desconsiderando os votos nas siglas.



A pandemia obrigou muitos restaurantes já consagrados em Santa Catarina a fecharem as portas. Mesmo aqueles que conseguiram sobreviver à crise desde março de 2020, estão funcionando com dificuldades. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, sete em cada dez restaurantes estão endividados. O setor contava com aproximadamente 15 mil estabelecimentos em Santa Catarina antes da pandemia e 100 mil empregos gerados diretamente. No entanto, enquetes feitas pela Abrasel mostram que 30 por cento dos restaurantes foram fechados e no auge da pandemia, houveram 40 por cento de demissões no setor em Santa Catarina.


Está mantida a previsão do Calendário Estadual de Vacinação contra a Covid-19 de aplicar, ao menos a primeira dose da vacina em toda a população adulta, com 18 anos ou mais, até o dia 31 de agosto. Para isso devem ser entregues pelo Ministério da Saúde 900 mil doses ao longo deste mês, de acordo levantamento da Secretaria da Saúde. O superintendente de vigilância em saúde, EDUARDO MACÁRIO, explicou que apesar das irregularidades nas entregas de vacinas, por parte do Ministério da Saúde, a previsão é que o estado receba a partir de agora, por semana, aproximadamente 300 mil doses, quantitativo suficiente para vacinar toda a população adulta.Levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira, mostra que 147 mil e 31 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram.


Santa Catarina reservou doses que recebeu da vacina Janssen para aplicação exclusiva na população em situação de rua. Um lote com três mil e 300 imunizantes do fabricante chegou ao estado na sexta-feira. Essa vacina é aplicada em dose única. A medida é para aumentar o número de vacinados neste público e facilitar a imunização completa. No final de maio, doses da Astrazeneca foram encaminhadas aos muniípios para aplicação em pessoas em situação de rua. Foram cerca de cinco mil 300 mil doses distribuidas, mas apenas mil 360 pessoas do grupo foram vacinadas. Agora, os imunizantes da Janssen para moradores de rua só serão distribuídos após levantamento dos municípios sobre quantas pessoas do grupo ainda não foram vacinadas.


-AULAS DA REDE MUNICIPAL RETORNAM AO 100 POR CENTO PRESENCIAL

-TUNÁPOLIS DESENVOLVE AÇÕES VOLTADAS PARA A SAÚDE DA MULHER E DO BEBÊ

-CTG HERANÇA PAMPIANA FARÁ MAIS UM PASTELAÇO NESTA TERÇA-FEIRA

-EPAGRI PROMOVE DIA DE CAMPO SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO NA TARDE DE HOJE

-PREFEITO LAMENTA BUROCRACIA DO PODER PÚBLICO, MAS DESTACA TRABALHO DA EQUIPE


As aulas da Rede Municipal de Descanso retornaram ao 100 por cento presencial após o recesso de julho. O secretário de Educação, MAICON ROSIN, explica que nesta segunda-feira os alunos do pré-escolar voltaram ao educandário no formato totalmente presencial, acabando assim o sistema híbrido, que alternava os grupos A e B nas escolas. Conforme ROSIN, a medida foi tomada após o Governo do Estado mudar a regra de distanciamento dentro da sala de aula, que antes era de um metro e meio, e agora passa a ser de um metro. Além disso, o transporte escolar pode ser utilizado em sua capacidade máxima. O secretário defende que o convívio escolar das crianças é fundamental para avançar no processo de aprendizagem e recuperar a defasagem acumulada na pandemia. MAICON ROSIN avalia que nada substitui o dia a dia do aluno e do professor na sala de aula.


O secretário de Educação de Descanso salienta que os pais podem ficar tranquilos, pois todos os protocolos de segurança continuam, para que as crianças possam frequentar as escolas de forma segura. Ele reforça que hoje a escola é justamente o local mais seguro que existe para os alunos. ROSIN ressalta ainda que a Secretaria irá realizar aulas de reforço para os alunos que apresentaram maior dificuldade no aprendizado. O maior atraso no ensino, de acordo com o secretário, ocorreu com as crianças que estavam sendo alfabetizadas, por isso haverá reforço escolar no contraturno. No caso de qualquer eventualidade relativa à pandemia, segundo MAICON ROSIN, a situação do ensino 100 por cento presencial voltará a ser discutida com as escolas.


Secretaria da Agricultura de São João do Oeste apoia novas atividades econômicas no meio rural. Objetivo é viabilizar culturas pouco exploradas economicamente. O cenário de profissionalização e alto volume de produção em atividades tradicionais do setor agrícola desperta interesse por renda alternativa. O secretário da Agricultura de São João do Oeste acredita que o município possui potencial para fontes de renda que não são exploradas no momento. ROGÉRIO RECH aponta como exemplos a piscicultura, horticultura e fruticultura. Alerta para a necessidade de ter conhecimento técnico, realizar investimentos e adotar logística de mercado que torne a produção completa. O secretário afirma que existem grandes distribuidores que oferecem alta competitividade de preço ao longo do ano.


O pequeno produtor rural precisa buscar uma logística diferente para fugir da concorrência em grande volume. Segundo ROGÉRIO RECH, existe espaço até mesmo na comercialização para indústrias estabelecidas no município interessadas em fortalecer esta cadeia produtiva. A piscicultura é considerada uma atividade econômica viável, porém ainda com um longo caminho pela frente. O secretário da Agricultura de São João do Oeste garante que o município está fazendo sua parte, com diversos programas disponíveis. RECH cita a importância dos produtores esclarecerem dúvidas, pois a Secretaria está disponível para prestar o melhor atendimento. Avalia que muitos produtores estão empenhados e isso é constatado nos encaminhamentos de renovação de licenças ambientais e novas solicitações. Ressalta que isso é sinal de preocupação com a legislação vigente, que é bastante exigente.


O CRAS de Santa Helena está com inscrições abertas para escolha de conselheiros tutelares. Segundo a coordenadora da Ação Social, RAFAELA DE GODÓI, há duas vagas disponíveis para titulares e cinco suplentes do Conselho Tutelar. As inscrições seguem até esta sexta-feira, dia 13 de agosto, de forma presencial na Secretaria de Assistência Social e Habitação, em horário de expediente da prefeitura. Para se inscrever é necessário ter idade superior a 21 anos, residência em Santa Helena há pelo menos três meses e conclusão do Ensino Médio. A documentação necessária é a carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência dos três meses anteriores à publicação do edital, diploma da conclusão do Ensino Médio e as certidões negativas, que são retiradas pela própria Secretaria.


Conforme RAFAELA DE GODÓI, no momento apenas três conselheiras estão trabalhando em Santa Helena, porém são exigidas cinco. Em virtude da pandemia e também da urgência por duas titulares, a eleição será restringida para membros que integram a pasta dos direitos da criança e do adolescente, com voto individual. São 16 pessoas que votam, no dia 30 de agosto, e quem for escolhido inicia os trabalhos no dia primeiro de setembro. RAFAELA explica que geralmente a eleição ocorre a cada quatro anos, com a participação da população em geral, mas agora as vagas surgiram a partir de casos de desistência, e como não há mais nenhuma suplente disponível, será feita nova eleição.


Tunápolis desenvolve ações voltadas para a saúde da mulher e do bebê. Grupo de Gestantes segue com trabalhos online por meio de chamada de vídeo. As orientações são repassadas por enfermeiras, nutricionista e médico, visando contribuir em vários aspectos. Segundo a enfermeira da Secretaria da Saúde de Tunápolis, PAOLA PICCOLI, o aleitamento materno é indispensável até o sexto mês. A recomendação é seguir até os dois anos com amamentação, sendo o alimento complementar. O período de amamentação depende de vários fatores e será determinado pela mãe. A enfermeira lembra que são várias vantagens para a saúde da mãe e do bebê com desenvolvimento mais seguro da criança, que recebe anticorpos a partir da amamentação.


Os grupos formados em Tunápolis possuem encontros semanais com abordagens sobre alimentação durante a gestação, parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação e alimentação do bebê. A formação de grupos ocorre com apoio das agentes comunitárias da saúde. A enfermeira PAOLA PICCOLI, reconhece que no sistema online o trabalho perde um pouco o vínculo na experiência das atividades realizadas, porém segue com grande contribuição às gestantes. A enfermeira lembra que a decisão de quando deve parar de amamentar é da mãe. PAOLA reforça que o leite materno é o melhor alimento que pode ser fornecido para a criança, principalmente até os seis meses de vida.


O CTG Herança Pampiana, de Iporã do Oeste, fará mais um Pastelaço nesta terça-feira. De acordo com o tesoureiro CLEITON CONRAD, devido à grande procura registrada no último Pastelaço, em julho, o Herança Pampiana quer tornar o evento tradicional na segunda terça-feira do mês. A ideia surgiu a partir da pretensão de arrumar recursos para o CTG, pois a pandemia impediu outras fontes de renda mais significativa, já que eventos não são permitidos. Na última edição do Pastelaço, segundo CONRAD, o CTG sentiu que venderia ainda mais, porém limitou a quantidade de pasteis para trabalhar com uma margem de segurança. Dessa vez a reserva também será limitada, para 400 pasteis. O tesoureiro do Herança Pampiana ressalta que os pasteis são diferenciados, preparados de forma bem caseira, recheados com uma comida temperada, feita com carinho pelas cozinheiras do CTG.


O preparo do Pastelão já iniciou na noite de ontem, com a montagem dos pasteis e a fritagem da carne. A solicitação é para as pessoas reservarem com a patronagem ou na Metalúrgica Querência. O valor do Pastelão é seis reais e a retirada será a partir das 19h30 desta terça-feira, no estilo drive-thru, junto ao CTG. Quem preferir fritar em casa também tem opção de levar cru, mas deve informar no momento da reserva. O CTG também pede para as pessoas trazerem uma bacia junto, para facilitar a entrega. CLEITON CONRAD salienta que o Herança Pampiana pretende fazer melhorias e desenvolver muitos projetos, e para isso precisa de recursos. Destaca a parceria com a prefeitura para custear despesas com o professor da invernada artística, mas o valor não é suficiente, pois o CTG vai participar de eventos e para tanto precisa alocar ônibus, fornecer almoço e bebida para as crianças que participam no CTG. Com uma maior liberação de atividades e um cenário mais ameno na pandemia, o CTG de Iporã do Oeste já se organiza para mais uma etapa do Festival Catarinense, que deverá acontecer no final do ano.


A Epagri de Santa Helena fará um Dia de Campo sobre conservação do solo na tarde de hoje. Conforme o extensionista MARCIANO FROZZI, o Dia de Campo será na propriedade da família PANCOTTE, na comunidade de Quadro Santo Antônio, com início às 13h30 e termina entre as 16h30 e às 17h. FROZZI enfatiza que o tema será sobre tecnologias de conservação do solo, com debate a respeito de incentivos à melhoria do solo e práticas que podem ser utilizadas nas propriedades para melhorar o trabalho de conservação, que é fundamental na produção agrícola. Na avaliação do extensionista da Epagri, nos últimos anos algumas propriedades estão melhorando nesse sentido, mas é preciso aperfeiçoar e cuidar ainda mais.


No Dia de Campo da tarde de hoje também haverá pesquisadores e profissionais da Epagri e de entidades parceiras, para debater sobre o assunto. MARCIANO FROZZI conta com a presença de todos agricultores de Santa Helena, inclusive das famílias, pois também será abordado sobre a parte da horta e cultura de subsistência, que a extensionista LUCIANA vai trabalhar com as mulheres. Já a parte de lavouras e cultura agrícola serão abordados em outro espaço. Segundo FROZZI, uma propriedade com um solo muito fraco ou que produz pouco, normalmente evolui devagar e é ruim de trabalhar, por isso a importância da conservação.


O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, viaja nesta terça-feira à Florianópolis, acompanhado de vários vereadores de diferentes partidos. Os vereadores participam de um congresso e o prefeito integra a comitiva para somar forças na busca de recursos junto a gabinetes de deputados e órgãos do governo. GIUMBELLI considera importante essa mobilização conjunta do executivo com o legislativo, na busca de atender várias demandas da comunidade belmontense. Um projeto de moradia está em fase de elaboração e exige recursos além da parceria de financiamento via Caixa Econômica. JAIR GIUMBELLI se diz animado com sua equipe, que segundo ele, em sincronia vem fazendo um bom trabalho nos mais diversos setores. Ele defende a dedicação de cada um dos escolhidos como secretários ou diretores de pastas, o que vem ditando o ritmo e o modo de sua gestão de governo. GIUMBELLI diz que a burocracia ainda engessa muito o setor público, mas com persistência e vontade de trabalhar, muito se pode fazer.


Na próxima quarta-feira estará em Belmonte uma equipe do IMA - Instituto do Meio Ambiente, para avaliar de perto a questão do valão que percorre em trecho superior a um quilômetro o prolongamento da avenida Dr. MAURÍCIO CARDOSO. O valão é aberto e serve com dreno de água em pequeno volume e no local já acorreram alguns acidentes envolvendo pedestres ou até veículos. O projeto visa fechar ou cobrir o canal, usando a laje como passeio público, melhorando a segurança e o embelezamento do local. Ele deve sofrer alterações para atender o padrão exigido pela lei. A vinda da equipe do IMA foi uma solicitação da administração de Belmonte, para que o impasse seja solucionado e que ainda nesse ano a obra seja executada.


-PM APREENDE MAIS DE 90 MIL REAIS EM PRODUTOS CONTRABANDEADOS

-MULHER EMBRIAGADA INVADE CASA DE EX E O AMEAÇA COM FACAS

-IDOSO FICA GRAVEMENTE FERIDO AO CAIR DE MÁQUINA AGRÍCOLA


A Polícia Militar atendeu ocorrência de furto na BR 282, por volta das 11h de ontem. A vítima relatou que estava parada ao lado da rodovia, quando um homem teria se aproximado a pé, questionando o valor do “programa”. Enquanto conversavam acerca dos valores, o homem passou a lhe acariciar o corpo. Como não houve acordo sobre os serviços, o homem foi embora, momento em que a vítima notou que o seu celular, que estava na bolsa, havia sumido. Na tentativa de recuperar o aparelho, a solicitante foi atrás do homem, que começou a correr, fugindo do local. A guarnição da Polícia Militar efetuou rondas, mas não localizou o homem. Diante dos fatos, lavrou os procedimentos cabíveis e orientou a vítima, liberando-a logo em seguida.


A Polícia Militar Ambiental apreendeu 11 animais já abatidos na noite de domingo, em Tunápolis. Segundo a unidade da PMA de São Miguel do Oeste, os animais, da fauna silvestre brasileira, são provenientes de caça. Eles foram encontrados durante atividades de fiscalização realizadas no interior do município, quando os policiais abordaram um veículo conduzido por um homem. Diante do constatado foram instaurados os procedimentos administrativo e criminal cabíveis pela prática da infração ambiental. O veículo foi recolhido por conta de irregularidades relacionadas à legislação de trânsito.


Um motociclista sofreu ferimentos leves ao colidir contra uma máquina que realizava a pintura de sinalização viária na tarde desta segunda-feira, na Avenida Getúlio Vargas, no centro de São Miguel do Oeste. Ele seguia pela avenida quando colidiu na lateral do equipamento do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu o jovem com escoriações. Ele foi encaminhado ao atendimento médico do Hospital Regional. A Polícia Militar foi acionada e além de controlar o trânsito fez todos os levantamentos necessários.


A Polícia Militar apreendeu um veículo carregado com 120 aparelhos receptores de TV e dois smartphones na tarde desta segunda-feira, na BR-163, em Dionísio Cerqueira. Em continuidade à Operação Hórus, a guarnição Reforçada de Fronteira abordou um Fiat/Uno Mille, que era conduzido por um homem de 30 anos, o qual estava carregado com mercadorias oriundas do Paraguai, sem nota fiscal. Diante dos fatos, foi configurado o crime de contrabando, sendo a mercadoria apreendida e entregue à Receita Federal, juntamente com o veículo e o autor dos fatos. O valor dos produtos apreendidos foi avaliado em aproximadamente 90 mil reais.


A Polícia Militar foi acionada para atendimento de ameaça e violação de domicílio, por volta da seis horas da manhã de ontem, em Guaraciaba. No local a guarnição conversou com o solicitante, que informou que teve um relacionamento amoroso com a autora, o qual terminou à cerca de 15 dias. Inconformada, na manhã de ontem, a mulher bateu a porta de sua residência, sendo que ao abrir, ela entrou na casa, fazendo ameaças de morte contra o comunicante e sua ex-esposa. De posse de uma faca de serra, a autora se armou com outra faca que encontrou na cozinha da residência, permanecendo no local, mesmo depois das tentativas do homem, para que ela saísse da residência. Sem sucesso, a vítima procurou abrigo na casa vizinha e acionou a PM.


Mulher foi encontrada na cama e com as facas. A Polícia Militar de Guaraciaba tentou conversar com a autora, entretanto, após as tentativas frustradas, a guarnição entrou na casa e a localizou deitada na cama do comunicante, e ao seu lado localizou uma faca grande e em cima do guarda-roupas a faca de serrinha. A autora apresentava sinais de embriaguez e concordou em se retirar da residência. Diante dos fatos a guarnição da Polícia Militar lavrou os procedimentos cabíveis e orientou as partes, que comparecerão em juízo no Fórum da Comarca de SMO.


Já na manhã desta terça-feira, a mulher novamente voltou para a casa do ex. De acordo com a PM de Guaraciaba, por volta das cinco horas e 30 minutos a mulher, embriagada, acordou o seu ex, o qual relatou que estava dormindo, quando acordou com barulhos de uma pessoa batendo e tentando entrar pela janela de sua casa. A vítima reconheceu a autora dos fatos, como sendo sua ex-companheira, a qual estava em visível estado de embriaguez, e utilizou de um pedaço de madeira para quebrar o vidro da janela lateral e se autolesionar. A autora dos fatos permaneceu no local, perturbando o sossego público com gritaria e algazarra. No dia anterior, a mulher já foi compromissada, através de Termo Circunstanciado lavrado pela Polícia Militar, pelo crime de Ameaça e Violação de Domicílio. Desta forma, após colher o relato das partes, a autora foi novamente compromissada, através de Termo Circunstanciado lavrado pela guarnição PM, a comparecer ao Fórum da Comarca de São Miguel do Oeste, juntamente com o comunicante e vítima do dano.


Um homem de 62 anos ficou gravemente ferido ao cair de uma máquina agrícola, há cerca de dois metros de altura. O fato ocorreu na Linha Araçazinho, interior de Cunha Porã, por volta das 15h30 de ontem. O Corpo de Bombeiros foi acionado e durante o deslocamento, deparou-se com o veículo que conduzia a vítima ao pronto socorro. O idoso estava sentado no banco do caroneiro, inconsciente, com pulso fraco e dificuldade de respiração, além de um possível traumatismo craniano. Após avaliação inicial, a vítima foi imobilizada com uso de colar cervical, ventilação e colocada em maca para encaminhamento ao pronto socorro da fundação hospitalar de Cunha Porã. Chegando ao pronto socorro, por orientação médica, foram feitas manobras de reanimação cardiopulmonar, estabilizando a vítima após aproximadamente 40min. Em seguida, devido à gravidade da situação, a guarnição dos bombeiros foi acionada novamente para prestar apoio ao Saerfron, em transferência da vítima para o Hospital Regional de Chapecó.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.